Ir para o conteúdo
  • (12) 3341-0222
  • contato@colegioplanck.com.br
Pesquisar
e-planck
Facebook Instagram Linkedin Youtube
  • Home
  • Quem somos
    • Fundadores e Valores
    • Colégio
  • Conteúdos
    • Blog
    • Ebooks gratuitos
    • Planck Talks
    • Infográficos
  • Projetos Especiais
  • Eventos
  • Contato
  • Home
  • Quem somos
    • Fundadores e Valores
    • Colégio
  • Conteúdos
    • Blog
    • Ebooks gratuitos
    • Planck Talks
    • Infográficos
  • Projetos Especiais
  • Eventos
  • Contato
  • Planck Internacional
  • Resultados e Aprovações
  • Quero Ser Planck
  • Alumni Planck
  • Planck Internacional
  • Resultados e Aprovações
  • Quero Ser Planck
  • Alumni Planck

Ensino Fundamental
- Anos Finais

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS
ENSINO MÉDIO

O bem-estar de nossos ESTUDANTES está no centro do nosso Projeto.

Em um ambiente de aprendizado vibrante, seguro, criativo e inspirador, os estudantes Planck aprendem a colaborar, comunicar e resolver problemas reais, descobrem e desenvolvem suas paixões, aprendem a fazer escolhas, têm a chance de encontrar sua voz e desenvolver um profundo conhecimento e compreensão que extrapola a sala de aula.

COM UM CURRÍCULO INCOMPARÁVEL, COM ALTO RIGOR ACADÊMICO, VAMOS TRABALHAR JUNTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

A emoção da descoberta e exploração ganha vida dentro da sala de aula. Todos os dias, nossos professores oferecem uma experiência educacional incomparável, baseada em:

1

Currículo pautado no desenvolvimento da aprendizagem socioemocional

2

Aprendizagem Colaborativa​

3

Aprendizagem baseada em projetos

4

Equidade​

APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL

As competências socioemocionais são conhecimentos, habilidades, atitudes e mentalidades essenciais que os individuos necessitam para ter sucesso na vida.

O Projeto Político Pedagógico do Planck está fundamentado no desenvolvimento de habilidades e competências de aprendizagem social e de inteligência emocional, pois sabemos que tal desenvolvimento produz resultados significativos nas questões acadêmicas, comportamentais, emocionais, sociais e cognitivas de nossos alunos.

Nosso Projeto foi construído com o propósito de desenvolver nos nossos estudantes as competências intrapessoal, interpessoal e cognitiva, e para isso, estabelecemos metas para o crescimento dos estudantes em diferentes níveis de desenvolvimento.

O planejamento dos professores do Planck contempla experiências e vivências que apoiam o desenvolvimento de habilidades que o estudante necessita para compreender a si e aos outros, a criar relacionamentos saudáveis, trabalhar em direção a alcançar metas, a tomar decisões responsáveis e desenvolver resiliência, confiança e bem estar.

APRENDIZAGEM COLABORATIVA

A aprendizagem colaborativa é uma metodologia de ensino pautada na interação, colaboração e participação ativa dos estudantes.  É uma forma efetiva de tornar o aprendizado envolvente e significativo, e o Planck utiliza esta metodologia por acreditar nos seus inúmeros benefícios.

O planejamento dos professores do Planck contempla propostas que privilegiam o trabalho em grupo e a construção coletiva de saberes, situações, em que a autonomia e o cooperativismo são amplamente estimulados. Todos os estudantes são incentivados a ampliarem seus conhecimentos de maneira proativa e investigativa.

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

A aprendizagem baseada em projetos é uma das formas mais eficazes de envolver os estudantes com o conteúdo de aprendizagem. É uma metodologia que envolve os estudantes com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um projeto que tenha ligação com o mundo real.

Os professores Planck se esforçam para criar experiências inovadoras que envolvem nossos estudantes em projetos complexos do mundo adulto.

Nossos estudantes se envolvem com o mundo ao seu redor criando projetos que os ajudam a explorar os tópicos da área de conteúdo e a desenvolver habilidades para aplicar seus novos conhecimentos. Eles são envolvidos em um processo de pesquisa, elaboração de hipóteses, busca por recursos e aplicação prática da informação para chegar a uma solução ou produto final.

Prevemos paradas para reflexão, feedback, autoavaliação e avaliação dos pares, discussão com grupos e atividades para melhoria de ideias.

Essa abordagem adota o princípio da aprendizagem colaborativa e contribui para o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, pilares fundamentais do Planck.

Estudantes e professores Planck desenvolvem juntos qualidades pessoais como integridade, confiança, empatia, curiosidade e reflexão.

EQUIDADE

Há três principios básicos e fundamentais para um projeto bem-sucedido: exposição, rascunhos múltiplos e crítica. Todos culminam em uma exibição pública ou apresentação, exigem que os estudantes produzam vários rascunhos, e incorporam a crítica dos colegas frequentemente.

Sessões formais de crítica dão aos estudantes a oportunidade de aprender com o trabalho uns dos outros, e com os comentários uns dos outros, em um contexto estruturado e seguro – isso pode incluir a crítica do processo, bem como do produto. Existem dois tipos básicos de sessão de crítica, a instrucional e a de pares.

Como o Planck adota o princípio da aprendizagem colaborativa e uma das metodologias de ensino está fundamentada na aprendizagem baseada em projetos, consideramos fundamental a prática do feedback enquanto ferramenta de desenvolvimento.

Os estudantes do Planck aprendem a fazer críticas aos trabalho uns dos outros, a dar feedback aos pares, observando os critérios de justiça e a receber feedback de alta qualidade dos professores para melhoraria de seus processos e produto.

Responder construtivamente às críticas é uma valiosa habilidade, e quando aplicado ao trabalho escolar, tem um potencial incrível.

 

Colegio-Planck-Ensino-Fundamental-Anos-Finais-(1)
Colegio-Planck-Ensino-Fundamental-Anos-Finais-(2)
Colegio-Planck-Ensino-Fundamental-Anos-Finais-(3)
Colegio-Planck-Ensino-Fundamental-Anos-Finais-(4)
Colegio-Planck-Ensino-Fundamental-Anos-Finais-(5)
Colegio-Planck-Ensino-Fundamental-Anos-Finais-(6)
Colegio-Planck-Ensino-Fundamental-Anos-Finais-(7)

PRINCÍPIOS DO ENSINO

  1. Estudantes no centro de seu aprendizado;
  2. Estudantes incentivados a serem criativos, inovadores e assumir riscos;
  3. Paixão pelo aprendizado;
  4. Cultura de pertencimento;
  5. Mentalidade de crescimento diante de qualquer desafio – a crença de que o esforço, em vez da habilidade inata, é o que mais importa;
  6. Cada estudante tem um potencial único;
  7. Todo mundo é um aprendiz e todo mundo é um professor;
  8. Relacionamentos são essenciais para grandes resultados na aprendizagem.

 

O Programa Curricular do Colégio Planck foi construído com o propósito de oportunizar experiências e vivências para que nossos estudantes possam desenvolver-se de maneira integral nos seguintes aspectos:

Cognitivo

Refere-se não apenas ao conhecimento e habilidades acadêmicas, mas também à capacidade de pensamento crítico, investigação e criatividade.

Social

 Desenvolvimento de habilidades interpessoais, habilidades de comunicação e colaboração, e a capacidade de se adaptar e se sentir confortável em uma ampla variedade de estruturas sociais.

Emocional

Desenvolvimento de autodisciplina, domínio pessoal e autodireção, e a capacidade de permanecer emocionalmente estável em situações favoráveis e adversas.

Físico

A capacidade de gerenciar a saúde pessoal por meio do desenvolvimento e manutenção de hábitos saudáveis, desenvolvimento de habilidades em uma variedade de esportes e diversão em vários tipos de atividades físicas.

Ético

 É tudo sobre caráter e valores; a capacidade de diferenciar entre o certo e o errado; e fazer o que é certo porque é certo, e não por medo de consequências. Ajuda a desenvolver uma sensação de calma e paz interior; um senso de unidade com o mundo externo e uma apreciação de sua beleza.

As melhores práticas estão incorporadas em todos os aspectos da vida estudantil Planck:

  • Na aprendizagem em sala de aula;
  • Na Academia Sherlock;
  • No Laboratório de Soluções;
  • No Clube de Debates;
  • No Programa Planck de Mentoria;          
  • Durante o intervalo recreativo e nas atividades ao ar livre;
  • No Programa Planck de Atividades Extracurriculares;
  • Na linguagem comum e abordagem de cuidado que os professores usam para responder às necessidades dos estudantes.

Nosso compromisso é com a formação de jovens confiantes, pensadores, tomadores de decisão, independentes e capazes de dar forma ao futuro.

O estudante Planck é estimulado a ser um sujeito ativo nas situações de ensino-aprendizagem, a internalizar seus conhecimentos, suas dúvidas, a compartilhar sentidos, a explicar e argumentar a respeito de suas hipóteses, quer seja individualmente ou em grupo.

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais

Por que o Planck é um
Colégio de Alto Desempenho?

  • ENSINO DE ALTO PADRÃO
  • METODOLOGIA DE Ensino inovadorA
  • AMBIENTES FORA DO TRADICIONAL
  • FOCO TOTAL NO ESTUDANTE

Blog

Prof. André Guadalupe representa o Colégio Planck no Tech Meet-Up com palestra sobre Educação Digital

A convite da plataforma SAS de Educação, nosso cofundador e diretor, Prof. André Guadalupe, palestrou na 1ª Edição do Tech Meet-Up de 2025, evento que

Leia mais »
9 de maio de 2025 Nenhum comentário
Profissional da equipe da escola mostrando acolhimento ao estudante com a volta das aulas

Acolhimento é mais do que carinho: é estratégia de formação

Entenda por que 98,4% dos pais aprovam o ensino do Planck e reconhecem nosso compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. O acolhimento no colégio

Leia mais »
7 de maio de 2025 Nenhum comentário
Estudantes em sala de labóratório de escola particular em SJC.

Conheça o Colégio Planck: educação de alto desempenho

O Colégio Planck oferece uma educação de alto desempenho, combinando metodologia inovadora, infraestrutura moderna e suporte educacional completo para preparar os estudantes para desafios acadêmicos

Leia mais »
5 de maio de 2025 Nenhum comentário
Estudantes prestando atenção na aula, exemplificando que estão refletindo sobre as estratégias para o próximo ciclo de acordo com os resultados das provas.

Resultados das provas: reflexões e estratégias para o próximo ciclo

Os resultados das provas não devem ser vistos apenas como números, mas como oportunidades de crescimento, para transformar desafios em aprendizados.  A cada novo ciclo

Leia mais »
28 de abril de 2025 Nenhum comentário
A participação da família no dia a dia do colégio, exemplo de pai tirando foto de apresentação em evento escolar.

A participação da família no dia a dia do colégio

O envolvimento dos pais não apenas melhora o desempenho escolar, mas também contribui para a formação de indivíduos mais autônomos e preparados para o futuro.

Leia mais »
21 de abril de 2025 Nenhum comentário
Estudantes participante de atividade da Semana da Virtude do Colégio Planck.

Semana da Virtude: um momento para praticar o autoconhecimento

A Semana da Virtude é um dos momentos mais empolgantes e especiais do ano letivo do Colégio Planck. Ela foi criada com o propósito de

Leia mais »
14 de abril de 2025 Nenhum comentário
Acesse nosso Blog
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Endereço: Av. Cassiano Ricardo, 1963 – Jardim Aquarius
São José dos Campos – SP | 12240-540
Email: contato@colegioplanck.com.br
Telefone: +55 12 3341-0222

Veja como chegar

Trabalhe Conosco

logo Unesco Colégio Planck
sas paltaforma de educação
global box

© 2025 Colégio Planck – Todos os direitos reservados
Política de privacidade 

VOCÊ PODE SER TUDO, VOCÊ TEM QUE SER ÚNICO.
DESENVOLVIDO POR GS2 Marketing
Translate »
O Colégio Planck oferece ferramentas para que cada estudante seja protagonista da sua própria história. Com uma metodologia focada em áreas de conhecimento, projetos e habilidades socioemocionais, oferecemos aos nossos estudantes um ensino que promove o alto desempenho. Nossos processos educacionais vão possibilitar que cada estudante esteja preparado para o que ele escolher para o futuro e se torne um cidadão diferenciado, ético, competente, autônomo, relevante e global.
  • Home
  • Quem somos
  • O Colégio
  • Alumni Planck
  • Blog
  • Ebooks Gratuitos
  • Planck Talks
  • Planck Internacional
  • Eventos
  • Projetos Especiais
  • Quero Ser Planck
  • Resultados e Aprovações
  • E-Planck
  • Área do Professor
  • Contato
  • Home
  • Quem somos
  • O Colégio
  • Alumni Planck
  • Blog
  • Ebooks Gratuitos
  • Planck Talks
  • Planck Internacional
  • Eventos
  • Projetos Especiais
  • Quero Ser Planck
  • Resultados e Aprovações
  • E-Planck
  • Área do Professor
  • Contato