Ensino Médio

Ensino Médio - 1ª e 2ª séries

A caminho do protagonismo

As 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio fazem parte de uma fase de mudança de patamar, quando jovens que já nasceram em um mundo tecnológico e globalizado, vivenciam novas experiências, transformações e descobertas, tanto na vida acadêmica, como na vida pessoal.

No Planck, esses jovens vão aprender a ter autoconhecimento e autonomia, vão aprender a trabalhar melhor com os recursos tecnológicos que estão à sua disposição, gerenciar o tempo e atuar na própria comunidade.

A Educação promovida pelo Planck busca desenvolver a equiparidade de conhecimentos para nivelar todos os estudantes, mesmo quando chegam ao Colégio com uma formação baseada em metodologias diferentes.

Assim, o Planck visa promover possibilidade de alto desempenho a todos.

No Ensino Médio, os estudantes vão recebendo conhecimentos e oportunidades de amadurecimento pessoal e acadêmico para formação de uma base que será útil para toda a vida.

A ideia é que todos os estejam prontos para o momento em que precisarem ter mais clareza sobre as escolhas do futuro.

Habilidades Socioemocionais

Um dos grandes diferenciais do Planck é o estímulo das habilidades socioemocionais dos estudantes.

Para o Colégio, essas competências vão gerar um grande impacto na vida desses jovens no presente e no futuro.

Em cada atividade realizada no Planck, são trabalhadas habilidades relacionadas a amabilidade e engajamento, abertura ao novo, resiliência emocional e autogestão.

De forma individualizada, cada estudante merece total atenção, é ouvido tanto pelos professores, como a Coordenação e Orientação Pedagógicas, que vão cumprir papéis de transmitir o conhecimento, cobrar o alto desempenho, orientá-los e apoiá-los para superar dificuldades e limitações.

Assim, os estudantes aprendem que suas opiniões são importantes e poderão fazer diferença nos processos individuais e coletivos.

O objetivo é que ao final do Ensino Médio todos os estudantes já compreendam a importância de serem empáticos, éticos, responsáveis e sociáveis, além de entenderem quais são as exigências do mundo de hoje, não só para o mercado de trabalho, como para todas as suas vivências pessoais.

Eletivas

Além das áreas de Conhecimento curriculares, ministradas com um alto padrão de qualidade, o Planck oferece a possibilidade de que o estudante opte por 36 eletivas.

Algumas dessas disciplinas, são exclusivas para o Ensino Médio:

  •  Direito;
  • Gestão Financeira;
  • Bioquímica;
  • Planck ONU;
  • Agência Jr.

Ensino focado em projetos

O protagonismo dos estudantes do Colégio também é desenvolvido com a participação em projetos, muitos sugeridos por eles mesmos, que vão dar a eles a oportunidade de ampliar a perspectiva de mundo.

No Laboratório Design Maker, focado na Cultura Maker:

●      Design Thinking – Modelo de soluções de problemas denominada;

●      Canvas – Business Model Generation;

●      Modelagem 3D;

●      Metodologias de Gestão do Tempo;

●      Diagramas de GANTT e metodologias como “5W e 1H”;

●      Brainstorming de oficinas criativas e escolha de projetos;

●      Mentoria com especialistas para a gestão de projetos.

Ensino Médio - 3ª série

Chega a hora das tomadas de decisão

Quando chega a 3ª Série do Ensino Médio, o estudante vai perceber uma grande mudança nas suas rotinas de estudo. O objetivo será totalmente novo, com grande peso para o preparo para o vestibular.

É nessa hora que ele precisa tomar as primeiras decisões da vida adulta. Entre as suas escolhas, surgem questões como: qual universidade vai estudar, se vai ficar no país ou não, para qual cidade quer ir e como pretende iniciar seu processo na fase adulta.

Ainda que seja um momento totalmente novo, para que essa mudança seja leve e natural para os estudantes, a base da formação que será necessária para os processos seletivos é inserida nos conteúdos da 1ª e 2ª séries.

No entanto, a formação acadêmica de excelência do Colégio Planck permanece como um elemento diferencial dos estudantes quando saírem do Ensino Médio.

O exercício constante das habilidades socioemocionais no Ensino Médio também vai promover diferenciação na transformação desses estudantes para seus processos futuros.

Carga horária maior

Em formato revisional, o ritmo de estudo é mais intenso para preparar os estudantes para os processos seletivos das melhores universidades do país e do mundo.

Os estudantes ganham novos formatos de aula, novos materiais e novos compromissos.

Para que o preparo seja integral, são inseridos simulados em todos os sábados, que serão transformados em oportunidades de sedimentar conhecimentos e avaliar absorção das disciplinas para que os estudantes atinjam seus objetivos.

Os simulados servem também como composição das notas na 3ª série do Ensino Médio. Nesse momento, os estudantes começam a fazer provas no formato do Enem para ganharem mais preparo de conteúdo, gestão de tempo e controle emocional para o momento dos exames oficiais.

Como é filosofia do Planck, cada estudante é visto como único, com suas aptidões e dificuldades próprias e particulares.

Para prepará-los para esse momento tão importante receberão tratamento individualizado para que atinjam suas metas, sejam pessoas relevantes e de sucesso ao longo de suas vidas.

Quero conhecer o Planck

Blog

Guia Planck de Hambúrguer

Olá, Família Planck! ⠀ No dia 28 de maio é celebrado o Dia Mundial do Hambúrguer, e para celebrar esta data elaboramos um Guia Planck

Leia mais »

Guia Planck de Museus

Olá Família Planck, espero que estejam todos bem! No dia 18 de maio de 2020 é celebrado o Dia Internacional dos Museus e como convite

Leia mais »

Avenida Cassiano Ricardo, 1963 – Parque Res. Aquarius
São José dos Campos