Como desenvolver a criatividade em crianças e adolescentes

Conteúdo

 Desenvolver a criatividade em crianças e adolescentes tem sido fundamental nestes tempos nos quais a ordem é ter pensamento fora da caixa, flexibilidade mental para resolução de problemas e muita adaptabilidade. Veja neste post quais mecanismos podem ser utilizados para que os estudantes continuem a desenvolver continuamente esse pilar socioemocional. Toda criança nasce com criatividade? Uma das definições de criatividade aponta para as características de quem tem “inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo, etc”. Outra explicação mais antiga (Torrance, 1965) aponta que "criatividade é o processo de tornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, desarmonia; identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e retestar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados". Segundo um relatório do governo do Reino Unido sobre alfabetização, 98% das crianças entre 3 e 4 anos têm uma imensa capacidade de pensar de maneira não linear e de forma divergente dos outros, ou seja, criativa. Porém, à medida que o tempo passa, essa capacidade pode se perder, quando as crianças e adolescentes tentam se encaixar em padrões coletivos. No entanto, quando são estimulados continuamente à criatividade, conduzem suas próprias descobertas e se permitem identificar inúmeras possibilidades nas mais variadas questões acadêmicas e da vida. Neste cenário de mudanças rápidas e uso intenso da tecnologia, esse processo de fomento da criatividade passa a ser imprescindível para que os estudantes desenvolvam as mais diversas habilidades socioemocionais que serão importantes em seu futuro. Além disso, segundo um estudo de 2016 realizado com jovens adultos, exercitar a criatividade diariamente é uma iniciativa que está intimamente ligada à sensação de bem-estar. Criatividade começa a ser desenvolvida em casa Como se percebe pelo relatório do Reino Unido, praticamente toda criança nasce com criatividade, porém, são os processos da vida que podem promover uma perda dessa habilidade. Portanto, o primeiro ambiente que vai estimular a criatividade nas crianças é o próprio lar. As brincadeiras e jogos terão papel de destaque nesse processo de desenvolvimento da criatividade na infância, como os quebra-cabeças, desenhar e pintar, blocos de montar e massinhas, jogos de memória, cubo mágico, cartas e bolas, caça-tesouros, entre outros. Todas essas atividades estimulam o exercício do raciocínio, desenvolvem foco e concentração, dão noções espaciais e muitas dessas brincadeiras também estimulam a coordenação motora e equilíbrio. Ler para os filhos(as) também incentiva o interesse por esse hábito e os incentiva a serem criativos, porque vai aprimorar a imaginação e o desenvolvimento da interpretação, mas também será essencial no processo de alfabetização. Durante o isolamento social, inclusive, a leitura foi a principal atividade entre jovens e crianças que não incluiu o uso de telas. Segundo um outro relatório do Reino Unido sobre alfabetização, esteve entre as atividades consideradas uma das mais prazerosas por esse público. Foi nas páginas das aventuras, ficção e fantasia que encontraram alegria, prazer e refúgio para passar pelo período de confinamento, preservando a saúde mental e o bem-estar. Como os pais podem ajudar a desenvolver a criatividade? Para estimular a criatividade nos filhos(as), a família pode apresentar a eles formas de desenvolver a imaginação que é própria das crianças, oferecendo materiais que os incentive a criar e abraçar a cultura maker, como ferramentas e peças, além de ajudá-los a compartilhar suas ideias e promover a colaboração já em família. O ambiente em casa também deve ser estimulante, as crianças e adolescentes devem ser apresentados a lugares interessantes e novas culturas, que despertem a curiosidade pelo saber, e sejam impelidos a fazer perguntas sempre. Todo esse processo que começa em casa é parte fundamental do desenvolvimento cognitivo da criança, porém, também é um estímulo às diversas habilidades socioemocionais ao longo da vida. Como deve ser o estímulo da criatividade no Colégio? É certo que o potencial criativo começa na infância, mas também é exigido nos processos seletivos para o vestibular, no início de uma carreira e todo o desenvolvimento dela. Portanto, ser criativo atualmente não é uma característica apenas de artistas e inventores, essa habilidade é essencial para qualquer atividade profissional e nos aspectos da vida, por isso, vem sendo amplamente desenvolvida nas escolas que utilizam as práticas pedagógicas mais modernas, já adotadas em locais como o Reino Unido, Finlândia, Estados Unidos e Japão. Atualmente, cada vez mais, as profissões pedem que a criatividade seja uma dos componentes dos pré-requisitos do profissional, um dos exemplos, é a profissão programador, que utiliza um ambiente computacional para criar os mais variados programas, aplicativos e funcionalidades que vão ajudar a resolver problemas na vida de todas pessoas. Desenvolvimento do processo criativo Uma das formas de desenvolvimento do processo criativo nas escolas vai exigir alguns estágios, como: Ter a percepção do problema ou desafio a ser vencido; Observar e entender o desafio para criar um modelo mental; Passar a considerar ou enxergar a solução; Produzir essa solução em equipe por meio do que se conhece como tempestade de ideias. Com esses estágios, a escola vai estimular a criatividade porque torna o aprendizado desafiador, incentiva os estudantes à experimentação e promove o pensamento divergente. Além disso, outro aspecto importante é mostrar que os erros podem ser parte sim do processo criativo, além de incentivarem o desenvolvimento da resiliência. Aprender com esses erros é um processo positivo no desenvolvimento de uma mente criativa. Para tanto, os colégios podem oferecer materiais diversos e que abranjam diversas temáticas, como as ferramentas para escrita, experimentação científica (gincanas de conhecimento ou laboratório maker) ou de artes, como aulas de músicas, teatro ou artes plásticas. Recursos tecnológicos também são muito bem-vindos no processo de desenvolvimento criativo, como podcasts, criação de fluxogramas para visualização de pensamentos, fazer notas de voz, etc. Como o Planck trabalha a criatividade dos estudantes? A criatividade está dentro da Matriz Socioemocional do Colégio Planck, é uma das habilidades desenvolvidas não só nas aulas de aprendizagem socioemocional, mas também em vários processos e aspectos dentro do Colégio, como as aulas eletivas e o ambiente estimulante, que eleva a energia dos estudantes. No entanto, um ponto importante dentro do processo pedagógico do Colégio é que a criatividade esteja associada à capacidade de autonomia, execução e características únicas de cada estudante, que concede a ele pensamento divergente e importante dentro do processo coletivo. Outro aspecto que merece destaque é que a criatividade dos estudantes é estimulada no Colégio também ligada à persistência, que vai ajudá-los no desenvolvimento da resiliência, ampliando a sua capacidade de tolerar frustrações e estresses, exatamente como eles vão se deparar com os desafios ao longo da vida.

Desenvolver a criatividade em crianças e adolescentes tem sido fundamental nestes tempos nos quais a ordem é ter pensamento fora da caixa, flexibilidade mental para resolução de problemas e muita adaptabilidade.

Veja neste post quais mecanismos podem ser utilizados para que os estudantes continuem a desenvolver continuamente esse pilar socioemocional.

Toda criança nasce com criatividade?

Uma das definições de criatividade aponta para as características de quem tem “inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo, etc”.

Outra explicação mais antiga (Torrance, 1965)  aponta que “criatividade é o processo de tornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, desarmonia; identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e retestar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados”.

Segundo um relatório do governo do Reino Unido sobre alfabetização, 98% das crianças entre 3 e 4 anos têm uma imensa capacidade de pensar de maneira não linear e de forma divergente dos outros, ou seja, criativa. Porém, à medida que o tempo passa, essa capacidade pode se perder, quando as crianças e adolescentes tentam se encaixar em padrões coletivos.

Desenvolver a criatividade em crianças e adolescentes tem sido fundamental nestes tempos nos quais a ordem é ter pensamento fora da caixa, flexibilidade mental para resolução de problemas e muita adaptabilidade. Veja neste post quais mecanismos podem ser utilizados para que os estudantes continuem a desenvolver continuamente esse pilar socioemocional. Toda criança nasce com criatividade? Uma das definições de criatividade aponta para as características de quem tem “inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo, etc”. Outra explicação mais antiga (Torrance, 1965) aponta que "criatividade é o processo de tornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, desarmonia; identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e retestar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados". Segundo um relatório do governo do Reino Unido sobre alfabetização, 98% das crianças entre 3 e 4 anos têm uma imensa capacidade de pensar de maneira não linear e de forma divergente dos outros, ou seja, criativa. Porém, à medida que o tempo passa, essa capacidade pode se perder, quando as crianças e adolescentes tentam se encaixar em padrões coletivos. No entanto, quando são estimulados continuamente à criatividade, conduzem suas próprias descobertas e se permitem identificar inúmeras possibilidades nas mais variadas questões acadêmicas e da vida. Neste cenário de mudanças rápidas e uso intenso da tecnologia, esse processo de fomento da criatividade passa a ser imprescindível para que os estudantes desenvolvam as mais diversas habilidades socioemocionais que serão importantes em seu futuro. Além disso, segundo um estudo de 2016 realizado com jovens adultos, exercitar a criatividade diariamente é uma iniciativa que está intimamente ligada à sensação de bem-estar. Criatividade começa a ser desenvolvida em casa Como se percebe pelo relatório do Reino Unido, praticamente toda criança nasce com criatividade, porém, são os processos da vida que podem promover uma perda dessa habilidade. Portanto, o primeiro ambiente que vai estimular a criatividade nas crianças é o próprio lar. As brincadeiras e jogos terão papel de destaque nesse processo de desenvolvimento da criatividade na infância, como os quebra-cabeças, desenhar e pintar, blocos de montar e massinhas, jogos de memória, cubo mágico, cartas e bolas, caça-tesouros, entre outros. Todas essas atividades estimulam o exercício do raciocínio, desenvolvem foco e concentração, dão noções espaciais e muitas dessas brincadeiras também estimulam a coordenação motora e equilíbrio. Ler para os filhos(as) também incentiva o interesse por esse hábito e os incentiva a serem criativos, porque vai aprimorar a imaginação e o desenvolvimento da interpretação, mas também será essencial no processo de alfabetização. Durante o isolamento social, inclusive, a leitura foi a principal atividade entre jovens e crianças que não incluiu o uso de telas. Segundo um outro relatório do Reino Unido sobre alfabetização, esteve entre as atividades consideradas uma das mais prazerosas por esse público. Foi nas páginas das aventuras, ficção e fantasia que encontraram alegria, prazer e refúgio para passar pelo período de confinamento, preservando a saúde mental e o bem-estar. Como os pais podem ajudar a desenvolver a criatividade? Para estimular a criatividade nos filhos(as), a família pode apresentar a eles formas de desenvolver a imaginação que é própria das crianças, oferecendo materiais que os incentive a criar e abraçar a cultura maker, como ferramentas e peças, além de ajudá-los a compartilhar suas ideias e promover a colaboração já em família. O ambiente em casa também deve ser estimulante, as crianças e adolescentes devem ser apresentados a lugares interessantes e novas culturas, que despertem a curiosidade pelo saber, e sejam impelidos a fazer perguntas sempre. Todo esse processo que começa em casa é parte fundamental do desenvolvimento cognitivo da criança, porém, também é um estímulo às diversas habilidades socioemocionais ao longo da vida. Como deve ser o estímulo da criatividade no Colégio? É certo que o potencial criativo começa na infância, mas também é exigido nos processos seletivos para o vestibular, no início de uma carreira e todo o desenvolvimento dela. Portanto, ser criativo atualmente não é uma característica apenas de artistas e inventores, essa habilidade é essencial para qualquer atividade profissional e nos aspectos da vida, por isso, vem sendo amplamente desenvolvida nas escolas que utilizam as práticas pedagógicas mais modernas, já adotadas em locais como o Reino Unido, Finlândia, Estados Unidos e Japão. Atualmente, cada vez mais, as profissões pedem que a criatividade seja uma dos componentes dos pré-requisitos do profissional, um dos exemplos, é a profissão programador, que utiliza um ambiente computacional para criar os mais variados programas, aplicativos e funcionalidades que vão ajudar a resolver problemas na vida de todas pessoas. Desenvolvimento do processo criativo Uma das formas de desenvolvimento do processo criativo nas escolas vai exigir alguns estágios, como: Ter a percepção do problema ou desafio a ser vencido; Observar e entender o desafio para criar um modelo mental; Passar a considerar ou enxergar a solução; Produzir essa solução em equipe por meio do que se conhece como tempestade de ideias. Com esses estágios, a escola vai estimular a criatividade porque torna o aprendizado desafiador, incentiva os estudantes à experimentação e promove o pensamento divergente. Além disso, outro aspecto importante é mostrar que os erros podem ser parte sim do processo criativo, além de incentivarem o desenvolvimento da resiliência. Aprender com esses erros é um processo positivo no desenvolvimento de uma mente criativa. Para tanto, os colégios podem oferecer materiais diversos e que abranjam diversas temáticas, como as ferramentas para escrita, experimentação científica (gincanas de conhecimento ou laboratório maker) ou de artes, como aulas de músicas, teatro ou artes plásticas. Recursos tecnológicos também são muito bem-vindos no processo de desenvolvimento criativo, como podcasts, criação de fluxogramas para visualização de pensamentos, fazer notas de voz, etc. Como o Planck trabalha a criatividade dos estudantes? A criatividade está dentro da Matriz Socioemocional do Colégio Planck, é uma das habilidades desenvolvidas não só nas aulas de aprendizagem socioemocional, mas também em vários processos e aspectos dentro do Colégio, como as aulas eletivas e o ambiente estimulante, que eleva a energia dos estudantes. No entanto, um ponto importante dentro do processo pedagógico do Colégio é que a criatividade esteja associada à capacidade de autonomia, execução e características únicas de cada estudante, que concede a ele pensamento divergente e importante dentro do processo coletivo. Outro aspecto que merece destaque é que a criatividade dos estudantes é estimulada no Colégio também ligada à persistência, que vai ajudá-los no desenvolvimento da resiliência, ampliando a sua capacidade de tolerar frustrações e estresses, exatamente como eles vão se deparar com os desafios ao longo da vida.

No entanto, quando são estimulados continuamente à criatividade, conduzem suas próprias descobertas e se permitem identificar inúmeras possibilidades nas mais variadas questões acadêmicas e da vida.

Neste cenário de mudanças rápidas e uso intenso da tecnologia, esse processo de fomento da criatividade passa a ser imprescindível para que os estudantes desenvolvam as mais diversas habilidades socioemocionais que serão  importantes em seu futuro.

Além disso, segundo um estudo de 2016 realizado com jovens adultos, exercitar a criatividade diariamente é uma iniciativa que está intimamente ligada à sensação de bem-estar.

ebook como unir cultura maker e design thinking

Criatividade começa a ser desenvolvida em casa

Como se percebe pelo relatório do Reino Unido, praticamente toda criança nasce com criatividade, porém, são os processos da vida que podem promover uma perda dessa habilidade. Portanto, o primeiro ambiente que vai estimular a criatividade nas crianças é o próprio lar.

As brincadeiras e jogos terão papel de destaque nesse processo de desenvolvimento da criatividade na infância, como os quebra-cabeças, desenhar e pintar, blocos de montar e massinhas, jogos de memória, cubo mágico, cartas e bolas, caça-tesouros, entre outros. 

Todas essas atividades estimulam o exercício do raciocínio, desenvolvem foco e concentração, dão noções espaciais e muitas dessas brincadeiras também estimulam a coordenação motora e equilíbrio.

 Desenvolver a criatividade em crianças e adolescentes tem sido fundamental nestes tempos nos quais a ordem é ter pensamento fora da caixa, flexibilidade mental para resolução de problemas e muita adaptabilidade. Veja neste post quais mecanismos podem ser utilizados para que os estudantes continuem a desenvolver continuamente esse pilar socioemocional. Toda criança nasce com criatividade? Uma das definições de criatividade aponta para as características de quem tem “inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo, etc”. Outra explicação mais antiga (Torrance, 1965) aponta que "criatividade é o processo de tornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, desarmonia; identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e retestar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados". Segundo um relatório do governo do Reino Unido sobre alfabetização, 98% das crianças entre 3 e 4 anos têm uma imensa capacidade de pensar de maneira não linear e de forma divergente dos outros, ou seja, criativa. Porém, à medida que o tempo passa, essa capacidade pode se perder, quando as crianças e adolescentes tentam se encaixar em padrões coletivos. No entanto, quando são estimulados continuamente à criatividade, conduzem suas próprias descobertas e se permitem identificar inúmeras possibilidades nas mais variadas questões acadêmicas e da vida. Neste cenário de mudanças rápidas e uso intenso da tecnologia, esse processo de fomento da criatividade passa a ser imprescindível para que os estudantes desenvolvam as mais diversas habilidades socioemocionais que serão importantes em seu futuro. Além disso, segundo um estudo de 2016 realizado com jovens adultos, exercitar a criatividade diariamente é uma iniciativa que está intimamente ligada à sensação de bem-estar. Criatividade começa a ser desenvolvida em casa Como se percebe pelo relatório do Reino Unido, praticamente toda criança nasce com criatividade, porém, são os processos da vida que podem promover uma perda dessa habilidade. Portanto, o primeiro ambiente que vai estimular a criatividade nas crianças é o próprio lar. As brincadeiras e jogos terão papel de destaque nesse processo de desenvolvimento da criatividade na infância, como os quebra-cabeças, desenhar e pintar, blocos de montar e massinhas, jogos de memória, cubo mágico, cartas e bolas, caça-tesouros, entre outros. Todas essas atividades estimulam o exercício do raciocínio, desenvolvem foco e concentração, dão noções espaciais e muitas dessas brincadeiras também estimulam a coordenação motora e equilíbrio. Ler para os filhos(as) também incentiva o interesse por esse hábito e os incentiva a serem criativos, porque vai aprimorar a imaginação e o desenvolvimento da interpretação, mas também será essencial no processo de alfabetização. Durante o isolamento social, inclusive, a leitura foi a principal atividade entre jovens e crianças que não incluiu o uso de telas. Segundo um outro relatório do Reino Unido sobre alfabetização, esteve entre as atividades consideradas uma das mais prazerosas por esse público. Foi nas páginas das aventuras, ficção e fantasia que encontraram alegria, prazer e refúgio para passar pelo período de confinamento, preservando a saúde mental e o bem-estar. Como os pais podem ajudar a desenvolver a criatividade? Para estimular a criatividade nos filhos(as), a família pode apresentar a eles formas de desenvolver a imaginação que é própria das crianças, oferecendo materiais que os incentive a criar e abraçar a cultura maker, como ferramentas e peças, além de ajudá-los a compartilhar suas ideias e promover a colaboração já em família. O ambiente em casa também deve ser estimulante, as crianças e adolescentes devem ser apresentados a lugares interessantes e novas culturas, que despertem a curiosidade pelo saber, e sejam impelidos a fazer perguntas sempre. Todo esse processo que começa em casa é parte fundamental do desenvolvimento cognitivo da criança, porém, também é um estímulo às diversas habilidades socioemocionais ao longo da vida. Como deve ser o estímulo da criatividade no Colégio? É certo que o potencial criativo começa na infância, mas também é exigido nos processos seletivos para o vestibular, no início de uma carreira e todo o desenvolvimento dela. Portanto, ser criativo atualmente não é uma característica apenas de artistas e inventores, essa habilidade é essencial para qualquer atividade profissional e nos aspectos da vida, por isso, vem sendo amplamente desenvolvida nas escolas que utilizam as práticas pedagógicas mais modernas, já adotadas em locais como o Reino Unido, Finlândia, Estados Unidos e Japão. Atualmente, cada vez mais, as profissões pedem que a criatividade seja uma dos componentes dos pré-requisitos do profissional, um dos exemplos, é a profissão programador, que utiliza um ambiente computacional para criar os mais variados programas, aplicativos e funcionalidades que vão ajudar a resolver problemas na vida de todas pessoas. Desenvolvimento do processo criativo Uma das formas de desenvolvimento do processo criativo nas escolas vai exigir alguns estágios, como: Ter a percepção do problema ou desafio a ser vencido; Observar e entender o desafio para criar um modelo mental; Passar a considerar ou enxergar a solução; Produzir essa solução em equipe por meio do que se conhece como tempestade de ideias. Com esses estágios, a escola vai estimular a criatividade porque torna o aprendizado desafiador, incentiva os estudantes à experimentação e promove o pensamento divergente. Além disso, outro aspecto importante é mostrar que os erros podem ser parte sim do processo criativo, além de incentivarem o desenvolvimento da resiliência. Aprender com esses erros é um processo positivo no desenvolvimento de uma mente criativa. Para tanto, os colégios podem oferecer materiais diversos e que abranjam diversas temáticas, como as ferramentas para escrita, experimentação científica (gincanas de conhecimento ou laboratório maker) ou de artes, como aulas de músicas, teatro ou artes plásticas. Recursos tecnológicos também são muito bem-vindos no processo de desenvolvimento criativo, como podcasts, criação de fluxogramas para visualização de pensamentos, fazer notas de voz, etc. Como o Planck trabalha a criatividade dos estudantes? A criatividade está dentro da Matriz Socioemocional do Colégio Planck, é uma das habilidades desenvolvidas não só nas aulas de aprendizagem socioemocional, mas também em vários processos e aspectos dentro do Colégio, como as aulas eletivas e o ambiente estimulante, que eleva a energia dos estudantes. No entanto, um ponto importante dentro do processo pedagógico do Colégio é que a criatividade esteja associada à capacidade de autonomia, execução e características únicas de cada estudante, que concede a ele pensamento divergente e importante dentro do processo coletivo. Outro aspecto que merece destaque é que a criatividade dos estudantes é estimulada no Colégio também ligada à persistência, que vai ajudá-los no desenvolvimento da resiliência, ampliando a sua capacidade de tolerar frustrações e estresses, exatamente como eles vão se deparar com os desafios ao longo da vida.

Ler para os filhos(as) também incentiva o interesse por esse hábito e os incentiva a serem criativos, porque vai aprimorar a imaginação e o desenvolvimento da interpretação, mas também será essencial no processo de alfabetização.

Durante o isolamento social, inclusive, a leitura foi a principal atividade entre jovens e crianças que não incluiu o uso de telas. Segundo um outro relatório do Reino Unido sobre alfabetização, esteve entre as atividades consideradas uma das mais prazerosas por esse público. Foi nas páginas das aventuras, ficção e fantasia que  encontraram alegria, prazer e refúgio para passar pelo período de confinamento, preservando a saúde mental e o bem-estar.

Leia mais:

➡️ Educação socioemocional para formar adultos mais preparados

➡️ Projetos Pedagógicos Planck

Como os pais podem ajudar a desenvolver a criatividade?

Para estimular a criatividade nos filhos(as), a família pode apresentar a eles formas de desenvolver a imaginação que é própria das crianças, oferecendo materiais que os incentive a criar e abraçar a cultura maker, como ferramentas e peças, além de ajudá-los a compartilhar suas ideias e promover a colaboração já em família.

O ambiente em casa também deve ser estimulante, as crianças e adolescentes devem ser apresentados a lugares interessantes e novas culturas, que despertem a curiosidade pelo saber, e sejam impelidos a fazer perguntas sempre.

Todo esse processo que começa em casa é parte fundamental do desenvolvimento cognitivo da criança, porém, também é um estímulo às diversas habilidades socioemocionais ao longo da vida.

 Desenvolver a criatividade em crianças e adolescentes tem sido fundamental nestes tempos nos quais a ordem é ter pensamento fora da caixa, flexibilidade mental para resolução de problemas e muita adaptabilidade. Veja neste post quais mecanismos podem ser utilizados para que os estudantes continuem a desenvolver continuamente esse pilar socioemocional. Toda criança nasce com criatividade? Uma das definições de criatividade aponta para as características de quem tem “inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo, etc”. Outra explicação mais antiga (Torrance, 1965) aponta que "criatividade é o processo de tornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, desarmonia; identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e retestar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados". Segundo um relatório do governo do Reino Unido sobre alfabetização, 98% das crianças entre 3 e 4 anos têm uma imensa capacidade de pensar de maneira não linear e de forma divergente dos outros, ou seja, criativa. Porém, à medida que o tempo passa, essa capacidade pode se perder, quando as crianças e adolescentes tentam se encaixar em padrões coletivos. No entanto, quando são estimulados continuamente à criatividade, conduzem suas próprias descobertas e se permitem identificar inúmeras possibilidades nas mais variadas questões acadêmicas e da vida. Neste cenário de mudanças rápidas e uso intenso da tecnologia, esse processo de fomento da criatividade passa a ser imprescindível para que os estudantes desenvolvam as mais diversas habilidades socioemocionais que serão importantes em seu futuro. Além disso, segundo um estudo de 2016 realizado com jovens adultos, exercitar a criatividade diariamente é uma iniciativa que está intimamente ligada à sensação de bem-estar. Criatividade começa a ser desenvolvida em casa Como se percebe pelo relatório do Reino Unido, praticamente toda criança nasce com criatividade, porém, são os processos da vida que podem promover uma perda dessa habilidade. Portanto, o primeiro ambiente que vai estimular a criatividade nas crianças é o próprio lar. As brincadeiras e jogos terão papel de destaque nesse processo de desenvolvimento da criatividade na infância, como os quebra-cabeças, desenhar e pintar, blocos de montar e massinhas, jogos de memória, cubo mágico, cartas e bolas, caça-tesouros, entre outros. Todas essas atividades estimulam o exercício do raciocínio, desenvolvem foco e concentração, dão noções espaciais e muitas dessas brincadeiras também estimulam a coordenação motora e equilíbrio. Ler para os filhos(as) também incentiva o interesse por esse hábito e os incentiva a serem criativos, porque vai aprimorar a imaginação e o desenvolvimento da interpretação, mas também será essencial no processo de alfabetização. Durante o isolamento social, inclusive, a leitura foi a principal atividade entre jovens e crianças que não incluiu o uso de telas. Segundo um outro relatório do Reino Unido sobre alfabetização, esteve entre as atividades consideradas uma das mais prazerosas por esse público. Foi nas páginas das aventuras, ficção e fantasia que encontraram alegria, prazer e refúgio para passar pelo período de confinamento, preservando a saúde mental e o bem-estar. Como os pais podem ajudar a desenvolver a criatividade? Para estimular a criatividade nos filhos(as), a família pode apresentar a eles formas de desenvolver a imaginação que é própria das crianças, oferecendo materiais que os incentive a criar e abraçar a cultura maker, como ferramentas e peças, além de ajudá-los a compartilhar suas ideias e promover a colaboração já em família. O ambiente em casa também deve ser estimulante, as crianças e adolescentes devem ser apresentados a lugares interessantes e novas culturas, que despertem a curiosidade pelo saber, e sejam impelidos a fazer perguntas sempre. Todo esse processo que começa em casa é parte fundamental do desenvolvimento cognitivo da criança, porém, também é um estímulo às diversas habilidades socioemocionais ao longo da vida. Como deve ser o estímulo da criatividade no Colégio? É certo que o potencial criativo começa na infância, mas também é exigido nos processos seletivos para o vestibular, no início de uma carreira e todo o desenvolvimento dela. Portanto, ser criativo atualmente não é uma característica apenas de artistas e inventores, essa habilidade é essencial para qualquer atividade profissional e nos aspectos da vida, por isso, vem sendo amplamente desenvolvida nas escolas que utilizam as práticas pedagógicas mais modernas, já adotadas em locais como o Reino Unido, Finlândia, Estados Unidos e Japão. Atualmente, cada vez mais, as profissões pedem que a criatividade seja uma dos componentes dos pré-requisitos do profissional, um dos exemplos, é a profissão programador, que utiliza um ambiente computacional para criar os mais variados programas, aplicativos e funcionalidades que vão ajudar a resolver problemas na vida de todas pessoas. Desenvolvimento do processo criativo Uma das formas de desenvolvimento do processo criativo nas escolas vai exigir alguns estágios, como: Ter a percepção do problema ou desafio a ser vencido; Observar e entender o desafio para criar um modelo mental; Passar a considerar ou enxergar a solução; Produzir essa solução em equipe por meio do que se conhece como tempestade de ideias. Com esses estágios, a escola vai estimular a criatividade porque torna o aprendizado desafiador, incentiva os estudantes à experimentação e promove o pensamento divergente. Além disso, outro aspecto importante é mostrar que os erros podem ser parte sim do processo criativo, além de incentivarem o desenvolvimento da resiliência. Aprender com esses erros é um processo positivo no desenvolvimento de uma mente criativa. Para tanto, os colégios podem oferecer materiais diversos e que abranjam diversas temáticas, como as ferramentas para escrita, experimentação científica (gincanas de conhecimento ou laboratório maker) ou de artes, como aulas de músicas, teatro ou artes plásticas. Recursos tecnológicos também são muito bem-vindos no processo de desenvolvimento criativo, como podcasts, criação de fluxogramas para visualização de pensamentos, fazer notas de voz, etc. Como o Planck trabalha a criatividade dos estudantes? A criatividade está dentro da Matriz Socioemocional do Colégio Planck, é uma das habilidades desenvolvidas não só nas aulas de aprendizagem socioemocional, mas também em vários processos e aspectos dentro do Colégio, como as aulas eletivas e o ambiente estimulante, que eleva a energia dos estudantes. No entanto, um ponto importante dentro do processo pedagógico do Colégio é que a criatividade esteja associada à capacidade de autonomia, execução e características únicas de cada estudante, que concede a ele pensamento divergente e importante dentro do processo coletivo. Outro aspecto que merece destaque é que a criatividade dos estudantes é estimulada no Colégio também ligada à persistência, que vai ajudá-los no desenvolvimento da resiliência, ampliando a sua capacidade de tolerar frustrações e estresses, exatamente como eles vão se deparar com os desafios ao longo da vida.

Como deve ser o estímulo da criatividade no Colégio?

É certo que o potencial criativo começa na infância, mas também é exigido nos processos seletivos para o vestibular,  no início de uma carreira e todo o desenvolvimento dela.

Portanto, ser criativo atualmente não é uma característica apenas de artistas e inventores, essa habilidade é essencial para qualquer atividade profissional e nos aspectos da vida, por isso, vem sendo amplamente desenvolvida nas escolas que utilizam as práticas pedagógicas mais modernas, já adotadas em locais como o Reino Unido, Finlândia, Estados Unidos e Japão.

Atualmente, cada vez mais, as profissões pedem que a criatividade seja uma dos componentes dos pré-requisitos do profissional, um dos exemplos, é a profissão programador, que utiliza um ambiente computacional para criar os mais variados programas, aplicativos e funcionalidades que vão ajudar a resolver problemas na vida de todas pessoas.

Desenvolvimento do processo criativo

Uma das formas de desenvolvimento do processo criativo nas escolas vai exigir alguns estágios, como:

  • Ter a percepção do problema ou desafio a ser vencido;
  • Observar e entender o desafio para criar um modelo mental;
  • Passar a considerar ou enxergar a solução;
  • Produzir essa solução em equipe por meio do que se conhece como tempestade de ideias.

Com esses estágios, a escola vai estimular a criatividade porque torna o aprendizado desafiador, incentiva os estudantes à experimentação e promove o pensamento divergente. 

Além disso, outro aspecto importante é mostrar que os erros podem ser parte sim do processo criativo, além de incentivarem o desenvolvimento da resiliência. Aprender com esses erros é um processo positivo no desenvolvimento de uma mente criativa.

 Desenvolver a criatividade em crianças e adolescentes tem sido fundamental nestes tempos nos quais a ordem é ter pensamento fora da caixa, flexibilidade mental para resolução de problemas e muita adaptabilidade. Veja neste post quais mecanismos podem ser utilizados para que os estudantes continuem a desenvolver continuamente esse pilar socioemocional. Toda criança nasce com criatividade? Uma das definições de criatividade aponta para as características de quem tem “inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo, etc”. Outra explicação mais antiga (Torrance, 1965) aponta que "criatividade é o processo de tornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, desarmonia; identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e retestar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados". Segundo um relatório do governo do Reino Unido sobre alfabetização, 98% das crianças entre 3 e 4 anos têm uma imensa capacidade de pensar de maneira não linear e de forma divergente dos outros, ou seja, criativa. Porém, à medida que o tempo passa, essa capacidade pode se perder, quando as crianças e adolescentes tentam se encaixar em padrões coletivos. No entanto, quando são estimulados continuamente à criatividade, conduzem suas próprias descobertas e se permitem identificar inúmeras possibilidades nas mais variadas questões acadêmicas e da vida. Neste cenário de mudanças rápidas e uso intenso da tecnologia, esse processo de fomento da criatividade passa a ser imprescindível para que os estudantes desenvolvam as mais diversas habilidades socioemocionais que serão importantes em seu futuro. Além disso, segundo um estudo de 2016 realizado com jovens adultos, exercitar a criatividade diariamente é uma iniciativa que está intimamente ligada à sensação de bem-estar. Criatividade começa a ser desenvolvida em casa Como se percebe pelo relatório do Reino Unido, praticamente toda criança nasce com criatividade, porém, são os processos da vida que podem promover uma perda dessa habilidade. Portanto, o primeiro ambiente que vai estimular a criatividade nas crianças é o próprio lar. As brincadeiras e jogos terão papel de destaque nesse processo de desenvolvimento da criatividade na infância, como os quebra-cabeças, desenhar e pintar, blocos de montar e massinhas, jogos de memória, cubo mágico, cartas e bolas, caça-tesouros, entre outros. Todas essas atividades estimulam o exercício do raciocínio, desenvolvem foco e concentração, dão noções espaciais e muitas dessas brincadeiras também estimulam a coordenação motora e equilíbrio. Ler para os filhos(as) também incentiva o interesse por esse hábito e os incentiva a serem criativos, porque vai aprimorar a imaginação e o desenvolvimento da interpretação, mas também será essencial no processo de alfabetização. Durante o isolamento social, inclusive, a leitura foi a principal atividade entre jovens e crianças que não incluiu o uso de telas. Segundo um outro relatório do Reino Unido sobre alfabetização, esteve entre as atividades consideradas uma das mais prazerosas por esse público. Foi nas páginas das aventuras, ficção e fantasia que encontraram alegria, prazer e refúgio para passar pelo período de confinamento, preservando a saúde mental e o bem-estar. Como os pais podem ajudar a desenvolver a criatividade? Para estimular a criatividade nos filhos(as), a família pode apresentar a eles formas de desenvolver a imaginação que é própria das crianças, oferecendo materiais que os incentive a criar e abraçar a cultura maker, como ferramentas e peças, além de ajudá-los a compartilhar suas ideias e promover a colaboração já em família. O ambiente em casa também deve ser estimulante, as crianças e adolescentes devem ser apresentados a lugares interessantes e novas culturas, que despertem a curiosidade pelo saber, e sejam impelidos a fazer perguntas sempre. Todo esse processo que começa em casa é parte fundamental do desenvolvimento cognitivo da criança, porém, também é um estímulo às diversas habilidades socioemocionais ao longo da vida. Como deve ser o estímulo da criatividade no Colégio? É certo que o potencial criativo começa na infância, mas também é exigido nos processos seletivos para o vestibular, no início de uma carreira e todo o desenvolvimento dela. Portanto, ser criativo atualmente não é uma característica apenas de artistas e inventores, essa habilidade é essencial para qualquer atividade profissional e nos aspectos da vida, por isso, vem sendo amplamente desenvolvida nas escolas que utilizam as práticas pedagógicas mais modernas, já adotadas em locais como o Reino Unido, Finlândia, Estados Unidos e Japão. Atualmente, cada vez mais, as profissões pedem que a criatividade seja uma dos componentes dos pré-requisitos do profissional, um dos exemplos, é a profissão programador, que utiliza um ambiente computacional para criar os mais variados programas, aplicativos e funcionalidades que vão ajudar a resolver problemas na vida de todas pessoas. Desenvolvimento do processo criativo Uma das formas de desenvolvimento do processo criativo nas escolas vai exigir alguns estágios, como: Ter a percepção do problema ou desafio a ser vencido; Observar e entender o desafio para criar um modelo mental; Passar a considerar ou enxergar a solução; Produzir essa solução em equipe por meio do que se conhece como tempestade de ideias. Com esses estágios, a escola vai estimular a criatividade porque torna o aprendizado desafiador, incentiva os estudantes à experimentação e promove o pensamento divergente. Além disso, outro aspecto importante é mostrar que os erros podem ser parte sim do processo criativo, além de incentivarem o desenvolvimento da resiliência. Aprender com esses erros é um processo positivo no desenvolvimento de uma mente criativa. Para tanto, os colégios podem oferecer materiais diversos e que abranjam diversas temáticas, como as ferramentas para escrita, experimentação científica (gincanas de conhecimento ou laboratório maker) ou de artes, como aulas de músicas, teatro ou artes plásticas. Recursos tecnológicos também são muito bem-vindos no processo de desenvolvimento criativo, como podcasts, criação de fluxogramas para visualização de pensamentos, fazer notas de voz, etc. Como o Planck trabalha a criatividade dos estudantes? A criatividade está dentro da Matriz Socioemocional do Colégio Planck, é uma das habilidades desenvolvidas não só nas aulas de aprendizagem socioemocional, mas também em vários processos e aspectos dentro do Colégio, como as aulas eletivas e o ambiente estimulante, que eleva a energia dos estudantes. No entanto, um ponto importante dentro do processo pedagógico do Colégio é que a criatividade esteja associada à capacidade de autonomia, execução e características únicas de cada estudante, que concede a ele pensamento divergente e importante dentro do processo coletivo. Outro aspecto que merece destaque é que a criatividade dos estudantes é estimulada no Colégio também ligada à persistência, que vai ajudá-los no desenvolvimento da resiliência, ampliando a sua capacidade de tolerar frustrações e estresses, exatamente como eles vão se deparar com os desafios ao longo da vida.

Para tanto, os colégios podem oferecer materiais diversos e que abranjam diversas temáticas, como as ferramentas para escrita, experimentação científica (gincanas de conhecimento ou laboratório maker) ou de artes, como aulas de músicas, teatro ou artes plásticas. 

Recursos tecnológicos também são muito bem-vindos no processo de desenvolvimento criativo, como podcasts, criação de fluxogramas para visualização de pensamentos, fazer notas de voz, etc.

Como o Planck trabalha a criatividade dos estudantes?

Colegio Planck matriz socioemocional

A criatividade está dentro da Matriz Socioemocional do Colégio Planck, é uma das habilidades desenvolvidas não só nas aulas de aprendizagem socioemocional, mas também em vários processos e aspectos dentro do Colégio, como as aulas eletivas e o ambiente estimulante, que eleva a energia dos estudantes. 

No entanto, um ponto importante dentro do processo pedagógico do Colégio é que a criatividade esteja associada à capacidade de autonomia, execução e características únicas de cada estudante, que concede a ele pensamento divergente e importante dentro do processo coletivo.

Outro aspecto que merece destaque é que a criatividade dos estudantes é estimulada no Colégio também ligada à persistência, que vai ajudá-los no desenvolvimento da resiliência, ampliando a sua capacidade de tolerar frustrações e estresses, exatamente como eles vão se deparar com os desafios ao longo da vida.

Ebook Uma visão sobre o futuro da educação

Compartilhe:

Leia também:

Translate »