Histórias que fazem parte da nossa história | Startup

Apresentação de empresas e startups criadas pelos estudantes.

Muitos estudantes, desde pequenos, já demonstram entusiasmo pelo empreendedorismo. E mesmo aqueles que ainda não despertaram o interesse por esta área, podem se beneficiar ao desenvolver esta competência.

Isso porque o empreendedorismo não se limita apenas a abrir um negócio. Ele envolve habilidades valiosas como criatividade, resolução de problemas, trabalho em equipe e liderança.

Além disso, estimula a autoconfiança, uma vez que os estudantes aprendem a planejar, executar e avaliar projetos.

Atividades práticas, como a criação de pequenos projetos ou a participação em feiras de negócios, podem despertar o interesse dos jovens.

Dessa forma, os estudantes não apenas adquirem conhecimento teórico, mas também vivenciam na prática o que é o empreendedorismo.

Essa experiência prática os prepara para enfrentar desafios e se adaptar a mudanças, habilidades cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho atual.

Por isso, independentemente da área que o estudante escolha seguir, o desenvolvimento dessas competências pode ser um diferencial em sua jornada acadêmica e profissional.

Ao estimular essa competência desde cedo, é possível estimular o desenvolvimento de estudantes e cidadãos mais criativos, resilientes e confiantes para contribuir para a criação de um futuro melhor.

Startup & Empreendedorismo

No Colégio Planck, dentro do Núcleo de Tecnologia, podemos encontrar a atividade extracurricular de Startup & Empreendedorismo, que é conduzida pelo cofundador e diretor da instituição, Prof. André Guadalupe.

Aqui, as jovens mentes empreendedoras podem expor suas ideias, lapidá-las ao longo do ano letivo e apresentá-las no final do ano letivo para seus familiares e profissionais do mercado.

Confira todo o nosso material de apoio. Clique aqui.

Uma oportunidade de conhecer o mundo dos negócios

Durante as aulas semanais, são apresentados aos participantes conceitos fundamentais do mundo dos negócios, como planejamento estratégico, marketing, finanças e gestão de equipes

Os estudantes são apresentados a referências bibliográficas de grandes nomes do mercado, para que possam se inspirar e entender as diferentes trajetórias de sucesso.

Livros e artigos de empreendedores renomados oferecem insights valiosos sobre como enfrentar desafios, identificar oportunidades e inovar em um ambiente competitivo.

Esses conhecimentos são essenciais para que possam transformar suas ideias em projetos viáveis, assim como solucionar problemas da comunidade.

Leia mais sobre:

Por que devemos formar mais empreendedores?

O desenvolvimento da mente empreendedora

Os estudantes são estimulados a desenvolver uma postura empreendedora, isto é, uma mentalidade que valoriza a proatividade, a inovação e a resiliência.

Também são encorajados a assumir riscos calculados, a aprender com os erros e a ver as falhas como oportunidades de aprendizado.

Eles também têm a chance de trabalhar em equipe, o que os ajuda a desenvolver habilidades de colaboração e comunicação.

Além disso, a atividade conta com uma parte prática que ensina os estudantes a trabalhar com projetos e produzir novas soluções.

Para isso, eles são introduzidos a certos conceitos, como Design Thinking, Business Model Generation, Canvas e indicadores SaaS, entre outros.

Como unir a cultura maker e design thinking?

Desse modo, a atividade extracurricular não apenas capacita os estudantes com habilidades práticas e teóricas, mas também os prepara para se tornarem líderes inovadores e agentes de mudança.