Muitos estudantes, desde pequenos, já demonstram entusiasmo pelo empreendedorismo. E mesmo aqueles que ainda não despertaram o interesse por esta área, podem se beneficiar ao desenvolver esta competência.
Isso porque o empreendedorismo não se limita apenas a abrir um negócio. Ele envolve habilidades valiosas como criatividade, resolução de problemas, trabalho em equipe e liderança.
Além disso, estimula a autoconfiança, uma vez que os estudantes aprendem a planejar, executar e avaliar projetos.
Atividades práticas, como a criação de pequenos projetos ou a participação em feiras de negócios, podem despertar o interesse dos jovens.
Dessa forma, os estudantes não apenas adquirem conhecimento teórico, mas também vivenciam na prática o que é o empreendedorismo.
Essa experiência prática os prepara para enfrentar desafios e se adaptar a mudanças, habilidades cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho atual.
Por isso, independentemente da área que o estudante escolha seguir, o desenvolvimento dessas competências pode ser um diferencial em sua jornada acadêmica e profissional.
Ao estimular essa competência desde cedo, é possível estimular o desenvolvimento de estudantes e cidadãos mais criativos, resilientes e confiantes para contribuir para a criação de um futuro melhor.
Startup & Empreendedorismo
No Colégio Planck, dentro do Núcleo de Tecnologia, podemos encontrar a atividade extracurricular de Startup & Empreendedorismo, que é conduzida pelo cofundador e diretor da instituição, Prof. André Guadalupe.
Aqui, as jovens mentes empreendedoras podem expor suas ideias, lapidá-las ao longo do ano letivo e apresentá-las no final do ano letivo para seus familiares e profissionais do mercado.
Uma oportunidade de conhecer o mundo dos negócios
Durante as aulas semanais, são apresentados aos participantes conceitos fundamentais do mundo dos negócios, como planejamento estratégico, marketing, finanças e gestão de equipes.
Os estudantes são apresentados a referências bibliográficas de grandes nomes do mercado, para que possam se inspirar e entender as diferentes trajetórias de sucesso.
Livros e artigos de empreendedores renomados oferecem insights valiosos sobre como enfrentar desafios, identificar oportunidades e inovar em um ambiente competitivo.
Esses conhecimentos são essenciais para que possam transformar suas ideias em projetos viáveis, assim como solucionar problemas da comunidade.
Leia mais sobre:
Por que devemos formar mais empreendedores?
O desenvolvimento da mente empreendedora
Os estudantes são estimulados a desenvolver uma postura empreendedora, isto é, uma mentalidade que valoriza a proatividade, a inovação e a resiliência.
Também são encorajados a assumir riscos calculados, a aprender com os erros e a ver as falhas como oportunidades de aprendizado.
Eles também têm a chance de trabalhar em equipe, o que os ajuda a desenvolver habilidades de colaboração e comunicação.
Além disso, a atividade conta com uma parte prática que ensina os estudantes a trabalhar com projetos e produzir novas soluções.
Para isso, eles são introduzidos a certos conceitos, como Design Thinking, Business Model Generation, Canvas e indicadores SaaS, entre outros.
Desse modo, a atividade extracurricular não apenas capacita os estudantes com habilidades práticas e teóricas, mas também os prepara para se tornarem líderes inovadores e agentes de mudança.
Veja também sobre:
Protagonismo juvenil: como formar estudantes autônomos?
Summit Startup & Empreendedorismo
Ao final do ano letivo, ocorre em um evento anual, denominado Summit, para que os estudantes possam apresentar suas empresas e soluções que foram desenvolvidas ao longo das aulas.
O evento conta com uma banca de jurados, composto por empreendedores renomados, que avaliam os projetos dos jovens empreendedores.
No final da noite, os jurados escolhem as 3 melhores empresas entre as equipes dos grupos dos Iniciantes e dos Veteranos, que recebem um prêmio em dinheiro para investir no desenvolvimento do negócio.
Esse momento não é apenas oportunidade de mostrar o que aprenderam, mas também uma ocasião para celebração e reconhecimento pelo seu empenho ao longo do ano.
Famílias e profissionais do mercado são convidados a prestigiar os projetos, o que pode abrir portas para colaborações futuras e até mesmo investimentos.
Além disso, o Summit também proporciona um momento de networking para que os estudantes possam se conectar com os profissionais do mercado de trabalho, para que possam expandir suas redes de contato e explorar novas oportunidades.
Durante o evento, os participantes têm a chance de interagir diretamente com os jurados e outros empreendedores, recebendo feedback valioso sobre suas propostas e ideias.
O Summit Startup & Empreendedorismo não é apenas um encerramento deste projeto, mas um marco na jornada empreendedora dos estudantes.
É um espaço onde a criatividade e a determinação se encontram, para nutrir e celebrar o talento e o esforço de cada estudante.
Conheça a Startup Pagô, que foi criada pelo Alumnus Enrico Salomão, que só foi possível graças ao desenvolvimento de suas habilidades e experiências que teve com o projeto Summit Startup & Empreendedorismo.
Colégio Planck promove um desenvolvimento integral dos estudantes
No Colégio Planck, a educação vai além do currículo tradicional.
Nossa proposta pedagógica proporciona um ambiente que fomenta o empreendedorismo e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida acadêmica e para o mercado de trabalho.
Desde cedo, os estudantes são incentivados a explorar sua criatividade e a desenvolver competências importantes para o presente e para o futuro.
Agende uma visita ao Colégio Planck venha conhecer nossa proposta pedagógica!