O processo de alfabetização ocorre entre os 6 e 7 anos de idade, durante o primeiro e segundo ano do ensino fundamental (E.F.), quando os estudantes aprendem a ler e a escrever.
O desenvolvimento dessas habilidades é essencial, pois serão utilizadas em diferentes contextos sociais, inclusive, na continuidade da educação escolar. Assim, é possível que aprendam sobre o mundo, absorvam novos conhecimentos e ampliem sua capacidade cognitiva.
Mas essas habilidades também são essenciais para sua formação enquanto cidadão, para que se tornem autônomos e consigam resolver desafios, sejam eles corriqueiros ou mais complexos.
Então, o que deve ser feito caso os pais identifiquem que seus filhos estão com dificuldade na alfabetização? Como ajudá-los?
Neste texto, você vai entender melhor como ocorre a alfabetização, como estimular o aprendizado dos estudantes e o que pode ser feito para ajudá-los se apresentarem dificuldades.
Boa leitura!
O que é alfabetização?
A alfabetização é o período de aprendizagem no qual as crianças aprendem a ler e a escrever, isto é, a aprendizagem do sistema linguístico de uma cultura. Isso abrange a codificação e a decodificação de letras, sílabas, palavras e frases, assim como de números, símbolos matemáticos e imagens.
Portanto, essa fase é a primeira do desenvolvimento do estudante, das suas habilidades cognitivas. Antes dos 6 anos de idade, os estudantes já aprendem as letras do alfabeto, mas é somente nos anos posteriores que esse aprendizado se intensifica e adquire sentido prático.
Então, podemos dizer que alguém é alfabetizado quando sabe ler e escrever textos simples, sem dificuldades, correlacionando os fonemas (sons) aos grafemas (grafias), e vice-versa.
E o que é alfabetização e letramento?
A alfabetização e o letramento são processos que se referem ao aprendizado do sistema linguístico de uma sociedade, mas existem algumas diferenças entre os termos.
Como falamos, a alfabetização se refere ao desenvolvimento da leitura e da escrita, mas o letramento é o que dá continuidade a esse aprendizado. Uma pessoa pode ser apenas alfabetizada, mas é impossível uma pessoa ser letrada sem ser alfabetizada.
O letramento é o processo de aperfeiçoamento das habilidades de leitura e escrita, permitindo que tenham uso social muito mais abrangente. Por isso, indivíduos letrados possuem um domínio maior da língua.
Assim, os estudantes conseguem interpretar e compreender os códigos, elaborar discursos, fazer questionamentos, argumentar com clareza, entre outras habilidades.
Assim sendo, é o letramento, que até o 5º ano do ensino fundamental, permite que as crianças se tornem indivíduos com uma capacidade cognitiva maior, conduzindo as atividades do seu cotidiano e se comunicando com os outros de forma funcional.
Após este período, os pais devem considerar matricular seus filhos em uma instituição de ensino que estimule a continuidade do seu aprendizado.
A aprendizagem contínua, com uma proposta pedagógica adequada, permite que os estudantes desenvolvam habilidades acadêmicas e socioemocionais, que são benéficas em qualquer esfera social.
Portanto, é necessário que a instituição de ensino esteja alinhada com as expectativas dos pais, assim como seus valores. Dessa forma, é possível preparar os filhos para os desafios do futuro, mas também para seu crescimento pessoal, que ocorre diariamente.
Como alfabetizar uma criança?
A alfabetização ocorre entre os anos iniciais do ensino fundamental, contudo, é possível que os pais participem ativamente desse processo. Aliás, não só é possível como também é recomendado, pois os estudantes se sentem mais motivados e valorizados. Durante esse processo, os estudantes aprendem técnicas de oralidade (fala e escuta), análise linguística (coesão e coerência), leitura e produção textual.
Mas como alfabetizar crianças? Antes de falarmos dos métodos, devemos ressaltar que esse é um processo gradual, por isso as atividades de alfabetização e letramento podem começar antes dos estudantes ingressarem no Ensino Fundamental e se estenderem até o 3º ano, com reforços nos anos posteriores.
De acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a alfabetização deve ocorrer entre os dois primeiros anos do ensino fundamental ou no período de dois anos.
Métodos de alfabetização escolar
Agora, veja quais são os principais métodos de alfabetização:
- Método alfabético (soletração): evolui do aprendizado das letras para a formação de palavras e depois para a construção de frases completas;
- Método fônico: o foco do aprendizado está nos sons de cada letra, em como soam isoladamente e em junção com outras letras, formando as sílabas e as palavras;
- Método silábico: os estudantes aprendem as sílabas em primeiro lugar, e depois a formação de palavras, sem se preocupar tanto com os sons isolados;
- Palavração: o aprendizado ocorre por meio da associação de palavras com imagens, como cartões de fixação;
- Sentenciação: primeiro, o estudante aprende o sentido das frases, e depois analisa as palavras e as sílabas;
- Método global (conto ou historieta): a alfabetização ocorre por uma frase mais completa, ou um texto, para que haja uma compreensão do sentido textual e depois de uma análise das composições das sílabas e palavras;
- Método natural: permite que os estudantes participem mais ativamente, por meio de temas que são de seu interesse, dando ênfase na habilidade de leitura.
Exemplos de atividades para alfabetização
Existem diferentes atividades para os estudantes praticarem em casa, para reforçar os aprendizados. E, se estiverem com dificuldade em desenvolver suas habilidades em sala de aula, essas podem tornar o processo mais fácil.
Veja alguns exemplos de atividades e jogos são:
- Caça palavras com imagens: para relacionar as imagens às palavras;
- Palavras cruzadas: para praticar a escrita das palavras e a grafia correta;
- Jogo das palavras: para estimular a memorização e a formação das palavras;
- Jogo da forca: para reforçar a grafia e oralidade de vogais e consoantes;
- Jogo da rima: para reforçar os sons e a formação das sílabas.
Atividades de alfabetização para o 1º ano do Ensino Fundamental
Os pais podem ajudar os filhos a reforçar seus conhecimentos. Em casa, podem realizar atividades para relembrar a escrita e os sons das vogais e das consoantes, pela formulação de sílabas simples. Depois, as crianças podem começar a formar palavras curtas ou simples.
Outra forma de estimular o aprendizado é utilizando seu próprio nome, analisando as letras individualmente, separando por vogais e consoantes, e depois analisando as sílabas.
Atividades de alfabetização para o 2º ano do ensino fundamental
Já no segundo ano da alfabetização, os pais podem incentivar a leitura de textos curtos e simples, com leitura em voz alta, para que os estudantes pratiquem e relacionem os fonemas aos grafemas.
Como no segundo ano já estão mais avançados na aprendizagem, podem começar a realizar atividades de compreensão. Uma dica é pedir que os filhos expliquem com outras palavras o que leram ou que façam um resumo do texto.
Os estudantes também podem realizar atividades com sílabas, palavras mais complexas e frases simples, e até incluir as classes gramaticais.
Como identificar que as crianças estão com dificuldade nas atividades de alfabetização?
Cada criança tem seu próprio ritmo de aprendizado, mas, de uma forma geral, espera-se que ela tenha certo domínio das habilidades de leitura, escrita e escuta até o 3º ano do Ensino Fundamental.
É normal cometer erros algumas vezes, no entanto, com o tempo, o estudante deve aprender a identificá-los e corrigi-los, com o apoio dos pais e dos professores.
Mas o que é normal? Quais são os erros que ele não pode cometer?
No primeiro ano, a criança deve saber reconhecer seu nome, sabendo escrevê-lo e lê-lo. Também deve saber ler e formar sílabas simples, compreendendo a relação sonora e distinguindo os sons de outras sílabas ou palavras.
Caso perceba esses sinais, é fundamental buscar apoio de profissionais especializados, como psicopedagogos e fonoaudiólogos, para identificar as causas das dificuldades e desenvolver estratégias de intervenção adequadas.
O apoio dos pais e dos professores é essencial nesse processo, para que a criança se sinta acolhida e não tenha sua confiança abalada.
Como ajudar os filhos na educação?
Após a alfabetização, é necessário que os pais pensem nos próximos anos escolares. Afinal, após o 5º ano do Ensino Fundamental, os estudantes precisam construir sua base de conhecimento e permitir que os conteúdos das disciplinas sejam aprofundados.
Uma proposta pedagógica inovadora também deve estimular o desenvolvimento de outras habilidades, para permitir um desenvolvimento completo, tanto nas questões escolares, quanto sociais e pessoais.
No Colégio Planck, oferecemos uma educação de qualidade para os estudantes, com foco no protagonismo juvenil e nas habilidades socioemocionais. Assim, os estudantes adquirem autoconhecimento e autonomia em seu cotidiano, para que possam alcançar seu potencial máximo.
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