Como são as férias para vestibulandos? Será que é possível descansar quando os vestibulares estão chegando ou é melhor se dedicar de corpo e alma aos estudos?
Muitos especialistas defendem que haja um equilíbrio entre o descanso e o estudo. Veja nesse texto qual é a melhor atitude a ser tomada nesse período.
O que é melhor para os vestibulandos nas férias?
Enquanto para muitos estudantes, dezembro e janeiro são meses para arrumar as malas para viajar, só descansar e curtir com os amigos ou a família, para os vestibulandos pode não ser bem assim.
Para quem está prestes a prestar os vestibulares, o ano foi bastante intenso nos estudos, o Enem já passou e a primeira fase dos exames de algumas universidades também, mas, então, será que é possível dar uma pausa nas apostilas neste período?
Descansar nos primeiros dias das férias pode oferecer a pausa que o corpo e a mente precisam depois de um ano com longas horas de estudos todos os dias. Mas, não dá para se desligar totalmente, depois da primeira semana de férias, o ideal é retomar os estudos, com um ritmo diferente, mas com uma gestão eficiente do tempo.
Antes de mais nada, qual tipo de vestibulando você é?
É preciso lembrar que há dois tipos de vestibulandos: um que está ingressando no terceiro ano do ensino médio e outro que está finalizando o ensino médio, quando as provas do vestibular para eles já são para valer e vão determinar a conquista ou não de uma vaga no curso escolhido.
Estudar nas férias para um estudante que está entrando no terceiro ano do ensino médio, pode representar também um tempo mais livre para pesquisar melhor sobre a área que vai escolher, estudar um guia de profissões, e entender mais em quais disciplinas tem mais dificuldades e que vai exigir um plano de estudos ao longo do ano, ou quais as disciplinas que mais têm afinidade, etc.
Já para aqueles que estão saindo do ensino médio e agora vão começar a estudar sozinhos, estudar nas férias vai ter o objetivo de não perder o ritmo de estudo, fazer revisões e até colocar em dia conteúdos que ficaram atrasados no seu plano de estudo. Essa medida pode ser decisiva para os resultados.
Em ambos os casos, a dica de vários especialistas é que haja um equilíbrio entre o descanso e o estudo, especialmente, para aqueles que já estão perto do prazo das segundas fases dos vestibulares.
Leia mais:
Estudo e lazer podem ser conciliados em várias atividades
Para conseguir ter um equilíbrio entre o tempo para descansar e estudar, é preciso fazer uma divisão do tempo disponível.
Ao mapear os seus prazos, o estudante deve levar em consideração todas as atividades incluídas no seu dia, como sono, hora de refeições, banho, lazer e estudo, etc. Assim, conseguirá fazer um planejamento de quanto tempo precisa para descansar, e de quanto tempo é necessário para retomar o ritmo.
Uma dica para as férias dos vestibulandos para quem já se dedicou bastante, é diminuir um pouco a carga horária de estudos, reservando apenas um período do dia, pode ser pela manhã ou à tarde, e não estudar aos finais de semana para ter um pouco mais de tempo de lazer e relaxar o corpo e a mente.
Nas férias, no seu momento dedicado ao lazer também é possível conciliar o estudo com o próprio momento de relaxamento, ao assistir a filmes, documentários e seriados, ou ler obras que possam ajudá-los nos vestibulares.
Até mesmo durante uma viagem, o estudante pode usar desse recurso para descansar, mas continuar “estudando”.
Dicas de lazer para o período de férias
Muitos estudantes têm a leitura como um poderoso instrumento de relaxamento e mergulham nos universos descritos nas obras quando começam a ler. Então que tal conciliar o útil ao agradável?
O vestibulando que gosta de ler pode dar uma atenção maior nas férias aos livros que estão listados como importantes para serem abordados nas provas de português e como repertório sociocultural para a prova de redação. Na Fuvest, por exemplo, há nove obras listadas como leitura obrigatória, são elas:
- Campo Geral (Guimarães Rosa);
- Quincas Borba (Machado de Assis);
- Angústia (Graciliano Ramos);
- Mensagem (Fernando Pessoa);
- Nove noites (Bernardo Carvalho);
- Terra Sonâmbula (Mia Couto);
- Alguma poesia (Carlos Drummond de Andrade);
- Romanceiro da Inconfidência (Cecília Meireles);
- Poemas Escolhidos (Gregório de Matos).
Outros estudantes preferem relaxar com os audiovisuais, como os filmes e séries. Nestes meses, o cinema traz alguns lançamentos e os gêneros são diversos no Kinoplex (Vale Sul Shopping), Cinemark (Colinas Shopping e CenterVale Shopping) e Cinépolis (Shopping Oriente).
Vale também aproveitar para ver peças teatrais que estão disponíveis em espaços culturais da cidade.
Outra dica é para os estudantes que querem conhecer um pouco mais da própria cidade. Neste caso, São José dos Campos tem alguns museus que valem a visita, como: Museu do Folclore, Museu de Arte Sacra, Museu Aeroespacial, Museu do Esporte e o Museu Municipal.
Para aqueles que querem aproveitar o tempo a mais para fazer um pequeno passeio em outros museus de São Paulo, há opções na capital que são ótimas opções que contemplam as diversas áreas do conhecimento e ainda oferecem a oportunidade de conhecer importantes patrimônios culturais e históricos, como:
- Museu da Língua Portuguesa (opção muito interessante para as férias dos vestibulandos);
- Museu de Arte de São Paulo (Masp);
- Museu do Futebol;
- Pinacoteca;
- Farol Santander;
- Museu Afrobrasileiro;
- Museu Catavento, entre outros
Já para aqueles que apenas querem relaxar a mente observando a natureza, meditando ou fazendo uma caminhada, os parques locais são muito interessantes, os principais são: Parque Santos Dumont, Parque Vicentina Aranha e Parque da Cidade.
No Parque Vicentina Aranha, há um patrimônio histórico e ambiental importante, que vale a observação. Além disso, o espaço tem uma feira de artesanato aos domingos de manhã e também uma programação cultural constante.
Lembre-se que relaxar é muito importante mesmo para os vestibulandos.
Então, aproveite o tempo de descanso para gerenciar o estresse e aproveitar para ver os amigos, praticar uma atividade física que goste, fazer trilhas, ouvir músicas e ter boas noites de sono.
O que você deve estudar nas férias?
Procure otimizar o seu tempo durante as férias, especialmente com a chegada dos exames. Aproveite essas dicas para manter o ritmo:
- Faça uma revisão das disciplinas;
- Reveja os conteúdos atrasados;
- Aproveite para dedicar-se ao conteúdo de Atualidades (existem diversos acontecimentos que ocorrerão no país e no mundo que podem ser tema dos vestibulares);
- Faça exercícios de várias disciplinas;
- Faça ao menos 1 redação por semana.
Leia mais:
Conclusão
Em qualquer época do ano, e não só nas férias dos vestibulandos, os estudantes precisam ter uma boa gestão do tempo, para se dedicar ao estudo no prazo que for necessário, mas também não deixar de lado as suas horas de lazer ou concentração.
Quem não faz isso pode chegar nesse período totalmente exausto e ainda com uma sensação de que não vai conseguir atingir suas metas. Por isso, manter o equilíbrio físico e emocional é tão essencial.
Além disso, nas férias, há mais uma dica que é importantíssima: não troque o dia pela noite. Mesmo sabendo que não tem aulas no dia seguinte, procure manter o seu padrão de dormir no horário adequado e em torno de 8 horas, que será fundamental para o rendimento.
Veja também: