Escola: espaço de promoção de saúde

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Quantas transformações no corpo e na mente um jovem vivencia? Quantos sonhos e dúvidas eles carregam na jornada da adolescência em direção à vida adulta? Para ajudar nesse processo, a Escola pode e deve atuar também como promotora da saúde emocional de seus alunos com ações simples e cuidadosas em seu dia a dia.

Vamos conhecer alguns princípios que norteiam a ação de um Colégio que aposta em um olhar diferenciado para cada um de seus alunos.

Chegada da puberdade traz novos cenários, sonhos e metas

A vida é composta de desafios, que começam a atingir os adolescentes na fase da puberdade, quando grandes transformações hormonais podem modificar a forma como eles enxergam o mundo, as relações e seu dia a dia.

Com todas essas mudanças associadas, intensidade de emoções, crescimento de um modo de vida mais virtual, uso intenso de mídias sociais, as responsabilidades e necessidade de autonomia, à realização de exames vestibulares e outras exigências da vida moderna, muitos adolescentes ganham ainda mais no que pensar. 

Escola: espaço de promoção de saúde

Nesses momentos, o Colégio mais que nunca deve estar atento aos anseios, expectativas e sonhos desses alunos, que logo terão que tomar suas primeiras decisões da vida adulta: escolha de profissão, mudanças de cidade e até formação de novos círculos de amigos. Mas essa fase de ampliação de consciência sobre os rumos de uma nova vida e da carreira também tem pontos positivos no tocante ao crescimento pessoal: o futuro está à frente, é um livro aberto, com páginas em branco para serem escritas da maneira que o estudante pode determinar e, com o devido apoio, pode ser uma verdadeira guinada em direção aos sonhos.

Nesse momento, qual é o papel o Colégio? Sem dúvida, é estar atento aos momentos emocionais de seus alunos, valorizar, orientar e manter as portas sempre abertas ao diálogo.

Princípios das escolas promotoras de saúde

Para autores do livro “Saúde Mental na Escola – O que os Educadores Devem Saber”, escritos pelos doutores Gustavo Estanislau e Rodrigo Affonseca Bressan, há princípios que devem nortear as escolas promotoras de saúde, entre eles:

◾ Prover ambiente saudável, que favoreça a aprendizagem;

Dar importância à estética da escola, como um dos efeitos psicológicos positivos sobre professores e alunos;

Promover participação ativa de alunos;

Autoestima e autonomia pessoal devem ser desenvolvidos para promoção de saúde;

Valorizar a promoção da saúde na escola e ter visão dos serviços que poderão fazer interface com a escola;

Reforçar a importância do estilo saudável de vida, com ações atrativas que promovam bem-estar, entre outros.

Segundo Estanislau e Bressan, as orientações para que a escola promova saúde é que reconheça a responsabilidade na formação de estudantes como cidadãos, contribuindo com clima favorável que não provoque segregações, mas que estimule vínculos entre os jovens; além de ficar disponível para identificação precoce de problemas emocionais, que devem ser encaminhados para assistência.

Escola: espaço de promoção de saúde

Especialista nos conflitos adolescentes, o psiquiatra e educador Jairo Bouer também destaca que a escola é um dos principais locais onde os adolescentes podem discutir temas polêmicos e expor seus dilemas dessa fase da vida, justamente porque é o ambiente onde mais convivem, depois dos próprios lares. 

Para o psiquiatra, quando a Escola promove uma parceria saudável com os pais, fica mais fácil tratar todas as questões pertinentes ao desenvolvimento de práticas que estimulem o equilíbrio emocional dos estudantes.

As orientações desses especialistas também reafirmam os dados de um estudo da Universidade de Rochester, divulgado neste ano no Journal Of Child Psycology and The Psychiatry, realizado com 38 escolas nos Estados Unidos, que aponta que jovens que têm bons relacionamentos com os amigos e até mesmo com os adultos que trabalham na Escola demonstram melhor saúde emocional.

Como o Planck atua?

Em seu projeto pedagógico, o Colégio Planck abraça todos esses princípios orientadores de uma escola que promove saúde, associados a espaços acessíveis aos jovens, com um olhar atencioso e constante sobre o estado emocional de cada um deles.

O Planck também constrói uma verdadeira rede de apoio para seus alunos, em parceria próxima com as famílias dos adolescentes, para que o Colégio e pais caminhem em sintonia para o desenvolvimento pedagógico e emocional de seus alunos.

Além disso, os professores são a outra ponta dessa rede de apoio, porque são preparados para repassar áreas de conhecimento com alto desempenho, mas também não perdem de vista as necessidades emocionais dos alunos. No Planck, todos, independentemente de suas diferenças, recebem atenção total de todos os colaboradores. 

Com o desenvolvimento constante de competências e habilidades socioemocionais, que inspirem trabalho em equipe, respeito e cuidado, empatia e autocontrole, o Colégio desenvolve conteúdos e atividades que preparam o aluno não apenas para a carreira, mas também para a vida. 

Como demonstraram os estudos, estabelecer relacionamentos entre amigos, professores, colaboradores da escola e pais pode promover muito mais saúde para a mente dos jovens, que querem se sentir conectados às pessoas, valorizados e bem cuidados.

Leia também: Habilidades do futuro que devem ser desenvolvidas pelas crianças no ensino fundamental

Prof. André Guadalupe
Diretor e Cofundador do Colégio Planck

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Dicas para exercitar a memória são muito importantes para ajudar os estudantes a guardar uma imensa quantidade de informações que são parte da grade curricular de cada fase. Veja nesse texto alguns truques que vão auxiliar a reter melhor os conteúdos recebidos. Como o cérebro e a memória funcionam? A Ciência já demonstrou que o desenvolvimento cerebral das crianças e adolescentes é realizado em etapas. Na primeira infância, está mais desenvolvido o sistema límbico, que é responsável pelas emoções e impulsos, e o hipocampo, que atua na memória, que é formada pelas conexões entre as células nervosas e os neurônios, e permite armazenar informações e recuperá-las sempre que necessário para todos os processos da vida. Só com o passar da idade é que o córtex pré-frontal vai se desenvolvendo e apresentando melhores condições para possibilitar o controle das emoções, organização, planejamento, pensamento crítico, atenção, etc. Esse desenvolvimento vai ocorrer até os 25 anos. Com aproximadamente 86 bilhões de estruturas que vão captar, repassar, guardar e resgatar, o cérebro funciona como um arquivo gigantesco de informações. No entanto, o cérebro também tem um importante recurso de economia de energia e potencialização do seu uso: ele desliga áreas que não estão sendo devidamente usadas. Por isso, quanto mais estímulo a pessoa dá a uma determinada área cerebral, mais ativa ela fica, isso inclui a memória. Portanto, conhecer algumas dicas para exercitar a memória é muito importante em todas as fases da vida, inclusive, na escolar, quando os estudantes estão mergulhados em conhecimentos das diversas disciplinas, e precisam entendê-los, retê-los e recuperá-los para as provas, simulados ou exames de vestibular. Tipos de memórias Além das informações retidas relativas à temporalidade (curto e longo prazo) e a memória sensorial, que está relacionada com associação aos estímulos recebidos pelos nossos 5 sentidos, que é citada na obra “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust, a memória também está dividida em tipos que vão captar determinadas nuances das informações, de forma a classificar e processar as informações: Memória episódica: de longa duração, é a lembrança de acontecimentos específicos, como a refeição do dia anterior ou a recordação de outros momentos vividos no passado. Memória semântica: é o armazenamento de informações relativas ao mundo, como o significado das palavras ou datas de acontecimentos. Memória processual: também é de longa duração da memória, são aqueles conteúdos que aprendemos e nunca esquecemos, como andar de bicicleta. As fases da memória A memória de uma pessoa começa a atuar já no despertar de seu relógio biológico, quando o cérebro envia substâncias, como a adrenalina, para que ela tenha mais foco e concentração em suas tarefas na fase beta (enquanto está acordada). Esse relógio biológico vai indicar que é hora de estudar, trabalhar, se alimentar ou praticar atividades físicas. Essa memória aciona todo um ciclo de funções corporais que vão ocorrer ao longo do dia até que chegue o período noturno. Neste momento, começa a diminuir a adrenalina e o cortisol no organismo, acionando outras substâncias, como a melatonina, que indicam que é a hora do corpo repousar. Dentro desse processo corporal, a memória também terá as suas fases: Memorização Nesta fase, é necessária atenção, um estado de alerta total, para que a pessoa consiga memorizar as informações. Compreensão O estado de atenção também vai favorecer que a pessoa faça conexões para proporcionar um melhor entendimento da informação recebida. Assim, será mais fácil memorizar. Armazenamento Quando a pessoa entende o significado daquela informação, o conteúdo será retido no cérebro. Recuperação O cérebro organiza as informações de acordo com sua hierarquização. São as lembranças, que podem vir à tona a partir de estímulos diversos, como um som, um cheiro ou outras dicas que podem dar pistas daquela informação. Conheça dicas para exercitar a memória É certo que o cérebro funciona como um poderoso computador que faz milhões de conexões e ajuda no funcionamento corporal. Porém, às vezes, parece que a memória dele falha, e nem todos os conteúdos são rememorados com facilidade. Onde foi parar todas aquelas informações das aulas de matemática e biologia do dia anterior? E quem eram mesmo aqueles personagens do livro que você leu e foi indicado para o vestibular? Essa “perda” das informações também é comum para o cérebro, por isso, as dicas para exercitar a memória são importantes para fazer uma “atualização” do nosso sistema interno. Para consolidar a memória é sempre necessário um treino do que foi aprendido, para que o conteúdo não caia na memória de curto prazo. Treinar o cérebro constantemente vai ajudar a evitar essas falhas em sua memória, é como se fosse uma espécie de ginástica cerebral. Conheça alguns truques para treinar a sua memória, alguns desses são dicas que estão no livro “Técnicas de Estudo para Adolescentes”, de Antonio Gonzáles (Editora Vozes): Ative sua memória Abra mão de certos facilitadores, como agendas de celular ou blocos de notas, e tente sempre memorizar números de telefone, senhas, listas, datas ou lembretes de eventos. Associe informações com imagens Muitos estudantes são mais visuais e precisam associar os conteúdos a imagens ou símbolos para facilitar a memorização. Faça cálculos mentais Ao longo do dia faça operações aritméticas simples, somando as placas dos veículos, números de telefones em placas ou os números dos prédios e casas onde passar. Dê atenção aos detalhes Quando damos atenção a um assunto atribuímos importância a ele. Então, foque no tema, capture os detalhes e assim a memorização será facilitada. Invista em jogos de memorização Fazer quebra-cabeças ou jogos de memória vão ajudar muito nessa ginástica cerebral. As pessoas também podem investir em palavras cruzadas, Sudoku, dominó ou até jogos de cartas. Além disso, jogar xadrez é um importante recurso para trabalhar o cérebro. Leia e repita as citações Outra dica para exercitar a memória é a leitura porque essa é uma atividade que vai ajudar a trabalhar diversas áreas cerebrais. Além disso, repetir as frases e citações de personagens históricos também é uma excelente forma de trabalhar a memória. Anote esses enunciados e trechos de obras e repita o quanto puder. Aliás, falar em voz alta para si mesmo vale para lembrar de qualquer coisa, até mesmo para lembrar onde colocou a chave de casa. Procure lembrar os detalhes do dia Quando for deitar, antes de dormir, faça uma revisão de tudo o que aconteceu no dia, tentando lembrar alguns detalhes desde o momento que acordou, como suas roupas, o que comeu, onde foi, quem encontrou ou algum outro aspecto interessante. Conclusão É importante lembrar que a emoção está ligada à formação de novas memórias, portanto, investir em processos lúdicos e divertidos, que acionam produção e interação de hormônios do bem-estar, que paralelamente intensificam a comunicação entre neurônios, também vai dar o devido estímulo cerebral aos adolescentes para consolidação da memória.

Dicas para exercitar a memória

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