Neurociência: como funciona o cérebro de um adolescente?

Conteúdo

Quem tem filhos adolescentes pode perceber que, às vezes, eles têm comportamentos maduros e admiráveis do ponto de vista adulto, e em outros momentos condutas bastante imaturas, impulsivas e até ilógicas. Por que acontece essa alternância de comportamento? Para saber a resposta é preciso entender como funciona o cérebro de um adolescente. Leia mais neste texto. Cérebro adolescente ainda está em desenvolvimento O cérebro de uma criança tem um desenvolvimento muito grande na primeira infância. Esse crescimento começa na gestação, é bastante rápido entre os 3 e 5 anos, e até os 6 anos, já tem cerca de 95% do tamanho do cérebro de um adulto. Até os 9 anos, todos os blocos de construção cerebral estão presentes. Porém, esse desenvolvimento e remodelação continuam no período da adolescência e a maturidade cerebral só vai ocorrer por volta dos 25 anos. Todas as mudanças vão depender das mudanças hormonais, experiências e idade. Na fase da adolescência, o que impera ainda são os conteúdos presentes no sistema límbico, que fica na parte de trás do cérebro, que é importante para a memória (hipocampo) e está próxima da amígdala, que ajuda a produzir as emoções, impulsos, comportamento instintivo e até agressividade. Associada a um típico quadro de baixa dosagem de serotonina e dopamina no organismo, que são neurotransmissores responsáveis por gerar a sensação de bem-estar, os jovens podem apresentar um verdadeiro carrossel de emoções. E quais são essas ações que os estudantes podem ter nessa fase? Eles podem, por exemplo, tomar atitudes impulsivas, escolher atividades de alto risco e expressar suas emoções de forma bastante intensa. Durante a adolescência, isso ocorre porque o córtex pré-frontal ainda está sendo modelado. Essa é a área responsável pelas tomadas de decisão, autocontrole, pensamento crítico, atenção, planejamento, controle de emoções, avaliação das consequências dos impulsos e dos riscos, desenvolvimento da empatia e capacidade de resolução de problemas. Por isso, os adolescentes manifestam comportamentos alternados, porque enquanto contam com o material já presente no sistema límbico, vão adquirindo também bagagem para agir de acordo com o conteúdo que vão acrescentado ao seu córtex pré-frontal, que está em pleno desenvolvimento. Como ajudar o seu filho a construir um cérebro mais saudável? Não adianta apenas entender como funciona o cérebro de um adolescente, é preciso ajudá-lo. A evolução cerebral também será afetada pelo ambiente onde ele está, por isso, é importante que a família e colégio saibam apresentar vivências saudáveis para que eles tenham um desenvolvimento positivo. Oferecer atividades e ajudar no desenvolvimento de suas habilidades vão influenciar fortemente no que eles sentem, pensam e na forma como agem no momento presente e como vão se comportar no futuro. Essa é uma oportunidade de "programar'' o cérebro de forma saudável. Por esse motivo, é importante pensar nas experiências e atividades que serão úteis ao processo, como estudar idiomas, praticar esportes, investir no aprendizado musical e até mesmo jogar videogames. Além disso, os exemplos de condutas de pais, professores e toda a equipe pedagógica também podem deixar heranças no desenvolvimento cerebral de um estudante. Busca por estímulos constantes Ajudar os adolescentes a desenvolver a organização é muito importante, porque, nesta fase, essa não é uma prioridade para eles. Na adolescência, eles buscam novidades e aventuras, porque os cérebros deles ainda buscam constantemente por estímulos e novidades. Essa explicação também ajuda a entender por que eles não desgrudam dos smartphones. Essas ferramentas tecnológicas oferecem uma grande estimulação cerebral, com as redes sociais, jogos e bate-papos. Mas, como o córtex pré-frontal ainda está em desenvolvimento, eles não sabem -- e nem querem saber-- a hora de parar de desgrudar os olhos das telas. São os adultos que vão dar essas medidas e acrescentar essas informações ao córtex pré-frontal dos adolescentes que, de acordo com o tempo, vão absorver esses ensinamentos sobre ser mais sensato e produtivo em cada atividade praticada. Além disso, outro ponto importante do desenvolvimento cerebral dos adolescentes é que essa é uma fase de cortar alguns laços, por isso, muitas vezes, os adolescentes se mostram mais distantes com os pais. No entanto, neste momento, pais e também educadores precisam ter muito cuidado e atenção, porque um adolescente que está distante, isolado e apresentando baixo rendimento escolar pode estar manifestando quadros depressivos. Por isso, a observação, carinho e diálogo é sempre a medida mais eficaz. Atividades que ajudam no desenvolvimento cerebral É preciso entender esse desenvolvimento do córtex pré-frontal e estimular conexões cerebrais positivas, por exemplo: No Colégio Fazer os estudantes entenderem as consequências e os cursos que uma determinada ação poderá tomar; Estimular os riscos calculados, que os auxiliem a ter mais autonomia e independência sem medo das tentativas; Promover as habilidades de pensamento; Encorajar o comportamento positivo; Ajudar os adolescentes na prática de habilidades socioemocionais, como encontrar formas de controlar as emoções e expressá-las de forma criativa, sem agressividade. Em casa É preciso estimular rotinas que os ajudem a ter estrutura e organização, como estipular horários para estudar, se alimentar, se divertir e dormir; Pais devem impor limites, mas também saber flexibilizar quando a situação permitir; Elogiar as conquistas dos filhos; Estimular que os filhos pratiquem atividades físicas, que podem, inclusive, produzir um aumento nos níveis de dopamina serotonina e até evitar quadros depressivos; Ser um exemplo positivo de conduta, que demonstre a importância da maturidade cerebral para os processos da vida. Método pedagógico do Colégio Planck O Colégio Planck estimula conexões cerebrais positivas em seus estudantes com uma metodologia baseada em projetos e no desenvolvimento das habilidades socioemocionais. No Colégio, toda equipe pedagógica entende que essas mudanças neurais são necessárias e muito importantes no desenvolvimento de cada estudante. Por isso, todos estão dispostos a ajudá-los a atravessar esse período de forma mais tranquila e saudável. No Planck, os estudantes são desenvolvidos para ser protagonistas e encontrar suas características especiais, que os fazem únicos e importantes para toda a sociedade. Para isso, além da grade curricular, proporciona experiências que ampliam a bagagem cognitiva, pessoal e cultural dos seus estudantes, com aulas eletivas e diversas atividades extracurriculares que os estimulem ao alto desempenho, mas também a se tornar pessoas diferenciadas no mundo em que vivem, que sejam éticas, relevantes, competentes, autônomas e globais.

Quem tem filhos adolescentes pode perceber que, às vezes,  eles têm comportamentos maduros e admiráveis do ponto de vista adulto, e em outros momentos condutas bastante imaturas, impulsivas e até ilógicas. Por que acontece essa alternância de comportamento?

Para saber a resposta é preciso entender como funciona o cérebro de um adolescente. Leia mais neste texto.

Cérebro adolescente ainda está em desenvolvimento

O cérebro de uma criança tem um desenvolvimento muito grande na primeira infância. Esse crescimento começa na gestação, é bastante rápido entre os 3 e 5 anos, e até os 6 anos, já tem cerca de 95% do tamanho do cérebro de um adulto. Até os 9 anos, todos os blocos de construção cerebral estão presentes. 

Porém, esse desenvolvimento e remodelação continuam no período da adolescência e a maturidade cerebral só vai ocorrer por volta dos 25 anos. Todas as mudanças vão depender das mudanças hormonais, experiências e idade. 

Na fase da adolescência, o que impera ainda são os conteúdos presentes no sistema límbico, que fica  na parte de trás do cérebro, que é importante para a memória (hipocampo) e está próxima da amígdala, que ajuda a produzir as emoções, impulsos, comportamento instintivo e até agressividade.

Associada a um típico quadro de baixa dosagem de serotonina e dopamina no organismo, que são neurotransmissores responsáveis por gerar a sensação de bem-estar, os jovens podem apresentar um verdadeiro carrossel de emoções.

Quem tem filhos adolescentes pode perceber que, às vezes, eles têm comportamentos maduros e admiráveis do ponto de vista adulto, e em outros momentos condutas bastante imaturas, impulsivas e até ilógicas. Por que acontece essa alternância de comportamento? Para saber a resposta é preciso entender como funciona o cérebro de um adolescente. Leia mais neste texto. Cérebro adolescente ainda está em desenvolvimento O cérebro de uma criança tem um desenvolvimento muito grande na primeira infância. Esse crescimento começa na gestação, é bastante rápido entre os 3 e 5 anos, e até os 6 anos, já tem cerca de 95% do tamanho do cérebro de um adulto. Até os 9 anos, todos os blocos de construção cerebral estão presentes. Porém, esse desenvolvimento e remodelação continuam no período da adolescência e a maturidade cerebral só vai ocorrer por volta dos 25 anos. Todas as mudanças vão depender das mudanças hormonais, experiências e idade. Na fase da adolescência, o que impera ainda são os conteúdos presentes no sistema límbico, que fica na parte de trás do cérebro, que é importante para a memória (hipocampo) e está próxima da amígdala, que ajuda a produzir as emoções, impulsos, comportamento instintivo e até agressividade. Associada a um típico quadro de baixa dosagem de serotonina e dopamina no organismo, que são neurotransmissores responsáveis por gerar a sensação de bem-estar, os jovens podem apresentar um verdadeiro carrossel de emoções. E quais são essas ações que os estudantes podem ter nessa fase? Eles podem, por exemplo, tomar atitudes impulsivas, escolher atividades de alto risco e expressar suas emoções de forma bastante intensa. Durante a adolescência, isso ocorre porque o córtex pré-frontal ainda está sendo modelado. Essa é a área responsável pelas tomadas de decisão, autocontrole, pensamento crítico, atenção, planejamento, controle de emoções, avaliação das consequências dos impulsos e dos riscos, desenvolvimento da empatia e capacidade de resolução de problemas. Por isso, os adolescentes manifestam comportamentos alternados, porque enquanto contam com o material já presente no sistema límbico, vão adquirindo também bagagem para agir de acordo com o conteúdo que vão acrescentado ao seu córtex pré-frontal, que está em pleno desenvolvimento. Como ajudar o seu filho a construir um cérebro mais saudável? Não adianta apenas entender como funciona o cérebro de um adolescente, é preciso ajudá-lo. A evolução cerebral também será afetada pelo ambiente onde ele está, por isso, é importante que a família e colégio saibam apresentar vivências saudáveis para que eles tenham um desenvolvimento positivo. Oferecer atividades e ajudar no desenvolvimento de suas habilidades vão influenciar fortemente no que eles sentem, pensam e na forma como agem no momento presente e como vão se comportar no futuro. Essa é uma oportunidade de "programar'' o cérebro de forma saudável. Por esse motivo, é importante pensar nas experiências e atividades que serão úteis ao processo, como estudar idiomas, praticar esportes, investir no aprendizado musical e até mesmo jogar videogames. Além disso, os exemplos de condutas de pais, professores e toda a equipe pedagógica também podem deixar heranças no desenvolvimento cerebral de um estudante. Busca por estímulos constantes Ajudar os adolescentes a desenvolver a organização é muito importante, porque, nesta fase, essa não é uma prioridade para eles. Na adolescência, eles buscam novidades e aventuras, porque os cérebros deles ainda buscam constantemente por estímulos e novidades. Essa explicação também ajuda a entender por que eles não desgrudam dos smartphones. Essas ferramentas tecnológicas oferecem uma grande estimulação cerebral, com as redes sociais, jogos e bate-papos. Mas, como o córtex pré-frontal ainda está em desenvolvimento, eles não sabem -- e nem querem saber-- a hora de parar de desgrudar os olhos das telas. São os adultos que vão dar essas medidas e acrescentar essas informações ao córtex pré-frontal dos adolescentes que, de acordo com o tempo, vão absorver esses ensinamentos sobre ser mais sensato e produtivo em cada atividade praticada. Além disso, outro ponto importante do desenvolvimento cerebral dos adolescentes é que essa é uma fase de cortar alguns laços, por isso, muitas vezes, os adolescentes se mostram mais distantes com os pais. No entanto, neste momento, pais e também educadores precisam ter muito cuidado e atenção, porque um adolescente que está distante, isolado e apresentando baixo rendimento escolar pode estar manifestando quadros depressivos. Por isso, a observação, carinho e diálogo é sempre a medida mais eficaz. Atividades que ajudam no desenvolvimento cerebral É preciso entender esse desenvolvimento do córtex pré-frontal e estimular conexões cerebrais positivas, por exemplo: No Colégio Fazer os estudantes entenderem as consequências e os cursos que uma determinada ação poderá tomar; Estimular os riscos calculados, que os auxiliem a ter mais autonomia e independência sem medo das tentativas; Promover as habilidades de pensamento; Encorajar o comportamento positivo; Ajudar os adolescentes na prática de habilidades socioemocionais, como encontrar formas de controlar as emoções e expressá-las de forma criativa, sem agressividade. Em casa É preciso estimular rotinas que os ajudem a ter estrutura e organização, como estipular horários para estudar, se alimentar, se divertir e dormir; Pais devem impor limites, mas também saber flexibilizar quando a situação permitir; Elogiar as conquistas dos filhos; Estimular que os filhos pratiquem atividades físicas, que podem, inclusive, produzir um aumento nos níveis de dopamina serotonina e até evitar quadros depressivos; Ser um exemplo positivo de conduta, que demonstre a importância da maturidade cerebral para os processos da vida. Método pedagógico do Colégio Planck O Colégio Planck estimula conexões cerebrais positivas em seus estudantes com uma metodologia baseada em projetos e no desenvolvimento das habilidades socioemocionais. No Colégio, toda equipe pedagógica entende que essas mudanças neurais são necessárias e muito importantes no desenvolvimento de cada estudante. Por isso, todos estão dispostos a ajudá-los a atravessar esse período de forma mais tranquila e saudável. No Planck, os estudantes são desenvolvidos para ser protagonistas e encontrar suas características especiais, que os fazem únicos e importantes para toda a sociedade. Para isso, além da grade curricular, proporciona experiências que ampliam a bagagem cognitiva, pessoal e cultural dos seus estudantes, com aulas eletivas e diversas atividades extracurriculares que os estimulem ao alto desempenho, mas também a se tornar pessoas diferenciadas no mundo em que vivem, que sejam éticas, relevantes, competentes, autônomas e globais.

E quais são essas ações que os estudantes podem ter nessa fase? Eles podem, por exemplo, tomar atitudes impulsivas, escolher atividades de alto risco e expressar suas emoções de forma bastante intensa.

Durante a adolescência, isso ocorre porque o córtex pré-frontal ainda está sendo modelado. Essa é a área responsável pelas tomadas de decisão, autocontrole, pensamento crítico, atenção, planejamento, controle de emoções, avaliação das consequências dos impulsos e dos riscos, desenvolvimento da empatia e capacidade de resolução de problemas.

Por isso, os adolescentes manifestam comportamentos alternados, porque enquanto contam com o material já presente no sistema límbico, vão adquirindo também bagagem para agir de acordo com o conteúdo que vão acrescentado ao seu córtex pré-frontal, que está em pleno desenvolvimento.

Como ajudar o seu filho a construir um cérebro mais saudável?

Não adianta apenas entender como funciona o cérebro de um adolescente, é preciso ajudá-lo. A evolução cerebral também será afetada pelo ambiente onde ele está, por isso, é importante que a família e colégio saibam apresentar vivências saudáveis para que eles tenham um desenvolvimento positivo.

Oferecer atividades e ajudar no desenvolvimento de suas habilidades vão influenciar fortemente no que eles sentem, pensam e na forma como agem no momento presente e como vão se comportar no futuro. Essa é uma oportunidade de “programar” o cérebro de forma saudável.

Por esse motivo, é importante pensar nas experiências e atividades que serão úteis ao processo, como estudar idiomas, praticar esportes, investir no aprendizado musical e até mesmo jogar videogames.

Além disso, os exemplos de condutas de pais, professores e toda a equipe pedagógica também podem deixar heranças no desenvolvimento cerebral de um estudante.

Quem tem filhos adolescentes pode perceber que, às vezes, eles têm comportamentos maduros e admiráveis do ponto de vista adulto, e em outros momentos condutas bastante imaturas, impulsivas e até ilógicas. Por que acontece essa alternância de comportamento? Para saber a resposta é preciso entender como funciona o cérebro de um adolescente. Leia mais neste texto. Cérebro adolescente ainda está em desenvolvimento O cérebro de uma criança tem um desenvolvimento muito grande na primeira infância. Esse crescimento começa na gestação, é bastante rápido entre os 3 e 5 anos, e até os 6 anos, já tem cerca de 95% do tamanho do cérebro de um adulto. Até os 9 anos, todos os blocos de construção cerebral estão presentes. Porém, esse desenvolvimento e remodelação continuam no período da adolescência e a maturidade cerebral só vai ocorrer por volta dos 25 anos. Todas as mudanças vão depender das mudanças hormonais, experiências e idade. Na fase da adolescência, o que impera ainda são os conteúdos presentes no sistema límbico, que fica na parte de trás do cérebro, que é importante para a memória (hipocampo) e está próxima da amígdala, que ajuda a produzir as emoções, impulsos, comportamento instintivo e até agressividade. Associada a um típico quadro de baixa dosagem de serotonina e dopamina no organismo, que são neurotransmissores responsáveis por gerar a sensação de bem-estar, os jovens podem apresentar um verdadeiro carrossel de emoções. E quais são essas ações que os estudantes podem ter nessa fase? Eles podem, por exemplo, tomar atitudes impulsivas, escolher atividades de alto risco e expressar suas emoções de forma bastante intensa. Durante a adolescência, isso ocorre porque o córtex pré-frontal ainda está sendo modelado. Essa é a área responsável pelas tomadas de decisão, autocontrole, pensamento crítico, atenção, planejamento, controle de emoções, avaliação das consequências dos impulsos e dos riscos, desenvolvimento da empatia e capacidade de resolução de problemas. Por isso, os adolescentes manifestam comportamentos alternados, porque enquanto contam com o material já presente no sistema límbico, vão adquirindo também bagagem para agir de acordo com o conteúdo que vão acrescentado ao seu córtex pré-frontal, que está em pleno desenvolvimento. Como ajudar o seu filho a construir um cérebro mais saudável? Não adianta apenas entender como funciona o cérebro de um adolescente, é preciso ajudá-lo. A evolução cerebral também será afetada pelo ambiente onde ele está, por isso, é importante que a família e colégio saibam apresentar vivências saudáveis para que eles tenham um desenvolvimento positivo. Oferecer atividades e ajudar no desenvolvimento de suas habilidades vão influenciar fortemente no que eles sentem, pensam e na forma como agem no momento presente e como vão se comportar no futuro. Essa é uma oportunidade de "programar'' o cérebro de forma saudável. Por esse motivo, é importante pensar nas experiências e atividades que serão úteis ao processo, como estudar idiomas, praticar esportes, investir no aprendizado musical e até mesmo jogar videogames. Além disso, os exemplos de condutas de pais, professores e toda a equipe pedagógica também podem deixar heranças no desenvolvimento cerebral de um estudante. Busca por estímulos constantes Ajudar os adolescentes a desenvolver a organização é muito importante, porque, nesta fase, essa não é uma prioridade para eles. Na adolescência, eles buscam novidades e aventuras, porque os cérebros deles ainda buscam constantemente por estímulos e novidades. Essa explicação também ajuda a entender por que eles não desgrudam dos smartphones. Essas ferramentas tecnológicas oferecem uma grande estimulação cerebral, com as redes sociais, jogos e bate-papos. Mas, como o córtex pré-frontal ainda está em desenvolvimento, eles não sabem -- e nem querem saber-- a hora de parar de desgrudar os olhos das telas. São os adultos que vão dar essas medidas e acrescentar essas informações ao córtex pré-frontal dos adolescentes que, de acordo com o tempo, vão absorver esses ensinamentos sobre ser mais sensato e produtivo em cada atividade praticada. Além disso, outro ponto importante do desenvolvimento cerebral dos adolescentes é que essa é uma fase de cortar alguns laços, por isso, muitas vezes, os adolescentes se mostram mais distantes com os pais. No entanto, neste momento, pais e também educadores precisam ter muito cuidado e atenção, porque um adolescente que está distante, isolado e apresentando baixo rendimento escolar pode estar manifestando quadros depressivos. Por isso, a observação, carinho e diálogo é sempre a medida mais eficaz. Atividades que ajudam no desenvolvimento cerebral É preciso entender esse desenvolvimento do córtex pré-frontal e estimular conexões cerebrais positivas, por exemplo: No Colégio Fazer os estudantes entenderem as consequências e os cursos que uma determinada ação poderá tomar; Estimular os riscos calculados, que os auxiliem a ter mais autonomia e independência sem medo das tentativas; Promover as habilidades de pensamento; Encorajar o comportamento positivo; Ajudar os adolescentes na prática de habilidades socioemocionais, como encontrar formas de controlar as emoções e expressá-las de forma criativa, sem agressividade. Em casa É preciso estimular rotinas que os ajudem a ter estrutura e organização, como estipular horários para estudar, se alimentar, se divertir e dormir; Pais devem impor limites, mas também saber flexibilizar quando a situação permitir; Elogiar as conquistas dos filhos; Estimular que os filhos pratiquem atividades físicas, que podem, inclusive, produzir um aumento nos níveis de dopamina serotonina e até evitar quadros depressivos; Ser um exemplo positivo de conduta, que demonstre a importância da maturidade cerebral para os processos da vida. Método pedagógico do Colégio Planck O Colégio Planck estimula conexões cerebrais positivas em seus estudantes com uma metodologia baseada em projetos e no desenvolvimento das habilidades socioemocionais. No Colégio, toda equipe pedagógica entende que essas mudanças neurais são necessárias e muito importantes no desenvolvimento de cada estudante. Por isso, todos estão dispostos a ajudá-los a atravessar esse período de forma mais tranquila e saudável. No Planck, os estudantes são desenvolvidos para ser protagonistas e encontrar suas características especiais, que os fazem únicos e importantes para toda a sociedade. Para isso, além da grade curricular, proporciona experiências que ampliam a bagagem cognitiva, pessoal e cultural dos seus estudantes, com aulas eletivas e diversas atividades extracurriculares que os estimulem ao alto desempenho, mas também a se tornar pessoas diferenciadas no mundo em que vivem, que sejam éticas, relevantes, competentes, autônomas e globais.

Busca por estímulos constantes

Ajudar os adolescentes a desenvolver a organização é muito importante, porque, nesta fase, essa não é uma prioridade para eles. Na adolescência, eles buscam novidades e aventuras, porque os cérebros deles ainda buscam constantemente por estímulos e novidades.

Essa explicação também ajuda a entender por que eles não desgrudam dos smartphones. Essas ferramentas tecnológicas oferecem uma grande estimulação cerebral,  com as redes sociais,  jogos e bate-papos. Mas, como o córtex pré-frontal ainda está em desenvolvimento, eles não sabem — e nem querem saber– a hora de parar de desgrudar os olhos das telas.

São os adultos que vão dar essas medidas e acrescentar essas informações ao córtex pré-frontal dos adolescentes que, de acordo com o tempo, vão absorver esses ensinamentos sobre ser mais sensato e produtivo em cada atividade praticada.

Além disso, outro ponto importante do desenvolvimento cerebral dos adolescentes é que essa é uma fase de cortar alguns laços, por isso, muitas vezes, os adolescentes se mostram mais distantes com os pais. 

No entanto, neste momento, pais e também educadores precisam ter muito cuidado e atenção, porque um adolescente que está distante, isolado e apresentando baixo rendimento escolar pode estar manifestando quadros depressivos. Por isso, a observação, carinho e diálogo é sempre a medida mais eficaz.

Leia mais:

➡️ Como desenvolver a criatividade em crianças a adolescentes

Atividades que ajudam no desenvolvimento cerebral

É preciso entender esse desenvolvimento do córtex pré-frontal e estimular conexões cerebrais positivas, por exemplo:

No Colégio

  • Fazer os estudantes entenderem as consequências e os cursos que uma determinada ação poderá tomar;
  • Estimular os riscos calculados, que os auxiliem a ter mais autonomia e independência sem medo das tentativas;
  • Promover as habilidades de pensamento;
  • Encorajar o comportamento positivo;
  • Ajudar os adolescentes na prática de habilidades socioemocionais, como  encontrar formas de controlar as emoções e expressá-las de forma criativa, sem agressividade.

Quem tem filhos adolescentes pode perceber que, às vezes, eles têm comportamentos maduros e admiráveis do ponto de vista adulto, e em outros momentos condutas bastante imaturas, impulsivas e até ilógicas. Por que acontece essa alternância de comportamento? Para saber a resposta é preciso entender como funciona o cérebro de um adolescente. Leia mais neste texto. Cérebro adolescente ainda está em desenvolvimento O cérebro de uma criança tem um desenvolvimento muito grande na primeira infância. Esse crescimento começa na gestação, é bastante rápido entre os 3 e 5 anos, e até os 6 anos, já tem cerca de 95% do tamanho do cérebro de um adulto. Até os 9 anos, todos os blocos de construção cerebral estão presentes. Porém, esse desenvolvimento e remodelação continuam no período da adolescência e a maturidade cerebral só vai ocorrer por volta dos 25 anos. Todas as mudanças vão depender das mudanças hormonais, experiências e idade. Na fase da adolescência, o que impera ainda são os conteúdos presentes no sistema límbico, que fica na parte de trás do cérebro, que é importante para a memória (hipocampo) e está próxima da amígdala, que ajuda a produzir as emoções, impulsos, comportamento instintivo e até agressividade. Associada a um típico quadro de baixa dosagem de serotonina e dopamina no organismo, que são neurotransmissores responsáveis por gerar a sensação de bem-estar, os jovens podem apresentar um verdadeiro carrossel de emoções. E quais são essas ações que os estudantes podem ter nessa fase? Eles podem, por exemplo, tomar atitudes impulsivas, escolher atividades de alto risco e expressar suas emoções de forma bastante intensa. Durante a adolescência, isso ocorre porque o córtex pré-frontal ainda está sendo modelado. Essa é a área responsável pelas tomadas de decisão, autocontrole, pensamento crítico, atenção, planejamento, controle de emoções, avaliação das consequências dos impulsos e dos riscos, desenvolvimento da empatia e capacidade de resolução de problemas. Por isso, os adolescentes manifestam comportamentos alternados, porque enquanto contam com o material já presente no sistema límbico, vão adquirindo também bagagem para agir de acordo com o conteúdo que vão acrescentado ao seu córtex pré-frontal, que está em pleno desenvolvimento. Como ajudar o seu filho a construir um cérebro mais saudável? Não adianta apenas entender como funciona o cérebro de um adolescente, é preciso ajudá-lo. A evolução cerebral também será afetada pelo ambiente onde ele está, por isso, é importante que a família e colégio saibam apresentar vivências saudáveis para que eles tenham um desenvolvimento positivo. Oferecer atividades e ajudar no desenvolvimento de suas habilidades vão influenciar fortemente no que eles sentem, pensam e na forma como agem no momento presente e como vão se comportar no futuro. Essa é uma oportunidade de "programar'' o cérebro de forma saudável. Por esse motivo, é importante pensar nas experiências e atividades que serão úteis ao processo, como estudar idiomas, praticar esportes, investir no aprendizado musical e até mesmo jogar videogames. Além disso, os exemplos de condutas de pais, professores e toda a equipe pedagógica também podem deixar heranças no desenvolvimento cerebral de um estudante. Busca por estímulos constantes Ajudar os adolescentes a desenvolver a organização é muito importante, porque, nesta fase, essa não é uma prioridade para eles. Na adolescência, eles buscam novidades e aventuras, porque os cérebros deles ainda buscam constantemente por estímulos e novidades. Essa explicação também ajuda a entender por que eles não desgrudam dos smartphones. Essas ferramentas tecnológicas oferecem uma grande estimulação cerebral, com as redes sociais, jogos e bate-papos. Mas, como o córtex pré-frontal ainda está em desenvolvimento, eles não sabem -- e nem querem saber-- a hora de parar de desgrudar os olhos das telas. São os adultos que vão dar essas medidas e acrescentar essas informações ao córtex pré-frontal dos adolescentes que, de acordo com o tempo, vão absorver esses ensinamentos sobre ser mais sensato e produtivo em cada atividade praticada. Além disso, outro ponto importante do desenvolvimento cerebral dos adolescentes é que essa é uma fase de cortar alguns laços, por isso, muitas vezes, os adolescentes se mostram mais distantes com os pais. No entanto, neste momento, pais e também educadores precisam ter muito cuidado e atenção, porque um adolescente que está distante, isolado e apresentando baixo rendimento escolar pode estar manifestando quadros depressivos. Por isso, a observação, carinho e diálogo é sempre a medida mais eficaz. Atividades que ajudam no desenvolvimento cerebral É preciso entender esse desenvolvimento do córtex pré-frontal e estimular conexões cerebrais positivas, por exemplo: No Colégio Fazer os estudantes entenderem as consequências e os cursos que uma determinada ação poderá tomar; Estimular os riscos calculados, que os auxiliem a ter mais autonomia e independência sem medo das tentativas; Promover as habilidades de pensamento; Encorajar o comportamento positivo; Ajudar os adolescentes na prática de habilidades socioemocionais, como encontrar formas de controlar as emoções e expressá-las de forma criativa, sem agressividade. Em casa É preciso estimular rotinas que os ajudem a ter estrutura e organização, como estipular horários para estudar, se alimentar, se divertir e dormir; Pais devem impor limites, mas também saber flexibilizar quando a situação permitir; Elogiar as conquistas dos filhos; Estimular que os filhos pratiquem atividades físicas, que podem, inclusive, produzir um aumento nos níveis de dopamina serotonina e até evitar quadros depressivos; Ser um exemplo positivo de conduta, que demonstre a importância da maturidade cerebral para os processos da vida. Método pedagógico do Colégio Planck O Colégio Planck estimula conexões cerebrais positivas em seus estudantes com uma metodologia baseada em projetos e no desenvolvimento das habilidades socioemocionais. No Colégio, toda equipe pedagógica entende que essas mudanças neurais são necessárias e muito importantes no desenvolvimento de cada estudante. Por isso, todos estão dispostos a ajudá-los a atravessar esse período de forma mais tranquila e saudável. No Planck, os estudantes são desenvolvidos para ser protagonistas e encontrar suas características especiais, que os fazem únicos e importantes para toda a sociedade. Para isso, além da grade curricular, proporciona experiências que ampliam a bagagem cognitiva, pessoal e cultural dos seus estudantes, com aulas eletivas e diversas atividades extracurriculares que os estimulem ao alto desempenho, mas também a se tornar pessoas diferenciadas no mundo em que vivem, que sejam éticas, relevantes, competentes, autônomas e globais.

Em casa

  • É  preciso estimular rotinas que os ajudem a ter estrutura e organização, como estipular horários para estudar, se alimentar, se divertir e dormir;
  • Pais devem impor limites, mas também saber flexibilizar quando a situação permitir;
  • Elogiar as conquistas dos filhos;
  • Estimular que os filhos pratiquem atividades físicas, que podem, inclusive, produzir um aumento nos níveis de dopamina serotonina e até evitar quadros depressivos;
  • Ser um exemplo positivo de conduta, que demonstre a importância da maturidade cerebral para os processos da vida.

Quem tem filhos adolescentes pode perceber que, às vezes, eles têm comportamentos maduros e admiráveis do ponto de vista adulto, e em outros momentos condutas bastante imaturas, impulsivas e até ilógicas. Por que acontece essa alternância de comportamento? Para saber a resposta é preciso entender como funciona o cérebro de um adolescente. Leia mais neste texto. Cérebro adolescente ainda está em desenvolvimento O cérebro de uma criança tem um desenvolvimento muito grande na primeira infância. Esse crescimento começa na gestação, é bastante rápido entre os 3 e 5 anos, e até os 6 anos, já tem cerca de 95% do tamanho do cérebro de um adulto. Até os 9 anos, todos os blocos de construção cerebral estão presentes. Porém, esse desenvolvimento e remodelação continuam no período da adolescência e a maturidade cerebral só vai ocorrer por volta dos 25 anos. Todas as mudanças vão depender das mudanças hormonais, experiências e idade. Na fase da adolescência, o que impera ainda são os conteúdos presentes no sistema límbico, que fica na parte de trás do cérebro, que é importante para a memória (hipocampo) e está próxima da amígdala, que ajuda a produzir as emoções, impulsos, comportamento instintivo e até agressividade. Associada a um típico quadro de baixa dosagem de serotonina e dopamina no organismo, que são neurotransmissores responsáveis por gerar a sensação de bem-estar, os jovens podem apresentar um verdadeiro carrossel de emoções. E quais são essas ações que os estudantes podem ter nessa fase? Eles podem, por exemplo, tomar atitudes impulsivas, escolher atividades de alto risco e expressar suas emoções de forma bastante intensa. Durante a adolescência, isso ocorre porque o córtex pré-frontal ainda está sendo modelado. Essa é a área responsável pelas tomadas de decisão, autocontrole, pensamento crítico, atenção, planejamento, controle de emoções, avaliação das consequências dos impulsos e dos riscos, desenvolvimento da empatia e capacidade de resolução de problemas. Por isso, os adolescentes manifestam comportamentos alternados, porque enquanto contam com o material já presente no sistema límbico, vão adquirindo também bagagem para agir de acordo com o conteúdo que vão acrescentado ao seu córtex pré-frontal, que está em pleno desenvolvimento. Como ajudar o seu filho a construir um cérebro mais saudável? Não adianta apenas entender como funciona o cérebro de um adolescente, é preciso ajudá-lo. A evolução cerebral também será afetada pelo ambiente onde ele está, por isso, é importante que a família e colégio saibam apresentar vivências saudáveis para que eles tenham um desenvolvimento positivo. Oferecer atividades e ajudar no desenvolvimento de suas habilidades vão influenciar fortemente no que eles sentem, pensam e na forma como agem no momento presente e como vão se comportar no futuro. Essa é uma oportunidade de "programar'' o cérebro de forma saudável. Por esse motivo, é importante pensar nas experiências e atividades que serão úteis ao processo, como estudar idiomas, praticar esportes, investir no aprendizado musical e até mesmo jogar videogames. Além disso, os exemplos de condutas de pais, professores e toda a equipe pedagógica também podem deixar heranças no desenvolvimento cerebral de um estudante. Busca por estímulos constantes Ajudar os adolescentes a desenvolver a organização é muito importante, porque, nesta fase, essa não é uma prioridade para eles. Na adolescência, eles buscam novidades e aventuras, porque os cérebros deles ainda buscam constantemente por estímulos e novidades. Essa explicação também ajuda a entender por que eles não desgrudam dos smartphones. Essas ferramentas tecnológicas oferecem uma grande estimulação cerebral, com as redes sociais, jogos e bate-papos. Mas, como o córtex pré-frontal ainda está em desenvolvimento, eles não sabem -- e nem querem saber-- a hora de parar de desgrudar os olhos das telas. São os adultos que vão dar essas medidas e acrescentar essas informações ao córtex pré-frontal dos adolescentes que, de acordo com o tempo, vão absorver esses ensinamentos sobre ser mais sensato e produtivo em cada atividade praticada. Além disso, outro ponto importante do desenvolvimento cerebral dos adolescentes é que essa é uma fase de cortar alguns laços, por isso, muitas vezes, os adolescentes se mostram mais distantes com os pais. No entanto, neste momento, pais e também educadores precisam ter muito cuidado e atenção, porque um adolescente que está distante, isolado e apresentando baixo rendimento escolar pode estar manifestando quadros depressivos. Por isso, a observação, carinho e diálogo é sempre a medida mais eficaz. Atividades que ajudam no desenvolvimento cerebral É preciso entender esse desenvolvimento do córtex pré-frontal e estimular conexões cerebrais positivas, por exemplo: No Colégio Fazer os estudantes entenderem as consequências e os cursos que uma determinada ação poderá tomar; Estimular os riscos calculados, que os auxiliem a ter mais autonomia e independência sem medo das tentativas; Promover as habilidades de pensamento; Encorajar o comportamento positivo; Ajudar os adolescentes na prática de habilidades socioemocionais, como encontrar formas de controlar as emoções e expressá-las de forma criativa, sem agressividade. Em casa É preciso estimular rotinas que os ajudem a ter estrutura e organização, como estipular horários para estudar, se alimentar, se divertir e dormir; Pais devem impor limites, mas também saber flexibilizar quando a situação permitir; Elogiar as conquistas dos filhos; Estimular que os filhos pratiquem atividades físicas, que podem, inclusive, produzir um aumento nos níveis de dopamina serotonina e até evitar quadros depressivos; Ser um exemplo positivo de conduta, que demonstre a importância da maturidade cerebral para os processos da vida. Método pedagógico do Colégio Planck O Colégio Planck estimula conexões cerebrais positivas em seus estudantes com uma metodologia baseada em projetos e no desenvolvimento das habilidades socioemocionais. No Colégio, toda equipe pedagógica entende que essas mudanças neurais são necessárias e muito importantes no desenvolvimento de cada estudante. Por isso, todos estão dispostos a ajudá-los a atravessar esse período de forma mais tranquila e saudável. No Planck, os estudantes são desenvolvidos para ser protagonistas e encontrar suas características especiais, que os fazem únicos e importantes para toda a sociedade. Para isso, além da grade curricular, proporciona experiências que ampliam a bagagem cognitiva, pessoal e cultural dos seus estudantes, com aulas eletivas e diversas atividades extracurriculares que os estimulem ao alto desempenho, mas também a se tornar pessoas diferenciadas no mundo em que vivem, que sejam éticas, relevantes, competentes, autônomas e globais.

Método pedagógico do Colégio Planck

Mais do que entender como funciona o cérebro de um adolescente, o Colégio Planck estimula conexões cerebrais positivas em seus estudantes com uma metodologia baseada em projetos e no desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

No Colégio, toda equipe pedagógica entende que essas mudanças neurais são necessárias e muito importantes no desenvolvimento de cada estudante. Por isso, todos estão dispostos a ajudá-los a atravessar esse período de forma mais tranquila e saudável.

No Planck, os estudantes são desenvolvidos para ser protagonistas e encontrar suas características especiais, que os fazem únicos e importantes para toda a sociedade. 

Para isso, além da grade curricular, proporciona experiências que ampliam a bagagem cognitiva, pessoal e cultural dos seus estudantes, com aulas eletivas e diversas atividades extracurriculares que os estimulem ao alto desempenho, mas também a se tornar pessoas diferenciadas no mundo em que vivem, que sejam éticas, relevantes, competentes, autônomas e globais.

Leia mais:

➡️ Por que devemos formar mais empreendedores?

➡️ O jeito Planck de ser feliz

Compartilhe:

Leia também:

Um tema que vem levantando muitas dúvidas em pais e estudantes sobre cronograma, estrutura e até conteúdos, é o Novo Ensino Médio, que entra em vigor a partir de 2022 . Veja nesse texto o que muda no Colégio Planck para quem está ingressando nesta etapa escolar. Novo Ensino Médio: quais são os principais tópicos? Foi a Lei nº 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para estabelecer uma mudança na estrutura do Ensino Médio. Nesta alteração ficou definida uma ampliação do tempo mínimo dos estudantes na escola e uma nova organização curricular. A primeira grande alteração para 2022 é que a estrutura pedagógica no Ensino Médio será dividida em 2 partes: a formação geral básica (FGB) e os itinerários formativos e unidades eletivas. O primeiro tem foco nas áreas de conhecimento (Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Ciências da Natureza), que serão obrigatórias para todos os estudantes. Nos itinerários formativos e unidades eletivas estão previstas disciplinas que terão a ver com os seus interesses, acadêmicos e ou profissionais. Essa mudança também oferece um maior protagonismo ao estudante, ao escolher suas áreas eletivas, e também dá a ele uma oportunidade de desenvolver seu projeto de vida, que é uma competência já prevista pela BNCC. Contextualizando a mudança O Colégio Planck já nasceu com um viés contemporâneo, com um DNA tecnológico, e oferece a seus estudantes uma carga eletiva intensa, com mais de 38 disciplinas, divididas em 6 núcleos, que atraem os mais diferentes perfis. Desde o Ensino Fundamental Anos Finais, a bagagem diversificada oferecida pelo Colégio é diferenciada. São aulas como Laboratório Maker, Academia Sherlock, idiomas que apresentam uma carga horária maior, assim como outros projetos que visam a ampliação dos horizontes dos estudantes. A carga extracurricular do Ensino Médio no Colégio Planck conta com disciplinas eletivas como Startup & Empreendedorismo, Maker, Olimpíadas de Conhecimento, PGG, etc. Além disso, o terceiro ano é direcionado também às áreas de conhecimento focadas no vestibular e na definição de carreira, com um processo intenso de simulados e orientação educacional individualizada . Porém, o novo Ensino Médio vai permitir que uma ampliação dessa grade diversificada traga uma outra perspectiva para os estudantes das primeiras e segundas séries. Neste momento, entram novas palavras no vocabulário deles, como itinerários e trilhas. Atualmente, os estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio têm 6 aulas pela manhã (segunda a sexta); provas e atividades complementares e eletivas, que são realizadas no período da tarde. São 30 aulas semanais. A carga atual, então, é de 1.200 horas/aulas por ano, o que também acontece para o 9º ano do Ensino Fundamental. Já na 3ª série do Ensino Médio, a carga é de até 1.440 horas ao ano, porque os estudantes também têm aulas aos sábados. O que acontece a partir de 2022? A partir de 2022, essa carga horária será diferente: para a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, serão 800 horas para a Formação Geral Básica (FGB) e mais 200 horas de itinerários, que serão as trilhas escolhidas pelos estudantes. O que vai ocorrer é que serão 24 horas aula/semanais dedicadas à FGB e seis horas dedicadas para os itinerários. Com essa nova carga, a partir de 2022, a mudança será na sexta-feira de todas as semanas, quando os estudantes irão participar das aulas diversificadas. No entanto, a 3ª série do Ensino Médio não vai sofrer alteração na carga horária, pelo menos até 2023. Como ficam as aulas regulares? Embora tenha havido uma redução de aulas nas áreas de conhecimento específicas, o certo é que no Colégio Planck não haverá prejuízo no conteúdo, que continuará consistente, estruturado e completo. Será uma nova carga com estudo de curadoria. A essência de alto desempenho do Colégio será mantida. Essa nova carga horária vai continuar proporcionando aos estudantes a compreensão dos conteúdos pedagógicos e científicos. Além disso, serão garantidos todos os conteúdos básicos para ENEM, vestibulares do Brasil e applications para universidades internacionais. O que ocorre é que, no formato atual, muitas vezes, os estudantes têm um conteúdo muito detalhado de cada área de conhecimento, mas, nem sempre, essas informações estão associadas aos interesses pessoais de cada um. A mudança do Ensino Médio dá essa liberdade de escolha ao estudante. Nesse novo formato, os estudantes terão uma aula de Projeto de Vida, que será direcionado por profissionais da Orientação Pedagógica e/ou outros profissionais convidados. A aula será desenvolvida em 3 dimensões: Pessoal (autoconhecimento, autoaceitação e autoestima); Social (relações interpessoais); Profissional (mundo profissional). Matriz socioemocional do Planck ganha mais destaque Além do eixo acadêmico e rigor pedagógico, o desenvolvimento socioemocional é um dos pilares do Colégio Planck. Com esse novo formato para o Ensino Médio, essas habilidades e competências, que estão dispostas em 4 eixos, ganham destaque: abertura ao novo, resiliência emocional, autogestão e amabilidade e engajamento. Esse desenvolvimento vai ganhar muita presença nos itinerários formativos e no Projeto de Vida. Para se ter uma ideia de como será esse processo, o Projeto de Vida, que entra na grade da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, será uma aula que tem 3 grandes objetivos, que são: trabalhar o autoconhecimento, desenvolvimento da autonomia e escolhas profissionais e escolhas de futuro. Ao se conhecer, acreditar no próprio potencial e ter um repertório amplo, ele terá um alicerce que vai ajudá-lo a desenvolver os seus sonhos. Essa aula vai ajudar o estudante a conhecer e esclarecer suas dúvidas sobre áreas, aprender a pesquisar sobre carreiras, mercado de trabalho e tendências, para entender mais sobre esses tópicos e para ir ao encontro dos seus sonhos. O trabalho individual da Orientação Educacional permanece, porém, a aula vai trazer soluções de forma coletiva. Como serão os itinerários informativos por áreas de conhecimento? Em relação às aulas que serão oferecidas às sextas, sobre os itinerários informativos, nas áreas de conhecimento, o estudante poderá escolher conteúdos de Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, de acordo com a área que mais se identificar. Os eixos estruturantes dos itinerários formativos não visam ter mais aulas de uma determinada disciplina, não se tratam apenas de mais aulas teóricas, mas sim usar determinadas áreas de conhecimento como alicerce. São aulas que vão responder ao estudante onde ele vai empregar aquele determinado conhecimento em sua vida. Essas trilhas irão estimular o protagonismo dos estudantes e possibilitar o desenvolvimento de aspectos importantes, como: Investigação científica, que vai aprofundar os principais conceitos de cada área; Estimular os processos criativos; Realizar uma mediação e intervenção sociocultural; Empreendedorismo. Focando nestes 4 principais aspectos, esses conteúdos foram criados, em sua maioria, pela equipe pedagógica interna do Planck, e também com um material de apoio do SAS. Nestas aulas não haverá provas, recuperação ou repetência, mas sim a entrega semestral de um projeto, com 3 marcadores de entrega. Essas notas irão compor o histórico do estudante. A cada semestre, o estudante irá escolher uma das áreas de conhecimento, e fazer inscrições em cada um dos pacotes de aulas. Cada área é composta por 3 trilhas, cada uma com 2 horas-aulas. O Planck vai oferecer 24 opções de trilhas anuais e multisseriadas, que vão complementar as diferentes áreas de conhecimento. São: 1º Semestre Matemáticas e suas tecnologias Fechando a conta: desenvolvendo a consciência financeira; Design gráfico; A Matemática da Inteligência Artificial. Humanidades e suas tecnologias Mundo em movimento: explorando fatos e contextos; Cidadania e direitos fundamentais; História do pensamento humano. Ciências da Natureza e suas tecnologias Ambiente-se: escolhas de hoje para viver o amanhã; Sustentabilidade e desenvolvimento de materiais; Circuito elétricos na prática. Linguagens e suas tecnologias Muito além da influência: argumentação na linguagem; Design de interiores; Revelando mais que a escrita. 2º Semestre Matemáticas e suas tecnologias Problemas em cheque: táticas de resoluções; Processo de decisão e lógicas cotidianas; Funções no mundo: métricas e relações. Humanidades e suas tecnologias Empreendedores Under 20; Constituição e poderes; Políticas públicas (Unesco). Ciências da Natureza e suas tecnologias Investigação forense; Química dos alimentos; História da Ciência. Linguagens e suas tecnologias Strike a pose: nossa vida em rede; Escrita criativa; Sustentabilidade maker (design de móveis). Inscrições para as trilhas começam em novembro Para que os estudantes saibam mais sobre os conteúdos de cada trilha, o Colégio Planck fará uma campanha de divulgação. As inscrições para os itinerários formativos para o primeiro semestre do ano que vem começam já em novembro deste ano. Para o segundo semestre, as inscrições serão em junho de 2022. Cada estudante pode realizar duas áreas iguais ou distintas por ano. No entanto, a escolha precisa ser bem pensada, porque ele não poderá mudar de trilha ao longo do semestre. Vale lembrar que todos os projetos pedagógicos do Colégio Planck, inclusive as atividades eletivas, seguem com sua realização normal, no contraturno das aulas. Conclusão As mudanças que vão ocorrer para o Novo Ensino Médio prometem uma nova dinâmica, porém, com um clima mais leve e descontraído para as sextas-feiras do Colégio. Dentro dessa nova rotina, ocorrerá também maior interação entre as séries, porque durante as trilhas, os estudantes das turmas do 1o e 2o anos estarão em turmas mistas. Além disso, o Novo Ensino Médio do Planck trará mais oportunidades de gerar encantamento nos estudantes, mais colaboração e engajamento nas atividades que norteiam escolhas profissionais e o Colégio vai atuar também como um instrumento de integração com a realidade. Em qualquer mudança no Colégio, o objetivo da equipe Planck é sempre trazer a inovação que vai proporcionar o melhor desenvolvimento de seus estudantes.

Novo Ensino Médio: saiba mais

Um tema que vem levantando muitas dúvidas em pais e estudantes sobre cronograma, estrutura e até conteúdos, é o Novo Ensino Médio, que entra em

Translate »