Definição de carreira para estudantes com múltiplos interesses

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São muitos os fatores que determinam a escolha de uma carreira em detrimento de outra, como afinidades pessoais, facilidade com as disciplinas que serão cursadas, intenção de trabalhar no Brasil ou no exterior, mercado de trabalho e investimento financeiro. Com tantos elementos na mesma equação, os jovens podem apresentar interesse em múltiplas carreiras na sua primeira decisão da vida adulta. Ao chegar nessa fase, somadas aos fatores acima, eles também precisam pensar em outras questões que devem estar alinhadas com a família, por exemplo, se há condições de se manter no local escolhido. Veja nesse post, como o Colégio Planck ajuda seus estudantes a definir suas prioridades. Como focar prioridades na escolha da carreira no Ensino Médio? A escolha da carreira para os estudantes é uma fase bastante importante e complexa, são muitas as opções a serem consideradas: cursos disponíveis, profissões tradicionais, profissões do futuro, instituições particulares e públicas, estudar no Brasil ou ser cidadão do mundo. Para o estudante começar a definição de interesses e de seus objetivos de vida é preciso fazer um exercício interno de se imaginar daqui a alguns anos, desde questões simples como: que tipo de trabalho gostaria de fazer? Qual é o melhor ambiente de trabalho? Quais roupas gostaria de utilizar? Que estilo de vida deseja ter no futuro? São perguntas-chaves que ajudam a nortear as suas possíveis escolhas. É possível que o estudante em um primeiro momento demonstre interesse por múltiplas carreiras devido a uma idealização de sucesso ou por não conhecer a fundo quais as atribuições de determinada profissão. Para isso, é necessário que o estudante promova pesquisas a respeito das áreas e cursos de interesse, pesquise as grades curriculares dos cursos, o que estudará durante o curso universitário, se terá disciplinas nas quais ele tenha mais afinidade, estabeleça comparações, pesquise a diferença entre os cursos universitários e as possíveis carreiras profissionais, muitas vezes diferentes cursos podem levar a uma mesma carreira profissional. É importante considerar também as inclinações pessoais, muitas vezes uma predisposição do estudante, uma habilidade ou um interesse específico por determinado assunto o auxiliará nesse momento de descobertas e escolha de profissão. O Colégio Planck trabalha oferecendo suporte aos estudantes neste delicado momento de autoconhecimento e escolha profissional. São compartilhadas informações referente ao mundo dos vestibulares e possíveis carreiras, acolhimento, apoio pedagógico e suporte emocional. Além disso, diversos eventos são organizados com a intenção de aproximar os estudantes do universo profissional: semana de profissões, feira de universidades internacionais e estudos do meio com visitas à universidades brasileiras. Recursos que ajudam a definir a profissão O Colégio Planck oferece a todos os estudantes os cursos de atividades extracurriculares complementares ou eletivas como ferramentas para conhecer e despertar interesse em determinadas áreas e cursos. Também são oferecidos momentos de contato com profissionais de diversas áreas em eventos, como a “Semana de Profissões”, todos os anos. Neste evento, são convidados alguns responsáveis pelos estudantes para palestrar para toda a família Planck sobre a sua profissão, qual foi a sua escolha de curso, como foi o período de faculdade, trazendo reflexões, dicas, e tirando dúvidas de nossos estudantes para que eles entendam um pouco melhor os desafios e as alegrias da atividade que vão escolher para o seu futuro. O Colégio orienta que os estudantes visitem universidades, participem de workshops, feiras, cursos de verão para que possam sentir o clima da instituição de interesse, infraestrutura, e que se possível experimente atividades referentes a sua possível escolha de carreira. Pais podem ajudar na definição da profissão Os pais podem auxiliar os estudantes incentivando as pesquisas na internet sobre os cursos, as profissões atuais, as profissões do futuro e o mercado de trabalho. Também podem promover conversas com o estudante sobre como foi o processo de escolha, contar se tiveram opções, se foram felizes nesta opção, falar sobre as carreiras dos membros da família, ou de amigos próximos. Além disso, permitir que este jovem possa passar um tempo com esses profissionais partilhando sobre a sua rotina de trabalho, seus desafios, a trajetória profissional, são excelentes oportunidades de pesquisas e descobertas. Os pais devem incentivar a autonomia, a autoconfiança, a determinação e a persistência na definição de seus objetivos e no seu projeto de vida. Um outro ponto importante no qual os pais podem apoiar seus filhos nesse momento de escolha profissional é levá-los para conhecer as universidades in loco. # Dica aos pais Permita que o estudante seja o protagonista de sua vida, respeitando suas escolhas e predileções, estimule reflexões sobre as escolhas e possíveis consequências, pontuando que a sua opção de carreira não precisa ser para a vida toda. Muitas profissões estão em processo de transformação, não será nada estranho que o curso universitário escolhido pelo estudante não tenha relação com a área profissional que ele poderá atuar, devido a todas essas alterações e mudanças tecnológicas. Então, empatia, paciência e muito apoio nesse momento é fundamental para que o estudante tenha sucesso em sua jornada. Processo de escolha e autoconhecimento é gradual O processo de escolha e de autoconhecimento dos adolescentes é bastante trabalhoso e ocorre de forma gradual. Alguns estudantes já chegam na 3ª série com essas definições estabelecidas e prontos para se dedicar integralmente à preparação para o vestibular escolhido. A outra fatia, uma boa parcela, chega muitas vezes no segundo semestre sem ter noção do que escolher, como será a sua vida adulta, gostando de tantas coisas e não conseguindo escolher apenas uma delas e travam uma batalha interna para tentar definir qual curso prestar, qual instituição e ficam variando entre duas, três opções sem uma definição. Neste sentido, a orientação do Colégio Planck é observar os cursos com formações mais generalistas, nos quais o estudante terá a oportunidade de percorrer diversas áreas de conhecimento durante o período universitário. Essa opção possibilitará a criação de um rico repertório para que tenha condições de escolher uma área de atuação. Se o estudante chegar ao vestibular com uma escolha de curso definida já é um grande avanço, dado a pouca maturidade e vivência que eles possuem. É demasiadamente cedo para dizer que farão uma escolha para o resto de suas vidas. Ao longo da vida, as pessoas passam por muitas mudanças e transformações, adquirem conhecimentos, vivências, bagagem cultural e vão se moldando à realidade em seu entorno. Desta forma, é natural que algumas escolhas sejam repensadas ou redirecionadas. No Ensino Médio, não é possível esquecer de que se trata apenas de uma primeira escolha. Uma outra possibilidade para afunilar a escolha profissional ou de uma segunda área de atuação são os cursos de pós-graduação. Dicas do Colégio para diminuir a ansiedade da escolha A dica do Colégio Planck para manter o equilíbrio do estudante nesta fase é que ele pesquise muito sobre todas as possíveis opções para o seu perfil e prepare um planejamento baseado nas opções. Neste período, manter o diálogo aberto com os pais e responsáveis também é fundamental para que o projeto de vida idealizado consiga se tornar possível. # Fique atento • Aceite os seus limites e respeite muito o próprio corpo; • Procure se manter saudável; • Seja reflexivo; • Mantenha a calma para analisar todas as possíveis condições e consequências relacionadas à sua escolha. E, por fim, o estudante deve estar muito aberto a mudanças, novidades e com disposição para aprender, reformular a estratégia e prosseguir investigando e analisando todas as opções que estão à disposição. Eles devem lembrar que essa será apenas a primeira grande escolha que estará fazendo. Como já foi dito anteriormente, não precisa ser uma escolha que definirá o resto da vida!
Foto tirada antes do isolamento social

São muitos os fatores que determinam a definição de uma carreira em detrimento de outra, como afinidades pessoais, facilidade com as disciplinas que serão cursadas, intenção de trabalhar no Brasil ou no exterior, mercado de trabalho e investimento financeiro. Com tantos elementos na mesma equação, os jovens podem apresentar interesse em múltiplas carreiras na sua primeira decisão da vida adulta.

Ao chegar nessa fase, somadas aos fatores acima, eles também precisam pensar em outras questões que devem estar alinhadas com a família, por exemplo, se há condições de se manter no local escolhido.

Veja nesse post, como o Colégio Planck ajuda seus estudantes a definir suas prioridades.

Como focar prioridades na escolha da carreira no Ensino Médio?

A definição da carreira para os estudantes é uma fase bastante importante e complexa, são muitas as opções a serem consideradas: cursos disponíveis, profissões tradicionais, profissões do futuro, instituições particulares e públicas, estudar no Brasil ou ser cidadão do mundo. 

Para o estudante começar a definição de interesses e de seus objetivos de vida é preciso fazer um exercício interno de se imaginar daqui a alguns anos, desde questões simples como: que tipo de trabalho gostaria de fazer? Qual é o melhor ambiente de trabalho? Quais roupas gostaria de utilizar? Que estilo de vida deseja ter no futuro?

São muitos os fatores que determinam a escolha de uma carreira em detrimento de outra, como afinidades pessoais, facilidade com as disciplinas que serão cursadas, intenção de trabalhar no Brasil ou no exterior, mercado de trabalho e investimento financeiro. Com tantos elementos na mesma equação, os jovens podem apresentar interesse em múltiplas carreiras na sua primeira decisão da vida adulta. Ao chegar nessa fase, somadas aos fatores acima, eles também precisam pensar em outras questões que devem estar alinhadas com a família, por exemplo, se há condições de se manter no local escolhido. Veja nesse post, como o Colégio Planck ajuda seus estudantes a definir suas prioridades. Como focar prioridades na escolha da carreira no Ensino Médio? A escolha da carreira para os estudantes é uma fase bastante importante e complexa, são muitas as opções a serem consideradas: cursos disponíveis, profissões tradicionais, profissões do futuro, instituições particulares e públicas, estudar no Brasil ou ser cidadão do mundo. Para o estudante começar a definição de interesses e de seus objetivos de vida é preciso fazer um exercício interno de se imaginar daqui a alguns anos, desde questões simples como: que tipo de trabalho gostaria de fazer? Qual é o melhor ambiente de trabalho? Quais roupas gostaria de utilizar? Que estilo de vida deseja ter no futuro? São perguntas-chaves que ajudam a nortear as suas possíveis escolhas. É possível que o estudante em um primeiro momento demonstre interesse por múltiplas carreiras devido a uma idealização de sucesso ou por não conhecer a fundo quais as atribuições de determinada profissão. Para isso, é necessário que o estudante promova pesquisas a respeito das áreas e cursos de interesse, pesquise as grades curriculares dos cursos, o que estudará durante o curso universitário, se terá disciplinas nas quais ele tenha mais afinidade, estabeleça comparações, pesquise a diferença entre os cursos universitários e as possíveis carreiras profissionais, muitas vezes diferentes cursos podem levar a uma mesma carreira profissional. É importante considerar também as inclinações pessoais, muitas vezes uma predisposição do estudante, uma habilidade ou um interesse específico por determinado assunto o auxiliará nesse momento de descobertas e escolha de profissão. O Colégio Planck trabalha oferecendo suporte aos estudantes neste delicado momento de autoconhecimento e escolha profissional. São compartilhadas informações referente ao mundo dos vestibulares e possíveis carreiras, acolhimento, apoio pedagógico e suporte emocional. Além disso, diversos eventos são organizados com a intenção de aproximar os estudantes do universo profissional: semana de profissões, feira de universidades internacionais e estudos do meio com visitas à universidades brasileiras. Recursos que ajudam a definir a profissão O Colégio Planck oferece a todos os estudantes os cursos de atividades extracurriculares complementares ou eletivas como ferramentas para conhecer e despertar interesse em determinadas áreas e cursos. Também são oferecidos momentos de contato com profissionais de diversas áreas em eventos, como a “Semana de Profissões”, todos os anos. Neste evento, são convidados alguns responsáveis pelos estudantes para palestrar para toda a família Planck sobre a sua profissão, qual foi a sua escolha de curso, como foi o período de faculdade, trazendo reflexões, dicas, e tirando dúvidas de nossos estudantes para que eles entendam um pouco melhor os desafios e as alegrias da atividade que vão escolher para o seu futuro. O Colégio orienta que os estudantes visitem universidades, participem de workshops, feiras, cursos de verão para que possam sentir o clima da instituição de interesse, infraestrutura, e que se possível experimente atividades referentes a sua possível escolha de carreira. Pais podem ajudar na definição da profissão Os pais podem auxiliar os estudantes incentivando as pesquisas na internet sobre os cursos, as profissões atuais, as profissões do futuro e o mercado de trabalho. Também podem promover conversas com o estudante sobre como foi o processo de escolha, contar se tiveram opções, se foram felizes nesta opção, falar sobre as carreiras dos membros da família, ou de amigos próximos. Além disso, permitir que este jovem possa passar um tempo com esses profissionais partilhando sobre a sua rotina de trabalho, seus desafios, a trajetória profissional, são excelentes oportunidades de pesquisas e descobertas. Os pais devem incentivar a autonomia, a autoconfiança, a determinação e a persistência na definição de seus objetivos e no seu projeto de vida. Um outro ponto importante no qual os pais podem apoiar seus filhos nesse momento de escolha profissional é levá-los para conhecer as universidades in loco. # Dica aos pais Permita que o estudante seja o protagonista de sua vida, respeitando suas escolhas e predileções, estimule reflexões sobre as escolhas e possíveis consequências, pontuando que a sua opção de carreira não precisa ser para a vida toda. Muitas profissões estão em processo de transformação, não será nada estranho que o curso universitário escolhido pelo estudante não tenha relação com a área profissional que ele poderá atuar, devido a todas essas alterações e mudanças tecnológicas. Então, empatia, paciência e muito apoio nesse momento é fundamental para que o estudante tenha sucesso em sua jornada. Processo de escolha e autoconhecimento é gradual O processo de escolha e de autoconhecimento dos adolescentes é bastante trabalhoso e ocorre de forma gradual. Alguns estudantes já chegam na 3ª série com essas definições estabelecidas e prontos para se dedicar integralmente à preparação para o vestibular escolhido. A outra fatia, uma boa parcela, chega muitas vezes no segundo semestre sem ter noção do que escolher, como será a sua vida adulta, gostando de tantas coisas e não conseguindo escolher apenas uma delas e travam uma batalha interna para tentar definir qual curso prestar, qual instituição e ficam variando entre duas, três opções sem uma definição. Neste sentido, a orientação do Colégio Planck é observar os cursos com formações mais generalistas, nos quais o estudante terá a oportunidade de percorrer diversas áreas de conhecimento durante o período universitário. Essa opção possibilitará a criação de um rico repertório para que tenha condições de escolher uma área de atuação. Se o estudante chegar ao vestibular com uma escolha de curso definida já é um grande avanço, dado a pouca maturidade e vivência que eles possuem. É demasiadamente cedo para dizer que farão uma escolha para o resto de suas vidas. Ao longo da vida, as pessoas passam por muitas mudanças e transformações, adquirem conhecimentos, vivências, bagagem cultural e vão se moldando à realidade em seu entorno. Desta forma, é natural que algumas escolhas sejam repensadas ou redirecionadas. No Ensino Médio, não é possível esquecer de que se trata apenas de uma primeira escolha. Uma outra possibilidade para afunilar a escolha profissional ou de uma segunda área de atuação são os cursos de pós-graduação. Dicas do Colégio para diminuir a ansiedade da escolha A dica do Colégio Planck para manter o equilíbrio do estudante nesta fase é que ele pesquise muito sobre todas as possíveis opções para o seu perfil e prepare um planejamento baseado nas opções. Neste período, manter o diálogo aberto com os pais e responsáveis também é fundamental para que o projeto de vida idealizado consiga se tornar possível. # Fique atento • Aceite os seus limites e respeite muito o próprio corpo; • Procure se manter saudável; • Seja reflexivo; • Mantenha a calma para analisar todas as possíveis condições e consequências relacionadas à sua escolha. E, por fim, o estudante deve estar muito aberto a mudanças, novidades e com disposição para aprender, reformular a estratégia e prosseguir investigando e analisando todas as opções que estão à disposição. Eles devem lembrar que essa será apenas a primeira grande escolha que estará fazendo. Como já foi dito anteriormente, não precisa ser uma escolha que definirá o resto da vida!

São perguntas-chaves que ajudam a nortear as suas possíveis escolhas.

É possível que o estudante em um primeiro momento demonstre interesse por múltiplas carreiras devido a uma idealização de sucesso ou por não conhecer a fundo quais as atribuições de determinada profissão. 

Para isso, é necessário que o estudante promova pesquisas a respeito das áreas e cursos de interesse, pesquise as grades curriculares dos cursos, o que estudará durante o curso universitário, se terá disciplinas nas quais ele tenha mais afinidade, estabeleça comparações, pesquise a diferença entre os cursos universitários e as possíveis carreiras profissionais, muitas vezes diferentes cursos podem levar a uma mesma carreira profissional. 

É importante considerar também as inclinações pessoais, muitas vezes uma predisposição do estudante, uma habilidade ou um interesse específico por determinado assunto o auxiliará nesse momento de descobertas e escolha de profissão.

O Colégio Planck trabalha oferecendo suporte aos estudantes neste delicado momento de autoconhecimento e definição da carreira. 

São compartilhadas informações referente ao mundo dos vestibulares e possíveis carreiras, acolhimento, apoio pedagógico e suporte emocional. Além disso, diversos eventos são organizados com a intenção de aproximar os estudantes do universo profissional: semana de profissões, feira de universidades internacionais e estudos do meio com visitas à universidades brasileiras.

São muitos os fatores que determinam a escolha de uma carreira em detrimento de outra, como afinidades pessoais, facilidade com as disciplinas que serão cursadas, intenção de trabalhar no Brasil ou no exterior, mercado de trabalho e investimento financeiro. Com tantos elementos na mesma equação, os jovens podem apresentar interesse em múltiplas carreiras na sua primeira decisão da vida adulta. Ao chegar nessa fase, somadas aos fatores acima, eles também precisam pensar em outras questões que devem estar alinhadas com a família, por exemplo, se há condições de se manter no local escolhido. Veja nesse post, como o Colégio Planck ajuda seus estudantes a definir suas prioridades. Como focar prioridades na escolha da carreira no Ensino Médio? A escolha da carreira para os estudantes é uma fase bastante importante e complexa, são muitas as opções a serem consideradas: cursos disponíveis, profissões tradicionais, profissões do futuro, instituições particulares e públicas, estudar no Brasil ou ser cidadão do mundo. Para o estudante começar a definição de interesses e de seus objetivos de vida é preciso fazer um exercício interno de se imaginar daqui a alguns anos, desde questões simples como: que tipo de trabalho gostaria de fazer? Qual é o melhor ambiente de trabalho? Quais roupas gostaria de utilizar? Que estilo de vida deseja ter no futuro? São perguntas-chaves que ajudam a nortear as suas possíveis escolhas. É possível que o estudante em um primeiro momento demonstre interesse por múltiplas carreiras devido a uma idealização de sucesso ou por não conhecer a fundo quais as atribuições de determinada profissão. Para isso, é necessário que o estudante promova pesquisas a respeito das áreas e cursos de interesse, pesquise as grades curriculares dos cursos, o que estudará durante o curso universitário, se terá disciplinas nas quais ele tenha mais afinidade, estabeleça comparações, pesquise a diferença entre os cursos universitários e as possíveis carreiras profissionais, muitas vezes diferentes cursos podem levar a uma mesma carreira profissional. É importante considerar também as inclinações pessoais, muitas vezes uma predisposição do estudante, uma habilidade ou um interesse específico por determinado assunto o auxiliará nesse momento de descobertas e escolha de profissão. O Colégio Planck trabalha oferecendo suporte aos estudantes neste delicado momento de autoconhecimento e escolha profissional. São compartilhadas informações referente ao mundo dos vestibulares e possíveis carreiras, acolhimento, apoio pedagógico e suporte emocional. Além disso, diversos eventos são organizados com a intenção de aproximar os estudantes do universo profissional: semana de profissões, feira de universidades internacionais e estudos do meio com visitas à universidades brasileiras. Recursos que ajudam a definir a profissão O Colégio Planck oferece a todos os estudantes os cursos de atividades extracurriculares complementares ou eletivas como ferramentas para conhecer e despertar interesse em determinadas áreas e cursos. Também são oferecidos momentos de contato com profissionais de diversas áreas em eventos, como a “Semana de Profissões”, todos os anos. Neste evento, são convidados alguns responsáveis pelos estudantes para palestrar para toda a família Planck sobre a sua profissão, qual foi a sua escolha de curso, como foi o período de faculdade, trazendo reflexões, dicas, e tirando dúvidas de nossos estudantes para que eles entendam um pouco melhor os desafios e as alegrias da atividade que vão escolher para o seu futuro. O Colégio orienta que os estudantes visitem universidades, participem de workshops, feiras, cursos de verão para que possam sentir o clima da instituição de interesse, infraestrutura, e que se possível experimente atividades referentes a sua possível escolha de carreira. Pais podem ajudar na definição da profissão Os pais podem auxiliar os estudantes incentivando as pesquisas na internet sobre os cursos, as profissões atuais, as profissões do futuro e o mercado de trabalho. Também podem promover conversas com o estudante sobre como foi o processo de escolha, contar se tiveram opções, se foram felizes nesta opção, falar sobre as carreiras dos membros da família, ou de amigos próximos. Além disso, permitir que este jovem possa passar um tempo com esses profissionais partilhando sobre a sua rotina de trabalho, seus desafios, a trajetória profissional, são excelentes oportunidades de pesquisas e descobertas. Os pais devem incentivar a autonomia, a autoconfiança, a determinação e a persistência na definição de seus objetivos e no seu projeto de vida. Um outro ponto importante no qual os pais podem apoiar seus filhos nesse momento de escolha profissional é levá-los para conhecer as universidades in loco. # Dica aos pais Permita que o estudante seja o protagonista de sua vida, respeitando suas escolhas e predileções, estimule reflexões sobre as escolhas e possíveis consequências, pontuando que a sua opção de carreira não precisa ser para a vida toda. Muitas profissões estão em processo de transformação, não será nada estranho que o curso universitário escolhido pelo estudante não tenha relação com a área profissional que ele poderá atuar, devido a todas essas alterações e mudanças tecnológicas. Então, empatia, paciência e muito apoio nesse momento é fundamental para que o estudante tenha sucesso em sua jornada. Processo de escolha e autoconhecimento é gradual O processo de escolha e de autoconhecimento dos adolescentes é bastante trabalhoso e ocorre de forma gradual. Alguns estudantes já chegam na 3ª série com essas definições estabelecidas e prontos para se dedicar integralmente à preparação para o vestibular escolhido. A outra fatia, uma boa parcela, chega muitas vezes no segundo semestre sem ter noção do que escolher, como será a sua vida adulta, gostando de tantas coisas e não conseguindo escolher apenas uma delas e travam uma batalha interna para tentar definir qual curso prestar, qual instituição e ficam variando entre duas, três opções sem uma definição. Neste sentido, a orientação do Colégio Planck é observar os cursos com formações mais generalistas, nos quais o estudante terá a oportunidade de percorrer diversas áreas de conhecimento durante o período universitário. Essa opção possibilitará a criação de um rico repertório para que tenha condições de escolher uma área de atuação. Se o estudante chegar ao vestibular com uma escolha de curso definida já é um grande avanço, dado a pouca maturidade e vivência que eles possuem. É demasiadamente cedo para dizer que farão uma escolha para o resto de suas vidas. Ao longo da vida, as pessoas passam por muitas mudanças e transformações, adquirem conhecimentos, vivências, bagagem cultural e vão se moldando à realidade em seu entorno. Desta forma, é natural que algumas escolhas sejam repensadas ou redirecionadas. No Ensino Médio, não é possível esquecer de que se trata apenas de uma primeira escolha. Uma outra possibilidade para afunilar a escolha profissional ou de uma segunda área de atuação são os cursos de pós-graduação. Dicas do Colégio para diminuir a ansiedade da escolha A dica do Colégio Planck para manter o equilíbrio do estudante nesta fase é que ele pesquise muito sobre todas as possíveis opções para o seu perfil e prepare um planejamento baseado nas opções. Neste período, manter o diálogo aberto com os pais e responsáveis também é fundamental para que o projeto de vida idealizado consiga se tornar possível. # Fique atento • Aceite os seus limites e respeite muito o próprio corpo; • Procure se manter saudável; • Seja reflexivo; • Mantenha a calma para analisar todas as possíveis condições e consequências relacionadas à sua escolha. E, por fim, o estudante deve estar muito aberto a mudanças, novidades e com disposição para aprender, reformular a estratégia e prosseguir investigando e analisando todas as opções que estão à disposição. Eles devem lembrar que essa será apenas a primeira grande escolha que estará fazendo. Como já foi dito anteriormente, não precisa ser uma escolha que definirá o resto da vida!

Recursos que ajudam a definir a profissão 

O Colégio Planck oferece a todos os estudantes os cursos de atividades extracurriculares complementares ou eletivas como ferramentas para conhecer e despertar interesse em determinadas áreas e cursos. Também são oferecidos momentos de contato com profissionais de diversas áreas em eventos, como a “Semana de Profissões”, todos os anos. 

Neste evento, são convidados alguns responsáveis pelos estudantes para palestrar para toda a família Planck sobre a sua profissão, qual foi a sua escolha de curso, como foi o período de faculdade, trazendo reflexões, dicas, e tirando dúvidas de nossos estudantes para que eles entendam um pouco melhor os desafios e as alegrias da atividade que vão escolher para o seu futuro.

O Colégio orienta que os estudantes visitem universidades, participem de workshops, feiras, cursos de verão para que possam sentir o clima da instituição de interesse, infraestrutura e, se possível, experimente atividades referentes à sua possível escolha de carreira.

Promova pesquisas a respeito das áreas e cursos de interesse Pesquise as grades curriculares dos cursos Estabeleça comparações Pesquise a diferença entre os cursos universitários e as possíveis carreiras profissionais, muitas vezes diferentes cursos podem levar a uma mesma carreira profissional Considere a inclinação pessoal e as habilidades

Pais podem ajudar na definição de carreira

Os pais podem auxiliar os estudantes incentivando as pesquisas na internet sobre os cursos, as profissões atuais, as profissões do futuro e o mercado de trabalho. 

Também podem promover conversas com o estudante sobre como foi o processo de escolha, contar se tiveram opções, se foram felizes nesta opção, falar sobre as carreiras dos membros da família, ou de amigos próximos. Além disso, permitir que este jovem possa passar um tempo com esses profissionais partilhando sobre a sua rotina de trabalho, seus desafios, a trajetória profissional, são excelentes oportunidades de pesquisas e descobertas. 

Os pais devem incentivar a autonomia, a autoconfiança, a determinação e a persistência na definição de seus objetivos e no seu projeto de vida.

Um outro ponto importante no qual os pais podem apoiar seus filhos nesse momento de escolha profissional é levá-los para conhecer as universidades in loco.

ebook a evolução dos processos avaliativos

# Dica aos pais

Permita que o estudante seja o protagonista de sua vida, respeitando suas escolhas e predileções, estimule reflexões sobre as escolhas e possíveis consequências, pontuando que a sua opção de carreira não precisa ser para a vida toda.

Muitas profissões estão em processo de transformação, não será nada estranho que o curso universitário escolhido pelo estudante não tenha relação com a área profissional que ele poderá atuar, devido a todas essas alterações e mudanças tecnológicas. 

Então, empatia, paciência e muito apoio nesse momento é fundamental para que o estudante tenha sucesso em sua jornada de definição da carreira.

Leia também:

➡️ Profissões do futuro

Processo de escolha e autoconhecimento é gradual 

O processo de escolha e de autoconhecimento dos adolescentes é bastante trabalhoso e ocorre de forma gradual. Alguns estudantes já chegam na 3ª série com essas definições estabelecidas e prontos para se dedicar integralmente à preparação para o vestibular escolhido.

A outra fatia, uma boa parcela, chega muitas vezes no segundo semestre sem ter noção do que escolher, como será a sua vida adulta, gostando de tantas coisas e não conseguindo escolher apenas uma delas e travam uma batalha interna para tentar definir qual curso prestar, qual instituição e ficam variando entre duas, três opções sem uma definição.

Neste sentido, a orientação do Colégio Planck é observar os cursos com formações mais generalistas, nos quais o estudante terá a oportunidade de percorrer diversas áreas de conhecimento durante o período universitário. Essa opção possibilitará a criação de um rico repertório para que tenha condições de escolher uma área de atuação.

Se o estudante chegar ao vestibular com uma escolha de curso definida já é um grande avanço, dado a pouca maturidade e vivência que eles possuem. É demasiadamente cedo para dizer que farão uma escolha para o resto de suas vidas. 

Ao longo da vida, as pessoas passam por muitas mudanças e transformações, adquirem conhecimentos, vivências, bagagem cultural e vão se moldando à realidade em seu entorno. Desta forma, é natural que algumas escolhas sejam repensadas ou redirecionadas. 

No Ensino Médio, não é possível esquecer de que se trata apenas de uma primeira escolha. 

Uma outra possibilidade para afunilar a escolha profissional ou de uma segunda área de atuação são os cursos de pós-graduação.

São muitos os fatores que determinam a escolha de uma carreira em detrimento de outra, como afinidades pessoais, facilidade com as disciplinas que serão cursadas, intenção de trabalhar no Brasil ou no exterior, mercado de trabalho e investimento financeiro. Com tantos elementos na mesma equação, os jovens podem apresentar interesse em múltiplas carreiras na sua primeira decisão da vida adulta. Ao chegar nessa fase, somadas aos fatores acima, eles também precisam pensar em outras questões que devem estar alinhadas com a família, por exemplo, se há condições de se manter no local escolhido. Veja nesse post, como o Colégio Planck ajuda seus estudantes a definir suas prioridades. Como focar prioridades na escolha da carreira no Ensino Médio? A escolha da carreira para os estudantes é uma fase bastante importante e complexa, são muitas as opções a serem consideradas: cursos disponíveis, profissões tradicionais, profissões do futuro, instituições particulares e públicas, estudar no Brasil ou ser cidadão do mundo. Para o estudante começar a definição de interesses e de seus objetivos de vida é preciso fazer um exercício interno de se imaginar daqui a alguns anos, desde questões simples como: que tipo de trabalho gostaria de fazer? Qual é o melhor ambiente de trabalho? Quais roupas gostaria de utilizar? Que estilo de vida deseja ter no futuro? São perguntas-chaves que ajudam a nortear as suas possíveis escolhas. É possível que o estudante em um primeiro momento demonstre interesse por múltiplas carreiras devido a uma idealização de sucesso ou por não conhecer a fundo quais as atribuições de determinada profissão. Para isso, é necessário que o estudante promova pesquisas a respeito das áreas e cursos de interesse, pesquise as grades curriculares dos cursos, o que estudará durante o curso universitário, se terá disciplinas nas quais ele tenha mais afinidade, estabeleça comparações, pesquise a diferença entre os cursos universitários e as possíveis carreiras profissionais, muitas vezes diferentes cursos podem levar a uma mesma carreira profissional. É importante considerar também as inclinações pessoais, muitas vezes uma predisposição do estudante, uma habilidade ou um interesse específico por determinado assunto o auxiliará nesse momento de descobertas e escolha de profissão. O Colégio Planck trabalha oferecendo suporte aos estudantes neste delicado momento de autoconhecimento e escolha profissional. São compartilhadas informações referente ao mundo dos vestibulares e possíveis carreiras, acolhimento, apoio pedagógico e suporte emocional. Além disso, diversos eventos são organizados com a intenção de aproximar os estudantes do universo profissional: semana de profissões, feira de universidades internacionais e estudos do meio com visitas à universidades brasileiras. Recursos que ajudam a definir a profissão O Colégio Planck oferece a todos os estudantes os cursos de atividades extracurriculares complementares ou eletivas como ferramentas para conhecer e despertar interesse em determinadas áreas e cursos. Também são oferecidos momentos de contato com profissionais de diversas áreas em eventos, como a “Semana de Profissões”, todos os anos. Neste evento, são convidados alguns responsáveis pelos estudantes para palestrar para toda a família Planck sobre a sua profissão, qual foi a sua escolha de curso, como foi o período de faculdade, trazendo reflexões, dicas, e tirando dúvidas de nossos estudantes para que eles entendam um pouco melhor os desafios e as alegrias da atividade que vão escolher para o seu futuro. O Colégio orienta que os estudantes visitem universidades, participem de workshops, feiras, cursos de verão para que possam sentir o clima da instituição de interesse, infraestrutura, e que se possível experimente atividades referentes a sua possível escolha de carreira. Pais podem ajudar na definição da profissão Os pais podem auxiliar os estudantes incentivando as pesquisas na internet sobre os cursos, as profissões atuais, as profissões do futuro e o mercado de trabalho. Também podem promover conversas com o estudante sobre como foi o processo de escolha, contar se tiveram opções, se foram felizes nesta opção, falar sobre as carreiras dos membros da família, ou de amigos próximos. Além disso, permitir que este jovem possa passar um tempo com esses profissionais partilhando sobre a sua rotina de trabalho, seus desafios, a trajetória profissional, são excelentes oportunidades de pesquisas e descobertas. Os pais devem incentivar a autonomia, a autoconfiança, a determinação e a persistência na definição de seus objetivos e no seu projeto de vida. Um outro ponto importante no qual os pais podem apoiar seus filhos nesse momento de escolha profissional é levá-los para conhecer as universidades in loco. # Dica aos pais Permita que o estudante seja o protagonista de sua vida, respeitando suas escolhas e predileções, estimule reflexões sobre as escolhas e possíveis consequências, pontuando que a sua opção de carreira não precisa ser para a vida toda. Muitas profissões estão em processo de transformação, não será nada estranho que o curso universitário escolhido pelo estudante não tenha relação com a área profissional que ele poderá atuar, devido a todas essas alterações e mudanças tecnológicas. Então, empatia, paciência e muito apoio nesse momento é fundamental para que o estudante tenha sucesso em sua jornada. Processo de escolha e autoconhecimento é gradual O processo de escolha e de autoconhecimento dos adolescentes é bastante trabalhoso e ocorre de forma gradual. Alguns estudantes já chegam na 3ª série com essas definições estabelecidas e prontos para se dedicar integralmente à preparação para o vestibular escolhido. A outra fatia, uma boa parcela, chega muitas vezes no segundo semestre sem ter noção do que escolher, como será a sua vida adulta, gostando de tantas coisas e não conseguindo escolher apenas uma delas e travam uma batalha interna para tentar definir qual curso prestar, qual instituição e ficam variando entre duas, três opções sem uma definição. Neste sentido, a orientação do Colégio Planck é observar os cursos com formações mais generalistas, nos quais o estudante terá a oportunidade de percorrer diversas áreas de conhecimento durante o período universitário. Essa opção possibilitará a criação de um rico repertório para que tenha condições de escolher uma área de atuação. Se o estudante chegar ao vestibular com uma escolha de curso definida já é um grande avanço, dado a pouca maturidade e vivência que eles possuem. É demasiadamente cedo para dizer que farão uma escolha para o resto de suas vidas. Ao longo da vida, as pessoas passam por muitas mudanças e transformações, adquirem conhecimentos, vivências, bagagem cultural e vão se moldando à realidade em seu entorno. Desta forma, é natural que algumas escolhas sejam repensadas ou redirecionadas. No Ensino Médio, não é possível esquecer de que se trata apenas de uma primeira escolha. Uma outra possibilidade para afunilar a escolha profissional ou de uma segunda área de atuação são os cursos de pós-graduação. Dicas do Colégio para diminuir a ansiedade da escolha A dica do Colégio Planck para manter o equilíbrio do estudante nesta fase é que ele pesquise muito sobre todas as possíveis opções para o seu perfil e prepare um planejamento baseado nas opções. Neste período, manter o diálogo aberto com os pais e responsáveis também é fundamental para que o projeto de vida idealizado consiga se tornar possível. # Fique atento • Aceite os seus limites e respeite muito o próprio corpo; • Procure se manter saudável; • Seja reflexivo; • Mantenha a calma para analisar todas as possíveis condições e consequências relacionadas à sua escolha. E, por fim, o estudante deve estar muito aberto a mudanças, novidades e com disposição para aprender, reformular a estratégia e prosseguir investigando e analisando todas as opções que estão à disposição. Eles devem lembrar que essa será apenas a primeira grande escolha que estará fazendo. Como já foi dito anteriormente, não precisa ser uma escolha que definirá o resto da vida!
Foto tirada antes do isolamento social

Dicas do Colégio para diminuir a ansiedade da escolha 

A dica do Colégio Planck para manter o equilíbrio do estudante nesta fase de definição da carreira é que ele pesquise muito sobre todas as possíveis opções para o seu perfil e prepare um planejamento baseado nas opções.

Neste período, manter o diálogo aberto com os pais e responsáveis também é fundamental para que o projeto de vida idealizado consiga se tornar possível.

# Fique atento

  • Aceite os seus limites e respeite muito o próprio corpo;
  • Procure se manter saudável;
  • Seja reflexivo;
  • Mantenha a calma para analisar todas as possíveis condições e consequências relacionadas à sua escolha.

E, por fim, o estudante deve estar muito aberto a mudanças, novidades e com disposição para aprender, reformular a estratégia e prosseguir investigando e analisando todas as opções que estão à disposição.

Eles devem lembrar que essa será apenas a primeira grande escolha que estará fazendo. Como já foi dito anteriormente, não precisa ser uma escolha que definirá o resto da vida!

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Dicas para exercitar a memória são muito importantes para ajudar os estudantes a guardar uma imensa quantidade de informações que são parte da grade curricular de cada fase. Veja nesse texto alguns truques que vão auxiliar a reter melhor os conteúdos recebidos. Como o cérebro e a memória funcionam? A Ciência já demonstrou que o desenvolvimento cerebral das crianças e adolescentes é realizado em etapas. Na primeira infância, está mais desenvolvido o sistema límbico, que é responsável pelas emoções e impulsos, e o hipocampo, que atua na memória, que é formada pelas conexões entre as células nervosas e os neurônios, e permite armazenar informações e recuperá-las sempre que necessário para todos os processos da vida. Só com o passar da idade é que o córtex pré-frontal vai se desenvolvendo e apresentando melhores condições para possibilitar o controle das emoções, organização, planejamento, pensamento crítico, atenção, etc. Esse desenvolvimento vai ocorrer até os 25 anos. Com aproximadamente 86 bilhões de estruturas que vão captar, repassar, guardar e resgatar, o cérebro funciona como um arquivo gigantesco de informações. No entanto, o cérebro também tem um importante recurso de economia de energia e potencialização do seu uso: ele desliga áreas que não estão sendo devidamente usadas. Por isso, quanto mais estímulo a pessoa dá a uma determinada área cerebral, mais ativa ela fica, isso inclui a memória. Portanto, conhecer algumas dicas para exercitar a memória é muito importante em todas as fases da vida, inclusive, na escolar, quando os estudantes estão mergulhados em conhecimentos das diversas disciplinas, e precisam entendê-los, retê-los e recuperá-los para as provas, simulados ou exames de vestibular. Tipos de memórias Além das informações retidas relativas à temporalidade (curto e longo prazo) e a memória sensorial, que está relacionada com associação aos estímulos recebidos pelos nossos 5 sentidos, que é citada na obra “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust, a memória também está dividida em tipos que vão captar determinadas nuances das informações, de forma a classificar e processar as informações: Memória episódica: de longa duração, é a lembrança de acontecimentos específicos, como a refeição do dia anterior ou a recordação de outros momentos vividos no passado. Memória semântica: é o armazenamento de informações relativas ao mundo, como o significado das palavras ou datas de acontecimentos. Memória processual: também é de longa duração da memória, são aqueles conteúdos que aprendemos e nunca esquecemos, como andar de bicicleta. As fases da memória A memória de uma pessoa começa a atuar já no despertar de seu relógio biológico, quando o cérebro envia substâncias, como a adrenalina, para que ela tenha mais foco e concentração em suas tarefas na fase beta (enquanto está acordada). Esse relógio biológico vai indicar que é hora de estudar, trabalhar, se alimentar ou praticar atividades físicas. Essa memória aciona todo um ciclo de funções corporais que vão ocorrer ao longo do dia até que chegue o período noturno. Neste momento, começa a diminuir a adrenalina e o cortisol no organismo, acionando outras substâncias, como a melatonina, que indicam que é a hora do corpo repousar. Dentro desse processo corporal, a memória também terá as suas fases: Memorização Nesta fase, é necessária atenção, um estado de alerta total, para que a pessoa consiga memorizar as informações. Compreensão O estado de atenção também vai favorecer que a pessoa faça conexões para proporcionar um melhor entendimento da informação recebida. Assim, será mais fácil memorizar. Armazenamento Quando a pessoa entende o significado daquela informação, o conteúdo será retido no cérebro. Recuperação O cérebro organiza as informações de acordo com sua hierarquização. São as lembranças, que podem vir à tona a partir de estímulos diversos, como um som, um cheiro ou outras dicas que podem dar pistas daquela informação. Conheça dicas para exercitar a memória É certo que o cérebro funciona como um poderoso computador que faz milhões de conexões e ajuda no funcionamento corporal. Porém, às vezes, parece que a memória dele falha, e nem todos os conteúdos são rememorados com facilidade. Onde foi parar todas aquelas informações das aulas de matemática e biologia do dia anterior? E quem eram mesmo aqueles personagens do livro que você leu e foi indicado para o vestibular? Essa “perda” das informações também é comum para o cérebro, por isso, as dicas para exercitar a memória são importantes para fazer uma “atualização” do nosso sistema interno. Para consolidar a memória é sempre necessário um treino do que foi aprendido, para que o conteúdo não caia na memória de curto prazo. Treinar o cérebro constantemente vai ajudar a evitar essas falhas em sua memória, é como se fosse uma espécie de ginástica cerebral. Conheça alguns truques para treinar a sua memória, alguns desses são dicas que estão no livro “Técnicas de Estudo para Adolescentes”, de Antonio Gonzáles (Editora Vozes): Ative sua memória Abra mão de certos facilitadores, como agendas de celular ou blocos de notas, e tente sempre memorizar números de telefone, senhas, listas, datas ou lembretes de eventos. Associe informações com imagens Muitos estudantes são mais visuais e precisam associar os conteúdos a imagens ou símbolos para facilitar a memorização. Faça cálculos mentais Ao longo do dia faça operações aritméticas simples, somando as placas dos veículos, números de telefones em placas ou os números dos prédios e casas onde passar. Dê atenção aos detalhes Quando damos atenção a um assunto atribuímos importância a ele. Então, foque no tema, capture os detalhes e assim a memorização será facilitada. Invista em jogos de memorização Fazer quebra-cabeças ou jogos de memória vão ajudar muito nessa ginástica cerebral. As pessoas também podem investir em palavras cruzadas, Sudoku, dominó ou até jogos de cartas. Além disso, jogar xadrez é um importante recurso para trabalhar o cérebro. Leia e repita as citações Outra dica para exercitar a memória é a leitura porque essa é uma atividade que vai ajudar a trabalhar diversas áreas cerebrais. Além disso, repetir as frases e citações de personagens históricos também é uma excelente forma de trabalhar a memória. Anote esses enunciados e trechos de obras e repita o quanto puder. Aliás, falar em voz alta para si mesmo vale para lembrar de qualquer coisa, até mesmo para lembrar onde colocou a chave de casa. Procure lembrar os detalhes do dia Quando for deitar, antes de dormir, faça uma revisão de tudo o que aconteceu no dia, tentando lembrar alguns detalhes desde o momento que acordou, como suas roupas, o que comeu, onde foi, quem encontrou ou algum outro aspecto interessante. Conclusão É importante lembrar que a emoção está ligada à formação de novas memórias, portanto, investir em processos lúdicos e divertidos, que acionam produção e interação de hormônios do bem-estar, que paralelamente intensificam a comunicação entre neurônios, também vai dar o devido estímulo cerebral aos adolescentes para consolidação da memória.

Dicas para exercitar a memória

Dicas para exercitar a memória são muito importantes para ajudar os estudantes a guardar uma imensa quantidade de informações que são parte da grade curricular

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