Como os pais podem trabalhar em parceria com o colégio para um melhor desenvolvimento das crianças?

Quando os pais estão comprometidos com o desenvolvimento das crianças na escola, os estudantes percebem que são apoiados e podem até mesmo ter maior sucesso no amor pelo aprendizado.

Se eles se aproximam dos conteúdos aprendidos e demonstram interesse, essa atitude reflete diretamente no comportamento dos filhos. O que evidencia, portanto, que o papel dos pais na educação dos filhos é emocional.

Participação familiar na rotina escolar promove engajamento de alunos

Segundo estudos da Harvard Family Research Project (Projeto de Pesquisa da Família Harvard), organização norte-americana que busca promover o envolvimento familiar na educação e desenvolvimento das crianças, pais comprometidos com a rotina escolar dos filhos promovem uma série de benefícios no estímulo cognitivo dos filhos.

Para dimensionar os resultados do comportamento participativo dos pais, a instituição promove diversas pesquisas e documentação de práticas promissoras na Educação. Como parte de alguns desses estudos, foi constatado que pais participativos podem promover:

Alunos com melhor autoestima, que são mais autodisciplinados e têm mais motivação em relação à escola;

Alcance de melhores resultados no desempenho escolar, com melhores notas e frequência, independentemente do nível de educação dos pais, status socioeconômico ou origem étnica.

No entanto, existem diversos fatores que podem interferir no desempenho escolar das crianças e jovens, dentre eles:

Qualidade do professor;

Ambiente da sala de aula;

Material didático;

Vizinhança em que a escola está inserida;

Condições econômicas das famílias, etc.

Embora a falta de participação das famílias não interfira diretamente no aprendizado, é responsável sim por um maior engajamento dos filhos.

Já quando as famílias atuam de maneira efetiva no cotidiano escolar dos seus filhos, com atitudes como procurar tomar conhecimento da rotina na escola, relação com os professores, postura em sala de aula, notas, dificuldades nos componentes curriculares, e, além disso, adotam medidas complementares em casa para problemas de aprendizagem, a tendência é que os alunos se dediquem e se esforcem mais, por se sentirem amados e apoiados.

Como os pais podem trabalhar em parceria com o colegio

As famílias fazem diferença na vida escolar dos filhos, quando passam a mensagem de que a educação importa, ou seja, entre os melhores perfis de pais estão aqueles que valorizam o conhecimento e colocam na pauta das conversas do dia a dia os assuntos relacionadas à escola.

Certamente, uma família participativa pode auxiliar o aluno a superar suas deficiências de aprendizagem muito mais rápido.

Sendo assim, escola e família devem formar uma equipe que trabalha em colaboração e compartilhamento, desenvolvendo ações sinérgicas capazes de melhorar verdadeiramente o rendimento dos estudantes.

Como os pais podem trabalhar em parceria com o colegio

Qual o desafio da escola ao notar pais ausentes no desenvolvimento das crianças?

Alguns dos principais motivos que levam as famílias a não acompanharem a vida escolar dos filhos são o trabalho e a falta de participação efetiva na vidas deles.

A aproximação com as famílias envolve mudança de atitude da escola e das próprias famílias. O  desafio do Colégio é romper com essa inércia e buscar estratégias de aproximação em todos os momentos.

Um erro muito praticado nas escolas atualmente é acionar os pais para tratar da questão dos filhos somente quando acontece algum problema ou quando é a família que procura a escola, que nem sempre se mostra preparada para acolhê-los.

Para mudar isso, é preciso criar uma agenda positiva que busque essas estratégias de aproximação, que inclui receber bem todas as famílias, ter comunicação com elas e  foco no sucesso dos alunos.

O Colégio Planck mantém uma agenda positiva com as famílias de seus alunos, além de reuniões trimestrais, eventos com as famílias e palestras formativas.

Também há cuidado para manter um contato efetivo com esses familiares, seja para celebrar as conquistas dos alunos, comunicar estratégias desenhadas para  superação das dificuldades (acadêmicas, sociais e emocionais) dos alunos ou até solicitar apoio no trabalho em casa.

Essa metodologia é a mesma utilizada nas redes de ensino de países que são referências na área da Educação, como a Finlândia, Japão e Grã-Bretanha, onde os pais confiam nas escolas e são estimulados a terem muita participação na rotina escolar dos seus filhos.

Como os pais podem trabalhar em parceria com o colegio

Tecnologia pode ajudar pais a participarem da rotina escolar

O cotidiano muito dinâmico da sociedade atual exige muito tempo e disponibilidade dos pais para o desenvolvimento das próprias carreiras, essa realidade pode preocupar muitos deles a respeito da falta de disponibilidade para estarem mais perto do desenvolvimento das crianças na área escolar.

Nesses casos, a tecnologia pode ser usada em prol dessa realidade moderna. Com isso, hoje as escolas têm condições de terem uma relação mais próxima das famílias. Existem inúmeras ferramentas digitais, como canais, aplicativos e objetos de aprendizagem que auxiliam nessa comunicação.

Com esses recursos, as escolas conseguem compartilhar aspectos relevantes da rotina escolar dos alunos. Como a qualidade da informação pode ser aprimorada, as famílias também podem ser mais participativas.