Ir para o conteúdo
  • (12) 3341-0222
  • contato@colegioplanck.com.br
Pesquisar
e-planck
Facebook Instagram Linkedin Youtube
  • Home
  • Quem somos
    • Fundadores e Valores
    • Colégio
  • Conteúdos
    • Blog
    • Ebooks gratuitos
    • Planck Talks
    • Infográficos
  • Projetos Especiais
  • Eventos
  • Contato
  • Home
  • Quem somos
    • Fundadores e Valores
    • Colégio
  • Conteúdos
    • Blog
    • Ebooks gratuitos
    • Planck Talks
    • Infográficos
  • Projetos Especiais
  • Eventos
  • Contato
  • Planck Internacional
  • Resultados e Aprovações
  • Quero Ser Planck
  • Alumni Planck
  • Planck Internacional
  • Resultados e Aprovações
  • Quero Ser Planck
  • Alumni Planck

A Matemática no fundamental anos finais

Conteúdo

Estudantes sentados à carteira concentrados em atividades.

A cada ciclo escolar, os estudantes se deparam com novos desafios e precisam se adaptar às novas particularidades que viverão na sua rotina escolar.

Nos anos iniciais, as disciplinas abrangem conceitos mais simples, que podem ser melhor compreendidos pelas crianças, que possuem idade entre 6 e 10 anos.

Mas, ao realizar a transição para os anos finais do ensino fundamental, os estudantes se deparam com conteúdos mais complexos.

As aulas abordam o conhecimento adquirido de forma mais aprofundada e apresentam novas temáticas, que expandem a base dos seus aprendizados, como ocorre com a disciplina de Matemática.

A matéria introduz conceitos mais abstratos, como álgebra e geometria, e exige que o estudante desenvolva habilidades de raciocínio lógico e pensamento crítico, para conseguir resolver problemas matemáticos mais difíceis.

Mas é importante ressaltar que a adaptação a essa nova fase escolar não é apenas uma questão de aprender novos conteúdos, mas também de desenvolver competências que serão fundamentais ao longo de suas vidas. 

É um processo que, embora desafiador, oferece oportunidades valiosas para o crescimento pessoal e acadêmico dos estudantes.

Aprofundamento dos conhecimentos em Matemática

No ensino fundamental 2, que compreende do 6º ao 9º ano, a Matemática começa a ganhar uma complexidade. 

Aqui, os estudantes não apenas revisam conceitos vistos nos anos iniciais, mas também exploram novos conteúdos e aplicações práticas que formam a base para a continuação do aprendizado no ensino médio. 

Nesta fase, o objetivo é que eles desenvolvam habilidades que vão além da memorização, como o pensamento crítico, a resolução de problemas e a capacidade de abstração.

No 6º ano, por exemplo, os estudantes revisitam as operações básicas e começam a trabalhar com frações, decimais e operações com números inteiros. 

A importância desta fase é a consolidação do entendimento de como essas operações são aplicadas no cotidiano, para criar uma conexão entre teoria e prática e, assim, potencializar a aprendizagem.

Conforme os estudantes avançam para o 7º e 8º anos, novos conceitos são introduzidos, como potenciação, raízes quadradas, expressões algébricas, equações do primeiro grau e a geometria espacial. 

Esses conteúdos exigem que os estudantes ampliem seu raciocínio e comecem a fazer conexões mais abstratas, estimulando uma visão mais aprofundada sobre as relações matemáticas. 

No 9º ano, eles passam a explorar conteúdos mais complexos, como plano cartesiano, funções lineares e estatística básica, que são essenciais para prepará-los para o aprofundamento no ensino médio.

Por que o ensino fundamental anos finais é tão importante na formação acadêmica da criança? Quero acessar.

A Matemática e o desenvolvimento de habilidades

Nos anos finais do ensino fundamental, os estudantes são incentivados a utilizar o conhecimento matemático para solucionar problemas reais e hipotéticos, o que promove uma aprendizagem ativa e significativa.

O desenvolvimento do estudante em habilidades acadêmicas e pessoais prepara os estudantes para enfrentar os desafios do futuro, seja no ensino médio, na faculdade ou no mercado de trabalho.

Raciocínio lógico

Um dos grandes focos da Matemática nos anos finais é o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas complexos. 

Os exercícios e os projetos da disciplina costumam envolver situações práticas, como:

  • Calcular áreas e volumes em tarefas de geometria;
  • Resolver problemas relacionados ao tempo e ao espaço;
  • Aplicar conceitos de proporção e probabilidade. 

Isso envolve não apenas a aplicação de fórmulas, mas também o entendimento e a interpretação das questões. 

Eles aprendem a desmembrar um problema em partes menores, identificar quais informações são relevantes e elaborar estratégias para encontrar soluções. 

Essa abordagem não apenas aprimora suas habilidades matemáticas, mas também estimula o pensamento lógico e a criatividade.

Além disso, a resolução de problemas promove a persistência e a resiliência, já que os estudantes frequentemente se deparam com desafios que exigem várias tentativas e ajustes em suas abordagens. 

Pensamento crítico

À medida que o conteúdo se torna mais complexo, os estudantes aprendem a analisar, avaliar e interpretar informações, o que permite que os estudantes proponham soluções e tomem decisões fundamentadas. 

Eles são incentivados a analisar a situação de maneira detalhada e aprendem a identificar as variáveis envolvidas, entender as relações entre elas e distinguir os dados relevantes. 

Com isso, eles também aprendem a formular hipóteses antes de resolver um problema. Essa prática estimula a curiosidade e a disposição para explorar diferentes abordagens.

E, após resolver um problema, os estudantes devem avaliar a eficácia de suas soluções. Essa reflexão crítica ajuda a solidificar o aprendizado e a promover a autoavaliação.

Essa experiência os ensina a pensar de maneira independente e a desenvolver um olhar crítico sobre as informações que recebem. 

Da mesma forma, os estudantes aprendem a considerar múltiplas perspectivas e encontrar soluções inovadoras para diferentes desafios, o que é essencial em diversas áreas de conhecimento e ambientes sociais.

Confira o nosso novo material de apoio. Como auxiliar meu filho na escolha profissional Clique aqui.

Importância da Matemática nos anos finais para o ensino médio

Ao final do 9º ano, os estudantes devem se aprofundar e dominar todo o conteúdo do ensino fundamental, para que consigam avançar para o ensino médio, que inclui conceitos ainda mais complexos.

Aliás, esses conhecimentos são fundamentais não apenas para o ensino médio, como também para o vestibular e em suas futuras carreiras, principalmente nas áreas de ciências exatas e tecnologia.

No Colégio Planck, a metodologia inclui o uso de tecnologias e atividades práticas, como projetos interdisciplinares e Olimpíadas do Conhecidos, além da vivência em sala de aula, que integram todo o conhecimento do estudante.

Dessa forma, eles conseguem obter um aprendizado significativo e contextualizado, que vai além da memorização de fórmulas e conceitos, para que tenham uma formação integral e desenvolvam o interesse contínuo pela disciplina.

Agende uma visita ao Colégio Planck e conheça nossa proposta pedagógica.

Clique aqui e agende uma visita.

Compartilhe:

Compartilhe:

Leia também:

Prof. André Guadalupe representa o Colégio Planck no Tech Meet-Up com palestra sobre Educação Digital

A convite da plataforma SAS de Educação, nosso cofundador e diretor, Prof. André Guadalupe, palestrou na 1ª Edição do Tech Meet-Up de 2025, evento que

Profissional da equipe da escola mostrando acolhimento ao estudante com a volta das aulas

Acolhimento é mais do que carinho: é estratégia de formação

Entenda por que 98,4% dos pais aprovam o ensino do Planck e reconhecem nosso compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. O acolhimento no colégio

Estudantes em sala de labóratório de escola particular em SJC.

Conheça o Colégio Planck: educação de alto desempenho

O Colégio Planck oferece uma educação de alto desempenho, combinando metodologia inovadora, infraestrutura moderna e suporte educacional completo para preparar os estudantes para desafios acadêmicos

Estudantes prestando atenção na aula, exemplificando que estão refletindo sobre as estratégias para o próximo ciclo de acordo com os resultados das provas.

Resultados das provas: reflexões e estratégias para o próximo ciclo

Os resultados das provas não devem ser vistos apenas como números, mas como oportunidades de crescimento, para transformar desafios em aprendizados.  A cada novo ciclo

AnteriorPost AnteriorA aprendizagem em cada ciclo: anos iniciais, finais e médio
Próximo PostQual a diferença entre Anos Iniciais e Anos Finais?Próximo
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Endereço: Av. Cassiano Ricardo, 1963 – Jardim Aquarius
São José dos Campos – SP | 12240-540
Email: contato@colegioplanck.com.br
Telefone: +55 12 3341-0222

Veja como chegar

Trabalhe Conosco

logo Unesco Colégio Planck
sas paltaforma de educação
global box

© 2025 Colégio Planck – Todos os direitos reservados
Política de privacidade 

VOCÊ PODE SER TUDO, VOCÊ TEM QUE SER ÚNICO.
DESENVOLVIDO POR GS2 Marketing
Translate »
O Colégio Planck oferece ferramentas para que cada estudante seja protagonista da sua própria história. Com uma metodologia focada em áreas de conhecimento, projetos e habilidades socioemocionais, oferecemos aos nossos estudantes um ensino que promove o alto desempenho. Nossos processos educacionais vão possibilitar que cada estudante esteja preparado para o que ele escolher para o futuro e se torne um cidadão diferenciado, ético, competente, autônomo, relevante e global.
  • Home
  • Quem somos
  • O Colégio
  • Alumni Planck
  • Blog
  • Ebooks Gratuitos
  • Planck Talks
  • Planck Internacional
  • Eventos
  • Projetos Especiais
  • Quero Ser Planck
  • Resultados e Aprovações
  • E-Planck
  • Área do Professor
  • Contato
  • Home
  • Quem somos
  • O Colégio
  • Alumni Planck
  • Blog
  • Ebooks Gratuitos
  • Planck Talks
  • Planck Internacional
  • Eventos
  • Projetos Especiais
  • Quero Ser Planck
  • Resultados e Aprovações
  • E-Planck
  • Área do Professor
  • Contato