O alto desempenho nada mais é do que ter disciplina, consistência e regularidade. E a disciplina, parte fundamental do alto desempenho, é fazer com insistência e persistência coisas que, muitas vezes, nem gostamos tanto, para alcançar determinados objetivos.
O desenvolvimento de habilidades socioemocionais é fator fundamental para atingir o alto desempenho. Aprender essas habilidades ajudam a criança e o adolescente a usarem seu potencial máximo para alcançar objetivos e a conseguirem lidar com as adversidades. Dessa forma, certamente, elas terão maior chance de alcançar o sucesso na vida adulta.
Entenda mais sobre esse tema neste texto e veja como o Colégio Planck trabalha esse pilar com seus estudantes.
Como é um estudante com alto desempenho?
O estudante com alto desempenho atinge e supera as metas e objetivos de maneira regular e constante por meio de conhecimento e habilidades socioemocionais.
Ele sabe como reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções, assim como perceber as de outras pessoas e estabelecer relacionamentos interpessoais saudáveis e produtivos.
Estudantes de alto desempenho são aqueles que se dedicam intensamente às disciplinas, demonstram interesse genuíno pelo aprendizado e estão dispostos a ir além do esperado. Lembrando sempre que o importante são as conquistas diárias: é a criança ou adolescente ser melhor, evoluir e crescer a cada dia.
O autoconhecimento é um fator de muita importância no alto desempenho, principalmente saber qual objetivo e onde se deseja chegar. Além disso, sabendo quem se é, fica mais fácil trabalhar os pontos fortes e os pontos a se melhorar. Nesse contexto, é necessária resiliência para atingir as metas (realistas e mensuráveis) estabelecidas.
Vale a pena deixar claro que ter alto desempenho não significa estar em primeiro lugar, mas sim fazer sempre mais do que normalmente faria e melhorar o que se tem.
As crianças e adolescentes com alto desempenho não apenas cumprem as tarefas acadêmicas, mas também buscam oportunidades de aprofundar seus conhecimentos, como a participação em projetos de pesquisa, grupos de estudo ou atividades extracurriculares relacionadas ao seu campo de estudo.
Assista o podcast Planck Talks sobre Alto Desempenho em nosso canal no Youtube.
No contexto acadêmico e na vida pessoal, o alto desempenho envolve um conjunto de características, atitudes, práticas e habilidades que contribuem para o sucesso e a excelência em todas as esferas.
Leia mais sobre:
Como alcançar o sucesso acadêmico e extracurricular?
Uma das primeiras ações que todo estudante deve tomar é estabelecer metas claras. Ter objetivos definidos é fundamental para direcionar as ações, assim como maximizar os esforços. Se for uma criança, a família pode ajudar no planejamento.
Vale lembrar que essas metas devem ser realistas e alcançáveis, assim é possível manter a motivação e evitar frustrações desnecessárias. Além disso, é importante traçar um plano de ação, definindo quais passos precisam ser dados a curto, médio e a longo prazo.
“Curtir a jornada é tão importante quanto atingir o objetivo. Por isso, é preciso ter alto desempenho, mas com leveza. É melhor fazer as coisas sendo uma opção sua e não como uma obrigação, assim é possível performar mais e melhor”, diz o prof. André Guadalupe, cofundador e diretor do Colégio Planck. Ele ainda complementa que é necessário manter uma atitude positiva, pois ser otimista aumenta o alto desempenho.
Ter alto desempenho nada mais é do que a busca por resultados excepcionais, além de ter o desejo de se destacar e alcançar o máximo de seu próprio potencial.
Outra estratégia importante para o alto desempenho é desenvolver habilidades de gerenciamento do tempo. É comum nos sentirmos sobrecarregados com compromissos acadêmicos e pessoais, mas aprender a priorizar.
A dica é: tenha um mentor, pois não é somente saber o que e quando fazer, é essencial saber como.
Confira mais nesse blog post:
O prof. André Guadalupe ainda aconselha: “Permita que seu filho erre, que ele resolva os pequenos problemas do dia a dia. Errar, inclusive, faz parte de quem tem alto desempenho, que não é acertar o tempo inteiro. Muitos têm receio de buscar o alto desempenho pelo medo de errar. Mas errar faz parte, gera aprendizado”.
Para levar para a vida: 7 habilidades socioemocionais para o alto desempenho
Inteligência emocional
Aprimore a capacidade de reconhecer e gerenciar as próprias emoções, bem como compreender e se relacionar com as emoções dos outros.
Autoconfiança
Acredite em si mesmo e em suas capacidades, levando a uma maior motivação e desempenho.
Autodisciplina
Desenvolva a capacidade de organização, com estabelecimento de metas de acordo com plano de estudos ou projeto.
Comunicação eficaz
Aprenda a se comunicar de maneira clara tanto verbalmente quanto por escrito.
Trabalho em equipe
Aprenda a trabalhar em grupo, respeitando diferenças e contribuindo de forma colaborativa.
Pensamento crítico
Desenvolva a habilidade em analisar informações, questionar e avaliar ideias, além de tomar decisões.
Resolução de conflitos
Saiba resolver conflitos de maneira positiva, buscando soluções equilibradas e justas para todas as partes envolvidas.
Cuidar da saúde física e mental faz parte!
Para atingir um alto desempenho acadêmico é fundamental cuidar de si mesmo, da saúde física e mental, além de ter qualidade de tempo com família, amigos e dedicação a algum hobby.
O Alto Desempenho no Colégio Planck
O Colégio Planck é reconhecido por ser um colégio de alto desempenho e ter uma metodologia diferenciada focada em áreas de conhecimento, projetos e habilidades socioemocionais.
Nas variadas atividades, toda equipe pedagógica oferece aos estudantes incentivo ao desenvolvimento do autoconhecimento, que permite a compreensão das forças e fragilidades, para que seja dada a atenção devida a cada vetor.
O objetivo do Planck é que os estudantes estejam preparados não só academicamente, mas também em todos os aspectos sociais e emocionais que possam levá-los ao sucesso em suas vidas.