O Ensino Fundamental 2 é um período de aprendizagem importante para as crianças e pré-adolescentes, pois marca sua passagem para um mundo com mais responsabilidades e deveres, que caminha junto a mudanças físicas e neurológicas.
No ambiente escolar, os estudantes deparam-se com novos desafios, mas também com novas oportunidades e paixões. É neste momento que suas vozes despertam e começam a descobrir-se como pessoas.
Por isso, é importante ensiná-los a fazer as escolhas certas e como lidar com os resultados. E, portanto, é essencial que sejam direcionados para suas melhores versões, sob um olhar cuidadoso que deve estar presente no Ensino Fundamental 2.
Então, se você quer saber mais sobre este período de aprendizado escolar e o que deve esperar, continue lendo este texto que preparamos.
O que é Ensino Fundamental 2?
O Ensino Fundamental 2, também conhecido como Ensino Fundamental – Anos Finais, é um período escolar que marca a transição da infância para a adolescência, no qual as crianças retomam os aprendizados do Ensino Fundamental 1 e agregam novos conhecimentos.
Portanto, aqui, a Educação é intensificada gradativamente para os estudantes desenvolverem domínio sobre comunicação (leitura e escrita) e raciocínio lógico.
Mas também atua sobre a capacidade de compreensão dos valores da sociedade e entendimento sobre os ambientes que estão inseridos, como sistema político, economia, cultura, entre outros, e de pensamento crítico.
Ensino Fundamental 1 e 2: diferença entre os períodos
Atualmente, o Ensino Fundamental é dividido em duas fases escolares: Ensino Fundamental 1, ou Anos Iniciais, e Ensino Fundamental 2, ou Anos Finais.
No primeiro período escolar, a base de aprendizado é a alfabetização, para abranger o campo de conhecimento dos estudantes e prepará-los para os anos posteriores.
Já na segunda fase, os estudantes estão mais maduros e são inseridos em período de aprendizagem com conteúdos e atividades mais complexas.
Assim sendo, uma característica marcante do Ensino Fundamental 2 é a presença de mais professores e mais disciplinas, o que estimula o senso de responsabilidade e organização dos estudantes.
Para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Ensino Fundamental 2 é uma fase para aprofundar as áreas de conhecimento, assim como desenvolver a autonomia nos pré-adolescentes.
A título de curiosidade, a BNCC é um documento normativo que define quais são as aprendizagens essenciais para a Educação Básica, homologado em dezembro de 2018.
Para cada ano, é descrita a ficha técnica das áreas de conhecimento, como também os projetos que devem ser trabalhados e as avaliações que devem ser realizadas, mas que podem variar em cada instituição de ensino.
Leia também:
Puberdade e desempenho escolar: existe conflito nesta relação?
Ensino Fundamental 2 vai até que série?
O Ensino Fundamental 2 abrange os 6º, 7º, 8º e 9º anos, que anteriormente eram classificados como 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries. Portanto, os estudantes têm idades de 11/12 anos quando ingressam e 14/15 anos quando completam essa fase escolar.
A mudança ocorreu em 2008, com período de adaptação pelas instituições de ensino de 2 anos (até 2010), mas, não alterou apenas a classificação, mas também o tempo de aprendizado dos estudantes.
No antigo Ensino Fundamental, os estudantes percorriam todas as séries em 8 anos (1ª a 8ª série), dos 7/8 aos 14/15 anos de idade. E, agora, com a nova divisão, a jornada de aprendizado passou para 9 anos (1º ao 9º ano), dos 6/7 aos 14/15 anos de idade, isto é, as crianças têm uma entrada antecipada no Ensino Fundamental, obrigatória por Lei.
Você também pode se interessar por:
Meu filho mudou de escola, como apoiá-lo na fase de adaptação?
Dinâmicas para estudantes do Ensino Fundamental 2
As metodologias pedagógicas precisam adotar métodos criativos para cativar os estudantes e incentivá-los em seus estudos, principalmente em um mundo em que sua atenção é constantemente desviada para as telas dos celulares.
É necessário fugir do comum, das aulas que constituem-se apenas nos livros e lousas repletas de informações.
Veja alguns sugestões eficientes de dinâmicas para os estudantes do Ensino Fundamental 2, que ajudam na memorização do aprendizado:
- Usar laboratórios de ciências, salas de música e ambientes ao ar livre, para para ativar estímulos sensoriais;
- Propor projetos especiais com os aprendizados em sala, como debates ou estudos de casos;
- Incentivar o trabalho em duplas ou equipes, para tornar a aprendizagem mais dinâmica;
- Atividades sobre sentimentos e emoções, que estimulam o autoconhecimento e o comportamento dos alunos, dentro e fora da sala de aula.
Veja também:
O que é de fato uma proposta pedagógica com foco no socioemocional?
Ensino Fundamental 2: Educação de qualidade no Colégio Planck
O Colégio Planck é uma instituição de ensino que contempla o Ensino Fundamental Anos Finais e o Ensino Médio, que oferece uma metodologia inovadora, com professores altamente qualificados e ambiente de aprendizagem inspirador.
No Ensino Fundamental 2, a experiência educacional se baseia em:
- Aprendizagem socioemocional: desenvolvimento de competências intrapessoal, interpessoal e cognitiva, essenciais para o ser humano e cidadão éticos.
- Aprendizagem colaborativa: incentivo da interação, colaboração e participação ativa dos estudantes, para tornar o aprendizado mais envolvente;
- Aprendizagem baseada em projetos: resolução de problemas e desafios que estimulam a capacidade de raciocínio, reflexão, curiosidade e confiança;
- Equidade: desenvolvimento do pensamento crítico e do autocontrole, por meio da ferramenta de feedback entre estudantes, para melhoria contínua dos processos e habilidades.
Em sua jornada pelo Colégio Planck, os estudantes encontram suas vozes e suas paixões, além de desenvolverem o pensamento crítico e as habilidades socioemocionais, juntamente ao conhecimento técnico, para que possam ingressar na vida adulta com autonomia e competência.
Além das atividades interdisciplinares e atividades práticas, os estudantes se deparam com atividades extracurriculares, que completam o desenvolvimento integral.
A metodologia estimula algumas habilidades, como criatividade, cooperação, comunicação, empatia, respeito, autocontrole, responsabilidade, autonomia, curiosidade, entre muitas outras.
O mais importante é que os estudantes são encaminhados para seguir um caminho de alto desempenho e aprendizado contínuo, que certamente os levarão para um futuro relevante.
Saiba mais sobre o Ensino Fundamental Anos Finais aqui.
E não deixe de agendar uma visita para conhecer a infraestrutura do Colégio Planck.