Como promover um vestibular sem desgaste psicológico?

Vestibular sem desgaste psicologico e possível

Um estudo do Programa de Avaliação Internacional de Estudante (PISA) revelou que os estudantes brasileiros são os que demonstram o maior nível de ansiedade no período pré-vestibular. Mas será que é possível vivenciar esse processo sem estresse? 

Vamos conhecer qual é a postura do Planck em relação a esse importante momento na vida de um jovem.

Por que os jovens ficam tão estressados no período pré-vestibular?

Ansiedade e estresse são estados emocionais que muitos jovens vivenciam na etapa pré-vestibular e têm a ver com dois fatores: a tomada da primeira decisão adulta da vida e o formato do processo seletivo brasileiro.

Quando o adolescente entra no terceiro ano do Ensino Médio ou ingressa no cursinho Pré-Vestibular, percebe que um período da sua vida se encerrou. Agora não se trata apenas de “estudar” para para ser aprovado para o próximo ano letivo.

Quando o jovem entra na etapa pré-vestibular, intensificada na 3ª série do Ensino Médio, precisa decidir sozinho qual é a carreira que quer seguir, a universidade onde quer estudar, a nova cidade que vai morar, a saída de casa, o desejo de agradar aos pais e acertar na escolha.

Se for considerado o turbilhão emocional dentro desse jovem, com tantas decisões a tomar de forma inédita e um futuro desconhecido pela frente, a angústia natural do período pode ser explicada.

Vestibular sem desgaste psicologico e possível

Processo Seletivo no Brasil

Somado ao pacote de indecisões e incertezas envolvidas no período, existe o processo seletivo do vestibular brasileiro, que exige uma quantidade muito grande de informações em 4 áreas de conhecimento. 

Além do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), outros vestibulares também exigem um leque de conhecimentos sobre o que está ocorrendo no próprio país e no mundo.

A absorção desses  conhecimentos será avaliada em uma prova, quando tudo é decidido. Esse formato exige o máximo de atenção e equilíbrio emocional do aluno para esse momento.

Já em países como os Estados Unidos, onde é realizado o SAT (Scholastic Aptitude Test), que equivale ao ENEM brasileiro, a prova pode ser realizada em vários períodos do ano. Se o jovem não for bem no primeiro momento, pode fazer outras tentativas. Além disso, tanto nos EUA, como Canadá e países europeus, o histórico do jovem também vai contar na soma de suas qualificações.

Para entender melhor, vale pensar nesses exemplos: 

◾ No Exterior, se o  jovem pretende fazer Matemática, as suas outras atividades relacionadas à disciplina serão contadas, como a participação em uma Olimpíada de Matemática;

Se o estudante quer ingressar em uma Faculdade de Música, o fato de ter frequentado um Conservatório Musical também será levado em consideração no seu processo seletivo.

Então, na cabeça do estudante brasileiro já tem muita autocobrança em absorver e compreender as matérias, preocupação com a concorrência de uma boa universidade e até mesmo com a disputa não só pelas vagas mas também pelas bolsas.

Leia mais:

➡️ É possível prova sem fiscal?

➡️ Planck Global Guidance: um programa como você nunca viu nas escolas

Alunos da 3ª série e do Cursinho podem ser ajudados com muito apoio

A época pré-vestibular pode realmente ser muito difícil na vida de um jovem. Normalmente, ninguém esquece esse tempo, as lembranças futuras passam pela exigência da carga horária de estudos, pelos amigos que fez e até pelos professores mais bacanas, que podem ter sido marcantes no período.

Porém, embora haja uma carga emocional forte, o aluno precisa ter consciência que a dedicação e o esforço podem determinar o seu sucesso, mas não é preciso ser um sinônimo de sofrimento.

Para tanto, o papel dos profissionais do Colégio e do Cursinho é dar apoio a esse aluno, ficando atentos às necessidades deles nesse período. E essa postura acaba sendo muito mais plausível quando as salas são menores e vão possibilitar a atenção um a um. Vestibular sem desgaste psicologico e possível

O coordenador pedagógico deve orientá-lo nesse processo, sendo um bom ouvinte e esclarecendo diversos tópicos pertinentes ao período, como as melhores faculdades de acordo com o perfil do aluno.

Sendo um especialista em dar essas opções, esses orientadores vão abrir mais o leque de alternativas ao estudante e fazer que a decisão dele seja mais assertiva.

No Planck são dois momentos: 

◾ No Colégio, a metodologia pedagógica é deixar o aluno mais pronto possível, mais fortalecido, autônomo e sereno;

No Cursinho, como são alunos que vêm de outras metodologias, o cuidado é prepará-los ao máximo para a prova, em um ritmo revisional, com um olhar mais atento da Coordenação Pedagógica. Além disso, em salas premium, com menor quantidade de alunos, o Planck vai gerar uma maior aproximação entre alunos e professores.

Esse suporte emocional costuma gerar mais leveza e minimizar a ansiedade da fase pré-vestibular.

Fique ligado nessas dicas

Para uma fase pré-vestibular mais tranquila do ponto de vista emocional, o Planck revela algumas dicas importantes:

Fazer simulados

◾ Já foi comprovado que simular a situação real que aquele estudante vai passar no vestibular gera mais segurança nos resultados e oportunidades de mudanças no processo de estudo, caso necessário. Essa frequência de simulados pode gerar mais calma no aluno.

Praticar alguma atividade física

◾ É importante que os alunos façam algum tipo de atividade física, pelo menos 2 a 3 vezes por semana, por cerca de 45 minutos, para esvaziar um pouco a mente, relaxar o corpo e se centrar para os estudos;

O importante é que a atividade gere prazer no aluno: pode ser uma caminhada sozinho ou com o seu pet, ioga, natação, pilates, etc. O segredo é se sentir bem.

Manter diálogo com a coordenação

◾ Chegar ao dia do vestibular com equilíbrio emocional faz toda a diferença. Por isso, desde a primeira semana de aula, o coordenador pedagógico é a pessoa indicada para dar o maior número de opções aos jovens e ouvi-lo em seus receios da etapa pré-vestibular;

◾ O coordenador pedagógico vai mapear a turma e entender quais os desejos e sonhos, vai promover uma escuta ativa e honesta, estar disponível e realizar um atendimento recorrente efetivo;

◾ Então, se o aluno mostra qual é a sua “dor”, a coordenação poderá ajudá-lo a enfrentar seus medos logo no início. Dúvidas sobre a escolha da carreira, da universidade e até mesmo de não dar conta do processo são comuns e poderão ser minimizadas com mais diálogo.

Vestibular sem desgaste psicologico e possível

E qual é o papel dos professores?

O professor é um suporte fundamental do pré-vestibulando. Acima de tudo, precisa ter excelente conhecimento da disciplina, do vestibular e estimular o aluno da forma correta.

Além disso, esse profissional carrega uma responsabilidade imensa, portanto, precisa ter seriedade neste compromisso.

Isso não significa que ele não possa ser agradável, alegre, simpático, leve e descontraído. Mas não é aconselhável que seja caricato para cumprir esse dever.

Sua função, é transmitir assuntos complexos da forma que seja mais simples e inteligível para o estudante, porque a didática, tanto do professor do Colégio, como do professor do Cursinho, é fundamental para o resultado desse aluno.

Vestibular sem desgaste psicologico e possível

#Dica premium

O aluno deve esclarecer todas as suas dúvidas com o professor, especialmente depois de um simulado. É preciso entender o que acertou e o que errou, para buscar melhorar no próximo simulado. Essa atitude pode gerar mais tranquilidade quando for realizar os vestibulares.

Para reforçar

O Planck tenta minimizar ao máximo o estresse e ansiedade dos alunos, fazendo simulados constantes de todos os processo seletivos importantes, tendo a orientação pedagógica muito atenta ao aluno e um ambiente mais íntimo na sala, que permite que o aluno interaja com o professor, tire todas as dúvidas, enquanto o próprio professor também seja capaz de identificar se a aula ministrada foi 100% absorvida.

A partir disso, muito calma nessa hora, porque com todos esses aspectos, esse aluno já estará preparado.

Prof. André Guadalupe
Diretor e Cofundador do Colégio Planck