As etapas do Ensino Fundamental

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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determinou que o Ensino Fundamental tem 9 anos de duração e está dividido em 2 etapas: Anos Iniciais e Anos Finais. É um período de vital importância dentro do desenvolvimento pessoal e pedagógico de um estudante. Nesta fase da grade escolar, o Colégio Planck começa o trabalho com os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, momento no qual eles passam por uma série de transformações físicas e psicológicas. Leia esse post para entender como está dividido o Ensino Fundamental em suas duas fases. Qual é a importância do Ensino Fundamental? Essa é a etapa mais longa da formação escolar de um estudante, que segue dos 6 aos 14 anos. Eles entram nesta fase nos Anos Iniciais ainda crianças e terminam já adolescentes quando saem do Fundamental Anos Finais para o Ensino Médio. É a BNCC que traça o aprendizado essencial para essas duas fases. As diretrizes desse documento de caráter normativo determinaram uma série de alterações nos materiais didáticos, currículos pedagógicos e até a formação de professores para atender às necessidades dos estudantes desse período. Uma das alterações do currículo é o aprendizado por unidades temáticas, que vão do 1º ao 9º ano. Esse novo processo consiste em reunir um conjunto de conteúdos de uma mesma temática em uma unidade, por isso, tanto Anos Iniciais como Finais terão muitos pontos em comum para garantir a aprendizagem contínua. Um Ensino Fundamental de qualidade é primordial para a formação acadêmica dos estudantes, podendo refletir de forma bastante positiva para a formação do caráter e desenvolvimento da inteligência emocional. Ensino Fundamental Anos Iniciais Nesta etapa, os estudantes estão saindo do Ensino Infantil e têm, em geral, de 6 a 10 anos. Os anos escolares que marcam o Ensino Fundamental Anos Finais vão do 1º. ao 5º ano. Essa etapa funciona como uma progressão das múltiplas aprendizagens, com construção de conhecimento sobre os componentes curriculares aplicados, como Linguagens e Matemática. Além disso, os estudantes também são introduzidos a saberes científicos e aos conhecimentos das ciências humanas. Os objetivos dessa fase estão relacionados aos processos de alfabetização, com início do domínio da leitura e escrita, realização de cálculos e desenvolvimento geral com algum resgate de situações lúdicas para favorecer essa introdução escolar. Nos dois primeiros anos, a alfabetização e o método fônico ganham mais destaque. Nesta fase, os estudantes começam também a desenvolver a própria comunicação e expressão, além de compreender o ambiente natural e social no qual estão inseridos. É nesta fase também que eles passam a ter um melhor direcionamento para a construção da própria identidade, ganhando maior noção de autonomia escolar, já manifestando suas preferências no que diz respeito às tarefas escolares. Além disso, passam a ter novas perspectivas em relação aos outros, entendendo melhor as regras sociais. Essa etapa inclui até mesmo uma melhoria da própria consciência corporal pelo estudante. Ensino Fundamental Anos Finais Quando os estudantes passam para os Anos Finais, eles vão vivenciar grandes transformações em seu processo de aprendizagem. A primeira delas começa pela própria mutação pessoal de sair da infância em direção à adolescência. Nesta fase, vão vivenciar processos que irão marcar a separação entre os antigos grupos e a construção de novas amizades. Além disso, os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais ganham um incremento no desenvolvimento da autonomia e protagonismo. Mecanismos cerebrais programam os adolescentes para aprender, entender melhor o processo de planejamento e tomada de decisões. Nesta etapa, os estudantes passam a elaborar melhor o pensamento hipotético-dedutivo e ganham mais capacidade para organizar ideias. Nesse momento, ocorre também um aumento no número de professores, que são especialistas em cada disciplina. Além disso, os conteúdos são aprofundados, tornam-se mais complexos e estão relacionados aos mesmos introduzidos nos Anos Iniciais, como: Linguagens (Produção textual e interpretação, Arte, Educação Física, e nesta fase, entra a Língua Inglesa); Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas (História e Geografia); Ensino Religioso. O Ensino Fundamental vai fazer uma preparação do estudante para os processos que serão vivenciados no Ensino Médio. Os Anos Finais no Colégio Planck Para possibilitar uma transição mais tranquila dos Anos Iniciais para os Anos Finais, o Colégio Planck estimula um ambiente inspirador e com aprendizagem constante, com processos criativos e vibrantes que permitem o estudante aprender a se comunicar, colaborar e resolver problemas reais. Um estudante do Ensino Fundamental Anos Finais é estimulado à cultura do pertencimento, desenvolver a paixão pelo aprendizado, ser criativo e curioso, não ter medo de assumir riscos e ser inovador, além de compreender que tem um potencial único. Esse processo pedagógico, que extrapola a sala de aula, é amparado por alguns pilares: Desenvolvimento da aprendizagem socioemocional: é fundamentado no desenvolvimento de habilidades e competências e de inteligência emocional; Aprendizagem focada em projetos: é uma metodologia que envolve os estudantes com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um projeto que tenha ligação com o mundo real; Aprendizagem colaborativa: metodologia pautada na interação, colaboração e participação ativa dos estudantes, com propostas de trabalho em grupo e construção coletiva do conhecimento; Equidade: os estudantes aprendem a criticar aos trabalhos uns dos outros, a dar feedback aos pares, observando os critérios de justiça e a receber feedback de alta qualidade dos professores para melhoria de seus processos e produto. Nos Anos Finais, os estudantes do Colégio Planck também são estimulados a desenvolver o “aprender a aprender”, que é a compreensão de que o mundo é dinâmico e os processos evoluem constantemente, portanto, uma pessoa jamais deve parar o seu processo de aprendizagem. Será preciso se reinventar durante toda a vida. Entre as práticas que estimulam o desempenho escolar, além das disciplinas curriculares, o Planck também oferece projetos especiais e disciplinas eletivas, como a Academia Sherlock, Planck ONU, o Laboratório de Soluções, Clube de Debates, entre outros. Conclusão O Colégio Planck visa preparar seus estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais para processos vitoriosos no Ensino Médio, quando já terão a mente voltada para a participação em processos seletivos nacionais e internacionais. Nesta etapa de seu desenvolvimento escolar, já recebem incentivos para terem pensamento crítico e a serem mais confiantes e independentes em seus trabalhos.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determinou que o Ensino Fundamental tem 9 anos de duração e está dividido em 2 etapas: Anos Iniciais e Anos Finais. É um período de vital importância dentro do desenvolvimento pessoal e pedagógico de um estudante. 

Nesta fase da grade escolar, o Colégio Planck começa o trabalho com os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, momento no qual eles passam por uma série de transformações físicas e psicológicas.

Leia esse post para entender como está dividido o Ensino Fundamental em suas duas fases.

Qual é a importância do Ensino Fundamental? 

Essa é a etapa mais longa da formação escolar de um estudante, que segue dos 6 aos 14 anos. Eles entram nesta fase nos Anos Iniciais ainda crianças e terminam já adolescentes quando saem do Fundamental Anos Finais para o Ensino Médio.

É a BNCC que traça o aprendizado essencial para essas duas fases. As diretrizes desse documento de caráter normativo determinaram uma série de alterações nos materiais didáticos, currículos pedagógicos e até a formação de professores para atender às necessidades dos estudantes desse período. 

Uma das alterações do currículo é o aprendizado por unidades temáticas, que vão do 1º ao 9º ano. Esse novo processo consiste em reunir um conjunto de conteúdos de uma mesma temática em uma unidade, por isso, tanto Anos Iniciais como Finais terão muitos pontos em comum para garantir a aprendizagem contínua.

Um Ensino Fundamental de qualidade é primordial para a formação acadêmica dos estudantes, podendo refletir de forma bastante positiva para a formação do caráter e desenvolvimento da inteligência emocional.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determinou que o Ensino Fundamental tem 9 anos de duração e está dividido em 2 etapas: Anos Iniciais e Anos Finais. É um período de vital importância dentro do desenvolvimento pessoal e pedagógico de um estudante. Nesta fase da grade escolar, o Colégio Planck começa o trabalho com os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, momento no qual eles passam por uma série de transformações físicas e psicológicas. Leia esse post para entender como está dividido o Ensino Fundamental em suas duas fases. Qual é a importância do Ensino Fundamental? Essa é a etapa mais longa da formação escolar de um estudante, que segue dos 6 aos 14 anos. Eles entram nesta fase nos Anos Iniciais ainda crianças e terminam já adolescentes quando saem do Fundamental Anos Finais para o Ensino Médio. É a BNCC que traça o aprendizado essencial para essas duas fases. As diretrizes desse documento de caráter normativo determinaram uma série de alterações nos materiais didáticos, currículos pedagógicos e até a formação de professores para atender às necessidades dos estudantes desse período. Uma das alterações do currículo é o aprendizado por unidades temáticas, que vão do 1º ao 9º ano. Esse novo processo consiste em reunir um conjunto de conteúdos de uma mesma temática em uma unidade, por isso, tanto Anos Iniciais como Finais terão muitos pontos em comum para garantir a aprendizagem contínua. Um Ensino Fundamental de qualidade é primordial para a formação acadêmica dos estudantes, podendo refletir de forma bastante positiva para a formação do caráter e desenvolvimento da inteligência emocional. Ensino Fundamental Anos Iniciais Nesta etapa, os estudantes estão saindo do Ensino Infantil e têm, em geral, de 6 a 10 anos. Os anos escolares que marcam o Ensino Fundamental Anos Finais vão do 1º. ao 5º ano. Essa etapa funciona como uma progressão das múltiplas aprendizagens, com construção de conhecimento sobre os componentes curriculares aplicados, como Linguagens e Matemática. Além disso, os estudantes também são introduzidos a saberes científicos e aos conhecimentos das ciências humanas. Os objetivos dessa fase estão relacionados aos processos de alfabetização, com início do domínio da leitura e escrita, realização de cálculos e desenvolvimento geral com algum resgate de situações lúdicas para favorecer essa introdução escolar. Nos dois primeiros anos, a alfabetização e o método fônico ganham mais destaque. Nesta fase, os estudantes começam também a desenvolver a própria comunicação e expressão, além de compreender o ambiente natural e social no qual estão inseridos. É nesta fase também que eles passam a ter um melhor direcionamento para a construção da própria identidade, ganhando maior noção de autonomia escolar, já manifestando suas preferências no que diz respeito às tarefas escolares. Além disso, passam a ter novas perspectivas em relação aos outros, entendendo melhor as regras sociais. Essa etapa inclui até mesmo uma melhoria da própria consciência corporal pelo estudante. Ensino Fundamental Anos Finais Quando os estudantes passam para os Anos Finais, eles vão vivenciar grandes transformações em seu processo de aprendizagem. A primeira delas começa pela própria mutação pessoal de sair da infância em direção à adolescência. Nesta fase, vão vivenciar processos que irão marcar a separação entre os antigos grupos e a construção de novas amizades. Além disso, os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais ganham um incremento no desenvolvimento da autonomia e protagonismo. Mecanismos cerebrais programam os adolescentes para aprender, entender melhor o processo de planejamento e tomada de decisões. Nesta etapa, os estudantes passam a elaborar melhor o pensamento hipotético-dedutivo e ganham mais capacidade para organizar ideias. Nesse momento, ocorre também um aumento no número de professores, que são especialistas em cada disciplina. Além disso, os conteúdos são aprofundados, tornam-se mais complexos e estão relacionados aos mesmos introduzidos nos Anos Iniciais, como: Linguagens (Produção textual e interpretação, Arte, Educação Física, e nesta fase, entra a Língua Inglesa); Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas (História e Geografia); Ensino Religioso. O Ensino Fundamental vai fazer uma preparação do estudante para os processos que serão vivenciados no Ensino Médio. Os Anos Finais no Colégio Planck Para possibilitar uma transição mais tranquila dos Anos Iniciais para os Anos Finais, o Colégio Planck estimula um ambiente inspirador e com aprendizagem constante, com processos criativos e vibrantes que permitem o estudante aprender a se comunicar, colaborar e resolver problemas reais. Um estudante do Ensino Fundamental Anos Finais é estimulado à cultura do pertencimento, desenvolver a paixão pelo aprendizado, ser criativo e curioso, não ter medo de assumir riscos e ser inovador, além de compreender que tem um potencial único. Esse processo pedagógico, que extrapola a sala de aula, é amparado por alguns pilares: Desenvolvimento da aprendizagem socioemocional: é fundamentado no desenvolvimento de habilidades e competências e de inteligência emocional; Aprendizagem focada em projetos: é uma metodologia que envolve os estudantes com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um projeto que tenha ligação com o mundo real; Aprendizagem colaborativa: metodologia pautada na interação, colaboração e participação ativa dos estudantes, com propostas de trabalho em grupo e construção coletiva do conhecimento; Equidade: os estudantes aprendem a criticar aos trabalhos uns dos outros, a dar feedback aos pares, observando os critérios de justiça e a receber feedback de alta qualidade dos professores para melhoria de seus processos e produto. Nos Anos Finais, os estudantes do Colégio Planck também são estimulados a desenvolver o “aprender a aprender”, que é a compreensão de que o mundo é dinâmico e os processos evoluem constantemente, portanto, uma pessoa jamais deve parar o seu processo de aprendizagem. Será preciso se reinventar durante toda a vida. Entre as práticas que estimulam o desempenho escolar, além das disciplinas curriculares, o Planck também oferece projetos especiais e disciplinas eletivas, como a Academia Sherlock, Planck ONU, o Laboratório de Soluções, Clube de Debates, entre outros. Conclusão O Colégio Planck visa preparar seus estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais para processos vitoriosos no Ensino Médio, quando já terão a mente voltada para a participação em processos seletivos nacionais e internacionais. Nesta etapa de seu desenvolvimento escolar, já recebem incentivos para terem pensamento crítico e a serem mais confiantes e independentes em seus trabalhos.

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Nesta etapa, os estudantes estão saindo do Ensino Infantil e têm, em geral, de 6 a 10 anos. Os anos escolares que marcam o Ensino Fundamental Anos Finais vão do 1º. ao 5º ano. 

Essa etapa funciona como uma progressão das múltiplas aprendizagens, com construção de conhecimento sobre os componentes curriculares aplicados, como Linguagens e Matemática. Além disso, os estudantes também são introduzidos a saberes científicos e aos conhecimentos das ciências humanas.

Os objetivos dessa fase estão relacionados aos processos de alfabetização, com início do domínio da leitura e escrita, realização de cálculos  e desenvolvimento geral com algum resgate de situações lúdicas para favorecer essa introdução escolar. Nos dois primeiros anos, a alfabetização e o método fônico ganham mais destaque.

Nesta fase, os estudantes começam também a desenvolver a própria comunicação e expressão, além de compreender o ambiente natural e social no qual estão inseridos.

É nesta fase também que eles passam a ter um melhor direcionamento para a construção da própria identidade, ganhando maior noção de autonomia escolar, já manifestando suas preferências no que diz respeito às tarefas escolares. Além disso, passam a ter novas perspectivas em relação aos outros, entendendo melhor as regras sociais.

Essa etapa inclui até mesmo uma melhoria da própria consciência corporal pelo estudante.

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Ensino Fundamental Anos Finais

Quando os estudantes passam para os Anos Finais, eles vão vivenciar grandes transformações em seu processo de aprendizagem. A primeira delas começa pela própria mutação pessoal de sair da infância em direção à adolescência.

Nesta fase, vão vivenciar processos que irão marcar a separação entre os antigos grupos e a construção de novas amizades. 

Além disso, os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais ganham um incremento no desenvolvimento da autonomia e protagonismo.

Mecanismos cerebrais programam os adolescentes para aprender, entender melhor o processo de planejamento e tomada de decisões.

Nesta etapa, os estudantes passam a elaborar melhor o pensamento hipotético-dedutivo e ganham mais capacidade para organizar ideias.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determinou que o Ensino Fundamental tem 9 anos de duração e está dividido em 2 etapas: Anos Iniciais e Anos Finais. É um período de vital importância dentro do desenvolvimento pessoal e pedagógico de um estudante. Nesta fase da grade escolar, o Colégio Planck começa o trabalho com os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, momento no qual eles passam por uma série de transformações físicas e psicológicas. Leia esse post para entender como está dividido o Ensino Fundamental em suas duas fases. Qual é a importância do Ensino Fundamental? Essa é a etapa mais longa da formação escolar de um estudante, que segue dos 6 aos 14 anos. Eles entram nesta fase nos Anos Iniciais ainda crianças e terminam já adolescentes quando saem do Fundamental Anos Finais para o Ensino Médio. É a BNCC que traça o aprendizado essencial para essas duas fases. As diretrizes desse documento de caráter normativo determinaram uma série de alterações nos materiais didáticos, currículos pedagógicos e até a formação de professores para atender às necessidades dos estudantes desse período. Uma das alterações do currículo é o aprendizado por unidades temáticas, que vão do 1º ao 9º ano. Esse novo processo consiste em reunir um conjunto de conteúdos de uma mesma temática em uma unidade, por isso, tanto Anos Iniciais como Finais terão muitos pontos em comum para garantir a aprendizagem contínua. Um Ensino Fundamental de qualidade é primordial para a formação acadêmica dos estudantes, podendo refletir de forma bastante positiva para a formação do caráter e desenvolvimento da inteligência emocional. Ensino Fundamental Anos Iniciais Nesta etapa, os estudantes estão saindo do Ensino Infantil e têm, em geral, de 6 a 10 anos. Os anos escolares que marcam o Ensino Fundamental Anos Finais vão do 1º. ao 5º ano. Essa etapa funciona como uma progressão das múltiplas aprendizagens, com construção de conhecimento sobre os componentes curriculares aplicados, como Linguagens e Matemática. Além disso, os estudantes também são introduzidos a saberes científicos e aos conhecimentos das ciências humanas. Os objetivos dessa fase estão relacionados aos processos de alfabetização, com início do domínio da leitura e escrita, realização de cálculos e desenvolvimento geral com algum resgate de situações lúdicas para favorecer essa introdução escolar. Nos dois primeiros anos, a alfabetização e o método fônico ganham mais destaque. Nesta fase, os estudantes começam também a desenvolver a própria comunicação e expressão, além de compreender o ambiente natural e social no qual estão inseridos. É nesta fase também que eles passam a ter um melhor direcionamento para a construção da própria identidade, ganhando maior noção de autonomia escolar, já manifestando suas preferências no que diz respeito às tarefas escolares. Além disso, passam a ter novas perspectivas em relação aos outros, entendendo melhor as regras sociais. Essa etapa inclui até mesmo uma melhoria da própria consciência corporal pelo estudante. Ensino Fundamental Anos Finais Quando os estudantes passam para os Anos Finais, eles vão vivenciar grandes transformações em seu processo de aprendizagem. A primeira delas começa pela própria mutação pessoal de sair da infância em direção à adolescência. Nesta fase, vão vivenciar processos que irão marcar a separação entre os antigos grupos e a construção de novas amizades. Além disso, os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais ganham um incremento no desenvolvimento da autonomia e protagonismo. Mecanismos cerebrais programam os adolescentes para aprender, entender melhor o processo de planejamento e tomada de decisões. Nesta etapa, os estudantes passam a elaborar melhor o pensamento hipotético-dedutivo e ganham mais capacidade para organizar ideias. Nesse momento, ocorre também um aumento no número de professores, que são especialistas em cada disciplina. Além disso, os conteúdos são aprofundados, tornam-se mais complexos e estão relacionados aos mesmos introduzidos nos Anos Iniciais, como: Linguagens (Produção textual e interpretação, Arte, Educação Física, e nesta fase, entra a Língua Inglesa); Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas (História e Geografia); Ensino Religioso. O Ensino Fundamental vai fazer uma preparação do estudante para os processos que serão vivenciados no Ensino Médio. Os Anos Finais no Colégio Planck Para possibilitar uma transição mais tranquila dos Anos Iniciais para os Anos Finais, o Colégio Planck estimula um ambiente inspirador e com aprendizagem constante, com processos criativos e vibrantes que permitem o estudante aprender a se comunicar, colaborar e resolver problemas reais. Um estudante do Ensino Fundamental Anos Finais é estimulado à cultura do pertencimento, desenvolver a paixão pelo aprendizado, ser criativo e curioso, não ter medo de assumir riscos e ser inovador, além de compreender que tem um potencial único. Esse processo pedagógico, que extrapola a sala de aula, é amparado por alguns pilares: Desenvolvimento da aprendizagem socioemocional: é fundamentado no desenvolvimento de habilidades e competências e de inteligência emocional; Aprendizagem focada em projetos: é uma metodologia que envolve os estudantes com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um projeto que tenha ligação com o mundo real; Aprendizagem colaborativa: metodologia pautada na interação, colaboração e participação ativa dos estudantes, com propostas de trabalho em grupo e construção coletiva do conhecimento; Equidade: os estudantes aprendem a criticar aos trabalhos uns dos outros, a dar feedback aos pares, observando os critérios de justiça e a receber feedback de alta qualidade dos professores para melhoria de seus processos e produto. Nos Anos Finais, os estudantes do Colégio Planck também são estimulados a desenvolver o “aprender a aprender”, que é a compreensão de que o mundo é dinâmico e os processos evoluem constantemente, portanto, uma pessoa jamais deve parar o seu processo de aprendizagem. Será preciso se reinventar durante toda a vida. Entre as práticas que estimulam o desempenho escolar, além das disciplinas curriculares, o Planck também oferece projetos especiais e disciplinas eletivas, como a Academia Sherlock, Planck ONU, o Laboratório de Soluções, Clube de Debates, entre outros. Conclusão O Colégio Planck visa preparar seus estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais para processos vitoriosos no Ensino Médio, quando já terão a mente voltada para a participação em processos seletivos nacionais e internacionais. Nesta etapa de seu desenvolvimento escolar, já recebem incentivos para terem pensamento crítico e a serem mais confiantes e independentes em seus trabalhos.

Nesse momento, ocorre também um aumento no número de professores, que são especialistas em cada disciplina. 

Além disso, os conteúdos são aprofundados, tornam-se mais complexos e estão relacionados aos mesmos introduzidos nos Anos Iniciais, como:

  • Linguagens (Produção textual e interpretação, Arte, Educação Física, e nesta fase, entra a Língua Inglesa);
  • Matemática;
  • Ciências da Natureza;
  • Ciências Humanas (História e Geografia);
  • Ensino Religioso.

O Ensino Fundamental vai fazer uma preparação do estudante para os processos que serão vivenciados no Ensino Médio.

ebook ensino fundamental anos finais

Os Anos Finais no Colégio Planck

Para possibilitar uma transição mais tranquila dos Anos Iniciais para os Anos Finais, o Colégio Planck estimula um ambiente inspirador e com aprendizagem constante, com processos criativos e vibrantes que permitem o estudante aprender a se comunicar, colaborar e resolver problemas reais.

Um estudante do Ensino Fundamental Anos Finais é estimulado à cultura do pertencimento, desenvolver a paixão pelo aprendizado, ser criativo e curioso, não ter medo de assumir riscos e ser inovador, além de compreender que tem um potencial único. 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determinou que o Ensino Fundamental tem 9 anos de duração e está dividido em 2 etapas: Anos Iniciais e Anos Finais. É um período de vital importância dentro do desenvolvimento pessoal e pedagógico de um estudante. Nesta fase da grade escolar, o Colégio Planck começa o trabalho com os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, momento no qual eles passam por uma série de transformações físicas e psicológicas. Leia esse post para entender como está dividido o Ensino Fundamental em suas duas fases. Qual é a importância do Ensino Fundamental? Essa é a etapa mais longa da formação escolar de um estudante, que segue dos 6 aos 14 anos. Eles entram nesta fase nos Anos Iniciais ainda crianças e terminam já adolescentes quando saem do Fundamental Anos Finais para o Ensino Médio. É a BNCC que traça o aprendizado essencial para essas duas fases. As diretrizes desse documento de caráter normativo determinaram uma série de alterações nos materiais didáticos, currículos pedagógicos e até a formação de professores para atender às necessidades dos estudantes desse período. Uma das alterações do currículo é o aprendizado por unidades temáticas, que vão do 1º ao 9º ano. Esse novo processo consiste em reunir um conjunto de conteúdos de uma mesma temática em uma unidade, por isso, tanto Anos Iniciais como Finais terão muitos pontos em comum para garantir a aprendizagem contínua. Um Ensino Fundamental de qualidade é primordial para a formação acadêmica dos estudantes, podendo refletir de forma bastante positiva para a formação do caráter e desenvolvimento da inteligência emocional. Ensino Fundamental Anos Iniciais Nesta etapa, os estudantes estão saindo do Ensino Infantil e têm, em geral, de 6 a 10 anos. Os anos escolares que marcam o Ensino Fundamental Anos Finais vão do 1º. ao 5º ano. Essa etapa funciona como uma progressão das múltiplas aprendizagens, com construção de conhecimento sobre os componentes curriculares aplicados, como Linguagens e Matemática. Além disso, os estudantes também são introduzidos a saberes científicos e aos conhecimentos das ciências humanas. Os objetivos dessa fase estão relacionados aos processos de alfabetização, com início do domínio da leitura e escrita, realização de cálculos e desenvolvimento geral com algum resgate de situações lúdicas para favorecer essa introdução escolar. Nos dois primeiros anos, a alfabetização e o método fônico ganham mais destaque. Nesta fase, os estudantes começam também a desenvolver a própria comunicação e expressão, além de compreender o ambiente natural e social no qual estão inseridos. É nesta fase também que eles passam a ter um melhor direcionamento para a construção da própria identidade, ganhando maior noção de autonomia escolar, já manifestando suas preferências no que diz respeito às tarefas escolares. Além disso, passam a ter novas perspectivas em relação aos outros, entendendo melhor as regras sociais. Essa etapa inclui até mesmo uma melhoria da própria consciência corporal pelo estudante. Ensino Fundamental Anos Finais Quando os estudantes passam para os Anos Finais, eles vão vivenciar grandes transformações em seu processo de aprendizagem. A primeira delas começa pela própria mutação pessoal de sair da infância em direção à adolescência. Nesta fase, vão vivenciar processos que irão marcar a separação entre os antigos grupos e a construção de novas amizades. Além disso, os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais ganham um incremento no desenvolvimento da autonomia e protagonismo. Mecanismos cerebrais programam os adolescentes para aprender, entender melhor o processo de planejamento e tomada de decisões. Nesta etapa, os estudantes passam a elaborar melhor o pensamento hipotético-dedutivo e ganham mais capacidade para organizar ideias. Nesse momento, ocorre também um aumento no número de professores, que são especialistas em cada disciplina. Além disso, os conteúdos são aprofundados, tornam-se mais complexos e estão relacionados aos mesmos introduzidos nos Anos Iniciais, como: Linguagens (Produção textual e interpretação, Arte, Educação Física, e nesta fase, entra a Língua Inglesa); Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas (História e Geografia); Ensino Religioso. O Ensino Fundamental vai fazer uma preparação do estudante para os processos que serão vivenciados no Ensino Médio. Os Anos Finais no Colégio Planck Para possibilitar uma transição mais tranquila dos Anos Iniciais para os Anos Finais, o Colégio Planck estimula um ambiente inspirador e com aprendizagem constante, com processos criativos e vibrantes que permitem o estudante aprender a se comunicar, colaborar e resolver problemas reais. Um estudante do Ensino Fundamental Anos Finais é estimulado à cultura do pertencimento, desenvolver a paixão pelo aprendizado, ser criativo e curioso, não ter medo de assumir riscos e ser inovador, além de compreender que tem um potencial único. Esse processo pedagógico, que extrapola a sala de aula, é amparado por alguns pilares: Desenvolvimento da aprendizagem socioemocional: é fundamentado no desenvolvimento de habilidades e competências e de inteligência emocional; Aprendizagem focada em projetos: é uma metodologia que envolve os estudantes com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um projeto que tenha ligação com o mundo real; Aprendizagem colaborativa: metodologia pautada na interação, colaboração e participação ativa dos estudantes, com propostas de trabalho em grupo e construção coletiva do conhecimento; Equidade: os estudantes aprendem a criticar aos trabalhos uns dos outros, a dar feedback aos pares, observando os critérios de justiça e a receber feedback de alta qualidade dos professores para melhoria de seus processos e produto. Nos Anos Finais, os estudantes do Colégio Planck também são estimulados a desenvolver o “aprender a aprender”, que é a compreensão de que o mundo é dinâmico e os processos evoluem constantemente, portanto, uma pessoa jamais deve parar o seu processo de aprendizagem. Será preciso se reinventar durante toda a vida. Entre as práticas que estimulam o desempenho escolar, além das disciplinas curriculares, o Planck também oferece projetos especiais e disciplinas eletivas, como a Academia Sherlock, Planck ONU, o Laboratório de Soluções, Clube de Debates, entre outros. Conclusão O Colégio Planck visa preparar seus estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais para processos vitoriosos no Ensino Médio, quando já terão a mente voltada para a participação em processos seletivos nacionais e internacionais. Nesta etapa de seu desenvolvimento escolar, já recebem incentivos para terem pensamento crítico e a serem mais confiantes e independentes em seus trabalhos.

Esse processo pedagógico, que extrapola a sala de aula, é amparado por alguns pilares:

  • Desenvolvimento da aprendizagem socioemocional: é fundamentado no desenvolvimento de habilidades e competências e de inteligência emocional;
  • Aprendizagem focada em projetos:  é uma metodologia que envolve os estudantes com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um projeto que tenha ligação com o mundo real;
  • Aprendizagem colaborativa: metodologia pautada na interação, colaboração e participação ativa dos estudantes, com propostas de trabalho em grupo e construção coletiva do conhecimento;
  • Equidade: os estudantes aprendem a criticar aos trabalhos uns dos outros, a dar feedback aos pares, observando os critérios de justiça e a receber feedback de alta qualidade dos professores para melhoria de seus processos e produto.

Nos Anos Finais, os estudantes do Colégio Planck também são estimulados a desenvolver o “aprender a aprender”, que é a compreensão de que o mundo é dinâmico e os processos evoluem constantemente, portanto, uma pessoa jamais deve parar o seu processo de aprendizagem. Será preciso se reinventar durante toda a vida.

Entre as práticas que estimulam o desempenho escolar, além das disciplinas curriculares, o Planck também oferece projetos especiais e disciplinas eletivas, como a Academia Sherlock, Planck ONU, o Laboratório de Soluções, Clube de Debates, entre outros.

Conclusão

O Colégio Planck visa preparar seus estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais para processos vitoriosos no Ensino Médio, quando já terão a mente voltada para a participação em processos seletivos nacionais e internacionais.

Nesta etapa de seu desenvolvimento escolar, já recebem incentivos para terem pensamento crítico e a serem mais confiantes e independentes em seus trabalhos.]

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Dicas para exercitar a memória são muito importantes para ajudar os estudantes a guardar uma imensa quantidade de informações que são parte da grade curricular de cada fase. Veja nesse texto alguns truques que vão auxiliar a reter melhor os conteúdos recebidos. Como o cérebro e a memória funcionam? A Ciência já demonstrou que o desenvolvimento cerebral das crianças e adolescentes é realizado em etapas. Na primeira infância, está mais desenvolvido o sistema límbico, que é responsável pelas emoções e impulsos, e o hipocampo, que atua na memória, que é formada pelas conexões entre as células nervosas e os neurônios, e permite armazenar informações e recuperá-las sempre que necessário para todos os processos da vida. Só com o passar da idade é que o córtex pré-frontal vai se desenvolvendo e apresentando melhores condições para possibilitar o controle das emoções, organização, planejamento, pensamento crítico, atenção, etc. Esse desenvolvimento vai ocorrer até os 25 anos. Com aproximadamente 86 bilhões de estruturas que vão captar, repassar, guardar e resgatar, o cérebro funciona como um arquivo gigantesco de informações. No entanto, o cérebro também tem um importante recurso de economia de energia e potencialização do seu uso: ele desliga áreas que não estão sendo devidamente usadas. Por isso, quanto mais estímulo a pessoa dá a uma determinada área cerebral, mais ativa ela fica, isso inclui a memória. Portanto, conhecer algumas dicas para exercitar a memória é muito importante em todas as fases da vida, inclusive, na escolar, quando os estudantes estão mergulhados em conhecimentos das diversas disciplinas, e precisam entendê-los, retê-los e recuperá-los para as provas, simulados ou exames de vestibular. Tipos de memórias Além das informações retidas relativas à temporalidade (curto e longo prazo) e a memória sensorial, que está relacionada com associação aos estímulos recebidos pelos nossos 5 sentidos, que é citada na obra “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust, a memória também está dividida em tipos que vão captar determinadas nuances das informações, de forma a classificar e processar as informações: Memória episódica: de longa duração, é a lembrança de acontecimentos específicos, como a refeição do dia anterior ou a recordação de outros momentos vividos no passado. Memória semântica: é o armazenamento de informações relativas ao mundo, como o significado das palavras ou datas de acontecimentos. Memória processual: também é de longa duração da memória, são aqueles conteúdos que aprendemos e nunca esquecemos, como andar de bicicleta. As fases da memória A memória de uma pessoa começa a atuar já no despertar de seu relógio biológico, quando o cérebro envia substâncias, como a adrenalina, para que ela tenha mais foco e concentração em suas tarefas na fase beta (enquanto está acordada). Esse relógio biológico vai indicar que é hora de estudar, trabalhar, se alimentar ou praticar atividades físicas. Essa memória aciona todo um ciclo de funções corporais que vão ocorrer ao longo do dia até que chegue o período noturno. Neste momento, começa a diminuir a adrenalina e o cortisol no organismo, acionando outras substâncias, como a melatonina, que indicam que é a hora do corpo repousar. Dentro desse processo corporal, a memória também terá as suas fases: Memorização Nesta fase, é necessária atenção, um estado de alerta total, para que a pessoa consiga memorizar as informações. Compreensão O estado de atenção também vai favorecer que a pessoa faça conexões para proporcionar um melhor entendimento da informação recebida. Assim, será mais fácil memorizar. Armazenamento Quando a pessoa entende o significado daquela informação, o conteúdo será retido no cérebro. Recuperação O cérebro organiza as informações de acordo com sua hierarquização. São as lembranças, que podem vir à tona a partir de estímulos diversos, como um som, um cheiro ou outras dicas que podem dar pistas daquela informação. Conheça dicas para exercitar a memória É certo que o cérebro funciona como um poderoso computador que faz milhões de conexões e ajuda no funcionamento corporal. Porém, às vezes, parece que a memória dele falha, e nem todos os conteúdos são rememorados com facilidade. Onde foi parar todas aquelas informações das aulas de matemática e biologia do dia anterior? E quem eram mesmo aqueles personagens do livro que você leu e foi indicado para o vestibular? Essa “perda” das informações também é comum para o cérebro, por isso, as dicas para exercitar a memória são importantes para fazer uma “atualização” do nosso sistema interno. Para consolidar a memória é sempre necessário um treino do que foi aprendido, para que o conteúdo não caia na memória de curto prazo. Treinar o cérebro constantemente vai ajudar a evitar essas falhas em sua memória, é como se fosse uma espécie de ginástica cerebral. Conheça alguns truques para treinar a sua memória, alguns desses são dicas que estão no livro “Técnicas de Estudo para Adolescentes”, de Antonio Gonzáles (Editora Vozes): Ative sua memória Abra mão de certos facilitadores, como agendas de celular ou blocos de notas, e tente sempre memorizar números de telefone, senhas, listas, datas ou lembretes de eventos. Associe informações com imagens Muitos estudantes são mais visuais e precisam associar os conteúdos a imagens ou símbolos para facilitar a memorização. Faça cálculos mentais Ao longo do dia faça operações aritméticas simples, somando as placas dos veículos, números de telefones em placas ou os números dos prédios e casas onde passar. Dê atenção aos detalhes Quando damos atenção a um assunto atribuímos importância a ele. Então, foque no tema, capture os detalhes e assim a memorização será facilitada. Invista em jogos de memorização Fazer quebra-cabeças ou jogos de memória vão ajudar muito nessa ginástica cerebral. As pessoas também podem investir em palavras cruzadas, Sudoku, dominó ou até jogos de cartas. Além disso, jogar xadrez é um importante recurso para trabalhar o cérebro. Leia e repita as citações Outra dica para exercitar a memória é a leitura porque essa é uma atividade que vai ajudar a trabalhar diversas áreas cerebrais. Além disso, repetir as frases e citações de personagens históricos também é uma excelente forma de trabalhar a memória. Anote esses enunciados e trechos de obras e repita o quanto puder. Aliás, falar em voz alta para si mesmo vale para lembrar de qualquer coisa, até mesmo para lembrar onde colocou a chave de casa. Procure lembrar os detalhes do dia Quando for deitar, antes de dormir, faça uma revisão de tudo o que aconteceu no dia, tentando lembrar alguns detalhes desde o momento que acordou, como suas roupas, o que comeu, onde foi, quem encontrou ou algum outro aspecto interessante. Conclusão É importante lembrar que a emoção está ligada à formação de novas memórias, portanto, investir em processos lúdicos e divertidos, que acionam produção e interação de hormônios do bem-estar, que paralelamente intensificam a comunicação entre neurônios, também vai dar o devido estímulo cerebral aos adolescentes para consolidação da memória.

Dicas para exercitar a memória

Dicas para exercitar a memória são muito importantes para ajudar os estudantes a guardar uma imensa quantidade de informações que são parte da grade curricular

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