Ir para o conteúdo
  • (12) 3341-0222
  • contato@colegioplanck.com.br
Search
e-planck
Facebook Instagram Linkedin Youtube
  • Home
  • Quem somos
  • Colégio
  • Blog
  • Projetos Especiais
  • Eventos
  • Contato
Menu
  • Home
  • Quem somos
  • Colégio
  • Blog
  • Projetos Especiais
  • Eventos
  • Contato
  • Resultados e Aprovações
  • Quero Ser Planck
  • Alumni Planck
Menu
  • Resultados e Aprovações
  • Quero Ser Planck
  • Alumni Planck
Search
Close

O colégio de hoje precisa estimular a criatividade

Conteúdo

Lado a lado com as facilidades oferecidas pelo desenvolvimento tecnológico, o estímulo da criatividade é um dos principais itens da Educação do século 21.

Lado a lado com as facilidades oferecidas pelo desenvolvimento tecnológico, o estímulo da criatividade é um dos principais itens da Educação do século 21.

O aumento da importância desse pilar socioemocional mostra que a escola da era industrial está com seus dias contados. 

O que esperar das gerações futuras?

De acordo com uma pesquisa da consultoria Mckinsey, os alunos do século 21 serão estimulados em soft skills, ou seja,  em habilidades comportamentais e competências que envolvem elementos como a criatividade.

Isso não significa que o conteúdo das disciplinas fique em segundo plano. É preciso continuar investindo no conhecimento,  porém, gerando uma nova personalização da transmissão desse conteúdo, com mais humanização, respeito às diferenças e o próprio ritmo do aluno.

Na Educação contemporânea, a criatividade é trabalhada de forma conjunta com outros aspectos como: saber trabalhar em equipe e resolver novos problemas. Esse último item surge de uma forma diferente da escola da era fordista (industrial), hoje, os jovens devem utilizar a criatividade para resolver problemas que ainda são inéditos, não têm soluções prontas, assim, eles são estimulados a pensar nelas.

Lado a lado com as facilidades oferecidas pelo desenvolvimento tecnológico, o estímulo da criatividade é um dos principais itens da Educação do século 21.

Para o Planck, é preciso associar a criatividade à capacidade de execução, autonomia e protagonismo. Por esse aspecto, as disciplinas curriculares não perdem seu peso na formação do aluno.

Ter uma bagagem cultural maior, associada às áreas de conhecimento, por meio de disciplinas como matemática, física, química, geografia, filosofia e outras, vai ajudar o aluno a raciocinar melhor e encontrar as soluções aceitáveis e executáveis, combinando a criatividade com esses elementos.

Leia também:

➡️ Qual a importância da Cultura Maker na Educação

➡️ Como promover um vestibular sem desgaste psicológico

Criatividade é estimulada por interligações mentais

Fazer um aluno estar conectado com o mundo à sua volta é uma das melhores maneiras de trabalhar a criatividade dele. 

Quando o estudante conhece aspectos de diferentes áreas, lê, por exemplo, conteúdos sobre economia e novas tendências, educação, cultura, tecnologia, etc; assim, consegue fazer interligações cerebrais que vão acionar a sua criatividade para ajudá-lo na resolução de um problema apresentado.

Além disso, dentro do estímulo à aprendizagem socioemocional, o Planck também acredita que a criatividade está muito ligada à persistência, por isso, desenvolve em seus alunos aspectos de tolerância ao estresse e à frustração.

Lado a lado com as facilidades oferecidas pelo desenvolvimento tecnológico, o estímulo da criatividade é um dos principais itens da Educação do século 21.

Os professores e coordenadores abrem espaço para que o aluno aprenda com o próprio erro, para que ele conheça formas diferentes de pensar.

Esse método é utilizado há décadas por grandes cientistas, que fizeram da persistência o principal combustível para serem bem-sucedidos. Por exemplo, Thomas Edison fez centenas de testes antes de ver a primeira lâmpada acesa com total sucesso.

Com tolerância, bagagem cultura, resiliência e muita “transpiração”, a criatividade entra como catalisador dos processos de resolução de problemas.

Esse caminho fará o aluno se destacar em profissões do futuro, especialmente porque a tecnologia irá exigir funções nas quais a capacidade criativa será um grande diferencial, já que tarefas que possibilitam soluções prontas serão “engolidas” pela automatização.

De acordo com um relatório da Microsoft e da McKinsey & Company’s Education Practice, somente nos EUA, 50% dos empregos existentes poderão ser extintos até 2030, quando estiverem associados à baixa qualificação e sujeitos à automação.

Por outro lado, as funções que exigirem nível cognitivo mais elevado, em áreas ligadas à resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade vão ganhar espaço.

Lado a lado com as facilidades oferecidas pelo desenvolvimento tecnológico, o estímulo da criatividade é um dos principais itens da Educação do século 21.

Pais, professores e coordenação combinados no processo

Essa tendência apontada pelo relatório da McKinsey exige que as escolas comecem a infundir em seus alunos esses valores socioemocionais para que se transformem em adultos diferenciados.

Assim, a escola precisa criar um time forte que desenvolva nos alunos aspectos socioemocionais, como a criatividade. Gestão, professores e coordenação devem apostar nesse novo modelo, que suplanta os modelos das escolas da era industrial.

Lado a lado com as facilidades oferecidas pelo desenvolvimento tecnológico, o estímulo da criatividade é um dos principais itens da Educação do século 21.

Lado a lado com as facilidades oferecidas pelo desenvolvimento tecnológico, o estímulo da criatividade é um dos principais itens da Educação do século 21.

Lado a lado com as facilidades oferecidas pelo desenvolvimento tecnológico, o estímulo da criatividade é um dos principais itens da Educação do século 21.

Enquanto oferece ambientes de estímulo à criatividade, o colégio também precisa contar com professores que tenham uma proposta pedagógica que contenha esse elemento.

Eles deverão estimular projetos criativos, mas não só. Além disso, transmitir os conhecimentos de forma mais criativa e estimulante também é o caminho mais acertado para alunos de uma geração com mindset mais imediatista.

O próprio relatório da McKinsey revela a necessidade de novas ideias e práticas no campo da Educação. Caso isso não ocorra, o aluno não terá interesse na aula, o que poderá gerar indisciplina, ou até mesmo fazer com que ele se desconecte do tema apresentado.

Novas ferramentas pedagógicas

Para estimular esse prazer em aprender, o professor poderá usar ferramentas que suportam abordagens pedagógicas personalizadas como videoaulas, podcasts ou até outras práticas, como um teatro ou Histórias em Quadrinhos. A aula poderá e deverá ser interessante, mas não precisa ser transformada em um show.

Por outro lado, alguns pais — que muitas vezes vieram de escolas fordistas–, podem desconfiar desse novo processo, que é muito diferente de estratégias pedagógicas utilizadas há mais de meio século.

A dica é mostrar a eles que o Colégio opera essas “novidades” dentro de muito estudo, segurança e responsabilidade. Por isso, é importante que estejam próximos, acompanhando todo o processo pedagógico, para entender essas mudanças.

Lado a lado com as facilidades oferecidas pelo desenvolvimento tecnológico, o estímulo da criatividade é um dos principais itens da Educação do século 21.
Conclusão

O ideal do Planck é que alunos que sejam estimulados nas competências e habilidades socioemocionais, em ambientes mais criativos e lúdicos e com novas propostas de ensino, desenvolvam mais as suas potencialidades.

Com isso, a aposta é que esses alunos ganhem impactos positivos em sua vida pessoal e profissional, sendo pessoas mais criativas, bem-sucedidas e felizes em seu futuro.

Prof. André Guadalupe

Diretor e Cofundador do Colégio Planck


Compartilhe:

Leia também:

A passagem para o 6º ano do Ensino Fundamental pode ser bastante intensa para os estudantes, a começar pelo aumento do número de professores. Veja quais são as novas disciplinas desse período escolar e o que o Colégio Planck faz para possibilitar que essa transição seja mais tranquila. O que muda do 5º para o 6º ano? Em muitos aspectos, a transição do ensino fundamental anos iniciais para os anos finais vai gerar uma certa insegurança nos estudantes. Além das próprias mudanças que eles vivenciam no corpo e comportamento nesta fase, ainda surge uma outra configuração pedagógica, com diferente estrutura curricular e novo perfil de professores. Quando o estudante ingressa no 6º ano, ele é desafiado a desenvolver uma outra postura pessoal e acadêmica, serão novas responsabilidades, deveres e carga horária. Além disso, muitos também vivenciam uma mudança de escola, sujeitando-os a uma adaptação importante com a cultura da instituição escolar e a construção de novas amizades e relacionamentos com o time pedagógico. Neste momento, começa um desenvolvimento socioemocional significativo que coloca em seus vocabulários palavras como: organização, foco, autogestão, entre outras competências essenciais para o desempenho pedagógico. Quais são as disciplinas do 6º ano do Ensino Fundamental? Para o filósofo e matemático René Descartes, para obtenção do conhecimento, é necessário fragmentar conteúdos em parcelas menores para facilitar a avaliação posterior. É pela influência desse método cartesiano de reflexão que as disciplinas escolares estão configuradas. E é justamente a partir do 6º ano, que os estudantes vão vivenciar essa fragmentação de forma definitiva, não só nas disciplinas, mas também no número de professores, até o término do ciclo de formação básica no Ensino Médio. Até o 5º ano, a maioria dos estudantes tinham um único professor que ministrava todos conteúdos (Português, Matemática, História, Geografia, Inglês, Arte e Informática), mas a partir do 6º ano isso muda. Para cada nova disciplina, eles terão um professor. A partir da homologação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), quando os estudantes chegam ao 6º ano, as novas disciplinas são divididas em áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Dentro de cada uma delas, há os seus componentes, que são as disciplinas, que nesta fase, ganham mais complexidade. São elas: Linguagens Língua Portuguesa Arte Educação Física Língua Inglesa Matemática Matemática Ciências da Natureza Ciências Ciências Humanas História Geografia Projetos Pedagógicos oferecidos pelo Colégio Planck Para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, que é um dos pilares do Colégio Planck, além do alto desempenho, são oferecidas ferramentas pedagógicas que estão em consonância com a metodologia da aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem colaborativa. Esses projetos especiais visam especialmente o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes a partir dessa nova fase escolar, além do pensamento crítico, criatividade e socialização. Entre eles, estão: Academia Sherlock A Academia Sherlock é um conjunto de ações pedagógicas, que são desenvolvidas em um ambiente lúdico e que utiliza como ferramenta a metodologia ativa de aprendizagem conhecida como “estudo de caso”. Com essa abordagem, pressupõe a participação dos estudantes na resolução de situações problemas ou contexto para que ele aprenda a partir da experimentação. Nesta disciplina, o estudante utiliza, de forma prática, seus conhecimentos ou seu repertório de informações, interligando e relacionando teorias com práticas. Clube de Debates O Clube de Debates trabalha a confiança dos estudantes para falar e estimular relacionamentos. Nesta disciplina, os estudantes desenvolvem e aprofundam o conhecimento e a compreensão do assunto. Em duplas, trios ou grupos os estudantes se tornam exploradores do assunto em questão. Laboratório de Soluções O Laboratório Design Maker é um espaço dedicado à experimentação, onde os estudantes são incentivados a criar, construir e a trabalhar de forma colaborativa. É uma das ferramentas mais importantes de aprendizado, pois a cultura maker atua como um canal para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Dessa forma, os estudantes podem estimular a imaginação, criatividade, invenção, entre outras habilidades. Como funciona o 6º ano no Colégio Planck? O Programa Curricular do Colégio Planck foi construído de forma a proporcionar experiências e vivências para que os estudantes possam desenvolver-se de maneira integral nos aspectos cognitivo, social, emocional, físico e ético. A equipe do Colégio Planck sabe que a passagem para o 6º ano é uma fase de transição importante e que pode gerar muita insegurança nos estudantes, por isso, é totalmente responsável pelo acolhimento, diagnóstico e nivelamento desses novos integrantes. O acolhimento dos novos estudantes é realizado por uma Orientação Educacional dedicada para o 6º ano, que vai ajudá-los a fazer uma leitura do novo ambiente, estabelecendo uma relação de franqueza e confiança. Questões como dificuldades com as novas disciplinas, avaliações, o medo de tantas matérias, a dificuldade de se organizar para estudar, organização com o próprio material didático e até o medo de se perder dentro das novas instalações, são questões amenizadas a partir do diálogo constante com a Orientação Educacional. Portanto, dentro desse processo, a Orientação está totalmente aberta para uma escuta atenta e um caminhar junto com eles para que recebam o maior apoio possível para enfrentar os novos desafios e aproveitar de forma mais tranquila essa fase de descobertas e crescimento.

Quais são as disciplinas oferecidas a partir do 6º ano?

A passagem para o 6º ano do Ensino Fundamental pode ser bastante intensa para os estudantes, a começar pelo aumento do número de professores. Veja

Com mais de 3 milhões de inscritos só no ano passado, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é a principal porta de entrada para o ensino superior no nosso país. No entanto, neste ano, haverá algumas mudanças no exame. Veja neste texto, o que o estudante deve esperar para o Enem 2022, que abre inscrições agora no mês de maio. Saiba mais sobre o ENEM O ENEM a maior prova de proficiência do Brasil existe há 25 anos, foi criado para aferir os conhecimentos dos estudantes concluintes da formação básica, para que a partir desses resultados, fossem criadas estratégias para evolução e melhoria da educação. Ao longo dos anos o ENEM foi conquistando mais espaço, em 2000 começou a ser utilizado como parte da nota em alguns vestibulares mas foi em 2009, com a criação do Sisu (Sistema de Seleção Unificado), que o exame foi elevado ao patamar de importância nacional proporcionando acesso a diversas universidades públicas e privadas como critério único de seleção para ingresso dos estudantes em seus cursos de graduação e também por meio de programas educacionais como o Sisu, Fies e Prouni. No último dia 28 de abril, foram publicados os editais sobre a realização do ENEM 2022 digital e impresso, que trouxe datas de inscrições, provas e regras. Inscrições para o ENEM O Inep já divulgou as datas para o ENEM, a primeira que os estudantes devem se preocupar é com a inscrição, que já é agora no mês de maio, de 10 a 21. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85,00, e deve ser paga por meio da impressão da GRU ( guia de recolhimento da união). O período para pagamento da taxa de inscrição é de 10 a 27 de maio. A inscrição do Enem 2022 digital e para a versão impressa deve ser realizada pelo endereço < enem.inep.gov.br/participante. No momento da inscrição o estudante deverá ficar atento com as informações referentes ao seu perfil, sobre o atendimento especializado, tipo de prova, língua estrangeira, local de realização das provas e conferir com muita atenção o preenchimento dos seus dados pessoais. Aplicação das provas Desde 2017, as provas do ENEM são aplicadas em dois domingos consecutivos que, neste ano, acontecem em 13 e 20 de novembro. Nestes dias, os portões se abrem ao meio-dia e se fecham às 13. As provas começam às 13h30. No dia 13, o término das provas está marcado para as 19h, e no dia 20, para as 18h30. No primeiro dia, as provas serão de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas tecnologias. No segundo, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. A data dos resultados das provas ainda não foi divulgada. Quais as mudanças do ENEM 2022? O exame já passou por algumas reformulações ao longo do ano, e neste ano, também terá mudanças. É uma medida diretamente relacionada ao novo ensino médio, que passou a valer a partir desse ano e provocou uma alteração no currículo desta etapa escolar. Atualmente, as disciplinas estão divididas em 4 grandes áreas de conhecimento: Matemática e suas tecnologias; Linguagens e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias. Cada prova tem 45 questões de múltipla escolha. Segundo uma proposta do CNAE, a expectativa seria que a prova do primeiro dia do ENEM tivesse uma abordagem interdisciplinar, sem divisão de matérias, para avaliar a formação geral do estudante. Outra sugestão realizada em conversas entre o MEC, Inep, Consed e CNAE sobre o segundo dia de provas, foi a possibilidade dos estudantes optarem por provas diferentes, confeccionadas a partir das competências escolhidas nos itinerários formativos, com provas no formato discursivo. Mas, em ambas as questões, o Ministério da Educação e o Inep ainda não bateram o martelo se a edição de 2022 já trará essas alterações. Tais modificações devem ser esperadas para a edição do Enem 2023. ENEM Digital Além disso, o ENEM Digital 2022, que é a versão digital da prova impressa, com o mesmo número de questões, passa a ser permitido apenas para os estudantes concluintes da 3ª Série do Ensino Médio ou aqueles que já concluíram. A expectativa do governo federal é que até 2026 esse sistema esteja plenamente implementado. No entanto, para a modalidade digital os estudantes não irão realizar a prova em casa, eles deverão se dirigir à instituição determinada pelo Inep, onde terão acesso a prova em computadores especializados, que não possuem acesso à internet e outros apps ou programas. Os treineiros, estudantes que estão cursando a 1ª ou 2ª séries do ensino médio, apenas poderão realizar a prova em sua versão impressa. Além disso, o candidato que se inscrever na versão impressa não poderá migrar depois para a digital e vice-versa. Neste ano, ainda serão realizados procedimentos específicos relacionados à biossegurança. Quem pode fazer o ENEM? Estudantes da 3ª Série do Ensino Médio; Estudantes que já concluíram o ensino médio; Estudantes que estão na 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio (treineiros) Pessoas que já concluíram o ensino médio e estão em restrição de liberdade; Gestantes e lactantes; Pessoas com deficiências físicas; Estrangeiros que tenham documento de identidade expedido pelo Ministério da Justiça e que tenham domínio da língua portuguesa. Dois lembretes importantes para a realização da prova do ENEM, para a correta identificação, o estudante deve estar com o seu RG atualizado e em perfeito estado para a realização de reconhecimento facial na entrada da sala de provas e portar caneta de tubo transparente de tinta preta, único material que é permitido para a realização das provas. Conclusão O Planck tem entre os seus pilares o alto desempenho. Portanto, o preparo dos estudantes ao longo do ensino médio para o ENEM e demais vestibulares é uma das pautas do colégio. Para isso, além das aulas curriculares, os estudantes realizam ciclos de simulados do ENEM e de diversas instituições para aferir conhecimentos e gestão do tempo ao longo do ano letivo, além de um programa semanal de elaboração de redação. Com esses resultados e um apoio constante da equipe pedagógica, cada estudante tem a chance de melhorar o seu desempenho, trabalhando seus pontos fortes e corrigindo a rota em suas fragilidades. Além disso, com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais também refinam suas competências para ter mais controle emocional e autogestão, que são quesitos muito importantes durante a realização dos vestibulares.

O que preciso saber sobre o ENEM?

Com mais de 3 milhões de inscritos só no ano passado, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é a principal porta de entrada para

Pode-se dizer que o raciocínio lógico permite a análise de uma questão a partir de um certo número de elementos que vão ajudar na tomada de decisão assertiva. Veja neste texto o que significa raciocínio lógico e como desenvolver essa habilidade. O que é o raciocínio lógico? Quem se lembra do Dr Spock, da série e filme “Star Trek”? Ele tem a capacidade de desenvolver conclusões razoáveis de forma brilhante a partir de um conjunto de informações. Essa é uma característica da ascendência vulcana dele, o raciocínio lógico. O raciocínio lógico é uma capacidade de organização e estruturação do pensamento a partir do uso de dados diversos, aumentando assim a eficiência para encontrar soluções para todas as questões. Mas se os vulcanos têm essa habilidade inata, e nós, seres humanos? Nós usamos o raciocínio, e raciocinar significa usar a razão, porém, nem sempre, o fazemos de forma lógica e organizada. Mesmo assim, se ainda não temos essa competência, é possível sim desenvolvê-la. Nas fases escolares e pré-vestibulares, é imprescindível que o estudante desenvolva o raciocínio lógico porque será fundamental para o bom resultado em provas e vestibulares. No entanto, para o futuro, também será uma competência muito importante para a vida profissional e pessoal, em vários aspectos. Em escolas que também trabalham as habilidades socioemocionais, como o Colégio Planck, essa competência também favorece o estímulo do pensamento crítico e da criatividade. Leia mais: Aprendizagem socioemocional na prática Como aprender o raciocínio lógico? Mesmo sem saber da necessidade de desenvolver essa habilidade, somos estimulados ao uso dela em várias situações do dia a dia, por exemplo, para calcular instintivamente o tempo que vamos levar para realizar uma determinada tarefa, ou seja, quanto tempo vamos gastar para ir de um lugar a outro. Neste caso, vamos precisar de dados para chegar a uma conclusão: qual é o tempo que temos para concluir a tarefa, a distância, de que forma queremos chegar (a pé, de bicicleta, de ônibus), etc. Essa é uma forma de entender o que é o raciocínio lógico matemático (quantitativo), que costuma estar associado a números. Porém, o raciocínio lógico também deve ser aplicado para várias questões, não só as matemáticas e não só do cotidiano, mas também para tomada de decisões muito importantes, porque prevê a análise de vários aspectos de um problema de forma objetiva, gerar ideias criativas e estabelecer metas. A partir dele podemos deliberar sobre assuntos que vão afetar a nossa vida: onde queremos estudar na fase universitária? Vamos ter recursos e condições? Esse curso tem a ver com o que esperamos da vida? Seremos felizes? Caso a lógica não seja utilizada em questões como essas, podemos nos basear apenas em emoções do momento e acabar tomando uma decisão muito errada. Como desenvolver raciocínio lógico? Assim como fazemos para ganharmos expertise em qualquer tema, para ficarmos craques no raciocínio lógico é preciso treino constante. Para isso, é possível tomar algumas iniciativas: Pratique o questionamento Faça a si mesmo perguntas para raciocínio lógico, para buscar novas descobertas sobre aspectos que ainda não havia considerado em uma questão. Esse hábito serve tanto para resolver problemas de raciocínio lógico, para matemática, por exemplo, como para outros assuntos do cotidiano. Na verdade, fazer esse exercício de forma constante vai ajudar a solucionar muitas outras questões da própria vida. Conheça algumas maneiras de treinar essa habilidade. Use aplicativos e jogos de raciocínio lógico Aplicativos e jogos específicos podem ajudar a treinar o seu cérebro para pensar de forma lógica. Eles servem para fazer esse treino de forma divertida e contribuir para a flexibilidade cerebral por meio de exercícios, brincadeiras e charadas de raciocínio lógico. Alguns deles são: Brainzzz, Luminosity, Elevate, Math Riddles, Fit Brains e até o bom e velho Sudoku, etc. Procure aprender uma nova habilidade Estudos de neurociência apontam que quando alguém aprende uma nova habilidade faz um treino de raciocínio lógico. Diferencie observação e indução Fazer essa diferenciação também ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico, porque a observação é a capacidade de usar seus sentidos para coletar dados, enquanto a indução é a conclusão tirada da observação. Após ter uma melhor compreensão sobre a observação, indução, dados e fatos pode tomar melhores decisões a partir do raciocínio lógico. Encontre um hobby criativo Quando uma pessoa pratica um passatempo criativo, que pode ser tocar um instrumento, pintar, escrever, etc, ela desenvolve naturalmente a capacidade de resolução de problemas, que também está intimamente ligada ao raciocínio lógico. Aprenda a desenvolver hipóteses Ao tentar antecipar o resultado da solução dos problemas, treina também as consequências daquela tomada de decisão e, assim, estimula a capacidade de raciocínio lógico. É preciso buscar fazer esse exercício regularmente para ampliar essa capacidade não só nas disciplinas escolares, mas em várias situações cotidianas. Treine a resolução de mistérios de livros e séries Ao ler romances ou ver séries policiais, tente decifrar o enigma antes do final da história. Comece eliminando as respostas que se apresentam impossíveis e vá trabalhando naquelas que são mais plausíveis. Aprenda a reconhecer padrões Essa competência é fundamental para desenvolver o raciocínio lógico, porque fortalece suas habilidades mentais. Por exemplo, quando se brinca com um aplicativo que mostra uma sequência de números, saber qual é o próximo fica muito mais fácil se reconhecer um padrão. Conclusão O Colégio Planck tem entre os seus pilares o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas, trabalho em equipe, etc. Como parte do seu projeto pedagógico, utiliza a aprendizagem baseada em projetos e a aprendizagem colaborativa, que estimulam os estudantes a trabalhar em equipe para solucionar problemas, o que contribui amplamente com o desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico. Um dos projetos pedagógicos que o Planck utiliza que induz muito ao raciocínio lógico é a Academia Sherlock, que visa desenvolver competências cognitivas e propriedades investigativas nos estudantes. O objetivo é prepará-los academicamente, mas também para a vida, para que sejam bem-sucedidos em seus projetos futuros.

Como desenvolver raciocínio lógico?

  Pode-se dizer que o raciocínio lógico permite a análise de uma questão a partir de um certo número de elementos que vão ajudar na

Você sabe o que é um propósito? Pode ser definido como um plano, um alvo, um grande desejo de alcançar ou realizar algo. Nós, aqui do Colégio Planck, acreditamos que nossos estudantes podem trilhar seus caminhos com propósito, o que vai impulsionar a atingir o ponto máximo de bons resultados em suas vidas. Passo a passo para um caminho de grandes conquistas Quem não quer atingir o ponto máximo em seus caminhos? Chegar ao topo traz grandes e positivos impactos na vida das pessoas, como admiração em seu meio social e portas abertas em vários setores. Além disso, há aquele sentimento bom de ter chegado lá, da explosão da alegria que foi construída ao longo do caminho, acumulada em cada pequena conquista do processo e até mesmo em cada dificuldade superada. O propósito vai funcionar como uma bússola que vai ajudar a atingir esse ponto, ajudando a superar obstáculos e somar mais força e determinação no percorrer da estrada. Mas, quais são as características de uma pessoa que atinge o máximo em seus resultados? Pode-se dizer que os talentos, habilidades, resistência mental e inteligência levam muitas pessoas a grandes conquistas na vida. Também é válido dizer que para chegar a esses bons resultados, essa pessoa trilhou um caminho certeiro que a ajudou a desenvolver essas competências em todos os pontos do trajeto, porque no final das contas para se chegar ao topo é necessária uma verdadeira edificação, uma construção, onde o caminho a ser percorrido precisa ser palmilhado tijolo a tijolo, passo a passo. Em inúmeros casos, esses resultados começam a ser desenhados no início do caminho, quando os estudantes ingressam no Colégio e entram em contato com um projeto pedagógico eficiente e bem planejado. Para construir esse caminho bem estruturado, aqui no Planck, nós temos o objetivo diário de oferecer os recursos mais aperfeiçoados para que nossos estudantes tenham sucesso nas atividades acadêmicas, nos seus relacionamentos pessoais, na sua jornada profissional, enfim, em toda a sua vida. Esse passo a passo em direção ao sucesso será pautado em nossos pilares pedagógicos que apontam os melhores resultados, como o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o alto desempenho. Quais os principais pontos desse caminho de sucesso? É possível dizer que um caminho de sucesso tem pontos de parada específicos que vão ajudar a atingir as metas no final. Assim, acreditamos que a aprendizagem socioemocional e o alto desempenho concedem aos nossos estudantes essa bagagem cognitiva e interpessoal, que vai levá-los ao reconhecimento de suas capacidades. Para isso, trazemos uma cultura de inovação legítima, time coeso e processos e indicadores bem mapeados. Por meio de propósito, missão e valores claros, estimulamos os estudantes ao alto desempenho, com atitudes de como adotar um planejamento de estudos, ter responsabilidades com seus compromissos, trabalhar as fragilidades e planejar o futuro. Essas posturas são possíveis devido ao amor pelo aprendizado que temos o prazer de desenvolver em nossos estudantes. Além disso, atuamos fortemente com a aprendizagem socioemocional, aprimorando as habilidades dos estudantes ao desenvolver aspectos como: Abertura ao Novo: curiosidade, pensamento criativo e científico, e interesse artístico; Autogestão: foco e organização, tomada de decisão responsável, autonomia e determinação; Amabilidade e Engajamento: empatia, respeito, assertividade, confiança, entusiasmo e iniciativa social; Resiliência Emocional: autoconfiança, tolerância ao estresse e à frustração. Essas habilidades socioemocionais têm sido extremamente valorizadas no mercado de trabalho, já que uma pessoa que consegue controlar as emoções, trabalhar em equipe, ter empatia e solucionar problemas tem ficado entre os profissionais mais buscados e desejados. Quando as pessoas começam a ter essa nova postura na vida desde a época de estudantes, não contam com a sorte em seus caminhos para atingir o sucesso, mas investem no próprio protagonismo e nas capacidades desenvolvidas para buscar o ponto exato onde querem chegar. Não seria o sucesso um sinônimo de felicidade? E se felicidade é o que todas as pessoas sempre buscam, esse é um dos nossos objetivos para os estudantes Planck. Estamos com mentes e matrículas abertas, felizes em receber novos estudantes para 2023, que queiram construir o seu caminho de aprendizado, sucesso e de felicidade.

Matrículas 2023 – Somos Únicos e juntos podemos construir um caminho com propósito

Onde você quer chegar em seu caminho? Você sabe o que é um propósito? Pode ser definido como um plano, um alvo, um grande desejo

PrevPost AnteriorQual a importância da cultura maker na educação?
Próximo PostSites oferecem atrações culturais para ver na suspensão das aulasNext
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Endereço: Av. Cassiano Ricardo, 1963 – Jardim Aquarius
São José dos Campos – SP | 12240-540
Email: contato@colegioplanck.com.br
Telefone: +55 12 3341-0222

Veja como chegar
sas paltaforma de educação
Escola_em_Movimento-Marca-_Preferencial-E-Positiva
global box

Colégio Planck 2021

VOCÊ PODE SER TUDO, VOCÊ TEM QUE SER ÚNICO.
DESENVOLVIDO POR GS2 Marketing
Translate »
O Colégio Planck oferece ferramentas para que cada estudante seja protagonista da sua própria história. Com uma metodologia focada em áreas de conhecimento, projetos e habilidades socioemocionais, oferecemos aos nossos estudantes um ensino que promove o alto desempenho. Nossos processos educacionais vão possibilitar que cada estudante esteja preparado para o que ele escolher para o futuro e se torne um cidadão diferenciado, ético, competente, autônomo, relevante e global.
  • Home
  • Quem somos
  • Alumni Planck
  • Blog
  • Colégio
  • Eventos
  • Projetos Especiais
  • Quero Ser Planck
  • Resultados e Aprovações
  • Contato
  • E-Planck
Menu
  • Home
  • Quem somos
  • Alumni Planck
  • Blog
  • Colégio
  • Eventos
  • Projetos Especiais
  • Quero Ser Planck
  • Resultados e Aprovações
  • Contato
  • E-Planck