Planck Internacional
No Ensino Médio, muitos adolescentes descobrem seu sonho de estudar em outro país, não só para conhecer outras culturas e pessoas, mas também para investir em uma formação diferenciada. Pensando nisso, o Planck Internacional é um grande projeto do Colégio Planck que busca internacionalizar a experiência de nossos estudantes, abrindo portas para oportunidades de crescimento dentro e fora do país.
Neste guia, você será apresentado a todos os programas de internacionalização responsáveis por fazer do Colégio Planck a instituição brasileira mais presente no exterior! Como as disciplinas de Idiomas, voltadas para Inglês, Espanhol, Francês, Alemão e Libras, capazes de apresentar não somente a língua, mas também a cultura e história dos países falantes, contando também, com a Prova de Qualificação Cambridge para estudantes que desejam um certificado que comprove mundialmente sua proficiência na Língua Inglesa.
Estruturado pelos estudantes semanalmente, o Planck ONU é a nossa Simulação da ONU, realizada no 2º Semestre do ano. Ao decorrer do evento, os participantes desenvolvem suas habilidades de debate e resolução de problemas enquanto representam líderes e delegados de países e organizações.
Experiências como essas tornam o Colégio Planck destaque Internacional, resultando em parcerias que favorecem nossos estudantes que desejam ingressar em universidades fora do país, como a FCT – Universidade Nova de Lisboa.
O Planck Global Guidance, focado em aprovações em universidades estrangeiras, acompanha o estudante por todo processo desde a 1ª Série do Ensino Médio, com o Application Program, que faz parte da preparação completa da 1ª à 3ª Série, e também pode ser escolhido por estudantes da 3ªSérie do EM que decidem durante o último ano se dedicar à estudar fora após a
formatura. Também preparamos estudantes para o SAT Exam, que funciona como porta de entrada para universidades internacionais e também nacionais, como o nosso ENEM. No entanto, além da abordagem de conteúdos diferentes, o SAT acontece seis vezes durante o ano, oferecendo uma quantidade maior de oportunidades para aprovação do estudante.
E para quem busca uma experiência ainda mais imersiva, o nosso Summer Program leva estudantes da 1ª à 2ª Série do Ensino Médio para vivenciar a realidade de universidades durante as férias escolares de Julho. Incluindo para Georgetown, programa disponível também para estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental.
- Idiomas
Seguindo nosso projeto pedagógico, o Colégio Planck entende que, além da bagagem cultural, falar outro idioma é essencial para a formação acadêmica e profissional do estudante, o equipando com ferramentas para se destacar no mercado de trabalho e outras vivências!
Por isso existe um sério investimento na qualificação do aprendizado de uma segunda ou terceira língua para nossos estudantes, proporcionando ensino de qualidade em Inglês, Espanhol e Francês.
- Planck ONU
Em instituições ao redor do mundo, as simulações da ONU são uma ótima oportunidade para aprender na prática a solucionar problemas, debater e compreender situações.
O Planck ONU é uma das 37 atividades extracurriculares oferecidas no contraturno, na qual nossos estudantes estruturam ao longo de todo o ano letivo a simulação final. Com encontros semanais no período da tarde, os participantes discutem, organizam, planejam e estudam para realizar o evento no segundo semestre.
Nestes dias de simulação, eles vivenciam o desafio de debater políticas internas e externas, em comitês representantes da ONU, com a participação de diretores, jornalistas e interventores, também representados por estudantes. Essa experiência proporciona a oportunidade de conhecer novas realidades, aprendendo sobre o país ou organização que representam, e também exercitar a comunicação social, uma vez que cada comitê debate um tema ou situação, sendo responsável por desenvolver e apresentar uma solução para tais questões até o final da simulação.
Somos referência como Centro Aplicador de exames Cambridge English, isto é, além de preparar nossos estudantes para as aplicações, também oferecemos nosso espaço do Colégio Planck para a realização das provas!
Esse programa, em parceria com a Open Centre SP e Cambridge University, permite que todo estudante, e até membros da comunidade do Vale do Paraíba, possam fazer a inscrição conosco e realizar os exames em nosso espaço.
Por meio do exame da renomada Cambridge University, fundada em 1209
e destaque em 3º Lugar como a melhor universidade do mundo – segundo o Academic Ranking of World Universities – os estudantes conquistam certificação reconhecida internacionalmente pela sua excelência e compromisso com a Língua Inglesa. Além disso, é feita uma análise de habilidades comunicativas do candidato, fornecendo um relatório de performance e um norte para seus estudos.
De 2020 a 2021, mesmo em meio ao ano de pandemia, 53 estudantes Planck conquistaram seu certificado de proficiência em Inglês, medindo seu nível de habilidade no idioma e obtendo o documento mundialmente reconhecido por tal feito.
O Colégio Planck mantém uma parceria com a Universidade Nova de Lisboa, localizada em Portugal e reconhecida por sua qualidade de ensino na Europa, para os cursos da Faculdade de Ciências e Tecnologia, a qual prevê o ingresso de estudantes interessados e recomendados pelo Colégio Planck sem a necessidade de provas de aplicação, facilitando a aprovação nesta instituição.
Os estudantes recomendados pelo Colégio têm direito a uma bolsa de 50% do valor da anuidade no primeiro ano de estudo (de €7000 por €3500), sendo esta renovada anualmente se comprovado bom desempenho.
Essa colaboração é fruto de nossa excelência e reconhecimento internacional, representados por Nicole Ribeiro, nossa College Counselor, e também do reconhecimento da qualidade do PGG – Planck Global Guidance.
PGG
O Planck Global Guidance é um programa que prepara nossos estudantes durante os três anos do Ensino Médio para o processo de Application em universidades do mundo todo. Seguindo um cronograma progressivo, com foco pré-estabelecido em autoconhecimento, exame de proficiência, SAT, aplicações para universidades e cartas de recomendação. Dessa forma, o estudante que almeja estudar no exterior vai encontrar no PGG um programa completo de consultoria educacional para os processos seletivos em universidades fora do país.
Desde a 1ª Série do Ensino Médio, o Planck já apresenta o seu programa para os processos seletivos internacionais. São mais de 7.000 universidades para o estudante escolher, com diversas instituições localizadas nos Estados Unidos, Nova Zelândia, Holanda, Inglaterra, Austrália, Portugal, Alemanha, República Checa e Canadá. Durante a preparação, passamos por várias etapas que os ajudam a entender melhor onde e o que querem estudar, como é a vida universitária em outros países, suas possibilidades de bolsa de estudos, financiamento estudantil e custo de vida, assim como prepará-los para testes e toda a parte burocrática necessária. Sendo assim, um processo de trabalho holístico em alguns momentos, e em outros, seguindo um método bastante pragmático, visando alcançar os objetivos do participante.
Por meio deste programa, cerca de 15 Alumni Planck já obtiveram sucesso em suas aplicações internacionais. Conheça alguns deles:
Vantagens
Desde o primeiro ano do PGG, os estudantes são estimulados a desenvolver sua autonomia e autoconfiança, seguindo um processo de tomada de decisões desde o início. Sabendo-se disso, cada participante faz pesquisas e reflete quanto ao local onde quer estudar, considerando o país, a cidade e a universidade. Este exercício promove também o autoconhecimento do estudante, definindo qual será seu objetivo ao final do programa.
Dessa forma, o estudante passa a analisar sua área de atuação acadêmica e social, buscando mostrar interesses extracurriculares que somem ao seu currículo ao final do processo e acrescentando em sua rotina fatores necessários para conquistar sua aprovação internacional, tais como:
- Autoconhecimento
- Currículo-Forte
- Auto Expressão
- Hábitos de Estudo
- Foco e Dedicação
- Independência
- Autonomia
Após a fase de análise de opções, já sabendo quais instituições combinam mais com o estudante e suas metas, este programa vai se tornando mais concreto e objetivo. Uma vez que as opções são afuniladas, é feita a verificação dos requisitos para a universidade escolhida junto ao estudante, orientando-o aos testes de idiomas necessários e os testes padronizados de entrada, como os SATs, o qual inclui um curso preparatório, com diversos simulados e feedbacks.
O próximo passo do programa é mais palpável, no qual cada estudante faz individualmente o preenchimento de seus “Application Forms” (Questionários), recebendo a orientação da nossa College Counselor durante todo o processo.
Em seguida, o estudante dedica-se à escrita de seus ‘Essays’ (Redações), os quais fazem parte de sua aplicação e devem contar sua trajetória pessoal e apresentar-se à universidade.
Como dito anteriormente, é a College Counselor que se responsabiliza pela tradução do Histórico Escolar, cartas de recomendação e outros documentos que possam vir a ser requisitados, para que, finalmente, o estudante possa ingressar na fase de entrevistas.
Já orientado e preparado, o estudante encara a fase de entrevistas com representantes da universidade de interesse, por meio das quais ele deve mostrar os motivos que o destacam como um bom candidato para esta instituição, já que a busca por novos estudantes vai muito além de sua nota.
Muitos pais e responsáveis se perguntam sobre as diferenças entre programas de ensino e qual pode melhor preparar seu filho para as opções de universidades no exterior e no Brasil. Para encontrar uma resposta do que é melhor para sua rotina e bem estar, a solução é conhecer mais sobre cada um deles.
O High School tem uma grande carga extra de estudos relacionadas às matérias em inglês, exclusivas do currículo americano, as quais não agregam mais à candidatura em universidades internacionais do que outras atividades extracurriculares. Além disso, a realização do High School não garante a consultoria especializada e acompanhamento para o ingresso nas universidades americanas e/ou de outras partes do mundo.
No IB, ou International Baccalaureate, o currículo é altamente padronizado
e focado 100% nas opções fora do país. Para estudantes estrangeiros que mudam com frequência de país/escola, o IB oferece um currículo único, ideal para que não percam o ritmo de estudo. Mas o currículo, sendo mais direcionado para esse acolhimento, não prepara o estudante com todo o conteúdo do ENEM e outros vestibulares, limitando o candidato, caso mude de ideia, sobre o curso desejado para a universidade.
O Planck Global Guidance funciona de modo diferente, pois é um programa complementar ao Ensino Médio, com uma carga horária referente às disciplinas eletivas, mas que não compromete as aulas oferecidas no período regular do Colégio Planck. Com o PGG, o estudante se prepara para candidatar-se para qualquer universidade fora e dentro do país, administrando seu tempo extraclasse para desenvolver as atividades propostas, criar currículo individualizado, participar de reuniões presenciais ou por videoconferência com a College Counselor e representantes de universidades do mundo inteiro. Tudo isso enquanto estuda no Colégio Planck, realizando suas atividades do currículo brasileiro com uma educação bem estruturada, apoio socioemocional e planejamento de estudos em um Colégio de Alto Desempenho!
Desde o primeiro ano do PGG, os estudantes são estimulados a desenvolver sua autonomia e autoconfiança, seguindo um processo de tomada de decisões desde o início. Sabendo-se disso, cada participante faz pesquisas e reflete quanto ao local onde quer estudar, considerando o país, a cidade e a universidade. Este exercício promove também o autoconhecimento do estudante, definindo qual será seu objetivo ao final do programa.
Dessa forma, o estudante passa a analisar sua área de atuação acadêmica e social, buscando mostrar interesses extracurriculares que somem ao seu currículo ao final do processo e acrescentando em sua rotina fatores necessários para conquistar sua aprovação internacional, tais como:
- Autoconhecimento
- Currículo-Forte
- Auto Expressão
- Hábitos de Estudo
- Foco e Dedicação
- Independência
- Autonomia
Confira a seguir uma representação imagética das vantagens do programa Planck Global Guidance:
O Scholastic Aptitude Test (SAT) é um exame unificado, semelhante ao nosso ENEM, aceito em instituições de ensino nos Estados Unidos e em algumas brasileiras, faz parte do processo de admissão em faculdades. O exame avalia os conhecimentos e habilidades de raciocínio dos estudantes através de três áreas: Math (matemática), Critical Reading (linguagem e interpretação de textos) e Writing (escrita), e uma boa pontuação favorece as chances de aprovação do candidato. Pensando nisso, o Planck Internacional oferece um curso preparatório para o SAT, com simulados e feedbacks, seguindo as orientações de nossa College Counselor. Dessa forma, o candidato se adapta ao ritmo de prova, desenvolvendo autoconfiança e estratégias para uma realização efetiva do exame, alcançando notas de destaque entre as 10% melhores no mundo.
Confira detalhes sobre o curso preparatório:
20h de aulas preparatórias.
6 a 8 simulados.
Correção e feedback com exercícios extras para cada estudantes.
Orientação para inscrição.
Aula SAT Review ao final do processo, antes da prova.
Essa também pode ser uma opção para quem busca aprovações nacionais, já que universidades como INSPER, FGV, Instituto Mauá e ESPM aceitam a prova SAT como forma de ingresso em suas instituições. Por essa razão, também é possível prestar o SAT sem que o estudante faça parte do acompanhamento do Planck Global Guidance.
Exclusivo para estudantes da 3ª Série do Ensino Médio que decidiram buscar sua aprovação internacional durante o último ano no Colégio. Para isso, nossa College Counsellor prepara um plano personalizado para cada estudante, o acompanhando pelo processo de aplicação para instituições estrangeiras que possuem um sistema direto e simplificado de aplicações. Além de cuidar e organizar e preparar toda documentação necessária para sua aprovação internacional, assim o estudante poderá terminar o processo de ingresso às universidades tanto no Brasil quanto fora dele.
Confira em quais casos de interesse o PGG Application Program se encaixa:
- Community College
- Opções Europeias
- Opções Latinoamericanas
O Colégio Planck também possibilita aos seus estudantes da 1ª e 2ª Série do Ensino Médio a participação em um programa de ensino de férias no mês de julho, denominado Summer Program, no qual o estudante aprende que esse período não é só para descansar, mas também é o momento de aprender mais, seja fora ou dentro do país. O programa propõe o aprofundamento na língua inglesa como parte da formação no idioma, assim como uma experiência incrível que vai ampliar os horizontes de todos os participantes.
Durante um período de 1 a 7 semanas, o estudante terá a oportunidade de vivenciar todos os aspectos de estudar na universidade escolhida: morar em um alojamento e comer no refeitório da universidade, conhecer pessoas de várias culturas e ainda realizar um curso, em sua área de interesse, em um ambiente nacional diferente ou internacional. Todos alunos ficam hospedados no campus universitário, onde interagem com estudantes do mundo inteiro dentro e fora das aulas, resultando em um ganho enorme para seu desenvolvimento pessoal, linguístico e cultural.
Para o Colégio Planck, esse processo é muito positivo, porque concede aos estudantes mais segurança na escolha, além da possibilidade ampliar as expectativas e sonhos a partir dessa experiência. Uma vez que, com uma participação em uma universidade internacional, o estudante pode até mesmo observar a necessidade de se tornar cada vez melhor e mais atraente para o mercado de trabalho no futuro.
O critério de onde fazer o Summer depende do curso de interesse e perfil acadêmico de cada estudantes. Nossos estudantes já participaram de programas nacionais como Insper e ITA, e internacionais como Bentley University e Harvard University, nos Estados Unidos, Jacobs University, na Alemanha. Confira quais Alumni participaram dessa experiência e suas respectivas instituições escolhidas:
Summer em Georgetown
Como já exposto, o Summer proporciona uma experiência única a jovens de todo o mundo, neste programa do Planck Internacional, estudantes do Colégio Planck convivem e estudam por duas semanas na Universidade de Georgetown, localizada em Washington – DC, que se destaca como a 23º Melhor Universidade dos Estados Unidos, segundo a pesquisa de mesmo nome.
Diferente do Summer Program, o Summer em Georgetown é um programa personalizado, criado pelo Colégio Planck, para que estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental tenham a oportunidade de vivenciar esta experiência antes mesmo de ingressarem no Planck Global Guidance.
O planejamento dessa viagem conta com 20 aulas por semana, durante as férias de julho, com finais de semanas programados em Nova Iorque e Philadelphia! A turma estuda comunicação e artes, estratégias para testes (TOELF/SAT), projetos Unesco e exercitam seus traços de liderança, além de participar de diversas oficinas culturais e também conhecer outras importantes universidades americanas.