Volta às aulas e reunião de pais

Conteúdo

Em pouco menos de um mês de aulas, o Colégio Planck já está com energia máxima nas aulas e diversas outras atividades que foram realizadas nesse período.

Em pouco menos de um mês de aulas, o Colégio Planck já está com energia máxima nas aulas e diversas outras atividades que foram realizadas nesse período.

Vamos ver como os alunos foram recebidos no primeiro dia de aula e que atividades deram a largada para o ano letivo de 2020 no Planck.

Sorrisos e abraços calorosos no primeiro dia de aula

Nem é preciso dizer, mas as aulas voltaram a todo vapor com alunos, professores e coordenação desfrutando do projeto arquitetônico da nossa casa nova, construída para ser o ambiente total de aprendizado, com detalhes minuciosamente pensados para estimular conhecimento, criatividade e gosto por aprender.

Já no primeiro dia de aula, os alunos foram recebidos um a um pelos diretores, coordenadores pedagógicos e colaboradores da escola em diversas áreas. Um sorriso, um abraço e uma conversa leve e calorosa fez parte do comitê de boas-vindas do Colégio para que todos já pudessem estreitar os laços. 

Amizades antigas e novas também já ganharam espaço nessa volta às aulas. Nas conversas animadas que puderam ser percebidas, sobrou novidades sobre as férias e expectativas a respeito do novo ano letivo.

Já nas salas de aulas, os olhares atentos e curiosos demonstraram grande interesse nos novos conhecimentos e experiências que vão fazer parte de um futuro que já começa a chegar.

Em pouco menos de um mês de aulas, o Colégio Planck já está com energia máxima nas aulas e diversas outras atividades que foram realizadas nesse período.

Em pouco menos de um mês de aulas, o Colégio Planck já está com energia máxima nas aulas e diversas outras atividades que foram realizadas nesse período.

Em pouco menos de um mês de aulas, o Colégio Planck já está com energia máxima nas aulas e diversas outras atividades que foram realizadas nesse período.

Em pouco menos de um mês de aulas, o Colégio Planck já está com energia máxima nas aulas e diversas outras atividades que foram realizadas nesse período.

Em pouco menos de um mês de aulas, o Colégio Planck já está com energia máxima nas aulas e diversas outras atividades que foram realizadas nesse período.

Em pouco menos de um mês de aulas, o Colégio Planck já está com energia máxima nas aulas e diversas outras atividades que foram realizadas nesse período.

Em pouco menos de um mês de aulas, o Colégio Planck já está com energia máxima nas aulas e diversas outras atividades que foram realizadas nesse período.

Em pouco menos de um mês de aulas, o Colégio Planck já está com energia máxima nas aulas e diversas outras atividades que foram realizadas nesse período.

Em pouco menos de um mês de aulas, o Colégio Planck já está com energia máxima nas aulas e diversas outras atividades que foram realizadas nesse período.

Em pouco menos de um mês de aulas, o Colégio Planck já está com energia máxima nas aulas e diversas outras atividades que foram realizadas nesse período.

Em pouco menos de um mês de aulas, o Colégio Planck já está com energia máxima nas aulas e diversas outras atividades que foram realizadas nesse período.

Em pouco menos de um mês de aulas, o Colégio Planck já está com energia máxima nas aulas e diversas outras atividades que foram realizadas nesse período.

1o. Ciclo de Pais

Uma das atividades paralelas às aulas que teve grande sucesso nesse mês foi a realização do 1o. Círculo de Pais, ocorrido em dias diferentes de acordo com as séries bem no início de fevereiro, tanto para o Ensino Fundamental Anos Finais (8o e 9o anos) e Ensino Médio.

Essa integração entre a coordenação do Colégio e os pais e responsáveis foi uma grande oportunidade de reforçar conceitos e o compromisso do Planck com o alto desempenho de seus alunos.

Na ocasião, além de um welcome coffee e visitação às instalações do novo prédio, mais de 300 pais e responsáveis trataram de aspectos gerais relacionados aos estudantes em parceria com a direção e coordenação da escola.

Além disso, no dia 7 de fevereiro, pais e alunos interessados conheceram o programa de direcionamento para o ensino no Exterior, denominado Planck Global Guidance (PGG), bem como o programa de férias Yale Summer.

O PGG é um programa que prepara os alunos do Ensino Médio para os processos seletivos das universidades internacionais em diversos países do mundo inteiro. 

Já o Summer Yale é um programa pedagógico para que os alunos desfrutem de conhecimentos e vivências nessa universidade norte-americana no período das férias.

Em pouco menos de um mês de aulas, o Colégio Planck já está com energia máxima nas aulas e diversas outras atividades que foram realizadas nesse período.

Em pouco menos de um mês de aulas, o Colégio Planck já está com energia máxima nas aulas e diversas outras atividades que foram realizadas nesse período.

Em pouco menos de um mês de aulas, o Colégio Planck já está com energia máxima nas aulas e diversas outras atividades que foram realizadas nesse período.

Em pouco menos de um mês de aulas, o Colégio Planck já está com energia máxima nas aulas e diversas outras atividades que foram realizadas nesse período.

Em pouco menos de um mês de aulas, o Colégio Planck já está com energia máxima nas aulas e diversas outras atividades que foram realizadas nesse período.

Em pouco menos de um mês de aulas, o Colégio Planck já está com energia máxima nas aulas e diversas outras atividades que foram realizadas nesse período.

Leia mais:

➡️ – Como promover um vestibular sem desgaste psicológico

➡️ – Como os pais podem trabalhar em parceria com o Colégio

PAIDA Especial

Outra atividade importante para o desempenho dos estudantes ao longo do ano é a Avaliação Diagnóstica de Matemática Básica.

Realizada antes do início das aulas, o objetivo da avaliação é conhecer a proficiência nessa matéria dos alunos que vão entrar no 1o ano do Ensino Médio.

Para realizar essa checagem, os alunos matriculados receberam a Avaliação Diagnóstica em dezembro do ano passado.

Nessa atividade constavam 42 questões, a partir dos resultados obtidos, foi possível realizar um estudo do nível que se encontra cada aluno que fez a Avaliação.

Foi constatado que mais de 50% dos alunos estão em um nível ótimo e bom. Porém, como a missão do Planck é auxiliar o aluno de forma única em suas potencialidades e deficiências, para aqueles que estiveram com desempenho abaixo da média, já começaram atividades complementares e grupos de estudo para promover a melhoria dos conhecimentos e desempenho desses alunos.

# Avante Planck 2020

Para o Colégio Planck, já de início, a satisfação é imensa em perceber quantos potenciais podem ser despertados nessa trajetória escolar de 2020.

Com a metodologia aplicada e o interesse de cada aluno, novos sonhos começam a caminhar para a realização.

 

Compartilhe:

Leia também:

O Colégio Planck realizou a primeira edição do evento Summit Planck de Startup & Empreendedorismo na segunda semana do mês de novembro. No evento, foram abordados os desafios e conquistas do ano e apresentados os projetos idealizados e executados durante o período inicial presencial, em março, em em Planck Home School. Com a volta das aulas presenciais em outubro, os estudantes puderam apresentar in loco o fruto desse trabalho realizado com todos isolados em suas casas, mas unidos em suas mentes. Além disso, houve também palestra dos cases de sucesso do empresário Oscar Constantino e do executivo da Arco Educação, Bruno Veras. Abertura de evento relembra o desafio de 2020 No início do evento, o professor André Guadalupe, mentor e idealizador do projeto relembrou o desafio que chegou ao Planck após a recente inauguração do prédio novo, 70% de estudantes novos e apenas 6 semanas do início das aulas: a decretação da pandemia e a consequente suspensão posterior das aulas. Então, todos foram convidados a ir para o Planck Home School, inclusive os 17 estudantes inscritos na disciplina eletiva Startup & Empreendedorismo, que tinha contado com apenas duas aulas presenciais.  Cap da disciplina, quando essa situação ocorreu, o professor André Guadalupe revelou que não sabia exatamente como seria o desenrolar das atividades, mas sabia que essa seria, com certeza, a oportunidade de criar algo novo e diferente. Todos os inscritos se comprometeram a dar o que havia de melhor em si. O professor contou a todos os presentes no evento que os estudantes dedicaram-se e continuam a se dedicar de forma intensa às primeiras empresas de suas vidas, até mesmo nas férias. Nessa abertura,  André Guadalupe falou um pouco do que é mais importante para empreender: ter um bom propósito.  Ao  ter um significado maior para empreender, quando se entende o porquê do que está fazendo é muito mais fácil abraçar a causa e realizar o que é preciso no tempo necessário, mesmo que aconteçam erros, que serão corrigidos após a colheita dos resultados das experiências. Os ajustes precisam acontecer quantas vezes forem necessárias para chegar a um resultado de sucesso. Quais são as principais características de uma boa liderança? No evento, o professor André falou sobre parte do que é abordado na disciplina Startup & Empreendedorismo, que busca estimular o protagonismo dos estudantes com uma postura empreendedora. Para isso, revelou a importância de a empresa ter Missão, Visão e Valores, junto com o propósito que ela carrega. Citou como exemplo o próprio Colégio Planck, que está sempre em busca de trabalhar com processos, indicadores e metas que são perseguidas, além de uma constante cultura de inovação.  Para uma empresa bem-sucedida, também é necessária uma boa liderança que inclui características como serenidade para lidar com as crises, boa comunicação (isso também inclui saber ouvir), foco (saber priorizar), disciplina e capacidade de execução. Essa boa liderança também casa com as características que se busca no alumni Planck, que estão registradas nas paredes do prédio e norteiam os processos de decisão de todos os projetos pedagógicos implementados pelo colégio: ser ético, relevante, competente, autônomo e global. Na disciplina, os estudantes são estimulados a decidirem o que fazer e assumirem os riscos de suas decisões. Além disso, é incentivado que eles busquem solução de problemas, empatia, aprendizado significativo, alto desempenho, trabalho em equipe e nunca parar de aprender. Disciplina Startup e Empreendedorismo Para aprender a ter essa postura empreendedora os estudantes ampliaram os estudos, conheceram novas ferramentas, aprenderam sobre modelagem de negócios e a criar um plano de negócios para estruturar uma empresa. Os estudantes empreendedores também conheceram ferramentas e metodologias para gestão das empresas, aprenderam sobre CANVAS, SWOT, fluxo de caixa, entender funil de vendas, marketing digital, métricas SaaS, design thinking e MVP. Paralelamente, leram obras essenciais e algumas biografias de empreendedores importantes, como Elon Musk e Sam Walton, e viram alguns filmes que traziam trajetórias de sucesso. No evento, o professor André anunciou que todo esse potencial dos estudantes do Colégio será conhecido também no evento The Master, de Oxford, que é uma competição empresarial internacional para estudantes de 16 a 18 anos do Ensino Médio, para o qual o Colégio Planck foi convidado. A viagem  para Londres será em julho de 2021. Estudantes apresentam projetos para jurados No Summit foram apresentados aos jurados e público presente, as 5 startups criadas pelos estudantes (Idog, Protagonus, ISLA, Next e Ensinu). Eles tiveram alguns minutos para realizar o seu pitch e ouvir considerações dos jurados que estavam presencialmente e de forma remota no evento. O corpo de jurados foi composto por profissionais de empresas do setor de Educação, Indústria, Gestão Empresarial e Pública, Inovação, Comércio, Serviços: Prof. Ademar Celedônio (Diretor do SAS), Alexandre Barros (Diretor da Nexus), Álvaro Cruz (VP da Positivo Tecnologia), Eng. Antonio Catter, Bruno Veras (Diretor da ARCO Educação), Jeremias Rodrigues (Setor Imobiliário), Kiko Sawaya (Presidente do Desenvolve Vale), Luís Paulo Loreti (Co-fundador da Co-work), Olaviano Pereira Neto (Diretor da Startup São José - Casa do Café da PMSJC), Oscar Constantino (Presidente do Grupo Oscar Calçados), Rodrigo Sanchez (Co-fundador e Diretor de Mkt da GS2) e Wagner Luis de Souza (Presidente do Grupo Century e ValeSul Shopping) que infelizmente não pode estar presente ao evento, mas acompanhou integralmente a transmissão. Startups Idog É uma startup de manipulação e delivery de ração para pets.  A proposta é oferecer rações 100% naturais e livres de conservantes químicos, que serão entregues na casa do cliente. Protagonus Startup que atua com o complemento do ensino tradicional para preparar o jovem para o mercado de trabalho, com cursos de inteligência emocional, educação financeira, oratória, liderança, nutrição e programação. Isla Hotel Plataforma que vai permitir digitalização de dados pessoais para realizar cadastros fáceis de forma intuitiva e rápida, evitando filas de check-in e outros problemas. Next Cargo Serviço de transporte de bagagens quer oferecer conforto, praticidade e rapidez para realizar a locomoção das malas para o lugar onde for preciso. Ensinu Experiência digital para o ensino com a criação de  um aplicativo personalizado para escolas criando mais conectividade e relacionamento entre estudantes, pais e professores. Premiação Antes da apresentação dos resultados, o professor André Guadalupe ressaltou que todos foram vencedores, pelo trabalho que fizeram e pela superação de alguns estudantes, que enfrentaram a própria timidez e tiveram coragem de subir ao palco e falar para o público presente pelos jurados, time de liderança pedagógica e administrativa do Colégio Planck, professores e seus pais. Ao final, o resultado da escolha dos grupos determinou as colocações no Summit: Isla (1º lugar), Ensinu (2º lugar), Protagonus (3º lugar), Idog (4ºo lugar) e Next Cargo (5º lugar). As premiações foram cuidadosamente desenhadas para oferecer aos alunos experiências que o dinheiro não pode comprar. O prêmio para o primeiro e o segundo colocados foi uma imersão de 2 dias na sede da Plataforma de Ensino SAS em Fortaleza (CE), para conhecer os setores de Inovação, Atendimento ao Cliente, Produção Editorial e Logística. Os três primeiros colocados também vão passar um dia visitando a sede do Google em São Paulo e o Google Startup. Para as cinco startups, haverá uma imersão na sede da Arco em São Paulo, onde os grupos vão receber uma mentoria, e visitar os escritórios de negócios do Arco Educação, Nave a Vela, Pleno, SAS e Criação de Valor da unicornio Arco. O Hub de Inovação  Nexus, a Aceleradora São José Startup, a agência GS2 MKT,  a HUB Educacional e Indústria de Tecnologia Positivo também vão oferecer oportunidades de mentoria e acompanhamento para os estudantes. Ao final, houve a cerimônia de premiação e um coquetel de encerramento. Pais, professores e participantes ficaram muito emocionados com o grande potencial desses estudantes que estão na faixa de 15 anos. A grandiosidade do trabalho feito para o Summit só revela que eles podem voar muito mais alto em seus futuros.

Summit Planck 2020

O Colégio Planck realizou a primeira edição do evento Summit Planck de Startup & Empreendedorismo na segunda semana do mês de novembro. No evento, foram

Translate »