Empatia, União, e Trabalho em Equipe. Conheça a nossa Semana das Virtudes

De 11 a 15 de Março aconteceu no Planck a Semana das Virtudes.

O que é a Semana das Virtudes?

A Semana das Virtudes é um evento que acontece nos intervalos das aulas do Ensino Médio. A programação e a organização das atividades são realizadas integralmente pelos alunos, com o auxílio e supervisão de nossas orientadoras. O evento é planejado com antecedência pelos estudantes que utilizam sua criatividade para elaborar uma programação com foco em boas condutas, bem-estar coletivo, tolerância, união, empatia, amor, ou seja, tudo que possa fortalecer as boas virtudes.

Programação da Semana das Virtudes

No primeiro dia (11/03) os alunos apresentaram o Jornal Planck. Com dois âncoras e uma repórter que, com o roteiro, divulgaram as atividades da programação da semana e com pautas positivas lembraram a todos que, mesmo com diversas notícias ruins nos jornais, ainda existem coisas boas acontecendo no mundo.

“Fazer o jornal foi uma experiência que acrescentou bastante coisa porque a gente teve que trabalhar em equipe e também treinar a habilidade de falar em público, para a escola inteira, numa situação que tinha que fazer ao vivo. E a gente teve que desenvolver o roteiro, e pensar em como ia ser a estrutura, em como a gente ia falar. E no fim, acho que foi muito legal, acho que as pessoas gostaram e eu também gostei muito.” Juliana de Paula Bernardes – aluna da 1ª Série do E.M

Equipe do Jornal Planck

Na terça-feira (12/03) a manhã foi encantadora e muito simbólica, os estudante prepararam a Árvore da Virtude. E durante o intervalo todos foram convidados a deixar por escrito suas virtudes e colocá-las na árvore. Todos que passaram por ali tiraram uma parte do tempo para lembrar de suas boas qualidades. Todos da comunidade escolar participaram da atividade. Foi um momento alegre de leveza e integração entre todos os presentes na escola.

O terceiro dia de atividades (13/03) aconteceu um debate intitulado: “O poder da palavra e da Ação”. O intervalo das aulas foi ajustado para que o debate fluísse da melhor forma, a atividade aconteceu no pátio do colégio e todos os estudantes foram convidados a debater sobre suas ações do dia a dia. Provocados a refletir como estas ações impactam outras pessoas, buscando expandir o olhar para transformar suas ações. O debate se iniciou timidamente, mas após o envolvimento dos primeiros estudantes os demais se sentiram mais à vontade para manifestar suas opiniões. Os professores também participaram do debate. Foi um momento reflexivo, e de grande interação sem perder o bom humor típico de nossos estudantes.

E na véspera do encerramento da Semana das Virtudes (14/03) , foi o dia de nossos alunos deixarem sua criatividade fluir… Com canetinhas, tintas e pincéis – o intervalo foi leve e divertido. Todos gostaram e se envolveram na atividade proposta. As paredes dos corredores e demais áreas comuns entre as salas do colégio se tornaram um grande painel para os estudantes. O painel foi criado com o objetivo de estimular os alunos a mostrarem e reconhecerem suas virtudes através da liberdade de expressão, compartilhando-os na forma de arte, pinturas e frases.

Encerramento

A Semana das Virtudes representa o fortalecimento do clima pedagógico que trabalhamos na escola, visando que o trabalho com a virtude ecoe pelos demais projetos e atividades escolares. Como fechamento, tivemos mais uma edição do nosso Jornal Planck com vídeo de retrospectiva da semana e informações sobre a programação de encerramento. Foi também o momento de reafirmar nossa CAMPANHA SOLIDÁRIA de Páscoa e confraternizar entre os colegas a semana incrível e cheia de conquistas que tivemos no colégio.

“Foi bonito de ver o empenho dos alunos, e comemorar com eles o resultado do preparo e planejamento. Acompanhar o desenvolvimento e as conquistas deles é uma inspiração e nos mostra que estamos no caminho certo.” Márcia Carneiro – orientadora