Sabia que no Colégio Planck as competências cognitivas dos estudantes são desenvolvidas com a metodologia da Academia Sherlock?
A academia privilegia as propriedades investigativas que são próprias dessa geração e dessa fase da adolescência, quando os estudantes adoram jogar, cumprir desafios e competir.
Além disso, a metodologia também vai trabalhar o desenvolvimento de diversas outras competências complexas no ser humano e que são fundamentais para o sucesso em diversos âmbitos da vida. Leia mais neste texto.
O que são as competências cognitivas?
As competências cognitivas são habilidades que devem ser desenvolvidas durante toda a Educação Básica.
Para esse termo, o significado está relacionado com a palavra cognição, que vem do latim, cognitio e cognitum. Portanto, essas competências têm a ver com entender ideias e aplicá-las. São as faculdades mentais que nos permitem compreender o universo que nos rodeia.
Desse modo, são diferentes das competências socioemocionais, que têm a ver com ser e conviver.
O desenvolvimento dessas habilidades cognitivas estão relacionadas com 4 áreas: adaptação, linguagem, motora e psicomotricidade.
Ao desenvolvê-las, são apresentadas as condições para que os estudantes apresentem soluções para problemas, use a percepção dos sentidos para conduzir uma tarefa, planeje e execute planos.
Por isso, os principais tipos de competências cognitivas estão relacionados à:
- Atenção;
- Percepção auditiva;
- Memória;
- Compreensão;
- Linguagem.
Além dessas competências cognitivas básicas, há outras consideradas superiores:
- Foco;
- Motivação;
- Metacognição;
- Aprendizagem;
- Raciocínio;
- Emoção.
Leia mais:
O que é a Academia Sherlock?
A Academia Sherlock é um conjunto de ações pedagógicas, que serão desenvolvidas em um ambiente lúdico, cujo foco está integralmente na utilização da linguagem das gerações acostumadas a jogar, proporcionando desafios, recompensas, competição e cooperação.
Na academia, são promovidos estímulos das competências cognitivas de forma a compreender, perceber e se integrar em determinada atividade.
O processo utiliza como ferramenta a metodologia ativa de aprendizagem “estudo de caso”, e pressupõe a participação dos alunos na resolução de questões relativas a uma determinada situação ou contexto.
Os casos serão propostos a partir dos objetivos de aprendizagem (competências e habilidades) que o Colégio pretende desenvolver, seguidos de questões que deverão ser respondidas pelos estudantes.
Eles deverão empregar conceitos já estudados para traçar soluções que poderão resolver a situação problema.
A equipe se baseou em diversas teorias para criar uma proposta educacional tendo como base uma pedagogia ativa voltada à colaboração e à resolução de problemas, além de análise de situações complexas.
Qual o objetivo da Academia Sherlock?
A metodologia é utilizada nas turmas do Ensino Fundamental Anos Finais, semanalmente na grade curricular, e tem o objetivo de mostrar que aprender pode ser divertido, estimulando o espírito de pesquisa e a sede de conhecimento.
Além disso, a meta é propiciar meios e ambiente adequado para que o estudante utilize, de forma prática, seus conhecimentos ou seu repertório de informações, interligando e relacionando teorias com práticas, de tal forma que a aprendizagem seja significativa e relevante.
A Academia Sherlock visa desafiar o estudante com situações complexas para que ele aprenda fazendo, dando significado aos conteúdos tratados em sala de aula, bem como instigar para que ele pesquise, se informe e construa novos conhecimentos.
A ideia é oferecer um momento lúdico para que os estudantes tenham contato com diferentes atividades desafiadoras e aprenda por meio da resolução de problemas inseridos nos casos apresentados.
Quais habilidades a Academia Sherlock irá trabalhar?
O colégio tem em suas bases o desenvolvimento dos estudantes nas áreas cognitiva, social, emocional, física e ética, dando oportunidades para que eles se desenvolvam de forma integral.
Com a Academia Sherlock, a ideia é desenvolver neles as competências cognitivas importantes para a construção de conhecimento, especialmente aquelas relativas à resolução de problemas, à tomada de decisão, à capacidade de argumentação e ao trabalho efetivo em equipe.
Por que essas habilidades são importantes para os alunos do Fundamental Anos Finais?
Com essas práticas pedagógicas para o desenvolvimento de habilidades do futuro, o colégio pode criar um ambiente mais próximo da realidade.
Hoje existe uma divisão muito grande entre colégio e o mercado de trabalho, porque a ideia é que o colégio forneça todas as respostas, mas na vida profissional não há gabaritos. Quando chegar lá, aquele estudante vai viver o processo da decisão que tomou.
Com a Academia Sherlock, ele já vai aprendendo a solucionar problemas e ficar mais preparado para o momento em que essas situações acontecerem, principalmente porque a velocidade do mundo traz problemas inéditos, que hoje podemos nem saber ainda quais são.
Com esse treino da Academia Sherlock, os estudantes estarão mais preparados para desvendar as soluções desses problemas futuros.
Conclusão
A metodologia ativa praticada pelo Colégio Planck tem dois importantes pilares: o alto desempenho e o desenvolvimento socioemocional.
Em todas as ferramentas pedagógicas utilizadas, como a Academia Sherlock, o Planck estimula esses dois pilares.
Com o desenvolvimento das competências cognitivas, o socioemocional é amplamente estimulado.
A partir de todas as atividades curriculares e extracurriculares, os estudantes aprendem também a ter mais autonomia, autorregulação, organização, discernimento, criatividade, pensamento crítico e científico, inteligência emocional, raciocínio lógico, espírito de equipe e colaboração, etc.
Dessa forma, o Planck prepara seus estudantes para os desafios que serão cada vez maiores para aqueles que almejam atingir o ponto máximo de sucesso em suas vidas.