Ensino fundamental: o que ensinar para a geração alpha

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A Geração Alpha é composta pelos estudantes que nasceram a partir de 2010, ou seja, aqueles que estão atualmente no Ensino Fundamental e já chegaram ao mundo, praticamente, com um smartphone nas mãos. O grande desafio das instituições escolares é apresentar para essa geração hiperconectada métodos pedagógicos mais personalizados, dinâmicos e interativos. Veja mais nesse post sobre o tema. Geração Alpha: tecnologias na palma da mão Quem inventou o termo Geração Alpha (que são os nascidos de 2010 até 2024) foi Mark McCrindle , um demógrafo e futurista. Palestrante do TEDx, ele estima que cerca de 2,5 milhões de alfas nascem em todo mundo a cada semana. Já é possível afirmar que essa geração 100% digital tem provocado muitas reflexões no setor educacional. O que apresentar para estudantes que estão mais do que acostumados com as telas e são extremamente sensíveis aos estímulos sensoriais digitais? Muitos pais que têm filhos que nasceram nessa geração já ficam extremamente surpresos quando presenciam as crianças ainda muito jovens desbloqueando sozinhos as telas dos celulares e abrindo os apps que querem usar, seja para ver animações ou brincar com jogos interativos. Se hoje a geração Z é extremamente conectada, a expectativa de pesquisadores sociais é que a Geração Alpha seja ainda mais engajada tecnologicamente. Por isso, na sala de aula, um grande desafio é mantê-los interessados nos temas apresentados nas disciplinas. A tecnologia não pode mais ficar fora da cena. Nas escolas mais modernas, muitas ferramentas digitais já são utilizadas nas trilhas de aprendizagem personalizadas e por meio da gamificação. Com o novo cenário mundial, essa geração já vai reconhecer o ensino híbrido de uma forma bastante natural. Mas os estudiosos da Educação revelam que, embora seja a geração que mais será conectada digitalmente e com potencial de aprender mais sobre o mundo e seus antecessores devido às informações disponíveis na internet, não necessariamente será a que terá mais habilidades socioemocionais. Portanto, esse é um aspecto que as instituições de ensino terão que trabalhar em seus estudantes. Características da geração alpha Navegar intuitivamente em dispositivos digitais; Apreciar experiências de aprendizagem personalizadas a seu tempo; Aprender e descobrir por tentativa e erro; Atração pelas mídias interativas (apps e jogos); Fazer muito mais pesquisas de voz no Youtube; Ter forte desejo por gratificação instantânea; Está em constante mudança e não se prende a padrões. O que ocorre com a geração alpha no Ensino Fundamental Anos Finais? Quando esses estudantes chegam ao Ensino Fundamental Anos Finais vão passar por uma mudança de ciclo, que vem junto com a puberdade, deixando de ser crianças para se tornarem pré-adolescentes, o que torna o cenário ainda mais desafiador para os educadores. No novo momento, os estudantes vão ter professores múltiplos e a complexidade do ensino aumenta. Eles são mais estimulados ao pensamento crítico e à socialização. Essa fase de transição, que já ocorria nas gerações anteriores, precisa ser muito avaliada pelas instituições, já que outra tendência dos alfas é não aceitar atitudes autoritárias. Por isso, o diálogo e a explicação de todos os fatos é cada vez mais importante tanto na vida escolar como na familiar. Pais e escolas devem entender cada vez mais essa mente conectada na internet, que é mais acelerada devido aos estímulos que recebem. Portanto, mergulhar nesse universo é muito importante para entendê-lo e trazer os alfas para um equilíbrio entre o virtual e o físico. Escola de ensino fundamental em São José dos Campos O projeto pedagógico do Colégio Planck foi construído para desenvolver competências interpessoais e cognitivas nos estudantes a partir do Ensino Fundamental Anos Finais. Para isso, promove uma aprendizagem baseada em projetos. O Planck é uma instituição de ensino que já nasceu com esse viés mais tecnológico, tão apreciado pela geração Alpha. Portanto, as práticas mais modernas ligadas à tecnologia já fazem parte do seu cotidiano. No Colégio, os estudantes são inseridos em uma consciência digital diferenciada, aprendendo a fazer bom uso da tecnologia. É também uma forma de ter uma visão de mundo mais global, que traz novas possibilidades de comunicação e evolução. Além de oferecer um ambiente de aprendizado vibrante, criativo e inspirador, no Ensino Fundamental Anos Finais, o Planck também promove o desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais, que é um de seus pilares, para que os estudantes se sintam protagonistas do seu desenvolvimento e estejam preparados para o próprio amadurecimento. Além disso, os estudantes são estimulados a manter relações sociais positivas, aprender a trabalhar em grupo, ter empatia, controle de emoções, tomada de decisões responsáveis e cultivar a determinação para atingir metas. Nos processos pedagógicos entram práticas para estimular a criatividade, respeito e cuidado, curiosidade e motivação, responsabilidade, autoconhecimento e colaboração. Disciplinas do Ensino Fundamental do Planck Para atrair a atenção dessa Geração Alpha, hiperconectada e dinâmica, as disciplinas são trabalhadas com metodologias que apresentam o sentido de aprendê-las. Para isso, a emoção da descoberta do aprendizado está inserido em cada ambiente do Planck, das salas de aulas aos espaços abertos. Além da grade curricular padrão, o Colégio também traz disciplinas eletivas que também incentivam o amor pelo aprender: Habilidades Socioemocionais: fomenta importantes valores e um preparo para situações da vida que vão além dos muros do Colégio; Academia Sherlock: por meio da metodologia ativa de aprendizagem “estudo de caso”, estimula prática da pesquisa e investigação a partir de variados temas; Laboratório de Soluções: desenvolve a cultura maker no Lab Fab Designer Maker, onde estudantes são estimulados a criar, construir e trabalhar de forma colaborativa a partir do conceito de Design Thinking; Música: estimula os aspectos artísticos dos estudantes; Clube de Debates: estimula a oratória, para que eles aprendam a falar de forma fluente e com confiança, tanto para atividades do próprio Colégio ou outras situações da vida. Inovação A Geração Alpha vai trazer muitas possibilidades para o setor da Educação, já que é composta por integrantes extremamente inquietos, dinâmicos e que gostam de transformações. Essas características já estimulam para que as instituições de ensino estejam em constante movimento de evolução. A tendência é que as mudanças sejam cada vez maiores para o setor. Mas essa é apenas a ponta do iceberg que nasceu junto com os alfas. A inovação constante será, mais do que nunca, necessária.

A geração alpha é composta pelos estudantes que nasceram a partir de 2010, ou seja, aqueles que estão atualmente no Ensino Fundamental e já chegaram ao mundo, praticamente, com um smartphone nas mãos.

O grande desafio das instituições escolares é apresentar para essa geração hiperconectada métodos pedagógicos mais personalizados, dinâmicos e interativos. Veja mais nesse post sobre o tema.

Geração alpha: tecnologias na palma da mão

Quem inventou o termo geração alpha (que são os nascidos de 2010 até 2024) foi Mark McCrindle , um demógrafo e futurista. Palestrante do TEDx, ele estima que cerca de 2,5 milhões de alfas nascem em todo mundo a cada semana.

Já é possível afirmar que essa geração 100% digital tem provocado muitas reflexões no setor educacional. O que apresentar para estudantes que estão mais do que acostumados com as telas e são extremamente sensíveis aos estímulos sensoriais digitais?

Muitos pais que têm filhos que nasceram nessa geração já ficam extremamente surpresos quando presenciam as crianças ainda muito jovens desbloqueando sozinhos as telas dos celulares e abrindo os apps que querem usar, seja para ver animações ou brincar com jogos interativos. 

Se hoje a geração Z é extremamente conectada, a expectativa de pesquisadores sociais é que a geração alpha seja ainda mais engajada tecnologicamente. Por isso, na sala de aula, um grande desafio é mantê-los interessados nos temas apresentados nas disciplinas. A tecnologia não pode mais ficar fora da cena.

Nas escolas mais modernas, muitas ferramentas digitais já são utilizadas nas trilhas de aprendizagem personalizadas e por meio da gamificação.

Com o novo cenário mundial, essa geração já vai reconhecer o ensino híbrido de uma forma bastante natural.

Mas os estudiosos da Educação revelam que, embora seja a geração que mais será conectada digitalmente e com potencial de aprender mais sobre o mundo e seus antecessores devido às informações disponíveis na internet, não necessariamente será a que terá mais habilidades socioemocionais. Portanto, esse é um aspecto que as instituições de ensino terão que trabalhar em seus estudantes.

Características da geração alpha - Navegar intuitivamente em dispositivos digitais; Apreciar experiências de aprendizagem personalizadas a seu tempo; Aprender e descobrir por tentativa e erro; Atração pelas mídias interativas (apps e jogos); Fazer muito mais pesquisas de voz no Youtube; Ter forte desejo por gratificação instantânea; Está em constante mudança e não se prende a padrões. 

O que ocorre com a geração alpha no Ensino Fundamental Anos Finais?

Quando esses estudantes chegam ao Ensino Fundamental Anos Finais vão passar por uma mudança de ciclo, que vem junto com a puberdade, deixando de ser crianças para se tornarem pré-adolescentes, o que torna o cenário ainda mais desafiador para os educadores.

No novo momento, os estudantes vão ter professores múltiplos e a complexidade do ensino aumenta. Eles são mais estimulados ao pensamento crítico e à socialização.

ebook ensino fundamental anos finais

Essa fase de transição, que já ocorria nas gerações anteriores, precisa ser muito avaliada pelas instituições, já que outra tendência dos alfas é não aceitar atitudes autoritárias. Por isso, o diálogo e a explicação de todos os fatos é cada vez mais importante tanto na vida escolar como na familiar.

Pais e escolas devem entender cada vez mais essa mente conectada na internet, que é mais acelerada devido aos estímulos que recebem. Portanto, mergulhar nesse universo é muito importante para entendê-lo e trazer os alfas para um equilíbrio entre o virtual e o físico.

A Geração Alpha é composta pelos estudantes que nasceram a partir de 2010, ou seja, aqueles que estão atualmente no Ensino Fundamental e já chegaram ao mundo, praticamente, com um smartphone nas mãos. O grande desafio das instituições escolares é apresentar para essa geração hiperconectada métodos pedagógicos mais personalizados, dinâmicos e interativos. Veja mais nesse post sobre o tema. Geração Alpha: tecnologias na palma da mão Quem inventou o termo Geração Alpha (que são os nascidos de 2010 até 2024) foi Mark McCrindle , um demógrafo e futurista. Palestrante do TEDx, ele estima que cerca de 2,5 milhões de alfas nascem em todo mundo a cada semana. Já é possível afirmar que essa geração 100% digital tem provocado muitas reflexões no setor educacional. O que apresentar para estudantes que estão mais do que acostumados com as telas e são extremamente sensíveis aos estímulos sensoriais digitais? Muitos pais que têm filhos que nasceram nessa geração já ficam extremamente surpresos quando presenciam as crianças ainda muito jovens desbloqueando sozinhos as telas dos celulares e abrindo os apps que querem usar, seja para ver animações ou brincar com jogos interativos. Se hoje a geração Z é extremamente conectada, a expectativa de pesquisadores sociais é que a Geração Alpha seja ainda mais engajada tecnologicamente. Por isso, na sala de aula, um grande desafio é mantê-los interessados nos temas apresentados nas disciplinas. A tecnologia não pode mais ficar fora da cena. Nas escolas mais modernas, muitas ferramentas digitais já são utilizadas nas trilhas de aprendizagem personalizadas e por meio da gamificação. Com o novo cenário mundial, essa geração já vai reconhecer o ensino híbrido de uma forma bastante natural. Mas os estudiosos da Educação revelam que, embora seja a geração que mais será conectada digitalmente e com potencial de aprender mais sobre o mundo e seus antecessores devido às informações disponíveis na internet, não necessariamente será a que terá mais habilidades socioemocionais. Portanto, esse é um aspecto que as instituições de ensino terão que trabalhar em seus estudantes. Características da geração alpha Navegar intuitivamente em dispositivos digitais; Apreciar experiências de aprendizagem personalizadas a seu tempo; Aprender e descobrir por tentativa e erro; Atração pelas mídias interativas (apps e jogos); Fazer muito mais pesquisas de voz no Youtube; Ter forte desejo por gratificação instantânea; Está em constante mudança e não se prende a padrões. O que ocorre com a geração alpha no Ensino Fundamental Anos Finais? Quando esses estudantes chegam ao Ensino Fundamental Anos Finais vão passar por uma mudança de ciclo, que vem junto com a puberdade, deixando de ser crianças para se tornarem pré-adolescentes, o que torna o cenário ainda mais desafiador para os educadores. No novo momento, os estudantes vão ter professores múltiplos e a complexidade do ensino aumenta. Eles são mais estimulados ao pensamento crítico e à socialização. Essa fase de transição, que já ocorria nas gerações anteriores, precisa ser muito avaliada pelas instituições, já que outra tendência dos alfas é não aceitar atitudes autoritárias. Por isso, o diálogo e a explicação de todos os fatos é cada vez mais importante tanto na vida escolar como na familiar. Pais e escolas devem entender cada vez mais essa mente conectada na internet, que é mais acelerada devido aos estímulos que recebem. Portanto, mergulhar nesse universo é muito importante para entendê-lo e trazer os alfas para um equilíbrio entre o virtual e o físico. Escola de ensino fundamental em São José dos Campos O projeto pedagógico do Colégio Planck foi construído para desenvolver competências interpessoais e cognitivas nos estudantes a partir do Ensino Fundamental Anos Finais. Para isso, promove uma aprendizagem baseada em projetos. O Planck é uma instituição de ensino que já nasceu com esse viés mais tecnológico, tão apreciado pela geração Alpha. Portanto, as práticas mais modernas ligadas à tecnologia já fazem parte do seu cotidiano. No Colégio, os estudantes são inseridos em uma consciência digital diferenciada, aprendendo a fazer bom uso da tecnologia. É também uma forma de ter uma visão de mundo mais global, que traz novas possibilidades de comunicação e evolução. Além de oferecer um ambiente de aprendizado vibrante, criativo e inspirador, no Ensino Fundamental Anos Finais, o Planck também promove o desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais, que é um de seus pilares, para que os estudantes se sintam protagonistas do seu desenvolvimento e estejam preparados para o próprio amadurecimento. Além disso, os estudantes são estimulados a manter relações sociais positivas, aprender a trabalhar em grupo, ter empatia, controle de emoções, tomada de decisões responsáveis e cultivar a determinação para atingir metas. Nos processos pedagógicos entram práticas para estimular a criatividade, respeito e cuidado, curiosidade e motivação, responsabilidade, autoconhecimento e colaboração. Disciplinas do Ensino Fundamental do Planck Para atrair a atenção dessa Geração Alpha, hiperconectada e dinâmica, as disciplinas são trabalhadas com metodologias que apresentam o sentido de aprendê-las. Para isso, a emoção da descoberta do aprendizado está inserido em cada ambiente do Planck, das salas de aulas aos espaços abertos. Além da grade curricular padrão, o Colégio também traz disciplinas eletivas que também incentivam o amor pelo aprender: Habilidades Socioemocionais: fomenta importantes valores e um preparo para situações da vida que vão além dos muros do Colégio; Academia Sherlock: por meio da metodologia ativa de aprendizagem “estudo de caso”, estimula prática da pesquisa e investigação a partir de variados temas; Laboratório de Soluções: desenvolve a cultura maker no Lab Fab Designer Maker, onde estudantes são estimulados a criar, construir e trabalhar de forma colaborativa a partir do conceito de Design Thinking; Música: estimula os aspectos artísticos dos estudantes; Clube de Debates: estimula a oratória, para que eles aprendam a falar de forma fluente e com confiança, tanto para atividades do próprio Colégio ou outras situações da vida. Inovação A Geração Alpha vai trazer muitas possibilidades para o setor da Educação, já que é composta por integrantes extremamente inquietos, dinâmicos e que gostam de transformações. Essas características já estimulam para que as instituições de ensino estejam em constante movimento de evolução. A tendência é que as mudanças sejam cada vez maiores para o setor. Mas essa é apenas a ponta do iceberg que nasceu junto com os alfas. A inovação constante será, mais do que nunca, necessária.

Escola de ensino fundamental em São José dos Campos

O projeto pedagógico do Colégio Planck foi construído para desenvolver competências interpessoais e cognitivas nos estudantes a partir do Ensino Fundamental Anos Finais. Para isso, promove uma aprendizagem baseada em projetos.

O Planck é uma instituição de ensino que já nasceu com esse viés mais tecnológico, tão apreciado pela geração Alpha. Portanto, as práticas mais modernas ligadas à tecnologia já fazem parte do seu cotidiano.

No Colégio, os estudantes são inseridos em uma consciência digital diferenciada, aprendendo a fazer bom uso da tecnologia. É também uma forma de ter uma visão de mundo mais global, que traz novas possibilidades de comunicação e evolução.

Além de oferecer um ambiente de aprendizado vibrante, criativo e inspirador, no Ensino Fundamental Anos Finais, o Planck também promove o desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais, que é um de seus pilares, para que os estudantes se sintam protagonistas do seu desenvolvimento e estejam preparados para o próprio amadurecimento.

Além disso, os estudantes são estimulados a manter relações sociais positivas, aprender a trabalhar em grupo, ter empatia, controle de emoções, tomada de decisões responsáveis e cultivar a determinação para atingir metas. 

Nos processos pedagógicos entram práticas para estimular a criatividade, respeito e cuidado, curiosidade e motivação, responsabilidade, autoconhecimento e colaboração.

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Disciplinas do Ensino Fundamental do Planck

Para atrair a atenção dessa geração alpha, hiperconectada e dinâmica, as disciplinas são trabalhadas com metodologias que apresentam o sentido de aprendê-las. 

Para isso, a emoção da descoberta do aprendizado está inserido em cada ambiente do Planck, das salas de aulas aos espaços abertos. 

Além da grade curricular padrão, o Colégio também traz disciplinas eletivas que também incentivam o amor pelo aprender:

  • Habilidades Socioemocionais: fomenta importantes valores e um preparo para situações da vida que vão além dos muros do Colégio;
  • Academia Sherlock: por meio da metodologia ativa de aprendizagem “estudo de caso”, estimula prática da pesquisa e investigação a partir de variados temas;   
  • Laboratório de Soluções: desenvolve a cultura maker no Lab Fab Designer Maker, onde estudantes são estimulados a  criar, construir e trabalhar de forma colaborativa a partir do conceito de Design Thinking; 
  • Música: estimula os aspectos artísticos dos estudantes;
  • Clube de Debates: estimula a oratória, para que eles aprendam a falar de forma fluente e com confiança, tanto para atividades do próprio Colégio ou outras situações da vida.

Inovação 

A geração alpha vai trazer muitas possibilidades para o setor da Educação, já que é composta por integrantes extremamente inquietos, dinâmicos e que gostam de transformações. 

Essas características já estimulam para que as instituições de ensino estejam em constante movimento de evolução. A tendência é que as mudanças sejam cada vez maiores para o setor. Mas essa é apenas a ponta do iceberg que nasceu junto com os alfas. A inovação constante será, mais do que nunca, necessária.

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Dicas para exercitar a memória são muito importantes para ajudar os estudantes a guardar uma imensa quantidade de informações que são parte da grade curricular de cada fase. Veja nesse texto alguns truques que vão auxiliar a reter melhor os conteúdos recebidos. Como o cérebro e a memória funcionam? A Ciência já demonstrou que o desenvolvimento cerebral das crianças e adolescentes é realizado em etapas. Na primeira infância, está mais desenvolvido o sistema límbico, que é responsável pelas emoções e impulsos, e o hipocampo, que atua na memória, que é formada pelas conexões entre as células nervosas e os neurônios, e permite armazenar informações e recuperá-las sempre que necessário para todos os processos da vida. Só com o passar da idade é que o córtex pré-frontal vai se desenvolvendo e apresentando melhores condições para possibilitar o controle das emoções, organização, planejamento, pensamento crítico, atenção, etc. Esse desenvolvimento vai ocorrer até os 25 anos. Com aproximadamente 86 bilhões de estruturas que vão captar, repassar, guardar e resgatar, o cérebro funciona como um arquivo gigantesco de informações. No entanto, o cérebro também tem um importante recurso de economia de energia e potencialização do seu uso: ele desliga áreas que não estão sendo devidamente usadas. Por isso, quanto mais estímulo a pessoa dá a uma determinada área cerebral, mais ativa ela fica, isso inclui a memória. Portanto, conhecer algumas dicas para exercitar a memória é muito importante em todas as fases da vida, inclusive, na escolar, quando os estudantes estão mergulhados em conhecimentos das diversas disciplinas, e precisam entendê-los, retê-los e recuperá-los para as provas, simulados ou exames de vestibular. Tipos de memórias Além das informações retidas relativas à temporalidade (curto e longo prazo) e a memória sensorial, que está relacionada com associação aos estímulos recebidos pelos nossos 5 sentidos, que é citada na obra “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust, a memória também está dividida em tipos que vão captar determinadas nuances das informações, de forma a classificar e processar as informações: Memória episódica: de longa duração, é a lembrança de acontecimentos específicos, como a refeição do dia anterior ou a recordação de outros momentos vividos no passado. Memória semântica: é o armazenamento de informações relativas ao mundo, como o significado das palavras ou datas de acontecimentos. Memória processual: também é de longa duração da memória, são aqueles conteúdos que aprendemos e nunca esquecemos, como andar de bicicleta. As fases da memória A memória de uma pessoa começa a atuar já no despertar de seu relógio biológico, quando o cérebro envia substâncias, como a adrenalina, para que ela tenha mais foco e concentração em suas tarefas na fase beta (enquanto está acordada). Esse relógio biológico vai indicar que é hora de estudar, trabalhar, se alimentar ou praticar atividades físicas. Essa memória aciona todo um ciclo de funções corporais que vão ocorrer ao longo do dia até que chegue o período noturno. Neste momento, começa a diminuir a adrenalina e o cortisol no organismo, acionando outras substâncias, como a melatonina, que indicam que é a hora do corpo repousar. Dentro desse processo corporal, a memória também terá as suas fases: Memorização Nesta fase, é necessária atenção, um estado de alerta total, para que a pessoa consiga memorizar as informações. Compreensão O estado de atenção também vai favorecer que a pessoa faça conexões para proporcionar um melhor entendimento da informação recebida. Assim, será mais fácil memorizar. Armazenamento Quando a pessoa entende o significado daquela informação, o conteúdo será retido no cérebro. Recuperação O cérebro organiza as informações de acordo com sua hierarquização. São as lembranças, que podem vir à tona a partir de estímulos diversos, como um som, um cheiro ou outras dicas que podem dar pistas daquela informação. Conheça dicas para exercitar a memória É certo que o cérebro funciona como um poderoso computador que faz milhões de conexões e ajuda no funcionamento corporal. Porém, às vezes, parece que a memória dele falha, e nem todos os conteúdos são rememorados com facilidade. Onde foi parar todas aquelas informações das aulas de matemática e biologia do dia anterior? E quem eram mesmo aqueles personagens do livro que você leu e foi indicado para o vestibular? Essa “perda” das informações também é comum para o cérebro, por isso, as dicas para exercitar a memória são importantes para fazer uma “atualização” do nosso sistema interno. Para consolidar a memória é sempre necessário um treino do que foi aprendido, para que o conteúdo não caia na memória de curto prazo. Treinar o cérebro constantemente vai ajudar a evitar essas falhas em sua memória, é como se fosse uma espécie de ginástica cerebral. Conheça alguns truques para treinar a sua memória, alguns desses são dicas que estão no livro “Técnicas de Estudo para Adolescentes”, de Antonio Gonzáles (Editora Vozes): Ative sua memória Abra mão de certos facilitadores, como agendas de celular ou blocos de notas, e tente sempre memorizar números de telefone, senhas, listas, datas ou lembretes de eventos. Associe informações com imagens Muitos estudantes são mais visuais e precisam associar os conteúdos a imagens ou símbolos para facilitar a memorização. Faça cálculos mentais Ao longo do dia faça operações aritméticas simples, somando as placas dos veículos, números de telefones em placas ou os números dos prédios e casas onde passar. Dê atenção aos detalhes Quando damos atenção a um assunto atribuímos importância a ele. Então, foque no tema, capture os detalhes e assim a memorização será facilitada. Invista em jogos de memorização Fazer quebra-cabeças ou jogos de memória vão ajudar muito nessa ginástica cerebral. As pessoas também podem investir em palavras cruzadas, Sudoku, dominó ou até jogos de cartas. Além disso, jogar xadrez é um importante recurso para trabalhar o cérebro. Leia e repita as citações Outra dica para exercitar a memória é a leitura porque essa é uma atividade que vai ajudar a trabalhar diversas áreas cerebrais. Além disso, repetir as frases e citações de personagens históricos também é uma excelente forma de trabalhar a memória. Anote esses enunciados e trechos de obras e repita o quanto puder. Aliás, falar em voz alta para si mesmo vale para lembrar de qualquer coisa, até mesmo para lembrar onde colocou a chave de casa. Procure lembrar os detalhes do dia Quando for deitar, antes de dormir, faça uma revisão de tudo o que aconteceu no dia, tentando lembrar alguns detalhes desde o momento que acordou, como suas roupas, o que comeu, onde foi, quem encontrou ou algum outro aspecto interessante. Conclusão É importante lembrar que a emoção está ligada à formação de novas memórias, portanto, investir em processos lúdicos e divertidos, que acionam produção e interação de hormônios do bem-estar, que paralelamente intensificam a comunicação entre neurônios, também vai dar o devido estímulo cerebral aos adolescentes para consolidação da memória.

Dicas para exercitar a memória

Dicas para exercitar a memória são muito importantes para ajudar os estudantes a guardar uma imensa quantidade de informações que são parte da grade curricular

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