Empatia, União, e Trabalho em Equipe. Conheça a nossa Semana das Virtudes

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De 11 a 15 de Março aconteceu no Planck a Semana das Virtudes.

O que é a Semana das Virtudes?

A Semana das Virtudes é um evento que acontece nos intervalos das aulas do Ensino Médio. A programação e a organização das atividades são realizadas integralmente pelos alunos, com o auxílio e supervisão de nossas orientadoras. O evento é planejado com antecedência pelos estudantes que utilizam sua criatividade para elaborar uma programação com foco em boas condutas, bem-estar coletivo, tolerância, união, empatia, amor, ou seja, tudo que possa fortalecer as boas virtudes.

Programação da Semana das Virtudes

No primeiro dia (11/03) os alunos apresentaram o Jornal Planck. Com dois âncoras e uma repórter que, com o roteiro, divulgaram as atividades da programação da semana e com pautas positivas lembraram a todos que, mesmo com diversas notícias ruins nos jornais, ainda existem coisas boas acontecendo no mundo.

“Fazer o jornal foi uma experiência que acrescentou bastante coisa porque a gente teve que trabalhar em equipe e também treinar a habilidade de falar em público, para a escola inteira, numa situação que tinha que fazer ao vivo. E a gente teve que desenvolver o roteiro, e pensar em como ia ser a estrutura, em como a gente ia falar. E no fim, acho que foi muito legal, acho que as pessoas gostaram e eu também gostei muito.” Juliana de Paula Bernardes – aluna da 1ª Série do E.M

Equipe do Jornal Planck

Na terça-feira (12/03) a manhã foi encantadora e muito simbólica, os estudante prepararam a Árvore da Virtude. E durante o intervalo todos foram convidados a deixar por escrito suas virtudes e colocá-las na árvore. Todos que passaram por ali tiraram uma parte do tempo para lembrar de suas boas qualidades. Todos da comunidade escolar participaram da atividade. Foi um momento alegre de leveza e integração entre todos os presentes na escola.

O terceiro dia de atividades (13/03) aconteceu um debate intitulado: “O poder da palavra e da Ação”. O intervalo das aulas foi ajustado para que o debate fluísse da melhor forma, a atividade aconteceu no pátio do colégio e todos os estudantes foram convidados a debater sobre suas ações do dia a dia. Provocados a refletir como estas ações impactam outras pessoas, buscando expandir o olhar para transformar suas ações. O debate se iniciou timidamente, mas após o envolvimento dos primeiros estudantes os demais se sentiram mais à vontade para manifestar suas opiniões. Os professores também participaram do debate. Foi um momento reflexivo, e de grande interação sem perder o bom humor típico de nossos estudantes.

E na véspera do encerramento da Semana das Virtudes (14/03) , foi o dia de nossos alunos deixarem sua criatividade fluir… Com canetinhas, tintas e pincéis – o intervalo foi leve e divertido. Todos gostaram e se envolveram na atividade proposta. As paredes dos corredores e demais áreas comuns entre as salas do colégio se tornaram um grande painel para os estudantes. O painel foi criado com o objetivo de estimular os alunos a mostrarem e reconhecerem suas virtudes através da liberdade de expressão, compartilhando-os na forma de arte, pinturas e frases.

Encerramento

A Semana das Virtudes representa o fortalecimento do clima pedagógico que trabalhamos na escola, visando que o trabalho com a virtude ecoe pelos demais projetos e atividades escolares. Como fechamento, tivemos mais uma edição do nosso Jornal Planck com vídeo de retrospectiva da semana e informações sobre a programação de encerramento. Foi também o momento de reafirmar nossa CAMPANHA SOLIDÁRIA de Páscoa e confraternizar entre os colegas a semana incrível e cheia de conquistas que tivemos no colégio.

“Foi bonito de ver o empenho dos alunos, e comemorar com eles o resultado do preparo e planejamento. Acompanhar o desenvolvimento e as conquistas deles é uma inspiração e nos mostra que estamos no caminho certo.” Márcia Carneiro – orientadora

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Dicas para exercitar a memória são muito importantes para ajudar os estudantes a guardar uma imensa quantidade de informações que são parte da grade curricular de cada fase. Veja nesse texto alguns truques que vão auxiliar a reter melhor os conteúdos recebidos. Como o cérebro e a memória funcionam? A Ciência já demonstrou que o desenvolvimento cerebral das crianças e adolescentes é realizado em etapas. Na primeira infância, está mais desenvolvido o sistema límbico, que é responsável pelas emoções e impulsos, e o hipocampo, que atua na memória, que é formada pelas conexões entre as células nervosas e os neurônios, e permite armazenar informações e recuperá-las sempre que necessário para todos os processos da vida. Só com o passar da idade é que o córtex pré-frontal vai se desenvolvendo e apresentando melhores condições para possibilitar o controle das emoções, organização, planejamento, pensamento crítico, atenção, etc. Esse desenvolvimento vai ocorrer até os 25 anos. Com aproximadamente 86 bilhões de estruturas que vão captar, repassar, guardar e resgatar, o cérebro funciona como um arquivo gigantesco de informações. No entanto, o cérebro também tem um importante recurso de economia de energia e potencialização do seu uso: ele desliga áreas que não estão sendo devidamente usadas. Por isso, quanto mais estímulo a pessoa dá a uma determinada área cerebral, mais ativa ela fica, isso inclui a memória. Portanto, conhecer algumas dicas para exercitar a memória é muito importante em todas as fases da vida, inclusive, na escolar, quando os estudantes estão mergulhados em conhecimentos das diversas disciplinas, e precisam entendê-los, retê-los e recuperá-los para as provas, simulados ou exames de vestibular. Tipos de memórias Além das informações retidas relativas à temporalidade (curto e longo prazo) e a memória sensorial, que está relacionada com associação aos estímulos recebidos pelos nossos 5 sentidos, que é citada na obra “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust, a memória também está dividida em tipos que vão captar determinadas nuances das informações, de forma a classificar e processar as informações: Memória episódica: de longa duração, é a lembrança de acontecimentos específicos, como a refeição do dia anterior ou a recordação de outros momentos vividos no passado. Memória semântica: é o armazenamento de informações relativas ao mundo, como o significado das palavras ou datas de acontecimentos. Memória processual: também é de longa duração da memória, são aqueles conteúdos que aprendemos e nunca esquecemos, como andar de bicicleta. As fases da memória A memória de uma pessoa começa a atuar já no despertar de seu relógio biológico, quando o cérebro envia substâncias, como a adrenalina, para que ela tenha mais foco e concentração em suas tarefas na fase beta (enquanto está acordada). Esse relógio biológico vai indicar que é hora de estudar, trabalhar, se alimentar ou praticar atividades físicas. Essa memória aciona todo um ciclo de funções corporais que vão ocorrer ao longo do dia até que chegue o período noturno. Neste momento, começa a diminuir a adrenalina e o cortisol no organismo, acionando outras substâncias, como a melatonina, que indicam que é a hora do corpo repousar. Dentro desse processo corporal, a memória também terá as suas fases: Memorização Nesta fase, é necessária atenção, um estado de alerta total, para que a pessoa consiga memorizar as informações. Compreensão O estado de atenção também vai favorecer que a pessoa faça conexões para proporcionar um melhor entendimento da informação recebida. Assim, será mais fácil memorizar. Armazenamento Quando a pessoa entende o significado daquela informação, o conteúdo será retido no cérebro. Recuperação O cérebro organiza as informações de acordo com sua hierarquização. São as lembranças, que podem vir à tona a partir de estímulos diversos, como um som, um cheiro ou outras dicas que podem dar pistas daquela informação. Conheça dicas para exercitar a memória É certo que o cérebro funciona como um poderoso computador que faz milhões de conexões e ajuda no funcionamento corporal. Porém, às vezes, parece que a memória dele falha, e nem todos os conteúdos são rememorados com facilidade. Onde foi parar todas aquelas informações das aulas de matemática e biologia do dia anterior? E quem eram mesmo aqueles personagens do livro que você leu e foi indicado para o vestibular? Essa “perda” das informações também é comum para o cérebro, por isso, as dicas para exercitar a memória são importantes para fazer uma “atualização” do nosso sistema interno. Para consolidar a memória é sempre necessário um treino do que foi aprendido, para que o conteúdo não caia na memória de curto prazo. Treinar o cérebro constantemente vai ajudar a evitar essas falhas em sua memória, é como se fosse uma espécie de ginástica cerebral. Conheça alguns truques para treinar a sua memória, alguns desses são dicas que estão no livro “Técnicas de Estudo para Adolescentes”, de Antonio Gonzáles (Editora Vozes): Ative sua memória Abra mão de certos facilitadores, como agendas de celular ou blocos de notas, e tente sempre memorizar números de telefone, senhas, listas, datas ou lembretes de eventos. Associe informações com imagens Muitos estudantes são mais visuais e precisam associar os conteúdos a imagens ou símbolos para facilitar a memorização. Faça cálculos mentais Ao longo do dia faça operações aritméticas simples, somando as placas dos veículos, números de telefones em placas ou os números dos prédios e casas onde passar. Dê atenção aos detalhes Quando damos atenção a um assunto atribuímos importância a ele. Então, foque no tema, capture os detalhes e assim a memorização será facilitada. Invista em jogos de memorização Fazer quebra-cabeças ou jogos de memória vão ajudar muito nessa ginástica cerebral. As pessoas também podem investir em palavras cruzadas, Sudoku, dominó ou até jogos de cartas. Além disso, jogar xadrez é um importante recurso para trabalhar o cérebro. Leia e repita as citações Outra dica para exercitar a memória é a leitura porque essa é uma atividade que vai ajudar a trabalhar diversas áreas cerebrais. Além disso, repetir as frases e citações de personagens históricos também é uma excelente forma de trabalhar a memória. Anote esses enunciados e trechos de obras e repita o quanto puder. Aliás, falar em voz alta para si mesmo vale para lembrar de qualquer coisa, até mesmo para lembrar onde colocou a chave de casa. Procure lembrar os detalhes do dia Quando for deitar, antes de dormir, faça uma revisão de tudo o que aconteceu no dia, tentando lembrar alguns detalhes desde o momento que acordou, como suas roupas, o que comeu, onde foi, quem encontrou ou algum outro aspecto interessante. Conclusão É importante lembrar que a emoção está ligada à formação de novas memórias, portanto, investir em processos lúdicos e divertidos, que acionam produção e interação de hormônios do bem-estar, que paralelamente intensificam a comunicação entre neurônios, também vai dar o devido estímulo cerebral aos adolescentes para consolidação da memória.

Dicas para exercitar a memória

Dicas para exercitar a memória são muito importantes para ajudar os estudantes a guardar uma imensa quantidade de informações que são parte da grade curricular

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