As profissões do futuro: 5 novas opções profissionais

Conteúdo

O mundo passou por diversas transformações nos últimos anos, devido aos fatores macroambientes, como a pandemia. Com isso, as novas profissões do futuro, que já estavam promovendo mudanças tecnológicas, aceleraram o processo e impactaram o mercado e os modelos de trabalho. Diante disso, confira neste texto as novas profissões e as habilidades que irão diferenciar um profissional.

O mundo passou por diversas transformações nos últimos anos, devido aos fatores macroambientes, como a pandemia. Com isso, as novas profissões do futuro, que já estavam promovendo mudanças tecnológicas, aceleraram o processo e impactaram o mercado e os modelos de trabalho.

As profissões ligadas ao universo digital ganharam mais espaço e destaque e as tradicionais, relacionadas à área da saúde e educação, seguiram novos rumos e passaram a oferecer mais possibilidades.

Diante disso, confira neste texto as novas profissões e as habilidades que irão diferenciar um profissional.

Quais são as profissões do futuro: 5 opções em destaque

Se antes as profissões do futuro estavam distantes, hoje, elas já estão disponíveis no mercado de trabalho e mudaram a forma como as pessoas executam suas funções.

Em algumas ocupações, muitas empresas optam pelo sistema home office de trabalho ou híbrido, o que permite a flexibilidade em relação ao local de trabalho. 

No ensino médio, os estudantes buscam definir as profissões com as quais estão em sintonia. Em princípio, para fazer uma opção para o vestibular, mas, de forma geral, também começam a buscar um direcionamento para a própria vida.

Em vista disso, é primordial estar bem informado e integrado com as mudanças e tendências para realizar uma escolha profissional consciente.

As 5 profissões do futuro, de acordo com o estudo Futuro do trabalho 2023, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, são:

1 – Engenharia de Fintechs

O termo fintech foi elaborado a partir da união das expressões “financial” e “technology”, portanto, fintech.

Para quem desejar ingressar nessa área, a graduação em Engenharia da Computação será importante. Esse profissional é responsável por oferecer soluções tecnológicas que melhoram os serviços e sistemas financeiros de uma instituição.

Com a mudança de comportamento social, a partir do qual as pessoas priorizam pela agilidade, inovações nos sistemas operacionais e serviços financeiros, visando mais praticidade, acontecem constantemente.

Dessa forma, esse profissional tem e terá cada vez mais oportunidades no mercado profissional.

2 – Especialista em IA e aprendizagem de máquina

A Inteligência Artificial já está presente em muitas corporações, seja para o controle de estoque, área de vendas, atendimento, chatbots, assistente pessoal e muitas outras formas.

IA é um campo da ciência da computação que desenvolve máquinas e programas computacionais capazes de reproduzir de maneira bem próxima o comportamento humano.

Esse profissional precisa ter habilidade com cálculo, matemática, estatística e probabilidade. A área, que já está sendo bem promissora, promete um futuro de ótimas oportunidades.

3 – Especialistas em marketing e estratégias digitais

Segundo o relatório divulgado pelo The Future of Jobs 2023, são esperadas em torno de 2 milhões de novas funções na área do marketing digital.

Entre as profissões do futuro que estão em alta e crescimento, é possível evidenciar Gerente de Martech, Líder de Crescimento e Gerente de Conteúdo.

O futuro é das empresas que sabem se comunicar de forma eficiente nas mais variadas mídias digitais, que evoluem e mudam rapidamente. Diante dessa realidade, os profissionais de marketing digital que possuírem amplo conhecimento na área conseguirão uma boa colocação no mercado de trabalho.

4 – Especialista em Big Data

Em um cenário no qual as decisões estão sendo tomadas mediante análise de dados, o especialista em Big Data se faz necessário.

Apesar de ser uma profissão nova, essa função está sendo requisitada no mercado profissional e, futuramente, ganhará ainda mais espaço.

O especialista em Big Data é responsável por obter informações e dados estatísticos, bem como a análise desses dados, com a finalidade de ajudar as organizações nas estratégias de seus negócios.

5 – Analista de segurança da informação

De acordo com a análise de especialistas sobre as profissões do futuro 2023, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, esse profissional está em alta e a previsão é de um crescimento ainda maior.

Em meio a tantos dados nos sistemas operacionais das empresas, a segurança é um fator primordial para evitar hackers e vazamento de informações.

Dessa forma, o analista de segurança da informação é responsável por identificar vulnerabilidades e promover soluções para eliminar ou minimizar os riscos no que se refere a banco de dados e informações internas das instituições.

As profissões do futuro: tendências até 2028

A multinacional de tecnologia americana Cognizant também encomendou um estudo das principais profissões com futurólogos de mercado com tendências até 2028. O resultado apontou para 21 profissões do futuro, algumas com denominações bem interessantes, como alfaiate digital e controlador de tráfego autônomo (gerenciador de veículos autônomos e drones).

A Cognizant é líder mundial em tecnologia e negócios, fez esse levantamento com base em análises e insights coletados nos 10 anos de trabalho do Center for the Future of Work (CFoW – Centro para o Futuro do Trabalho) da empresa.

A publicação OOH (Occupational Outlook Handbook) do Bureau of Labor Statistics (BLS) aponta também que profissões ligadas à saúde (foco em genética), tecnologia e preparação e serviço de alimentos (food stylist) estarão entre as mais promissoras. A OOH está ligada ao Departamento de Trabalho dos Estados Unidos, que inclui informações sobre a natureza do trabalho, condições de trabalho, treinamento e educação, ganhos e perspectivas de emprego para centenas de ocupações diferentes nos Estados Unidos.

A Indeed, um motor de busca de empregos criado nos Estados Unidos, também apontou algumas profissões que estarão em alta, como os tecnólogos médicos, que são os responsáveis pela manutenção e operação de equipamentos médicos. Enquanto outra profissão que ganha destaque no setor médico é a de fisioterapeuta, que é uma atividade que atua na prevenção e na reabilitação da capacidade física e funcional das pessoas. Essa profissão é extremamente necessária a partir de um panorama mundial no qual a longevidade tem aumentado cada vez mais.

Por outro lado, o estudo “Projetando 2030: uma visão dividida do futuro”, encomendado pela Dell Technologies Institute For The Future, diz que os estudantes que estão se formando agora vão trabalhar em profissões que ainda sequer existem. Segundo o Instituto, 85% dessas profissões só irão existir em 10 anos. 

A Dell Technologies é uma  empresa de hardware de computador dos Estados Unidos, que emprega mais de 106.700 pessoas no mundo inteiro.

Assista ao Planck Talks sobre Carreiras do Futuro, ChatGPT e Inteligência Artificial:

Profissões tradicionais x novos caminhos

O Future of Jobs 2023 aponta que as profissões tradicionais que se modernizaram, ganharam novos caminhos e estão gerando muitas oportunidades. 

Entre as profissões que estão sendo valorizadas e seguirão em crescimento, estão:

  • Profissionais de Recursos Humanos, como business partner e business partner de RH;
  • Médicos, por meio da telemedicina;
  • Profissionais da área de educação, especialmente os professores que, além do método presencial, passaram a oferecer cursos e aulas online, utilizando as mídias digitais para transmitir conhecimento e realizar o seu trabalho.

As profissões do futuro e seus desafios

No Relatório Tendências de Capital Humano para 2021, encomendado pela Deloitte, um grupo de empresas de serviços britânica que realiza pesquisas constantemente sobre diversos setores, foi apontado que as organizações precisam ter foco em humanizar as relações de trabalho para crescer. Para compor o estudo foram entrevistados cerca de 9.000 líderes de negócios e RH em 119 países.

Para isso, devem abraçar três atributos: propósito, perspectiva e potencial. Dentro desses aspectos, especialmente depois da pandemia, algumas tendências estão surgindo: 

  • Trabalho projetado para o bem-estar;
  • Foco na resiliência para futuros incertos;
  • Criação de superequipes com integração da Inteligência Artificial;
  • Iniciativas para aumentar o senso de pertencimento dos trabalhadores e gerar mais conexão e engajamento com o ambiente de trabalho (seja presencial ou no home office).

Além disso, embora o cenário da Inteligência Artificial esteja ficando cada vez mais nítido, as habilidades das profissões do futuro que prometem abrir mais portas no mercado de trabalho no século 21 são tipicamente humanas, como:

  • Pensamento crítico; 
  • Inteligência emocional;
  • Resiliência; 
  • Adaptabilidade;
  • Trabalho em equipe;
  • Capacidade para resolução de problemas complexos.

Os profissionais mais valorizados serão aqueles que demonstrarem flexibilidade, criatividade e espírito colaborativo.

Como se preparar para as profissões do futuro? 

O alto desempenho no que se refere a conhecimento técnico, é importante para o vestibular e para concorrer a vagas no mundo profissional.

No entanto, como apontam as pesquisas, é indispensável as habilidades socioemocionais, que são a capacidade de uma pessoa de trabalhar em equipe, bem como lidar com suas próprias emoções.

Mediante isso, as práticas pedagógicas do Colégio Planck ligadas ao desenvolvimento socioemocional e cognitivo tem a finalidade de aproximar o ambiente escolar à realidade

Com isso, o estudante do ensino médio é exposto a situações similares aos do mercado de trabalho, que os ajuda a se preparar para encarar a vida adulta e as profissões do futuro com mais preparo emocional e técnico.

Leia também:

Desenvolvimento cognitivo na adolescência

Estilos de aprendizagem

O Colégio Planck

No Colégio, os estudantes são estimulados nas competências e habilidades socioemocionais, em ambientes mais criativos e lúdicos e com novas propostas de ensino, para que desenvolvam mais as suas potencialidades.

Com isso, a aposta é que esses adolescentes ganhem impactos positivos em sua vida pessoal e profissional, sendo pessoas mais criativas, bem-sucedidas e felizes em seu futuro.

Clique e agende uma visita. Matrículas Planck 2024.

 

Compartilhe:

Compartilhe:

Leia também:

O Ensino Fundamental 2 é um período de aprendizagem importante para as crianças e pré-adolescentes, pois marca sua passagem para um mundo com mais responsabilidades e deveres, que caminha junto a mudanças físicas e neurológicas. No ambiente escolar, os estudantes deparam-se com novos desafios, mas também com novas oportunidades e paixões. É neste momento que suas vozes despertam e começam a descobrir-se como pessoas.

Ensino fundamental 2: o que esperar?

O Ensino Fundamental 2 é um período de aprendizagem importante para as crianças e pré-adolescentes, pois marca sua passagem para um mundo com mais responsabilidades

Translate »