O que a criança do 7° ano já tem condições de fazer sozinha?
No 7º ano, os estudantes já conseguiram se adaptar à transição dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental. Ao longo desse ciclo
Em um ambiente de aprendizado vibrante, seguro, criativo e inspirador, os estudantes Planck aprendem a colaborar, comunicar e resolver problemas reais, descobrem e desenvolvem suas paixões, aprendem a fazer escolhas, têm a chance de encontrar sua voz e desenvolver um profundo conhecimento e compreensão que extrapola a sala de aula.
COM UM CURRÍCULO INCOMPARÁVEL, COM ALTO RIGOR ACADÊMICO, VAMOS TRABALHAR JUNTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
A emoção da descoberta e exploração ganha vida dentro da sala de aula. Todos os dias, nossos professores oferecem uma experiência educacional incomparável, baseada em:
Currículo pautado no desenvolvimento da aprendizagem socioemocional
Aprendizagem Colaborativa
Aprendizagem baseada em projetos
Equidade
As competências socioemocionais são conhecimentos, habilidades, atitudes e mentalidades essenciais que os individuos necessitam para ter sucesso na vida.
O Projeto Político Pedagógico do Planck está fundamentado no desenvolvimento de habilidades e competências de aprendizagem social e de inteligência emocional, pois sabemos que tal desenvolvimento produz resultados significativos nas questões acadêmicas, comportamentais, emocionais, sociais e cognitivas de nossos alunos.
Nosso Projeto foi construído com o propósito de desenvolver nos nossos estudantes as competências intrapessoal, interpessoal e cognitiva, e para isso, estabelecemos metas para o crescimento dos estudantes em diferentes níveis de desenvolvimento.
O planejamento dos professores do Planck contempla experiências e vivências que apoiam o desenvolvimento de habilidades que o estudante necessita para compreender a si e aos outros, a criar relacionamentos saudáveis, trabalhar em direção a alcançar metas, a tomar decisões responsáveis e desenvolver resiliência, confiança e bem estar.
A aprendizagem colaborativa é uma metodologia de ensino pautada na interação, colaboração e participação ativa dos estudantes. É uma forma efetiva de tornar o aprendizado envolvente e significativo, e o Planck utiliza esta metodologia por acreditar nos seus inúmeros benefícios.
O planejamento dos professores do Planck contempla propostas que privilegiam o trabalho em grupo e a construção coletiva de saberes, situações, em que a autonomia e o cooperativismo são amplamente estimulados. Todos os estudantes são incentivados a ampliarem seus conhecimentos de maneira proativa e investigativa.
A aprendizagem baseada em projetos é uma das formas mais eficazes de envolver os estudantes com o conteúdo de aprendizagem. É uma metodologia que envolve os estudantes com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um projeto que tenha ligação com o mundo real.
Os professores Planck se esforçam para criar experiências inovadoras que envolvem nossos estudantes em projetos complexos do mundo adulto.
Nossos estudantes se envolvem com o mundo ao seu redor criando projetos que os ajudam a explorar os tópicos da área de conteúdo e a desenvolver habilidades para aplicar seus novos conhecimentos. Eles são envolvidos em um processo de pesquisa, elaboração de hipóteses, busca por recursos e aplicação prática da informação para chegar a uma solução ou produto final.
Prevemos paradas para reflexão, feedback, autoavaliação e avaliação dos pares, discussão com grupos e atividades para melhoria de ideias.
Essa abordagem adota o princípio da aprendizagem colaborativa e contribui para o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, pilares fundamentais do Planck.
Estudantes e professores Planck desenvolvem juntos qualidades pessoais como integridade, confiança, empatia, curiosidade e reflexão.
Há três principios básicos e fundamentais para um projeto bem-sucedido: exposição, rascunhos múltiplos e crítica. Todos culminam em uma exibição pública ou apresentação, exigem que os estudantes produzam vários rascunhos, e incorporam a crítica dos colegas frequentemente.
Sessões formais de crítica dão aos estudantes a oportunidade de aprender com o trabalho uns dos outros, e com os comentários uns dos outros, em um contexto estruturado e seguro – isso pode incluir a crítica do processo, bem como do produto. Existem dois tipos básicos de sessão de crítica, a instrucional e a de pares.
Como o Planck adota o princípio da aprendizagem colaborativa e uma das metodologias de ensino está fundamentada na aprendizagem baseada em projetos, consideramos fundamental a prática do feedback enquanto ferramenta de desenvolvimento.
Os estudantes do Planck aprendem a fazer críticas aos trabalho uns dos outros, a dar feedback aos pares, observando os critérios de justiça e a receber feedback de alta qualidade dos professores para melhoraria de seus processos e produto.
Responder construtivamente às críticas é uma valiosa habilidade, e quando aplicado ao trabalho escolar, tem um potencial incrível.
O Programa Curricular do Colégio Planck foi construído com o propósito de oportunizar experiências e vivências para que nossos estudantes possam desenvolver-se de maneira integral nos seguintes aspectos:
Refere-se não apenas ao conhecimento e habilidades acadêmicas, mas também à capacidade de pensamento crítico, investigação e criatividade.
Desenvolvimento de habilidades interpessoais, habilidades de comunicação e colaboração, e a capacidade de se adaptar e se sentir confortável em uma ampla variedade de estruturas sociais.
Desenvolvimento de autodisciplina, domínio pessoal e autodireção, e a capacidade de permanecer emocionalmente estável em situações favoráveis e adversas.
A capacidade de gerenciar a saúde pessoal por meio do desenvolvimento e manutenção de hábitos saudáveis, desenvolvimento de habilidades em uma variedade de esportes e diversão em vários tipos de atividades físicas.
É tudo sobre caráter e valores; a capacidade de diferenciar entre o certo e o errado; e fazer o que é certo porque é certo, e não por medo de consequências. Ajuda a desenvolver uma sensação de calma e paz interior; um senso de unidade com o mundo externo e uma apreciação de sua beleza.
As melhores práticas estão incorporadas em todos os aspectos da vida estudantil Planck:
Nosso compromisso é com a formação de jovens confiantes, pensadores, tomadores de decisão, independentes e capazes de dar forma ao futuro.
O estudante Planck é estimulado a ser um sujeito ativo nas situações de ensino-aprendizagem, a internalizar seus conhecimentos, suas dúvidas, a compartilhar sentidos, a explicar e argumentar a respeito de suas hipóteses, quer seja individualmente ou em grupo.
No 7º ano, os estudantes já conseguiram se adaptar à transição dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental. Ao longo desse ciclo
Nos anos finais do ensino fundamental, os estudantes se aprofundam nas áreas de conhecimento que foram apresentados a eles nos anos iniciais, como é o
Na última quinta-feira (05), nossas estudantes da eletiva de Startup & Empreendedorismo participaram do DemoDay, um evento no qual as principais startups de estudantes e
No ensino fundamental, anos iniciais e finais, o estudante se depara com diferentes disciplinas ao longo de sua formação, com conteúdos e formatos variados. Essa
A cada ciclo escolar, os estudantes se deparam com novos desafios e precisam se adaptar às novas particularidades que viverão na sua rotina escolar. Nos
O processo de aprendizagem é dividido em ciclos, cada um com suas características e objetivos específicos. A metodologia de cada período escolar deve atender ao