No ensino fundamental, anos iniciais e finais, o estudante se depara com diferentes disciplinas ao longo de sua formação, com conteúdos e formatos variados.
Essa metodologia é essencial para que o estudante consiga construir um conhecimento sólido sobre assuntos diversos em processo contínuo de aprendizado.
A jornada pelo ensino fundamental (EF) é dividida entre anos iniciais e anos finais, e cada uma das fases apresenta desafios e características.
Isso serve para que o estudante consiga se adaptar mais facilmente às exigências de cada ano, de acordo com o desenvolvimento do estudante.
Para entender melhor o que difere o EF 1 do EF 2, e não ter mais dúvidas, acompanhe este artigo e veja como funciona a divisão.
Boa leitura!
Quais são os anos Iniciais e finais do ensino fundamental?
Os anos iniciais do ensino fundamental abrangem o 1º ao 5º ano e envolvem o início formal da vida escolar. Ele corresponde ao antigo ensino fundamental 1, que abrangia as séries 1ª a 4ª.
No novo EF, existe um ano letivo a mais do que o modelo antigo, que foi aprovado pela Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006.
Assim sendo, os estudantes passaram a iniciar os anos iniciais aos 6 anos, e finalizá-lo aos 10 anos de idade.
Nessa fase, os estudantes estão em pleno desenvolvimento de habilidades básicas, como leitura, escrita e raciocínio lógico.
No entanto, é também um período essencial para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como a convivência em grupo, o respeito às diferenças e a autonomia nas tarefas diárias.
Já os anos finais, que vão do 6º ao 9º ano, representam uma transição importante na vida acadêmica dos estudantes. Esses anos correspondem às sérias 5ª a 8ª do antigo ensino fundamental 2.
Com a nova proposta, os estudantes iniciam a jornada com 11 anos e a concluem com 14 anos de idade.
Nesta fase, o conteúdo escolar se torna mais especializado, com disciplinas como matemática, ciências, história e geografia, e cada uma delas é ministrada por professores especialistas em suas áreas.
Esse formato ajuda a preparar os estudantes para o ensino médio, que possui uma exigência maior de conhecimento aprofundado do que os anos anteriores.
Qual a diferença entre anos iniciais e finais do ensino fundamental?
Anos iniciais
Aqui, o foco é na construção de uma base sólida para a aprendizagem contínua. Portanto, o ensino é mais lúdico, e os professores recorrem ao uso de jogos e atividades práticas para estimular o aprendizado.
As disciplinas oferecidas, muitas vezes, são ministradas por um único professor, que inclui Artes, Matemática, Português, História, Geografia e Ciências.
A interação social e o motor de desenvolvimento são muito importantes nessa fase, assim como a responsabilidade individual e o trabalho em equipe.
Afinal, essas habilidades são essenciais para preparar os estudantes para desafios mais complexos à medida que avançam na jornada escolar.
Assim sendo, o papel da equipe pedagógica é essencial para garantir que as crianças se sintam estimuladas a explorar novas ideias, a desenvolver a curiosidade e a aprender a solucionar problemas de forma colaborativa.
Anos finais
Nessa fase, o foco passa a ser não apenas o domínio das habilidades básicas, mas também o desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade de análise e da autonomia no processo de aprendizagem.
No Colégio Planck, por exemplo, o estudante é incentivado a ser protagonista de sua própria jornada de conhecimento, buscando soluções criativas para os desafios acadêmicos e pessoais.
Os pré-adolescentes também se deparam com professores dedicados a cada disciplina, e se aprofundam nos conhecimentos adquiridos anteriormente.
Além disso, as atividades extracurriculares são apresentadas aos estudantes, que são muito importantes para essa fase.
Esportes, artes e outras atividades são oportunidades para os estudantes descobrirem seus interesses e talentos, o que contribui para sua formação integral.
A gestão do tempo e a organização das atividades também começa a ter um controle mais rigoroso, já que os desafios escolares são maiores.
Leia mais sobre:
O que é de fato uma proposta pedagógica com foco no socioemocional?
Transição dos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental
A mudança do 5º ano para o 6º ano do EF é um momento importante na vida escolar.
Enquanto os primeiros anos da educação básica têm um caráter mais acolhedor e formativo, os últimos anos exigem dos estudantes um maior grau de responsabilidade e independência.
Mas, essa transição não ocorre de forma abrupta. Aqui no Colégio Planck, entendemos que cada estudante tem seu ritmo.
Por isso, proporcionamos um ambiente seguro e acolhedor, onde cada um pode desenvolver seu potencial ao máximo, sem perder de vista o equilíbrio entre o desenvolvimento emocional e intelectual.
No Colégio Planck, os estudantes são acompanhados pela Orientação Educacional, para que possam desenvolver suas habilidades cognitivas e socioemocionais de maneira equilibrada.
Além disso, a equipe pedagógica proporciona suporte emocional e intelectual aos estudantes e suas famílias.
Agende uma visita ao Colégio Planck para conhecer nossa estrutura.
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