Ensino Fundamental
- Anos Finais

O bem-estar de nossos ESTUDANTES está no centro do nosso Projeto.

Em um ambiente de aprendizado vibrante, seguro, criativo e inspirador, os estudantes Planck aprendem a colaborar, comunicar e resolver problemas do mundo real, descobrem e desenvolvem suas paixões, aprendem a fazer escolhas, têm a chance de encontrar sua voz e desenvolver um profundo conhecimento e compreensão que extrapola a sala de aula.

COM UM CURRÍCULO INCOMPARÁVEL, COM ALTO RIGOR ACADÊMICO, VAMOS TRABALHAR JUNTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

A emoção da descoberta e exploração ganha vida dentro da sala de aula. Todos os dias, nossos professores oferecem uma experiência educacional incomparável, baseada em:

1

Currículo pautado no desenvolvimento da aprendizagem socioemocional

2

Aprendizagem Colaborativa​

3

Aprendizagem baseada em projetos

4

Equidade​

APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL

As competências socioemocionais são conhecimentos, habilidades, atitudes e mentalidades essenciais que os individuos necessitam para ter sucesso na vida.

O Projeto Político Pedagógico do Planck está fundamentado no desenvolvimento de habilidades e competências de aprendizagem social e de inteligência emocional, pois sabemos que tal desenvolvimento produz resultados significativos nas questões acadêmicas, comportamentais, emocionais, sociais e cognitivas de nossos alunos.

Nosso Projeto foi construído com o propósito de desenvolver nos nossos estudantes as competências intrapessoal, interpessoal e cognitiva, e para isso, estabelecemos metas para o crescimento dos estudantes em diferentes níveis de desenvolvimento.

O planejamento dos professores do Planck contempla experiências e vivências que apoiam o desenvolvimento de habilidades que o estudante necessita para compreender a si e aos outros, a criar relacionamentos saudáveis, trabalhar em direção a alcançar metas, a tomar decisões responsáveis e desenvolver resiliência, confiança e bem estar.

APRENDIZAGEM COLABORATIVA

A aprendizagem colaborativa é uma metodologia de ensino pautada na interação, colaboração e participação ativa dos estudantes.  É uma forma efetiva de tornar o aprendizado envolvente e significativo, e o Planck utiliza esta metodologia por acreditar nos seus inúmeros benefícios.

O planejamento dos professores do Planck contempla propostas que privilegiam o trabalho em grupo e a construção coletiva de saberes, situações, em que a autonomia e o cooperativismo são amplamente estimulados. Todos os estudantes são incentivados a ampliarem seus conhecimentos de maneira proativa e investigativa.

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

A aprendizagem baseada em projetos é uma das formas mais eficazes de envolver os estudantes com o conteúdo de aprendizagem. É uma metodologia que envolve os estudantes com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um projeto que tenha ligação com o mundo real.

Os professores Planck se esforçam para criar experiências inovadoras que envolvem nossos estudantes em projetos complexos do mundo adulto.

Nossos estudantes se envolvem com o mundo ao seu redor criando projetos que os ajudam a explorar os tópicos da área de conteúdo e a desenvolver habilidades para aplicar seus novos conhecimentos. Eles são envolvidos em um processo de pesquisa, elaboração de hipóteses, busca por recursos e aplicação prática da informação para chegar a uma solução ou produto final.

Prevemos paradas para reflexão, feedback, autoavaliação e avaliação dos pares, discussão com grupos e atividades para melhoria de ideias.

Essa abordagem adota o princípio da aprendizagem colaborativa e contribui para o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, pilares fundamentais do Planck.

Estudantes e professores Planck desenvolvem juntos qualidades pessoais como integridade, confiança, empatia, curiosidade e reflexão.

EQUIDADE

Há três principios básicos e fundamentais para um projeto bem-sucedido: exposição, rascunhos múltiplos e crítica. Todos culminam em uma exibição pública ou apresentação, exigem que os estudantes produzam vários rascunhos, e incorporam a crítica dos colegas frequentemente.

Sessões formais de crítica dão aos estudantes a oportunidade de aprender com o trabalho uns dos outros, e com os comentários uns dos outros, em um contexto estruturado e seguro – isso pode incluir a crítica do processo, bem como do produto. Existem dois tipos básicos de sessão de crítica, a instrucional e a de pares.

Como o Planck adota o princípio da aprendizagem colaborativa e uma das metodologias de ensino está fundamentada na aprendizagem baseada em projetos, consideramos fundamental a prática do feedback enquanto ferramenta de desenvolvimento.

Os estudantes do Planck aprendem a fazer críticas aos trabalho uns dos outros, a dar feedback aos pares, observando os critérios de justiça e a receber feedback de alta qualidade dos professores para melhoraria de seus processos e produto.

Responder construtivamente às críticas é uma valiosa habilidade, e quando aplicado ao trabalho escolar, tem um potencial incrível.

 

PRINCÍPIOS DO ENSINO

  1. Estudantes no centro de seu aprendizado.
  2. Estudantes incentivados a serem criativos, inovadores e assumir riscos.
  3. Paixão pelo aprendizado.
  4. Cultura de pertencimento.
  5. Mentalidade de crescimento diante de qualquer desafio – a crença de que o esforço, em vez da habilidade inata, é o que mais importa.
  6. Cada estudante tem um potencial único.
  7. Todo mundo é um aprendiz e todo mundo é um professor.
  8. Relacionamentos são essenciais para grandes resultados na aprendizagem.
O Programa Curricular do Colégio Planck foi construído com o propósito de oportunizar experiências e vivências para que nossos estudantes possam desenvolver-se de maneira integral nos seguintes aspectos:

Cognitivo

Refere-se não apenas ao conhecimento e habilidades acadêmicas, mas também à capacidade de pensamento crítico, investigação e criatividade.

Social

 Desenvolvimento de habilidades interpessoais, habilidades de comunicação e colaboração, e a capacidade de se adaptar e se sentir confortável em uma ampla variedade de estruturas sociais.

Emocional

Desenvolvimento de autodisciplina, domínio pessoal e autodireção, e a capacidade de permanecer emocionalmente estável em situações favoráveis e adversas.

Físico

A capacidade de gerenciar a saúde pessoal por meio do desenvolvimento e manutenção de hábitos saudáveis, desenvolvimento de habilidades em uma variedade de esportes e diversão em vários tipos de atividades físicas.

Ético

 É tudo sobre caráter e valores; a capacidade de diferenciar entre o certo e o errado; e fazer o que é certo porque é certo, e não por medo de consequências. Ajuda a desenvolver uma sensação de calma e paz interior; um senso de unidade com o mundo externo e uma apreciação de sua beleza.

As melhores práticas estão incorporadas em todos os aspectos da vida estudantil Planck:

  • Na aprendizagem em sala de aula
  • Na Academia Sherlock
  • No Laboratório de Soluções
  • No Clube de Debates
  • No Programa Planck de Mentoria           
  • Durante o intervalo recreativo e nas atividades ao ar livre
  • No Programa Planck de Atividades Extracurriculares
  • Na linguagem comum e abordagem de cuidado que os professores usam para responder às necessidades dos estudantes

Nosso compromisso é com a formação de jovens confiantes, pensadores, tomadores de decisão, independentes e capazes de dar forma ao futuro.

O estudante Planck é estimulado a ser um sujeito ativo nas situações de ensino-aprendizagem, a internalizar seus conhecimentos, suas dúvidas, a compartilhar sentidos, a explicar e argumentar a respeito de suas hipóteses, quer seja individualmente ou em grupo.

Quero conhecer o Planck

Por que o Planck é um Colégio e Curso de Alto Desempenho?

  • ENSINO DE ALTO PADRÃO
  • METODOLOGIA DE Ensino inovadorA
  • AMBIENTES FORA DO TRADICIONAL
  • FOCO TOTAL NO ALUNO ESTUDANTE

Blog

Guia Planck de Hambúrguer

Olá, Família Planck! ⠀ No dia 28 de maio é celebrado o Dia Mundial do Hambúrguer, e para celebrar esta data elaboramos um Guia Planck

Leia mais »

Guia Planck de Museus

Olá Família Planck, espero que estejam todos bem! No dia 18 de maio de 2020 é celebrado o Dia Internacional dos Museus e como convite

Leia mais »

Avenida Cassiano Ricardo, 1963 – Parque Res. Aquarius
São José dos Campos