O jeito Planck de educar

Conteúdo

Você conhece o jeito Planck de educar? No Colégio Planck, a importância do ambiente escolar na vida de uma criança ou adolescente vai muito além do ensino acadêmico. O Colégio está intimamente envolvido no crescimento e no desenvolvimento de valores e princípios que seguirão uma pessoa durante toda a sua vida. Acompanhe este post e confira os pilares que fazem do Colégio Planck especial no jeito de educar.

Você conhece o jeito Planck de educar? No Colégio Planck, a importância do ambiente escolar na vida de uma criança ou adolescente vai muito além do ensino acadêmico. O Colégio está intimamente envolvido no crescimento e no desenvolvimento de valores e princípios que seguirão uma pessoa durante toda a sua vida.

Acompanhe este post e confira os pilares que fazem do Colégio Planck especial no jeito de educar.

Acolhimento: por que ele é tão importante?

É extremamente importante que os pais escolham o colégio em que seus filhos vão estudar com atenção, cuidado e se certifiquem se a proposta pedagógica, como os pilares da escola funcionam na prática e se estão alinhados com aquilo que a família espera para o futuro do estudante.

Um dos pontos muito importantes que os pais que estão nesta jornada devem considerar é como funciona o acolhimento em uma instituição de ensino.

No dicionário a palavra “acolher” quer dizer refugiar, apoiar e amparar, levando em consideração que os estudantes passam boa parte do tempo no colégio, é fundamental que eles se sintam acolhidos, amparados, seguros e, acima de tudo, sejam felizes no ambiente escolar.

O acolhimento é fundamental, principalmente, na transição do 5º para o 6º ano, pois essa mudança envolve muitos aspectos, como o aumento de disciplinas, a quantidade de professores e uma responsabilidade maior.

Colégio deve desenvolver habilidades socioemocionais e cognitivas

No jeito Planck de educar, considera-se primordial compreender que jovens e crianças estão em fase de desenvolvimento e ainda não possuem ferramentas suficientes para lidar com suas emoções e frustrações. 

Neste contexto, o papel do Colégio é oferecer instrumentos de capacitação, acadêmica e emocional, e estar presente para acolhê-los ao longo de toda a jornada.

O escritor e autor do livro “O jeito Harvard de Ser Feliz”, Shawn Achor, aponta que é a felicidade e o otimismo que levam um indivíduo ao sucesso em suas escolhas profissionais e pessoais.

E como se sentir feliz em um ambiente sem acolhimento? Quando estudantes estão em um ambiente escolar onde se sentem acolhidos, a felicidade, o crescimento acadêmico, social e emocional é visivelmente perceptível por pais e profissionais da educação.

O ambiente acolhedor possibilita:

  • Que o estudante crie vínculos afetivos mais saudáveis;
  • Se torne mais engajado com as atividades do colégio;
  • Aprenda com mais facilidade;
  • Respeito ao próximo;
  • Entre outras inúmeras vantagens.

Como o Colégio Planck acolhe os estudantes?

O Colégio Planck entende a importância de um ambiente acolhedor para promover uma educação de qualidade e formar cidadãos diferenciados, éticos, competentes, autônomos, relevantes e globais.

Por isso, o Planck prioriza a excepcionalidade no que diz respeito ao acolhimento, conhecendo profundamente cada estudante e como ele se comporta em sala de aula, não permitindo que nenhuma criança e adolescente passe despercebido no dia a dia.

Toda a equipe educacional está atenta para perceber como o estudante reage ao posicionamento da instituição, proposta pedagógica, conhecimento e experiências, que geram desafios e aprendizados, que são oferecidos coletivamente, mas que permitem uma atuação individualizada caso seja necessário.

Mediante o olhar atento dos professores e da orientação educacional, é possível identificar os pontos fortes e as fragilidades do estudante e trabalhar em cima disso, para que saibam que são únicos e, portanto, ilimitados em suas potencialidades.

Habilidades socioemocionais no Colégio Planck

O desenvolvimento socioemocional é essencial para o gerenciamento das emoções e o convívio em grupo. No Colégio Planck, o desenvolvimento dessas habilidades é um dos pilares.

O Colégio Planck acredita que um estudante com essas habilidades bem desenvolvidas, é capaz de identificar e lidar melhor com seus sentimentos, de escutar ativamente, se expressar e resolver conflitos de forma eficiente.

Por isso, toda a equipe pedagógica considera que manifestar sentimentos de alegria, tristeza, frustrações, dentre outras emoções humanas, em um ambiente controlado e preparado para amparar os estudantes é extremamente importante.

Diante disso, é pertinente que o Colégio oportunize vivências que possibilitem que os estudantes desenvolvam diversas habilidades socioemocionais, por exemplo, fortalecendo a resiliência e a capacidade em ter resistência a pequenas frustrações.

No Planck, brincar, praticar esportes, fazer trabalhos em grupo, entre outras atividades escolares, são de suma importância para despertar nas crianças e nos jovens habilidades importantes, como a criatividade e pensamento crítico e analítico.

Como o Colégio Planck desenvolve as habilidades socioemocionais?

O Colégio Planck propõe uma metodologia focada em projetos e no desenvolvimento das habilidades socioemocionais. 

Esse tipo de aprendizagem incentiva que os estudantes desenvolvam projetos ligados ao mundo real ou tenham a finalidade de resolver problemas. Nesta abordagem, surge também o princípio da colaboração, que é outra competência socioemocional de grande importância.

Lidar com pessoas e encontrar soluções para os mais variados problemas, é algo que o estudante terá que fazer não só na sua jornada acadêmica, mas em toda a sua vida.

Por isso, o trabalho em grupo é uma competência que o Planck valoriza muito. Trabalhar em equipe não é fácil, é uma habilidade requerida em vários setores da sociedade e que diferencia um jovem em sua trajetória, seja ela pessoal ou profissional. 

Por meio dos professores e de toda a equipe educacional, o ambiente, a estrutura física e, em especial, o projeto pedagógico e a Cultura do Colégio, o Planck proporciona aos estudantes vivências com o esporte, arte, cultura, ciência, escrita, leitura e o diálogo, que desenvolvem e fortalecem as competências socioemocionais.

Alto desempenho é pilar do Colégio Planck

O estudante de alto desempenho não é somente aquele que tira as melhores notas nas disciplinas escolares. No Colégio Planck, o alto desempenho é a capacidade de transformar um jovem em sua melhor versão. 

O alto desempenho permite a construção do social, da autoestima, da resiliência e da habilidade de um jovem em se dedicar, lidar com os desafios e seguir em frente. Assim, o estudante poderá viver o seu próprio protagonismo e alcançar os seus objetivos com mais facilidade.

Em vista disso, o Colégio Planck oferece múltiplas oportunidades e vivências para que o estudante se descubra como uma pessoa capaz e competente em alguma área, se enxergue de forma única e identifique as suas potencialidades, fragilidades e se torne um cidadão de alto desempenho em vários âmbitos de sua vida.

Então, como é o jeito Planck de ensinar?

As vivências e experiências dos estudantes no Colégio Planck proporcionam total desenvolvimento físico, cognitivo, ético, emocional e social.

Nossa equipe, professores, direção, coordenadores e orientadores pedagógicos, bem como nossos processos educacionais, com alto padrão acadêmico e foco na aprendizagem colaborativa, socioemocional e metodologia baseada em projetos, possibilitam que cada estudante esteja preparado para o que ele escolher para o futuro.

Clique e agende uma visita. Matrículas Planck 2024.

Compartilhe:

Compartilhe:

Leia também:

Livros para crianças de 10 anos

Estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental podem complementar seu processo de aprendizado com livros para crianças de 10 anos. Afinal, a leitura

Translate »