Rotina de Estudos para os vestibulares

Uma rotina de estudos para os vestibulares é fundamentalpara atingir bons resultados, mas é preciso muita disciplina e planejamento.

Estudar para os vestibulares vai muito além de assistir às aulas. Neste período da vida escolar, uma rotina de estudos é fundamental, e é preciso muita disciplina e planejamento.

Veja as dicas valiosas do Diretor e Professor Umberto Malanga.

Qual a importância da rotina de estudos para os vestibulandos?

Para o professor Umberto Malanga, a importância da rotina é enorme, é uma das principais ferramentas para se atingir um determinado resultado. “O objetivo dos vestibulandos é rever e aprofundar os assuntos estudados no Ensino Médio, dando ênfase para as disciplinas importantes para o seu vestibular”, diz o professor.

Para ele, em uma rotina bem programada, além de assistir às aulas, os estudantes deverão:

• Fazer muitos exercícios;
  • Realizar leituras dos livros obrigatórios;
  • Fazer redações semanais;
  • Fazer os simulados.

“Não podemos esquecer que toda rotina bem planejada deve prever o cansaço físico e mental dos estudantes, os descansos podem ser estruturados durante o ano”, o professor reforça.

Equilíbrio emocional contribui para os resultados

A rotina promove o aumento da autoconfiança dos estudantes, porque eles percebem que o aprendizado e os resultados dos simulados tendem a melhorar.

Porém, mesmo com a rotina bem organizada, é muito comum o rendimento nos simulados oscilar durante o ano. Nestes momentos, a orientação pedagógica avalia os planejamentos do estudante e a sua parte socioemocional também. O equilíbrio emocional tem grande influência no rendimento durante as provas.

➡️  Escolhendo a profissão:  como a família pode ajudar nesse processo?

➡️ Desafio dos Vestibulares em 2020

Planck elabora a rotina com o estudante

O Colégio Planck auxilia cada estudante nas suas rotinas e metas de estudos para a realização dos seus sonhos.

O plano de estudos deve sempre ser personalizado, em função das deficiências que o estudante deve vencer, estilo de prova e do grau de competitividade da carreira escolhida.

É muito importante o estudante ter um momento de descanso para não sobrecarregar e cair o rendimento na reta final das provas, tudo tem que ser pensado para que o ponto alto do rendimento coincida com a época das provas.

Além disso, outra questão importante é que o vestibulando não perca o foco nos seus objetivos, ou seja, quais matérias são mais importantes para composição da sua nota, além de colocar atenção especial para o modelo de prova que irá prestar.

“Possui questões dissertativas? As questões são interdisciplinares ou mais técnicas? Quais os assuntos que mais caíram nos últimos 5 anos?”, sugere.

Para o diretor, os desafios impostos pela pandemia realmente provocaram amadurecimento precoce nos estudantes, e, para ele, esse fator também poderá ser benéfico  para aqueles que vão realizar os vestibulares on-line.

Professor cita pontos essenciais para o plano

Ter um bom desempenho no estudo não é uma fórmula básica válida para todos os estudantes, ele precisa também de autoconhecimento: O apoio dado pela orientação educacional, é muito importante.

Por isso, ele sugere que o próprio estudante reconheça de que maneira ele aprende melhor. Ele sugere algumas questões que o estudante deve pensar sobre sua própria maneira de aprender: Ler mais a teoria? Fazer mapa mental? Procurar sempre o apoio de um plantão de dúvidas? Ler o assunto a ser dado antes da aula? Anotar tudo que foi colocado em sala? Resolver muitos exercícios?

# Dica do professor: os elementos importantes de um plano de estudo

• Foco no objetivo final;
  • Metas bem definidas;
  • Horários adequados para estudo da aula dada;
  • Revisões de assuntos anteriores;
  • Resolução de exercícios;
  • Simulados.

É importante reunir todas as estratégicas que fazem o estudante render melhor e aplicar. Tenha sempre a flexibilização de alterar qualquer item para correção de rota!

Infográficos para os vestibulandos

[infográfico] Plano para o Vestibulando 2