10 ideias para ajudar na organização da rotina de estudos

Ter um planejamento de estudos para realizar provas regulares faz parte do processo. Entretanto, a estratégia de sucesso para quem deseja realizar seus sonhos é ter em mente que estudar não serve apenas para tirar boas notas.

Você sabia que a disciplina, a organização e a rotina são base para o sucesso acadêmico e o futuro profissional? E que quanto mais cedo o estudante aprende essa fórmula, mais benefícios terá e mais sonhos terá condições de conquistar?

Leia mais neste post 10 ideias que podem ajudar na organização da rotina de estudos, a conquistar suas metas e atingir objetivos.

Nossas dicas de como ter uma rotina de estudos voltada ao alto desempenho

Um bom planejamento é fundamental

Estabelece metas de estudos por trimestre, seguindo um passo a passo determinado no planejamento.

Crie uma planilha de excel, por exemplo, com um cronograma semanal, incluindo todas as disciplinas.

Defina horários de alimentação, de descanso (pausa) e de atividades físicas. As tarefas precisam estar dispostas com a maior clareza possível.

Deixe algumas horas do sábado para resolução de exercícios e o domingo para descanso.

Certamente imprevistos podem acontecer e, muitas vezes, haverá necessidade de modificar o cronograma. O importante é seguir em frente.

Tenha um ambiente sem interferências

Escolha um cantinho que seja somente para estudos, onde não haja interferência de outras pessoas. O ambiente deve ser silencioso, arejado e com boa iluminação.

Se tiver que estudar em locais diferentes, isso poderá prejudicar o foco, a rotina e o desempenho. Portanto, concentre tudo por perto.

Deixe ao alcance todo o material de estudo necessário para um bom rendimento: livros, cadernos, folhas, canetas, lápis e borracha. Tudo em um único lugar.

Lembre-se: pausas são essenciais

O corpo e a mente precisam de pequenas pausas para descansar, “respirar” para voltar melhor aos estudos.

Faça alguns alongamentos e pequenos lanches. E não esqueça de beber água!

Mantenha sua saúde física e mental

Se você deseja alto rendimento com os estudos, não deve deixar de lado a saúde física e mental. A primeira regra neste quesito é fazer alguma atividade física regularmente, pelo menos de 30 a 40 minutos por dia.

Os exercícios físicos ajudam bastante a conter a ansiedade e ainda melhora a memória e concentração, além de serem fundamentais para a saúde do organismo.

Algumas sugestões para manter a saúde mental e emocional: praticar yoga, meditação e fazer terapia.

Veja como cuidar da saúde mental de crianças e adolescentes.

Siga uma alimentação saudável e balanceada

Uma alimentação saudável e balanceada garante os nutrientes necessários para o desempenho físico e mental. Além do mais, é fundamental na manutenção da boa forma e da saúde.

Dados do Ministério da Saúde indicam que 10% das meninas e 13% dos meninos brasileiros entre 5 e 19 anos são obesos ou têm sobrepeso.

Portanto, a alimentação equilibrada e saudável deve ser um dos pontos principais na organização dos estudos.

Fuja das distrações do cotidiano

Realizar seu sonho só depende de você mesmo. Mantenha-se fiel a si e ao seu propósito. Então, a dica é não ceder às pequenas vontades que possam surgir, como assistir a uma série ou jogar.

Somente você pode tornar seu sonho uma realidade. Não esqueça disso.

Preserve a automotivação e a disciplina

Ponto essencial de qualquer projeto de vida.

Crie mecanismos internos que o ajudem a se motivar  todos os dias e a superar os pequenos fracassos que possam surgir ao longo da jornada.

Uma vez feito seu planejamento, mantenha a disciplina. Não dá para atingir metas sem disciplina.

Portanto, não procrastine. Se o desânimo tomou conta, não pense duas vezes: foco no planejamento.

Não ceda às pequenas frustrações do dia a dia

Apenas siga em frente com o planejamento e, se for preciso, apenas recalcule a rota.

É preciso compreender que para atingir nossos objetivos é necessário, muitas vezes, renunciar a algo (mesmo que temporariamente).

Tenha a internet a seu favor

A internet pode ser grande aliada do estudante se for utilizada de forma certa.

Videoaulas, dicas de estudo, simulados online, artigos escolares são ferramentas valiosas na rotina de estudos, que podem ajudar a fixar o conhecimento.

Rotina de estudos não é só sobre provas

Estudar enriquece a experiência e constrói conhecimento.

Uma vez atingido seus primeiros objetivos com a rotina de estudo, saiba que outros planejamentos serão necessários ao longo de sua vida.

Colégio Planck

Nós do Colégio Planck temos uma metodologia focada em áreas de conhecimento, projetos e habilidades socioemocionais, oferecendo aos nossos estudantes um ensino que promove o alto desempenho.

Ajudamos a desenvolver o gosto pelo estudo e pelo conhecimento. E uma de nossas missões é formar estudantes autônomos, relevantes e globais com habilidade socioemocionais, como foco, organização, determinação e persistência.

No Colégio, a Orientação Educacional pode ajudar o estudante a criar um plano de estudos que seja coerente com seu estilo de vida.

Conheça o Colégio Planck.