Orientação Educacional: como é a atuação dessa equipe tão importante para o desempenho dos estudantes

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A Orientação Educacional tem o papel fundamental de proporcionar aconselhamento e acompanhamento do desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. É um papel no qual cria-se uma relação de confiança e apoio para que os estudantes desenvolvam o seu melhor. Entenda como funciona a atuação desses profissionais no Colégio Planck. Quais são os objetivos da Orientação Educacional? Compreendemos que para acompanhar o desenvolvimento de nossos estudantes, é importante mapear e direcionar as necessidades individuais, potencialidades e fragilidades de cada um e até os fatores socioambientais estão atribuídos a esta função. No Planck, a atuação da Orientação Educacional tem como foco o acolhimento de cada estudante no ambiente escolar. Segundos as orientadoras educacionais do Ensino Médio, Sandra Rapaci e Márcia Alvarenga, o primeiro objetivo da Orientação Educacional é fazer com que eles se integrem, participem, desenvolvam o sentimento de pertencer ao grupo e à instituição e consigam se reconhecer na cultura do Colégio, além do apoio pedagógico e emocional para que se desenvolvam. Um outro grande objetivo da Orientação Educacional é o acompanhamento individualizado para a promoção do desenvolvimento acadêmico, humano e emocional. Segundo a orientadora dos 6º e 7º anos, Daniela Rocha: “A orientação pode ajudá-los a significar este caminho, de maneira saudável e assertiva”. O acompanhamento socioemocional parte das vivências que dependem das habilidades que os estudantes trazem do próprio ciclo de convivência. Potencializar o que ele tem de melhor e ressignificar aquelas fragilidades apresentadas é um caminho de crescimento. Desafios da Orientação Educacional Um dos grandes desafios é conhecer cada estudante em seu projeto de vida, pois eles trazem suas expectativas individuais e familiares que precisam concordar com a realidade de desenvolvimento em que estão inseridos. Ser responsável pelo acompanhamento do estudante é oportunizar instrumentos que se entrelaçam, se casam e que vão ao encontro do objetivo de se tornar uma pessoa melhor, para ele mesmo, para a família, para os seus estudos e a sociedade. O primeiro passo é estabelecer uma relação de confiança, onde esteja aberto a fazer um caminho junto, não é um caminho de cobrança, mas um caminho de acompanhamento, que o estudante confie no projeto da escola e na orientação educacional, e se disponha a dar passos. Que ele tenha paciência, clareza, vontade e faça uso dos instrumentos que são preparados para ele. Olhar individualizado para o estudante No Colégio Planck cada estudante é único e possui um acompanhamento personalizado para as várias fases de seu aprendizado. Assim, a Orientação Educacional, atuando junto com os outros papéis do colégio e a própria família do estudante, tem condições de conhecê-los de perto e respeitando a sua trajetória, possibilita caminhos que os levem a resolução de problemas, para que se mantenham firmes em seus objetivos e tenham melhor desempenho. No Planck, o orientador educacional olha aquilo que o estudante tem de melhor e tenta ajudá-lo a reconhecer essas forças, acadêmica e socioemocional: “Nós ajudamos a praticar isso na organização dos estudos, na convivência e na mediação de conflitos. O orientador também ajuda o estudante a se olhar como ser único nesse universo coletivo, dando respostas que o ajudem a crescer”, diz a orientadora Jucielli Silva. Orientação Educacional no Ensino Fundamental No Ensino Fundamental, a maneira de acompanhar o estudante acontece mediante a um diálogo ético, franco e cuidadoso. Um dos instrumentos facilitadores são as aulas de socioemocional. O olhar individualizado é potencializado com elos de confiança entre o Colégio e o estudante. Neste processo, a Orientação Educacional trilha caminhos de crescimento junto a cada um deles, para que não crie máscaras ou barreiras. É, de fato, uma parceria genuína para o crescimento. Orientação Educacional no Ensino Médio A aproximação da orientação educacional com o estudante promove esse olhar individualizado também no Ensino Médio: “O primeiro passo é estreitar essa relação, criar vínculos, conhecer um pouco mais sobre a sua realidade, as suas expectativas, as suas potencialidades para, então, ajudar na promoção do seu amadurecimento como estudante e como pessoa. É nessa fase da vida escolar que o estudante começa a aprofundar seus conhecimentos em cada uma das disciplinas, passa a dedicar mais tempo ao estudo, amplia seu repertório cultural, começa a pensar na escolha profissional. São esses três anos na vida do estudante que, se bem direcionados, podem resultar em grandes oportunidades. É neste ponto que o trabalho do orientador se destaca.”, diz a orientadora Sandra. Oferecer um espaço que dialogue com a realidade atual, que se adapte às necessidades dos estudantes e os prepare para a transição para a vida adulta, viver em sociedade e enfrentar os desafios de um mercado do trabalho e, ainda assim, ser um ambiente prazeroso de convívio e aprendizado é o nosso grande desejo enquanto Escola. Na terceira série do Ensino Médio, o foco do orientador é no sentido de desenvolver mais autonomia para os estudantes, que estão a um passo de estarem sozinhos em suas novas jornadas. “No ano seguinte muitos deles vão estar em faculdades, muitos vão estar morando em outras cidades, então precisamos que esse estudante comece a desenvolver o seu caminhar, ele precisa começar a tomar as próprias decisões, ele precisa nos procurar para resolver os seus problemas e buscar as informações”, diz a orientadora Márcia. Por meio do diálogo franco e honesto levamos também o estudante a refletir sobre sua conduta e suas escolhas, orientando a fazer a gestão consciente da consequência. Aulas de Habilidades Socioemocionais As aulas de Habilidades Socioemocionais contribuem para o acompanhamento semanal dos estudantes. No formato de ensino híbrido, os momentos de encontro com eles em aula, tanto presencial quanto remoto, é uma oportunidade de acompanhar três importantes pilares do Colégio: emoção, energia e intelecto. Esses eixos são elaborados e desenvolvidos no Projeto Planck de Mentorias. Pilar Emoção: Projeto de vida Capacidade de acessar sonhos, talentos, carreiras e assim construir perspectivas que significam as aprendizagens no espaço escolar. Pilar Energia: Protagonismo e Liderança Avaliar quais são as vontades, o entusiasmo e o protagonismo que o estudante reconhece em si. Transformando a convivência como um líder positivo, seja na escola, na família ou sociedade. Pilar Intelecto: Desenvolvimento Acadêmico Elaborar planos de estudos que facilitem uma rotina organizada e significativa, considerando a maneira de ser de cada estudante. Tornando o momento de estudo mais qualitativo e traçando metas de aprendizagens a serem alcançadas, validando características e elementos de outras áreas que podem evoluir. Nestes três pilares estão permeados as competências desenvolvidas em nossa Matriz Socioemocional que foca em autogestão, resiliência emocional, abertura ao novo e amabilidade e engajamento. As Habilidades Socioemocionais são vivenciadas no cotidiano dos projetos e aulas, trazendo para o estudante sempre a oportunidade de aprimorar seus talentos e dons e evoluir em suas fragilidades. Metas de Desempenho: plano de estudo junto com o estudante A Orientação Educacional do Colégio Planck proporciona aos estudantes de maneira coletiva e individual a elaboração de um plano de estudos que tenha foco constante em metas de desempenho, ou seja, potencialize áreas de maior engajamento e busque equilibrar com as áreas de maior dificuldade. É necessário neste processo visualizar onde está o potencial do estudante e trabalhar a partir disso. “Uma escola que avalia o estudante pelas suas fragilidades não o impulsiona para evoluir. Mas se pegar as potencialidades e tentar equilibrar com as dificuldades, o resultado é melhor”, diz Jucielli. Assim, junto ao estudante, se obtém uma rotina organizada, promovendo o entusiasmo para a execução com os instrumentos que o Colégio dispõe para ele, com acompanhamento e suporte da família, especialmente no Ensino Fundamental Anos Finais. No Ensino Médio, orientamos o estudante a montar uma rotina de estudos eficiente que promova o desenvolvimento da concentração, autonomia, autogestão, autoconfiança e significado para o seu aprendizado, buscando o equilíbrio entre o dever e o lazer, reservando um tempo específico para o envolvimento em atividades que promovam o descanso. Especialmente, na terceira série do Ensino Médio, o estudante deve conciliar o seu plano de estudos com as atividades do ano letivo com as horas de estudos para os exames vestibulares. Nosso jeito de acompanhar! A Orientação Educacional no Colégio Planck tem um jeito todo especial de acontecer. Mediante a escuta atenta, respeitosa, franca e acolhedora busca no acompanhamento diário direcionar cada estudante em direção da melhor versão de si, sempre protegendo os sonhos de cada um deles. Ajudando cada um a extrair o que melhor têm no acadêmico, social e emocional. Juntos estudantes, família e escola, vivem este percurso de crescimento tornando a jornada desafiadora, mas sobretudo, prazerosa. Onde cada conquista, cada brilho no olhar, cada evolução tem o gosto de pequenos passos que se tornam grandes transformações.

A Orientação Educacional tem o papel fundamental de proporcionar aconselhamento e acompanhamento do desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

É um papel no qual cria-se uma relação de confiança e apoio para que os estudantes desenvolvam o seu melhor. Entenda como funciona a atuação desses profissionais no Colégio Planck.

Quais são os objetivos da Orientação Educacional?

Compreendemos que para acompanhar o desenvolvimento de nossos estudantes, é importante mapear e direcionar as necessidades individuais, potencialidades e fragilidades de cada um e até os fatores socioambientais estão atribuídos a esta função.

No Planck, a atuação da Orientação Educacional tem como foco o acolhimento de cada estudante no ambiente escolar. 

Segundos as orientadoras educacionais do Ensino Médio, Sandra Rapaci e Márcia Alvarenga, o primeiro objetivo da Orientação Educacional é fazer com que eles se integrem, participem, desenvolvam o sentimento de pertencer ao grupo e à instituição e consigam se reconhecer na cultura do Colégio, além do apoio pedagógico e emocional para que se desenvolvam.

Um outro grande objetivo da Orientação Educacional é o acompanhamento individualizado para  a promoção do desenvolvimento acadêmico, humano e emocional. Segundo a orientadora dos 6º e 7º anos,  Daniela Rocha: “A orientação pode ajudá-los a significar este caminho, de maneira saudável e assertiva”.

O acompanhamento socioemocional parte das vivências que dependem das habilidades que os estudantes trazem do próprio ciclo de convivência. Potencializar o que ele tem de melhor e ressignificar aquelas fragilidades apresentadas é um caminho de crescimento.

A Orientação Educacional tem o papel fundamental de proporcionar aconselhamento e acompanhamento do desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. É um papel no qual cria-se uma relação de confiança e apoio para que os estudantes desenvolvam o seu melhor. Entenda como funciona a atuação desses profissionais no Colégio Planck. Quais são os objetivos da Orientação Educacional? Compreendemos que para acompanhar o desenvolvimento de nossos estudantes, é importante mapear e direcionar as necessidades individuais, potencialidades e fragilidades de cada um e até os fatores socioambientais estão atribuídos a esta função. No Planck, a atuação da Orientação Educacional tem como foco o acolhimento de cada estudante no ambiente escolar. Segundos as orientadoras educacionais do Ensino Médio, Sandra Rapaci e Márcia Alvarenga, o primeiro objetivo da Orientação Educacional é fazer com que eles se integrem, participem, desenvolvam o sentimento de pertencer ao grupo e à instituição e consigam se reconhecer na cultura do Colégio, além do apoio pedagógico e emocional para que se desenvolvam. Um outro grande objetivo da Orientação Educacional é o acompanhamento individualizado para a promoção do desenvolvimento acadêmico, humano e emocional. Segundo a orientadora dos 6º e 7º anos, Daniela Rocha: “A orientação pode ajudá-los a significar este caminho, de maneira saudável e assertiva”. O acompanhamento socioemocional parte das vivências que dependem das habilidades que os estudantes trazem do próprio ciclo de convivência. Potencializar o que ele tem de melhor e ressignificar aquelas fragilidades apresentadas é um caminho de crescimento. Desafios da Orientação Educacional Um dos grandes desafios é conhecer cada estudante em seu projeto de vida, pois eles trazem suas expectativas individuais e familiares que precisam concordar com a realidade de desenvolvimento em que estão inseridos. Ser responsável pelo acompanhamento do estudante é oportunizar instrumentos que se entrelaçam, se casam e que vão ao encontro do objetivo de se tornar uma pessoa melhor, para ele mesmo, para a família, para os seus estudos e a sociedade. O primeiro passo é estabelecer uma relação de confiança, onde esteja aberto a fazer um caminho junto, não é um caminho de cobrança, mas um caminho de acompanhamento, que o estudante confie no projeto da escola e na orientação educacional, e se disponha a dar passos. Que ele tenha paciência, clareza, vontade e faça uso dos instrumentos que são preparados para ele. Olhar individualizado para o estudante No Colégio Planck cada estudante é único e possui um acompanhamento personalizado para as várias fases de seu aprendizado. Assim, a Orientação Educacional, atuando junto com os outros papéis do colégio e a própria família do estudante, tem condições de conhecê-los de perto e respeitando a sua trajetória, possibilita caminhos que os levem a resolução de problemas, para que se mantenham firmes em seus objetivos e tenham melhor desempenho. No Planck, o orientador educacional olha aquilo que o estudante tem de melhor e tenta ajudá-lo a reconhecer essas forças, acadêmica e socioemocional: “Nós ajudamos a praticar isso na organização dos estudos, na convivência e na mediação de conflitos. O orientador também ajuda o estudante a se olhar como ser único nesse universo coletivo, dando respostas que o ajudem a crescer”, diz a orientadora Jucielli Silva. Orientação Educacional no Ensino Fundamental No Ensino Fundamental, a maneira de acompanhar o estudante acontece mediante a um diálogo ético, franco e cuidadoso. Um dos instrumentos facilitadores são as aulas de socioemocional. O olhar individualizado é potencializado com elos de confiança entre o Colégio e o estudante. Neste processo, a Orientação Educacional trilha caminhos de crescimento junto a cada um deles, para que não crie máscaras ou barreiras. É, de fato, uma parceria genuína para o crescimento. Orientação Educacional no Ensino Médio A aproximação da orientação educacional com o estudante promove esse olhar individualizado também no Ensino Médio: “O primeiro passo é estreitar essa relação, criar vínculos, conhecer um pouco mais sobre a sua realidade, as suas expectativas, as suas potencialidades para, então, ajudar na promoção do seu amadurecimento como estudante e como pessoa. É nessa fase da vida escolar que o estudante começa a aprofundar seus conhecimentos em cada uma das disciplinas, passa a dedicar mais tempo ao estudo, amplia seu repertório cultural, começa a pensar na escolha profissional. São esses três anos na vida do estudante que, se bem direcionados, podem resultar em grandes oportunidades. É neste ponto que o trabalho do orientador se destaca.”, diz a orientadora Sandra. Oferecer um espaço que dialogue com a realidade atual, que se adapte às necessidades dos estudantes e os prepare para a transição para a vida adulta, viver em sociedade e enfrentar os desafios de um mercado do trabalho e, ainda assim, ser um ambiente prazeroso de convívio e aprendizado é o nosso grande desejo enquanto Escola. Na terceira série do Ensino Médio, o foco do orientador é no sentido de desenvolver mais autonomia para os estudantes, que estão a um passo de estarem sozinhos em suas novas jornadas. “No ano seguinte muitos deles vão estar em faculdades, muitos vão estar morando em outras cidades, então precisamos que esse estudante comece a desenvolver o seu caminhar, ele precisa começar a tomar as próprias decisões, ele precisa nos procurar para resolver os seus problemas e buscar as informações”, diz a orientadora Márcia. Por meio do diálogo franco e honesto levamos também o estudante a refletir sobre sua conduta e suas escolhas, orientando a fazer a gestão consciente da consequência. Aulas de Habilidades Socioemocionais As aulas de Habilidades Socioemocionais contribuem para o acompanhamento semanal dos estudantes. No formato de ensino híbrido, os momentos de encontro com eles em aula, tanto presencial quanto remoto, é uma oportunidade de acompanhar três importantes pilares do Colégio: emoção, energia e intelecto. Esses eixos são elaborados e desenvolvidos no Projeto Planck de Mentorias. Pilar Emoção: Projeto de vida Capacidade de acessar sonhos, talentos, carreiras e assim construir perspectivas que significam as aprendizagens no espaço escolar. Pilar Energia: Protagonismo e Liderança Avaliar quais são as vontades, o entusiasmo e o protagonismo que o estudante reconhece em si. Transformando a convivência como um líder positivo, seja na escola, na família ou sociedade. Pilar Intelecto: Desenvolvimento Acadêmico Elaborar planos de estudos que facilitem uma rotina organizada e significativa, considerando a maneira de ser de cada estudante. Tornando o momento de estudo mais qualitativo e traçando metas de aprendizagens a serem alcançadas, validando características e elementos de outras áreas que podem evoluir. Nestes três pilares estão permeados as competências desenvolvidas em nossa Matriz Socioemocional que foca em autogestão, resiliência emocional, abertura ao novo e amabilidade e engajamento. As Habilidades Socioemocionais são vivenciadas no cotidiano dos projetos e aulas, trazendo para o estudante sempre a oportunidade de aprimorar seus talentos e dons e evoluir em suas fragilidades. Metas de Desempenho: plano de estudo junto com o estudante A Orientação Educacional do Colégio Planck proporciona aos estudantes de maneira coletiva e individual a elaboração de um plano de estudos que tenha foco constante em metas de desempenho, ou seja, potencialize áreas de maior engajamento e busque equilibrar com as áreas de maior dificuldade. É necessário neste processo visualizar onde está o potencial do estudante e trabalhar a partir disso. “Uma escola que avalia o estudante pelas suas fragilidades não o impulsiona para evoluir. Mas se pegar as potencialidades e tentar equilibrar com as dificuldades, o resultado é melhor”, diz Jucielli. Assim, junto ao estudante, se obtém uma rotina organizada, promovendo o entusiasmo para a execução com os instrumentos que o Colégio dispõe para ele, com acompanhamento e suporte da família, especialmente no Ensino Fundamental Anos Finais. No Ensino Médio, orientamos o estudante a montar uma rotina de estudos eficiente que promova o desenvolvimento da concentração, autonomia, autogestão, autoconfiança e significado para o seu aprendizado, buscando o equilíbrio entre o dever e o lazer, reservando um tempo específico para o envolvimento em atividades que promovam o descanso. Especialmente, na terceira série do Ensino Médio, o estudante deve conciliar o seu plano de estudos com as atividades do ano letivo com as horas de estudos para os exames vestibulares. Nosso jeito de acompanhar! A Orientação Educacional no Colégio Planck tem um jeito todo especial de acontecer. Mediante a escuta atenta, respeitosa, franca e acolhedora busca no acompanhamento diário direcionar cada estudante em direção da melhor versão de si, sempre protegendo os sonhos de cada um deles. Ajudando cada um a extrair o que melhor têm no acadêmico, social e emocional. Juntos estudantes, família e escola, vivem este percurso de crescimento tornando a jornada desafiadora, mas sobretudo, prazerosa. Onde cada conquista, cada brilho no olhar, cada evolução tem o gosto de pequenos passos que se tornam grandes transformações.

Desafios da Orientação Educacional

Um dos grandes desafios é conhecer cada estudante em seu projeto de vida, pois eles trazem suas expectativas individuais e familiares que precisam concordar com a realidade de desenvolvimento em que estão inseridos. 

Ser responsável pelo acompanhamento do estudante é oportunizar instrumentos que se entrelaçam, se casam e que vão ao encontro do objetivo de se tornar uma pessoa melhor, para ele mesmo, para a família, para os seus estudos e a sociedade. 

O primeiro passo é estabelecer uma relação de confiança, onde esteja aberto a fazer um caminho junto, não é um caminho de cobrança, mas um caminho de acompanhamento, que o estudante confie no projeto da escola e na orientação educacional, e se disponha a dar passos. Que ele tenha paciência, clareza, vontade e faça uso dos instrumentos que são preparados para ele.

➡️ Ensino Fundamental: o que ensinar para a geração alpha?

➡️ O Jeito Planck de Ser Feliz

Olhar individualizado para o estudante 

No Colégio Planck cada estudante é único e possui um acompanhamento personalizado para as várias fases de seu aprendizado. 

Assim, a Orientação Educacional, atuando junto com os outros papéis do colégio e a própria família do estudante,  tem condições de conhecê-los de perto e respeitando a sua trajetória, possibilita caminhos que os levem a resolução de problemas, para que se mantenham firmes em seus objetivos e tenham melhor desempenho. 

No Planck,  o orientador educacional olha aquilo que o estudante tem de melhor e tenta ajudá-lo a reconhecer essas forças, acadêmica e socioemocional: Nós ajudamos a praticar isso na organização dos estudos, na convivência e na mediação de conflitos. O orientador também ajuda o estudante a se olhar como ser único nesse universo coletivo, dando respostas que o ajudem a crescer”, diz a orientadora Jucielli Silva.

Orientação Educacional no Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental, a maneira de acompanhar o estudante acontece mediante a um diálogo ético, franco e cuidadoso. Um dos instrumentos facilitadores são as aulas de socioemocional.

O olhar individualizado é potencializado com elos de confiança entre o Colégio e o estudante. Neste processo, a Orientação Educacional trilha caminhos  de crescimento junto a cada um deles, para que não crie máscaras ou barreiras. É, de fato, uma parceria genuína para o crescimento. 

A Orientação Educacional tem o papel fundamental de proporcionar aconselhamento e acompanhamento do desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. É um papel no qual cria-se uma relação de confiança e apoio para que os estudantes desenvolvam o seu melhor. Entenda como funciona a atuação desses profissionais no Colégio Planck. Quais são os objetivos da Orientação Educacional? Compreendemos que para acompanhar o desenvolvimento de nossos estudantes, é importante mapear e direcionar as necessidades individuais, potencialidades e fragilidades de cada um e até os fatores socioambientais estão atribuídos a esta função. No Planck, a atuação da Orientação Educacional tem como foco o acolhimento de cada estudante no ambiente escolar. Segundos as orientadoras educacionais do Ensino Médio, Sandra Rapaci e Márcia Alvarenga, o primeiro objetivo da Orientação Educacional é fazer com que eles se integrem, participem, desenvolvam o sentimento de pertencer ao grupo e à instituição e consigam se reconhecer na cultura do Colégio, além do apoio pedagógico e emocional para que se desenvolvam. Um outro grande objetivo da Orientação Educacional é o acompanhamento individualizado para a promoção do desenvolvimento acadêmico, humano e emocional. Segundo a orientadora dos 6º e 7º anos, Daniela Rocha: “A orientação pode ajudá-los a significar este caminho, de maneira saudável e assertiva”. O acompanhamento socioemocional parte das vivências que dependem das habilidades que os estudantes trazem do próprio ciclo de convivência. Potencializar o que ele tem de melhor e ressignificar aquelas fragilidades apresentadas é um caminho de crescimento. Desafios da Orientação Educacional Um dos grandes desafios é conhecer cada estudante em seu projeto de vida, pois eles trazem suas expectativas individuais e familiares que precisam concordar com a realidade de desenvolvimento em que estão inseridos. Ser responsável pelo acompanhamento do estudante é oportunizar instrumentos que se entrelaçam, se casam e que vão ao encontro do objetivo de se tornar uma pessoa melhor, para ele mesmo, para a família, para os seus estudos e a sociedade. O primeiro passo é estabelecer uma relação de confiança, onde esteja aberto a fazer um caminho junto, não é um caminho de cobrança, mas um caminho de acompanhamento, que o estudante confie no projeto da escola e na orientação educacional, e se disponha a dar passos. Que ele tenha paciência, clareza, vontade e faça uso dos instrumentos que são preparados para ele. Olhar individualizado para o estudante No Colégio Planck cada estudante é único e possui um acompanhamento personalizado para as várias fases de seu aprendizado. Assim, a Orientação Educacional, atuando junto com os outros papéis do colégio e a própria família do estudante, tem condições de conhecê-los de perto e respeitando a sua trajetória, possibilita caminhos que os levem a resolução de problemas, para que se mantenham firmes em seus objetivos e tenham melhor desempenho. No Planck, o orientador educacional olha aquilo que o estudante tem de melhor e tenta ajudá-lo a reconhecer essas forças, acadêmica e socioemocional: “Nós ajudamos a praticar isso na organização dos estudos, na convivência e na mediação de conflitos. O orientador também ajuda o estudante a se olhar como ser único nesse universo coletivo, dando respostas que o ajudem a crescer”, diz a orientadora Jucielli Silva. Orientação Educacional no Ensino Fundamental No Ensino Fundamental, a maneira de acompanhar o estudante acontece mediante a um diálogo ético, franco e cuidadoso. Um dos instrumentos facilitadores são as aulas de socioemocional. O olhar individualizado é potencializado com elos de confiança entre o Colégio e o estudante. Neste processo, a Orientação Educacional trilha caminhos de crescimento junto a cada um deles, para que não crie máscaras ou barreiras. É, de fato, uma parceria genuína para o crescimento. Orientação Educacional no Ensino Médio A aproximação da orientação educacional com o estudante promove esse olhar individualizado também no Ensino Médio: “O primeiro passo é estreitar essa relação, criar vínculos, conhecer um pouco mais sobre a sua realidade, as suas expectativas, as suas potencialidades para, então, ajudar na promoção do seu amadurecimento como estudante e como pessoa. É nessa fase da vida escolar que o estudante começa a aprofundar seus conhecimentos em cada uma das disciplinas, passa a dedicar mais tempo ao estudo, amplia seu repertório cultural, começa a pensar na escolha profissional. São esses três anos na vida do estudante que, se bem direcionados, podem resultar em grandes oportunidades. É neste ponto que o trabalho do orientador se destaca.”, diz a orientadora Sandra. Oferecer um espaço que dialogue com a realidade atual, que se adapte às necessidades dos estudantes e os prepare para a transição para a vida adulta, viver em sociedade e enfrentar os desafios de um mercado do trabalho e, ainda assim, ser um ambiente prazeroso de convívio e aprendizado é o nosso grande desejo enquanto Escola. Na terceira série do Ensino Médio, o foco do orientador é no sentido de desenvolver mais autonomia para os estudantes, que estão a um passo de estarem sozinhos em suas novas jornadas. “No ano seguinte muitos deles vão estar em faculdades, muitos vão estar morando em outras cidades, então precisamos que esse estudante comece a desenvolver o seu caminhar, ele precisa começar a tomar as próprias decisões, ele precisa nos procurar para resolver os seus problemas e buscar as informações”, diz a orientadora Márcia. Por meio do diálogo franco e honesto levamos também o estudante a refletir sobre sua conduta e suas escolhas, orientando a fazer a gestão consciente da consequência. Aulas de Habilidades Socioemocionais As aulas de Habilidades Socioemocionais contribuem para o acompanhamento semanal dos estudantes. No formato de ensino híbrido, os momentos de encontro com eles em aula, tanto presencial quanto remoto, é uma oportunidade de acompanhar três importantes pilares do Colégio: emoção, energia e intelecto. Esses eixos são elaborados e desenvolvidos no Projeto Planck de Mentorias. Pilar Emoção: Projeto de vida Capacidade de acessar sonhos, talentos, carreiras e assim construir perspectivas que significam as aprendizagens no espaço escolar. Pilar Energia: Protagonismo e Liderança Avaliar quais são as vontades, o entusiasmo e o protagonismo que o estudante reconhece em si. Transformando a convivência como um líder positivo, seja na escola, na família ou sociedade. Pilar Intelecto: Desenvolvimento Acadêmico Elaborar planos de estudos que facilitem uma rotina organizada e significativa, considerando a maneira de ser de cada estudante. Tornando o momento de estudo mais qualitativo e traçando metas de aprendizagens a serem alcançadas, validando características e elementos de outras áreas que podem evoluir. Nestes três pilares estão permeados as competências desenvolvidas em nossa Matriz Socioemocional que foca em autogestão, resiliência emocional, abertura ao novo e amabilidade e engajamento. As Habilidades Socioemocionais são vivenciadas no cotidiano dos projetos e aulas, trazendo para o estudante sempre a oportunidade de aprimorar seus talentos e dons e evoluir em suas fragilidades. Metas de Desempenho: plano de estudo junto com o estudante A Orientação Educacional do Colégio Planck proporciona aos estudantes de maneira coletiva e individual a elaboração de um plano de estudos que tenha foco constante em metas de desempenho, ou seja, potencialize áreas de maior engajamento e busque equilibrar com as áreas de maior dificuldade. É necessário neste processo visualizar onde está o potencial do estudante e trabalhar a partir disso. “Uma escola que avalia o estudante pelas suas fragilidades não o impulsiona para evoluir. Mas se pegar as potencialidades e tentar equilibrar com as dificuldades, o resultado é melhor”, diz Jucielli. Assim, junto ao estudante, se obtém uma rotina organizada, promovendo o entusiasmo para a execução com os instrumentos que o Colégio dispõe para ele, com acompanhamento e suporte da família, especialmente no Ensino Fundamental Anos Finais. No Ensino Médio, orientamos o estudante a montar uma rotina de estudos eficiente que promova o desenvolvimento da concentração, autonomia, autogestão, autoconfiança e significado para o seu aprendizado, buscando o equilíbrio entre o dever e o lazer, reservando um tempo específico para o envolvimento em atividades que promovam o descanso. Especialmente, na terceira série do Ensino Médio, o estudante deve conciliar o seu plano de estudos com as atividades do ano letivo com as horas de estudos para os exames vestibulares. Nosso jeito de acompanhar! A Orientação Educacional no Colégio Planck tem um jeito todo especial de acontecer. Mediante a escuta atenta, respeitosa, franca e acolhedora busca no acompanhamento diário direcionar cada estudante em direção da melhor versão de si, sempre protegendo os sonhos de cada um deles. Ajudando cada um a extrair o que melhor têm no acadêmico, social e emocional. Juntos estudantes, família e escola, vivem este percurso de crescimento tornando a jornada desafiadora, mas sobretudo, prazerosa. Onde cada conquista, cada brilho no olhar, cada evolução tem o gosto de pequenos passos que se tornam grandes transformações.

Orientação Educacional no Ensino Médio

A aproximação da orientação educacional com o estudante promove esse olhar individualizado também no Ensino Médio: “O primeiro passo  é estreitar essa relação, criar vínculos, conhecer um pouco mais sobre a sua realidade, as suas expectativas, as suas potencialidades para, então, ajudar na promoção do seu amadurecimento como estudante e como pessoa. É nessa fase da vida escolar que o estudante começa a aprofundar seus conhecimentos em cada uma das disciplinas, passa a dedicar mais tempo ao estudo, amplia seu repertório cultural, começa a pensar na escolha profissional. São esses três anos na vida do estudante que, se bem direcionados, podem resultar em grandes oportunidades.  É neste ponto que o trabalho do orientador se destaca.”, diz a orientadora Sandra. 

Oferecer um espaço que dialogue com a realidade atual, que se adapte às necessidades dos estudantes e os prepare para a transição para a vida adulta, viver em sociedade e enfrentar os desafios de um mercado do trabalho e, ainda assim, ser um ambiente prazeroso de convívio e aprendizado é o nosso grande desejo enquanto Escola.

Na terceira série do Ensino Médio, o foco do orientador é no sentido de desenvolver mais autonomia para os estudantes, que estão a um passo de estarem sozinhos em suas novas jornadas. “No ano seguinte muitos deles vão estar em faculdades, muitos vão estar morando em outras cidades, então precisamos que esse estudante comece a desenvolver o seu caminhar, ele precisa começar a tomar as próprias decisões, ele precisa nos procurar para resolver os seus problemas e buscar as informações”, diz a orientadora Márcia.

Por meio do  diálogo franco e honesto levamos também o estudante a refletir sobre sua conduta e suas escolhas, orientando a fazer a gestão consciente da consequência. 

A Orientação Educacional tem o papel fundamental de proporcionar aconselhamento e acompanhamento do desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. É um papel no qual cria-se uma relação de confiança e apoio para que os estudantes desenvolvam o seu melhor. Entenda como funciona a atuação desses profissionais no Colégio Planck. Quais são os objetivos da Orientação Educacional? Compreendemos que para acompanhar o desenvolvimento de nossos estudantes, é importante mapear e direcionar as necessidades individuais, potencialidades e fragilidades de cada um e até os fatores socioambientais estão atribuídos a esta função. No Planck, a atuação da Orientação Educacional tem como foco o acolhimento de cada estudante no ambiente escolar. Segundos as orientadoras educacionais do Ensino Médio, Sandra Rapaci e Márcia Alvarenga, o primeiro objetivo da Orientação Educacional é fazer com que eles se integrem, participem, desenvolvam o sentimento de pertencer ao grupo e à instituição e consigam se reconhecer na cultura do Colégio, além do apoio pedagógico e emocional para que se desenvolvam. Um outro grande objetivo da Orientação Educacional é o acompanhamento individualizado para a promoção do desenvolvimento acadêmico, humano e emocional. Segundo a orientadora dos 6º e 7º anos, Daniela Rocha: “A orientação pode ajudá-los a significar este caminho, de maneira saudável e assertiva”. O acompanhamento socioemocional parte das vivências que dependem das habilidades que os estudantes trazem do próprio ciclo de convivência. Potencializar o que ele tem de melhor e ressignificar aquelas fragilidades apresentadas é um caminho de crescimento. Desafios da Orientação Educacional Um dos grandes desafios é conhecer cada estudante em seu projeto de vida, pois eles trazem suas expectativas individuais e familiares que precisam concordar com a realidade de desenvolvimento em que estão inseridos. Ser responsável pelo acompanhamento do estudante é oportunizar instrumentos que se entrelaçam, se casam e que vão ao encontro do objetivo de se tornar uma pessoa melhor, para ele mesmo, para a família, para os seus estudos e a sociedade. O primeiro passo é estabelecer uma relação de confiança, onde esteja aberto a fazer um caminho junto, não é um caminho de cobrança, mas um caminho de acompanhamento, que o estudante confie no projeto da escola e na orientação educacional, e se disponha a dar passos. Que ele tenha paciência, clareza, vontade e faça uso dos instrumentos que são preparados para ele. Olhar individualizado para o estudante No Colégio Planck cada estudante é único e possui um acompanhamento personalizado para as várias fases de seu aprendizado. Assim, a Orientação Educacional, atuando junto com os outros papéis do colégio e a própria família do estudante, tem condições de conhecê-los de perto e respeitando a sua trajetória, possibilita caminhos que os levem a resolução de problemas, para que se mantenham firmes em seus objetivos e tenham melhor desempenho. No Planck, o orientador educacional olha aquilo que o estudante tem de melhor e tenta ajudá-lo a reconhecer essas forças, acadêmica e socioemocional: “Nós ajudamos a praticar isso na organização dos estudos, na convivência e na mediação de conflitos. O orientador também ajuda o estudante a se olhar como ser único nesse universo coletivo, dando respostas que o ajudem a crescer”, diz a orientadora Jucielli Silva. Orientação Educacional no Ensino Fundamental No Ensino Fundamental, a maneira de acompanhar o estudante acontece mediante a um diálogo ético, franco e cuidadoso. Um dos instrumentos facilitadores são as aulas de socioemocional. O olhar individualizado é potencializado com elos de confiança entre o Colégio e o estudante. Neste processo, a Orientação Educacional trilha caminhos de crescimento junto a cada um deles, para que não crie máscaras ou barreiras. É, de fato, uma parceria genuína para o crescimento. Orientação Educacional no Ensino Médio A aproximação da orientação educacional com o estudante promove esse olhar individualizado também no Ensino Médio: “O primeiro passo é estreitar essa relação, criar vínculos, conhecer um pouco mais sobre a sua realidade, as suas expectativas, as suas potencialidades para, então, ajudar na promoção do seu amadurecimento como estudante e como pessoa. É nessa fase da vida escolar que o estudante começa a aprofundar seus conhecimentos em cada uma das disciplinas, passa a dedicar mais tempo ao estudo, amplia seu repertório cultural, começa a pensar na escolha profissional. São esses três anos na vida do estudante que, se bem direcionados, podem resultar em grandes oportunidades. É neste ponto que o trabalho do orientador se destaca.”, diz a orientadora Sandra. Oferecer um espaço que dialogue com a realidade atual, que se adapte às necessidades dos estudantes e os prepare para a transição para a vida adulta, viver em sociedade e enfrentar os desafios de um mercado do trabalho e, ainda assim, ser um ambiente prazeroso de convívio e aprendizado é o nosso grande desejo enquanto Escola. Na terceira série do Ensino Médio, o foco do orientador é no sentido de desenvolver mais autonomia para os estudantes, que estão a um passo de estarem sozinhos em suas novas jornadas. “No ano seguinte muitos deles vão estar em faculdades, muitos vão estar morando em outras cidades, então precisamos que esse estudante comece a desenvolver o seu caminhar, ele precisa começar a tomar as próprias decisões, ele precisa nos procurar para resolver os seus problemas e buscar as informações”, diz a orientadora Márcia. Por meio do diálogo franco e honesto levamos também o estudante a refletir sobre sua conduta e suas escolhas, orientando a fazer a gestão consciente da consequência. Aulas de Habilidades Socioemocionais As aulas de Habilidades Socioemocionais contribuem para o acompanhamento semanal dos estudantes. No formato de ensino híbrido, os momentos de encontro com eles em aula, tanto presencial quanto remoto, é uma oportunidade de acompanhar três importantes pilares do Colégio: emoção, energia e intelecto. Esses eixos são elaborados e desenvolvidos no Projeto Planck de Mentorias. Pilar Emoção: Projeto de vida Capacidade de acessar sonhos, talentos, carreiras e assim construir perspectivas que significam as aprendizagens no espaço escolar. Pilar Energia: Protagonismo e Liderança Avaliar quais são as vontades, o entusiasmo e o protagonismo que o estudante reconhece em si. Transformando a convivência como um líder positivo, seja na escola, na família ou sociedade. Pilar Intelecto: Desenvolvimento Acadêmico Elaborar planos de estudos que facilitem uma rotina organizada e significativa, considerando a maneira de ser de cada estudante. Tornando o momento de estudo mais qualitativo e traçando metas de aprendizagens a serem alcançadas, validando características e elementos de outras áreas que podem evoluir. Nestes três pilares estão permeados as competências desenvolvidas em nossa Matriz Socioemocional que foca em autogestão, resiliência emocional, abertura ao novo e amabilidade e engajamento. As Habilidades Socioemocionais são vivenciadas no cotidiano dos projetos e aulas, trazendo para o estudante sempre a oportunidade de aprimorar seus talentos e dons e evoluir em suas fragilidades. Metas de Desempenho: plano de estudo junto com o estudante A Orientação Educacional do Colégio Planck proporciona aos estudantes de maneira coletiva e individual a elaboração de um plano de estudos que tenha foco constante em metas de desempenho, ou seja, potencialize áreas de maior engajamento e busque equilibrar com as áreas de maior dificuldade. É necessário neste processo visualizar onde está o potencial do estudante e trabalhar a partir disso. “Uma escola que avalia o estudante pelas suas fragilidades não o impulsiona para evoluir. Mas se pegar as potencialidades e tentar equilibrar com as dificuldades, o resultado é melhor”, diz Jucielli. Assim, junto ao estudante, se obtém uma rotina organizada, promovendo o entusiasmo para a execução com os instrumentos que o Colégio dispõe para ele, com acompanhamento e suporte da família, especialmente no Ensino Fundamental Anos Finais. No Ensino Médio, orientamos o estudante a montar uma rotina de estudos eficiente que promova o desenvolvimento da concentração, autonomia, autogestão, autoconfiança e significado para o seu aprendizado, buscando o equilíbrio entre o dever e o lazer, reservando um tempo específico para o envolvimento em atividades que promovam o descanso. Especialmente, na terceira série do Ensino Médio, o estudante deve conciliar o seu plano de estudos com as atividades do ano letivo com as horas de estudos para os exames vestibulares. Nosso jeito de acompanhar! A Orientação Educacional no Colégio Planck tem um jeito todo especial de acontecer. Mediante a escuta atenta, respeitosa, franca e acolhedora busca no acompanhamento diário direcionar cada estudante em direção da melhor versão de si, sempre protegendo os sonhos de cada um deles. Ajudando cada um a extrair o que melhor têm no acadêmico, social e emocional. Juntos estudantes, família e escola, vivem este percurso de crescimento tornando a jornada desafiadora, mas sobretudo, prazerosa. Onde cada conquista, cada brilho no olhar, cada evolução tem o gosto de pequenos passos que se tornam grandes transformações.

Aulas de Habilidades Socioemocionais 

As aulas de Habilidades Socioemocionais contribuem para o acompanhamento semanal dos estudantes. No formato de ensino híbrido, os momentos de encontro com eles em aula, tanto presencial quanto remoto, é uma oportunidade de acompanhar três importantes pilares do Colégio: emoção, energia e intelecto. Esses eixos são elaborados e desenvolvidos no Projeto Planck de Mentorias. 

A Orientação Educacional tem o papel fundamental de proporcionar aconselhamento e acompanhamento do desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. É um papel no qual cria-se uma relação de confiança e apoio para que os estudantes desenvolvam o seu melhor. Entenda como funciona a atuação desses profissionais no Colégio Planck. Quais são os objetivos da Orientação Educacional? Compreendemos que para acompanhar o desenvolvimento de nossos estudantes, é importante mapear e direcionar as necessidades individuais, potencialidades e fragilidades de cada um e até os fatores socioambientais estão atribuídos a esta função. No Planck, a atuação da Orientação Educacional tem como foco o acolhimento de cada estudante no ambiente escolar. Segundos as orientadoras educacionais do Ensino Médio, Sandra Rapaci e Márcia Alvarenga, o primeiro objetivo da Orientação Educacional é fazer com que eles se integrem, participem, desenvolvam o sentimento de pertencer ao grupo e à instituição e consigam se reconhecer na cultura do Colégio, além do apoio pedagógico e emocional para que se desenvolvam. Um outro grande objetivo da Orientação Educacional é o acompanhamento individualizado para a promoção do desenvolvimento acadêmico, humano e emocional. Segundo a orientadora dos 6º e 7º anos, Daniela Rocha: “A orientação pode ajudá-los a significar este caminho, de maneira saudável e assertiva”. O acompanhamento socioemocional parte das vivências que dependem das habilidades que os estudantes trazem do próprio ciclo de convivência. Potencializar o que ele tem de melhor e ressignificar aquelas fragilidades apresentadas é um caminho de crescimento. Desafios da Orientação Educacional Um dos grandes desafios é conhecer cada estudante em seu projeto de vida, pois eles trazem suas expectativas individuais e familiares que precisam concordar com a realidade de desenvolvimento em que estão inseridos. Ser responsável pelo acompanhamento do estudante é oportunizar instrumentos que se entrelaçam, se casam e que vão ao encontro do objetivo de se tornar uma pessoa melhor, para ele mesmo, para a família, para os seus estudos e a sociedade. O primeiro passo é estabelecer uma relação de confiança, onde esteja aberto a fazer um caminho junto, não é um caminho de cobrança, mas um caminho de acompanhamento, que o estudante confie no projeto da escola e na orientação educacional, e se disponha a dar passos. Que ele tenha paciência, clareza, vontade e faça uso dos instrumentos que são preparados para ele. Olhar individualizado para o estudante No Colégio Planck cada estudante é único e possui um acompanhamento personalizado para as várias fases de seu aprendizado. Assim, a Orientação Educacional, atuando junto com os outros papéis do colégio e a própria família do estudante, tem condições de conhecê-los de perto e respeitando a sua trajetória, possibilita caminhos que os levem a resolução de problemas, para que se mantenham firmes em seus objetivos e tenham melhor desempenho. No Planck, o orientador educacional olha aquilo que o estudante tem de melhor e tenta ajudá-lo a reconhecer essas forças, acadêmica e socioemocional: “Nós ajudamos a praticar isso na organização dos estudos, na convivência e na mediação de conflitos. O orientador também ajuda o estudante a se olhar como ser único nesse universo coletivo, dando respostas que o ajudem a crescer”, diz a orientadora Jucielli Silva. Orientação Educacional no Ensino Fundamental No Ensino Fundamental, a maneira de acompanhar o estudante acontece mediante a um diálogo ético, franco e cuidadoso. Um dos instrumentos facilitadores são as aulas de socioemocional. O olhar individualizado é potencializado com elos de confiança entre o Colégio e o estudante. Neste processo, a Orientação Educacional trilha caminhos de crescimento junto a cada um deles, para que não crie máscaras ou barreiras. É, de fato, uma parceria genuína para o crescimento. Orientação Educacional no Ensino Médio A aproximação da orientação educacional com o estudante promove esse olhar individualizado também no Ensino Médio: “O primeiro passo é estreitar essa relação, criar vínculos, conhecer um pouco mais sobre a sua realidade, as suas expectativas, as suas potencialidades para, então, ajudar na promoção do seu amadurecimento como estudante e como pessoa. É nessa fase da vida escolar que o estudante começa a aprofundar seus conhecimentos em cada uma das disciplinas, passa a dedicar mais tempo ao estudo, amplia seu repertório cultural, começa a pensar na escolha profissional. São esses três anos na vida do estudante que, se bem direcionados, podem resultar em grandes oportunidades. É neste ponto que o trabalho do orientador se destaca.”, diz a orientadora Sandra. Oferecer um espaço que dialogue com a realidade atual, que se adapte às necessidades dos estudantes e os prepare para a transição para a vida adulta, viver em sociedade e enfrentar os desafios de um mercado do trabalho e, ainda assim, ser um ambiente prazeroso de convívio e aprendizado é o nosso grande desejo enquanto Escola. Na terceira série do Ensino Médio, o foco do orientador é no sentido de desenvolver mais autonomia para os estudantes, que estão a um passo de estarem sozinhos em suas novas jornadas. “No ano seguinte muitos deles vão estar em faculdades, muitos vão estar morando em outras cidades, então precisamos que esse estudante comece a desenvolver o seu caminhar, ele precisa começar a tomar as próprias decisões, ele precisa nos procurar para resolver os seus problemas e buscar as informações”, diz a orientadora Márcia. Por meio do diálogo franco e honesto levamos também o estudante a refletir sobre sua conduta e suas escolhas, orientando a fazer a gestão consciente da consequência. Aulas de Habilidades Socioemocionais As aulas de Habilidades Socioemocionais contribuem para o acompanhamento semanal dos estudantes. No formato de ensino híbrido, os momentos de encontro com eles em aula, tanto presencial quanto remoto, é uma oportunidade de acompanhar três importantes pilares do Colégio: emoção, energia e intelecto. Esses eixos são elaborados e desenvolvidos no Projeto Planck de Mentorias. Pilar Emoção: Projeto de vida Capacidade de acessar sonhos, talentos, carreiras e assim construir perspectivas que significam as aprendizagens no espaço escolar. Pilar Energia: Protagonismo e Liderança Avaliar quais são as vontades, o entusiasmo e o protagonismo que o estudante reconhece em si. Transformando a convivência como um líder positivo, seja na escola, na família ou sociedade. Pilar Intelecto: Desenvolvimento Acadêmico Elaborar planos de estudos que facilitem uma rotina organizada e significativa, considerando a maneira de ser de cada estudante. Tornando o momento de estudo mais qualitativo e traçando metas de aprendizagens a serem alcançadas, validando características e elementos de outras áreas que podem evoluir. Nestes três pilares estão permeados as competências desenvolvidas em nossa Matriz Socioemocional que foca em autogestão, resiliência emocional, abertura ao novo e amabilidade e engajamento. As Habilidades Socioemocionais são vivenciadas no cotidiano dos projetos e aulas, trazendo para o estudante sempre a oportunidade de aprimorar seus talentos e dons e evoluir em suas fragilidades. Metas de Desempenho: plano de estudo junto com o estudante A Orientação Educacional do Colégio Planck proporciona aos estudantes de maneira coletiva e individual a elaboração de um plano de estudos que tenha foco constante em metas de desempenho, ou seja, potencialize áreas de maior engajamento e busque equilibrar com as áreas de maior dificuldade. É necessário neste processo visualizar onde está o potencial do estudante e trabalhar a partir disso. “Uma escola que avalia o estudante pelas suas fragilidades não o impulsiona para evoluir. Mas se pegar as potencialidades e tentar equilibrar com as dificuldades, o resultado é melhor”, diz Jucielli. Assim, junto ao estudante, se obtém uma rotina organizada, promovendo o entusiasmo para a execução com os instrumentos que o Colégio dispõe para ele, com acompanhamento e suporte da família, especialmente no Ensino Fundamental Anos Finais. No Ensino Médio, orientamos o estudante a montar uma rotina de estudos eficiente que promova o desenvolvimento da concentração, autonomia, autogestão, autoconfiança e significado para o seu aprendizado, buscando o equilíbrio entre o dever e o lazer, reservando um tempo específico para o envolvimento em atividades que promovam o descanso. Especialmente, na terceira série do Ensino Médio, o estudante deve conciliar o seu plano de estudos com as atividades do ano letivo com as horas de estudos para os exames vestibulares. Nosso jeito de acompanhar! A Orientação Educacional no Colégio Planck tem um jeito todo especial de acontecer. Mediante a escuta atenta, respeitosa, franca e acolhedora busca no acompanhamento diário direcionar cada estudante em direção da melhor versão de si, sempre protegendo os sonhos de cada um deles. Ajudando cada um a extrair o que melhor têm no acadêmico, social e emocional. Juntos estudantes, família e escola, vivem este percurso de crescimento tornando a jornada desafiadora, mas sobretudo, prazerosa. Onde cada conquista, cada brilho no olhar, cada evolução tem o gosto de pequenos passos que se tornam grandes transformações.

 

Pilar Emoção: Projeto de vida

Capacidade de acessar sonhos, talentos, carreiras e assim construir  perspectivas que significam as aprendizagens no espaço escolar.

Pilar Energia: Protagonismo e Liderança

Avaliar quais são as vontades, o entusiasmo e o protagonismo que o estudante reconhece em si. Transformando a convivência como um líder positivo, seja na escola, na família ou sociedade.

Pilar Intelecto: Desenvolvimento Acadêmico

Elaborar planos de estudos que facilitem uma rotina organizada e significativa, considerando a maneira de ser de cada estudante. Tornando o momento de estudo mais qualitativo e traçando metas de aprendizagens a serem alcançadas, validando características e elementos de outras áreas que podem evoluir. 

Nestes três pilares estão permeados as competências desenvolvidas em nossa Matriz Socioemocional que foca em autogestão, resiliência emocional,  abertura ao novo e amabilidade e engajamento. As Habilidades Socioemocionais são vivenciadas no cotidiano dos projetos e aulas, trazendo para o estudante sempre a oportunidade de aprimorar seus talentos e dons e evoluir em suas fragilidades. 

Metas de Desempenho: plano de estudo junto com o estudante

A Orientação Educacional tem o papel fundamental de proporcionar aconselhamento e acompanhamento do desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. É um papel no qual cria-se uma relação de confiança e apoio para que os estudantes desenvolvam o seu melhor. Entenda como funciona a atuação desses profissionais no Colégio Planck. Quais são os objetivos da Orientação Educacional? Compreendemos que para acompanhar o desenvolvimento de nossos estudantes, é importante mapear e direcionar as necessidades individuais, potencialidades e fragilidades de cada um e até os fatores socioambientais estão atribuídos a esta função. No Planck, a atuação da Orientação Educacional tem como foco o acolhimento de cada estudante no ambiente escolar. Segundos as orientadoras educacionais do Ensino Médio, Sandra Rapaci e Márcia Alvarenga, o primeiro objetivo da Orientação Educacional é fazer com que eles se integrem, participem, desenvolvam o sentimento de pertencer ao grupo e à instituição e consigam se reconhecer na cultura do Colégio, além do apoio pedagógico e emocional para que se desenvolvam. Um outro grande objetivo da Orientação Educacional é o acompanhamento individualizado para a promoção do desenvolvimento acadêmico, humano e emocional. Segundo a orientadora dos 6º e 7º anos, Daniela Rocha: “A orientação pode ajudá-los a significar este caminho, de maneira saudável e assertiva”. O acompanhamento socioemocional parte das vivências que dependem das habilidades que os estudantes trazem do próprio ciclo de convivência. Potencializar o que ele tem de melhor e ressignificar aquelas fragilidades apresentadas é um caminho de crescimento. Desafios da Orientação Educacional Um dos grandes desafios é conhecer cada estudante em seu projeto de vida, pois eles trazem suas expectativas individuais e familiares que precisam concordar com a realidade de desenvolvimento em que estão inseridos. Ser responsável pelo acompanhamento do estudante é oportunizar instrumentos que se entrelaçam, se casam e que vão ao encontro do objetivo de se tornar uma pessoa melhor, para ele mesmo, para a família, para os seus estudos e a sociedade. O primeiro passo é estabelecer uma relação de confiança, onde esteja aberto a fazer um caminho junto, não é um caminho de cobrança, mas um caminho de acompanhamento, que o estudante confie no projeto da escola e na orientação educacional, e se disponha a dar passos. Que ele tenha paciência, clareza, vontade e faça uso dos instrumentos que são preparados para ele. Olhar individualizado para o estudante No Colégio Planck cada estudante é único e possui um acompanhamento personalizado para as várias fases de seu aprendizado. Assim, a Orientação Educacional, atuando junto com os outros papéis do colégio e a própria família do estudante, tem condições de conhecê-los de perto e respeitando a sua trajetória, possibilita caminhos que os levem a resolução de problemas, para que se mantenham firmes em seus objetivos e tenham melhor desempenho. No Planck, o orientador educacional olha aquilo que o estudante tem de melhor e tenta ajudá-lo a reconhecer essas forças, acadêmica e socioemocional: “Nós ajudamos a praticar isso na organização dos estudos, na convivência e na mediação de conflitos. O orientador também ajuda o estudante a se olhar como ser único nesse universo coletivo, dando respostas que o ajudem a crescer”, diz a orientadora Jucielli Silva. Orientação Educacional no Ensino Fundamental No Ensino Fundamental, a maneira de acompanhar o estudante acontece mediante a um diálogo ético, franco e cuidadoso. Um dos instrumentos facilitadores são as aulas de socioemocional. O olhar individualizado é potencializado com elos de confiança entre o Colégio e o estudante. Neste processo, a Orientação Educacional trilha caminhos de crescimento junto a cada um deles, para que não crie máscaras ou barreiras. É, de fato, uma parceria genuína para o crescimento. Orientação Educacional no Ensino Médio A aproximação da orientação educacional com o estudante promove esse olhar individualizado também no Ensino Médio: “O primeiro passo é estreitar essa relação, criar vínculos, conhecer um pouco mais sobre a sua realidade, as suas expectativas, as suas potencialidades para, então, ajudar na promoção do seu amadurecimento como estudante e como pessoa. É nessa fase da vida escolar que o estudante começa a aprofundar seus conhecimentos em cada uma das disciplinas, passa a dedicar mais tempo ao estudo, amplia seu repertório cultural, começa a pensar na escolha profissional. São esses três anos na vida do estudante que, se bem direcionados, podem resultar em grandes oportunidades. É neste ponto que o trabalho do orientador se destaca.”, diz a orientadora Sandra. Oferecer um espaço que dialogue com a realidade atual, que se adapte às necessidades dos estudantes e os prepare para a transição para a vida adulta, viver em sociedade e enfrentar os desafios de um mercado do trabalho e, ainda assim, ser um ambiente prazeroso de convívio e aprendizado é o nosso grande desejo enquanto Escola. Na terceira série do Ensino Médio, o foco do orientador é no sentido de desenvolver mais autonomia para os estudantes, que estão a um passo de estarem sozinhos em suas novas jornadas. “No ano seguinte muitos deles vão estar em faculdades, muitos vão estar morando em outras cidades, então precisamos que esse estudante comece a desenvolver o seu caminhar, ele precisa começar a tomar as próprias decisões, ele precisa nos procurar para resolver os seus problemas e buscar as informações”, diz a orientadora Márcia. Por meio do diálogo franco e honesto levamos também o estudante a refletir sobre sua conduta e suas escolhas, orientando a fazer a gestão consciente da consequência. Aulas de Habilidades Socioemocionais As aulas de Habilidades Socioemocionais contribuem para o acompanhamento semanal dos estudantes. No formato de ensino híbrido, os momentos de encontro com eles em aula, tanto presencial quanto remoto, é uma oportunidade de acompanhar três importantes pilares do Colégio: emoção, energia e intelecto. Esses eixos são elaborados e desenvolvidos no Projeto Planck de Mentorias. Pilar Emoção: Projeto de vida Capacidade de acessar sonhos, talentos, carreiras e assim construir perspectivas que significam as aprendizagens no espaço escolar. Pilar Energia: Protagonismo e Liderança Avaliar quais são as vontades, o entusiasmo e o protagonismo que o estudante reconhece em si. Transformando a convivência como um líder positivo, seja na escola, na família ou sociedade. Pilar Intelecto: Desenvolvimento Acadêmico Elaborar planos de estudos que facilitem uma rotina organizada e significativa, considerando a maneira de ser de cada estudante. Tornando o momento de estudo mais qualitativo e traçando metas de aprendizagens a serem alcançadas, validando características e elementos de outras áreas que podem evoluir. Nestes três pilares estão permeados as competências desenvolvidas em nossa Matriz Socioemocional que foca em autogestão, resiliência emocional, abertura ao novo e amabilidade e engajamento. As Habilidades Socioemocionais são vivenciadas no cotidiano dos projetos e aulas, trazendo para o estudante sempre a oportunidade de aprimorar seus talentos e dons e evoluir em suas fragilidades. Metas de Desempenho: plano de estudo junto com o estudante A Orientação Educacional do Colégio Planck proporciona aos estudantes de maneira coletiva e individual a elaboração de um plano de estudos que tenha foco constante em metas de desempenho, ou seja, potencialize áreas de maior engajamento e busque equilibrar com as áreas de maior dificuldade. É necessário neste processo visualizar onde está o potencial do estudante e trabalhar a partir disso. “Uma escola que avalia o estudante pelas suas fragilidades não o impulsiona para evoluir. Mas se pegar as potencialidades e tentar equilibrar com as dificuldades, o resultado é melhor”, diz Jucielli. Assim, junto ao estudante, se obtém uma rotina organizada, promovendo o entusiasmo para a execução com os instrumentos que o Colégio dispõe para ele, com acompanhamento e suporte da família, especialmente no Ensino Fundamental Anos Finais. No Ensino Médio, orientamos o estudante a montar uma rotina de estudos eficiente que promova o desenvolvimento da concentração, autonomia, autogestão, autoconfiança e significado para o seu aprendizado, buscando o equilíbrio entre o dever e o lazer, reservando um tempo específico para o envolvimento em atividades que promovam o descanso. Especialmente, na terceira série do Ensino Médio, o estudante deve conciliar o seu plano de estudos com as atividades do ano letivo com as horas de estudos para os exames vestibulares. Nosso jeito de acompanhar! A Orientação Educacional no Colégio Planck tem um jeito todo especial de acontecer. Mediante a escuta atenta, respeitosa, franca e acolhedora busca no acompanhamento diário direcionar cada estudante em direção da melhor versão de si, sempre protegendo os sonhos de cada um deles. Ajudando cada um a extrair o que melhor têm no acadêmico, social e emocional. Juntos estudantes, família e escola, vivem este percurso de crescimento tornando a jornada desafiadora, mas sobretudo, prazerosa. Onde cada conquista, cada brilho no olhar, cada evolução tem o gosto de pequenos passos que se tornam grandes transformações.

A Orientação Educacional do Colégio Planck proporciona aos estudantes de maneira coletiva e individual a elaboração de um plano de estudos que tenha foco constante em metas de desempenho, ou seja, potencialize áreas de maior engajamento e busque equilibrar com as áreas de maior dificuldade. 

É necessário neste processo visualizar onde está o potencial do estudante e trabalhar a partir disso. “Uma escola que avalia o estudante pelas suas fragilidades não o impulsiona para evoluir. Mas se pegar as potencialidades e tentar equilibrar com as dificuldades, o resultado é melhor”, diz Jucielli.

Assim, junto ao estudante, se obtém uma rotina organizada, promovendo o entusiasmo para a execução com os instrumentos que o Colégio dispõe para ele, com acompanhamento e suporte da família, especialmente no Ensino Fundamental Anos Finais. 

No Ensino Médio, orientamos o estudante a montar uma rotina de estudos eficiente que promova o desenvolvimento da concentração, autonomia, autogestão, autoconfiança e significado para o seu aprendizado, buscando o equilíbrio entre o dever e o lazer, reservando um tempo específico para o envolvimento em atividades que promovam o descanso. 

Especialmente, na terceira série do Ensino Médio, o estudante deve conciliar o seu plano de estudos com as atividades do ano letivo com as horas de estudos para os exames vestibulares.

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Nosso jeito de acompanhar! 

A Orientação Educacional no Colégio Planck tem um jeito todo especial de acontecer. Mediante a escuta atenta, respeitosa, franca e acolhedora busca no acompanhamento diário direcionar cada estudante em direção da melhor versão de si, sempre protegendo os sonhos de cada um deles. Ajudando cada um a extrair o que melhor têm no acadêmico, social e emocional. 

Juntos estudantes, família e escola, vivem este percurso de crescimento tornando a jornada desafiadora, mas sobretudo, prazerosa. Onde cada conquista, cada brilho no olhar, cada evolução tem o gosto de pequenos passos que se tornam grandes transformações.

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Dicas para exercitar a memória são muito importantes para ajudar os estudantes a guardar uma imensa quantidade de informações que são parte da grade curricular de cada fase. Veja nesse texto alguns truques que vão auxiliar a reter melhor os conteúdos recebidos. Como o cérebro e a memória funcionam? A Ciência já demonstrou que o desenvolvimento cerebral das crianças e adolescentes é realizado em etapas. Na primeira infância, está mais desenvolvido o sistema límbico, que é responsável pelas emoções e impulsos, e o hipocampo, que atua na memória, que é formada pelas conexões entre as células nervosas e os neurônios, e permite armazenar informações e recuperá-las sempre que necessário para todos os processos da vida. Só com o passar da idade é que o córtex pré-frontal vai se desenvolvendo e apresentando melhores condições para possibilitar o controle das emoções, organização, planejamento, pensamento crítico, atenção, etc. Esse desenvolvimento vai ocorrer até os 25 anos. Com aproximadamente 86 bilhões de estruturas que vão captar, repassar, guardar e resgatar, o cérebro funciona como um arquivo gigantesco de informações. No entanto, o cérebro também tem um importante recurso de economia de energia e potencialização do seu uso: ele desliga áreas que não estão sendo devidamente usadas. Por isso, quanto mais estímulo a pessoa dá a uma determinada área cerebral, mais ativa ela fica, isso inclui a memória. Portanto, conhecer algumas dicas para exercitar a memória é muito importante em todas as fases da vida, inclusive, na escolar, quando os estudantes estão mergulhados em conhecimentos das diversas disciplinas, e precisam entendê-los, retê-los e recuperá-los para as provas, simulados ou exames de vestibular. Tipos de memórias Além das informações retidas relativas à temporalidade (curto e longo prazo) e a memória sensorial, que está relacionada com associação aos estímulos recebidos pelos nossos 5 sentidos, que é citada na obra “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust, a memória também está dividida em tipos que vão captar determinadas nuances das informações, de forma a classificar e processar as informações: Memória episódica: de longa duração, é a lembrança de acontecimentos específicos, como a refeição do dia anterior ou a recordação de outros momentos vividos no passado. Memória semântica: é o armazenamento de informações relativas ao mundo, como o significado das palavras ou datas de acontecimentos. Memória processual: também é de longa duração da memória, são aqueles conteúdos que aprendemos e nunca esquecemos, como andar de bicicleta. As fases da memória A memória de uma pessoa começa a atuar já no despertar de seu relógio biológico, quando o cérebro envia substâncias, como a adrenalina, para que ela tenha mais foco e concentração em suas tarefas na fase beta (enquanto está acordada). Esse relógio biológico vai indicar que é hora de estudar, trabalhar, se alimentar ou praticar atividades físicas. Essa memória aciona todo um ciclo de funções corporais que vão ocorrer ao longo do dia até que chegue o período noturno. Neste momento, começa a diminuir a adrenalina e o cortisol no organismo, acionando outras substâncias, como a melatonina, que indicam que é a hora do corpo repousar. Dentro desse processo corporal, a memória também terá as suas fases: Memorização Nesta fase, é necessária atenção, um estado de alerta total, para que a pessoa consiga memorizar as informações. Compreensão O estado de atenção também vai favorecer que a pessoa faça conexões para proporcionar um melhor entendimento da informação recebida. Assim, será mais fácil memorizar. Armazenamento Quando a pessoa entende o significado daquela informação, o conteúdo será retido no cérebro. Recuperação O cérebro organiza as informações de acordo com sua hierarquização. São as lembranças, que podem vir à tona a partir de estímulos diversos, como um som, um cheiro ou outras dicas que podem dar pistas daquela informação. Conheça dicas para exercitar a memória É certo que o cérebro funciona como um poderoso computador que faz milhões de conexões e ajuda no funcionamento corporal. Porém, às vezes, parece que a memória dele falha, e nem todos os conteúdos são rememorados com facilidade. Onde foi parar todas aquelas informações das aulas de matemática e biologia do dia anterior? E quem eram mesmo aqueles personagens do livro que você leu e foi indicado para o vestibular? Essa “perda” das informações também é comum para o cérebro, por isso, as dicas para exercitar a memória são importantes para fazer uma “atualização” do nosso sistema interno. Para consolidar a memória é sempre necessário um treino do que foi aprendido, para que o conteúdo não caia na memória de curto prazo. Treinar o cérebro constantemente vai ajudar a evitar essas falhas em sua memória, é como se fosse uma espécie de ginástica cerebral. Conheça alguns truques para treinar a sua memória, alguns desses são dicas que estão no livro “Técnicas de Estudo para Adolescentes”, de Antonio Gonzáles (Editora Vozes): Ative sua memória Abra mão de certos facilitadores, como agendas de celular ou blocos de notas, e tente sempre memorizar números de telefone, senhas, listas, datas ou lembretes de eventos. Associe informações com imagens Muitos estudantes são mais visuais e precisam associar os conteúdos a imagens ou símbolos para facilitar a memorização. Faça cálculos mentais Ao longo do dia faça operações aritméticas simples, somando as placas dos veículos, números de telefones em placas ou os números dos prédios e casas onde passar. Dê atenção aos detalhes Quando damos atenção a um assunto atribuímos importância a ele. Então, foque no tema, capture os detalhes e assim a memorização será facilitada. Invista em jogos de memorização Fazer quebra-cabeças ou jogos de memória vão ajudar muito nessa ginástica cerebral. As pessoas também podem investir em palavras cruzadas, Sudoku, dominó ou até jogos de cartas. Além disso, jogar xadrez é um importante recurso para trabalhar o cérebro. Leia e repita as citações Outra dica para exercitar a memória é a leitura porque essa é uma atividade que vai ajudar a trabalhar diversas áreas cerebrais. Além disso, repetir as frases e citações de personagens históricos também é uma excelente forma de trabalhar a memória. Anote esses enunciados e trechos de obras e repita o quanto puder. Aliás, falar em voz alta para si mesmo vale para lembrar de qualquer coisa, até mesmo para lembrar onde colocou a chave de casa. Procure lembrar os detalhes do dia Quando for deitar, antes de dormir, faça uma revisão de tudo o que aconteceu no dia, tentando lembrar alguns detalhes desde o momento que acordou, como suas roupas, o que comeu, onde foi, quem encontrou ou algum outro aspecto interessante. Conclusão É importante lembrar que a emoção está ligada à formação de novas memórias, portanto, investir em processos lúdicos e divertidos, que acionam produção e interação de hormônios do bem-estar, que paralelamente intensificam a comunicação entre neurônios, também vai dar o devido estímulo cerebral aos adolescentes para consolidação da memória.

Dicas para exercitar a memória

Dicas para exercitar a memória são muito importantes para ajudar os estudantes a guardar uma imensa quantidade de informações que são parte da grade curricular

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