Educação socioemocional para formar adultos mais preparados para lidar com os desafios da vida

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Competências que estão previstas na Base Nacional Comum Curricular, as habilidades socioemocionais desempenham papel fundamental na vida de uma pessoa, em processos que vão muito além da sala de aula. Uma pesquisa realizada na Loyola University Chicago, com 270 mil estudantes do ensino infantil ao médio, demonstrou que as crianças que passaram por programas de aprendizagem socioemocional tiveram melhorias significativas no desempenho acadêmico e no comportamento. Além disso, revelou-se resultados positivos a curto, médio e longo prazo. Vamos ver como o Colégio Planck estimula o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, que é um dos pilares do seu projeto pedagógico. O que são as habilidades socioemocionais? A aprendizagem social e emocional é parte integrante da educação e do desenvolvimento humano, é um processo de aquisição de conhecimento e habilidades para: Desenvolver a autoconsciência (reconhecer o impacto das emoções e pensamentos sobre comportamento); Desenvolver o autocontrole (capacidade de regular emoções, pensamentos e comportamentos em diferentes situações); Desenvolver as habilidades interpessoais (necessárias para estabelecer e manter conexões saudáveis), que são vitais para o sucesso na escola, no trabalho e na vida. A cognição está profundamente ligada à emoção. Os desenvolvimentos cognitivo e socioemocional não ocorrem separadamente, ou seja, o aprendizado não pode ocorrer de forma distante dos sentimentos dos estudantes. Toda vez que um estudante necessita resolver um problema, por meio de um projeto, ou no componente curricular de matemática, ou de ciências, por exemplo, as funções executivas e as emoções são ativadas, visando a obtenção da resposta adequada para a tarefa proposta. As habilidades não cognitivas e atributos como trabalho em equipe, maturidade emocional, empatia e outras habilidades interpessoais são tão importantes quanto aprender matemática e português, por exemplo. É preciso oferecer oportunidades para que os estudantes pratiquem e aprimorem essas habilidades em situações reais. Qual a importância de desenvolver habilidades socioemocionais na escola e na vida? O Colégio, além de promover o desenvolvimento acadêmico e cognitivo, também pode se envolver na estimulação das habilidades sociais e emocionais. As habilidades socioemocionais compreendem uma série de competências que são necessárias para que o indivíduo desenvolva mecanismos para aprender a lidar com seu autoconhecimento, com as emoções e interações cotidianas com o meio ao longo da vida, compreendem pontos como: aprender a lidar com suas emoções, desenvolver metas claras para a vida, se relacionar com as outras pessoas e interagir de forma atuante no meio. Apresentam-se como pilares da formação humana que são amplamente valorizados nos ambientes corporativos tanto quanto às formações científico acadêmicas. Desenvolver nos estudantes habilidades como autonomia, tomada de decisão responsável, iniciativa social e trabalho em equipe, são ferramentas que poderão transpor os muros da escola e atuar em suas vidas nas mais diferentes áreas, podendo garantir melhores acessos e, principalmente, melhores oportunidades no futuro. Escolas com perfil metodológico mais arrojado tratam as habilidades socioemocionais não apenas como um projeto, mas como parte de um planejamento pedagógico estruturado, levando os estudantes a vivenciar, em seu dia a dia, as experimentações de autoconhecimento, autogestão, curiosidade, resiliência, tomada de decisão consciente, etc. Essas escolas visualizam seus estudantes de maneira holística, podendo auxiliar no desenvolvimento das suas potencialidades com maior propriedade e garantir maior engajamento nos propósitos. Como o Planck trabalha essas habilidades socioemocionais? O Projeto Político Pedagógico do Planck está fundamentado no desenvolvimento de habilidades e competências de aprendizagem social e de inteligência emocional, porque a equipe pedagógica sabe que tal desenvolvimento produz resultados significativos nas questões acadêmicas, comportamentais, emocionais, sociais e cognitivas dos estudantes. No Colégio, esse processo pode ser observado pelos projetos interdisciplinares, como o Programa Planck de Mentoria, o Clube de Debates, a Academia Sherlock, o Laboratório Maker, além dos temas transversais trabalhados nos componentes curriculares. As habilidades socioemocionais podem ser ensinadas, modeladas e praticadas. Os estudantes não aprendem sozinhos, mas em colaboração com seus professores, na companhia de seus amigos, e com o incentivo de suas famílias. Por isso, é tão importante o envolvimento da família neste processo. Além dos professores, os responsáveis têm um papel duplo a desempenhar na criação de uma criança autoconsciente e respeitosa, que sabe como controlar suas emoções, tomar decisões responsáveis ​​e resolver conflitos de forma não violenta. Em casa, deve haver um esforço para criar um ambiente de confiança, respeito e apoio. É importante lembrar que modelar um comportamento "emocionalmente inteligente" dentro de casa é o primeiro passo para criar filhos emocionalmente inteligentes. Como ajudar a desenvolver as habilidades socioemocionais? Existem muitas maneiras de os responsáveis encorajarem um comportamento emocionalmente inteligente nos filhos. Pequenas ações podem potencializar o trabalho de desenvolvimento destas competências para ter crianças cada vez mais saudáveis emocionalmente. Confira algumas dicas: Ajude seu filho(a) a expressar seus sentimentos; Incentive a compartilhar seus sentimentos e o conforte com suas palavras e ações; Escute sempre, seja um bom ouvinte; Alimente a autoestima de seu filho(a). Uma criança com bom senso de identidade é mais feliz, mais bem ajustada e se sai melhor na escola; Quando seu filho(a) estiver se sentindo frustrado ou inquieto, traçe um plano pode ajudá-lo a se sentir melhor; Respeite as diferenças. Cada criança tem seus próprios talentos e habilidades únicas. Desenvolvimento das habilidades é constante As habilidades são desenvolvidas ao longo da vida, podem e devem ser aprimoradas constantemente. Pela visão do Colégio Planck, não existem seres humanos prontos, acabados, as pessoas estão em constante evolução. É preciso garantir que a evolução caminhe para um autodesenvolvimento e, principalmente, entendendo que esse desenvolvimento pode alterar a própria pessoa e o meio onde vive. Assim, tem-se certeza de que as habilidades socioemocionais estão sendo desenvolvidas da maneira esperada. Para o Colégio Planck, o autoconhecimento é uma ferramenta chave para garantir esse desenvolvimento. Manter-se conectado ao novo, buscar o desenvolvimento constante de suas habilidades, encarar o mundo como um espaço para transformação e agir com determinação e persistência em suas metas, são pequenos pontos que, somados, garantem um processo constante de desenvolvimento socioemocional.

Competências que estão previstas na Base Nacional Comum Curricular, as habilidades socioemocionais desempenham papel fundamental na vida de uma pessoa, em processos que vão muito além da sala de aula.

Uma pesquisa realizada na Loyola University Chicago, com 270 mil estudantes do ensino infantil ao médio, demonstrou que as crianças que passaram por programas de educação socioemocional tiveram melhorias significativas no desempenho acadêmico e no comportamento. Além disso, revelou-se resultados positivos a curto, médio e longo prazo.

Vamos ver como o Colégio Planck estimula o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, que é um dos pilares do seu projeto pedagógico.

O que são as habilidades socioemocionais?

A aprendizagem social e emocional é parte integrante da educação e do desenvolvimento humano, é um processo de aquisição de conhecimento e habilidades para:

  • Desenvolver a autoconsciência (reconhecer o impacto das emoções e pensamentos sobre comportamento);
  • Desenvolver o autocontrole (capacidade de regular emoções, pensamentos e comportamentos em diferentes situações);
  • Desenvolver as habilidades interpessoais (necessárias para estabelecer e manter conexões saudáveis), que são vitais para o sucesso na escola, no trabalho e na vida.

A cognição está profundamente ligada à emoção.  Os desenvolvimentos cognitivo e socioemocional não ocorrem separadamente, ou seja, o aprendizado não pode ocorrer de forma distante dos sentimentos dos estudantes. 

Toda vez que um estudante necessita resolver um problema, por meio de um projeto, ou no componente curricular de matemática, ou de ciências, por exemplo, as funções executivas e as emoções são ativadas, visando a obtenção da resposta adequada para a tarefa proposta.

As habilidades não cognitivas e atributos como trabalho em equipe, maturidade emocional, empatia e outras habilidades interpessoais são tão importantes quanto aprender matemática e português, por exemplo. É preciso oferecer oportunidades para que os estudantes pratiquem e aprimorem essas habilidades em situações reais.

Competências que estão previstas na Base Nacional Comum Curricular, as habilidades socioemocionais desempenham papel fundamental na vida de uma pessoa, em processos que vão muito além da sala de aula. Uma pesquisa realizada na Loyola University Chicago, com 270 mil estudantes do ensino infantil ao médio, demonstrou que as crianças que passaram por programas de aprendizagem socioemocional tiveram melhorias significativas no desempenho acadêmico e no comportamento. Além disso, revelou-se resultados positivos a curto, médio e longo prazo. Vamos ver como o Colégio Planck estimula o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, que é um dos pilares do seu projeto pedagógico. O que são as habilidades socioemocionais? A aprendizagem social e emocional é parte integrante da educação e do desenvolvimento humano, é um processo de aquisição de conhecimento e habilidades para: Desenvolver a autoconsciência (reconhecer o impacto das emoções e pensamentos sobre comportamento); Desenvolver o autocontrole (capacidade de regular emoções, pensamentos e comportamentos em diferentes situações); Desenvolver as habilidades interpessoais (necessárias para estabelecer e manter conexões saudáveis), que são vitais para o sucesso na escola, no trabalho e na vida. A cognição está profundamente ligada à emoção. Os desenvolvimentos cognitivo e socioemocional não ocorrem separadamente, ou seja, o aprendizado não pode ocorrer de forma distante dos sentimentos dos estudantes. Toda vez que um estudante necessita resolver um problema, por meio de um projeto, ou no componente curricular de matemática, ou de ciências, por exemplo, as funções executivas e as emoções são ativadas, visando a obtenção da resposta adequada para a tarefa proposta. As habilidades não cognitivas e atributos como trabalho em equipe, maturidade emocional, empatia e outras habilidades interpessoais são tão importantes quanto aprender matemática e português, por exemplo. É preciso oferecer oportunidades para que os estudantes pratiquem e aprimorem essas habilidades em situações reais. Qual a importância de desenvolver habilidades socioemocionais na escola e na vida? O Colégio, além de promover o desenvolvimento acadêmico e cognitivo, também pode se envolver na estimulação das habilidades sociais e emocionais. As habilidades socioemocionais compreendem uma série de competências que são necessárias para que o indivíduo desenvolva mecanismos para aprender a lidar com seu autoconhecimento, com as emoções e interações cotidianas com o meio ao longo da vida, compreendem pontos como: aprender a lidar com suas emoções, desenvolver metas claras para a vida, se relacionar com as outras pessoas e interagir de forma atuante no meio. Apresentam-se como pilares da formação humana que são amplamente valorizados nos ambientes corporativos tanto quanto às formações científico acadêmicas. Desenvolver nos estudantes habilidades como autonomia, tomada de decisão responsável, iniciativa social e trabalho em equipe, são ferramentas que poderão transpor os muros da escola e atuar em suas vidas nas mais diferentes áreas, podendo garantir melhores acessos e, principalmente, melhores oportunidades no futuro. Escolas com perfil metodológico mais arrojado tratam as habilidades socioemocionais não apenas como um projeto, mas como parte de um planejamento pedagógico estruturado, levando os estudantes a vivenciar, em seu dia a dia, as experimentações de autoconhecimento, autogestão, curiosidade, resiliência, tomada de decisão consciente, etc. Essas escolas visualizam seus estudantes de maneira holística, podendo auxiliar no desenvolvimento das suas potencialidades com maior propriedade e garantir maior engajamento nos propósitos. Como o Planck trabalha essas habilidades socioemocionais? O Projeto Político Pedagógico do Planck está fundamentado no desenvolvimento de habilidades e competências de aprendizagem social e de inteligência emocional, porque a equipe pedagógica sabe que tal desenvolvimento produz resultados significativos nas questões acadêmicas, comportamentais, emocionais, sociais e cognitivas dos estudantes. No Colégio, esse processo pode ser observado pelos projetos interdisciplinares, como o Programa Planck de Mentoria, o Clube de Debates, a Academia Sherlock, o Laboratório Maker, além dos temas transversais trabalhados nos componentes curriculares. As habilidades socioemocionais podem ser ensinadas, modeladas e praticadas. Os estudantes não aprendem sozinhos, mas em colaboração com seus professores, na companhia de seus amigos, e com o incentivo de suas famílias. Por isso, é tão importante o envolvimento da família neste processo. Além dos professores, os responsáveis têm um papel duplo a desempenhar na criação de uma criança autoconsciente e respeitosa, que sabe como controlar suas emoções, tomar decisões responsáveis ​​e resolver conflitos de forma não violenta. Em casa, deve haver um esforço para criar um ambiente de confiança, respeito e apoio. É importante lembrar que modelar um comportamento "emocionalmente inteligente" dentro de casa é o primeiro passo para criar filhos emocionalmente inteligentes. Como ajudar a desenvolver as habilidades socioemocionais? Existem muitas maneiras de os responsáveis encorajarem um comportamento emocionalmente inteligente nos filhos. Pequenas ações podem potencializar o trabalho de desenvolvimento destas competências para ter crianças cada vez mais saudáveis emocionalmente. Confira algumas dicas: Ajude seu filho(a) a expressar seus sentimentos; Incentive a compartilhar seus sentimentos e o conforte com suas palavras e ações; Escute sempre, seja um bom ouvinte; Alimente a autoestima de seu filho(a). Uma criança com bom senso de identidade é mais feliz, mais bem ajustada e se sai melhor na escola; Quando seu filho(a) estiver se sentindo frustrado ou inquieto, traçe um plano pode ajudá-lo a se sentir melhor; Respeite as diferenças. Cada criança tem seus próprios talentos e habilidades únicas. Desenvolvimento das habilidades é constante As habilidades são desenvolvidas ao longo da vida, podem e devem ser aprimoradas constantemente. Pela visão do Colégio Planck, não existem seres humanos prontos, acabados, as pessoas estão em constante evolução. É preciso garantir que a evolução caminhe para um autodesenvolvimento e, principalmente, entendendo que esse desenvolvimento pode alterar a própria pessoa e o meio onde vive. Assim, tem-se certeza de que as habilidades socioemocionais estão sendo desenvolvidas da maneira esperada. Para o Colégio Planck, o autoconhecimento é uma ferramenta chave para garantir esse desenvolvimento. Manter-se conectado ao novo, buscar o desenvolvimento constante de suas habilidades, encarar o mundo como um espaço para transformação e agir com determinação e persistência em suas metas, são pequenos pontos que, somados, garantem um processo constante de desenvolvimento socioemocional.

Qual a importância de desenvolver habilidades socioemocionais na escola e na vida?

O Colégio, além de promover o desenvolvimento acadêmico e cognitivo, também pode se envolver na educação socioemocional.

As habilidades socioemocionais compreendem uma série de competências que são necessárias para que o indivíduo desenvolva mecanismos para aprender a lidar com seu autoconhecimento, com as emoções e interações cotidianas com o meio ao longo da vida, compreendem pontos como: aprender a lidar com suas emoções, desenvolver metas claras para a vida, se relacionar com as outras pessoas e interagir de forma atuante no meio.

Apresentam-se como pilares da formação humana que são amplamente valorizados nos ambientes corporativos tanto quanto às formações científico acadêmicas.

Desenvolver nos estudantes habilidades como autonomia, tomada de decisão responsável, iniciativa social e trabalho em equipe, são ferramentas que poderão transpor os muros da escola e atuar em suas vidas nas mais diferentes áreas, podendo garantir melhores acessos e, principalmente, melhores oportunidades no futuro.

Escolas com perfil metodológico mais arrojado tratam as habilidades socioemocionais não apenas como um projeto, mas como parte de um planejamento pedagógico estruturado, levando os estudantes a vivenciar, em seu dia a dia, as experimentações de autoconhecimento, autogestão, curiosidade, resiliência, tomada de decisão consciente, etc.

Essas escolas visualizam seus estudantes de maneira holística, podendo auxiliar no desenvolvimento das suas potencialidades com maior propriedade e garantir maior engajamento nos propósitos.

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Como o Planck trabalha a educação socioemocional?

O Projeto Político Pedagógico do Planck está fundamentado no desenvolvimento de habilidades e competências de aprendizagem social e de inteligência emocional, porque a equipe pedagógica sabe que tal desenvolvimento produz resultados significativos nas questões acadêmicas, comportamentais, emocionais, sociais e cognitivas dos estudantes.

No Colégio, esse processo pode ser observado pelos projetos interdisciplinares, como  o Programa Planck de Mentoria, o Clube de Debates, a Academia Sherlock, o Laboratório Maker, além dos temas transversais trabalhados nos componentes curriculares.

As habilidades socioemocionais podem ser ensinadas, modeladas e praticadas. Os estudantes não aprendem sozinhos, mas em colaboração com seus professores, na companhia de seus amigos, e com o incentivo de suas famílias. Por isso, é tão importante o envolvimento da família neste processo.

Além dos professores, os responsáveis têm um papel duplo a desempenhar na criação de uma criança autoconsciente e respeitosa, que sabe como controlar suas emoções, tomar decisões responsáveis ​​e resolver conflitos de forma não violenta.

Em casa, deve haver um esforço para criar um ambiente de confiança, respeito e apoio. É importante lembrar que modelar um comportamento “emocionalmente inteligente” dentro de casa é o primeiro passo para criar filhos emocionalmente inteligentes. 

Competências que estão previstas na Base Nacional Comum Curricular, as habilidades socioemocionais desempenham papel fundamental na vida de uma pessoa, em processos que vão muito além da sala de aula. Uma pesquisa realizada na Loyola University Chicago, com 270 mil estudantes do ensino infantil ao médio, demonstrou que as crianças que passaram por programas de aprendizagem socioemocional tiveram melhorias significativas no desempenho acadêmico e no comportamento. Além disso, revelou-se resultados positivos a curto, médio e longo prazo. Vamos ver como o Colégio Planck estimula o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, que é um dos pilares do seu projeto pedagógico. O que são as habilidades socioemocionais? A aprendizagem social e emocional é parte integrante da educação e do desenvolvimento humano, é um processo de aquisição de conhecimento e habilidades para: Desenvolver a autoconsciência (reconhecer o impacto das emoções e pensamentos sobre comportamento); Desenvolver o autocontrole (capacidade de regular emoções, pensamentos e comportamentos em diferentes situações); Desenvolver as habilidades interpessoais (necessárias para estabelecer e manter conexões saudáveis), que são vitais para o sucesso na escola, no trabalho e na vida. A cognição está profundamente ligada à emoção. Os desenvolvimentos cognitivo e socioemocional não ocorrem separadamente, ou seja, o aprendizado não pode ocorrer de forma distante dos sentimentos dos estudantes. Toda vez que um estudante necessita resolver um problema, por meio de um projeto, ou no componente curricular de matemática, ou de ciências, por exemplo, as funções executivas e as emoções são ativadas, visando a obtenção da resposta adequada para a tarefa proposta. As habilidades não cognitivas e atributos como trabalho em equipe, maturidade emocional, empatia e outras habilidades interpessoais são tão importantes quanto aprender matemática e português, por exemplo. É preciso oferecer oportunidades para que os estudantes pratiquem e aprimorem essas habilidades em situações reais. Qual a importância de desenvolver habilidades socioemocionais na escola e na vida? O Colégio, além de promover o desenvolvimento acadêmico e cognitivo, também pode se envolver na estimulação das habilidades sociais e emocionais. As habilidades socioemocionais compreendem uma série de competências que são necessárias para que o indivíduo desenvolva mecanismos para aprender a lidar com seu autoconhecimento, com as emoções e interações cotidianas com o meio ao longo da vida, compreendem pontos como: aprender a lidar com suas emoções, desenvolver metas claras para a vida, se relacionar com as outras pessoas e interagir de forma atuante no meio. Apresentam-se como pilares da formação humana que são amplamente valorizados nos ambientes corporativos tanto quanto às formações científico acadêmicas. Desenvolver nos estudantes habilidades como autonomia, tomada de decisão responsável, iniciativa social e trabalho em equipe, são ferramentas que poderão transpor os muros da escola e atuar em suas vidas nas mais diferentes áreas, podendo garantir melhores acessos e, principalmente, melhores oportunidades no futuro. Escolas com perfil metodológico mais arrojado tratam as habilidades socioemocionais não apenas como um projeto, mas como parte de um planejamento pedagógico estruturado, levando os estudantes a vivenciar, em seu dia a dia, as experimentações de autoconhecimento, autogestão, curiosidade, resiliência, tomada de decisão consciente, etc. Essas escolas visualizam seus estudantes de maneira holística, podendo auxiliar no desenvolvimento das suas potencialidades com maior propriedade e garantir maior engajamento nos propósitos. Como o Planck trabalha essas habilidades socioemocionais? O Projeto Político Pedagógico do Planck está fundamentado no desenvolvimento de habilidades e competências de aprendizagem social e de inteligência emocional, porque a equipe pedagógica sabe que tal desenvolvimento produz resultados significativos nas questões acadêmicas, comportamentais, emocionais, sociais e cognitivas dos estudantes. No Colégio, esse processo pode ser observado pelos projetos interdisciplinares, como o Programa Planck de Mentoria, o Clube de Debates, a Academia Sherlock, o Laboratório Maker, além dos temas transversais trabalhados nos componentes curriculares. As habilidades socioemocionais podem ser ensinadas, modeladas e praticadas. Os estudantes não aprendem sozinhos, mas em colaboração com seus professores, na companhia de seus amigos, e com o incentivo de suas famílias. Por isso, é tão importante o envolvimento da família neste processo. Além dos professores, os responsáveis têm um papel duplo a desempenhar na criação de uma criança autoconsciente e respeitosa, que sabe como controlar suas emoções, tomar decisões responsáveis ​​e resolver conflitos de forma não violenta. Em casa, deve haver um esforço para criar um ambiente de confiança, respeito e apoio. É importante lembrar que modelar um comportamento "emocionalmente inteligente" dentro de casa é o primeiro passo para criar filhos emocionalmente inteligentes. Como ajudar a desenvolver as habilidades socioemocionais? Existem muitas maneiras de os responsáveis encorajarem um comportamento emocionalmente inteligente nos filhos. Pequenas ações podem potencializar o trabalho de desenvolvimento destas competências para ter crianças cada vez mais saudáveis emocionalmente. Confira algumas dicas: Ajude seu filho(a) a expressar seus sentimentos; Incentive a compartilhar seus sentimentos e o conforte com suas palavras e ações; Escute sempre, seja um bom ouvinte; Alimente a autoestima de seu filho(a). Uma criança com bom senso de identidade é mais feliz, mais bem ajustada e se sai melhor na escola; Quando seu filho(a) estiver se sentindo frustrado ou inquieto, traçe um plano pode ajudá-lo a se sentir melhor; Respeite as diferenças. Cada criança tem seus próprios talentos e habilidades únicas. Desenvolvimento das habilidades é constante As habilidades são desenvolvidas ao longo da vida, podem e devem ser aprimoradas constantemente. Pela visão do Colégio Planck, não existem seres humanos prontos, acabados, as pessoas estão em constante evolução. É preciso garantir que a evolução caminhe para um autodesenvolvimento e, principalmente, entendendo que esse desenvolvimento pode alterar a própria pessoa e o meio onde vive. Assim, tem-se certeza de que as habilidades socioemocionais estão sendo desenvolvidas da maneira esperada. Para o Colégio Planck, o autoconhecimento é uma ferramenta chave para garantir esse desenvolvimento. Manter-se conectado ao novo, buscar o desenvolvimento constante de suas habilidades, encarar o mundo como um espaço para transformação e agir com determinação e persistência em suas metas, são pequenos pontos que, somados, garantem um processo constante de desenvolvimento socioemocional.

Como ajudar a desenvolver as habilidades socioemocionais?

Existem muitas maneiras de os responsáveis encorajarem um comportamento emocionalmente inteligente nos filhos. 

Pequenas ações podem potencializar o trabalho de desenvolvimento destas competências para ter crianças cada vez mais saudáveis emocionalmente. Confira algumas dicas:

  • Ajude seu filho(a) a expressar seus sentimentos;
  • Incentive a compartilhar seus sentimentos e o conforte com suas palavras e ações;
  • Escute sempre, seja um bom ouvinte;
  • Alimente a autoestima de seu filho(a). Uma criança com bom senso de identidade é mais feliz, mais bem ajustada e se sai melhor na escola;
  • Quando seu filho(a) estiver se sentindo frustrado ou inquieto, traçe um plano pode ajudá-lo a se sentir melhor;
  • Respeite as diferenças. Cada criança tem seus próprios talentos e habilidades únicas. 

ebook a evolução dos processos avaliativos

Desenvolvimento das habilidades é constante

As habilidades são desenvolvidas ao longo da vida, podem e devem ser aprimoradas constantemente. Pela visão do Colégio Planck, não existem seres humanos prontos, acabados, as pessoas estão em constante evolução. 

É preciso garantir que a evolução caminhe para um autodesenvolvimento e, principalmente, entendendo que esse desenvolvimento pode alterar a própria pessoa e o meio onde vive. Assim, tem-se certeza de que as habilidades socioemocionais estão sendo desenvolvidas da maneira esperada.

Para o Colégio Planck, o autoconhecimento é uma ferramenta chave para garantir esse desenvolvimento. 

Manter-se conectado ao novo, buscar o desenvolvimento constante de suas habilidades, encarar o mundo como um espaço para transformação e agir com determinação e persistência em suas metas, são pequenos pontos que, somados, garantem um processo constante de desenvolvimento socioemocional.

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Em primeiro lugar, os pais precisam ter um pouco mais de paciência, compreensão com o momento e até marcar uma reunião com a equipe pedagógica para buscar soluções, se for necessário. Seguem algumas dicas para ajudá-los neste processo: Converse muito com os filhos e dê suporte emocional Nesta fase, os estudantes estão precisando de muito carinho e atenção, portanto, manter um diálogo aberto vai ajudá-los a entender que não estão sozinhos nesta jornada. Muitas vezes, os estudantes passam por certas situações na escola que podem mexer com a autoestima, como a postagem de um foto em grupo que não saiu bem ou até mesmo um comentário sobre sua forma física. Situações assim podem levá-los a se isolar, portanto, seja proativo e pergunte sobre a rotina, se tem algo que os aflige, como eles acreditam que os pais podem ajudá-los e, se necessário, agende uma conversa no Colégio também. Além disso, crie espaços seguros para essas conversas, de modo que não pareçam cobranças. Os pais podem aproveitar para conversar com eles durante uma pequena caminhada, no carro na ida ou volta da escola, etc. Não perca a oportunidade de buscar a opinião deles sobre assuntos diversos, por exemplo, comentando sobre uma notícia, uma determinada moda ou gíria nova. O importante é não perder os vínculos que possam ajudar a iniciar e manter os diálogos. Evite ser muito protecionista Muitas vezes, um adolescente pode ter dificuldade em interagir devido à forma que foi criado. Muitos pais, por um excesso de protecionismo, podem impedir que os filhos frequentem outros ambientes, como festas de amigos, e isso pode estimulá-los a um comportamento antissocial. Uma dica para os pais é analisar se o próprio estilo de criação não está favorecendo que o filho busque o isolamento na adolescência. Procure proteger sempre, conhecendo as companhias e os espaços que o filho frequenta, mas abra um pouco mais a guarda, dando a eles a oportunidade de ter mais responsabilidade sobre si mesmos. Limite o tempo das atividades de lazer solitárias e estimule a interação Quando um adolescente é tímido ou não quer interagir no Colégio, pode querer fugir para passatempos solitários como os games ou outros eletrônicos. Os pais devem estipular um limite para essas atividades para não estimulá-los à solidão. Não é necessário proibi-las, mas sempre apresente boas razões para que o adolescente queira realizar também atividades em conjunto com outras pessoas e de forma presencial, com os colegas de sala de aula, para adquirir experiências na vida real. Abrir espaço para que ele convide amigos para estudar em casa e matriculá-lo em atividades coletivas também pode ajudá-lo na socialização. Analise de qual grupo ele pode fazer parte A falta de interação pode ser motivada porque os estudantes não se sentem à vontade em fazer parte de um certo grupo. Por exemplo, não adianta matriculá-los em eletivas de esportes coletivos, se eles gostam mesmo é de música ou artes. Procure entender o mundo e os gostos dos seus filhos, assim fica mais fácil incentivá-los na socialização. Procure ajudá-lo a se comunicar melhor Alguns adolescentes não interagem porque não conseguem se comunicar bem. Por isso, é preciso que os pais fiquem atentos às características dos filhos para ajudá-los a superar suas fragilidades desde cedo. Ainda criança, é possível ensiná-los como iniciar uma conversa, um pequeno diálogo que ajude a quebrar o gelo com os futuros amigos. Mas lembre-se que orientar é sempre melhor que ordenar. Tenha tranquilidade ao passar essas dicas. Quando entram na adolescência, uma alternativa é matriculá-los em cursos que favoreçam a comunicação, como teatro, por exemplo. Colégio Planck e a socialização Um dos pilares do Colégio Planck é o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Para isso, a instituição investe em várias atividades pedagógicas e extracurriculares que estimulam o convívio. Um desses projetos pedagógicos especiais que incentivam a interação é o Clube de Debates, que ajuda o estudante a falar fluentemente e com confiança. Nessas atividades, eles vão interagir uns com os outros e aprender a comunicar-se, ter empatia, ouvir e reconhecer outros pontos de vista, lidar com situações desconfortáveis, etc. Além de alcançar uma melhor comunicação, no exercício constante dessas habilidades socioemocionais no Colégio, os adolescentes vão aprender a desenvolver também inteligência emocional. Caso os pais percebam que os filhos estão tendo dificuldades de interagir com os colegas, o Colégio Planck está de braços abertos para acolher suas dificuldades por meio da Orientação Educacional. Com o time da Orientação Educacional, as famílias podem estabelecer um diálogo aberto e de confiança para proporcionar o melhor ambiente para o estudante. O objetivo é que todos descubram suas potencialidades e superem suas fragilidades, para ficarem aptos ao convívio social na vida pessoal e nos ambientes acadêmicos e profissionais.

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