Escola: espaço de promoção de saúde

Conteúdo

escola espaço de promoção de saúde

Quantas transformações no corpo e na mente um jovem vivencia? Quantos sonhos e dúvidas eles carregam na jornada da adolescência em direção à vida adulta? Para ajudar nesse processo, a Escola pode e deve atuar também como promotora da saúde emocional de seus alunos com ações simples e cuidadosas em seu dia a dia.

Vamos conhecer alguns princípios que norteiam a ação de um Colégio que aposta em um olhar diferenciado para cada um de seus alunos.

Chegada da puberdade traz novos cenários, sonhos e metas

A vida é composta de desafios, que começam a atingir os adolescentes na fase da puberdade, quando grandes transformações hormonais podem modificar a forma como eles enxergam o mundo, as relações e seu dia a dia.

Com todas essas mudanças associadas, intensidade de emoções, crescimento de um modo de vida mais virtual, uso intenso de mídias sociais, as responsabilidades e necessidade de autonomia, à realização de exames vestibulares e outras exigências da vida moderna, muitos adolescentes ganham ainda mais no que pensar. 

Escola: espaço de promoção de saúde

Nesses momentos, o Colégio mais que nunca deve estar atento aos anseios, expectativas e sonhos desses alunos, que logo terão que tomar suas primeiras decisões da vida adulta: escolha de profissão, mudanças de cidade e até formação de novos círculos de amigos. Mas essa fase de ampliação de consciência sobre os rumos de uma nova vida e da carreira também tem pontos positivos no tocante ao crescimento pessoal: o futuro está à frente, é um livro aberto, com páginas em branco para serem escritas da maneira que o estudante pode determinar e, com o devido apoio, pode ser uma verdadeira guinada em direção aos sonhos.

Nesse momento, qual é o papel o Colégio? Sem dúvida, é estar atento aos momentos emocionais de seus alunos, valorizar, orientar e manter as portas sempre abertas ao diálogo.

Princípios das escolas promotoras de saúde

Para autores do livro “Saúde Mental na Escola – O que os Educadores Devem Saber”, escritos pelos doutores Gustavo Estanislau e Rodrigo Affonseca Bressan, há princípios que devem nortear as escolas promotoras de saúde, entre eles:

◾ Prover ambiente saudável, que favoreça a aprendizagem;

Dar importância à estética da escola, como um dos efeitos psicológicos positivos sobre professores e alunos;

Promover participação ativa de alunos;

Autoestima e autonomia pessoal devem ser desenvolvidos para promoção de saúde;

Valorizar a promoção da saúde na escola e ter visão dos serviços que poderão fazer interface com a escola;

Reforçar a importância do estilo saudável de vida, com ações atrativas que promovam bem-estar, entre outros.

Segundo Estanislau e Bressan, as orientações para que a escola promova saúde é que reconheça a responsabilidade na formação de estudantes como cidadãos, contribuindo com clima favorável que não provoque segregações, mas que estimule vínculos entre os jovens; além de ficar disponível para identificação precoce de problemas emocionais, que devem ser encaminhados para assistência.

Escola: espaço de promoção de saúde

Especialista nos conflitos adolescentes, o psiquiatra e educador Jairo Bouer também destaca que a escola é um dos principais locais onde os adolescentes podem discutir temas polêmicos e expor seus dilemas dessa fase da vida, justamente porque é o ambiente onde mais convivem, depois dos próprios lares. 

Para o psiquiatra, quando a Escola promove uma parceria saudável com os pais, fica mais fácil tratar todas as questões pertinentes ao desenvolvimento de práticas que estimulem o equilíbrio emocional dos estudantes.

As orientações desses especialistas também reafirmam os dados de um estudo da Universidade de Rochester, divulgado neste ano no Journal Of Child Psycology and The Psychiatry, realizado com 38 escolas nos Estados Unidos, que aponta que jovens que têm bons relacionamentos com os amigos e até mesmo com os adultos que trabalham na Escola demonstram melhor saúde emocional.

Como o Planck atua?

Em seu projeto pedagógico, o Colégio Planck abraça todos esses princípios orientadores de uma escola que promove saúde, associados a espaços acessíveis aos jovens, com um olhar atencioso e constante sobre o estado emocional de cada um deles.

O Planck também constrói uma verdadeira rede de apoio para seus alunos, em parceria próxima com as famílias dos adolescentes, para que o Colégio e pais caminhem em sintonia para o desenvolvimento pedagógico e emocional de seus alunos.

Além disso, os professores são a outra ponta dessa rede de apoio, porque são preparados para repassar áreas de conhecimento com alto desempenho, mas também não perdem de vista as necessidades emocionais dos alunos. No Planck, todos, independentemente de suas diferenças, recebem atenção total de todos os colaboradores. 

Com o desenvolvimento constante de competências e habilidades socioemocionais, que inspirem trabalho em equipe, respeito e cuidado, empatia e autocontrole, o Colégio desenvolve conteúdos e atividades que preparam o aluno não apenas para a carreira, mas também para a vida. 

Como demonstraram os estudos, estabelecer relacionamentos entre amigos, professores, colaboradores da escola e pais pode promover muito mais saúde para a mente dos jovens, que querem se sentir conectados às pessoas, valorizados e bem cuidados.

Leia também: Habilidades do futuro que devem ser desenvolvidas pelas crianças no ensino fundamental

Prof. André Guadalupe
Diretor e Cofundador do Colégio Planck

Compartilhe:

Leia também:

O Colégio Planck realizou a primeira edição do evento Summit Planck de Startup & Empreendedorismo na segunda semana do mês de novembro. No evento, foram abordados os desafios e conquistas do ano e apresentados os projetos idealizados e executados durante o período inicial presencial, em março, em em Planck Home School. Com a volta das aulas presenciais em outubro, os estudantes puderam apresentar in loco o fruto desse trabalho realizado com todos isolados em suas casas, mas unidos em suas mentes. Além disso, houve também palestra dos cases de sucesso do empresário Oscar Constantino e do executivo da Arco Educação, Bruno Veras. Abertura de evento relembra o desafio de 2020 No início do evento, o professor André Guadalupe, mentor e idealizador do projeto relembrou o desafio que chegou ao Planck após a recente inauguração do prédio novo, 70% de estudantes novos e apenas 6 semanas do início das aulas: a decretação da pandemia e a consequente suspensão posterior das aulas. Então, todos foram convidados a ir para o Planck Home School, inclusive os 17 estudantes inscritos na disciplina eletiva Startup & Empreendedorismo, que tinha contado com apenas duas aulas presenciais.  Cap da disciplina, quando essa situação ocorreu, o professor André Guadalupe revelou que não sabia exatamente como seria o desenrolar das atividades, mas sabia que essa seria, com certeza, a oportunidade de criar algo novo e diferente. Todos os inscritos se comprometeram a dar o que havia de melhor em si. O professor contou a todos os presentes no evento que os estudantes dedicaram-se e continuam a se dedicar de forma intensa às primeiras empresas de suas vidas, até mesmo nas férias. Nessa abertura,  André Guadalupe falou um pouco do que é mais importante para empreender: ter um bom propósito.  Ao  ter um significado maior para empreender, quando se entende o porquê do que está fazendo é muito mais fácil abraçar a causa e realizar o que é preciso no tempo necessário, mesmo que aconteçam erros, que serão corrigidos após a colheita dos resultados das experiências. Os ajustes precisam acontecer quantas vezes forem necessárias para chegar a um resultado de sucesso. Quais são as principais características de uma boa liderança? No evento, o professor André falou sobre parte do que é abordado na disciplina Startup & Empreendedorismo, que busca estimular o protagonismo dos estudantes com uma postura empreendedora. Para isso, revelou a importância de a empresa ter Missão, Visão e Valores, junto com o propósito que ela carrega. Citou como exemplo o próprio Colégio Planck, que está sempre em busca de trabalhar com processos, indicadores e metas que são perseguidas, além de uma constante cultura de inovação.  Para uma empresa bem-sucedida, também é necessária uma boa liderança que inclui características como serenidade para lidar com as crises, boa comunicação (isso também inclui saber ouvir), foco (saber priorizar), disciplina e capacidade de execução. Essa boa liderança também casa com as características que se busca no alumni Planck, que estão registradas nas paredes do prédio e norteiam os processos de decisão de todos os projetos pedagógicos implementados pelo colégio: ser ético, relevante, competente, autônomo e global. Na disciplina, os estudantes são estimulados a decidirem o que fazer e assumirem os riscos de suas decisões. Além disso, é incentivado que eles busquem solução de problemas, empatia, aprendizado significativo, alto desempenho, trabalho em equipe e nunca parar de aprender. Disciplina Startup e Empreendedorismo Para aprender a ter essa postura empreendedora os estudantes ampliaram os estudos, conheceram novas ferramentas, aprenderam sobre modelagem de negócios e a criar um plano de negócios para estruturar uma empresa. Os estudantes empreendedores também conheceram ferramentas e metodologias para gestão das empresas, aprenderam sobre CANVAS, SWOT, fluxo de caixa, entender funil de vendas, marketing digital, métricas SaaS, design thinking e MVP. Paralelamente, leram obras essenciais e algumas biografias de empreendedores importantes, como Elon Musk e Sam Walton, e viram alguns filmes que traziam trajetórias de sucesso. No evento, o professor André anunciou que todo esse potencial dos estudantes do Colégio será conhecido também no evento The Master, de Oxford, que é uma competição empresarial internacional para estudantes de 16 a 18 anos do Ensino Médio, para o qual o Colégio Planck foi convidado. A viagem  para Londres será em julho de 2021. Estudantes apresentam projetos para jurados No Summit foram apresentados aos jurados e público presente, as 5 startups criadas pelos estudantes (Idog, Protagonus, ISLA, Next e Ensinu). Eles tiveram alguns minutos para realizar o seu pitch e ouvir considerações dos jurados que estavam presencialmente e de forma remota no evento. O corpo de jurados foi composto por profissionais de empresas do setor de Educação, Indústria, Gestão Empresarial e Pública, Inovação, Comércio, Serviços: Prof. Ademar Celedônio (Diretor do SAS), Alexandre Barros (Diretor da Nexus), Álvaro Cruz (VP da Positivo Tecnologia), Eng. Antonio Catter, Bruno Veras (Diretor da ARCO Educação), Jeremias Rodrigues (Setor Imobiliário), Kiko Sawaya (Presidente do Desenvolve Vale), Luís Paulo Loreti (Co-fundador da Co-work), Olaviano Pereira Neto (Diretor da Startup São José - Casa do Café da PMSJC), Oscar Constantino (Presidente do Grupo Oscar Calçados), Rodrigo Sanchez (Co-fundador e Diretor de Mkt da GS2) e Wagner Luis de Souza (Presidente do Grupo Century e ValeSul Shopping) que infelizmente não pode estar presente ao evento, mas acompanhou integralmente a transmissão. Startups Idog É uma startup de manipulação e delivery de ração para pets.  A proposta é oferecer rações 100% naturais e livres de conservantes químicos, que serão entregues na casa do cliente. Protagonus Startup que atua com o complemento do ensino tradicional para preparar o jovem para o mercado de trabalho, com cursos de inteligência emocional, educação financeira, oratória, liderança, nutrição e programação. Isla Hotel Plataforma que vai permitir digitalização de dados pessoais para realizar cadastros fáceis de forma intuitiva e rápida, evitando filas de check-in e outros problemas. Next Cargo Serviço de transporte de bagagens quer oferecer conforto, praticidade e rapidez para realizar a locomoção das malas para o lugar onde for preciso. Ensinu Experiência digital para o ensino com a criação de  um aplicativo personalizado para escolas criando mais conectividade e relacionamento entre estudantes, pais e professores. Premiação Antes da apresentação dos resultados, o professor André Guadalupe ressaltou que todos foram vencedores, pelo trabalho que fizeram e pela superação de alguns estudantes, que enfrentaram a própria timidez e tiveram coragem de subir ao palco e falar para o público presente pelos jurados, time de liderança pedagógica e administrativa do Colégio Planck, professores e seus pais. Ao final, o resultado da escolha dos grupos determinou as colocações no Summit: Isla (1º lugar), Ensinu (2º lugar), Protagonus (3º lugar), Idog (4ºo lugar) e Next Cargo (5º lugar). As premiações foram cuidadosamente desenhadas para oferecer aos alunos experiências que o dinheiro não pode comprar. O prêmio para o primeiro e o segundo colocados foi uma imersão de 2 dias na sede da Plataforma de Ensino SAS em Fortaleza (CE), para conhecer os setores de Inovação, Atendimento ao Cliente, Produção Editorial e Logística. Os três primeiros colocados também vão passar um dia visitando a sede do Google em São Paulo e o Google Startup. Para as cinco startups, haverá uma imersão na sede da Arco em São Paulo, onde os grupos vão receber uma mentoria, e visitar os escritórios de negócios do Arco Educação, Nave a Vela, Pleno, SAS e Criação de Valor da unicornio Arco. O Hub de Inovação  Nexus, a Aceleradora São José Startup, a agência GS2 MKT,  a HUB Educacional e Indústria de Tecnologia Positivo também vão oferecer oportunidades de mentoria e acompanhamento para os estudantes. Ao final, houve a cerimônia de premiação e um coquetel de encerramento. Pais, professores e participantes ficaram muito emocionados com o grande potencial desses estudantes que estão na faixa de 15 anos. A grandiosidade do trabalho feito para o Summit só revela que eles podem voar muito mais alto em seus futuros.

Summit Planck 2020

O Colégio Planck realizou a primeira edição do evento Summit Planck de Startup & Empreendedorismo na segunda semana do mês de novembro. No evento, foram

Translate »