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Ensino Fundamental
- Anos Finais

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS
ENSINO MÉDIO

O bem-estar de nossos ESTUDANTES está no centro do nosso Projeto.

Em um ambiente de aprendizado vibrante, seguro, criativo e inspirador, os estudantes Planck aprendem a colaborar, comunicar e resolver problemas reais, descobrem e desenvolvem suas paixões, aprendem a fazer escolhas, têm a chance de encontrar sua voz e desenvolver um profundo conhecimento e compreensão que extrapola a sala de aula.

COM UM CURRÍCULO INCOMPARÁVEL, COM ALTO RIGOR ACADÊMICO, VAMOS TRABALHAR JUNTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

A emoção da descoberta e exploração ganha vida dentro da sala de aula. Todos os dias, nossos professores oferecem uma experiência educacional incomparável, baseada em:

1

Currículo pautado no desenvolvimento da aprendizagem socioemocional

2

Aprendizagem Colaborativa​

3

Aprendizagem baseada em projetos

4

Equidade​

APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL

As competências socioemocionais são conhecimentos, habilidades, atitudes e mentalidades essenciais que os individuos necessitam para ter sucesso na vida.

O Projeto Político Pedagógico do Planck está fundamentado no desenvolvimento de habilidades e competências de aprendizagem social e de inteligência emocional, pois sabemos que tal desenvolvimento produz resultados significativos nas questões acadêmicas, comportamentais, emocionais, sociais e cognitivas de nossos alunos.

Nosso Projeto foi construído com o propósito de desenvolver nos nossos estudantes as competências intrapessoal, interpessoal e cognitiva, e para isso, estabelecemos metas para o crescimento dos estudantes em diferentes níveis de desenvolvimento.

O planejamento dos professores do Planck contempla experiências e vivências que apoiam o desenvolvimento de habilidades que o estudante necessita para compreender a si e aos outros, a criar relacionamentos saudáveis, trabalhar em direção a alcançar metas, a tomar decisões responsáveis e desenvolver resiliência, confiança e bem estar.

APRENDIZAGEM COLABORATIVA

A aprendizagem colaborativa é uma metodologia de ensino pautada na interação, colaboração e participação ativa dos estudantes.  É uma forma efetiva de tornar o aprendizado envolvente e significativo, e o Planck utiliza esta metodologia por acreditar nos seus inúmeros benefícios.

O planejamento dos professores do Planck contempla propostas que privilegiam o trabalho em grupo e a construção coletiva de saberes, situações, em que a autonomia e o cooperativismo são amplamente estimulados. Todos os estudantes são incentivados a ampliarem seus conhecimentos de maneira proativa e investigativa.

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

A aprendizagem baseada em projetos é uma das formas mais eficazes de envolver os estudantes com o conteúdo de aprendizagem. É uma metodologia que envolve os estudantes com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um projeto que tenha ligação com o mundo real.

Os professores Planck se esforçam para criar experiências inovadoras que envolvem nossos estudantes em projetos complexos do mundo adulto.

Nossos estudantes se envolvem com o mundo ao seu redor criando projetos que os ajudam a explorar os tópicos da área de conteúdo e a desenvolver habilidades para aplicar seus novos conhecimentos. Eles são envolvidos em um processo de pesquisa, elaboração de hipóteses, busca por recursos e aplicação prática da informação para chegar a uma solução ou produto final.

Prevemos paradas para reflexão, feedback, autoavaliação e avaliação dos pares, discussão com grupos e atividades para melhoria de ideias.

Essa abordagem adota o princípio da aprendizagem colaborativa e contribui para o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, pilares fundamentais do Planck.

Estudantes e professores Planck desenvolvem juntos qualidades pessoais como integridade, confiança, empatia, curiosidade e reflexão.

EQUIDADE

Há três principios básicos e fundamentais para um projeto bem-sucedido: exposição, rascunhos múltiplos e crítica. Todos culminam em uma exibição pública ou apresentação, exigem que os estudantes produzam vários rascunhos, e incorporam a crítica dos colegas frequentemente.

Sessões formais de crítica dão aos estudantes a oportunidade de aprender com o trabalho uns dos outros, e com os comentários uns dos outros, em um contexto estruturado e seguro – isso pode incluir a crítica do processo, bem como do produto. Existem dois tipos básicos de sessão de crítica, a instrucional e a de pares.

Como o Planck adota o princípio da aprendizagem colaborativa e uma das metodologias de ensino está fundamentada na aprendizagem baseada em projetos, consideramos fundamental a prática do feedback enquanto ferramenta de desenvolvimento.

Os estudantes do Planck aprendem a fazer críticas aos trabalho uns dos outros, a dar feedback aos pares, observando os critérios de justiça e a receber feedback de alta qualidade dos professores para melhoraria de seus processos e produto.

Responder construtivamente às críticas é uma valiosa habilidade, e quando aplicado ao trabalho escolar, tem um potencial incrível.

 

Colegio-Planck-Ensino-Fundamental-Anos-Finais-(1)
Colegio-Planck-Ensino-Fundamental-Anos-Finais-(2)
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PRINCÍPIOS DO ENSINO

  1. Estudantes no centro de seu aprendizado;
  2. Estudantes incentivados a serem criativos, inovadores e assumir riscos;
  3. Paixão pelo aprendizado;
  4. Cultura de pertencimento;
  5. Mentalidade de crescimento diante de qualquer desafio – a crença de que o esforço, em vez da habilidade inata, é o que mais importa;
  6. Cada estudante tem um potencial único;
  7. Todo mundo é um aprendiz e todo mundo é um professor;
  8. Relacionamentos são essenciais para grandes resultados na aprendizagem.

 

O Programa Curricular do Colégio Planck foi construído com o propósito de oportunizar experiências e vivências para que nossos estudantes possam desenvolver-se de maneira integral nos seguintes aspectos:

Cognitivo

Refere-se não apenas ao conhecimento e habilidades acadêmicas, mas também à capacidade de pensamento crítico, investigação e criatividade.

Social

 Desenvolvimento de habilidades interpessoais, habilidades de comunicação e colaboração, e a capacidade de se adaptar e se sentir confortável em uma ampla variedade de estruturas sociais.

Emocional

Desenvolvimento de autodisciplina, domínio pessoal e autodireção, e a capacidade de permanecer emocionalmente estável em situações favoráveis e adversas.

Físico

A capacidade de gerenciar a saúde pessoal por meio do desenvolvimento e manutenção de hábitos saudáveis, desenvolvimento de habilidades em uma variedade de esportes e diversão em vários tipos de atividades físicas.

Ético

 É tudo sobre caráter e valores; a capacidade de diferenciar entre o certo e o errado; e fazer o que é certo porque é certo, e não por medo de consequências. Ajuda a desenvolver uma sensação de calma e paz interior; um senso de unidade com o mundo externo e uma apreciação de sua beleza.

As melhores práticas estão incorporadas em todos os aspectos da vida estudantil Planck:

  • Na aprendizagem em sala de aula;
  • Na Academia Sherlock;
  • No Laboratório de Soluções;
  • No Clube de Debates;
  • No Programa Planck de Mentoria;          
  • Durante o intervalo recreativo e nas atividades ao ar livre;
  • No Programa Planck de Atividades Extracurriculares;
  • Na linguagem comum e abordagem de cuidado que os professores usam para responder às necessidades dos estudantes.

Nosso compromisso é com a formação de jovens confiantes, pensadores, tomadores de decisão, independentes e capazes de dar forma ao futuro.

O estudante Planck é estimulado a ser um sujeito ativo nas situações de ensino-aprendizagem, a internalizar seus conhecimentos, suas dúvidas, a compartilhar sentidos, a explicar e argumentar a respeito de suas hipóteses, quer seja individualmente ou em grupo.

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

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Por que o Planck é um Colégio de Alto Desempenho?

  • ENSINO DE ALTO PADRÃO
  • METODOLOGIA DE Ensino inovadorA
  • AMBIENTES FORA DO TRADICIONAL
  • FOCO TOTAL NO ESTUDANTE

Blog

A passagem para o 6º ano do Ensino Fundamental pode ser bastante intensa para os estudantes, a começar pelo aumento do número de professores. Veja quais são as novas disciplinas desse período escolar e o que o Colégio Planck faz para possibilitar que essa transição seja mais tranquila. O que muda do 5º para o 6º ano? Em muitos aspectos, a transição do ensino fundamental anos iniciais para os anos finais vai gerar uma certa insegurança nos estudantes. Além das próprias mudanças que eles vivenciam no corpo e comportamento nesta fase, ainda surge uma outra configuração pedagógica, com diferente estrutura curricular e novo perfil de professores. Quando o estudante ingressa no 6º ano, ele é desafiado a desenvolver uma outra postura pessoal e acadêmica, serão novas responsabilidades, deveres e carga horária. Além disso, muitos também vivenciam uma mudança de escola, sujeitando-os a uma adaptação importante com a cultura da instituição escolar e a construção de novas amizades e relacionamentos com o time pedagógico. Neste momento, começa um desenvolvimento socioemocional significativo que coloca em seus vocabulários palavras como: organização, foco, autogestão, entre outras competências essenciais para o desempenho pedagógico. Quais são as disciplinas do 6º ano do Ensino Fundamental? Para o filósofo e matemático René Descartes, para obtenção do conhecimento, é necessário fragmentar conteúdos em parcelas menores para facilitar a avaliação posterior. É pela influência desse método cartesiano de reflexão que as disciplinas escolares estão configuradas. E é justamente a partir do 6º ano, que os estudantes vão vivenciar essa fragmentação de forma definitiva, não só nas disciplinas, mas também no número de professores, até o término do ciclo de formação básica no Ensino Médio. Até o 5º ano, a maioria dos estudantes tinham um único professor que ministrava todos conteúdos (Português, Matemática, História, Geografia, Inglês, Arte e Informática), mas a partir do 6º ano isso muda. Para cada nova disciplina, eles terão um professor. A partir da homologação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), quando os estudantes chegam ao 6º ano, as novas disciplinas são divididas em áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Dentro de cada uma delas, há os seus componentes, que são as disciplinas, que nesta fase, ganham mais complexidade. São elas: Linguagens Língua Portuguesa Arte Educação Física Língua Inglesa Matemática Matemática Ciências da Natureza Ciências Ciências Humanas História Geografia Projetos Pedagógicos oferecidos pelo Colégio Planck Para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, que é um dos pilares do Colégio Planck, além do alto desempenho, são oferecidas ferramentas pedagógicas que estão em consonância com a metodologia da aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem colaborativa. Esses projetos especiais visam especialmente o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes a partir dessa nova fase escolar, além do pensamento crítico, criatividade e socialização. Entre eles, estão: Academia Sherlock A Academia Sherlock é um conjunto de ações pedagógicas, que são desenvolvidas em um ambiente lúdico e que utiliza como ferramenta a metodologia ativa de aprendizagem conhecida como “estudo de caso”. Com essa abordagem, pressupõe a participação dos estudantes na resolução de situações problemas ou contexto para que ele aprenda a partir da experimentação. Nesta disciplina, o estudante utiliza, de forma prática, seus conhecimentos ou seu repertório de informações, interligando e relacionando teorias com práticas. Clube de Debates O Clube de Debates trabalha a confiança dos estudantes para falar e estimular relacionamentos. Nesta disciplina, os estudantes desenvolvem e aprofundam o conhecimento e a compreensão do assunto. Em duplas, trios ou grupos os estudantes se tornam exploradores do assunto em questão. Laboratório de Soluções O Laboratório Design Maker é um espaço dedicado à experimentação, onde os estudantes são incentivados a criar, construir e a trabalhar de forma colaborativa. É uma das ferramentas mais importantes de aprendizado, pois a cultura maker atua como um canal para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Dessa forma, os estudantes podem estimular a imaginação, criatividade, invenção, entre outras habilidades. Como funciona o 6º ano no Colégio Planck? O Programa Curricular do Colégio Planck foi construído de forma a proporcionar experiências e vivências para que os estudantes possam desenvolver-se de maneira integral nos aspectos cognitivo, social, emocional, físico e ético. A equipe do Colégio Planck sabe que a passagem para o 6º ano é uma fase de transição importante e que pode gerar muita insegurança nos estudantes, por isso, é totalmente responsável pelo acolhimento, diagnóstico e nivelamento desses novos integrantes. O acolhimento dos novos estudantes é realizado por uma Orientação Educacional dedicada para o 6º ano, que vai ajudá-los a fazer uma leitura do novo ambiente, estabelecendo uma relação de franqueza e confiança. Questões como dificuldades com as novas disciplinas, avaliações, o medo de tantas matérias, a dificuldade de se organizar para estudar, organização com o próprio material didático e até o medo de se perder dentro das novas instalações, são questões amenizadas a partir do diálogo constante com a Orientação Educacional. Portanto, dentro desse processo, a Orientação está totalmente aberta para uma escuta atenta e um caminhar junto com eles para que recebam o maior apoio possível para enfrentar os novos desafios e aproveitar de forma mais tranquila essa fase de descobertas e crescimento.

Quais são as disciplinas oferecidas a partir do 6º ano?

A passagem para o 6º ano do Ensino Fundamental pode ser bastante intensa para os estudantes, a começar pelo aumento do número de professores. Veja

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18 de maio de 2022 Nenhum comentário
Com mais de 3 milhões de inscritos só no ano passado, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é a principal porta de entrada para o ensino superior no nosso país. No entanto, neste ano, haverá algumas mudanças no exame. Veja neste texto, o que o estudante deve esperar para o Enem 2022, que abre inscrições agora no mês de maio. Saiba mais sobre o ENEM O ENEM a maior prova de proficiência do Brasil existe há 25 anos, foi criado para aferir os conhecimentos dos estudantes concluintes da formação básica, para que a partir desses resultados, fossem criadas estratégias para evolução e melhoria da educação. Ao longo dos anos o ENEM foi conquistando mais espaço, em 2000 começou a ser utilizado como parte da nota em alguns vestibulares mas foi em 2009, com a criação do Sisu (Sistema de Seleção Unificado), que o exame foi elevado ao patamar de importância nacional proporcionando acesso a diversas universidades públicas e privadas como critério único de seleção para ingresso dos estudantes em seus cursos de graduação e também por meio de programas educacionais como o Sisu, Fies e Prouni. No último dia 28 de abril, foram publicados os editais sobre a realização do ENEM 2022 digital e impresso, que trouxe datas de inscrições, provas e regras. Inscrições para o ENEM O Inep já divulgou as datas para o ENEM, a primeira que os estudantes devem se preocupar é com a inscrição, que já é agora no mês de maio, de 10 a 21. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85,00, e deve ser paga por meio da impressão da GRU ( guia de recolhimento da união). O período para pagamento da taxa de inscrição é de 10 a 27 de maio. A inscrição do Enem 2022 digital e para a versão impressa deve ser realizada pelo endereço < enem.inep.gov.br/participante. No momento da inscrição o estudante deverá ficar atento com as informações referentes ao seu perfil, sobre o atendimento especializado, tipo de prova, língua estrangeira, local de realização das provas e conferir com muita atenção o preenchimento dos seus dados pessoais. Aplicação das provas Desde 2017, as provas do ENEM são aplicadas em dois domingos consecutivos que, neste ano, acontecem em 13 e 20 de novembro. Nestes dias, os portões se abrem ao meio-dia e se fecham às 13. As provas começam às 13h30. No dia 13, o término das provas está marcado para as 19h, e no dia 20, para as 18h30. No primeiro dia, as provas serão de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas tecnologias. No segundo, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. A data dos resultados das provas ainda não foi divulgada. Quais as mudanças do ENEM 2022? O exame já passou por algumas reformulações ao longo do ano, e neste ano, também terá mudanças. É uma medida diretamente relacionada ao novo ensino médio, que passou a valer a partir desse ano e provocou uma alteração no currículo desta etapa escolar. Atualmente, as disciplinas estão divididas em 4 grandes áreas de conhecimento: Matemática e suas tecnologias; Linguagens e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias. Cada prova tem 45 questões de múltipla escolha. Segundo uma proposta do CNAE, a expectativa seria que a prova do primeiro dia do ENEM tivesse uma abordagem interdisciplinar, sem divisão de matérias, para avaliar a formação geral do estudante. Outra sugestão realizada em conversas entre o MEC, Inep, Consed e CNAE sobre o segundo dia de provas, foi a possibilidade dos estudantes optarem por provas diferentes, confeccionadas a partir das competências escolhidas nos itinerários formativos, com provas no formato discursivo. Mas, em ambas as questões, o Ministério da Educação e o Inep ainda não bateram o martelo se a edição de 2022 já trará essas alterações. Tais modificações devem ser esperadas para a edição do Enem 2023. ENEM Digital Além disso, o ENEM Digital 2022, que é a versão digital da prova impressa, com o mesmo número de questões, passa a ser permitido apenas para os estudantes concluintes da 3ª Série do Ensino Médio ou aqueles que já concluíram. A expectativa do governo federal é que até 2026 esse sistema esteja plenamente implementado. No entanto, para a modalidade digital os estudantes não irão realizar a prova em casa, eles deverão se dirigir à instituição determinada pelo Inep, onde terão acesso a prova em computadores especializados, que não possuem acesso à internet e outros apps ou programas. Os treineiros, estudantes que estão cursando a 1ª ou 2ª séries do ensino médio, apenas poderão realizar a prova em sua versão impressa. Além disso, o candidato que se inscrever na versão impressa não poderá migrar depois para a digital e vice-versa. Neste ano, ainda serão realizados procedimentos específicos relacionados à biossegurança. Quem pode fazer o ENEM? Estudantes da 3ª Série do Ensino Médio; Estudantes que já concluíram o ensino médio; Estudantes que estão na 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio (treineiros) Pessoas que já concluíram o ensino médio e estão em restrição de liberdade; Gestantes e lactantes; Pessoas com deficiências físicas; Estrangeiros que tenham documento de identidade expedido pelo Ministério da Justiça e que tenham domínio da língua portuguesa. Dois lembretes importantes para a realização da prova do ENEM, para a correta identificação, o estudante deve estar com o seu RG atualizado e em perfeito estado para a realização de reconhecimento facial na entrada da sala de provas e portar caneta de tubo transparente de tinta preta, único material que é permitido para a realização das provas. Conclusão O Planck tem entre os seus pilares o alto desempenho. Portanto, o preparo dos estudantes ao longo do ensino médio para o ENEM e demais vestibulares é uma das pautas do colégio. Para isso, além das aulas curriculares, os estudantes realizam ciclos de simulados do ENEM e de diversas instituições para aferir conhecimentos e gestão do tempo ao longo do ano letivo, além de um programa semanal de elaboração de redação. Com esses resultados e um apoio constante da equipe pedagógica, cada estudante tem a chance de melhorar o seu desempenho, trabalhando seus pontos fortes e corrigindo a rota em suas fragilidades. Além disso, com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais também refinam suas competências para ter mais controle emocional e autogestão, que são quesitos muito importantes durante a realização dos vestibulares.

O que preciso saber sobre o ENEM?

Com mais de 3 milhões de inscritos só no ano passado, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é a principal porta de entrada para

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10 de maio de 2022 Nenhum comentário
Pode-se dizer que o raciocínio lógico permite a análise de uma questão a partir de um certo número de elementos que vão ajudar na tomada de decisão assertiva. Veja neste texto o que significa raciocínio lógico e como desenvolver essa habilidade. O que é o raciocínio lógico? Quem se lembra do Dr Spock, da série e filme “Star Trek”? Ele tem a capacidade de desenvolver conclusões razoáveis de forma brilhante a partir de um conjunto de informações. Essa é uma característica da ascendência vulcana dele, o raciocínio lógico. O raciocínio lógico é uma capacidade de organização e estruturação do pensamento a partir do uso de dados diversos, aumentando assim a eficiência para encontrar soluções para todas as questões. Mas se os vulcanos têm essa habilidade inata, e nós, seres humanos? Nós usamos o raciocínio, e raciocinar significa usar a razão, porém, nem sempre, o fazemos de forma lógica e organizada. Mesmo assim, se ainda não temos essa competência, é possível sim desenvolvê-la. Nas fases escolares e pré-vestibulares, é imprescindível que o estudante desenvolva o raciocínio lógico porque será fundamental para o bom resultado em provas e vestibulares. No entanto, para o futuro, também será uma competência muito importante para a vida profissional e pessoal, em vários aspectos. Em escolas que também trabalham as habilidades socioemocionais, como o Colégio Planck, essa competência também favorece o estímulo do pensamento crítico e da criatividade. Leia mais: Aprendizagem socioemocional na prática Como aprender o raciocínio lógico? Mesmo sem saber da necessidade de desenvolver essa habilidade, somos estimulados ao uso dela em várias situações do dia a dia, por exemplo, para calcular instintivamente o tempo que vamos levar para realizar uma determinada tarefa, ou seja, quanto tempo vamos gastar para ir de um lugar a outro. Neste caso, vamos precisar de dados para chegar a uma conclusão: qual é o tempo que temos para concluir a tarefa, a distância, de que forma queremos chegar (a pé, de bicicleta, de ônibus), etc. Essa é uma forma de entender o que é o raciocínio lógico matemático (quantitativo), que costuma estar associado a números. Porém, o raciocínio lógico também deve ser aplicado para várias questões, não só as matemáticas e não só do cotidiano, mas também para tomada de decisões muito importantes, porque prevê a análise de vários aspectos de um problema de forma objetiva, gerar ideias criativas e estabelecer metas. A partir dele podemos deliberar sobre assuntos que vão afetar a nossa vida: onde queremos estudar na fase universitária? Vamos ter recursos e condições? Esse curso tem a ver com o que esperamos da vida? Seremos felizes? Caso a lógica não seja utilizada em questões como essas, podemos nos basear apenas em emoções do momento e acabar tomando uma decisão muito errada. Como desenvolver raciocínio lógico? Assim como fazemos para ganharmos expertise em qualquer tema, para ficarmos craques no raciocínio lógico é preciso treino constante. Para isso, é possível tomar algumas iniciativas: Pratique o questionamento Faça a si mesmo perguntas para raciocínio lógico, para buscar novas descobertas sobre aspectos que ainda não havia considerado em uma questão. Esse hábito serve tanto para resolver problemas de raciocínio lógico, para matemática, por exemplo, como para outros assuntos do cotidiano. Na verdade, fazer esse exercício de forma constante vai ajudar a solucionar muitas outras questões da própria vida. Conheça algumas maneiras de treinar essa habilidade. Use aplicativos e jogos de raciocínio lógico Aplicativos e jogos específicos podem ajudar a treinar o seu cérebro para pensar de forma lógica. Eles servem para fazer esse treino de forma divertida e contribuir para a flexibilidade cerebral por meio de exercícios, brincadeiras e charadas de raciocínio lógico. Alguns deles são: Brainzzz, Luminosity, Elevate, Math Riddles, Fit Brains e até o bom e velho Sudoku, etc. Procure aprender uma nova habilidade Estudos de neurociência apontam que quando alguém aprende uma nova habilidade faz um treino de raciocínio lógico. Diferencie observação e indução Fazer essa diferenciação também ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico, porque a observação é a capacidade de usar seus sentidos para coletar dados, enquanto a indução é a conclusão tirada da observação. Após ter uma melhor compreensão sobre a observação, indução, dados e fatos pode tomar melhores decisões a partir do raciocínio lógico. Encontre um hobby criativo Quando uma pessoa pratica um passatempo criativo, que pode ser tocar um instrumento, pintar, escrever, etc, ela desenvolve naturalmente a capacidade de resolução de problemas, que também está intimamente ligada ao raciocínio lógico. Aprenda a desenvolver hipóteses Ao tentar antecipar o resultado da solução dos problemas, treina também as consequências daquela tomada de decisão e, assim, estimula a capacidade de raciocínio lógico. É preciso buscar fazer esse exercício regularmente para ampliar essa capacidade não só nas disciplinas escolares, mas em várias situações cotidianas. Treine a resolução de mistérios de livros e séries Ao ler romances ou ver séries policiais, tente decifrar o enigma antes do final da história. Comece eliminando as respostas que se apresentam impossíveis e vá trabalhando naquelas que são mais plausíveis. Aprenda a reconhecer padrões Essa competência é fundamental para desenvolver o raciocínio lógico, porque fortalece suas habilidades mentais. Por exemplo, quando se brinca com um aplicativo que mostra uma sequência de números, saber qual é o próximo fica muito mais fácil se reconhecer um padrão. Conclusão O Colégio Planck tem entre os seus pilares o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas, trabalho em equipe, etc. Como parte do seu projeto pedagógico, utiliza a aprendizagem baseada em projetos e a aprendizagem colaborativa, que estimulam os estudantes a trabalhar em equipe para solucionar problemas, o que contribui amplamente com o desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico. Um dos projetos pedagógicos que o Planck utiliza que induz muito ao raciocínio lógico é a Academia Sherlock, que visa desenvolver competências cognitivas e propriedades investigativas nos estudantes. O objetivo é prepará-los academicamente, mas também para a vida, para que sejam bem-sucedidos em seus projetos futuros.

Como desenvolver raciocínio lógico?

  Pode-se dizer que o raciocínio lógico permite a análise de uma questão a partir de um certo número de elementos que vão ajudar na

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9 de maio de 2022 Nenhum comentário
Você sabe o que é um propósito? Pode ser definido como um plano, um alvo, um grande desejo de alcançar ou realizar algo. Nós, aqui do Colégio Planck, acreditamos que nossos estudantes podem trilhar seus caminhos com propósito, o que vai impulsionar a atingir o ponto máximo de bons resultados em suas vidas. Passo a passo para um caminho de grandes conquistas Quem não quer atingir o ponto máximo em seus caminhos? Chegar ao topo traz grandes e positivos impactos na vida das pessoas, como admiração em seu meio social e portas abertas em vários setores. Além disso, há aquele sentimento bom de ter chegado lá, da explosão da alegria que foi construída ao longo do caminho, acumulada em cada pequena conquista do processo e até mesmo em cada dificuldade superada. O propósito vai funcionar como uma bússola que vai ajudar a atingir esse ponto, ajudando a superar obstáculos e somar mais força e determinação no percorrer da estrada. Mas, quais são as características de uma pessoa que atinge o máximo em seus resultados? Pode-se dizer que os talentos, habilidades, resistência mental e inteligência levam muitas pessoas a grandes conquistas na vida. Também é válido dizer que para chegar a esses bons resultados, essa pessoa trilhou um caminho certeiro que a ajudou a desenvolver essas competências em todos os pontos do trajeto, porque no final das contas para se chegar ao topo é necessária uma verdadeira edificação, uma construção, onde o caminho a ser percorrido precisa ser palmilhado tijolo a tijolo, passo a passo. Em inúmeros casos, esses resultados começam a ser desenhados no início do caminho, quando os estudantes ingressam no Colégio e entram em contato com um projeto pedagógico eficiente e bem planejado. Para construir esse caminho bem estruturado, aqui no Planck, nós temos o objetivo diário de oferecer os recursos mais aperfeiçoados para que nossos estudantes tenham sucesso nas atividades acadêmicas, nos seus relacionamentos pessoais, na sua jornada profissional, enfim, em toda a sua vida. Esse passo a passo em direção ao sucesso será pautado em nossos pilares pedagógicos que apontam os melhores resultados, como o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o alto desempenho. Quais os principais pontos desse caminho de sucesso? É possível dizer que um caminho de sucesso tem pontos de parada específicos que vão ajudar a atingir as metas no final. Assim, acreditamos que a aprendizagem socioemocional e o alto desempenho concedem aos nossos estudantes essa bagagem cognitiva e interpessoal, que vai levá-los ao reconhecimento de suas capacidades. Para isso, trazemos uma cultura de inovação legítima, time coeso e processos e indicadores bem mapeados. Por meio de propósito, missão e valores claros, estimulamos os estudantes ao alto desempenho, com atitudes de como adotar um planejamento de estudos, ter responsabilidades com seus compromissos, trabalhar as fragilidades e planejar o futuro. Essas posturas são possíveis devido ao amor pelo aprendizado que temos o prazer de desenvolver em nossos estudantes. Além disso, atuamos fortemente com a aprendizagem socioemocional, aprimorando as habilidades dos estudantes ao desenvolver aspectos como: Abertura ao Novo: curiosidade, pensamento criativo e científico, e interesse artístico; Autogestão: foco e organização, tomada de decisão responsável, autonomia e determinação; Amabilidade e Engajamento: empatia, respeito, assertividade, confiança, entusiasmo e iniciativa social; Resiliência Emocional: autoconfiança, tolerância ao estresse e à frustração. Essas habilidades socioemocionais têm sido extremamente valorizadas no mercado de trabalho, já que uma pessoa que consegue controlar as emoções, trabalhar em equipe, ter empatia e solucionar problemas tem ficado entre os profissionais mais buscados e desejados. Quando as pessoas começam a ter essa nova postura na vida desde a época de estudantes, não contam com a sorte em seus caminhos para atingir o sucesso, mas investem no próprio protagonismo e nas capacidades desenvolvidas para buscar o ponto exato onde querem chegar. Não seria o sucesso um sinônimo de felicidade? E se felicidade é o que todas as pessoas sempre buscam, esse é um dos nossos objetivos para os estudantes Planck. Estamos com mentes e matrículas abertas, felizes em receber novos estudantes para 2023, que queiram construir o seu caminho de aprendizado, sucesso e de felicidade.

Matrículas 2023 – Somos Únicos e juntos podemos construir um caminho com propósito

Onde você quer chegar em seu caminho? Você sabe o que é um propósito? Pode ser definido como um plano, um alvo, um grande desejo

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5 de maio de 2022 Nenhum comentário
Aprendizagem colaborativa e baseada em projetos, sala de aula invertida, tradicional, etc, são diversas as metodologias de ensino vigentes na Educação e cada uma tem suas características próprias. Antes de matricular os filhos em uma escola, muitos pais buscam saber qual é a que mais se adequa às suas realidades e expectativas. Conheça neste texto o que são metodologias de ensino, quais as principais e qual é utilizada pelo Colégio Planck. O que é metodologia de ensino? O termo metodologia de ensino se refere aos princípios gerais, ferramentas pedagógicas e estratégias que serão utilizadas para transmissão do conhecimento na sala de aula. Cada uma delas têm as suas especificidades, mas a escolha da instituição escolar pela adesão a uma delas tem a ver com a filosofia, missão, visão e valores que estão descritos no DNA escolar. Com a orientação da gestão, as metodologias vão estimular os professores a utilizar formas e até recursos diferenciados para promover o desenvolvimento cognitivo e pessoal dos estudantes. Conhecer a metodologia utilizada por uma instituição, é uma forma que os pais têm para entender como os filhos irão receber os conteúdos e serão preparados academicamente para os novos desafios da vida. A principal metodologia de ensino adotada no Brasil ainda é a tradicional, que nasceu na Europa no século 18. A forma de transmissão é hierárquica, ou seja, do professor para o estudante, que tem o seu progresso de aprendizagem medido por meio de avaliações e trabalhos periódicos. Porém, com o tempo, muitas novas metodologias de ensino foram sendo oferecidas nas escolas do país, como as Metodologias Ativas, métodos Construtivista, Waldorf e Freiriano, entre tantas outras. Existem inúmeros exemplos, conheça mais informações sobre a metodologia ativa de ensino e suas características: Metodologia ativa de ensino Ao contrário do que ocorre com a metodologia tradicional, nas metodologias ativas de ensino, o estudante é o protagonista e contribui ativamente para a construção do seu próprio aprendizado. Neste método, o principal objetivo é tornar o estudante engajado, motivado e interessado no próprio conhecimento. Dentro dessa metodologia, utiliza-se a aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem colaborativa, que propõem que os estudantes sejam desafiados a buscar a resolução de problemas em equipe. Assim, eles ouvem novas opiniões, propõem soluções e aprendem uns com os outros. De acordo com a teoria proposta pelo psiquiatra americano William Glasser, esse tipo de metodologia pode contribuir muito com o grau de aprendizagem. Ele deu a essa teoria o nome de “Pirâmide ou Cone de Aprendizagem”. Segundo o psiquiatra, a absorção do conhecimento varia de acordo com a forma que um conteúdo chega aos nossos cérebros. Para Glasser, aprendemos muito mais quando fazemos do que quando apenas lemos ou ouvimos. Pela teoria de Glasser aprendemos 80% quando fazemos e 95% quando ensinamos. Já quando lemos aprendemos 10%, quando ouvimos 20%, quando observamos 30%, quando vemos e ouvimos 50% e quando debatemos com os outros o aprendizado sobe para 70%. Sala de aula invertida Essa também é uma metodologia ativa de ensino, de acordo com uma orientação do professor, os estudantes começam o aprendizado de uma determinada disciplina com pesquisas em casa e depois levam para a sala de aula para complementar essa absorção. Essa metodologia é bastante favorecida pelo ensino híbrido, nestes tempos de intensa conectividade, na qual as ferramentas tecnológicas são muito utilizadas, como os recursos multimídia disponíveis em agendas ou aplicativos digitais. Conclusão O Colégio Planck adota as metodologias ativas da aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem colaborativa, no qual o estudante é protagonista, contribui na construção do próprio conhecimento, e é estimulado à resolução de problemas e trabalho em equipe. A metodologia de resolução de problemas no ensino da matemática, linguística, ciências, geografia, história, etc, coloca os estudantes para serem totalmente ativos na construção do próprio conhecimento com o olhar individualizado do professor de cada disciplina. Dentro dessa metodologia ativa, os estilos de aprendizagem (oral, visual, auditiva, cinestésica, etc) são contempladas e muitas práticas pedagógicas e projetos especiais são colocados à disposição dos estudantes, como: Academia Sherlock, Clube de Debates, Laboratório de Soluções, Planck ONU, etc. Além do pilar do alto desempenho, o Planck tem outro pilar igualmente importante que é o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, que vão prepará-los para os desafios da vida. Atualmente, essas competências estão entre os principais requisitos solicitados pelo mercado de trabalho.

Metodologias de ensino: qual é a escolhida pelo Planck?

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3 de maio de 2022 Nenhum comentário
Colégio Planck - Dez técnicas de estudo para passar nos vestibulares (4) - Autores Grupo S2 Marketing - Divulgação

Dez técnicas de estudo para passar nos vestibulares

O que podemos chamar de estudar é muito mais do que assistir às aulas e fazer anotações nas apostilas, é todo um conjunto de ações

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20 de abril de 2022 Nenhum comentário
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O Colégio Planck oferece ferramentas para que cada estudante seja protagonista da sua própria história. Com uma metodologia focada em áreas de conhecimento, projetos e habilidades socioemocionais, oferecemos aos nossos estudantes um ensino que promove o alto desempenho. Nossos processos educacionais vão possibilitar que cada estudante esteja preparado para o que ele escolher para o futuro e se torne um cidadão diferenciado, ético, competente, autônomo, relevante e global.
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