Rotina de Estudos para os vestibulares

Conteúdo

Uma rotina de estudos para os vestibulares é fundamentalpara atingir bons resultados, mas é preciso muita disciplina e planejamento.

Estudar para os vestibulares vai muito além de assistir às aulas. Neste período da vida escolar, uma rotina de estudos é fundamental, e é preciso muita disciplina e planejamento.

Veja as dicas valiosas do Diretor e Professor Umberto Malanga.

Qual a importância da rotina de estudos para os vestibulandos?

Para o professor Umberto Malanga, a importância da rotina é enorme, é uma das principais ferramentas para se atingir um determinado resultado. “O objetivo dos vestibulandos é rever e aprofundar os assuntos estudados no Ensino Médio, dando ênfase para as disciplinas importantes para o seu vestibular”, diz o professor.

Para ele, em uma rotina bem programada, além de assistir às aulas, os estudantes deverão:

  • Fazer muitos exercícios;
  • Realizar leituras dos livros obrigatórios;
  • Fazer redações semanais;
  • Fazer os simulados.

“Não podemos esquecer que toda rotina bem planejada deve prever o cansaço físico e mental dos estudantes, os descansos podem ser estruturados durante o ano”, o professor reforça.

Equilíbrio emocional contribui para os resultados

A rotina promove o aumento da autoconfiança dos estudantes, porque eles percebem que o aprendizado e os resultados dos simulados tendem a melhorar.

Porém, mesmo com a rotina bem organizada, é muito comum o rendimento nos simulados oscilar durante o ano. Nestes momentos, a orientação pedagógica avalia os planejamentos do estudante e a sua parte socioemocional também. O equilíbrio emocional tem grande influência no rendimento durante as provas.

Uma rotina de estudos para os vestibulares é fundamentalpara atingir bons resultados, mas é preciso muita disciplina e planejamento.
Leia também:

➡️  Escolhendo a profissão:  como a família pode ajudar nesse processo?

➡️ Desafio dos Vestibulares em 2020

Planck elabora a rotina com o estudante

O Colégio Planck auxilia cada estudante nas suas rotinas e metas de estudos para a realização dos seus sonhos.

O plano de estudos deve sempre ser personalizado, em função das deficiências que o estudante deve vencer, estilo de prova e do grau de competitividade da carreira escolhida. 

É muito importante o estudante ter um momento de descanso para não sobrecarregar e cair o rendimento na reta final das provas, tudo tem que ser pensado para que o ponto alto do rendimento coincida com a época das provas.

Além disso, outra questão importante é que o vestibulando não perca o foco nos seus objetivos, ou seja, quais matérias são mais importantes para composição da sua nota, além de colocar atenção especial para o modelo de prova que irá prestar.

“Possui questões dissertativas? As questões são interdisciplinares ou mais técnicas? Quais os assuntos que mais caíram nos últimos 5 anos?”, sugere.

Para o diretor, os desafios impostos pela pandemia realmente provocaram amadurecimento precoce nos estudantes, e, para ele, esse fator também poderá ser benéfico  para aqueles que vão realizar os vestibulares on-line. 

Professor cita pontos essenciais para o plano

Ter um bom desempenho no estudo não é uma fórmula básica válida para todos os estudantes, ele precisa também de autoconhecimento: O apoio dado pela orientação educacional, é muito importante.

Por isso, ele sugere que o próprio estudante reconheça de que maneira ele aprende melhor. Ele sugere algumas questões que o estudante deve pensar sobre sua própria maneira de aprender: Ler mais a teoria? Fazer mapa mental? Procurar sempre o apoio de um plantão de dúvidas? Ler o assunto a ser dado antes da aula? Anotar tudo que foi colocado em sala? Resolver muitos exercícios?

# Dica do professor: os elementos importantes de um plano de estudo

  • Foco no objetivo final; 
  • Metas bem definidas;
  • Horários adequados para estudo da aula dada;
  • Revisões de assuntos anteriores;
  • Resolução de exercícios;
  • Simulados.

É importante reunir todas as estratégicas que fazem o estudante render melhor e aplicar. Tenha sempre a flexibilização de alterar qualquer item para correção de rota!

Infográficos para os vestibulandos

[infográfico] Plano para o Vestibulando 2


 

[infográfico] Rotina de Estudo final png

 


Compartilhe:

Leia também:

O Colégio Planck realizou a primeira edição do evento Summit Planck de Startup & Empreendedorismo na segunda semana do mês de novembro. No evento, foram abordados os desafios e conquistas do ano e apresentados os projetos idealizados e executados durante o período inicial presencial, em março, em em Planck Home School. Com a volta das aulas presenciais em outubro, os estudantes puderam apresentar in loco o fruto desse trabalho realizado com todos isolados em suas casas, mas unidos em suas mentes. Além disso, houve também palestra dos cases de sucesso do empresário Oscar Constantino e do executivo da Arco Educação, Bruno Veras. Abertura de evento relembra o desafio de 2020 No início do evento, o professor André Guadalupe, mentor e idealizador do projeto relembrou o desafio que chegou ao Planck após a recente inauguração do prédio novo, 70% de estudantes novos e apenas 6 semanas do início das aulas: a decretação da pandemia e a consequente suspensão posterior das aulas. Então, todos foram convidados a ir para o Planck Home School, inclusive os 17 estudantes inscritos na disciplina eletiva Startup & Empreendedorismo, que tinha contado com apenas duas aulas presenciais.  Cap da disciplina, quando essa situação ocorreu, o professor André Guadalupe revelou que não sabia exatamente como seria o desenrolar das atividades, mas sabia que essa seria, com certeza, a oportunidade de criar algo novo e diferente. Todos os inscritos se comprometeram a dar o que havia de melhor em si. O professor contou a todos os presentes no evento que os estudantes dedicaram-se e continuam a se dedicar de forma intensa às primeiras empresas de suas vidas, até mesmo nas férias. Nessa abertura,  André Guadalupe falou um pouco do que é mais importante para empreender: ter um bom propósito.  Ao  ter um significado maior para empreender, quando se entende o porquê do que está fazendo é muito mais fácil abraçar a causa e realizar o que é preciso no tempo necessário, mesmo que aconteçam erros, que serão corrigidos após a colheita dos resultados das experiências. Os ajustes precisam acontecer quantas vezes forem necessárias para chegar a um resultado de sucesso. Quais são as principais características de uma boa liderança? No evento, o professor André falou sobre parte do que é abordado na disciplina Startup & Empreendedorismo, que busca estimular o protagonismo dos estudantes com uma postura empreendedora. Para isso, revelou a importância de a empresa ter Missão, Visão e Valores, junto com o propósito que ela carrega. Citou como exemplo o próprio Colégio Planck, que está sempre em busca de trabalhar com processos, indicadores e metas que são perseguidas, além de uma constante cultura de inovação.  Para uma empresa bem-sucedida, também é necessária uma boa liderança que inclui características como serenidade para lidar com as crises, boa comunicação (isso também inclui saber ouvir), foco (saber priorizar), disciplina e capacidade de execução. Essa boa liderança também casa com as características que se busca no alumni Planck, que estão registradas nas paredes do prédio e norteiam os processos de decisão de todos os projetos pedagógicos implementados pelo colégio: ser ético, relevante, competente, autônomo e global. Na disciplina, os estudantes são estimulados a decidirem o que fazer e assumirem os riscos de suas decisões. Além disso, é incentivado que eles busquem solução de problemas, empatia, aprendizado significativo, alto desempenho, trabalho em equipe e nunca parar de aprender. Disciplina Startup e Empreendedorismo Para aprender a ter essa postura empreendedora os estudantes ampliaram os estudos, conheceram novas ferramentas, aprenderam sobre modelagem de negócios e a criar um plano de negócios para estruturar uma empresa. Os estudantes empreendedores também conheceram ferramentas e metodologias para gestão das empresas, aprenderam sobre CANVAS, SWOT, fluxo de caixa, entender funil de vendas, marketing digital, métricas SaaS, design thinking e MVP. Paralelamente, leram obras essenciais e algumas biografias de empreendedores importantes, como Elon Musk e Sam Walton, e viram alguns filmes que traziam trajetórias de sucesso. No evento, o professor André anunciou que todo esse potencial dos estudantes do Colégio será conhecido também no evento The Master, de Oxford, que é uma competição empresarial internacional para estudantes de 16 a 18 anos do Ensino Médio, para o qual o Colégio Planck foi convidado. A viagem  para Londres será em julho de 2021. Estudantes apresentam projetos para jurados No Summit foram apresentados aos jurados e público presente, as 5 startups criadas pelos estudantes (Idog, Protagonus, ISLA, Next e Ensinu). Eles tiveram alguns minutos para realizar o seu pitch e ouvir considerações dos jurados que estavam presencialmente e de forma remota no evento. O corpo de jurados foi composto por profissionais de empresas do setor de Educação, Indústria, Gestão Empresarial e Pública, Inovação, Comércio, Serviços: Prof. Ademar Celedônio (Diretor do SAS), Alexandre Barros (Diretor da Nexus), Álvaro Cruz (VP da Positivo Tecnologia), Eng. Antonio Catter, Bruno Veras (Diretor da ARCO Educação), Jeremias Rodrigues (Setor Imobiliário), Kiko Sawaya (Presidente do Desenvolve Vale), Luís Paulo Loreti (Co-fundador da Co-work), Olaviano Pereira Neto (Diretor da Startup São José - Casa do Café da PMSJC), Oscar Constantino (Presidente do Grupo Oscar Calçados), Rodrigo Sanchez (Co-fundador e Diretor de Mkt da GS2) e Wagner Luis de Souza (Presidente do Grupo Century e ValeSul Shopping) que infelizmente não pode estar presente ao evento, mas acompanhou integralmente a transmissão. Startups Idog É uma startup de manipulação e delivery de ração para pets.  A proposta é oferecer rações 100% naturais e livres de conservantes químicos, que serão entregues na casa do cliente. Protagonus Startup que atua com o complemento do ensino tradicional para preparar o jovem para o mercado de trabalho, com cursos de inteligência emocional, educação financeira, oratória, liderança, nutrição e programação. Isla Hotel Plataforma que vai permitir digitalização de dados pessoais para realizar cadastros fáceis de forma intuitiva e rápida, evitando filas de check-in e outros problemas. Next Cargo Serviço de transporte de bagagens quer oferecer conforto, praticidade e rapidez para realizar a locomoção das malas para o lugar onde for preciso. Ensinu Experiência digital para o ensino com a criação de  um aplicativo personalizado para escolas criando mais conectividade e relacionamento entre estudantes, pais e professores. Premiação Antes da apresentação dos resultados, o professor André Guadalupe ressaltou que todos foram vencedores, pelo trabalho que fizeram e pela superação de alguns estudantes, que enfrentaram a própria timidez e tiveram coragem de subir ao palco e falar para o público presente pelos jurados, time de liderança pedagógica e administrativa do Colégio Planck, professores e seus pais. Ao final, o resultado da escolha dos grupos determinou as colocações no Summit: Isla (1º lugar), Ensinu (2º lugar), Protagonus (3º lugar), Idog (4ºo lugar) e Next Cargo (5º lugar). As premiações foram cuidadosamente desenhadas para oferecer aos alunos experiências que o dinheiro não pode comprar. O prêmio para o primeiro e o segundo colocados foi uma imersão de 2 dias na sede da Plataforma de Ensino SAS em Fortaleza (CE), para conhecer os setores de Inovação, Atendimento ao Cliente, Produção Editorial e Logística. Os três primeiros colocados também vão passar um dia visitando a sede do Google em São Paulo e o Google Startup. Para as cinco startups, haverá uma imersão na sede da Arco em São Paulo, onde os grupos vão receber uma mentoria, e visitar os escritórios de negócios do Arco Educação, Nave a Vela, Pleno, SAS e Criação de Valor da unicornio Arco. O Hub de Inovação  Nexus, a Aceleradora São José Startup, a agência GS2 MKT,  a HUB Educacional e Indústria de Tecnologia Positivo também vão oferecer oportunidades de mentoria e acompanhamento para os estudantes. Ao final, houve a cerimônia de premiação e um coquetel de encerramento. Pais, professores e participantes ficaram muito emocionados com o grande potencial desses estudantes que estão na faixa de 15 anos. A grandiosidade do trabalho feito para o Summit só revela que eles podem voar muito mais alto em seus futuros.

Summit Planck 2020

O Colégio Planck realizou a primeira edição do evento Summit Planck de Startup & Empreendedorismo na segunda semana do mês de novembro. No evento, foram

Translate »