O estudante do 9º ano é preparado para um passo de mais maturidade

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O 9º ano é uma época de mudanças para os estudantes, quando estão a um passo de ultrapassar a fronteira que vai direcioná-los ao Ensino Médio, no qual a dinâmica de estudos e objetivos são bastante diferentes do Ensino Fundamental Anos Finais. No Colégio Planck, entenda como os estudantes são preparados para essa nova fase que exige mais autonomia e maturidade. Estudantes entram em um novo estágio pessoal e acadêmico No Brasil, o Ensino Fundamental Anos Finais compreende do 6º ao 9º ano, com estudantes que, em geral, têm de 11 anos a 14 anos. A passagem do Ensino Fundamental Anos Iniciais para os Anos Finais exige novos desafios, mas no 9º ano o estudante também será preparado para um nível a mais de autonomia e responsabilidade em sua vida acadêmica para seguir para o Ensino Médio. Além de começar a pensar na nova dinâmica de estudo do Ensino Médio, as disciplinas e até nos novos amigos, no caso de uma mudança de instituição, existem outros processos que começam a surgir no horizonte para um estudante do 9º ano. Por isso, é muito importante que as instituições escolares preparem esses estudantes para essa transição, desenvolvendo algumas estratégias que vão ajudá-los a esclarecer dúvidas sobre o novo processo acadêmico que irão vivenciar no Ensino Médio, apresentar a eles as mudanças que irão ocorrer no currículo, bem como prepará-los para uma nova dinâmica de estudo, que vai exigir muito mais autonomia e organização. Nesse momento, os estudantes devem ser estimulados a ter mais independência em suas decisões e ter mais oportunidades de cultivar os seus sonhos. Como é o 9º ano no Colégio Planck No Colégio Planck, que é uma instituição que estimula o alto desempenho, ocorre também uma acolhida individualizada e um olhar especial para a performance desse estudante, no sentido de estimulá-lo a atingir suas novas metas, porque essa é a hora de começar a pensar em uma carreira e planejar objetivos e sonhos. Nesse momento, os estudantes passam a entender ainda mais a importância de ser protagonista e ter habilidades socioemocionais que os destacarão no futuro, como a criatividade, colaboração, empatia e inteligência emocional, que são essenciais para o mercado de trabalho. Além disso, há também um estímulo à cultura da amizade e dos laços, por meio da convivência, que permite uma maior consciência sobre as diferenças dos outros estudantes e do que eles podem somar ao próprio processo pessoal. Para estimulá-los ao desenvolvimento dessas habilidades neste período, os estudantes contam com projetos especiais como a Academia Sherlock, que é uma metodologia ativa que trabalha o estudo de casos; e o Laboratório de Soluções, que os ensina a desenvolver soluções para demandas da sociedade em parceria com os professores. O Clube de Debates é mais um projeto especial para fortalecer as habilidades do estudante do 9º ano, para que eles possam trabalhar a oratória e retórica. Além disso, há todo um acompanhamento de forma individualizada das expectativas, potencialidades e fragilidades desses estudantes por meio da Orientação Educacional, que incentiva um crescimento deles como um todo, tanto no aspecto emocional como no acadêmico. As fronteiras se ampliam no 9º ano Nesta fase, os estudantes começam a perceber que as decisões e escolhas para a sua vida são muito mais suas do que da família, é uma fase de começar a sair do casulo. É claro que a parceria com seus pais e responsáveis é fundamental, mas são eles que vão começar a refletir sobre as próprias carreiras no futuro. Essa nova fase de reflexão vai colocá-lo diante de algumas decisões sobre onde estudar, morar fora da casa dos pais no período da universidade ou até mudar de país no período da graduação universitária. No Planck, no 9º ano, os estudantes são apresentados ao PGG (Planck Global Guidance), que é um programa exclusivo de consultoria do Colégio que vai prepará-los durante os 3 anos do Ensino Médio para processos seletivos em universidades do mundo inteiro. Conhecer esse programa no 9º ano já começa a despertar no estudante a possibilidade de realizar esse sonho de estudar fora do país. O programa vai preparar os estudantes para exames de proficiência, aplicações em universidades, agendamento de visitas e outras atividades que vão permitir ao estudante conhecer o perfil de cada instituição, para promover uma escolha consciente e bem embasada. Todo esse processo incentiva a autonomia e autoconhecimento dos estudantes, com apoio também de uma college counselor, que vai orientá-los nesta busca. Preparo do estudante no Núcleo Planck Internacional Visando já oportunizar experiências mais globais aos estudantes, o Núcleo Planck Internacional proporciona aos estudantes um melhor preparo em idiomas já no Ensino Fundamental Anos Finais, com aulas semanais dentro da grade curricular e aulas de espanhol, francês e alemão no contraturno das aulas. Já no Ensino Médio, para as aulas de inglês do PEC (Planck English Course), os estudantes aprendem também a cultura e desenvolvem habilidade de compreensão escrita no idioma e de discussões mais aprofundadas de obras literárias. Esse preparo no idioma também é um passo a mais para quem quer participar do PGG. Conclusão O Colégio Planck oferece um projeto integral de desenvolvimento emocional e alta performance acadêmica que permite que os estudantes do 9º ano aprofundem áreas de seu conhecimento e também potencializem outros tipos de conhecimentos que já fazem parte de sua bagagem pessoal. Os estudantes do 9º ano serão levados à autogestão, compartilhamento e responsabilidade, além de estabelecer uma parceria íntima com seus educadores e demais membros da equipe pedagógica do time Planck.

O 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais é uma época de mudanças para os estudantes, quando estão a um passo de ultrapassar a fronteira que vai direcioná-los ao Ensino Médio, no qual a dinâmica de estudos e objetivos são bastante diferentes do Ensino Fundamental Anos Finais.

No Colégio Planck, entenda como os estudantes são preparados para essa nova fase que exige mais autonomia e maturidade.

Estudantes entram em um novo estágio pessoal e acadêmico

No Brasil, o Ensino Fundamental Anos Finais compreende do 6º ao 9º ano, com estudantes que, em geral, têm de 11 anos a 14 anos.

A passagem do Ensino Fundamental Anos Iniciais para os Anos Finais exige novos desafios, mas no 9º ano o estudante também será preparado para um nível a mais de autonomia e responsabilidade em sua vida acadêmica para seguir para o Ensino Médio.

Além de começar a pensar na nova dinâmica de estudo do Ensino Médio, as  disciplinas e até nos novos amigos, no caso de uma mudança de instituição, existem outros processos que começam a surgir no horizonte para um estudante do 9º ano. 

O 9º ano é uma época de mudanças para os estudantes, quando estão a um passo de ultrapassar a fronteira que vai direcioná-los ao Ensino Médio, no qual a dinâmica de estudos e objetivos são bastante diferentes do Ensino Fundamental Anos Finais. No Colégio Planck, entenda como os estudantes são preparados para essa nova fase que exige mais autonomia e maturidade. Estudantes entram em um novo estágio pessoal e acadêmico No Brasil, o Ensino Fundamental Anos Finais compreende do 6º ao 9º ano, com estudantes que, em geral, têm de 11 anos a 14 anos. A passagem do Ensino Fundamental Anos Iniciais para os Anos Finais exige novos desafios, mas no 9º ano o estudante também será preparado para um nível a mais de autonomia e responsabilidade em sua vida acadêmica para seguir para o Ensino Médio. Além de começar a pensar na nova dinâmica de estudo do Ensino Médio, as disciplinas e até nos novos amigos, no caso de uma mudança de instituição, existem outros processos que começam a surgir no horizonte para um estudante do 9º ano. Por isso, é muito importante que as instituições escolares preparem esses estudantes para essa transição, desenvolvendo algumas estratégias que vão ajudá-los a esclarecer dúvidas sobre o novo processo acadêmico que irão vivenciar no Ensino Médio, apresentar a eles as mudanças que irão ocorrer no currículo, bem como prepará-los para uma nova dinâmica de estudo, que vai exigir muito mais autonomia e organização. Nesse momento, os estudantes devem ser estimulados a ter mais independência em suas decisões e ter mais oportunidades de cultivar os seus sonhos. Como é o 9º ano no Colégio Planck No Colégio Planck, que é uma instituição que estimula o alto desempenho, ocorre também uma acolhida individualizada e um olhar especial para a performance desse estudante, no sentido de estimulá-lo a atingir suas novas metas, porque essa é a hora de começar a pensar em uma carreira e planejar objetivos e sonhos. Nesse momento, os estudantes passam a entender ainda mais a importância de ser protagonista e ter habilidades socioemocionais que os destacarão no futuro, como a criatividade, colaboração, empatia e inteligência emocional, que são essenciais para o mercado de trabalho. Além disso, há também um estímulo à cultura da amizade e dos laços, por meio da convivência, que permite uma maior consciência sobre as diferenças dos outros estudantes e do que eles podem somar ao próprio processo pessoal. Para estimulá-los ao desenvolvimento dessas habilidades neste período, os estudantes contam com projetos especiais como a Academia Sherlock, que é uma metodologia ativa que trabalha o estudo de casos; e o Laboratório de Soluções, que os ensina a desenvolver soluções para demandas da sociedade em parceria com os professores. O Clube de Debates é mais um projeto especial para fortalecer as habilidades do estudante do 9º ano, para que eles possam trabalhar a oratória e retórica. Além disso, há todo um acompanhamento de forma individualizada das expectativas, potencialidades e fragilidades desses estudantes por meio da Orientação Educacional, que incentiva um crescimento deles como um todo, tanto no aspecto emocional como no acadêmico. As fronteiras se ampliam no 9º ano Nesta fase, os estudantes começam a perceber que as decisões e escolhas para a sua vida são muito mais suas do que da família, é uma fase de começar a sair do casulo. É claro que a parceria com seus pais e responsáveis é fundamental, mas são eles que vão começar a refletir sobre as próprias carreiras no futuro. Essa nova fase de reflexão vai colocá-lo diante de algumas decisões sobre onde estudar, morar fora da casa dos pais no período da universidade ou até mudar de país no período da graduação universitária. No Planck, no 9º ano, os estudantes são apresentados ao PGG (Planck Global Guidance), que é um programa exclusivo de consultoria do Colégio que vai prepará-los durante os 3 anos do Ensino Médio para processos seletivos em universidades do mundo inteiro. Conhecer esse programa no 9º ano já começa a despertar no estudante a possibilidade de realizar esse sonho de estudar fora do país. O programa vai preparar os estudantes para exames de proficiência, aplicações em universidades, agendamento de visitas e outras atividades que vão permitir ao estudante conhecer o perfil de cada instituição, para promover uma escolha consciente e bem embasada. Todo esse processo incentiva a autonomia e autoconhecimento dos estudantes, com apoio também de uma college counselor, que vai orientá-los nesta busca. Preparo do estudante no Núcleo Planck Internacional Visando já oportunizar experiências mais globais aos estudantes, o Núcleo Planck Internacional proporciona aos estudantes um melhor preparo em idiomas já no Ensino Fundamental Anos Finais, com aulas semanais dentro da grade curricular e aulas de espanhol, francês e alemão no contraturno das aulas. Já no Ensino Médio, para as aulas de inglês do PEC (Planck English Course), os estudantes aprendem também a cultura e desenvolvem habilidade de compreensão escrita no idioma e de discussões mais aprofundadas de obras literárias. Esse preparo no idioma também é um passo a mais para quem quer participar do PGG. Conclusão O Colégio Planck oferece um projeto integral de desenvolvimento emocional e alta performance acadêmica que permite que os estudantes do 9º ano aprofundem áreas de seu conhecimento e também potencializem outros tipos de conhecimentos que já fazem parte de sua bagagem pessoal. Os estudantes do 9º ano serão levados à autogestão, compartilhamento e responsabilidade, além de estabelecer uma parceria íntima com seus educadores e demais membros da equipe pedagógica do time Planck.

Por isso, é muito importante que as instituições escolares preparem esses estudantes para essa transição, desenvolvendo algumas estratégias que vão ajudá-los a esclarecer dúvidas sobre o novo processo acadêmico que irão vivenciar no Ensino Médio, apresentar a eles as mudanças que irão ocorrer no currículo, bem como prepará-los para uma nova dinâmica de estudo, que vai exigir muito mais autonomia e organização.

Nesse momento, os estudantes devem ser estimulados a ter mais independência em suas decisões e ter mais oportunidades de cultivar os seus sonhos.

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Como é o 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais no Planck?

No Colégio Planck, que é uma instituição que estimula o alto desempenho, ocorre também uma acolhida individualizada e um olhar especial para a performance desse estudante, no sentido de estimulá-lo a atingir suas novas metas, porque essa é a hora de começar a pensar em uma carreira e planejar objetivos e sonhos.

Nesse momento, os estudantes passam a entender ainda mais a importância de ser protagonista e ter habilidades socioemocionais que os destacarão no futuro, como a criatividade, colaboração, empatia e inteligência emocional, que são essenciais para o mercado de trabalho.

Além disso, há também um estímulo à cultura da amizade e dos laços, por meio da convivência, que permite uma maior consciência sobre as diferenças dos outros estudantes e do que eles podem somar ao próprio processo pessoal.

Para estimulá-los ao desenvolvimento dessas habilidades neste período, os estudantes contam com projetos especiais como a Academia Sherlock, que é uma metodologia ativa que trabalha o estudo de casos; e o Laboratório de Soluções, que os ensina a desenvolver soluções para demandas da sociedade em parceria com os professores.

O Clube de Debates é mais um projeto especial para fortalecer as habilidades do estudante do 9º ano, para que eles possam trabalhar a oratória e retórica. 

Além disso, há todo um acompanhamento de forma individualizada das expectativas, potencialidades e fragilidades desses estudantes  por meio da Orientação Educacional, que incentiva um crescimento deles como um todo, tanto no aspecto emocional como no acadêmico.

O 9º ano é uma época de mudanças para os estudantes, quando estão a um passo de ultrapassar a fronteira que vai direcioná-los ao Ensino Médio, no qual a dinâmica de estudos e objetivos são bastante diferentes do Ensino Fundamental Anos Finais. No Colégio Planck, entenda como os estudantes são preparados para essa nova fase que exige mais autonomia e maturidade. Estudantes entram em um novo estágio pessoal e acadêmico No Brasil, o Ensino Fundamental Anos Finais compreende do 6º ao 9º ano, com estudantes que, em geral, têm de 11 anos a 14 anos. A passagem do Ensino Fundamental Anos Iniciais para os Anos Finais exige novos desafios, mas no 9º ano o estudante também será preparado para um nível a mais de autonomia e responsabilidade em sua vida acadêmica para seguir para o Ensino Médio. Além de começar a pensar na nova dinâmica de estudo do Ensino Médio, as disciplinas e até nos novos amigos, no caso de uma mudança de instituição, existem outros processos que começam a surgir no horizonte para um estudante do 9º ano. Por isso, é muito importante que as instituições escolares preparem esses estudantes para essa transição, desenvolvendo algumas estratégias que vão ajudá-los a esclarecer dúvidas sobre o novo processo acadêmico que irão vivenciar no Ensino Médio, apresentar a eles as mudanças que irão ocorrer no currículo, bem como prepará-los para uma nova dinâmica de estudo, que vai exigir muito mais autonomia e organização. Nesse momento, os estudantes devem ser estimulados a ter mais independência em suas decisões e ter mais oportunidades de cultivar os seus sonhos. Como é o 9º ano no Colégio Planck No Colégio Planck, que é uma instituição que estimula o alto desempenho, ocorre também uma acolhida individualizada e um olhar especial para a performance desse estudante, no sentido de estimulá-lo a atingir suas novas metas, porque essa é a hora de começar a pensar em uma carreira e planejar objetivos e sonhos. Nesse momento, os estudantes passam a entender ainda mais a importância de ser protagonista e ter habilidades socioemocionais que os destacarão no futuro, como a criatividade, colaboração, empatia e inteligência emocional, que são essenciais para o mercado de trabalho. Além disso, há também um estímulo à cultura da amizade e dos laços, por meio da convivência, que permite uma maior consciência sobre as diferenças dos outros estudantes e do que eles podem somar ao próprio processo pessoal. Para estimulá-los ao desenvolvimento dessas habilidades neste período, os estudantes contam com projetos especiais como a Academia Sherlock, que é uma metodologia ativa que trabalha o estudo de casos; e o Laboratório de Soluções, que os ensina a desenvolver soluções para demandas da sociedade em parceria com os professores. O Clube de Debates é mais um projeto especial para fortalecer as habilidades do estudante do 9º ano, para que eles possam trabalhar a oratória e retórica. Além disso, há todo um acompanhamento de forma individualizada das expectativas, potencialidades e fragilidades desses estudantes por meio da Orientação Educacional, que incentiva um crescimento deles como um todo, tanto no aspecto emocional como no acadêmico. As fronteiras se ampliam no 9º ano Nesta fase, os estudantes começam a perceber que as decisões e escolhas para a sua vida são muito mais suas do que da família, é uma fase de começar a sair do casulo. É claro que a parceria com seus pais e responsáveis é fundamental, mas são eles que vão começar a refletir sobre as próprias carreiras no futuro. Essa nova fase de reflexão vai colocá-lo diante de algumas decisões sobre onde estudar, morar fora da casa dos pais no período da universidade ou até mudar de país no período da graduação universitária. No Planck, no 9º ano, os estudantes são apresentados ao PGG (Planck Global Guidance), que é um programa exclusivo de consultoria do Colégio que vai prepará-los durante os 3 anos do Ensino Médio para processos seletivos em universidades do mundo inteiro. Conhecer esse programa no 9º ano já começa a despertar no estudante a possibilidade de realizar esse sonho de estudar fora do país. O programa vai preparar os estudantes para exames de proficiência, aplicações em universidades, agendamento de visitas e outras atividades que vão permitir ao estudante conhecer o perfil de cada instituição, para promover uma escolha consciente e bem embasada. Todo esse processo incentiva a autonomia e autoconhecimento dos estudantes, com apoio também de uma college counselor, que vai orientá-los nesta busca. Preparo do estudante no Núcleo Planck Internacional Visando já oportunizar experiências mais globais aos estudantes, o Núcleo Planck Internacional proporciona aos estudantes um melhor preparo em idiomas já no Ensino Fundamental Anos Finais, com aulas semanais dentro da grade curricular e aulas de espanhol, francês e alemão no contraturno das aulas. Já no Ensino Médio, para as aulas de inglês do PEC (Planck English Course), os estudantes aprendem também a cultura e desenvolvem habilidade de compreensão escrita no idioma e de discussões mais aprofundadas de obras literárias. Esse preparo no idioma também é um passo a mais para quem quer participar do PGG. Conclusão O Colégio Planck oferece um projeto integral de desenvolvimento emocional e alta performance acadêmica que permite que os estudantes do 9º ano aprofundem áreas de seu conhecimento e também potencializem outros tipos de conhecimentos que já fazem parte de sua bagagem pessoal. Os estudantes do 9º ano serão levados à autogestão, compartilhamento e responsabilidade, além de estabelecer uma parceria íntima com seus educadores e demais membros da equipe pedagógica do time Planck.

As fronteiras se ampliam no 9º ano

Nesta fase, os estudantes começam a perceber que as decisões e escolhas para a sua vida são muito mais suas do que da família, é uma fase de começar a sair do casulo. É claro que a parceria com seus pais e responsáveis é fundamental, mas são eles que vão começar a refletir sobre as  próprias carreiras no futuro.

Essa nova fase de reflexão vai colocá-lo diante de algumas decisões sobre onde estudar,  morar fora da casa dos pais no período da universidade ou até mudar de país no período da graduação universitária.

No Planck, no 9º ano, os estudantes são apresentados ao PGG (Planck Global Guidance), que é um programa exclusivo de consultoria do Colégio que vai prepará-los durante os 3 anos do Ensino Médio para processos seletivos em universidades do mundo inteiro.

O Estudante Do 9º Ano É Preparado Para Um Passo De Mais Maturidade (1)-min

Conhecer esse programa no 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais já começa a despertar no estudante a possibilidade de realizar esse sonho de estudar fora do país.

O programa vai preparar os estudantes para exames de proficiência, aplicações em universidades, agendamento de visitas e outras atividades que vão permitir ao estudante conhecer o perfil de cada instituição, para promover uma escolha consciente e bem embasada.

Todo esse processo incentiva a autonomia e autoconhecimento dos estudantes, com apoio também de uma college counselor, que vai orientá-los nesta busca.

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Preparo do estudante no Núcleo Planck Internacional

Visando já oportunizar experiências mais globais aos estudantes, o Núcleo Planck Internacional proporciona aos estudantes um melhor preparo em idiomas já no Ensino Fundamental Anos Finais, com aulas semanais dentro da grade curricular e aulas de espanhol, francês e alemão no contraturno das aulas.

Já no Ensino Médio, para as aulas de inglês do PEC (Planck English Course), os estudantes aprendem também a cultura e desenvolvem habilidade de compreensão escrita no idioma e de discussões mais aprofundadas de obras literárias.

Esse preparo no idioma também é um passo a mais para quem quer participar do PGG. 

Conclusão

O Colégio Planck oferece um projeto integral de desenvolvimento emocional e alta performance acadêmica que permite que os estudantes do 9º ano aprofundem áreas de seu conhecimento e também potencializem outros tipos de conhecimentos que já fazem parte de sua bagagem pessoal. 

Os estudantes do 9º ano serão levados à autogestão, compartilhamento e responsabilidade, além de estabelecer uma parceria íntima com seus educadores e demais membros da equipe pedagógica do time Planck. 

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Um tema que vem levantando muitas dúvidas em pais e estudantes sobre cronograma, estrutura e até conteúdos, é o Novo Ensino Médio, que entra em vigor a partir de 2022 . Veja nesse texto o que muda no Colégio Planck para quem está ingressando nesta etapa escolar. Novo Ensino Médio: quais são os principais tópicos? Foi a Lei nº 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para estabelecer uma mudança na estrutura do Ensino Médio. Nesta alteração ficou definida uma ampliação do tempo mínimo dos estudantes na escola e uma nova organização curricular. A primeira grande alteração para 2022 é que a estrutura pedagógica no Ensino Médio será dividida em 2 partes: a formação geral básica (FGB) e os itinerários formativos e unidades eletivas. O primeiro tem foco nas áreas de conhecimento (Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Ciências da Natureza), que serão obrigatórias para todos os estudantes. Nos itinerários formativos e unidades eletivas estão previstas disciplinas que terão a ver com os seus interesses, acadêmicos e ou profissionais. Essa mudança também oferece um maior protagonismo ao estudante, ao escolher suas áreas eletivas, e também dá a ele uma oportunidade de desenvolver seu projeto de vida, que é uma competência já prevista pela BNCC. Contextualizando a mudança O Colégio Planck já nasceu com um viés contemporâneo, com um DNA tecnológico, e oferece a seus estudantes uma carga eletiva intensa, com mais de 38 disciplinas, divididas em 6 núcleos, que atraem os mais diferentes perfis. Desde o Ensino Fundamental Anos Finais, a bagagem diversificada oferecida pelo Colégio é diferenciada. São aulas como Laboratório Maker, Academia Sherlock, idiomas que apresentam uma carga horária maior, assim como outros projetos que visam a ampliação dos horizontes dos estudantes. A carga extracurricular do Ensino Médio no Colégio Planck conta com disciplinas eletivas como Startup & Empreendedorismo, Maker, Olimpíadas de Conhecimento, PGG, etc. Além disso, o terceiro ano é direcionado também às áreas de conhecimento focadas no vestibular e na definição de carreira, com um processo intenso de simulados e orientação educacional individualizada . Porém, o novo Ensino Médio vai permitir que uma ampliação dessa grade diversificada traga uma outra perspectiva para os estudantes das primeiras e segundas séries. Neste momento, entram novas palavras no vocabulário deles, como itinerários e trilhas. Atualmente, os estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio têm 6 aulas pela manhã (segunda a sexta); provas e atividades complementares e eletivas, que são realizadas no período da tarde. São 30 aulas semanais. A carga atual, então, é de 1.200 horas/aulas por ano, o que também acontece para o 9º ano do Ensino Fundamental. Já na 3ª série do Ensino Médio, a carga é de até 1.440 horas ao ano, porque os estudantes também têm aulas aos sábados. O que acontece a partir de 2022? A partir de 2022, essa carga horária será diferente: para a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, serão 800 horas para a Formação Geral Básica (FGB) e mais 200 horas de itinerários, que serão as trilhas escolhidas pelos estudantes. O que vai ocorrer é que serão 24 horas aula/semanais dedicadas à FGB e seis horas dedicadas para os itinerários. Com essa nova carga, a partir de 2022, a mudança será na sexta-feira de todas as semanas, quando os estudantes irão participar das aulas diversificadas. No entanto, a 3ª série do Ensino Médio não vai sofrer alteração na carga horária, pelo menos até 2023. Como ficam as aulas regulares? Embora tenha havido uma redução de aulas nas áreas de conhecimento específicas, o certo é que no Colégio Planck não haverá prejuízo no conteúdo, que continuará consistente, estruturado e completo. Será uma nova carga com estudo de curadoria. A essência de alto desempenho do Colégio será mantida. Essa nova carga horária vai continuar proporcionando aos estudantes a compreensão dos conteúdos pedagógicos e científicos. Além disso, serão garantidos todos os conteúdos básicos para ENEM, vestibulares do Brasil e applications para universidades internacionais. O que ocorre é que, no formato atual, muitas vezes, os estudantes têm um conteúdo muito detalhado de cada área de conhecimento, mas, nem sempre, essas informações estão associadas aos interesses pessoais de cada um. A mudança do Ensino Médio dá essa liberdade de escolha ao estudante. Nesse novo formato, os estudantes terão uma aula de Projeto de Vida, que será direcionado por profissionais da Orientação Pedagógica e/ou outros profissionais convidados. A aula será desenvolvida em 3 dimensões: Pessoal (autoconhecimento, autoaceitação e autoestima); Social (relações interpessoais); Profissional (mundo profissional). Matriz socioemocional do Planck ganha mais destaque Além do eixo acadêmico e rigor pedagógico, o desenvolvimento socioemocional é um dos pilares do Colégio Planck. Com esse novo formato para o Ensino Médio, essas habilidades e competências, que estão dispostas em 4 eixos, ganham destaque: abertura ao novo, resiliência emocional, autogestão e amabilidade e engajamento. Esse desenvolvimento vai ganhar muita presença nos itinerários formativos e no Projeto de Vida. Para se ter uma ideia de como será esse processo, o Projeto de Vida, que entra na grade da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, será uma aula que tem 3 grandes objetivos, que são: trabalhar o autoconhecimento, desenvolvimento da autonomia e escolhas profissionais e escolhas de futuro. Ao se conhecer, acreditar no próprio potencial e ter um repertório amplo, ele terá um alicerce que vai ajudá-lo a desenvolver os seus sonhos. Essa aula vai ajudar o estudante a conhecer e esclarecer suas dúvidas sobre áreas, aprender a pesquisar sobre carreiras, mercado de trabalho e tendências, para entender mais sobre esses tópicos e para ir ao encontro dos seus sonhos. O trabalho individual da Orientação Educacional permanece, porém, a aula vai trazer soluções de forma coletiva. Como serão os itinerários informativos por áreas de conhecimento? Em relação às aulas que serão oferecidas às sextas, sobre os itinerários informativos, nas áreas de conhecimento, o estudante poderá escolher conteúdos de Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, de acordo com a área que mais se identificar. Os eixos estruturantes dos itinerários formativos não visam ter mais aulas de uma determinada disciplina, não se tratam apenas de mais aulas teóricas, mas sim usar determinadas áreas de conhecimento como alicerce. São aulas que vão responder ao estudante onde ele vai empregar aquele determinado conhecimento em sua vida. Essas trilhas irão estimular o protagonismo dos estudantes e possibilitar o desenvolvimento de aspectos importantes, como: Investigação científica, que vai aprofundar os principais conceitos de cada área; Estimular os processos criativos; Realizar uma mediação e intervenção sociocultural; Empreendedorismo. Focando nestes 4 principais aspectos, esses conteúdos foram criados, em sua maioria, pela equipe pedagógica interna do Planck, e também com um material de apoio do SAS. Nestas aulas não haverá provas, recuperação ou repetência, mas sim a entrega semestral de um projeto, com 3 marcadores de entrega. Essas notas irão compor o histórico do estudante. A cada semestre, o estudante irá escolher uma das áreas de conhecimento, e fazer inscrições em cada um dos pacotes de aulas. Cada área é composta por 3 trilhas, cada uma com 2 horas-aulas. O Planck vai oferecer 24 opções de trilhas anuais e multisseriadas, que vão complementar as diferentes áreas de conhecimento. São: 1º Semestre Matemáticas e suas tecnologias Fechando a conta: desenvolvendo a consciência financeira; Design gráfico; A Matemática da Inteligência Artificial. Humanidades e suas tecnologias Mundo em movimento: explorando fatos e contextos; Cidadania e direitos fundamentais; História do pensamento humano. Ciências da Natureza e suas tecnologias Ambiente-se: escolhas de hoje para viver o amanhã; Sustentabilidade e desenvolvimento de materiais; Circuito elétricos na prática. Linguagens e suas tecnologias Muito além da influência: argumentação na linguagem; Design de interiores; Revelando mais que a escrita. 2º Semestre Matemáticas e suas tecnologias Problemas em cheque: táticas de resoluções; Processo de decisão e lógicas cotidianas; Funções no mundo: métricas e relações. Humanidades e suas tecnologias Empreendedores Under 20; Constituição e poderes; Políticas públicas (Unesco). Ciências da Natureza e suas tecnologias Investigação forense; Química dos alimentos; História da Ciência. Linguagens e suas tecnologias Strike a pose: nossa vida em rede; Escrita criativa; Sustentabilidade maker (design de móveis). Inscrições para as trilhas começam em novembro Para que os estudantes saibam mais sobre os conteúdos de cada trilha, o Colégio Planck fará uma campanha de divulgação. As inscrições para os itinerários formativos para o primeiro semestre do ano que vem começam já em novembro deste ano. Para o segundo semestre, as inscrições serão em junho de 2022. Cada estudante pode realizar duas áreas iguais ou distintas por ano. No entanto, a escolha precisa ser bem pensada, porque ele não poderá mudar de trilha ao longo do semestre. Vale lembrar que todos os projetos pedagógicos do Colégio Planck, inclusive as atividades eletivas, seguem com sua realização normal, no contraturno das aulas. Conclusão As mudanças que vão ocorrer para o Novo Ensino Médio prometem uma nova dinâmica, porém, com um clima mais leve e descontraído para as sextas-feiras do Colégio. Dentro dessa nova rotina, ocorrerá também maior interação entre as séries, porque durante as trilhas, os estudantes das turmas do 1o e 2o anos estarão em turmas mistas. Além disso, o Novo Ensino Médio do Planck trará mais oportunidades de gerar encantamento nos estudantes, mais colaboração e engajamento nas atividades que norteiam escolhas profissionais e o Colégio vai atuar também como um instrumento de integração com a realidade. Em qualquer mudança no Colégio, o objetivo da equipe Planck é sempre trazer a inovação que vai proporcionar o melhor desenvolvimento de seus estudantes.

Novo Ensino Médio: saiba mais

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