São muitos os fatores que determinam a definição de uma carreira em detrimento de outra, como afinidades pessoais, facilidade com as disciplinas que serão cursadas, intenção de trabalhar no Brasil ou no exterior, mercado de trabalho e investimento financeiro. Com tantos elementos na mesma equação, os jovens podem apresentar interesse em múltiplas carreiras na sua primeira decisão da vida adulta.
Ao chegar nessa fase, somadas aos fatores acima, eles também precisam pensar em outras questões que devem estar alinhadas com a família, por exemplo, se há condições de se manter no local escolhido.
Veja nesse post, como o Colégio Planck ajuda seus estudantes a definir suas prioridades.
Como focar prioridades na escolha da carreira no Ensino Médio?
A definição da carreira para os estudantes é uma fase bastante importante e complexa, são muitas as opções a serem consideradas: cursos disponíveis, profissões tradicionais, profissões do futuro, instituições particulares e públicas, estudar no Brasil ou ser cidadão do mundo.
Para o estudante começar a definição de interesses e de seus objetivos de vida é preciso fazer um exercício interno de se imaginar daqui a alguns anos, desde questões simples como: que tipo de trabalho gostaria de fazer? Qual é o melhor ambiente de trabalho? Quais roupas gostaria de utilizar? Que estilo de vida deseja ter no futuro?
São perguntas-chaves que ajudam a nortear as suas possíveis escolhas.
É possível que o estudante em um primeiro momento demonstre interesse por múltiplas carreiras devido a uma idealização de sucesso ou por não conhecer a fundo quais as atribuições de determinada profissão.
Para isso, é necessário que o estudante promova pesquisas a respeito das áreas e cursos de interesse, pesquise as grades curriculares dos cursos, o que estudará durante o curso universitário, se terá disciplinas nas quais ele tenha mais afinidade, estabeleça comparações, pesquise a diferença entre os cursos universitários e as possíveis carreiras profissionais, muitas vezes diferentes cursos podem levar a uma mesma carreira profissional.
É importante considerar também as inclinações pessoais, muitas vezes uma predisposição do estudante, uma habilidade ou um interesse específico por determinado assunto o auxiliará nesse momento de descobertas e escolha de profissão.
O Colégio Planck trabalha oferecendo suporte aos estudantes neste delicado momento de autoconhecimento e definição da carreira.
São compartilhadas informações referente ao mundo dos vestibulares e possíveis carreiras, acolhimento, apoio pedagógico e suporte emocional. Além disso, diversos eventos são organizados com a intenção de aproximar os estudantes do universo profissional: semana de profissões, feira de universidades internacionais e estudos do meio com visitas à universidades brasileiras.
Recursos que ajudam a definir a profissão
O Colégio Planck oferece a todos os estudantes os cursos de atividades extracurriculares complementares ou eletivas como ferramentas para conhecer e despertar interesse em determinadas áreas e cursos. Também são oferecidos momentos de contato com profissionais de diversas áreas em eventos, como a “Semana de Profissões”, todos os anos.
Neste evento, são convidados alguns responsáveis pelos estudantes para palestrar para toda a família Planck sobre a sua profissão, qual foi a sua escolha de curso, como foi o período de faculdade, trazendo reflexões, dicas, e tirando dúvidas de nossos estudantes para que eles entendam um pouco melhor os desafios e as alegrias da atividade que vão escolher para o seu futuro.
O Colégio orienta que os estudantes visitem universidades, participem de workshops, feiras, cursos de verão para que possam sentir o clima da instituição de interesse, infraestrutura e, se possível, experimente atividades referentes à sua possível escolha de carreira.
Pais podem ajudar na definição de carreira
Os pais podem auxiliar os estudantes incentivando as pesquisas na internet sobre os cursos, as profissões atuais, as profissões do futuro e o mercado de trabalho.
Também podem promover conversas com o estudante sobre como foi o processo de escolha, contar se tiveram opções, se foram felizes nesta opção, falar sobre as carreiras dos membros da família, ou de amigos próximos. Além disso, permitir que este jovem possa passar um tempo com esses profissionais partilhando sobre a sua rotina de trabalho, seus desafios, a trajetória profissional, são excelentes oportunidades de pesquisas e descobertas.
Os pais devem incentivar a autonomia, a autoconfiança, a determinação e a persistência na definição de seus objetivos e no seu projeto de vida.
Um outro ponto importante no qual os pais podem apoiar seus filhos nesse momento de escolha profissional é levá-los para conhecer as universidades in loco.
# Dica aos pais
Permita que o estudante seja o protagonista de sua vida, respeitando suas escolhas e predileções, estimule reflexões sobre as escolhas e possíveis consequências, pontuando que a sua opção de carreira não precisa ser para a vida toda.
Muitas profissões estão em processo de transformação, não será nada estranho que o curso universitário escolhido pelo estudante não tenha relação com a área profissional que ele poderá atuar, devido a todas essas alterações e mudanças tecnológicas.
Então, empatia, paciência e muito apoio nesse momento é fundamental para que o estudante tenha sucesso em sua jornada de definição da carreira.
Leia também:
Processo de escolha e autoconhecimento é gradual
O processo de escolha e de autoconhecimento dos adolescentes é bastante trabalhoso e ocorre de forma gradual. Alguns estudantes já chegam na 3ª série com essas definições estabelecidas e prontos para se dedicar integralmente à preparação para o vestibular escolhido.
A outra fatia, uma boa parcela, chega muitas vezes no segundo semestre sem ter noção do que escolher, como será a sua vida adulta, gostando de tantas coisas e não conseguindo escolher apenas uma delas e travam uma batalha interna para tentar definir qual curso prestar, qual instituição e ficam variando entre duas, três opções sem uma definição.
Neste sentido, a orientação do Colégio Planck é observar os cursos com formações mais generalistas, nos quais o estudante terá a oportunidade de percorrer diversas áreas de conhecimento durante o período universitário. Essa opção possibilitará a criação de um rico repertório para que tenha condições de escolher uma área de atuação.
Se o estudante chegar ao vestibular com uma escolha de curso definida já é um grande avanço, dado a pouca maturidade e vivência que eles possuem. É demasiadamente cedo para dizer que farão uma escolha para o resto de suas vidas.
Ao longo da vida, as pessoas passam por muitas mudanças e transformações, adquirem conhecimentos, vivências, bagagem cultural e vão se moldando à realidade em seu entorno. Desta forma, é natural que algumas escolhas sejam repensadas ou redirecionadas.
No Ensino Médio, não é possível esquecer de que se trata apenas de uma primeira escolha.
Uma outra possibilidade para afunilar a escolha profissional ou de uma segunda área de atuação são os cursos de pós-graduação.
Dicas do Colégio para diminuir a ansiedade da escolha
A dica do Colégio Planck para manter o equilíbrio do estudante nesta fase de definição da carreira é que ele pesquise muito sobre todas as possíveis opções para o seu perfil e prepare um planejamento baseado nas opções.
Neste período, manter o diálogo aberto com os pais e responsáveis também é fundamental para que o projeto de vida idealizado consiga se tornar possível.
# Fique atento
- Aceite os seus limites e respeite muito o próprio corpo;
- Procure se manter saudável;
- Seja reflexivo;
- Mantenha a calma para analisar todas as possíveis condições e consequências relacionadas à sua escolha.
E, por fim, o estudante deve estar muito aberto a mudanças, novidades e com disposição para aprender, reformular a estratégia e prosseguir investigando e analisando todas as opções que estão à disposição.
Eles devem lembrar que essa será apenas a primeira grande escolha que estará fazendo. Como já foi dito anteriormente, não precisa ser uma escolha que definirá o resto da vida!
Leia também:
➡️ Robótica