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Turma Max

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS
ENSINO MÉDIO
TURMA MAX | PRÉ-VESTIBULAR

Turma Max | Curso Pré-Vestibular

A Turma Max proporciona alto nível de ensino para que o estudante do curso pré-vestibular atinja seus objetivos de forma mais tranquila e eficiente.

Por inúmeros  motivos, nessa fase, muitos estudantes podem manifestar grande  desgaste emocional, motivado por outras tentativas de ingressar na universidade.

O Planck oferece um olhar diferenciado e cuidadoso para levar esse estudante a construir uma nova história, para se preparar para uma nova etapa da vida.

Nesse momento, é reforçada a necessidade do equilíbrio emocional e cumprir uma rotina de forma responsável e focada.  É uma fase em que é preciso muita dedicação no estudo, mas também conciliar momentos de descanso e integração social.

Cada estudante vai ser acompanhado de modo que suas dificuldades sejam minimizadas e seus pontos fortes sejam reconhecidos para que a aprovação no processo seletivo seja construído de forma minuciosa.

Para isso, a Turma Max vai oferecer as melhores ferramentas:

CONFIRA AS APROVAÇÕES PLANCK
FIQUE DE OLHO NOS VESTIBULARES

Carga horária estendida

Para preparar melhor os estudantes, a grade curricular do curso pré-vestibular do Planck é estendida em relação a outros cursinhos tradicionais. São 41 aulas, de segunda a sábado, com a realização dos simulados no sábado à tarde.

Atenção individualizada

Além disso, a autonomia e o gerenciamento da própria vida são questões que a Coordenação da Turma Max coloca em pauta para produzir bons resultados nesse processo.

Por isso, reforça que cada estudante precisa ter um plano de estudo inteligente, focado, com dedicação e disciplina para produzir muito mais chances de ser bem-sucedido.

Salas com menor número de alunos

Com essa aproximação, os estudantes conseguem esclarecer dúvidas e manter uma abertura maior com cada professor.

Professores qualificados e aulas dinâmicas

As aulas do cursinho são dinâmicas, estratégicas e descontraídas. Além disso, o time de professores do Planck é altamente especializado em vestibulares, com muitas aprovações em suas experiências profissionais.

Hoje o quadro de professores é considerado o melhor de São José dos Campos.

Simulados

Os simulados semanais dos estudantes do curso pré-vestibular vão proporcionar uma análise da curva de aprendizado, treinamento de controle emocional e gerenciamento de tempo.

Os simulados ocorrem simultaneamente para as mais de 700 escolas que utilizam o sistema SAS.

Quando os estudantes recebem suas notas, terão uma simulação muito próxima da realidade, porque terá a nota comparada a mais de 30 mil estudantes do país.

Para tanto, recebem um relatório que apresenta os pontos que devem melhorar, além do acompanhamento constante da Coordenação do pré-vestibular, que vai trabalhar essas dificuldades dentro do plano de estudos do estudante.

Sistema de redação dinâmico

Para garantir que os estudantes tenham bom desempenho nas provas de Redação, o sistema de correção de textos do Planck é bastante dinâmico.

As entregas são semanais, os textos são corrigidos com a mesma periodicidade e, com isso, os estudantes conseguem um feedback muito mais eficiente do próprio desempenho.

Os plantões de Redação também são semanais para possibilitar as correções necessárias para produzir melhores avaliações.

 

Plantões de dúvidas

Uma maior quantidade de plantões de todas as disciplinas Humanas, Exatas e Biológicas também vai oferecer a oportunidade que todos os alunos tenham suas dúvidas esclarecidas.

Os plantonistas estão focados em esclarecer as questões do estudante e direcioná-lo a resolver problemas que vão prepará-lo para a realidade do vestibular.

Cada estudante tem um tempo com o plantonista, recebendo praticamente uma aula particular, com a atenção total para sanar qualquer inconsistência no aprendizado do tema.

Tecnologia

Além do material didático de excelente nível, o acesso à plataforma do SAS também é uma maneira muito eficiente de se preparar para os processos seletivos.

Entre os diferenciais, a plataforma traz questões importantes de Atualidades que apresentam aos estudantes um panorama mundial que pode colocá-los à frente de outros candidatos.

Avaliação emocional

Ao promover a construção de um plano de estudos dedicado a atender as necessidades do estudante, a Coordenação também promove uma eficiente avaliação emocional, em cima da rotina de cada estudante.

No curso pré-vestibular,  são trabalhados dados de realidade para produzir melhor embasamento das suas chances e amparar emocionalmente as escolhas do estudante.

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Nos últimos tempos, a tecnologia já estava desenhando um novo formato para o universo das profissões. Porém, com a chegada da pandemia, houve uma verdadeira aceleração das transformações sociais e de mercado. É certo que muitas profissões ligadas ao universo digital vão tomar imensas proporções, porém, outras funções ligadas à área médica e de relações interpessoais também prometem receber um novo destaque. Veja mais neste texto. Estudantes do Ensino Médio ficam de olho nas futuras profissões No Ensino Médio, os estudantes buscam definir as profissões com as quais estão em sintonia. Em princípio, para fazer uma opção para o vestibular, mas, de forma geral, também começam a buscar um rumo para a própria vida. Para quem está entrando na vida adulta, um cenário já era certo antes de março de 2020: a Quarta Revolução Industrial já estava gerando um impacto muito grande no mercado de trabalho, dando grande ênfase para profissões associadas ao universo digital e à Inteligência Artificial. Porém, com a chegada da pandemia, as transformações foram imensamente aceleradas e um novo universo profissional se desvendou. De acordo com o Relatório The Future of Jobs, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em outubro, na verdade, o futuro já chegou. O momento demonstra que mais de 80% dos negócios estão sofrendo planos de digitalização para implantação de novas tecnologias e 50% estão acelerando a implantação da automação para algumas funções. O relatório aponta que algumas áreas ganharam grande destaque, com foco muito grande no empreendedorismo. Entre as áreas que estarão em ascensão estão a área da saúde, especialmente, o setor que está ligado com a tecnologia, e carreiras que valorizam o preparo físico. O estudo também demonstra que as profissões que estão ligadas à gestão de dados e Inteligência Artificial vão crescer expressivamente, como desenvolvedor de Big Data e engenheiro de dados. Relacionado a essa área também estão as profissões ligadas à engenharia e computação em nuvem, como consultor de nuvem e engenheiro de plataforma. Profissões ligadas ao marketing digital, desenvolvimento e implementação de estratégia, vendas e conteúdo também estarão em alta. Cresce também as funções ligadas ao desenvolvimento de produtos, como os product owner e engenheiros de qualidade de software. O “Future of Jobs” também aponta que profissões que busquem os cuidados com o meio ambiente também vão ganhar muito destaque entre as profissões do futuro, como engenheiros de energia e especialistas em sustentabilidade. Além disso, profissões que também busquem talentos no mercado serão muito valorizadas como business partner e business partner de RH. Pesquisa aponta tendências até 2028 A multinacional de tecnologia americana Cognizant também encomendou um estudo das principais profissões com futurólogos de mercado com tendências até 2028. O resultado apontou para 21 profissões, algumas com denominações bem interessantes, como alfaiate digital e controlador de tráfego autônomo (gerenciador de veículos autônomos e drones). A ferramenta OOH (Occupational Outlook Handbook) do Bureau of Labor Statistics (BLS) aponta também que profissões ligadas à saúde (foco em genética), tecnologia e preparação e serviço de alimentos (food stylist) estarão entre as mais promissoras. A Indeed, um motor de busca de empregos criado nos Estados Unidos, também apontou algumas profissões que estarão em alta, como os tecnólogos médicos, que são os responsáveis pela manutenção e operação de equipamentos médicos. Enquanto outra profissão que ganha destaque no setor médico é a de fisioterapeuta, que é uma atividade que atua na prevenção e na reabilitação da capacidade física e funcional das pessoas. Por outro lado, o estudo “Projetando 2030: uma visão dividida do futuro”, encomendado pela Dell Technologies Institute For The Future, diz que os estudantes que estão se formando agora vão trabalhar em profissões que ainda sequer existem. Segundo o Instituto, 85% dessas profissões só irão existir em 10 anos. Profissões de destaque segundo a pesquisa da Cognizant Alfaiate digital (profissional de e-commerce que pega medidas de clientes para fazer ajustes em roupas) Analista de cidades cibernéticas Analista de computação quântica Cientistas de dados Chief Trust Officer Coach de saúde financeira Construtor de Realidade Aumentada Consultor fitness Controlador de Tráfego Autônomo Corretor de dados pessoais Curador de memória pessoal Diretor de genoma Especialista em Edge Computing Facilitador de TI Gerente de Ética Gerente de man-machine (faz colaboração entre homem e máquina) Gerente de negócio em IA Oficial de Diversidade (facilitará a produtividade e rentabilidade de uma organização) Sherpa de loja virtual Técnico em saúde informatizada Walker-Talker (profissional que passa tempo com os clientes para ouvir o que eles querem) Previsões do The Future of Jobs Analistas de Inteligência Artificial e Machine Learning Analista de Big Data Analista de Business Intelligence Analista de Tecnologia Arquitetos de Dados Auxiliar de saúde doméstica Business Partner Business Partner em RH Consultor em analytics Consultor de nuvem Desenvolvedores de transporte inteligente Desenvolvedores de desenvolvedores em Python, full stack, Javascript e back Diretor de estratégia Enfermagem Engenheiro de dados Engenheiro de estabilidade de site Engenheiros DevOps Engenheiros de energia Engenheiros de qualidade de software Engenheiro de qualidade Engenheiro de robótica Especialistas em IoT (Internet Of Things) Especialista de e-commerce Especialista em aquisição de talentos Especialistas em sustentabilidade Fisioterapeutas Gerente de conformidade Gerente de Análise de Marketing Guardiões do clima Product owner Tecnólogo médico Habilidades mais buscadas para o século 21 No Relatório Tendências de Capital Humano para 2021, encomendado pela Deloitte, um grupo de empresas de serviços britânica, foi apontado que as organizações precisam ter foco em humanizar as relações de trabalho para crescer. Para isso, devem abraçar três atributos: propósito, perspectiva e potencial. Dentro desses aspectos, especialmente depois da pandemia, algumas tendências estão surgindo: o trabalho projetado para o bem-estar, foco na resiliência para futuros incertos, criação de superequipes com integração da Inteligência Artificial e iniciativas para aumentar o senso de pertencimento dos trabalhadores e gerar mais conexão e engajamento com o ambiente de trabalho (seja presencial ou no home office). Além disso, embora o cenário da Inteligência Artificial esteja ficando cada vez mais nítido, as habilidades que prometem abrir mais portas no mercado de trabalho no século 21 são tipicamente humanas, como: pensamento crítico; inteligência emocional; resiliência; adaptabilidade; capacidade para resolução de problemas complexos. Os profissionais mais valorizados serão aqueles que demonstrarem flexibilidade, criatividade e espírito colaborativo. Conclusão A pandemia promoveu transformações em todos os setores da economia, não só no universo do trabalho. Algumas dessas mudanças tiveram um foco muito positivo, como o aumento da solidariedade entre as pessoas e o desejo por mais conexão (pessoal e virtual). O que percebe-se é que, em todos os aspectos, houve uma grande demanda por habilidades socioemocionais, que fazem parte dos projetos pedagógicos do Colégio Planck. No Colégio, os estudantes são estimulados nas competências e habilidades socioemocionais, em ambientes mais criativos e lúdicos e com novas propostas de ensino, para que desenvolvam mais as suas potencialidades. Com isso, a aposta é que esses alunos ganhem impactos positivos em sua vida pessoal e profissional, sendo pessoas mais criativas, bem-sucedidas e felizes em seu futuro.

Profissões do futuro em um mundo pós-pandemia

Nos últimos tempos, a tecnologia já estava desenhando um novo formato para o universo das profissões do futuro. Porém, com a chegada da pandemia, houve

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12 de janeiro de 2021 Nenhum comentário
Colégio Planck - Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020

Formatura dos alunos do Terceiro Ano em 2020

Especialmente em um ano no qual as incertezas dominaram tantas atividades, fechar ciclos é muito importante na vida de todos e, às vezes, muito emocionante

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6 de janeiro de 2021 Nenhum comentário
A importância da participação dos estudantes nas Olimpíadas de Conhecimento cresce cada vez mais. Além da ampliação de conhecimento, desenvolvimento de raciocínio e acréscimo de experiências, os estudantes agora também têm mais uma possibilidade de ingressar em cursos de graduação de algumas universidades. Coordenador do Programa Planck de Preparação Olímpica, o professor Fernando Saraiva revela os benefícios de participar dessas competições científicas. Olimpíadas do Conhecimento amplia visão do estudante A primeira olimpíada brasileira foi a de Matemática, criada em 1979. De lá para cá, diversas outras disciplinas criaram seus torneios de conhecimento, ampliando o leque para os estudantes testarem e ampliarem seus conhecimentos. A mais recente competição criada foi a OBECON (Olimpíada Brasileira de Economia), lançada em 2018. As Olimpíadas Científicas consistem na realização de provas que testam conhecimentos que vão bem além da sala de aula. Por isso, é fato que os estudantes que participam dessas competições abrem espaço para agregar uma gama bem maior de conteúdos e vivências, que vão além do estudo para o vestibular. Além disso, agora os estudantes premiados nas Olimpíadas também começam a ver essa participação como uma forma de ingressar na universidade. Exclusivamente para estudantes brasileiros que estavam concluindo o Ensino Médio, no ano passado, a USP já abriu 113 vagas em cursos de graduação para estudantes que se destacaram em Olimpíadas, a maioria em Ciências Exatas, mas também houve opção em Humanas e Biológicas, como Gestão de Políticas Públicas, Design, Farmácia, Ciências Biológicas e Biomédicas. A seleção foi efetuada a partir de um sistema de pontuação que teve como base a medalha obtida pelo estudante em cada competição. Benefícios de participar de Olimpíadas Para o professor, os benefícios que as olimpíadas do conhecimento trazem realmente são inúmeros, que passam também pelo desenvolvimento de novas amizades e ampliação da bagagem cultural. “Talvez, contraintuitivamente, a medalha em si, seja o menor dos prêmios. Estudantes que participam de olimpíadas podem ter oportunidades de viajar para novos lugares (até mesmo outros países), conhecer diversos estudantes que têm propósitos e valores semelhantes, desenvolver amizades e aumentar a própria cultura. Além disso, há todo o desenvolvimento socioemocional”, revela. Segundo o professor, outro benefício é que a participação em olimpíadas também contribui significativamente para a aprovação em universidades estrangeiras e nacionais de grande renome. Além de abrir as possibilidades de estudos para os estudantes em competições nacionais e levá-los a torneios internacionais, as Olimpíadas também podem abrir portas profissionais tanto para os premiados, como para os participantes. “No mercado de trabalho, também, diversas empresas valorizam conquistas olímpicas, por entender que, durante sua vida estudantil, aquele profissional buscava ir além do mínimo necessário, buscando se desenvolver pessoalmente com desafios estimulantes.” Desenvolvimento de habilidades socioemocionais Para o professor Fernando, participar de Olimpíadas pode ser, de fato, um grande potencializador do desenvolvimento de habilidades socioemocionais, por desenvolver a tolerância à frustração. “É extremamente comum um estudante ter resultados ruins, especialmente nas primeiras tentativas, devido ao fato de o nível dos conteúdos ser muito superior ao que é ensinado nas aulas regulares. Desde cedo, estudantes são levados a aprender que, para se tornarem bem-sucedidos, é necessário lidar com o fato de que, muitas vezes, o resultado esperado não virá na primeira tentativa”, diz. Para ele, associado ao aprimoramento dessa tolerância, o estudante também aprende a desenvolver perseverança, a curto e a longo prazo. “A curto prazo, ao perceber que, às vezes, precisará passar muitos minutos ou até mesmo horas, para resolver um único problema. A longo prazo, ao perceber que poderá levar anos para alcançar a tão sonhada medalha em alguma competição específica”, revela. Segundo o professor, há mais pontos positivos para o socioemocional: “É também comum que estudantes que participam de olimpíadas tenham a mente aberta ao novo e desenvolvam bastante a criatividade, na medida em que são constantemente expostos a problemas diferentes e inovadores, que não requerem apenas a mera aplicação de fórmulas e substituição de números, mas sim, uma significativa dose de criatividade e raciocínio abstrato”, revela. Núcleo de Preparação Olímpica do Planck O professor Fernando Saraiva vê com grande importância o fato de o Colégio Planck abrigar um núcleo dedicado às Olimpíadas do Conhecimento, por duas razões principais: preparação e inspiração. “Em geral, o nível dos conteúdos cobrados em competições científicas vai bem além daquele visto nas aulas regulares. Por isso, depender apenas do conteúdo programático do colégio para ter bons resultados nas Olimpíadas não é uma boa estratégia. Ter aulas com professores focados nos assuntos cobrados nas competições, e no nível em que eles são cobrados, faz total diferença para a obtenção de resultados positivos. Além disso, um núcleo dedicado exclusivamente às Olimpíadas do Conhecimento tem também como função constantemente divulgar as competições e reforçar para os alunos a importância de se preparar e de participar dessas oportunidades, tendo em vista as inúmeras portas que elas podem abrir”, afirma. Além disso, o professor também vê como outro ponto positivo já citado, a tendência de as universidades utilizarem esses resultados para compor a aprovação dos estudantes nos seus cursos universitários. “Seguindo o modelo americano, de renomadas universidades, que já têm praticado isso há muitos anos, como MIT, Harvard, Princeton, Stanford, Yale, importantes universidades brasileiras também estão seguindo esse caminho, como USP, Unicamp e UNESP. Em vagas olímpicas, por vezes, estudantes medalhistas não precisam nem mesmo prestar vestibular. Há pouco tempo, a FGV passou a oferecer bolsas de estudos para os vencedores da Olimpíada Brasileira de Economia. Inspirados por essas grandes universidades, acredito que outras possam adotar também vagas olímpicas. A Unicamp, em especial, é profundamente envolvida com a realização de diversas Olimpíadas Científicas, como a OBI (Olimpíada Brasileira de Informática), ONHB (Olimpíada Nacional de História do Brasil), OMU (Olimpíada de Matemática da Unicamp) e TVQ (Torneio Virtual de Química)”, revela. Colégio traz aulas semanais No Núcleo de Preparação Olímpica, o Planck oferece aulas semanais de matemática, física, astronomia, robótica, química e xadrez. Além disso, também traz aulas de economia, história e biologia, em épocas mais próximas às provas dessas competições. Outra preparação importante são os simulados, que também permitem que os estudantes treinem seus conhecimentos, tempo e controle emocional para as provas que são realizadas nas Olimpíadas. Segundo o professor, a participação nas aulas e nas competições não é obrigatória. No geral, os estudantes que participam das Olimpíadas já entendem os inúmeros benefícios que esses torneios podem trazer. “É um caminho natural ter mais motivação para estudar ao perceber bons resultados aparecendo. Resultados que podem ser do próprio estudante ou de amigos. Ao perceber que pessoas ao seu redor conseguem e que não é necessário ser nenhum ‘gênio’, os estudantes tendem a ficar naturalmente encorajados a tentar também”, diz. Para o professor, o gostar de estudar pode ser desenvolvido em qualquer estudante que seja exposto à beleza do conhecimento, especialmente, no contexto olímpico, no qual são cultivados valores de amizade, determinação, esforço e recompensa. # Dica do Professor Fernando O professor, que costuma dizer que Olimpíadas são oportunidades, deixa um recado para os estudantes” “Se você procura oportunidades nas quais possa se desenvolver como ser humano, aumentar sua criatividade e capacidade de raciocínio, desenvolver novas amizades, conhecer novos lugares e abrir portas no mundo acadêmico e no mercado de trabalho, você precisa participar das Olimpíadas Científicas! São oportunidades muito ricas nas quais não se tem nada a perder, pelo contrário, tem-se muito a ganhar”, reforça.

Benefícios das Olimpíadas do Conhecimento para os Estudantes

A importância da participação dos estudantes nas Olimpíadas de Conhecimento cresce cada vez mais. Além da ampliação de conhecimento, desenvolvimento de raciocínio e acréscimo de

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15 de dezembro de 2020 Nenhum comentário
A Robótica é uma disciplina que agrega grande valor à vivência de cada participante porque estimula a criatividade, experimentação, trabalho em equipe e pensamento lógico. Entenda por que essa matéria tem sido fundamental na Educação até mesmo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Principais funções da Robótica na Educação A robótica pode ser explicada como uma série de procedimentos que levam à criação de uma máquina ou mecanismo eletromecânico que é capaz de realizar tarefas a partir de um conjunto de instruções pré-programadas. Em setores como a medicina, indústria e atendimento online, já se desenvolve há tempos, porém, também percebeu-se que é uma poderosa ferramenta de aprendizagem. No Colégio Planck, o Professor Paulo Henrique Pereira, responsável pela atividade de Robótica, afirma que a matéria está alinhada com as competências gerais da BNCC. “A Robótica é um espaço propício para desenvolver as competências 4 e 5, pois além da linguagem diferente, a tecnologia também é empregada para a resolução de problemas”, revela. 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum 1 - Conhecimento 2 - Pensamento científico, crítico e criativo 3 - Repertório Cultural 4 - Comunicação 5 - Cultural Digital 6 - Trabalho e projeto de vida 7 - Argumentação 8 - Autoconhecimento e autocuidado 9 - Empatia e cooperação 10 - Responsabilidade e Cidadania A BNCC reconhece a tecnologia na formação dos estudantes e estimula que eles dominem o universo digital, por isso, para a competência Cultural Digital, reforça esse papel: “ Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”, diz o documento. Papel da robótica no desenvolvimento de habilidades socioemocionais Segundo o professor, no que se refere aos aspectos socioemocionais, por se tratar de um processo de resolução de problemas em equipe, a Robótica desenvolve principalmente o pensamento criativo e científico, a tolerância ao estresse e à frustração, o foco e a organização, a assertividade e a confiança. Porém, reforça o grande papel da disciplina no desenvolvimento da criatividade. “A criatividade é indispensável no processo, pois possibilita conexões entre as diversas áreas do conhecimento visando o objetivo desejado pelo aluno, tornando o processo ainda mais significativo.”, diz. Todas essas habilidades socioemocionais são reforçadas também pela Cultura Maker, que está inserida no DNA do Planck, com a grande contribuição do laboratório Design Maker, que também incentiva a criação. “A cultura maker está bastante presente no Colégio. Então, com as aulas de Robótica não é diferente, o estudante é convidado a desenvolver conhecimentos e habilidades estimulado por um problema que precisa de solução.” Robótica favorece o aprendizado de outras áreas de conhecimento? Segundo o professor, como a Robótica é composta por um conjunto de ferramentas e habilidades que se colocam a serviço da resolução de um problema, é neste ponto que as outras áreas do conhecimento entram no processo, pois a solução exigirá do estudante que use seu conhecimento prévio ou que pesquise conteúdos de outras disciplinas. Além disso, conhecimentos de matemática e física são diretamente necessários para o uso e compreensão da tecnologia empregada. Além de estar dentro do Núcleo de Tecnologia, que também inclui a disciplina de Programação, a Robótica também integra o Programa Planck de Preparação Olímpica (P3O), oferecendo a oportunidade do estudante se preparar para participar de competições. Benefícios de inserir o estudante na Robótica: Estímulo do aprendizado de matemática, física e inglês Estímulo do raciocínio lógico Desenvolvimento da criatividade Melhoria na organização de pensamentos e ações Estimula o desenvolvimento de aptidões Desenvolve habilidades para resolução de problemas Conclusão Em uma cultura cada vez mais digital, a Robótica é também uma forma muito estimulante de preparar os estudantes para um melhor desempenho de seus papéis profissionais no futuro. Percebe-se que a disciplina vai bem além do que se vê na ficção científica, porque ensina habilidades fundamentais em qualquer setor da vida.

Robótica: qual é o papel na Educação?

A Robótica é uma disciplina que agrega grande valor à vivência de cada participante porque estimula a criatividade, experimentação, trabalho em equipe e pensamento lógico.

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14 de dezembro de 2020 Nenhum comentário

Dicas para o final de semana – Guia Planck Férias

Olá, Família Planck! Chegamos a nossa 35ª semana! Nesta edição do Guia Planck, vamos celebrar e reviver tudo que passamos durante todas as edições do

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12 de dezembro de 2020 Nenhum comentário
Entre as escolas particulares, o Colégio Planck é diferente de tudo que muitos pais já viram por aí. Pode-se dizer que é o colégio dos sonhos de muitas pessoas, o local onde gostariam de ter estudado. Aqui, diversão caminha junto com o respeito e amor pelo aprendizado, criatividade está lado a lado com alto desempenho e exercício da individualidade combina com empatia, ética e responsabilidade. No Planck, cada estudante é único e observado muito de perto tanto no Ensino Fundamental Anos Finais como no Ensino Médio. Pelo projeto pedagógico do Colégio, cada um tem um potencial imenso, que pode ser amplamente desenvolvido no ambiente escolar, e que será uma herança para a vida. Afinal, o que é o Colégio o Planck? Ao ler a introdução acima, a pergunta que pode surgir é: como o Planck consegue esses resultados? Em primeiro lugar, buscando a excelência em todos os seus processos, porque carrega a bandeira do alto desempenho de seus estudantes, com emprego de tecnologias inovadoras e eficientes, além dos métodos pedagógicos reconhecidos e inspirados nas melhores instituições do planeta. Seus fundadores buscaram soluções pedagógicas diferenciadas em países como Japão, Finlândia, Reino Unidos, Estados Unidos, entre outros, para criar um modelo único entre as escolas particulares. Para conquistar essa meta, investe em profissionais que manifestam alta qualidade de suas aptidões, aprendizagem colaborativa, estímulo de habilidades socioemocionais e uma metodologia baseada em projetos. Com esses pilares e o cuidado constante dos fundadores, o Colégio Planck honra os itens de sua Missão, Visão e Valores: Na Missão, lista o desenvolver, de forma excelente, o processo de ensino e aprendizagem; Na Visão, traz o foco de estar entre as melhores instituições de ensino de educação básica do país; Nos Valores, traz ética e franqueza aos processos pedagógicos para transformar os estudantes em pessoas que farão diferença no mundo. Para o Colégio Planck, trazer felicidade e fazer os olhos dos estudantes brilharem a cada projeto, cada desafio e conquista, em busca de seus próprios sonhos, é uma forma de construir as bases do sucesso de cada um deles no futuro. Metodologia baseada em projetos A metodologia baseada em projetos é uma forma eficiente de envolver os estudantes na aprendizagem. Além disso, o Colégio Planck promove a equiparidade de conhecimentos para nivelar todos os estudantes e trazer as mesmas oportunidades de alto padrão de ensino a todos. Dentro dos conceito do Saber, que desenvolve o aspecto cognitivo; do Saber Fazer, que desenvolve a energia; e do Ser, que ensina a trabalhar com as emoções; os estudantes alcançam o desenvolvimento por meio de projetos especiais, aulas curriculares e 36 disciplinas eletivas, que reforçam conhecimentos que vão além dos muros do colégio. Para organização do projeto pedagógico, o Colégio Planck conta com 6 núcleos: Planck Internacional, P3O, Núcleo Planck de Esportes, Núcleo Planck de Artes, Núcleo Planck de Tecnologia e Projetos Pedagógicos Planck. Planck Internacional No Planck Internacional, o objetivo é promover a internacionalização das experiências dos estudantes, para transformá-los em pessoas mais globais e digitais. Dentro desse núcleo, é reforçada a importância do bilinguismo e o preparo dos estudantes para os processos seletivos das universidades internacionais, através do PGG (Planck Global Guidance) e participação em programas de férias, o Summers. Núcleo Planck de Tecnologia Esse núcleo, que também atende à competência 5 da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que prioriza o estímulo da cultura digital, incentiva diversas habilidades socioemocionais por meio das disciplinas de programação, robótica, mídias sociais e aluno tutor. Em todas, o foco é a solução de problemas, que estimula criatividade, raciocínio lógico e tomada de decisões, entre outras habilidades. Núcleo P30 Esse núcleo de Olimpíadas de Conhecimento possibilita que os estudantes tenham uma relação muito íntima com o conteúdo de várias disciplinas e desenvolvam o amor pelo aprendizado. Nas provas das olimpíadas de Física, Matemática, Filosofia, Bioquímica, Astronomia, Economia, Xadrez, História, Atualidades e Biologia, os estudantes vão encontrar desafios que exigem soluções complexas, além da oportunidade de conviver com estudantes de outros lugares e até países. Cada vez mais, diversos estudantes do Colégio estão se destacando nos processos olímpicos, que também podem abrir portas no mercado de trabalho e a aprovação nos cursos de algumas universidades brasileiras. Núcleo Planck de Artes Busca que os estudantes desenvolvam e cultivem os seus talentos por meio de experiências inovadoras e criativas. No núcleo, há aulas de desenho, escultura, sapateado, street dance, teatro, bateria, piano, guitarra e violão. Núcleo Planck de Esportes O principal objetivo desse núcleo é promover a capacidade de gerenciar a saúde pelo desenvolvimento de hábitos saudáveis, com a prática de atividades físicas como futebol de salão, tênis de mesa, judô, basquete, vôlei e yoga. Projetos Pedagógicos Entre os projetos pedagógicos, o Planck oferece: Academia Sherlock: visa o desenvolvimento das competências cognitivos por meio das propriedades investigativas dos estudantes; Laboratório de Soluções Maker: estimula a cultura maker por meio de ferramentas como o design thinking e habilidades de engenharia para criar, construir e trabalhar de forma colaborativa; Clube de Debates: desenvolve a capacidade da oratória nos estudantes, para que aprendam a falar fluentemente e com confiança diante de todas as pessoas; Programa Planck de Mentorias: realiza a orientação dos estudantes por meio do acolhimento, escuta atenta e acompanhamento dos processos educacionais; PAIDA (Projeto de Acompanhamento Individual Desenvolvimento Acadêmico): atua como um reforço escolar e visa a orientação dos estudos, ajudando os estudantes a terem mais responsabilidade, organização pessoal e de materiais, e até técnicas de estudo; Plantão de Dúvidas: no contraturno das aulas curriculares para dar mais suporte à aprendizagem, com atendimentos fixos e semanais; Planck Conectividade: é a forma que os estudantes com mais conhecimento encontram para ajudar outros que estão com dificuldades; Redação Semanal: na qual é estimulada a produção de textos para o desenvolvimento das habilidades da escrita e argumentação; PPAD (Programa Planck de Atividades Diversificadas): é composto por projetos e trabalhos realizados em grupos, estudos dirigidos, seminários, apresentações, atividades online, etc; Planck ONU: visa a simulação das conferências internacionais da ONU, compostas por diplomatas, chefes de Estado, jornalistas e outros profissionais para debater temas de política, economia e sociais; Estudos do Meio: é um programa que estimula o aprendizado além da sala de aula com visitas organizadas a parques, museus, cidades históricas, etc: Agência Júnior: proporciona que os estudantes vivenciem o ambiente de uma agência de comunicação e marketing digital para desenvolver técnicas e transmitir informações a diversos canais, como veículos de comunicação, como rádio, TV e internet; Rádio Planck: é um projeto desenvolvido pelos estudantes para trazer entretenimento e informações para os colegas do Colégio; Diretório Acadêmico Planck: representa o interesse dos estudantes, que podem defender seus direitos, aprendendo a ter ética e cidadania. Desenvolvimento de Alto Desempenho Então, se você está em busca de escolas particulares que vão desenvolver o seu filho, filha ou filhos de forma integral e para a vida, venha conhecer o Colégio Planck. Faça uma visita e teremos imenso prazer em apresentar todo o projeto pedagógico, equipe e até instalações, que também foram pensadas para favorecer a aprendizagem e extrair o melhor de cada estudante.

Uma escola diferente de tudo o que você já viu

Entre as escolas particulares, o Colégio Planck é diferente de tudo que muitos pais já viram por aí. Pode-se dizer que é o colégio dos

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7 de dezembro de 2020 Nenhum comentário
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