Tenho um pré-adolescente em casa como ajudá-lo no desempenho escolar?

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As imensas mudanças internas que ocorrem na pré-adolescência podem levar a um prejuízo no desempenho escolar. Como ajudar os estudantes que estão nesta fase? Leia esse post até o final para entender o que ocorre no corpo e na mente do pré-adolescente, seus sentimentos e descobertas, e dicas de como ajudá-los. Puberdade x desempenho escolar: existe relação? Parâmetros de algumas instituições ou documentos oficiais podem divergir sobre o início da adolescência. Para a Organização Mundial da Saúde, essa fase é compreendida dos 10 aos 19 anos, já o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) aponta que a adolescência vai dos 12 aos 18 anos. O maior consenso é que essa transição entre a infância e adolescência, conhecida como a pré-adolescência, começa por volta dos 10 anos e pode seguir até os 14 anos. A psicóloga Laira K. Batisteti da Costa explica que a puberdade é o período que marca essa transição trazendo grandes mudanças (físicas, emocionais e comportamentais) e modificando a relação desse estudante com o mundo e consigo mesmo. “Nessa fase do desenvolvimento, o cérebro passa por uma reorganização, eliminando aquilo que foi aprendido na primeira infância, mas que não é mais essencial, favorecendo assim novas conexões neurológicas. O córtex pré-frontal – que é responsável por ações como planejamento, organização, pensamentos sobre o futuro, raciocínio lógico e distinção entre risco e recompensa – fica mais maleável durante a adolescência. Uma grande dose de dopamina é produzida e injetada sempre que o adolescente faz algo em que se sente bem. É, por isso, que os adolescentes procuram experiências agradáveis, apesar dos riscos”, reforça a psicóloga. Segundo Laíra, se a relação com os estudos não for prazerosa e desafiadora, poderá sim ter queda em seu desempenho escolar: “Isso não é porque o adolescente é preguiçoso ou difícil, mas por estar passando por modificações físicas e emocionais, causadas pelos hormônios que estão entrando em ação para que ele possa iniciar a vida adulta”, explica. Pré-adolescentes passam a lidar com muitas questões emocionais Segundo a psicóloga, a produção dos hormônios sexuais altera não somente o corpo, mas também o humor e a percepção dos pré-adolescentes e adolescentes, fazendo com que tenham menos flexibilidade para negociar, assumindo posturas mais rígidas e extremistas diante de alguns assuntos, o que pode gerar conflitos de ideias com os adultos. “Os sentimentos são vividos com mais intensidade, podendo ter seu humor alterado de maneira brusca no decorrer do dia, com assuntos corriqueiros, estando muito feliz e eufórico ou triste com a sensação que o “mundo” não o aprova e que este é o pior dia de sua vida”, diz. Laíra revela que, além disso, as mudanças corporais e as comparações com amigos, podem inspirar curiosidade, ansiedade e medo, especialmente, se eles não sabem o que esperar ou o que é natural para esse período do desenvolvimento. Para o pré-adolescente, ocorre uma nova percepção do mundo Segundo a psicóloga, todas essas mudanças comportamentais ocorrem nessa fase porque a percepção de mundo dos pré-adolescentes é modificada, tanto pelas alterações físicas (produção hormonal e modificações no cérebro), como por aspectos psicológicos. “A formação de sua identidade está em pleno vapor e agora com olhar voltado para sua individualidade, pois há o desejo de se saber quem se é para além do espaço familiar. O pré-adolescente irá buscar descobrir quais são seus gostos e estilos (comida, música, roupas, filmes, etc). Tais descobertas podem causar alguns conflitos na família se os pais entenderem como uma afronta aos seus gostos e costumes e não aproveitarem a oportunidade para abordar temas como diversidade, respeito e os valores que a sua família pratica”. Querem mais privacidade A psicóloga revela que a privacidade é uma necessidade que irá surgir de maneira crescente, com comportamentos como fechar a porta do quarto e do banheiro, colocar fones de ouvido ou senha no celular e computador. “Nomearmos essa fase como a “aborrecência”, pode fazer com que o pré- adolescente sinta-se incompreendido e rejeitado. Menosprezar seus pensamentos e sentimentos também podem fazer com que ele se afaste ainda mais, buscando apoio em pessoas que talvez não tenham o esclarecimento necessário para ajudá-lo nessa transição”, revela. Segundo a psicóloga, é importante que a família e a equipe escolar coloquem-se na posição de praticar a escuta ativa, acolhendo os sentimentos e pensamentos, favorecendo a reflexão dos valores que se pratica e que juntos possam estabelecer os limites necessários para manter sua integridade biopsicossocial. Surgem novos interesses, inclusive, os amorosos Para a psicóloga, o surgimento dos interesses amorosos nessa faixa etária é natural, já que os hormônios que estão a pleno vapor são exatamente os sexuais. Diante disso, Laíra explica que é natural que o foco não seja mais somente os estudos. O pré-adolescente pode ter seu humor e estado de atenção e concentração alterados. “Não há idade certa para se permitir o namoro, mas sim um entendimento do que é mais adequado de acordo com valores da família, priorizando um diálogo afetivo”, aconselha. Como os pais podem observar o declínio do desempenho? Para a psicóloga, uma boa comunicação dos pais com o seu filho ou filha é fundamental para entender como tem sido sua experiência escolar. Ela sugere que os pais destinem um momento do dia para perguntar o que aprendeu de novo nas matérias, se algum tema despertou seu interesse, como foi o momento do intervalo, como estão os amigos e, principalmente, participe de sua vida acadêmica auxiliando nas tarefas escolares, aproximando-se da equipe pedagógica e participando de reuniões e eventos que a escola promova. “E se perceber algo que não está bem, procure entender com o estudante o que está acontecendo, o que está causando a desmotivação, evitando rótulos como adolescente não estuda porque é preguiçoso", alerta. Como driblar as distrações que prejudicam o desempenho? No mundo moderno e tecnológico, os pré-adolescentes não abrem mão dos smartphones e notebooks, onde podem ouvir músicas, jogar e assistir vídeos ou séries. São muitas distrações que podem tirar o foco do estudo. Para a psicóloga, para minimizar essas distrações, é importante que os estudantes escolham um local calmo e agradável, com boa iluminação e com menos ruído possível para a realização das tarefas escolares. Além disso, ela aponta que também vai ajudar a ter disponível todos os materiais que serão utilizados para o estudo daquele dia. Para isso, orienta uma prática muito apoiada pelo Colégio Planck que é estimular a autonomia na organização do material. “Pequenas interrupções para buscar uma borracha ou livro, podem prejudicar a concentração e foco na atividade e as telas (se não for o home school) devem permanecer desligadas neste momento”, diz. Como o Colégio pode ajudar nesse processo? Segundo a psicóloga, devido a reorganização cerebral do pré-adolescente, algumas iniciativas podem ajudar que ele tenha mais interesse e se sinta instigado pelas atividades escolares. “Mas isso não tem a ver com quantidade de atividades, mas com a complexidade e desafios propostos. O professor deve contemplar em seu planejamento semanal, pelo menos uma aula maker, onde os estudantes são convidados a “colocar as mãos na massa”, a partir de um tema proposto, refletir e construir soluções em um ambiente colaborativo, que favoreça a criatividade e a flexibilidade mental”, sugere. O Colégio Planck tem entre seus recursos pedagógicos o laboratório Design Maker no qual os estudantes são incentivados a criar, construir e a trabalhar de forma colaborativa, utilizando o design thinking e as habilidades de engenharia na construção de soluções. Outro projeto pedagógico do Planck é a Academia Sherlock que incentiva as propriedades investigativas dos estudantes para auxiliá-los na construção de conhecimento. Além disso, o desenvolvimento das competências socioemocionais também está entre os pilares do Colégio. Ajudar os estudantes a desenvolver essas habilidades vai auxiliá-los a lidar com emoções e prepará-los para muitas situações ao longo da vida. # Fica a dica da psicóloga 1 – Conheça seu pré-adolescente Tanto a família quanto o colégio, precisam conhecer seus pré-adolescentes: quais são seus gostos, seus interesses, os assuntos que estão em alta nas rodas de conversa e quais são seus valores. 2 – Mantenha uma comunicação empática e positiva Ter atitudes empáticas, uma escuta ativa e flexibilidade mental para refletir junto, é importante para manter uma boa comunicação e, com isso, favorecer, não só a motivação aos estudos, mas também considerar a vulnerabilidade peculiar a essa fase. Demonstre apoio e confiança, encorajando-o na realização das atividades, destacando seu engajamento e comprometimento. 3 – Mantenha a rotina Com a chegada da pré-adolescência, a maioria das famílias renuncia à rotina. Não existem mais horários para estudar, comer e, principalmente, dormir. É papel da família manter uma rotina saudável, com horários para todas as atividades, inclusive para os estudos. Isso não quer dizer que os pais devem impor a rotina, mas construir junto ao filho ou filha a rotina diária, dando autonomia para decidir a sequência e organização das atividades no cronograma, que deve, inclusive, contemplar momentos de lazer com amigos e familiares. 4 - Incentive uma atividade física Uma rotina totalmente dedicada aos estudos pode gerar um grande cansaço físico e complicações no processo de aprendizagem. A prática regular de uma atividade física promove inúmeros benefícios, como melhoria da memória, concentração, humor e do bem-estar; pois o organismo produz hormônios como a endorfina (que dá sensação de bem-estar e alegria) e a dopamina (que gera efeito analgésico e de relaxamento). Mas essa prática só fará sentido se o pré-adolescente encontrar aquilo que combine com seus interesses – seja natação, corrida, musculação, artes marciais, aulas de dança ou yoga.

As imensas mudanças internas que ocorrem na pré-adolescência podem levar a um prejuízo no desempenho escolar. Como ajudar os estudantes que estão nesta fase?

Leia esse post até o final para entender o que ocorre no corpo e na mente do pré-adolescente, seus sentimentos e descobertas, e dicas de como ajudá-los.

Puberdade x desempenho escolar: existe relação?

Parâmetros de algumas instituições ou documentos oficiais podem divergir sobre o início da adolescência. Para a Organização Mundial da Saúde, essa fase é compreendida dos 10 aos 19 anos, já o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) aponta que a adolescência vai dos 12 aos 18 anos. 

O maior consenso é que essa transição entre a infância e adolescência, conhecida como a pré-adolescência, começa por volta dos 10 anos e pode seguir até os 14 anos. 

A psicóloga Laira K. Batisteti da Costa explica que a puberdade é o período que marca essa transição trazendo grandes mudanças (físicas, emocionais e comportamentais) e modificando a relação desse estudante com o mundo e consigo mesmo.

Nessa fase do desenvolvimento, o cérebro passa por uma reorganização, eliminando aquilo que foi aprendido na primeira infância, mas que não é mais essencial, favorecendo assim novas conexões neurológicas. O córtex pré-frontal – que é responsável por ações como planejamento, organização, pensamentos sobre o futuro, raciocínio lógico e distinção entre risco e recompensa – fica mais maleável durante a adolescência. Uma grande dose de dopamina é produzida e injetada sempre que o adolescente faz algo em que se sente bem. É, por isso, que os adolescentes procuram experiências agradáveis, apesar dos riscos”, reforça a psicóloga.

Segundo Laíra, se a relação com os estudos não for prazerosa e desafiadora, poderá sim ter queda em seu desempenho escolar: “Isso não é porque o adolescente é preguiçoso ou difícil, mas por estar passando por modificações físicas e emocionais, causadas pelos hormônios que estão entrando em ação para que ele possa iniciar a vida adulta”, explica. 

As imensas mudanças internas que ocorrem na pré-adolescência podem levar a um prejuízo no desempenho escolar. Como ajudar os estudantes que estão nesta fase? Leia esse post até o final para entender o que ocorre no corpo e na mente do pré-adolescente, seus sentimentos e descobertas, e dicas de como ajudá-los. Puberdade x desempenho escolar: existe relação? Parâmetros de algumas instituições ou documentos oficiais podem divergir sobre o início da adolescência. Para a Organização Mundial da Saúde, essa fase é compreendida dos 10 aos 19 anos, já o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) aponta que a adolescência vai dos 12 aos 18 anos. O maior consenso é que essa transição entre a infância e adolescência, conhecida como a pré-adolescência, começa por volta dos 10 anos e pode seguir até os 14 anos. A psicóloga Laira K. Batisteti da Costa explica que a puberdade é o período que marca essa transição trazendo grandes mudanças (físicas, emocionais e comportamentais) e modificando a relação desse estudante com o mundo e consigo mesmo. “Nessa fase do desenvolvimento, o cérebro passa por uma reorganização, eliminando aquilo que foi aprendido na primeira infância, mas que não é mais essencial, favorecendo assim novas conexões neurológicas. O córtex pré-frontal – que é responsável por ações como planejamento, organização, pensamentos sobre o futuro, raciocínio lógico e distinção entre risco e recompensa – fica mais maleável durante a adolescência. Uma grande dose de dopamina é produzida e injetada sempre que o adolescente faz algo em que se sente bem. É, por isso, que os adolescentes procuram experiências agradáveis, apesar dos riscos”, reforça a psicóloga. Segundo Laíra, se a relação com os estudos não for prazerosa e desafiadora, poderá sim ter queda em seu desempenho escolar: “Isso não é porque o adolescente é preguiçoso ou difícil, mas por estar passando por modificações físicas e emocionais, causadas pelos hormônios que estão entrando em ação para que ele possa iniciar a vida adulta”, explica. Pré-adolescentes passam a lidar com muitas questões emocionais Segundo a psicóloga, a produção dos hormônios sexuais altera não somente o corpo, mas também o humor e a percepção dos pré-adolescentes e adolescentes, fazendo com que tenham menos flexibilidade para negociar, assumindo posturas mais rígidas e extremistas diante de alguns assuntos, o que pode gerar conflitos de ideias com os adultos. “Os sentimentos são vividos com mais intensidade, podendo ter seu humor alterado de maneira brusca no decorrer do dia, com assuntos corriqueiros, estando muito feliz e eufórico ou triste com a sensação que o “mundo” não o aprova e que este é o pior dia de sua vida”, diz. Laíra revela que, além disso, as mudanças corporais e as comparações com amigos, podem inspirar curiosidade, ansiedade e medo, especialmente, se eles não sabem o que esperar ou o que é natural para esse período do desenvolvimento. Para o pré-adolescente, ocorre uma nova percepção do mundo Segundo a psicóloga, todas essas mudanças comportamentais ocorrem nessa fase porque a percepção de mundo dos pré-adolescentes é modificada, tanto pelas alterações físicas (produção hormonal e modificações no cérebro), como por aspectos psicológicos. “A formação de sua identidade está em pleno vapor e agora com olhar voltado para sua individualidade, pois há o desejo de se saber quem se é para além do espaço familiar. O pré-adolescente irá buscar descobrir quais são seus gostos e estilos (comida, música, roupas, filmes, etc). Tais descobertas podem causar alguns conflitos na família se os pais entenderem como uma afronta aos seus gostos e costumes e não aproveitarem a oportunidade para abordar temas como diversidade, respeito e os valores que a sua família pratica”. Querem mais privacidade A psicóloga revela que a privacidade é uma necessidade que irá surgir de maneira crescente, com comportamentos como fechar a porta do quarto e do banheiro, colocar fones de ouvido ou senha no celular e computador. “Nomearmos essa fase como a “aborrecência”, pode fazer com que o pré- adolescente sinta-se incompreendido e rejeitado. Menosprezar seus pensamentos e sentimentos também podem fazer com que ele se afaste ainda mais, buscando apoio em pessoas que talvez não tenham o esclarecimento necessário para ajudá-lo nessa transição”, revela. Segundo a psicóloga, é importante que a família e a equipe escolar coloquem-se na posição de praticar a escuta ativa, acolhendo os sentimentos e pensamentos, favorecendo a reflexão dos valores que se pratica e que juntos possam estabelecer os limites necessários para manter sua integridade biopsicossocial. Surgem novos interesses, inclusive, os amorosos Para a psicóloga, o surgimento dos interesses amorosos nessa faixa etária é natural, já que os hormônios que estão a pleno vapor são exatamente os sexuais. Diante disso, Laíra explica que é natural que o foco não seja mais somente os estudos. O pré-adolescente pode ter seu humor e estado de atenção e concentração alterados. “Não há idade certa para se permitir o namoro, mas sim um entendimento do que é mais adequado de acordo com valores da família, priorizando um diálogo afetivo”, aconselha. Como os pais podem observar o declínio do desempenho? Para a psicóloga, uma boa comunicação dos pais com o seu filho ou filha é fundamental para entender como tem sido sua experiência escolar. Ela sugere que os pais destinem um momento do dia para perguntar o que aprendeu de novo nas matérias, se algum tema despertou seu interesse, como foi o momento do intervalo, como estão os amigos e, principalmente, participe de sua vida acadêmica auxiliando nas tarefas escolares, aproximando-se da equipe pedagógica e participando de reuniões e eventos que a escola promova. “E se perceber algo que não está bem, procure entender com o estudante o que está acontecendo, o que está causando a desmotivação, evitando rótulos como adolescente não estuda porque é preguiçoso", alerta. Como driblar as distrações que prejudicam o desempenho? No mundo moderno e tecnológico, os pré-adolescentes não abrem mão dos smartphones e notebooks, onde podem ouvir músicas, jogar e assistir vídeos ou séries. São muitas distrações que podem tirar o foco do estudo. Para a psicóloga, para minimizar essas distrações, é importante que os estudantes escolham um local calmo e agradável, com boa iluminação e com menos ruído possível para a realização das tarefas escolares. Além disso, ela aponta que também vai ajudar a ter disponível todos os materiais que serão utilizados para o estudo daquele dia. Para isso, orienta uma prática muito apoiada pelo Colégio Planck que é estimular a autonomia na organização do material. “Pequenas interrupções para buscar uma borracha ou livro, podem prejudicar a concentração e foco na atividade e as telas (se não for o home school) devem permanecer desligadas neste momento”, diz. Como o Colégio pode ajudar nesse processo? Segundo a psicóloga, devido a reorganização cerebral do pré-adolescente, algumas iniciativas podem ajudar que ele tenha mais interesse e se sinta instigado pelas atividades escolares. “Mas isso não tem a ver com quantidade de atividades, mas com a complexidade e desafios propostos. O professor deve contemplar em seu planejamento semanal, pelo menos uma aula maker, onde os estudantes são convidados a “colocar as mãos na massa”, a partir de um tema proposto, refletir e construir soluções em um ambiente colaborativo, que favoreça a criatividade e a flexibilidade mental”, sugere. O Colégio Planck tem entre seus recursos pedagógicos o laboratório Design Maker no qual os estudantes são incentivados a criar, construir e a trabalhar de forma colaborativa, utilizando o design thinking e as habilidades de engenharia na construção de soluções. Outro projeto pedagógico do Planck é a Academia Sherlock que incentiva as propriedades investigativas dos estudantes para auxiliá-los na construção de conhecimento. Além disso, o desenvolvimento das competências socioemocionais também está entre os pilares do Colégio. Ajudar os estudantes a desenvolver essas habilidades vai auxiliá-los a lidar com emoções e prepará-los para muitas situações ao longo da vida. # Fica a dica da psicóloga 1 – Conheça seu pré-adolescente Tanto a família quanto o colégio, precisam conhecer seus pré-adolescentes: quais são seus gostos, seus interesses, os assuntos que estão em alta nas rodas de conversa e quais são seus valores. 2 – Mantenha uma comunicação empática e positiva Ter atitudes empáticas, uma escuta ativa e flexibilidade mental para refletir junto, é importante para manter uma boa comunicação e, com isso, favorecer, não só a motivação aos estudos, mas também considerar a vulnerabilidade peculiar a essa fase. Demonstre apoio e confiança, encorajando-o na realização das atividades, destacando seu engajamento e comprometimento. 3 – Mantenha a rotina Com a chegada da pré-adolescência, a maioria das famílias renuncia à rotina. Não existem mais horários para estudar, comer e, principalmente, dormir. É papel da família manter uma rotina saudável, com horários para todas as atividades, inclusive para os estudos. Isso não quer dizer que os pais devem impor a rotina, mas construir junto ao filho ou filha a rotina diária, dando autonomia para decidir a sequência e organização das atividades no cronograma, que deve, inclusive, contemplar momentos de lazer com amigos e familiares. 4 - Incentive uma atividade física Uma rotina totalmente dedicada aos estudos pode gerar um grande cansaço físico e complicações no processo de aprendizagem. A prática regular de uma atividade física promove inúmeros benefícios, como melhoria da memória, concentração, humor e do bem-estar; pois o organismo produz hormônios como a endorfina (que dá sensação de bem-estar e alegria) e a dopamina (que gera efeito analgésico e de relaxamento). Mas essa prática só fará sentido se o pré-adolescente encontrar aquilo que combine com seus interesses – seja natação, corrida, musculação, artes marciais, aulas de dança ou yoga.

Pré-adolescentes passam a lidar com muitas questões emocionais

Segundo a psicóloga, a produção dos hormônios sexuais na pré-adolescência altera não somente o corpo, mas também o humor e a percepção dos pré-adolescentes e adolescentes, fazendo com que tenham menos flexibilidade para negociar, assumindo posturas mais rígidas e extremistas diante de alguns assuntos, o que pode gerar conflitos de ideias com os adultos.

“Os sentimentos são vividos com mais intensidade, podendo ter seu humor alterado de maneira brusca no decorrer do dia, com assuntos corriqueiros, estando muito feliz e eufórico ou triste com a sensação que o “mundo” não o aprova e que este é o pior dia de sua vida”, diz.

Laíra revela que, além disso, as mudanças corporais e as comparações com amigos, podem inspirar curiosidade, ansiedade e medo, especialmente, se eles não sabem o que esperar ou o que é natural para esse período do desenvolvimento.

As imensas mudanças internas que ocorrem na pré-adolescência podem levar a um prejuízo no desempenho escolar. Como ajudar os estudantes que estão nesta fase? Leia esse post até o final para entender o que ocorre no corpo e na mente do pré-adolescente, seus sentimentos e descobertas, e dicas de como ajudá-los. Puberdade x desempenho escolar: existe relação? Parâmetros de algumas instituições ou documentos oficiais podem divergir sobre o início da adolescência. Para a Organização Mundial da Saúde, essa fase é compreendida dos 10 aos 19 anos, já o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) aponta que a adolescência vai dos 12 aos 18 anos. O maior consenso é que essa transição entre a infância e adolescência, conhecida como a pré-adolescência, começa por volta dos 10 anos e pode seguir até os 14 anos. A psicóloga Laira K. Batisteti da Costa explica que a puberdade é o período que marca essa transição trazendo grandes mudanças (físicas, emocionais e comportamentais) e modificando a relação desse estudante com o mundo e consigo mesmo. “Nessa fase do desenvolvimento, o cérebro passa por uma reorganização, eliminando aquilo que foi aprendido na primeira infância, mas que não é mais essencial, favorecendo assim novas conexões neurológicas. O córtex pré-frontal – que é responsável por ações como planejamento, organização, pensamentos sobre o futuro, raciocínio lógico e distinção entre risco e recompensa – fica mais maleável durante a adolescência. Uma grande dose de dopamina é produzida e injetada sempre que o adolescente faz algo em que se sente bem. É, por isso, que os adolescentes procuram experiências agradáveis, apesar dos riscos”, reforça a psicóloga. Segundo Laíra, se a relação com os estudos não for prazerosa e desafiadora, poderá sim ter queda em seu desempenho escolar: “Isso não é porque o adolescente é preguiçoso ou difícil, mas por estar passando por modificações físicas e emocionais, causadas pelos hormônios que estão entrando em ação para que ele possa iniciar a vida adulta”, explica. Pré-adolescentes passam a lidar com muitas questões emocionais Segundo a psicóloga, a produção dos hormônios sexuais altera não somente o corpo, mas também o humor e a percepção dos pré-adolescentes e adolescentes, fazendo com que tenham menos flexibilidade para negociar, assumindo posturas mais rígidas e extremistas diante de alguns assuntos, o que pode gerar conflitos de ideias com os adultos. “Os sentimentos são vividos com mais intensidade, podendo ter seu humor alterado de maneira brusca no decorrer do dia, com assuntos corriqueiros, estando muito feliz e eufórico ou triste com a sensação que o “mundo” não o aprova e que este é o pior dia de sua vida”, diz. Laíra revela que, além disso, as mudanças corporais e as comparações com amigos, podem inspirar curiosidade, ansiedade e medo, especialmente, se eles não sabem o que esperar ou o que é natural para esse período do desenvolvimento. Para o pré-adolescente, ocorre uma nova percepção do mundo Segundo a psicóloga, todas essas mudanças comportamentais ocorrem nessa fase porque a percepção de mundo dos pré-adolescentes é modificada, tanto pelas alterações físicas (produção hormonal e modificações no cérebro), como por aspectos psicológicos. “A formação de sua identidade está em pleno vapor e agora com olhar voltado para sua individualidade, pois há o desejo de se saber quem se é para além do espaço familiar. O pré-adolescente irá buscar descobrir quais são seus gostos e estilos (comida, música, roupas, filmes, etc). Tais descobertas podem causar alguns conflitos na família se os pais entenderem como uma afronta aos seus gostos e costumes e não aproveitarem a oportunidade para abordar temas como diversidade, respeito e os valores que a sua família pratica”. Querem mais privacidade A psicóloga revela que a privacidade é uma necessidade que irá surgir de maneira crescente, com comportamentos como fechar a porta do quarto e do banheiro, colocar fones de ouvido ou senha no celular e computador. “Nomearmos essa fase como a “aborrecência”, pode fazer com que o pré- adolescente sinta-se incompreendido e rejeitado. Menosprezar seus pensamentos e sentimentos também podem fazer com que ele se afaste ainda mais, buscando apoio em pessoas que talvez não tenham o esclarecimento necessário para ajudá-lo nessa transição”, revela. Segundo a psicóloga, é importante que a família e a equipe escolar coloquem-se na posição de praticar a escuta ativa, acolhendo os sentimentos e pensamentos, favorecendo a reflexão dos valores que se pratica e que juntos possam estabelecer os limites necessários para manter sua integridade biopsicossocial. Surgem novos interesses, inclusive, os amorosos Para a psicóloga, o surgimento dos interesses amorosos nessa faixa etária é natural, já que os hormônios que estão a pleno vapor são exatamente os sexuais. Diante disso, Laíra explica que é natural que o foco não seja mais somente os estudos. O pré-adolescente pode ter seu humor e estado de atenção e concentração alterados. “Não há idade certa para se permitir o namoro, mas sim um entendimento do que é mais adequado de acordo com valores da família, priorizando um diálogo afetivo”, aconselha. Como os pais podem observar o declínio do desempenho? Para a psicóloga, uma boa comunicação dos pais com o seu filho ou filha é fundamental para entender como tem sido sua experiência escolar. Ela sugere que os pais destinem um momento do dia para perguntar o que aprendeu de novo nas matérias, se algum tema despertou seu interesse, como foi o momento do intervalo, como estão os amigos e, principalmente, participe de sua vida acadêmica auxiliando nas tarefas escolares, aproximando-se da equipe pedagógica e participando de reuniões e eventos que a escola promova. “E se perceber algo que não está bem, procure entender com o estudante o que está acontecendo, o que está causando a desmotivação, evitando rótulos como adolescente não estuda porque é preguiçoso", alerta. Como driblar as distrações que prejudicam o desempenho? No mundo moderno e tecnológico, os pré-adolescentes não abrem mão dos smartphones e notebooks, onde podem ouvir músicas, jogar e assistir vídeos ou séries. São muitas distrações que podem tirar o foco do estudo. Para a psicóloga, para minimizar essas distrações, é importante que os estudantes escolham um local calmo e agradável, com boa iluminação e com menos ruído possível para a realização das tarefas escolares. Além disso, ela aponta que também vai ajudar a ter disponível todos os materiais que serão utilizados para o estudo daquele dia. Para isso, orienta uma prática muito apoiada pelo Colégio Planck que é estimular a autonomia na organização do material. “Pequenas interrupções para buscar uma borracha ou livro, podem prejudicar a concentração e foco na atividade e as telas (se não for o home school) devem permanecer desligadas neste momento”, diz. Como o Colégio pode ajudar nesse processo? Segundo a psicóloga, devido a reorganização cerebral do pré-adolescente, algumas iniciativas podem ajudar que ele tenha mais interesse e se sinta instigado pelas atividades escolares. “Mas isso não tem a ver com quantidade de atividades, mas com a complexidade e desafios propostos. O professor deve contemplar em seu planejamento semanal, pelo menos uma aula maker, onde os estudantes são convidados a “colocar as mãos na massa”, a partir de um tema proposto, refletir e construir soluções em um ambiente colaborativo, que favoreça a criatividade e a flexibilidade mental”, sugere. O Colégio Planck tem entre seus recursos pedagógicos o laboratório Design Maker no qual os estudantes são incentivados a criar, construir e a trabalhar de forma colaborativa, utilizando o design thinking e as habilidades de engenharia na construção de soluções. Outro projeto pedagógico do Planck é a Academia Sherlock que incentiva as propriedades investigativas dos estudantes para auxiliá-los na construção de conhecimento. Além disso, o desenvolvimento das competências socioemocionais também está entre os pilares do Colégio. Ajudar os estudantes a desenvolver essas habilidades vai auxiliá-los a lidar com emoções e prepará-los para muitas situações ao longo da vida. # Fica a dica da psicóloga 1 – Conheça seu pré-adolescente Tanto a família quanto o colégio, precisam conhecer seus pré-adolescentes: quais são seus gostos, seus interesses, os assuntos que estão em alta nas rodas de conversa e quais são seus valores. 2 – Mantenha uma comunicação empática e positiva Ter atitudes empáticas, uma escuta ativa e flexibilidade mental para refletir junto, é importante para manter uma boa comunicação e, com isso, favorecer, não só a motivação aos estudos, mas também considerar a vulnerabilidade peculiar a essa fase. Demonstre apoio e confiança, encorajando-o na realização das atividades, destacando seu engajamento e comprometimento. 3 – Mantenha a rotina Com a chegada da pré-adolescência, a maioria das famílias renuncia à rotina. Não existem mais horários para estudar, comer e, principalmente, dormir. É papel da família manter uma rotina saudável, com horários para todas as atividades, inclusive para os estudos. Isso não quer dizer que os pais devem impor a rotina, mas construir junto ao filho ou filha a rotina diária, dando autonomia para decidir a sequência e organização das atividades no cronograma, que deve, inclusive, contemplar momentos de lazer com amigos e familiares. 4 - Incentive uma atividade física Uma rotina totalmente dedicada aos estudos pode gerar um grande cansaço físico e complicações no processo de aprendizagem. A prática regular de uma atividade física promove inúmeros benefícios, como melhoria da memória, concentração, humor e do bem-estar; pois o organismo produz hormônios como a endorfina (que dá sensação de bem-estar e alegria) e a dopamina (que gera efeito analgésico e de relaxamento). Mas essa prática só fará sentido se o pré-adolescente encontrar aquilo que combine com seus interesses – seja natação, corrida, musculação, artes marciais, aulas de dança ou yoga.

Para o pré-adolescente, ocorre uma nova percepção do mundo

Segundo a psicóloga, todas essas mudanças comportamentais ocorrem nessa fase porque a percepção de mundo dos pré-adolescentes é modificada,  tanto pelas alterações físicas (produção hormonal e modificações no cérebro), como por aspectos psicológicos.

“A formação de sua identidade está em pleno vapor e agora com olhar voltado para sua individualidade, pois há o desejo de se saber quem se é para além do espaço familiar. O pré-adolescente irá buscar descobrir quais são seus gostos e estilos (comida, música, roupas, filmes, etc). Tais descobertas podem causar alguns conflitos na família se os pais entenderem como uma afronta aos seus gostos e costumes e não aproveitarem a oportunidade para abordar temas como diversidade, respeito e os valores que a sua família pratica”.

Querem mais privacidade

A psicóloga revela que a privacidade é uma necessidade que irá surgir de maneira crescente na pré-adolescência, com comportamentos como fechar a porta do quarto e do banheiro, colocar fones de ouvido ou senha no celular e computador.

“Nomearmos essa fase como a “aborrecência”, pode fazer com que o pré- adolescente sinta-se incompreendido e rejeitado. Menosprezar seus pensamentos e sentimentos também podem fazer com que ele se afaste ainda mais, buscando apoio em pessoas que talvez não tenham o esclarecimento necessário para ajudá-lo nessa transição”, revela.

Segundo a psicóloga, é importante que a família e a equipe escolar coloquem-se na posição de praticar a escuta ativa, acolhendo os sentimentos e pensamentos, favorecendo a reflexão dos valores que se pratica e que juntos possam estabelecer os limites necessários para manter sua integridade biopsicossocial.  

Como ocorre em todo fim de ano, o Colégio Planck realizou o evento Percursos & Conquistas na última semana de novembro. Essa atividade de encerramento, especialmente neste ano, mostrou que muitas conquistas foram realizadas nesse percurso tão desafiador de 2020. Evento Percursos & Conquistas traz fechamento de ciclo O evento “Percursos & Conquistas” reúne os estudantes e famílias para uma Mostra de Ciências e Projetos de Humanidades, para apresentar a concretização de parte do que foi construído ao longo do ano letivo. Neste ano, especialmente devido à pandemia, as famílias assistiram à atividade pela internet, nas redes sociais do Colégio Planck. A finalidade do evento anual é celebrar as conquistas, mas também envolve a realização de atividades diversificadas para proporcionar um dia especial a todos. Neste período, totalmente atípico da vida escolar, o professor e diretor Marcelo Pelisson reforça que muito foi conquistado. “Esse não foi um ano perdido e esse evento consegue mostrar isso para os pais, que ficaram em casa assistindo”, diz. Durante o sábado, dia 28 de novembro, os estudantes mostraram todo o talento e conhecimento adquirido em apresentações de música, mostras de artes plásticas, fotografia e ciências. Uma boa parte de todos os trabalhos foi realizada enquanto os estudantes ainda estavam no formato de aulas remotas. Saldo para lá de positivo Professores, coordenadores e diretores avaliaram o saldo positivo da atividade, que exigiu mais criatividade, engajamento, comprometimento, disciplina e confiança dos estudantes tanto no período remoto como na volta às atividades presenciais. Todas essas habilidades socioemocionais são sempre estimuladas no projeto pedagógico do Colégio Planck e desenvolvem o estudante para a vida. Já os próprios estudantes, com muitos sorrisos nos rostos e brilho nos olhos, reconheceram o tamanho dos desafios, do aprendizado e da superação ao concluir o ano e apresentar suas conquistas. Por isso, o sentimento apresentado por todos foi o da vitória. O professor e diretor André Guadalupe reafirmou que, apesar de todos os contratempos e dificuldades, foi sim um ano de muito aprendizado e muito crescimento. Assim, o sentimento de agradecimento foi geral para os estudantes e equipe Planck.

Surgem novos interesses, inclusive, os amorosos

Para a psicóloga, o surgimento dos interesses amorosos nessa faixa etária é natural, já que os hormônios que estão a pleno vapor são exatamente os sexuais. 

Diante disso, Laíra explica que é natural que o foco não seja mais somente os estudos. O pré-adolescente pode ter seu humor e estado de atenção e concentração alterados.

“Não há idade certa para se permitir o namoro, mas sim um entendimento do que é mais adequado de acordo com valores da família, priorizando um diálogo afetivo”, aconselha.

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Como os pais podem observar o declínio do desempenho?

Para a psicóloga, uma boa comunicação dos pais com o  filho ou filha na pré-adolescência e adolescência é fundamental para entender como tem sido sua experiência escolar. 

Ela sugere que os pais destinem um momento do dia para perguntar o que aprendeu de novo nas matérias, se algum tema despertou seu interesse, como foi o momento do intervalo, como estão os amigos e, principalmente, participe de sua vida acadêmica auxiliando nas tarefas escolares, aproximando-se da equipe pedagógica e participando de reuniões e eventos que a escola promova.

“E se perceber algo que não está bem, procure entender com o estudante o que está acontecendo, o que está causando a desmotivação, evitando rótulos como adolescente não estuda porque é preguiçoso”, alerta.

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Como driblar as distrações que prejudicam o desempenho?

No mundo moderno e tecnológico, os pré-adolescentes não abrem mão dos smartphones e notebooks, onde podem ouvir músicas, jogar e assistir vídeos ou séries. São muitas distrações que podem tirar o foco do estudo.

Para a psicóloga, para minimizar essas distrações, é importante que os estudantes escolham um local calmo e agradável, com boa iluminação e com menos ruído possível para a realização das tarefas escolares. 

Além disso, ela aponta que também vai ajudar a ter disponível todos os materiais que serão utilizados para o estudo daquele dia. 

Para isso, orienta uma prática muito apoiada pelo Colégio Planck que é  estimular a autonomia na organização do material. “Pequenas interrupções para buscar uma borracha ou livro, podem prejudicar a concentração e foco na atividade e as telas (se não for o home school) devem permanecer desligadas neste momento”, diz.

As imensas mudanças internas que ocorrem na pré-adolescência podem levar a um prejuízo no desempenho escolar. Como ajudar os estudantes que estão nesta fase? Leia esse post até o final para entender o que ocorre no corpo e na mente do pré-adolescente, seus sentimentos e descobertas, e dicas de como ajudá-los. Puberdade x desempenho escolar: existe relação? Parâmetros de algumas instituições ou documentos oficiais podem divergir sobre o início da adolescência. Para a Organização Mundial da Saúde, essa fase é compreendida dos 10 aos 19 anos, já o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) aponta que a adolescência vai dos 12 aos 18 anos. O maior consenso é que essa transição entre a infância e adolescência, conhecida como a pré-adolescência, começa por volta dos 10 anos e pode seguir até os 14 anos. A psicóloga Laira K. Batisteti da Costa explica que a puberdade é o período que marca essa transição trazendo grandes mudanças (físicas, emocionais e comportamentais) e modificando a relação desse estudante com o mundo e consigo mesmo. “Nessa fase do desenvolvimento, o cérebro passa por uma reorganização, eliminando aquilo que foi aprendido na primeira infância, mas que não é mais essencial, favorecendo assim novas conexões neurológicas. O córtex pré-frontal – que é responsável por ações como planejamento, organização, pensamentos sobre o futuro, raciocínio lógico e distinção entre risco e recompensa – fica mais maleável durante a adolescência. Uma grande dose de dopamina é produzida e injetada sempre que o adolescente faz algo em que se sente bem. É, por isso, que os adolescentes procuram experiências agradáveis, apesar dos riscos”, reforça a psicóloga. Segundo Laíra, se a relação com os estudos não for prazerosa e desafiadora, poderá sim ter queda em seu desempenho escolar: “Isso não é porque o adolescente é preguiçoso ou difícil, mas por estar passando por modificações físicas e emocionais, causadas pelos hormônios que estão entrando em ação para que ele possa iniciar a vida adulta”, explica. Pré-adolescentes passam a lidar com muitas questões emocionais Segundo a psicóloga, a produção dos hormônios sexuais altera não somente o corpo, mas também o humor e a percepção dos pré-adolescentes e adolescentes, fazendo com que tenham menos flexibilidade para negociar, assumindo posturas mais rígidas e extremistas diante de alguns assuntos, o que pode gerar conflitos de ideias com os adultos. “Os sentimentos são vividos com mais intensidade, podendo ter seu humor alterado de maneira brusca no decorrer do dia, com assuntos corriqueiros, estando muito feliz e eufórico ou triste com a sensação que o “mundo” não o aprova e que este é o pior dia de sua vida”, diz. Laíra revela que, além disso, as mudanças corporais e as comparações com amigos, podem inspirar curiosidade, ansiedade e medo, especialmente, se eles não sabem o que esperar ou o que é natural para esse período do desenvolvimento. Para o pré-adolescente, ocorre uma nova percepção do mundo Segundo a psicóloga, todas essas mudanças comportamentais ocorrem nessa fase porque a percepção de mundo dos pré-adolescentes é modificada, tanto pelas alterações físicas (produção hormonal e modificações no cérebro), como por aspectos psicológicos. “A formação de sua identidade está em pleno vapor e agora com olhar voltado para sua individualidade, pois há o desejo de se saber quem se é para além do espaço familiar. O pré-adolescente irá buscar descobrir quais são seus gostos e estilos (comida, música, roupas, filmes, etc). Tais descobertas podem causar alguns conflitos na família se os pais entenderem como uma afronta aos seus gostos e costumes e não aproveitarem a oportunidade para abordar temas como diversidade, respeito e os valores que a sua família pratica”. Querem mais privacidade A psicóloga revela que a privacidade é uma necessidade que irá surgir de maneira crescente, com comportamentos como fechar a porta do quarto e do banheiro, colocar fones de ouvido ou senha no celular e computador. “Nomearmos essa fase como a “aborrecência”, pode fazer com que o pré- adolescente sinta-se incompreendido e rejeitado. Menosprezar seus pensamentos e sentimentos também podem fazer com que ele se afaste ainda mais, buscando apoio em pessoas que talvez não tenham o esclarecimento necessário para ajudá-lo nessa transição”, revela. Segundo a psicóloga, é importante que a família e a equipe escolar coloquem-se na posição de praticar a escuta ativa, acolhendo os sentimentos e pensamentos, favorecendo a reflexão dos valores que se pratica e que juntos possam estabelecer os limites necessários para manter sua integridade biopsicossocial. Surgem novos interesses, inclusive, os amorosos Para a psicóloga, o surgimento dos interesses amorosos nessa faixa etária é natural, já que os hormônios que estão a pleno vapor são exatamente os sexuais. Diante disso, Laíra explica que é natural que o foco não seja mais somente os estudos. O pré-adolescente pode ter seu humor e estado de atenção e concentração alterados. “Não há idade certa para se permitir o namoro, mas sim um entendimento do que é mais adequado de acordo com valores da família, priorizando um diálogo afetivo”, aconselha. Como os pais podem observar o declínio do desempenho? Para a psicóloga, uma boa comunicação dos pais com o seu filho ou filha é fundamental para entender como tem sido sua experiência escolar. Ela sugere que os pais destinem um momento do dia para perguntar o que aprendeu de novo nas matérias, se algum tema despertou seu interesse, como foi o momento do intervalo, como estão os amigos e, principalmente, participe de sua vida acadêmica auxiliando nas tarefas escolares, aproximando-se da equipe pedagógica e participando de reuniões e eventos que a escola promova. “E se perceber algo que não está bem, procure entender com o estudante o que está acontecendo, o que está causando a desmotivação, evitando rótulos como adolescente não estuda porque é preguiçoso", alerta. Como driblar as distrações que prejudicam o desempenho? No mundo moderno e tecnológico, os pré-adolescentes não abrem mão dos smartphones e notebooks, onde podem ouvir músicas, jogar e assistir vídeos ou séries. São muitas distrações que podem tirar o foco do estudo. Para a psicóloga, para minimizar essas distrações, é importante que os estudantes escolham um local calmo e agradável, com boa iluminação e com menos ruído possível para a realização das tarefas escolares. Além disso, ela aponta que também vai ajudar a ter disponível todos os materiais que serão utilizados para o estudo daquele dia. Para isso, orienta uma prática muito apoiada pelo Colégio Planck que é estimular a autonomia na organização do material. “Pequenas interrupções para buscar uma borracha ou livro, podem prejudicar a concentração e foco na atividade e as telas (se não for o home school) devem permanecer desligadas neste momento”, diz. Como o Colégio pode ajudar nesse processo? Segundo a psicóloga, devido a reorganização cerebral do pré-adolescente, algumas iniciativas podem ajudar que ele tenha mais interesse e se sinta instigado pelas atividades escolares. “Mas isso não tem a ver com quantidade de atividades, mas com a complexidade e desafios propostos. O professor deve contemplar em seu planejamento semanal, pelo menos uma aula maker, onde os estudantes são convidados a “colocar as mãos na massa”, a partir de um tema proposto, refletir e construir soluções em um ambiente colaborativo, que favoreça a criatividade e a flexibilidade mental”, sugere. O Colégio Planck tem entre seus recursos pedagógicos o laboratório Design Maker no qual os estudantes são incentivados a criar, construir e a trabalhar de forma colaborativa, utilizando o design thinking e as habilidades de engenharia na construção de soluções. Outro projeto pedagógico do Planck é a Academia Sherlock que incentiva as propriedades investigativas dos estudantes para auxiliá-los na construção de conhecimento. Além disso, o desenvolvimento das competências socioemocionais também está entre os pilares do Colégio. Ajudar os estudantes a desenvolver essas habilidades vai auxiliá-los a lidar com emoções e prepará-los para muitas situações ao longo da vida. # Fica a dica da psicóloga 1 – Conheça seu pré-adolescente Tanto a família quanto o colégio, precisam conhecer seus pré-adolescentes: quais são seus gostos, seus interesses, os assuntos que estão em alta nas rodas de conversa e quais são seus valores. 2 – Mantenha uma comunicação empática e positiva Ter atitudes empáticas, uma escuta ativa e flexibilidade mental para refletir junto, é importante para manter uma boa comunicação e, com isso, favorecer, não só a motivação aos estudos, mas também considerar a vulnerabilidade peculiar a essa fase. Demonstre apoio e confiança, encorajando-o na realização das atividades, destacando seu engajamento e comprometimento. 3 – Mantenha a rotina Com a chegada da pré-adolescência, a maioria das famílias renuncia à rotina. Não existem mais horários para estudar, comer e, principalmente, dormir. É papel da família manter uma rotina saudável, com horários para todas as atividades, inclusive para os estudos. Isso não quer dizer que os pais devem impor a rotina, mas construir junto ao filho ou filha a rotina diária, dando autonomia para decidir a sequência e organização das atividades no cronograma, que deve, inclusive, contemplar momentos de lazer com amigos e familiares. 4 - Incentive uma atividade física Uma rotina totalmente dedicada aos estudos pode gerar um grande cansaço físico e complicações no processo de aprendizagem. A prática regular de uma atividade física promove inúmeros benefícios, como melhoria da memória, concentração, humor e do bem-estar; pois o organismo produz hormônios como a endorfina (que dá sensação de bem-estar e alegria) e a dopamina (que gera efeito analgésico e de relaxamento). Mas essa prática só fará sentido se o pré-adolescente encontrar aquilo que combine com seus interesses – seja natação, corrida, musculação, artes marciais, aulas de dança ou yoga.

Como o Colégio pode ajudar nesse processo?

Segundo a psicóloga, devido a reorganização cerebral no pré-adolescência, algumas iniciativas podem ajudar que os estudantes tenham mais interesse e se sintam instigados pelas atividades escolares.

“Mas isso não tem a ver com quantidade de atividades, mas com a complexidade e desafios propostos. O professor deve contemplar em seu planejamento semanal, pelo menos uma aula maker, onde os estudantes são convidados a “colocar as mãos na massa”, a partir de um tema proposto, refletir e construir soluções em um ambiente colaborativo, que favoreça a criatividade e a flexibilidade mental”, sugere.

O Colégio Planck tem entre seus recursos pedagógicos o laboratório Design Maker no qual os estudantes são incentivados a criar, construir e a trabalhar de forma colaborativa, utilizando o design thinking e as habilidades de engenharia na construção de soluções.

Outro projeto pedagógico do Planck é a Academia Sherlock que incentiva as propriedades investigativas dos estudantes para auxiliá-los na construção de conhecimento.

Além disso, o desenvolvimento das competências socioemocionais também está entre os pilares do Colégio. Ajudar os estudantes a desenvolver essas habilidades vai auxiliá-los a lidar com emoções e prepará-los para muitas situações ao longo da vida.

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# Fica a dica da psicóloga

1 – Conheça seu pré-adolescente 

Tanto a família quanto o colégio, precisam conhecer seus pré-adolescentes: quais são seus gostos, seus interesses, os assuntos que estão em alta nas rodas de conversa e quais são seus valores.

2 – Mantenha uma comunicação empática e positiva

Ter atitudes empáticas, uma escuta ativa e flexibilidade mental para refletir junto, é importante para manter uma boa comunicação na pré-adolescência dos filhos e filhas e, com isso, favorecer, não só a motivação aos estudos, mas também considerar a vulnerabilidade peculiar a essa fase. Demonstre apoio e confiança, encorajando-o na realização das atividades, destacando seu engajamento e comprometimento.

3 – Mantenha a rotina

Com a chegada da pré-adolescência, a maioria das famílias renuncia à rotina. Não existem mais horários para estudar, comer e, principalmente, dormir. É papel da família manter uma rotina saudável, com horários para todas as atividades, inclusive para os estudos.

Isso não quer dizer que os pais devem impor a rotina, mas construir junto ao filho ou filha a rotina diária, dando autonomia para decidir a sequência e organização das atividades no cronograma, que deve, inclusive, contemplar momentos de lazer com amigos e familiares.

4 – Incentive uma atividade física

Uma rotina totalmente dedicada aos estudos pode gerar um grande cansaço físico e complicações no processo de aprendizagem. A prática regular de uma atividade física promove inúmeros benefícios, como melhoria da memória, concentração, humor e do bem-estar; pois o organismo produz hormônios como a endorfina (que dá sensação de bem-estar e alegria) e a dopamina (que gera efeito analgésico e de relaxamento). Mas essa prática só fará sentido se o pré-adolescente encontrar aquilo que combine com seus interesses – seja natação, corrida, musculação, artes marciais, aulas de dança ou yoga. 

 Incentive uma atividade física Uma rotina totalmente dedicada aos estudos pode gerar um grande cansaço físico e complicações no processo de aprendizagem. A prática regular de uma atividade física promove inúmeros benefícios, como melhoria da memória, concentração, humor e do bem-estar; pois o organismo produz hormônios como a endorfina (que dá sensação de bem-estar e alegria) e a dopamina (que gera efeito analgésico e de relaxamento). Mas essa prática só fará sentido se o pré-adolescente encontrar aquilo que combine com seus interesses – seja natação, corrida, musculação, artes marciais, aulas de dança ou yoga.

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Um tema que vem levantando muitas dúvidas em pais e estudantes sobre cronograma, estrutura e até conteúdos, é o Novo Ensino Médio, que entra em vigor a partir de 2022 . Veja nesse texto o que muda no Colégio Planck para quem está ingressando nesta etapa escolar. Novo Ensino Médio: quais são os principais tópicos? Foi a Lei nº 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para estabelecer uma mudança na estrutura do Ensino Médio. Nesta alteração ficou definida uma ampliação do tempo mínimo dos estudantes na escola e uma nova organização curricular. A primeira grande alteração para 2022 é que a estrutura pedagógica no Ensino Médio será dividida em 2 partes: a formação geral básica (FGB) e os itinerários formativos e unidades eletivas. O primeiro tem foco nas áreas de conhecimento (Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Ciências da Natureza), que serão obrigatórias para todos os estudantes. Nos itinerários formativos e unidades eletivas estão previstas disciplinas que terão a ver com os seus interesses, acadêmicos e ou profissionais. Essa mudança também oferece um maior protagonismo ao estudante, ao escolher suas áreas eletivas, e também dá a ele uma oportunidade de desenvolver seu projeto de vida, que é uma competência já prevista pela BNCC. Contextualizando a mudança O Colégio Planck já nasceu com um viés contemporâneo, com um DNA tecnológico, e oferece a seus estudantes uma carga eletiva intensa, com mais de 38 disciplinas, divididas em 6 núcleos, que atraem os mais diferentes perfis. Desde o Ensino Fundamental Anos Finais, a bagagem diversificada oferecida pelo Colégio é diferenciada. São aulas como Laboratório Maker, Academia Sherlock, idiomas que apresentam uma carga horária maior, assim como outros projetos que visam a ampliação dos horizontes dos estudantes. A carga extracurricular do Ensino Médio no Colégio Planck conta com disciplinas eletivas como Startup & Empreendedorismo, Maker, Olimpíadas de Conhecimento, PGG, etc. Além disso, o terceiro ano é direcionado também às áreas de conhecimento focadas no vestibular e na definição de carreira, com um processo intenso de simulados e orientação educacional individualizada . Porém, o novo Ensino Médio vai permitir que uma ampliação dessa grade diversificada traga uma outra perspectiva para os estudantes das primeiras e segundas séries. Neste momento, entram novas palavras no vocabulário deles, como itinerários e trilhas. Atualmente, os estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio têm 6 aulas pela manhã (segunda a sexta); provas e atividades complementares e eletivas, que são realizadas no período da tarde. São 30 aulas semanais. A carga atual, então, é de 1.200 horas/aulas por ano, o que também acontece para o 9º ano do Ensino Fundamental. Já na 3ª série do Ensino Médio, a carga é de até 1.440 horas ao ano, porque os estudantes também têm aulas aos sábados. O que acontece a partir de 2022? A partir de 2022, essa carga horária será diferente: para a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, serão 800 horas para a Formação Geral Básica (FGB) e mais 200 horas de itinerários, que serão as trilhas escolhidas pelos estudantes. O que vai ocorrer é que serão 24 horas aula/semanais dedicadas à FGB e seis horas dedicadas para os itinerários. Com essa nova carga, a partir de 2022, a mudança será na sexta-feira de todas as semanas, quando os estudantes irão participar das aulas diversificadas. No entanto, a 3ª série do Ensino Médio não vai sofrer alteração na carga horária, pelo menos até 2023. Como ficam as aulas regulares? Embora tenha havido uma redução de aulas nas áreas de conhecimento específicas, o certo é que no Colégio Planck não haverá prejuízo no conteúdo, que continuará consistente, estruturado e completo. Será uma nova carga com estudo de curadoria. A essência de alto desempenho do Colégio será mantida. Essa nova carga horária vai continuar proporcionando aos estudantes a compreensão dos conteúdos pedagógicos e científicos. Além disso, serão garantidos todos os conteúdos básicos para ENEM, vestibulares do Brasil e applications para universidades internacionais. O que ocorre é que, no formato atual, muitas vezes, os estudantes têm um conteúdo muito detalhado de cada área de conhecimento, mas, nem sempre, essas informações estão associadas aos interesses pessoais de cada um. A mudança do Ensino Médio dá essa liberdade de escolha ao estudante. Nesse novo formato, os estudantes terão uma aula de Projeto de Vida, que será direcionado por profissionais da Orientação Pedagógica e/ou outros profissionais convidados. A aula será desenvolvida em 3 dimensões: Pessoal (autoconhecimento, autoaceitação e autoestima); Social (relações interpessoais); Profissional (mundo profissional). Matriz socioemocional do Planck ganha mais destaque Além do eixo acadêmico e rigor pedagógico, o desenvolvimento socioemocional é um dos pilares do Colégio Planck. Com esse novo formato para o Ensino Médio, essas habilidades e competências, que estão dispostas em 4 eixos, ganham destaque: abertura ao novo, resiliência emocional, autogestão e amabilidade e engajamento. Esse desenvolvimento vai ganhar muita presença nos itinerários formativos e no Projeto de Vida. Para se ter uma ideia de como será esse processo, o Projeto de Vida, que entra na grade da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, será uma aula que tem 3 grandes objetivos, que são: trabalhar o autoconhecimento, desenvolvimento da autonomia e escolhas profissionais e escolhas de futuro. Ao se conhecer, acreditar no próprio potencial e ter um repertório amplo, ele terá um alicerce que vai ajudá-lo a desenvolver os seus sonhos. Essa aula vai ajudar o estudante a conhecer e esclarecer suas dúvidas sobre áreas, aprender a pesquisar sobre carreiras, mercado de trabalho e tendências, para entender mais sobre esses tópicos e para ir ao encontro dos seus sonhos. O trabalho individual da Orientação Educacional permanece, porém, a aula vai trazer soluções de forma coletiva. Como serão os itinerários informativos por áreas de conhecimento? Em relação às aulas que serão oferecidas às sextas, sobre os itinerários informativos, nas áreas de conhecimento, o estudante poderá escolher conteúdos de Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, de acordo com a área que mais se identificar. Os eixos estruturantes dos itinerários formativos não visam ter mais aulas de uma determinada disciplina, não se tratam apenas de mais aulas teóricas, mas sim usar determinadas áreas de conhecimento como alicerce. São aulas que vão responder ao estudante onde ele vai empregar aquele determinado conhecimento em sua vida. Essas trilhas irão estimular o protagonismo dos estudantes e possibilitar o desenvolvimento de aspectos importantes, como: Investigação científica, que vai aprofundar os principais conceitos de cada área; Estimular os processos criativos; Realizar uma mediação e intervenção sociocultural; Empreendedorismo. Focando nestes 4 principais aspectos, esses conteúdos foram criados, em sua maioria, pela equipe pedagógica interna do Planck, e também com um material de apoio do SAS. Nestas aulas não haverá provas, recuperação ou repetência, mas sim a entrega semestral de um projeto, com 3 marcadores de entrega. Essas notas irão compor o histórico do estudante. A cada semestre, o estudante irá escolher uma das áreas de conhecimento, e fazer inscrições em cada um dos pacotes de aulas. Cada área é composta por 3 trilhas, cada uma com 2 horas-aulas. O Planck vai oferecer 24 opções de trilhas anuais e multisseriadas, que vão complementar as diferentes áreas de conhecimento. São: 1º Semestre Matemáticas e suas tecnologias Fechando a conta: desenvolvendo a consciência financeira; Design gráfico; A Matemática da Inteligência Artificial. Humanidades e suas tecnologias Mundo em movimento: explorando fatos e contextos; Cidadania e direitos fundamentais; História do pensamento humano. Ciências da Natureza e suas tecnologias Ambiente-se: escolhas de hoje para viver o amanhã; Sustentabilidade e desenvolvimento de materiais; Circuito elétricos na prática. Linguagens e suas tecnologias Muito além da influência: argumentação na linguagem; Design de interiores; Revelando mais que a escrita. 2º Semestre Matemáticas e suas tecnologias Problemas em cheque: táticas de resoluções; Processo de decisão e lógicas cotidianas; Funções no mundo: métricas e relações. Humanidades e suas tecnologias Empreendedores Under 20; Constituição e poderes; Políticas públicas (Unesco). Ciências da Natureza e suas tecnologias Investigação forense; Química dos alimentos; História da Ciência. Linguagens e suas tecnologias Strike a pose: nossa vida em rede; Escrita criativa; Sustentabilidade maker (design de móveis). Inscrições para as trilhas começam em novembro Para que os estudantes saibam mais sobre os conteúdos de cada trilha, o Colégio Planck fará uma campanha de divulgação. As inscrições para os itinerários formativos para o primeiro semestre do ano que vem começam já em novembro deste ano. Para o segundo semestre, as inscrições serão em junho de 2022. Cada estudante pode realizar duas áreas iguais ou distintas por ano. No entanto, a escolha precisa ser bem pensada, porque ele não poderá mudar de trilha ao longo do semestre. Vale lembrar que todos os projetos pedagógicos do Colégio Planck, inclusive as atividades eletivas, seguem com sua realização normal, no contraturno das aulas. Conclusão As mudanças que vão ocorrer para o Novo Ensino Médio prometem uma nova dinâmica, porém, com um clima mais leve e descontraído para as sextas-feiras do Colégio. Dentro dessa nova rotina, ocorrerá também maior interação entre as séries, porque durante as trilhas, os estudantes das turmas do 1o e 2o anos estarão em turmas mistas. Além disso, o Novo Ensino Médio do Planck trará mais oportunidades de gerar encantamento nos estudantes, mais colaboração e engajamento nas atividades que norteiam escolhas profissionais e o Colégio vai atuar também como um instrumento de integração com a realidade. Em qualquer mudança no Colégio, o objetivo da equipe Planck é sempre trazer a inovação que vai proporcionar o melhor desenvolvimento de seus estudantes.

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