Qual a diferença entre Anos Iniciais e Anos Finais?

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Estudantes do ensino fundamental anos finais e iniciais do Colégio Planck andando pelos corredores.

No ensino fundamental, anos iniciais e finais, o estudante se depara com diferentes disciplinas ao longo de sua formação, com conteúdos e formatos variados.

Essa metodologia é essencial para que o estudante consiga construir um conhecimento sólido sobre assuntos diversos em processo contínuo de aprendizado.

A jornada pelo ensino fundamental (EF) é dividida entre anos iniciais e anos finais, e cada uma das fases apresenta desafios e características.

Isso serve para que o estudante consiga se adaptar mais facilmente às exigências de cada ano, de acordo com o desenvolvimento do estudante.

Para entender melhor o que difere o EF 1 do EF 2, e não ter mais dúvidas, acompanhe este artigo e veja como funciona a divisão.

Boa leitura!

Quais são os anos Iniciais e finais do ensino fundamental?

Os anos iniciais do ensino fundamental abrangem o 1º ao 5º ano e envolvem o início formal da vida escolar.  Ele corresponde ao antigo ensino fundamental 1, que abrangia as séries 1ª a 4ª. 

No novo EF, existe um ano letivo a mais do que o modelo antigo, que foi aprovado pela Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006

Assim sendo, os estudantes passaram a iniciar os anos iniciais aos 6 anos, e finalizá-lo aos 10 anos de idade.

Nessa fase, os estudantes estão em pleno desenvolvimento de habilidades básicas, como leitura, escrita e raciocínio lógico. 

No entanto, é também um período essencial para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como a convivência em grupo, o respeito às diferenças e a autonomia nas tarefas diárias.

Por que o ensino fundamental anos finais é tão importante na formação acadêmica da criança? Quero acessar.

Já os anos finais, que vão do 6º ao 9º ano, representam uma transição importante na vida acadêmica dos estudantes. Esses anos correspondem às sérias 5ª a 8ª do antigo ensino fundamental 2. 

Com a nova proposta, os estudantes iniciam a jornada com 11 anos e a concluem com 14 anos de idade.

Nesta fase, o conteúdo escolar se torna mais especializado, com disciplinas como matemática, ciências, história e geografia, e cada uma delas é ministrada por professores especialistas em suas áreas. 

Esse formato ajuda a preparar os estudantes para o ensino médio, que possui uma exigência maior de conhecimento aprofundado do que os anos anteriores.

Qual a diferença entre anos iniciais e finais do ensino fundamental?

Anos iniciais

Aqui, o foco é na construção de uma base sólida para a aprendizagem contínua. Portanto, o ensino é mais lúdico, e os professores recorrem ao uso de jogos e atividades práticas para estimular o aprendizado. 

As disciplinas oferecidas, muitas vezes, são ministradas por um único professor, que inclui Artes, Matemática, Português, História, Geografia e Ciências.

A interação social e o motor de desenvolvimento são muito importantes nessa fase, assim como a responsabilidade individual e o trabalho em equipe.

Afinal, essas habilidades são essenciais para preparar os estudantes para desafios mais complexos à medida que avançam na jornada escolar.

Assim sendo, o papel da equipe pedagógica é essencial para garantir que as crianças se sintam estimuladas a explorar novas ideias, a desenvolver a curiosidade e a aprender a solucionar problemas de forma colaborativa. 

Anos finais

Nessa fase, o foco passa a ser não apenas o domínio das habilidades básicas, mas também o desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade de análise e da autonomia no processo de aprendizagem.

No Colégio Planck, por exemplo, o estudante é incentivado a ser protagonista de sua própria jornada de conhecimento, buscando soluções criativas para os desafios acadêmicos e pessoais.

Os pré-adolescentes também se deparam com professores dedicados a cada disciplina, e se aprofundam nos conhecimentos adquiridos anteriormente.

Além disso, as atividades extracurriculares são apresentadas aos estudantes, que são muito importantes para essa fase. 

Esportes, artes e outras atividades são oportunidades para os estudantes descobrirem seus interesses e talentos, o que contribui para sua formação integral. 

Uma visão sobre o presente e a educação do futuro.

A gestão do tempo e a organização das atividades também começa a ter um controle mais rigoroso, já que os desafios escolares são maiores.

Leia mais sobre:

O que é de fato uma proposta pedagógica com foco no socioemocional? 

Transição dos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental

A mudança do 5º ano para o 6º ano do EF é um momento importante na vida escolar.

Enquanto os primeiros anos da educação básica têm um caráter mais acolhedor e formativo, os últimos anos exigem dos estudantes um maior grau de responsabilidade e independência. 

Mas, essa transição não ocorre de forma abrupta. Aqui no Colégio Planck, entendemos que cada estudante tem seu ritmo.

Por isso, proporcionamos um ambiente seguro e acolhedor, onde cada um pode desenvolver seu potencial ao máximo, sem perder de vista o equilíbrio entre o desenvolvimento emocional e intelectual.

No Colégio Planck, os estudantes são acompanhados pela Orientação Educacional, para que possam desenvolver suas habilidades cognitivas e socioemocionais de maneira equilibrada.

Além disso, a equipe pedagógica proporciona suporte emocional e intelectual aos estudantes e suas famílias. 

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