Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020

Conteúdo

Especialmente em um ano no qual as incertezas dominaram tantas atividades, fechar ciclos é muito importante na vida de todos e, às vezes, muito emocionante também. 

Foi justamente a emoção que deu o tom na cerimônia de Colação de Grau dos estudantes da 3ª Série do Ensino Médio de 2020 do Colégio Planck.

Realizada com a presença dos estudantes e do time Planck, lágrimas, sorrisos e muitas recordações tomaram conta do evento.

Colação de grau dos estudantes emociona todos

Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020

Em função das novas regras motivadas pelo estágio da pandemia no Estado,  a cerimônia de colação de grau da turma de 2020 do Terceirão, que estava programada para ocorrer com a presença de pais e estudantes, quase foi cancelada. Porém, a pedido dos próprios estudantes, a atividade ocorreu na própria escola, apenas com os formandos e time do Planck. 

O evento foi muito mais do que uma oportunidade para não deixar a ocasião tão importante passar em branco. Já no início, as falas se mesclaram com muitos sorrisos e vozes embargadas pela emoção. Em suas falas, os três diretores do Colégio agradeceram os laços formados em 3 anos de convívio com os formandos e reiteraram os votos de felicidade e alto desempenho em suas jornadas. 

“Essa felicidade que vocês nos trouxeram, todas as risadas e aulas que nós tivemos só fortaleceu isso (os laços)”, disse Marcelo Pelisson. Para André Guadalupe, a emoção de estar com os estudantes na colação foi imensa. “Vocês serão universitários brilhantes, serão profissionais brilhantes. Estão conquistando resultados espetaculares!”, disse.

Muito emocionado, Umberto Malanga também citou que as conquistas do Ensino Médio são ingredientes para que os estudantes continuem seus caminhos. “Desejo muita sorte, felicidade e força para os momentos difíceis. E que vocês não se esqueçam de nós!”, disse.

Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020

A coordenadora do Ensino Médio, Márcia Carneiro, citou a alegria de saber que o Colégio está entregando ao mundo pessoas tão incríveis. “São estudantes academicamente brilhantes”. A emoção também tomou conta das falas da diretora pedagógica Helen Caroline dos Santos, da orientadora educacional Márcia Alvarenga e da professora Sandra Boiago, que desejaram os melhores votos para as vidas de cada estudante.

Já o paraninfo, o professor Sérgio Coelho, citou que os sonhos existem para serem alcançados e incentivou que cada estudante acredite em si mesmo: “A capacidade que vocês têm, só vocês conhecem!”.

Apoio, acolhimento e gratidão

Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020

Diversos estudantes agradeceram pelo período vivenciado no Planck e citaram o grande apoio e acolhimento prestado pelo Colégio a cada um e ainda mais neste ano tão peculiar na vida de todos. Todos demonstraram muita alegria e confiança em seus futuros.

O orador Gabriel Godoi revelou em sua fala que 2020 foi um ano no qual os estudantes aprenderam a lidar um pouco consigo mesmos, com seus sentimentos e medos. Parafraseando o poeta Paulo Leminsky, Gabriel fechou com a frase: “Esse negócio de ser quem somos, ainda vai nos levar além”.

Como não poderia faltar na tradição, a cerimônia teve juramento e finalizou com os chapéus de formatura sendo atirados para cima, sinalizando o qual alto todos querem voar.

Esses estudantes deixaram uma grande marca nos corações de toda a equipe Planck e a certeza de que a trajetória deles será cada vez mais ascendente.

Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020   Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020 Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020

Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020 Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020 Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020 Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020 Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020 Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020 Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020 Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020 Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020  Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020

Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020

Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020

Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020 Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020 (33)

 

Compartilhe:

Leia também:

A Robótica é uma disciplina que agrega grande valor à vivência de cada participante porque estimula a criatividade, experimentação, trabalho em equipe e pensamento lógico. Entenda por que essa matéria tem sido fundamental na Educação até mesmo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Principais funções da Robótica na Educação A robótica pode ser explicada como uma série de procedimentos que levam à criação de uma máquina ou mecanismo eletromecânico que é capaz de realizar tarefas a partir de um conjunto de instruções pré-programadas. Em setores como a medicina, indústria e atendimento online, já se desenvolve há tempos, porém, também percebeu-se que é uma poderosa ferramenta de aprendizagem. No Colégio Planck, o Professor Paulo Henrique Pereira, responsável pela atividade de Robótica, afirma que a matéria está alinhada com as competências gerais da BNCC. “A Robótica é um espaço propício para desenvolver as competências 4 e 5, pois além da linguagem diferente, a tecnologia também é empregada para a resolução de problemas”, revela. 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum 1 - Conhecimento 2 - Pensamento científico, crítico e criativo 3 - Repertório Cultural 4 - Comunicação 5 - Cultural Digital 6 - Trabalho e projeto de vida 7 - Argumentação 8 - Autoconhecimento e autocuidado 9 - Empatia e cooperação 10 - Responsabilidade e Cidadania A BNCC reconhece a tecnologia na formação dos estudantes e estimula que eles dominem o universo digital, por isso, para a competência Cultural Digital, reforça esse papel: “ Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”, diz o documento. Papel da robótica no desenvolvimento de habilidades socioemocionais Segundo o professor, no que se refere aos aspectos socioemocionais, por se tratar de um processo de resolução de problemas em equipe, a Robótica desenvolve principalmente o pensamento criativo e científico, a tolerância ao estresse e à frustração, o foco e a organização, a assertividade e a confiança. Porém, reforça o grande papel da disciplina no desenvolvimento da criatividade. “A criatividade é indispensável no processo, pois possibilita conexões entre as diversas áreas do conhecimento visando o objetivo desejado pelo aluno, tornando o processo ainda mais significativo.”, diz. Todas essas habilidades socioemocionais são reforçadas também pela Cultura Maker, que está inserida no DNA do Planck, com a grande contribuição do laboratório Design Maker, que também incentiva a criação. “A cultura maker está bastante presente no Colégio. Então, com as aulas de Robótica não é diferente, o estudante é convidado a desenvolver conhecimentos e habilidades estimulado por um problema que precisa de solução.” Robótica favorece o aprendizado de outras áreas de conhecimento? Segundo o professor, como a Robótica é composta por um conjunto de ferramentas e habilidades que se colocam a serviço da resolução de um problema, é neste ponto que as outras áreas do conhecimento entram no processo, pois a solução exigirá do estudante que use seu conhecimento prévio ou que pesquise conteúdos de outras disciplinas. Além disso, conhecimentos de matemática e física são diretamente necessários para o uso e compreensão da tecnologia empregada. Além de estar dentro do Núcleo de Tecnologia, que também inclui a disciplina de Programação, a Robótica também integra o Programa Planck de Preparação Olímpica (P3O), oferecendo a oportunidade do estudante se preparar para participar de competições. Benefícios de inserir o estudante na Robótica: Estímulo do aprendizado de matemática, física e inglês Estímulo do raciocínio lógico Desenvolvimento da criatividade Melhoria na organização de pensamentos e ações Estimula o desenvolvimento de aptidões Desenvolve habilidades para resolução de problemas Conclusão Em uma cultura cada vez mais digital, a Robótica é também uma forma muito estimulante de preparar os estudantes para um melhor desempenho de seus papéis profissionais no futuro. Percebe-se que a disciplina vai bem além do que se vê na ficção científica, porque ensina habilidades fundamentais em qualquer setor da vida.

Robótica: qual é o papel na Educação?

A Robótica é uma disciplina que agrega grande valor à vivência de cada participante porque estimula a criatividade, experimentação, trabalho em equipe e pensamento lógico.

Translate »