Durante toda a educação básica, as competências e habilidades desenvolvidas no ensino fundamental vão nortear os estudantes para toda a vida.
Essa aprendizagem socioemocional vai permitir que os estudantes saibam enfrentar os desafios da fase adulta e extrair resultados de cada experiência vivida.
Veja neste texto, quais são as competências e habilidades que podem ser desenvolvidas nesta etapa escolar.
O que são competências e habilidades do ensino fundamental?
Competências e habilidades são conceitos importantes na formação de um estudante. Mas sabe qual é a diferença entre eles?
Competências são características que podem ser desenvolvidas em uma pessoa, por meio de experiências ou de um processo de aprendizagem, como os treinamentos, ou seja, a pessoa se torna competente para fazer algo. É uma união de conhecimento com habilidade.
Por outro lado, as habilidades estão mais relacionadas aos talentos natos, são as características de alguém que é hábil em algo, mas podem ser aprimoradas com o tempo. Além disso, uma habilidade pode abranger diferentes competências.
No processo de formação dos estudantes, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que é o documento que define os direitos de aprendizagem de todo estudante, define 10 competências que devem ser desenvolvidas nos estudantes na Educação Básica, que contempla educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e finais, e ensino médio.
Pela BNCC, as competências mobilizam conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Não são consideradas como componentes curriculares, mas devem permear todas as áreas de conhecimento, de forma transdisciplinar.
Veja as 10 competências que são desenvolvidas nesta fase escolar:
Conhecimento
Essa competência visa valorizar o conhecimento construído historicamente sobre o mundo físico, cultural, social e digital. Não só para que os estudantes entendam, mas também expliquem a realidade, continuem aprendendo e colaborem com a sociedade.
Pensamento científico, crítico e criativo
Desenvolver essa competência envolve exercitar a curiosidade intelectual, recorrendo à abordagem própria das ciências, por meio de diversas práticas pedagógicas que possam estimular a análise crítica, reflexão, investigação, imaginação e criatividade, para promover debates ricos, elaboração de hipóteses e solução de problemas.
Comunicação
Utilizar as diferentes linguagens, seja verbal (oral, escrita ou visual-motora, como Libras), corporal, visual e digital para expressar e compartilhar ideias, informações, sentimentos e experiências que proporcionem entendimento mútuo.
Repertório cultural
Oferecer o conhecimento sobre as manifestações artísticas e culturais locais, regionais e mundiais, valorizando a importância delas dentro do processo de formação do indivíduo.
Cultura digital
Nesta competência está previsto compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação de forma crítica, reflexiva, significativa e ética nas diversas práticas que envolvam comunicação, acesso e disseminação de informação, produção de conhecimento, resolução de problemas e exercício do protagonismo na vida pessoal e coletiva do estudante.
Trabalho e projeto de vida
Além de valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, essa competência visa que o estudante saiba apropriar-se de conhecimentos e experiências que conceda a possibilidade de entender as relações inerentes ao mundo do trabalho.
Ao desenvolver essa competência, o estudante poderá fazer escolhas sobre o próprio projeto de vida com autonomia, consciência crítica, liberdade e responsabilidade.
Autoconhecimento e autocuidado
Com essa competência, o estudante aprende a conhecer a si próprio, gostar de si mesmo e cuidar da sua saúde física e emocional. Visando o reconhecimento do seu papel na diversidade humana, essa competência também ensina a reconhecer as próprias emoções e a dos outros, bem como lidar com elas.
Argumentação
A competência de argumentação prevê a manifestação com base em dados, fatos e fontes confiáveis, a fim de formular, negociar e defender ideias que promovam e respeitem os direitos humanos, consciência socioambiental e consumo responsável em todos os âmbitos, com posicionamento ético em relação a si e à sociedade.
Empatia e cooperação
Essa competência prevê o desenvolvimento da empatia, do diálogo, cooperação e resolução de conflitos, promovendo o respeito a si próprio e aos outros, bem como dos direitos humanos, valorizando a diversidade dos indivíduos e grupos sociais.
Responsabilidade e cidadania
Nesta competência, o agir com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tem a ver com si próprio e também com a coletividade. Dessa forma, pressupõe-se também uma tomada de decisão ética, sustentável, inclusiva e democrática.
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Desenvolvimento das competências e habilidades no Colégio Planck
O Colégio Planck tem em seus pilares pedagógicos o alto desempenho e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, com os quais o exercício das competências definidas pela BNCC são amplamente ensinadas, bem como o aprimoramento das habilidades de cada estudante.
Para chegar aos resultados desejados por essas diretrizes, o Colégio Planck adota a aprendizagem baseada em projetos e a aprendizagem colaborativa, que permitem estudos completos e dinâmicos para desenvolver as competências e habilidades que serão imprescindíveis para o sucesso nos projetos de vida dos estudantes no futuro.
No Planck, os estudantes ganham incremento em suas habilidades de criatividade, liderança, adaptabilidade, senso estético e crítico, autonomia, inteligência emocional, raciocínio lógico, entre várias outras.
Além disso, quem ainda não desenvolveu essas competências e habilidades, no ensino fundamental recebem diversos recursos para trabalhar em suas fragilidades e descobrir como alçar voos mais altos a partir das suas próprias características socioemocionais.