Formatura dos alunos da terceira série em 2020

Conteúdo

Especialmente em um ano no qual as incertezas dominaram tantas atividades, fechar ciclos é muito importante na vida de todos e, às vezes, muito emocionante também. 

Foi justamente a emoção que deu o tom na cerimônia de Colação de Grau dos estudantes da 3ª Série do Ensino Médio de 2020 do Colégio Planck.

Realizada com a presença dos estudantes e do time Planck, lágrimas, sorrisos e muitas recordações tomaram conta do evento.

Colação de grau dos estudantes emociona todos

Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020

Em função das novas regras motivadas pelo estágio da pandemia no Estado,  a cerimônia de colação de grau da turma de 2020 do Terceirão, que estava programada para ocorrer com a presença de pais e estudantes, quase foi cancelada. Porém, a pedido dos próprios estudantes, a atividade ocorreu na própria escola, apenas com os formandos e time do Planck. 

O evento foi muito mais do que uma oportunidade para não deixar a ocasião tão importante passar em branco. Já no início, as falas se mesclaram com muitos sorrisos e vozes embargadas pela emoção. Em suas falas, os três diretores do Colégio agradeceram os laços formados em 3 anos de convívio com os formandos e reiteraram os votos de felicidade e alto desempenho em suas jornadas. 

“Essa felicidade que vocês nos trouxeram, todas as risadas e aulas que nós tivemos só fortaleceu isso (os laços)”, disse Marcelo Pelisson. Para André Guadalupe, a emoção de estar com os estudantes na colação foi imensa. “Vocês serão universitários brilhantes, serão profissionais brilhantes. Estão conquistando resultados espetaculares!”, disse.

Muito emocionado, Umberto Malanga também citou que as conquistas do Ensino Médio são ingredientes para que os estudantes continuem seus caminhos. “Desejo muita sorte, felicidade e força para os momentos difíceis. E que vocês não se esqueçam de nós!”, disse.

Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020

A coordenadora do Ensino Médio, Márcia Carneiro, citou a alegria de saber que o Colégio está entregando ao mundo pessoas tão incríveis. “São estudantes academicamente brilhantes”. A emoção também tomou conta das falas da diretora pedagógica Helen Caroline dos Santos, da orientadora educacional Márcia Alvarenga e da professora Sandra Boiago, que desejaram os melhores votos para as vidas de cada estudante.

Já o paraninfo, o professor Sérgio Coelho, citou que os sonhos existem para serem alcançados e incentivou que cada estudante acredite em si mesmo: “A capacidade que vocês têm, só vocês conhecem!”.

Apoio, acolhimento e gratidão

Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020

Diversos estudantes agradeceram pelo período vivenciado no Planck e citaram o grande apoio e acolhimento prestado pelo Colégio a cada um e ainda mais neste ano tão peculiar na vida de todos. Todos demonstraram muita alegria e confiança em seus futuros.

O orador Gabriel Godoi revelou em sua fala que 2020 foi um ano no qual os estudantes aprenderam a lidar um pouco consigo mesmos, com seus sentimentos e medos. Parafraseando o poeta Paulo Leminsky, Gabriel fechou com a frase: “Esse negócio de ser quem somos, ainda vai nos levar além”.

Como não poderia faltar na tradição, a cerimônia teve juramento e finalizou com os chapéus de formatura sendo atirados para cima, sinalizando o qual alto todos querem voar.

Esses estudantes deixaram uma grande marca nos corações de toda a equipe Planck e a certeza de que a trajetória deles será cada vez mais ascendente.

Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020   Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020 Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020

Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020 Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020 Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020 Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020 Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020 Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020 Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020 Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020 Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020  Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020

Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020

Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020

Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020 Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020 (33)

 

Compartilhe:

Leia também:

Dicas para exercitar a memória são muito importantes para ajudar os estudantes a guardar uma imensa quantidade de informações que são parte da grade curricular de cada fase. Veja nesse texto alguns truques que vão auxiliar a reter melhor os conteúdos recebidos. Como o cérebro e a memória funcionam? A Ciência já demonstrou que o desenvolvimento cerebral das crianças e adolescentes é realizado em etapas. Na primeira infância, está mais desenvolvido o sistema límbico, que é responsável pelas emoções e impulsos, e o hipocampo, que atua na memória, que é formada pelas conexões entre as células nervosas e os neurônios, e permite armazenar informações e recuperá-las sempre que necessário para todos os processos da vida. Só com o passar da idade é que o córtex pré-frontal vai se desenvolvendo e apresentando melhores condições para possibilitar o controle das emoções, organização, planejamento, pensamento crítico, atenção, etc. Esse desenvolvimento vai ocorrer até os 25 anos. Com aproximadamente 86 bilhões de estruturas que vão captar, repassar, guardar e resgatar, o cérebro funciona como um arquivo gigantesco de informações. No entanto, o cérebro também tem um importante recurso de economia de energia e potencialização do seu uso: ele desliga áreas que não estão sendo devidamente usadas. Por isso, quanto mais estímulo a pessoa dá a uma determinada área cerebral, mais ativa ela fica, isso inclui a memória. Portanto, conhecer algumas dicas para exercitar a memória é muito importante em todas as fases da vida, inclusive, na escolar, quando os estudantes estão mergulhados em conhecimentos das diversas disciplinas, e precisam entendê-los, retê-los e recuperá-los para as provas, simulados ou exames de vestibular. Tipos de memórias Além das informações retidas relativas à temporalidade (curto e longo prazo) e a memória sensorial, que está relacionada com associação aos estímulos recebidos pelos nossos 5 sentidos, que é citada na obra “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust, a memória também está dividida em tipos que vão captar determinadas nuances das informações, de forma a classificar e processar as informações: Memória episódica: de longa duração, é a lembrança de acontecimentos específicos, como a refeição do dia anterior ou a recordação de outros momentos vividos no passado. Memória semântica: é o armazenamento de informações relativas ao mundo, como o significado das palavras ou datas de acontecimentos. Memória processual: também é de longa duração da memória, são aqueles conteúdos que aprendemos e nunca esquecemos, como andar de bicicleta. As fases da memória A memória de uma pessoa começa a atuar já no despertar de seu relógio biológico, quando o cérebro envia substâncias, como a adrenalina, para que ela tenha mais foco e concentração em suas tarefas na fase beta (enquanto está acordada). Esse relógio biológico vai indicar que é hora de estudar, trabalhar, se alimentar ou praticar atividades físicas. Essa memória aciona todo um ciclo de funções corporais que vão ocorrer ao longo do dia até que chegue o período noturno. Neste momento, começa a diminuir a adrenalina e o cortisol no organismo, acionando outras substâncias, como a melatonina, que indicam que é a hora do corpo repousar. Dentro desse processo corporal, a memória também terá as suas fases: Memorização Nesta fase, é necessária atenção, um estado de alerta total, para que a pessoa consiga memorizar as informações. Compreensão O estado de atenção também vai favorecer que a pessoa faça conexões para proporcionar um melhor entendimento da informação recebida. Assim, será mais fácil memorizar. Armazenamento Quando a pessoa entende o significado daquela informação, o conteúdo será retido no cérebro. Recuperação O cérebro organiza as informações de acordo com sua hierarquização. São as lembranças, que podem vir à tona a partir de estímulos diversos, como um som, um cheiro ou outras dicas que podem dar pistas daquela informação. Conheça dicas para exercitar a memória É certo que o cérebro funciona como um poderoso computador que faz milhões de conexões e ajuda no funcionamento corporal. Porém, às vezes, parece que a memória dele falha, e nem todos os conteúdos são rememorados com facilidade. Onde foi parar todas aquelas informações das aulas de matemática e biologia do dia anterior? E quem eram mesmo aqueles personagens do livro que você leu e foi indicado para o vestibular? Essa “perda” das informações também é comum para o cérebro, por isso, as dicas para exercitar a memória são importantes para fazer uma “atualização” do nosso sistema interno. Para consolidar a memória é sempre necessário um treino do que foi aprendido, para que o conteúdo não caia na memória de curto prazo. Treinar o cérebro constantemente vai ajudar a evitar essas falhas em sua memória, é como se fosse uma espécie de ginástica cerebral. Conheça alguns truques para treinar a sua memória, alguns desses são dicas que estão no livro “Técnicas de Estudo para Adolescentes”, de Antonio Gonzáles (Editora Vozes): Ative sua memória Abra mão de certos facilitadores, como agendas de celular ou blocos de notas, e tente sempre memorizar números de telefone, senhas, listas, datas ou lembretes de eventos. Associe informações com imagens Muitos estudantes são mais visuais e precisam associar os conteúdos a imagens ou símbolos para facilitar a memorização. Faça cálculos mentais Ao longo do dia faça operações aritméticas simples, somando as placas dos veículos, números de telefones em placas ou os números dos prédios e casas onde passar. Dê atenção aos detalhes Quando damos atenção a um assunto atribuímos importância a ele. Então, foque no tema, capture os detalhes e assim a memorização será facilitada. Invista em jogos de memorização Fazer quebra-cabeças ou jogos de memória vão ajudar muito nessa ginástica cerebral. As pessoas também podem investir em palavras cruzadas, Sudoku, dominó ou até jogos de cartas. Além disso, jogar xadrez é um importante recurso para trabalhar o cérebro. Leia e repita as citações Outra dica para exercitar a memória é a leitura porque essa é uma atividade que vai ajudar a trabalhar diversas áreas cerebrais. Além disso, repetir as frases e citações de personagens históricos também é uma excelente forma de trabalhar a memória. Anote esses enunciados e trechos de obras e repita o quanto puder. Aliás, falar em voz alta para si mesmo vale para lembrar de qualquer coisa, até mesmo para lembrar onde colocou a chave de casa. Procure lembrar os detalhes do dia Quando for deitar, antes de dormir, faça uma revisão de tudo o que aconteceu no dia, tentando lembrar alguns detalhes desde o momento que acordou, como suas roupas, o que comeu, onde foi, quem encontrou ou algum outro aspecto interessante. Conclusão É importante lembrar que a emoção está ligada à formação de novas memórias, portanto, investir em processos lúdicos e divertidos, que acionam produção e interação de hormônios do bem-estar, que paralelamente intensificam a comunicação entre neurônios, também vai dar o devido estímulo cerebral aos adolescentes para consolidação da memória.

Dicas para exercitar a memória

Dicas para exercitar a memória são muito importantes para ajudar os estudantes a guardar uma imensa quantidade de informações que são parte da grade curricular

Translate »