Nove dicas para você escolher a melhor escola para seu filho

Conteúdo

Estudantes atrás da placa Planck, a melhor escola de São José dos Campos.

Se o seu filho entrou  em um novo estágio escolar que não está disponível na instituição atual ou porque necessita de uma mudança de endereço, é hora de pensar em como escolher a melhor escola para ele.

Veja neste texto, 10 dicas que vão ajudá-los no momento de realizar a escolha da melhor escola para seu filho.

Como escolher a melhor escola?

É preciso, antes de mais nada, pensar no motivo que está levando a essa mudança de instituição de ensino:  

  • Em alguns casos, o seu filho pode estar passando do ensino fundamental anos iniciais para os anos finais, porém, na instituição atual ainda não há esse nível;
  • Um outro motivo muito comum para a troca de escola pode ser uma mudança de endereço da família, que torna inviável a permanência na instituição atual;
  • Outra razão importante é o descontentamento com a escola atual, especialmente, neste caso, a escolha deve ser bem cuidadosa, para entender o que a nova escola oferece de diferente.

As fases escolares também exigem um olhar diferenciado para essa escolha. Por exemplo, a partir do ensino fundamental anos finais, pode ser bem importante escolher uma escola que atenda necessidades específicas, como desenvolvimento de habilidades socioemocionais que serão imprescindíveis nos desafios futuros.

Se é para o ensino médio, começa a surgir a atenção com o preparo para os vestibulares. Então, a instituição deve suprir essas necessidades.

Mas, em todos os casos, que pais não querem escolher a melhor escola para os filhos? Aquela instituição que vai encorajá-los a desenvolver identidade própria e descobrir suas paixões? 

Realmente, encontrar uma instituição que atenda a todas as expectativas dos pais não é uma tarefa muito fácil, por isso, valorize esse processo e seja muito cuidadoso com ele. 

Seja por qualquer motivo, algumas dicas poderão ajudar a entender como escolher a melhor escola: 

Estudantes do sexo feminino do Colégio Planck andando pela instituição.

1 – Qual tipo de escola está procurando?

Pensar no tipo de escola a partir de suas expectativas já coloca um filtro bastante grande na escolha.

Você quer uma escola que privilegie o alto desempenho ou prefere que os processos e resultados sejam mais soltos?

Quer uma escola grande (em número de estudantes) ou pequena? 

Quer que a escola tenha muitas atividades extracurriculares e opções ou seja mais tradicional?

Responder para si mesmo todas essas questões ajudam a reduzir as opções.

O Colégio Planck, além de ter entre os seus pilares o alto desempenho, trazendo uma equipe qualificada para a transmissão dos conteúdos pedagógicos, também cuida da formação socioemocional do estudante, que ficará preparado para os desafios da vida. 

2 – Localização 

A distância da escola para a casa do estudante pode não ser o único critério, porém, pode ser um item importante.

Expor a criança ou jovem a um tempo de deslocamento no trânsito muito grande pode desorientar o estudante antes de chegar ao turno escolar, porque gera mais cansaço e estresse e pode até diminuir a energia para o estudo.

O Colégio Planck está situado em uma localização estratégica e de fácil acesso. Além de oferecer total segurança, a instituição tem em seus arredores, caso os estudantes necessitem, consultórios médicos, táxis, hipermercado, etc.

3 – Qual é o estilo de aprendizagem do seu filho?

Nem todo estudante vai se adaptar a todo tipo de escola. É preciso entender como é o estilo de aprendizagem dele, e o que as escolas oferecem para desenvolver o aprendizado dos seus estudantes.

Em muitos casos, os pais podem se basear na própria educação que tiveram e escolher um determinado tipo de escola. Mas, a área de Educação tem passado por grandes mudanças e hoje há um leque muito grande de linhas pedagógicas, que se ajustam a perfis diferentes.

Entenda qual é a metodologia oferecida pela instituição e se pergunte qual é o benefício que aquela escola pode trazer para os seus filhos.

No Colégio Planck, todos os ambientes e recursos pedagógicos visam a facilitação da aprendizagem. 

Aqui todos os estilos de aprendizagem são abordados, e os estudantes são estimulados no desenvolvimento de habilidades socioemocionais que vão ajudar a lidar com suas potencialidades e fragilidades na questão acadêmica e socioemocional.

Além disso, os estudantes são acompanhados pela Orientação Educacional, que dará todo o suporte para entender e procurar minimizar suas dificuldades por meio de uma escuta ativa, estabelecendo diversas iniciativas para ajudá-los, como, por exemplo, ajudando-os a elaborar uma rotina de estudos individual.

4 – Espaço físico da escola 

Muitas vezes, a proposta pedagógica também é atrativa a partir do espaço físico que a escola oferece.

É arejado? É amplo? É acolhedor? Verifique a existência de espaços como laboratórios, quadra poliesportiva, cantina, banheiros, etc.

Todos os espaços de uma escola podem servir como auxiliar no processo de aprendizagem.

O Colégio Planck tem uma estrutura física moderna e acolhedora, são mais de 10 mil metros quadrados. 

O prédio tem dois pisos, nos quais todos os ambientes, inclusive escadas e corredores, são dedicados à aprendizagem.

Além de salas para estudos, cantina com restaurante e laboratórios, o Colégio traz também uma excelente quadra coberta, amplo estacionamento, etc.

Professor orientando estudantes na sala de aula.

5 – Quantidade de alunos por sala

Mesmo as escolas particulares podem se diferenciar muito em relação ao número de estudantes por sala.

No Colégio Planck, a quantidade de estudantes e distribuição em salas está em conformidade com a lei, de forma que seja possível que a equipe equipe pedagógica promova um constante acompanhamento do aprendizado de cada um deles, além de garantir o suporte da Orientação Educacional para os estudantes e também para as famílias.

6 – Parceria entre família e a escola

A melhor escolha privilegia uma comunicação constante entre as famílias e a equipe pedagógica.

Em estudos de anos anteriores do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), a participação ativa dos pais no processo escolar também já foi considerado elemento muito importante para o rendimento dos estudantes.

Uma troca constante sobre as fases que as crianças e jovens estão passando em ambos os ambientes, pode servir como auxílio para que muitos problemas sejam superados e não prejudiquem o desempenho.

7 – Qual é a abordagem socioemocional?

A BNCC tem entre as suas diretrizes a aprendizagem socioemocional. Verifique quais são os critérios adotados pela escola para permitir o desenvolvimento dessas habilidades e competências nos estudantes.

Muitas vezes, o ambiente da própria escola e as atividades realizadas abordam a aprendizagem socioemocional, estimulando trabalho em equipe, criatividade, empatia, pensamento crítico, colaboração, etc.

Além disso, uma escola que tem um bom ambiente também favorece a construção de amizades duradouras por meio do envolvimento dos jovens em diversas atividades culturais, esportivas e sociais. 

Leia mais:

 

infografico aprendizagem socioemocional

8 – Material pedagógico

A partir do Ensino Fundamental Anos Finais, um bom material didático é muito importante porque parte da aprendizagem valoriza o desenvolvimento da autonomia do estudante, com os estudos também em casa.

Já no Ensino Médio, é preciso entender se esse material didático atende às necessidades exigidas pelos vestibulares.

Além disso, é interessante saber que as escolas que optam por sistemas de ensino levam a vantagem de ter uma atualização anual de conteúdos, enquanto aquelas que optam por livros didáticos demoram mais para receber essa atualização. 

9 – Peça informações para quem já conhece

Conhecer a opinião de outras famílias que já têm filhos matriculados sobre a reputação da escola também é um processo muito importante.

Ouvir de outros que já têm a experiência e saber que os filhos deles se sentem felizes na escola, torna o processo de decisão muito mais tranquilo.

Banner que anuncia que as matrículas de 2025 do Colégio Planck estão abertas.

Conclusão

O Colégio Planck tem dois pilares pedagógicos: o alto desempenho pedagógico e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Para obter melhores resultados dos seus estudantes nestes quesitos, o Colégio investe na aprendizagem baseada em projetos e na aprendizagem colaborativa, que favorece o aperfeiçoamento de pontos fortes que irão favorecê-los tanto no processo acadêmico quanto nos resultados futuros da vida.

Além disso, no Planck o olhar é cuidadoso para cada estudante e favorece amplamente a comunicação aberta com as famílias. Dessa forma, a relação é muito próxima e de confiança, para que os estudantes se sintam amparados em todas as suas necessidades.

 

Compartilhe:

Compartilhe:

Leia também:

Translate »