As etapas do Ensino Fundamental

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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determinou que o Ensino Fundamental tem 9 anos de duração e está dividido em 2 etapas: Anos Iniciais e Anos Finais. É um período de vital importância dentro do desenvolvimento pessoal e pedagógico de um estudante. Nesta fase da grade escolar, o Colégio Planck começa o trabalho com os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, momento no qual eles passam por uma série de transformações físicas e psicológicas. Leia esse post para entender como está dividido o Ensino Fundamental em suas duas fases. Qual é a importância do Ensino Fundamental? Essa é a etapa mais longa da formação escolar de um estudante, que segue dos 6 aos 14 anos. Eles entram nesta fase nos Anos Iniciais ainda crianças e terminam já adolescentes quando saem do Fundamental Anos Finais para o Ensino Médio. É a BNCC que traça o aprendizado essencial para essas duas fases. As diretrizes desse documento de caráter normativo determinaram uma série de alterações nos materiais didáticos, currículos pedagógicos e até a formação de professores para atender às necessidades dos estudantes desse período. Uma das alterações do currículo é o aprendizado por unidades temáticas, que vão do 1º ao 9º ano. Esse novo processo consiste em reunir um conjunto de conteúdos de uma mesma temática em uma unidade, por isso, tanto Anos Iniciais como Finais terão muitos pontos em comum para garantir a aprendizagem contínua. Um Ensino Fundamental de qualidade é primordial para a formação acadêmica dos estudantes, podendo refletir de forma bastante positiva para a formação do caráter e desenvolvimento da inteligência emocional. Ensino Fundamental Anos Iniciais Nesta etapa, os estudantes estão saindo do Ensino Infantil e têm, em geral, de 6 a 10 anos. Os anos escolares que marcam o Ensino Fundamental Anos Finais vão do 1º. ao 5º ano. Essa etapa funciona como uma progressão das múltiplas aprendizagens, com construção de conhecimento sobre os componentes curriculares aplicados, como Linguagens e Matemática. Além disso, os estudantes também são introduzidos a saberes científicos e aos conhecimentos das ciências humanas. Os objetivos dessa fase estão relacionados aos processos de alfabetização, com início do domínio da leitura e escrita, realização de cálculos e desenvolvimento geral com algum resgate de situações lúdicas para favorecer essa introdução escolar. Nos dois primeiros anos, a alfabetização e o método fônico ganham mais destaque. Nesta fase, os estudantes começam também a desenvolver a própria comunicação e expressão, além de compreender o ambiente natural e social no qual estão inseridos. É nesta fase também que eles passam a ter um melhor direcionamento para a construção da própria identidade, ganhando maior noção de autonomia escolar, já manifestando suas preferências no que diz respeito às tarefas escolares. Além disso, passam a ter novas perspectivas em relação aos outros, entendendo melhor as regras sociais. Essa etapa inclui até mesmo uma melhoria da própria consciência corporal pelo estudante. Ensino Fundamental Anos Finais Quando os estudantes passam para os Anos Finais, eles vão vivenciar grandes transformações em seu processo de aprendizagem. A primeira delas começa pela própria mutação pessoal de sair da infância em direção à adolescência. Nesta fase, vão vivenciar processos que irão marcar a separação entre os antigos grupos e a construção de novas amizades. Além disso, os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais ganham um incremento no desenvolvimento da autonomia e protagonismo. Mecanismos cerebrais programam os adolescentes para aprender, entender melhor o processo de planejamento e tomada de decisões. Nesta etapa, os estudantes passam a elaborar melhor o pensamento hipotético-dedutivo e ganham mais capacidade para organizar ideias. Nesse momento, ocorre também um aumento no número de professores, que são especialistas em cada disciplina. Além disso, os conteúdos são aprofundados, tornam-se mais complexos e estão relacionados aos mesmos introduzidos nos Anos Iniciais, como: Linguagens (Produção textual e interpretação, Arte, Educação Física, e nesta fase, entra a Língua Inglesa); Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas (História e Geografia); Ensino Religioso. O Ensino Fundamental vai fazer uma preparação do estudante para os processos que serão vivenciados no Ensino Médio. Os Anos Finais no Colégio Planck Para possibilitar uma transição mais tranquila dos Anos Iniciais para os Anos Finais, o Colégio Planck estimula um ambiente inspirador e com aprendizagem constante, com processos criativos e vibrantes que permitem o estudante aprender a se comunicar, colaborar e resolver problemas reais. Um estudante do Ensino Fundamental Anos Finais é estimulado à cultura do pertencimento, desenvolver a paixão pelo aprendizado, ser criativo e curioso, não ter medo de assumir riscos e ser inovador, além de compreender que tem um potencial único. Esse processo pedagógico, que extrapola a sala de aula, é amparado por alguns pilares: Desenvolvimento da aprendizagem socioemocional: é fundamentado no desenvolvimento de habilidades e competências e de inteligência emocional; Aprendizagem focada em projetos: é uma metodologia que envolve os estudantes com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um projeto que tenha ligação com o mundo real; Aprendizagem colaborativa: metodologia pautada na interação, colaboração e participação ativa dos estudantes, com propostas de trabalho em grupo e construção coletiva do conhecimento; Equidade: os estudantes aprendem a criticar aos trabalhos uns dos outros, a dar feedback aos pares, observando os critérios de justiça e a receber feedback de alta qualidade dos professores para melhoria de seus processos e produto. Nos Anos Finais, os estudantes do Colégio Planck também são estimulados a desenvolver o “aprender a aprender”, que é a compreensão de que o mundo é dinâmico e os processos evoluem constantemente, portanto, uma pessoa jamais deve parar o seu processo de aprendizagem. Será preciso se reinventar durante toda a vida. Entre as práticas que estimulam o desempenho escolar, além das disciplinas curriculares, o Planck também oferece projetos especiais e disciplinas eletivas, como a Academia Sherlock, Planck ONU, o Laboratório de Soluções, Clube de Debates, entre outros. Conclusão O Colégio Planck visa preparar seus estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais para processos vitoriosos no Ensino Médio, quando já terão a mente voltada para a participação em processos seletivos nacionais e internacionais. Nesta etapa de seu desenvolvimento escolar, já recebem incentivos para terem pensamento crítico e a serem mais confiantes e independentes em seus trabalhos.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determinou que o Ensino Fundamental tem 9 anos de duração e está dividido em 2 etapas: Anos Iniciais e Anos Finais. É um período de vital importância dentro do desenvolvimento pessoal e pedagógico de um estudante. 

Nesta fase da grade escolar, o Colégio Planck começa o trabalho com os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, momento no qual eles passam por uma série de transformações físicas e psicológicas.

Leia esse post para entender como está dividido o Ensino Fundamental em suas duas fases.

Qual é a importância do Ensino Fundamental? 

Essa é a etapa mais longa da formação escolar de um estudante, que segue dos 6 aos 14 anos. Eles entram nesta fase nos Anos Iniciais ainda crianças e terminam já adolescentes quando saem do Fundamental Anos Finais para o Ensino Médio.

É a BNCC que traça o aprendizado essencial para essas duas fases. As diretrizes desse documento de caráter normativo determinaram uma série de alterações nos materiais didáticos, currículos pedagógicos e até a formação de professores para atender às necessidades dos estudantes desse período. 

Uma das alterações do currículo é o aprendizado por unidades temáticas, que vão do 1º ao 9º ano. Esse novo processo consiste em reunir um conjunto de conteúdos de uma mesma temática em uma unidade, por isso, tanto Anos Iniciais como Finais terão muitos pontos em comum para garantir a aprendizagem contínua.

Um Ensino Fundamental de qualidade é primordial para a formação acadêmica dos estudantes, podendo refletir de forma bastante positiva para a formação do caráter e desenvolvimento da inteligência emocional.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determinou que o Ensino Fundamental tem 9 anos de duração e está dividido em 2 etapas: Anos Iniciais e Anos Finais. É um período de vital importância dentro do desenvolvimento pessoal e pedagógico de um estudante. Nesta fase da grade escolar, o Colégio Planck começa o trabalho com os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, momento no qual eles passam por uma série de transformações físicas e psicológicas. Leia esse post para entender como está dividido o Ensino Fundamental em suas duas fases. Qual é a importância do Ensino Fundamental? Essa é a etapa mais longa da formação escolar de um estudante, que segue dos 6 aos 14 anos. Eles entram nesta fase nos Anos Iniciais ainda crianças e terminam já adolescentes quando saem do Fundamental Anos Finais para o Ensino Médio. É a BNCC que traça o aprendizado essencial para essas duas fases. As diretrizes desse documento de caráter normativo determinaram uma série de alterações nos materiais didáticos, currículos pedagógicos e até a formação de professores para atender às necessidades dos estudantes desse período. Uma das alterações do currículo é o aprendizado por unidades temáticas, que vão do 1º ao 9º ano. Esse novo processo consiste em reunir um conjunto de conteúdos de uma mesma temática em uma unidade, por isso, tanto Anos Iniciais como Finais terão muitos pontos em comum para garantir a aprendizagem contínua. Um Ensino Fundamental de qualidade é primordial para a formação acadêmica dos estudantes, podendo refletir de forma bastante positiva para a formação do caráter e desenvolvimento da inteligência emocional. Ensino Fundamental Anos Iniciais Nesta etapa, os estudantes estão saindo do Ensino Infantil e têm, em geral, de 6 a 10 anos. Os anos escolares que marcam o Ensino Fundamental Anos Finais vão do 1º. ao 5º ano. Essa etapa funciona como uma progressão das múltiplas aprendizagens, com construção de conhecimento sobre os componentes curriculares aplicados, como Linguagens e Matemática. Além disso, os estudantes também são introduzidos a saberes científicos e aos conhecimentos das ciências humanas. Os objetivos dessa fase estão relacionados aos processos de alfabetização, com início do domínio da leitura e escrita, realização de cálculos e desenvolvimento geral com algum resgate de situações lúdicas para favorecer essa introdução escolar. Nos dois primeiros anos, a alfabetização e o método fônico ganham mais destaque. Nesta fase, os estudantes começam também a desenvolver a própria comunicação e expressão, além de compreender o ambiente natural e social no qual estão inseridos. É nesta fase também que eles passam a ter um melhor direcionamento para a construção da própria identidade, ganhando maior noção de autonomia escolar, já manifestando suas preferências no que diz respeito às tarefas escolares. Além disso, passam a ter novas perspectivas em relação aos outros, entendendo melhor as regras sociais. Essa etapa inclui até mesmo uma melhoria da própria consciência corporal pelo estudante. Ensino Fundamental Anos Finais Quando os estudantes passam para os Anos Finais, eles vão vivenciar grandes transformações em seu processo de aprendizagem. A primeira delas começa pela própria mutação pessoal de sair da infância em direção à adolescência. Nesta fase, vão vivenciar processos que irão marcar a separação entre os antigos grupos e a construção de novas amizades. Além disso, os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais ganham um incremento no desenvolvimento da autonomia e protagonismo. Mecanismos cerebrais programam os adolescentes para aprender, entender melhor o processo de planejamento e tomada de decisões. Nesta etapa, os estudantes passam a elaborar melhor o pensamento hipotético-dedutivo e ganham mais capacidade para organizar ideias. Nesse momento, ocorre também um aumento no número de professores, que são especialistas em cada disciplina. Além disso, os conteúdos são aprofundados, tornam-se mais complexos e estão relacionados aos mesmos introduzidos nos Anos Iniciais, como: Linguagens (Produção textual e interpretação, Arte, Educação Física, e nesta fase, entra a Língua Inglesa); Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas (História e Geografia); Ensino Religioso. O Ensino Fundamental vai fazer uma preparação do estudante para os processos que serão vivenciados no Ensino Médio. Os Anos Finais no Colégio Planck Para possibilitar uma transição mais tranquila dos Anos Iniciais para os Anos Finais, o Colégio Planck estimula um ambiente inspirador e com aprendizagem constante, com processos criativos e vibrantes que permitem o estudante aprender a se comunicar, colaborar e resolver problemas reais. Um estudante do Ensino Fundamental Anos Finais é estimulado à cultura do pertencimento, desenvolver a paixão pelo aprendizado, ser criativo e curioso, não ter medo de assumir riscos e ser inovador, além de compreender que tem um potencial único. Esse processo pedagógico, que extrapola a sala de aula, é amparado por alguns pilares: Desenvolvimento da aprendizagem socioemocional: é fundamentado no desenvolvimento de habilidades e competências e de inteligência emocional; Aprendizagem focada em projetos: é uma metodologia que envolve os estudantes com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um projeto que tenha ligação com o mundo real; Aprendizagem colaborativa: metodologia pautada na interação, colaboração e participação ativa dos estudantes, com propostas de trabalho em grupo e construção coletiva do conhecimento; Equidade: os estudantes aprendem a criticar aos trabalhos uns dos outros, a dar feedback aos pares, observando os critérios de justiça e a receber feedback de alta qualidade dos professores para melhoria de seus processos e produto. Nos Anos Finais, os estudantes do Colégio Planck também são estimulados a desenvolver o “aprender a aprender”, que é a compreensão de que o mundo é dinâmico e os processos evoluem constantemente, portanto, uma pessoa jamais deve parar o seu processo de aprendizagem. Será preciso se reinventar durante toda a vida. Entre as práticas que estimulam o desempenho escolar, além das disciplinas curriculares, o Planck também oferece projetos especiais e disciplinas eletivas, como a Academia Sherlock, Planck ONU, o Laboratório de Soluções, Clube de Debates, entre outros. Conclusão O Colégio Planck visa preparar seus estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais para processos vitoriosos no Ensino Médio, quando já terão a mente voltada para a participação em processos seletivos nacionais e internacionais. Nesta etapa de seu desenvolvimento escolar, já recebem incentivos para terem pensamento crítico e a serem mais confiantes e independentes em seus trabalhos.

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Nesta etapa, os estudantes estão saindo do Ensino Infantil e têm, em geral, de 6 a 10 anos. Os anos escolares que marcam o Ensino Fundamental Anos Finais vão do 1º. ao 5º ano. 

Essa etapa funciona como uma progressão das múltiplas aprendizagens, com construção de conhecimento sobre os componentes curriculares aplicados, como Linguagens e Matemática. Além disso, os estudantes também são introduzidos a saberes científicos e aos conhecimentos das ciências humanas.

Os objetivos dessa fase estão relacionados aos processos de alfabetização, com início do domínio da leitura e escrita, realização de cálculos  e desenvolvimento geral com algum resgate de situações lúdicas para favorecer essa introdução escolar. Nos dois primeiros anos, a alfabetização e o método fônico ganham mais destaque.

Nesta fase, os estudantes começam também a desenvolver a própria comunicação e expressão, além de compreender o ambiente natural e social no qual estão inseridos.

É nesta fase também que eles passam a ter um melhor direcionamento para a construção da própria identidade, ganhando maior noção de autonomia escolar, já manifestando suas preferências no que diz respeito às tarefas escolares. Além disso, passam a ter novas perspectivas em relação aos outros, entendendo melhor as regras sociais.

Essa etapa inclui até mesmo uma melhoria da própria consciência corporal pelo estudante.

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Ensino Fundamental Anos Finais

Quando os estudantes passam para os Anos Finais, eles vão vivenciar grandes transformações em seu processo de aprendizagem. A primeira delas começa pela própria mutação pessoal de sair da infância em direção à adolescência.

Nesta fase, vão vivenciar processos que irão marcar a separação entre os antigos grupos e a construção de novas amizades. 

Além disso, os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais ganham um incremento no desenvolvimento da autonomia e protagonismo.

Mecanismos cerebrais programam os adolescentes para aprender, entender melhor o processo de planejamento e tomada de decisões.

Nesta etapa, os estudantes passam a elaborar melhor o pensamento hipotético-dedutivo e ganham mais capacidade para organizar ideias.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determinou que o Ensino Fundamental tem 9 anos de duração e está dividido em 2 etapas: Anos Iniciais e Anos Finais. É um período de vital importância dentro do desenvolvimento pessoal e pedagógico de um estudante. Nesta fase da grade escolar, o Colégio Planck começa o trabalho com os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, momento no qual eles passam por uma série de transformações físicas e psicológicas. Leia esse post para entender como está dividido o Ensino Fundamental em suas duas fases. Qual é a importância do Ensino Fundamental? Essa é a etapa mais longa da formação escolar de um estudante, que segue dos 6 aos 14 anos. Eles entram nesta fase nos Anos Iniciais ainda crianças e terminam já adolescentes quando saem do Fundamental Anos Finais para o Ensino Médio. É a BNCC que traça o aprendizado essencial para essas duas fases. As diretrizes desse documento de caráter normativo determinaram uma série de alterações nos materiais didáticos, currículos pedagógicos e até a formação de professores para atender às necessidades dos estudantes desse período. Uma das alterações do currículo é o aprendizado por unidades temáticas, que vão do 1º ao 9º ano. Esse novo processo consiste em reunir um conjunto de conteúdos de uma mesma temática em uma unidade, por isso, tanto Anos Iniciais como Finais terão muitos pontos em comum para garantir a aprendizagem contínua. Um Ensino Fundamental de qualidade é primordial para a formação acadêmica dos estudantes, podendo refletir de forma bastante positiva para a formação do caráter e desenvolvimento da inteligência emocional. Ensino Fundamental Anos Iniciais Nesta etapa, os estudantes estão saindo do Ensino Infantil e têm, em geral, de 6 a 10 anos. Os anos escolares que marcam o Ensino Fundamental Anos Finais vão do 1º. ao 5º ano. Essa etapa funciona como uma progressão das múltiplas aprendizagens, com construção de conhecimento sobre os componentes curriculares aplicados, como Linguagens e Matemática. Além disso, os estudantes também são introduzidos a saberes científicos e aos conhecimentos das ciências humanas. Os objetivos dessa fase estão relacionados aos processos de alfabetização, com início do domínio da leitura e escrita, realização de cálculos e desenvolvimento geral com algum resgate de situações lúdicas para favorecer essa introdução escolar. Nos dois primeiros anos, a alfabetização e o método fônico ganham mais destaque. Nesta fase, os estudantes começam também a desenvolver a própria comunicação e expressão, além de compreender o ambiente natural e social no qual estão inseridos. É nesta fase também que eles passam a ter um melhor direcionamento para a construção da própria identidade, ganhando maior noção de autonomia escolar, já manifestando suas preferências no que diz respeito às tarefas escolares. Além disso, passam a ter novas perspectivas em relação aos outros, entendendo melhor as regras sociais. Essa etapa inclui até mesmo uma melhoria da própria consciência corporal pelo estudante. Ensino Fundamental Anos Finais Quando os estudantes passam para os Anos Finais, eles vão vivenciar grandes transformações em seu processo de aprendizagem. A primeira delas começa pela própria mutação pessoal de sair da infância em direção à adolescência. Nesta fase, vão vivenciar processos que irão marcar a separação entre os antigos grupos e a construção de novas amizades. Além disso, os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais ganham um incremento no desenvolvimento da autonomia e protagonismo. Mecanismos cerebrais programam os adolescentes para aprender, entender melhor o processo de planejamento e tomada de decisões. Nesta etapa, os estudantes passam a elaborar melhor o pensamento hipotético-dedutivo e ganham mais capacidade para organizar ideias. Nesse momento, ocorre também um aumento no número de professores, que são especialistas em cada disciplina. Além disso, os conteúdos são aprofundados, tornam-se mais complexos e estão relacionados aos mesmos introduzidos nos Anos Iniciais, como: Linguagens (Produção textual e interpretação, Arte, Educação Física, e nesta fase, entra a Língua Inglesa); Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas (História e Geografia); Ensino Religioso. O Ensino Fundamental vai fazer uma preparação do estudante para os processos que serão vivenciados no Ensino Médio. Os Anos Finais no Colégio Planck Para possibilitar uma transição mais tranquila dos Anos Iniciais para os Anos Finais, o Colégio Planck estimula um ambiente inspirador e com aprendizagem constante, com processos criativos e vibrantes que permitem o estudante aprender a se comunicar, colaborar e resolver problemas reais. Um estudante do Ensino Fundamental Anos Finais é estimulado à cultura do pertencimento, desenvolver a paixão pelo aprendizado, ser criativo e curioso, não ter medo de assumir riscos e ser inovador, além de compreender que tem um potencial único. Esse processo pedagógico, que extrapola a sala de aula, é amparado por alguns pilares: Desenvolvimento da aprendizagem socioemocional: é fundamentado no desenvolvimento de habilidades e competências e de inteligência emocional; Aprendizagem focada em projetos: é uma metodologia que envolve os estudantes com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um projeto que tenha ligação com o mundo real; Aprendizagem colaborativa: metodologia pautada na interação, colaboração e participação ativa dos estudantes, com propostas de trabalho em grupo e construção coletiva do conhecimento; Equidade: os estudantes aprendem a criticar aos trabalhos uns dos outros, a dar feedback aos pares, observando os critérios de justiça e a receber feedback de alta qualidade dos professores para melhoria de seus processos e produto. Nos Anos Finais, os estudantes do Colégio Planck também são estimulados a desenvolver o “aprender a aprender”, que é a compreensão de que o mundo é dinâmico e os processos evoluem constantemente, portanto, uma pessoa jamais deve parar o seu processo de aprendizagem. Será preciso se reinventar durante toda a vida. Entre as práticas que estimulam o desempenho escolar, além das disciplinas curriculares, o Planck também oferece projetos especiais e disciplinas eletivas, como a Academia Sherlock, Planck ONU, o Laboratório de Soluções, Clube de Debates, entre outros. Conclusão O Colégio Planck visa preparar seus estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais para processos vitoriosos no Ensino Médio, quando já terão a mente voltada para a participação em processos seletivos nacionais e internacionais. Nesta etapa de seu desenvolvimento escolar, já recebem incentivos para terem pensamento crítico e a serem mais confiantes e independentes em seus trabalhos.

Nesse momento, ocorre também um aumento no número de professores, que são especialistas em cada disciplina. 

Além disso, os conteúdos são aprofundados, tornam-se mais complexos e estão relacionados aos mesmos introduzidos nos Anos Iniciais, como:

  • Linguagens (Produção textual e interpretação, Arte, Educação Física, e nesta fase, entra a Língua Inglesa);
  • Matemática;
  • Ciências da Natureza;
  • Ciências Humanas (História e Geografia);
  • Ensino Religioso.

O Ensino Fundamental vai fazer uma preparação do estudante para os processos que serão vivenciados no Ensino Médio.

ebook ensino fundamental anos finais

Os Anos Finais no Colégio Planck

Para possibilitar uma transição mais tranquila dos Anos Iniciais para os Anos Finais, o Colégio Planck estimula um ambiente inspirador e com aprendizagem constante, com processos criativos e vibrantes que permitem o estudante aprender a se comunicar, colaborar e resolver problemas reais.

Um estudante do Ensino Fundamental Anos Finais é estimulado à cultura do pertencimento, desenvolver a paixão pelo aprendizado, ser criativo e curioso, não ter medo de assumir riscos e ser inovador, além de compreender que tem um potencial único. 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determinou que o Ensino Fundamental tem 9 anos de duração e está dividido em 2 etapas: Anos Iniciais e Anos Finais. É um período de vital importância dentro do desenvolvimento pessoal e pedagógico de um estudante. Nesta fase da grade escolar, o Colégio Planck começa o trabalho com os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, momento no qual eles passam por uma série de transformações físicas e psicológicas. Leia esse post para entender como está dividido o Ensino Fundamental em suas duas fases. Qual é a importância do Ensino Fundamental? Essa é a etapa mais longa da formação escolar de um estudante, que segue dos 6 aos 14 anos. Eles entram nesta fase nos Anos Iniciais ainda crianças e terminam já adolescentes quando saem do Fundamental Anos Finais para o Ensino Médio. É a BNCC que traça o aprendizado essencial para essas duas fases. As diretrizes desse documento de caráter normativo determinaram uma série de alterações nos materiais didáticos, currículos pedagógicos e até a formação de professores para atender às necessidades dos estudantes desse período. Uma das alterações do currículo é o aprendizado por unidades temáticas, que vão do 1º ao 9º ano. Esse novo processo consiste em reunir um conjunto de conteúdos de uma mesma temática em uma unidade, por isso, tanto Anos Iniciais como Finais terão muitos pontos em comum para garantir a aprendizagem contínua. Um Ensino Fundamental de qualidade é primordial para a formação acadêmica dos estudantes, podendo refletir de forma bastante positiva para a formação do caráter e desenvolvimento da inteligência emocional. Ensino Fundamental Anos Iniciais Nesta etapa, os estudantes estão saindo do Ensino Infantil e têm, em geral, de 6 a 10 anos. Os anos escolares que marcam o Ensino Fundamental Anos Finais vão do 1º. ao 5º ano. Essa etapa funciona como uma progressão das múltiplas aprendizagens, com construção de conhecimento sobre os componentes curriculares aplicados, como Linguagens e Matemática. Além disso, os estudantes também são introduzidos a saberes científicos e aos conhecimentos das ciências humanas. Os objetivos dessa fase estão relacionados aos processos de alfabetização, com início do domínio da leitura e escrita, realização de cálculos e desenvolvimento geral com algum resgate de situações lúdicas para favorecer essa introdução escolar. Nos dois primeiros anos, a alfabetização e o método fônico ganham mais destaque. Nesta fase, os estudantes começam também a desenvolver a própria comunicação e expressão, além de compreender o ambiente natural e social no qual estão inseridos. É nesta fase também que eles passam a ter um melhor direcionamento para a construção da própria identidade, ganhando maior noção de autonomia escolar, já manifestando suas preferências no que diz respeito às tarefas escolares. Além disso, passam a ter novas perspectivas em relação aos outros, entendendo melhor as regras sociais. Essa etapa inclui até mesmo uma melhoria da própria consciência corporal pelo estudante. Ensino Fundamental Anos Finais Quando os estudantes passam para os Anos Finais, eles vão vivenciar grandes transformações em seu processo de aprendizagem. A primeira delas começa pela própria mutação pessoal de sair da infância em direção à adolescência. Nesta fase, vão vivenciar processos que irão marcar a separação entre os antigos grupos e a construção de novas amizades. Além disso, os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais ganham um incremento no desenvolvimento da autonomia e protagonismo. Mecanismos cerebrais programam os adolescentes para aprender, entender melhor o processo de planejamento e tomada de decisões. Nesta etapa, os estudantes passam a elaborar melhor o pensamento hipotético-dedutivo e ganham mais capacidade para organizar ideias. Nesse momento, ocorre também um aumento no número de professores, que são especialistas em cada disciplina. Além disso, os conteúdos são aprofundados, tornam-se mais complexos e estão relacionados aos mesmos introduzidos nos Anos Iniciais, como: Linguagens (Produção textual e interpretação, Arte, Educação Física, e nesta fase, entra a Língua Inglesa); Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas (História e Geografia); Ensino Religioso. O Ensino Fundamental vai fazer uma preparação do estudante para os processos que serão vivenciados no Ensino Médio. Os Anos Finais no Colégio Planck Para possibilitar uma transição mais tranquila dos Anos Iniciais para os Anos Finais, o Colégio Planck estimula um ambiente inspirador e com aprendizagem constante, com processos criativos e vibrantes que permitem o estudante aprender a se comunicar, colaborar e resolver problemas reais. Um estudante do Ensino Fundamental Anos Finais é estimulado à cultura do pertencimento, desenvolver a paixão pelo aprendizado, ser criativo e curioso, não ter medo de assumir riscos e ser inovador, além de compreender que tem um potencial único. Esse processo pedagógico, que extrapola a sala de aula, é amparado por alguns pilares: Desenvolvimento da aprendizagem socioemocional: é fundamentado no desenvolvimento de habilidades e competências e de inteligência emocional; Aprendizagem focada em projetos: é uma metodologia que envolve os estudantes com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um projeto que tenha ligação com o mundo real; Aprendizagem colaborativa: metodologia pautada na interação, colaboração e participação ativa dos estudantes, com propostas de trabalho em grupo e construção coletiva do conhecimento; Equidade: os estudantes aprendem a criticar aos trabalhos uns dos outros, a dar feedback aos pares, observando os critérios de justiça e a receber feedback de alta qualidade dos professores para melhoria de seus processos e produto. Nos Anos Finais, os estudantes do Colégio Planck também são estimulados a desenvolver o “aprender a aprender”, que é a compreensão de que o mundo é dinâmico e os processos evoluem constantemente, portanto, uma pessoa jamais deve parar o seu processo de aprendizagem. Será preciso se reinventar durante toda a vida. Entre as práticas que estimulam o desempenho escolar, além das disciplinas curriculares, o Planck também oferece projetos especiais e disciplinas eletivas, como a Academia Sherlock, Planck ONU, o Laboratório de Soluções, Clube de Debates, entre outros. Conclusão O Colégio Planck visa preparar seus estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais para processos vitoriosos no Ensino Médio, quando já terão a mente voltada para a participação em processos seletivos nacionais e internacionais. Nesta etapa de seu desenvolvimento escolar, já recebem incentivos para terem pensamento crítico e a serem mais confiantes e independentes em seus trabalhos.

Esse processo pedagógico, que extrapola a sala de aula, é amparado por alguns pilares:

  • Desenvolvimento da aprendizagem socioemocional: é fundamentado no desenvolvimento de habilidades e competências e de inteligência emocional;
  • Aprendizagem focada em projetos:  é uma metodologia que envolve os estudantes com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um projeto que tenha ligação com o mundo real;
  • Aprendizagem colaborativa: metodologia pautada na interação, colaboração e participação ativa dos estudantes, com propostas de trabalho em grupo e construção coletiva do conhecimento;
  • Equidade: os estudantes aprendem a criticar aos trabalhos uns dos outros, a dar feedback aos pares, observando os critérios de justiça e a receber feedback de alta qualidade dos professores para melhoria de seus processos e produto.

Nos Anos Finais, os estudantes do Colégio Planck também são estimulados a desenvolver o “aprender a aprender”, que é a compreensão de que o mundo é dinâmico e os processos evoluem constantemente, portanto, uma pessoa jamais deve parar o seu processo de aprendizagem. Será preciso se reinventar durante toda a vida.

Entre as práticas que estimulam o desempenho escolar, além das disciplinas curriculares, o Planck também oferece projetos especiais e disciplinas eletivas, como a Academia Sherlock, Planck ONU, o Laboratório de Soluções, Clube de Debates, entre outros.

Conclusão

O Colégio Planck visa preparar seus estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais para processos vitoriosos no Ensino Médio, quando já terão a mente voltada para a participação em processos seletivos nacionais e internacionais.

Nesta etapa de seu desenvolvimento escolar, já recebem incentivos para terem pensamento crítico e a serem mais confiantes e independentes em seus trabalhos.]

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