Ensino fundamental: o que ensinar para a geração alpha

Conteúdo

A Geração Alpha é composta pelos estudantes que nasceram a partir de 2010, ou seja, aqueles que estão atualmente no Ensino Fundamental e já chegaram ao mundo, praticamente, com um smartphone nas mãos. O grande desafio das instituições escolares é apresentar para essa geração hiperconectada métodos pedagógicos mais personalizados, dinâmicos e interativos. Veja mais nesse post sobre o tema. Geração Alpha: tecnologias na palma da mão Quem inventou o termo Geração Alpha (que são os nascidos de 2010 até 2024) foi Mark McCrindle , um demógrafo e futurista. Palestrante do TEDx, ele estima que cerca de 2,5 milhões de alfas nascem em todo mundo a cada semana. Já é possível afirmar que essa geração 100% digital tem provocado muitas reflexões no setor educacional. O que apresentar para estudantes que estão mais do que acostumados com as telas e são extremamente sensíveis aos estímulos sensoriais digitais? Muitos pais que têm filhos que nasceram nessa geração já ficam extremamente surpresos quando presenciam as crianças ainda muito jovens desbloqueando sozinhos as telas dos celulares e abrindo os apps que querem usar, seja para ver animações ou brincar com jogos interativos. Se hoje a geração Z é extremamente conectada, a expectativa de pesquisadores sociais é que a Geração Alpha seja ainda mais engajada tecnologicamente. Por isso, na sala de aula, um grande desafio é mantê-los interessados nos temas apresentados nas disciplinas. A tecnologia não pode mais ficar fora da cena. Nas escolas mais modernas, muitas ferramentas digitais já são utilizadas nas trilhas de aprendizagem personalizadas e por meio da gamificação. Com o novo cenário mundial, essa geração já vai reconhecer o ensino híbrido de uma forma bastante natural. Mas os estudiosos da Educação revelam que, embora seja a geração que mais será conectada digitalmente e com potencial de aprender mais sobre o mundo e seus antecessores devido às informações disponíveis na internet, não necessariamente será a que terá mais habilidades socioemocionais. Portanto, esse é um aspecto que as instituições de ensino terão que trabalhar em seus estudantes. Características da geração alpha Navegar intuitivamente em dispositivos digitais; Apreciar experiências de aprendizagem personalizadas a seu tempo; Aprender e descobrir por tentativa e erro; Atração pelas mídias interativas (apps e jogos); Fazer muito mais pesquisas de voz no Youtube; Ter forte desejo por gratificação instantânea; Está em constante mudança e não se prende a padrões. O que ocorre com a geração alpha no Ensino Fundamental Anos Finais? Quando esses estudantes chegam ao Ensino Fundamental Anos Finais vão passar por uma mudança de ciclo, que vem junto com a puberdade, deixando de ser crianças para se tornarem pré-adolescentes, o que torna o cenário ainda mais desafiador para os educadores. No novo momento, os estudantes vão ter professores múltiplos e a complexidade do ensino aumenta. Eles são mais estimulados ao pensamento crítico e à socialização. Essa fase de transição, que já ocorria nas gerações anteriores, precisa ser muito avaliada pelas instituições, já que outra tendência dos alfas é não aceitar atitudes autoritárias. Por isso, o diálogo e a explicação de todos os fatos é cada vez mais importante tanto na vida escolar como na familiar. Pais e escolas devem entender cada vez mais essa mente conectada na internet, que é mais acelerada devido aos estímulos que recebem. Portanto, mergulhar nesse universo é muito importante para entendê-lo e trazer os alfas para um equilíbrio entre o virtual e o físico. Escola de ensino fundamental em São José dos Campos O projeto pedagógico do Colégio Planck foi construído para desenvolver competências interpessoais e cognitivas nos estudantes a partir do Ensino Fundamental Anos Finais. Para isso, promove uma aprendizagem baseada em projetos. O Planck é uma instituição de ensino que já nasceu com esse viés mais tecnológico, tão apreciado pela geração Alpha. Portanto, as práticas mais modernas ligadas à tecnologia já fazem parte do seu cotidiano. No Colégio, os estudantes são inseridos em uma consciência digital diferenciada, aprendendo a fazer bom uso da tecnologia. É também uma forma de ter uma visão de mundo mais global, que traz novas possibilidades de comunicação e evolução. Além de oferecer um ambiente de aprendizado vibrante, criativo e inspirador, no Ensino Fundamental Anos Finais, o Planck também promove o desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais, que é um de seus pilares, para que os estudantes se sintam protagonistas do seu desenvolvimento e estejam preparados para o próprio amadurecimento. Além disso, os estudantes são estimulados a manter relações sociais positivas, aprender a trabalhar em grupo, ter empatia, controle de emoções, tomada de decisões responsáveis e cultivar a determinação para atingir metas. Nos processos pedagógicos entram práticas para estimular a criatividade, respeito e cuidado, curiosidade e motivação, responsabilidade, autoconhecimento e colaboração. Disciplinas do Ensino Fundamental do Planck Para atrair a atenção dessa Geração Alpha, hiperconectada e dinâmica, as disciplinas são trabalhadas com metodologias que apresentam o sentido de aprendê-las. Para isso, a emoção da descoberta do aprendizado está inserido em cada ambiente do Planck, das salas de aulas aos espaços abertos. Além da grade curricular padrão, o Colégio também traz disciplinas eletivas que também incentivam o amor pelo aprender: Habilidades Socioemocionais: fomenta importantes valores e um preparo para situações da vida que vão além dos muros do Colégio; Academia Sherlock: por meio da metodologia ativa de aprendizagem “estudo de caso”, estimula prática da pesquisa e investigação a partir de variados temas; Laboratório de Soluções: desenvolve a cultura maker no Lab Fab Designer Maker, onde estudantes são estimulados a criar, construir e trabalhar de forma colaborativa a partir do conceito de Design Thinking; Música: estimula os aspectos artísticos dos estudantes; Clube de Debates: estimula a oratória, para que eles aprendam a falar de forma fluente e com confiança, tanto para atividades do próprio Colégio ou outras situações da vida. Inovação A Geração Alpha vai trazer muitas possibilidades para o setor da Educação, já que é composta por integrantes extremamente inquietos, dinâmicos e que gostam de transformações. Essas características já estimulam para que as instituições de ensino estejam em constante movimento de evolução. A tendência é que as mudanças sejam cada vez maiores para o setor. Mas essa é apenas a ponta do iceberg que nasceu junto com os alfas. A inovação constante será, mais do que nunca, necessária.

A geração alpha é composta pelos estudantes que nasceram a partir de 2010, ou seja, aqueles que estão atualmente no Ensino Fundamental e já chegaram ao mundo, praticamente, com um smartphone nas mãos.

O grande desafio das instituições escolares é apresentar para essa geração hiperconectada métodos pedagógicos mais personalizados, dinâmicos e interativos. Veja mais nesse post sobre o tema.

Geração alpha: tecnologias na palma da mão

Quem inventou o termo geração alpha (que são os nascidos de 2010 até 2024) foi Mark McCrindle , um demógrafo e futurista. Palestrante do TEDx, ele estima que cerca de 2,5 milhões de alfas nascem em todo mundo a cada semana.

Já é possível afirmar que essa geração 100% digital tem provocado muitas reflexões no setor educacional. O que apresentar para estudantes que estão mais do que acostumados com as telas e são extremamente sensíveis aos estímulos sensoriais digitais?

Muitos pais que têm filhos que nasceram nessa geração já ficam extremamente surpresos quando presenciam as crianças ainda muito jovens desbloqueando sozinhos as telas dos celulares e abrindo os apps que querem usar, seja para ver animações ou brincar com jogos interativos. 

Se hoje a geração Z é extremamente conectada, a expectativa de pesquisadores sociais é que a geração alpha seja ainda mais engajada tecnologicamente. Por isso, na sala de aula, um grande desafio é mantê-los interessados nos temas apresentados nas disciplinas. A tecnologia não pode mais ficar fora da cena.

Nas escolas mais modernas, muitas ferramentas digitais já são utilizadas nas trilhas de aprendizagem personalizadas e por meio da gamificação.

Com o novo cenário mundial, essa geração já vai reconhecer o ensino híbrido de uma forma bastante natural.

Mas os estudiosos da Educação revelam que, embora seja a geração que mais será conectada digitalmente e com potencial de aprender mais sobre o mundo e seus antecessores devido às informações disponíveis na internet, não necessariamente será a que terá mais habilidades socioemocionais. Portanto, esse é um aspecto que as instituições de ensino terão que trabalhar em seus estudantes.

Características da geração alpha - Navegar intuitivamente em dispositivos digitais; Apreciar experiências de aprendizagem personalizadas a seu tempo; Aprender e descobrir por tentativa e erro; Atração pelas mídias interativas (apps e jogos); Fazer muito mais pesquisas de voz no Youtube; Ter forte desejo por gratificação instantânea; Está em constante mudança e não se prende a padrões. 

O que ocorre com a geração alpha no Ensino Fundamental Anos Finais?

Quando esses estudantes chegam ao Ensino Fundamental Anos Finais vão passar por uma mudança de ciclo, que vem junto com a puberdade, deixando de ser crianças para se tornarem pré-adolescentes, o que torna o cenário ainda mais desafiador para os educadores.

No novo momento, os estudantes vão ter professores múltiplos e a complexidade do ensino aumenta. Eles são mais estimulados ao pensamento crítico e à socialização.

ebook ensino fundamental anos finais

Essa fase de transição, que já ocorria nas gerações anteriores, precisa ser muito avaliada pelas instituições, já que outra tendência dos alfas é não aceitar atitudes autoritárias. Por isso, o diálogo e a explicação de todos os fatos é cada vez mais importante tanto na vida escolar como na familiar.

Pais e escolas devem entender cada vez mais essa mente conectada na internet, que é mais acelerada devido aos estímulos que recebem. Portanto, mergulhar nesse universo é muito importante para entendê-lo e trazer os alfas para um equilíbrio entre o virtual e o físico.

A Geração Alpha é composta pelos estudantes que nasceram a partir de 2010, ou seja, aqueles que estão atualmente no Ensino Fundamental e já chegaram ao mundo, praticamente, com um smartphone nas mãos. O grande desafio das instituições escolares é apresentar para essa geração hiperconectada métodos pedagógicos mais personalizados, dinâmicos e interativos. Veja mais nesse post sobre o tema. Geração Alpha: tecnologias na palma da mão Quem inventou o termo Geração Alpha (que são os nascidos de 2010 até 2024) foi Mark McCrindle , um demógrafo e futurista. Palestrante do TEDx, ele estima que cerca de 2,5 milhões de alfas nascem em todo mundo a cada semana. Já é possível afirmar que essa geração 100% digital tem provocado muitas reflexões no setor educacional. O que apresentar para estudantes que estão mais do que acostumados com as telas e são extremamente sensíveis aos estímulos sensoriais digitais? Muitos pais que têm filhos que nasceram nessa geração já ficam extremamente surpresos quando presenciam as crianças ainda muito jovens desbloqueando sozinhos as telas dos celulares e abrindo os apps que querem usar, seja para ver animações ou brincar com jogos interativos. Se hoje a geração Z é extremamente conectada, a expectativa de pesquisadores sociais é que a Geração Alpha seja ainda mais engajada tecnologicamente. Por isso, na sala de aula, um grande desafio é mantê-los interessados nos temas apresentados nas disciplinas. A tecnologia não pode mais ficar fora da cena. Nas escolas mais modernas, muitas ferramentas digitais já são utilizadas nas trilhas de aprendizagem personalizadas e por meio da gamificação. Com o novo cenário mundial, essa geração já vai reconhecer o ensino híbrido de uma forma bastante natural. Mas os estudiosos da Educação revelam que, embora seja a geração que mais será conectada digitalmente e com potencial de aprender mais sobre o mundo e seus antecessores devido às informações disponíveis na internet, não necessariamente será a que terá mais habilidades socioemocionais. Portanto, esse é um aspecto que as instituições de ensino terão que trabalhar em seus estudantes. Características da geração alpha Navegar intuitivamente em dispositivos digitais; Apreciar experiências de aprendizagem personalizadas a seu tempo; Aprender e descobrir por tentativa e erro; Atração pelas mídias interativas (apps e jogos); Fazer muito mais pesquisas de voz no Youtube; Ter forte desejo por gratificação instantânea; Está em constante mudança e não se prende a padrões. O que ocorre com a geração alpha no Ensino Fundamental Anos Finais? Quando esses estudantes chegam ao Ensino Fundamental Anos Finais vão passar por uma mudança de ciclo, que vem junto com a puberdade, deixando de ser crianças para se tornarem pré-adolescentes, o que torna o cenário ainda mais desafiador para os educadores. No novo momento, os estudantes vão ter professores múltiplos e a complexidade do ensino aumenta. Eles são mais estimulados ao pensamento crítico e à socialização. Essa fase de transição, que já ocorria nas gerações anteriores, precisa ser muito avaliada pelas instituições, já que outra tendência dos alfas é não aceitar atitudes autoritárias. Por isso, o diálogo e a explicação de todos os fatos é cada vez mais importante tanto na vida escolar como na familiar. Pais e escolas devem entender cada vez mais essa mente conectada na internet, que é mais acelerada devido aos estímulos que recebem. Portanto, mergulhar nesse universo é muito importante para entendê-lo e trazer os alfas para um equilíbrio entre o virtual e o físico. Escola de ensino fundamental em São José dos Campos O projeto pedagógico do Colégio Planck foi construído para desenvolver competências interpessoais e cognitivas nos estudantes a partir do Ensino Fundamental Anos Finais. Para isso, promove uma aprendizagem baseada em projetos. O Planck é uma instituição de ensino que já nasceu com esse viés mais tecnológico, tão apreciado pela geração Alpha. Portanto, as práticas mais modernas ligadas à tecnologia já fazem parte do seu cotidiano. No Colégio, os estudantes são inseridos em uma consciência digital diferenciada, aprendendo a fazer bom uso da tecnologia. É também uma forma de ter uma visão de mundo mais global, que traz novas possibilidades de comunicação e evolução. Além de oferecer um ambiente de aprendizado vibrante, criativo e inspirador, no Ensino Fundamental Anos Finais, o Planck também promove o desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais, que é um de seus pilares, para que os estudantes se sintam protagonistas do seu desenvolvimento e estejam preparados para o próprio amadurecimento. Além disso, os estudantes são estimulados a manter relações sociais positivas, aprender a trabalhar em grupo, ter empatia, controle de emoções, tomada de decisões responsáveis e cultivar a determinação para atingir metas. Nos processos pedagógicos entram práticas para estimular a criatividade, respeito e cuidado, curiosidade e motivação, responsabilidade, autoconhecimento e colaboração. Disciplinas do Ensino Fundamental do Planck Para atrair a atenção dessa Geração Alpha, hiperconectada e dinâmica, as disciplinas são trabalhadas com metodologias que apresentam o sentido de aprendê-las. Para isso, a emoção da descoberta do aprendizado está inserido em cada ambiente do Planck, das salas de aulas aos espaços abertos. Além da grade curricular padrão, o Colégio também traz disciplinas eletivas que também incentivam o amor pelo aprender: Habilidades Socioemocionais: fomenta importantes valores e um preparo para situações da vida que vão além dos muros do Colégio; Academia Sherlock: por meio da metodologia ativa de aprendizagem “estudo de caso”, estimula prática da pesquisa e investigação a partir de variados temas; Laboratório de Soluções: desenvolve a cultura maker no Lab Fab Designer Maker, onde estudantes são estimulados a criar, construir e trabalhar de forma colaborativa a partir do conceito de Design Thinking; Música: estimula os aspectos artísticos dos estudantes; Clube de Debates: estimula a oratória, para que eles aprendam a falar de forma fluente e com confiança, tanto para atividades do próprio Colégio ou outras situações da vida. Inovação A Geração Alpha vai trazer muitas possibilidades para o setor da Educação, já que é composta por integrantes extremamente inquietos, dinâmicos e que gostam de transformações. Essas características já estimulam para que as instituições de ensino estejam em constante movimento de evolução. A tendência é que as mudanças sejam cada vez maiores para o setor. Mas essa é apenas a ponta do iceberg que nasceu junto com os alfas. A inovação constante será, mais do que nunca, necessária.

Escola de ensino fundamental em São José dos Campos

O projeto pedagógico do Colégio Planck foi construído para desenvolver competências interpessoais e cognitivas nos estudantes a partir do Ensino Fundamental Anos Finais. Para isso, promove uma aprendizagem baseada em projetos.

O Planck é uma instituição de ensino que já nasceu com esse viés mais tecnológico, tão apreciado pela geração Alpha. Portanto, as práticas mais modernas ligadas à tecnologia já fazem parte do seu cotidiano.

No Colégio, os estudantes são inseridos em uma consciência digital diferenciada, aprendendo a fazer bom uso da tecnologia. É também uma forma de ter uma visão de mundo mais global, que traz novas possibilidades de comunicação e evolução.

Além de oferecer um ambiente de aprendizado vibrante, criativo e inspirador, no Ensino Fundamental Anos Finais, o Planck também promove o desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais, que é um de seus pilares, para que os estudantes se sintam protagonistas do seu desenvolvimento e estejam preparados para o próprio amadurecimento.

Além disso, os estudantes são estimulados a manter relações sociais positivas, aprender a trabalhar em grupo, ter empatia, controle de emoções, tomada de decisões responsáveis e cultivar a determinação para atingir metas. 

Nos processos pedagógicos entram práticas para estimular a criatividade, respeito e cuidado, curiosidade e motivação, responsabilidade, autoconhecimento e colaboração.

Leia também:

➡️ Profissões do futuro

➡️ Múltiplas Inteligências

Disciplinas do Ensino Fundamental do Planck

Para atrair a atenção dessa geração alpha, hiperconectada e dinâmica, as disciplinas são trabalhadas com metodologias que apresentam o sentido de aprendê-las. 

Para isso, a emoção da descoberta do aprendizado está inserido em cada ambiente do Planck, das salas de aulas aos espaços abertos. 

Além da grade curricular padrão, o Colégio também traz disciplinas eletivas que também incentivam o amor pelo aprender:

  • Habilidades Socioemocionais: fomenta importantes valores e um preparo para situações da vida que vão além dos muros do Colégio;
  • Academia Sherlock: por meio da metodologia ativa de aprendizagem “estudo de caso”, estimula prática da pesquisa e investigação a partir de variados temas;   
  • Laboratório de Soluções: desenvolve a cultura maker no Lab Fab Designer Maker, onde estudantes são estimulados a  criar, construir e trabalhar de forma colaborativa a partir do conceito de Design Thinking; 
  • Música: estimula os aspectos artísticos dos estudantes;
  • Clube de Debates: estimula a oratória, para que eles aprendam a falar de forma fluente e com confiança, tanto para atividades do próprio Colégio ou outras situações da vida.

Inovação 

A geração alpha vai trazer muitas possibilidades para o setor da Educação, já que é composta por integrantes extremamente inquietos, dinâmicos e que gostam de transformações. 

Essas características já estimulam para que as instituições de ensino estejam em constante movimento de evolução. A tendência é que as mudanças sejam cada vez maiores para o setor. Mas essa é apenas a ponta do iceberg que nasceu junto com os alfas. A inovação constante será, mais do que nunca, necessária.

Leia mais:

➡️ Os reflexos da pandemia na Educação

➡️  Uma escola diferente de tudo o que você já viu

Compartilhe:

Leia também:

Translate »