Orientação Educacional: como é a atuação dessa equipe tão importante para o desempenho dos estudantes

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A Orientação Educacional tem o papel fundamental de proporcionar aconselhamento e acompanhamento do desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. É um papel no qual cria-se uma relação de confiança e apoio para que os estudantes desenvolvam o seu melhor. Entenda como funciona a atuação desses profissionais no Colégio Planck. Quais são os objetivos da Orientação Educacional? Compreendemos que para acompanhar o desenvolvimento de nossos estudantes, é importante mapear e direcionar as necessidades individuais, potencialidades e fragilidades de cada um e até os fatores socioambientais estão atribuídos a esta função. No Planck, a atuação da Orientação Educacional tem como foco o acolhimento de cada estudante no ambiente escolar. Segundos as orientadoras educacionais do Ensino Médio, Sandra Rapaci e Márcia Alvarenga, o primeiro objetivo da Orientação Educacional é fazer com que eles se integrem, participem, desenvolvam o sentimento de pertencer ao grupo e à instituição e consigam se reconhecer na cultura do Colégio, além do apoio pedagógico e emocional para que se desenvolvam. Um outro grande objetivo da Orientação Educacional é o acompanhamento individualizado para a promoção do desenvolvimento acadêmico, humano e emocional. Segundo a orientadora dos 6º e 7º anos, Daniela Rocha: “A orientação pode ajudá-los a significar este caminho, de maneira saudável e assertiva”. O acompanhamento socioemocional parte das vivências que dependem das habilidades que os estudantes trazem do próprio ciclo de convivência. Potencializar o que ele tem de melhor e ressignificar aquelas fragilidades apresentadas é um caminho de crescimento. Desafios da Orientação Educacional Um dos grandes desafios é conhecer cada estudante em seu projeto de vida, pois eles trazem suas expectativas individuais e familiares que precisam concordar com a realidade de desenvolvimento em que estão inseridos. Ser responsável pelo acompanhamento do estudante é oportunizar instrumentos que se entrelaçam, se casam e que vão ao encontro do objetivo de se tornar uma pessoa melhor, para ele mesmo, para a família, para os seus estudos e a sociedade. O primeiro passo é estabelecer uma relação de confiança, onde esteja aberto a fazer um caminho junto, não é um caminho de cobrança, mas um caminho de acompanhamento, que o estudante confie no projeto da escola e na orientação educacional, e se disponha a dar passos. Que ele tenha paciência, clareza, vontade e faça uso dos instrumentos que são preparados para ele. Olhar individualizado para o estudante No Colégio Planck cada estudante é único e possui um acompanhamento personalizado para as várias fases de seu aprendizado. Assim, a Orientação Educacional, atuando junto com os outros papéis do colégio e a própria família do estudante, tem condições de conhecê-los de perto e respeitando a sua trajetória, possibilita caminhos que os levem a resolução de problemas, para que se mantenham firmes em seus objetivos e tenham melhor desempenho. No Planck, o orientador educacional olha aquilo que o estudante tem de melhor e tenta ajudá-lo a reconhecer essas forças, acadêmica e socioemocional: “Nós ajudamos a praticar isso na organização dos estudos, na convivência e na mediação de conflitos. O orientador também ajuda o estudante a se olhar como ser único nesse universo coletivo, dando respostas que o ajudem a crescer”, diz a orientadora Jucielli Silva. Orientação Educacional no Ensino Fundamental No Ensino Fundamental, a maneira de acompanhar o estudante acontece mediante a um diálogo ético, franco e cuidadoso. Um dos instrumentos facilitadores são as aulas de socioemocional. O olhar individualizado é potencializado com elos de confiança entre o Colégio e o estudante. Neste processo, a Orientação Educacional trilha caminhos de crescimento junto a cada um deles, para que não crie máscaras ou barreiras. É, de fato, uma parceria genuína para o crescimento. Orientação Educacional no Ensino Médio A aproximação da orientação educacional com o estudante promove esse olhar individualizado também no Ensino Médio: “O primeiro passo é estreitar essa relação, criar vínculos, conhecer um pouco mais sobre a sua realidade, as suas expectativas, as suas potencialidades para, então, ajudar na promoção do seu amadurecimento como estudante e como pessoa. É nessa fase da vida escolar que o estudante começa a aprofundar seus conhecimentos em cada uma das disciplinas, passa a dedicar mais tempo ao estudo, amplia seu repertório cultural, começa a pensar na escolha profissional. São esses três anos na vida do estudante que, se bem direcionados, podem resultar em grandes oportunidades. É neste ponto que o trabalho do orientador se destaca.”, diz a orientadora Sandra. Oferecer um espaço que dialogue com a realidade atual, que se adapte às necessidades dos estudantes e os prepare para a transição para a vida adulta, viver em sociedade e enfrentar os desafios de um mercado do trabalho e, ainda assim, ser um ambiente prazeroso de convívio e aprendizado é o nosso grande desejo enquanto Escola. Na terceira série do Ensino Médio, o foco do orientador é no sentido de desenvolver mais autonomia para os estudantes, que estão a um passo de estarem sozinhos em suas novas jornadas. “No ano seguinte muitos deles vão estar em faculdades, muitos vão estar morando em outras cidades, então precisamos que esse estudante comece a desenvolver o seu caminhar, ele precisa começar a tomar as próprias decisões, ele precisa nos procurar para resolver os seus problemas e buscar as informações”, diz a orientadora Márcia. Por meio do diálogo franco e honesto levamos também o estudante a refletir sobre sua conduta e suas escolhas, orientando a fazer a gestão consciente da consequência. Aulas de Habilidades Socioemocionais As aulas de Habilidades Socioemocionais contribuem para o acompanhamento semanal dos estudantes. No formato de ensino híbrido, os momentos de encontro com eles em aula, tanto presencial quanto remoto, é uma oportunidade de acompanhar três importantes pilares do Colégio: emoção, energia e intelecto. Esses eixos são elaborados e desenvolvidos no Projeto Planck de Mentorias. Pilar Emoção: Projeto de vida Capacidade de acessar sonhos, talentos, carreiras e assim construir perspectivas que significam as aprendizagens no espaço escolar. Pilar Energia: Protagonismo e Liderança Avaliar quais são as vontades, o entusiasmo e o protagonismo que o estudante reconhece em si. Transformando a convivência como um líder positivo, seja na escola, na família ou sociedade. Pilar Intelecto: Desenvolvimento Acadêmico Elaborar planos de estudos que facilitem uma rotina organizada e significativa, considerando a maneira de ser de cada estudante. Tornando o momento de estudo mais qualitativo e traçando metas de aprendizagens a serem alcançadas, validando características e elementos de outras áreas que podem evoluir. Nestes três pilares estão permeados as competências desenvolvidas em nossa Matriz Socioemocional que foca em autogestão, resiliência emocional, abertura ao novo e amabilidade e engajamento. As Habilidades Socioemocionais são vivenciadas no cotidiano dos projetos e aulas, trazendo para o estudante sempre a oportunidade de aprimorar seus talentos e dons e evoluir em suas fragilidades. Metas de Desempenho: plano de estudo junto com o estudante A Orientação Educacional do Colégio Planck proporciona aos estudantes de maneira coletiva e individual a elaboração de um plano de estudos que tenha foco constante em metas de desempenho, ou seja, potencialize áreas de maior engajamento e busque equilibrar com as áreas de maior dificuldade. É necessário neste processo visualizar onde está o potencial do estudante e trabalhar a partir disso. “Uma escola que avalia o estudante pelas suas fragilidades não o impulsiona para evoluir. Mas se pegar as potencialidades e tentar equilibrar com as dificuldades, o resultado é melhor”, diz Jucielli. Assim, junto ao estudante, se obtém uma rotina organizada, promovendo o entusiasmo para a execução com os instrumentos que o Colégio dispõe para ele, com acompanhamento e suporte da família, especialmente no Ensino Fundamental Anos Finais. No Ensino Médio, orientamos o estudante a montar uma rotina de estudos eficiente que promova o desenvolvimento da concentração, autonomia, autogestão, autoconfiança e significado para o seu aprendizado, buscando o equilíbrio entre o dever e o lazer, reservando um tempo específico para o envolvimento em atividades que promovam o descanso. Especialmente, na terceira série do Ensino Médio, o estudante deve conciliar o seu plano de estudos com as atividades do ano letivo com as horas de estudos para os exames vestibulares. Nosso jeito de acompanhar! A Orientação Educacional no Colégio Planck tem um jeito todo especial de acontecer. Mediante a escuta atenta, respeitosa, franca e acolhedora busca no acompanhamento diário direcionar cada estudante em direção da melhor versão de si, sempre protegendo os sonhos de cada um deles. Ajudando cada um a extrair o que melhor têm no acadêmico, social e emocional. Juntos estudantes, família e escola, vivem este percurso de crescimento tornando a jornada desafiadora, mas sobretudo, prazerosa. Onde cada conquista, cada brilho no olhar, cada evolução tem o gosto de pequenos passos que se tornam grandes transformações.

A Orientação Educacional tem o papel fundamental de proporcionar aconselhamento e acompanhamento do desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

É um papel no qual cria-se uma relação de confiança e apoio para que os estudantes desenvolvam o seu melhor. Entenda como funciona a atuação desses profissionais no Colégio Planck.

Quais são os objetivos da Orientação Educacional?

Compreendemos que para acompanhar o desenvolvimento de nossos estudantes, é importante mapear e direcionar as necessidades individuais, potencialidades e fragilidades de cada um e até os fatores socioambientais estão atribuídos a esta função.

No Planck, a atuação da Orientação Educacional tem como foco o acolhimento de cada estudante no ambiente escolar. 

Segundos as orientadoras educacionais do Ensino Médio, Sandra Rapaci e Márcia Alvarenga, o primeiro objetivo da Orientação Educacional é fazer com que eles se integrem, participem, desenvolvam o sentimento de pertencer ao grupo e à instituição e consigam se reconhecer na cultura do Colégio, além do apoio pedagógico e emocional para que se desenvolvam.

Um outro grande objetivo da Orientação Educacional é o acompanhamento individualizado para  a promoção do desenvolvimento acadêmico, humano e emocional. Segundo a orientadora dos 6º e 7º anos,  Daniela Rocha: “A orientação pode ajudá-los a significar este caminho, de maneira saudável e assertiva”.

O acompanhamento socioemocional parte das vivências que dependem das habilidades que os estudantes trazem do próprio ciclo de convivência. Potencializar o que ele tem de melhor e ressignificar aquelas fragilidades apresentadas é um caminho de crescimento.

A Orientação Educacional tem o papel fundamental de proporcionar aconselhamento e acompanhamento do desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. É um papel no qual cria-se uma relação de confiança e apoio para que os estudantes desenvolvam o seu melhor. Entenda como funciona a atuação desses profissionais no Colégio Planck. Quais são os objetivos da Orientação Educacional? Compreendemos que para acompanhar o desenvolvimento de nossos estudantes, é importante mapear e direcionar as necessidades individuais, potencialidades e fragilidades de cada um e até os fatores socioambientais estão atribuídos a esta função. No Planck, a atuação da Orientação Educacional tem como foco o acolhimento de cada estudante no ambiente escolar. Segundos as orientadoras educacionais do Ensino Médio, Sandra Rapaci e Márcia Alvarenga, o primeiro objetivo da Orientação Educacional é fazer com que eles se integrem, participem, desenvolvam o sentimento de pertencer ao grupo e à instituição e consigam se reconhecer na cultura do Colégio, além do apoio pedagógico e emocional para que se desenvolvam. Um outro grande objetivo da Orientação Educacional é o acompanhamento individualizado para a promoção do desenvolvimento acadêmico, humano e emocional. Segundo a orientadora dos 6º e 7º anos, Daniela Rocha: “A orientação pode ajudá-los a significar este caminho, de maneira saudável e assertiva”. O acompanhamento socioemocional parte das vivências que dependem das habilidades que os estudantes trazem do próprio ciclo de convivência. Potencializar o que ele tem de melhor e ressignificar aquelas fragilidades apresentadas é um caminho de crescimento. Desafios da Orientação Educacional Um dos grandes desafios é conhecer cada estudante em seu projeto de vida, pois eles trazem suas expectativas individuais e familiares que precisam concordar com a realidade de desenvolvimento em que estão inseridos. Ser responsável pelo acompanhamento do estudante é oportunizar instrumentos que se entrelaçam, se casam e que vão ao encontro do objetivo de se tornar uma pessoa melhor, para ele mesmo, para a família, para os seus estudos e a sociedade. O primeiro passo é estabelecer uma relação de confiança, onde esteja aberto a fazer um caminho junto, não é um caminho de cobrança, mas um caminho de acompanhamento, que o estudante confie no projeto da escola e na orientação educacional, e se disponha a dar passos. Que ele tenha paciência, clareza, vontade e faça uso dos instrumentos que são preparados para ele. Olhar individualizado para o estudante No Colégio Planck cada estudante é único e possui um acompanhamento personalizado para as várias fases de seu aprendizado. Assim, a Orientação Educacional, atuando junto com os outros papéis do colégio e a própria família do estudante, tem condições de conhecê-los de perto e respeitando a sua trajetória, possibilita caminhos que os levem a resolução de problemas, para que se mantenham firmes em seus objetivos e tenham melhor desempenho. No Planck, o orientador educacional olha aquilo que o estudante tem de melhor e tenta ajudá-lo a reconhecer essas forças, acadêmica e socioemocional: “Nós ajudamos a praticar isso na organização dos estudos, na convivência e na mediação de conflitos. O orientador também ajuda o estudante a se olhar como ser único nesse universo coletivo, dando respostas que o ajudem a crescer”, diz a orientadora Jucielli Silva. Orientação Educacional no Ensino Fundamental No Ensino Fundamental, a maneira de acompanhar o estudante acontece mediante a um diálogo ético, franco e cuidadoso. Um dos instrumentos facilitadores são as aulas de socioemocional. O olhar individualizado é potencializado com elos de confiança entre o Colégio e o estudante. Neste processo, a Orientação Educacional trilha caminhos de crescimento junto a cada um deles, para que não crie máscaras ou barreiras. É, de fato, uma parceria genuína para o crescimento. Orientação Educacional no Ensino Médio A aproximação da orientação educacional com o estudante promove esse olhar individualizado também no Ensino Médio: “O primeiro passo é estreitar essa relação, criar vínculos, conhecer um pouco mais sobre a sua realidade, as suas expectativas, as suas potencialidades para, então, ajudar na promoção do seu amadurecimento como estudante e como pessoa. É nessa fase da vida escolar que o estudante começa a aprofundar seus conhecimentos em cada uma das disciplinas, passa a dedicar mais tempo ao estudo, amplia seu repertório cultural, começa a pensar na escolha profissional. São esses três anos na vida do estudante que, se bem direcionados, podem resultar em grandes oportunidades. É neste ponto que o trabalho do orientador se destaca.”, diz a orientadora Sandra. Oferecer um espaço que dialogue com a realidade atual, que se adapte às necessidades dos estudantes e os prepare para a transição para a vida adulta, viver em sociedade e enfrentar os desafios de um mercado do trabalho e, ainda assim, ser um ambiente prazeroso de convívio e aprendizado é o nosso grande desejo enquanto Escola. Na terceira série do Ensino Médio, o foco do orientador é no sentido de desenvolver mais autonomia para os estudantes, que estão a um passo de estarem sozinhos em suas novas jornadas. “No ano seguinte muitos deles vão estar em faculdades, muitos vão estar morando em outras cidades, então precisamos que esse estudante comece a desenvolver o seu caminhar, ele precisa começar a tomar as próprias decisões, ele precisa nos procurar para resolver os seus problemas e buscar as informações”, diz a orientadora Márcia. Por meio do diálogo franco e honesto levamos também o estudante a refletir sobre sua conduta e suas escolhas, orientando a fazer a gestão consciente da consequência. Aulas de Habilidades Socioemocionais As aulas de Habilidades Socioemocionais contribuem para o acompanhamento semanal dos estudantes. No formato de ensino híbrido, os momentos de encontro com eles em aula, tanto presencial quanto remoto, é uma oportunidade de acompanhar três importantes pilares do Colégio: emoção, energia e intelecto. Esses eixos são elaborados e desenvolvidos no Projeto Planck de Mentorias. Pilar Emoção: Projeto de vida Capacidade de acessar sonhos, talentos, carreiras e assim construir perspectivas que significam as aprendizagens no espaço escolar. Pilar Energia: Protagonismo e Liderança Avaliar quais são as vontades, o entusiasmo e o protagonismo que o estudante reconhece em si. Transformando a convivência como um líder positivo, seja na escola, na família ou sociedade. Pilar Intelecto: Desenvolvimento Acadêmico Elaborar planos de estudos que facilitem uma rotina organizada e significativa, considerando a maneira de ser de cada estudante. Tornando o momento de estudo mais qualitativo e traçando metas de aprendizagens a serem alcançadas, validando características e elementos de outras áreas que podem evoluir. Nestes três pilares estão permeados as competências desenvolvidas em nossa Matriz Socioemocional que foca em autogestão, resiliência emocional, abertura ao novo e amabilidade e engajamento. As Habilidades Socioemocionais são vivenciadas no cotidiano dos projetos e aulas, trazendo para o estudante sempre a oportunidade de aprimorar seus talentos e dons e evoluir em suas fragilidades. Metas de Desempenho: plano de estudo junto com o estudante A Orientação Educacional do Colégio Planck proporciona aos estudantes de maneira coletiva e individual a elaboração de um plano de estudos que tenha foco constante em metas de desempenho, ou seja, potencialize áreas de maior engajamento e busque equilibrar com as áreas de maior dificuldade. É necessário neste processo visualizar onde está o potencial do estudante e trabalhar a partir disso. “Uma escola que avalia o estudante pelas suas fragilidades não o impulsiona para evoluir. Mas se pegar as potencialidades e tentar equilibrar com as dificuldades, o resultado é melhor”, diz Jucielli. Assim, junto ao estudante, se obtém uma rotina organizada, promovendo o entusiasmo para a execução com os instrumentos que o Colégio dispõe para ele, com acompanhamento e suporte da família, especialmente no Ensino Fundamental Anos Finais. No Ensino Médio, orientamos o estudante a montar uma rotina de estudos eficiente que promova o desenvolvimento da concentração, autonomia, autogestão, autoconfiança e significado para o seu aprendizado, buscando o equilíbrio entre o dever e o lazer, reservando um tempo específico para o envolvimento em atividades que promovam o descanso. Especialmente, na terceira série do Ensino Médio, o estudante deve conciliar o seu plano de estudos com as atividades do ano letivo com as horas de estudos para os exames vestibulares. Nosso jeito de acompanhar! A Orientação Educacional no Colégio Planck tem um jeito todo especial de acontecer. Mediante a escuta atenta, respeitosa, franca e acolhedora busca no acompanhamento diário direcionar cada estudante em direção da melhor versão de si, sempre protegendo os sonhos de cada um deles. Ajudando cada um a extrair o que melhor têm no acadêmico, social e emocional. Juntos estudantes, família e escola, vivem este percurso de crescimento tornando a jornada desafiadora, mas sobretudo, prazerosa. Onde cada conquista, cada brilho no olhar, cada evolução tem o gosto de pequenos passos que se tornam grandes transformações.

Desafios da Orientação Educacional

Um dos grandes desafios é conhecer cada estudante em seu projeto de vida, pois eles trazem suas expectativas individuais e familiares que precisam concordar com a realidade de desenvolvimento em que estão inseridos. 

Ser responsável pelo acompanhamento do estudante é oportunizar instrumentos que se entrelaçam, se casam e que vão ao encontro do objetivo de se tornar uma pessoa melhor, para ele mesmo, para a família, para os seus estudos e a sociedade. 

O primeiro passo é estabelecer uma relação de confiança, onde esteja aberto a fazer um caminho junto, não é um caminho de cobrança, mas um caminho de acompanhamento, que o estudante confie no projeto da escola e na orientação educacional, e se disponha a dar passos. Que ele tenha paciência, clareza, vontade e faça uso dos instrumentos que são preparados para ele.

➡️ Ensino Fundamental: o que ensinar para a geração alpha?

➡️ O Jeito Planck de Ser Feliz

Olhar individualizado para o estudante 

No Colégio Planck cada estudante é único e possui um acompanhamento personalizado para as várias fases de seu aprendizado. 

Assim, a Orientação Educacional, atuando junto com os outros papéis do colégio e a própria família do estudante,  tem condições de conhecê-los de perto e respeitando a sua trajetória, possibilita caminhos que os levem a resolução de problemas, para que se mantenham firmes em seus objetivos e tenham melhor desempenho. 

No Planck,  o orientador educacional olha aquilo que o estudante tem de melhor e tenta ajudá-lo a reconhecer essas forças, acadêmica e socioemocional: Nós ajudamos a praticar isso na organização dos estudos, na convivência e na mediação de conflitos. O orientador também ajuda o estudante a se olhar como ser único nesse universo coletivo, dando respostas que o ajudem a crescer”, diz a orientadora Jucielli Silva.

Orientação Educacional no Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental, a maneira de acompanhar o estudante acontece mediante a um diálogo ético, franco e cuidadoso. Um dos instrumentos facilitadores são as aulas de socioemocional.

O olhar individualizado é potencializado com elos de confiança entre o Colégio e o estudante. Neste processo, a Orientação Educacional trilha caminhos  de crescimento junto a cada um deles, para que não crie máscaras ou barreiras. É, de fato, uma parceria genuína para o crescimento. 

A Orientação Educacional tem o papel fundamental de proporcionar aconselhamento e acompanhamento do desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. É um papel no qual cria-se uma relação de confiança e apoio para que os estudantes desenvolvam o seu melhor. Entenda como funciona a atuação desses profissionais no Colégio Planck. Quais são os objetivos da Orientação Educacional? Compreendemos que para acompanhar o desenvolvimento de nossos estudantes, é importante mapear e direcionar as necessidades individuais, potencialidades e fragilidades de cada um e até os fatores socioambientais estão atribuídos a esta função. No Planck, a atuação da Orientação Educacional tem como foco o acolhimento de cada estudante no ambiente escolar. Segundos as orientadoras educacionais do Ensino Médio, Sandra Rapaci e Márcia Alvarenga, o primeiro objetivo da Orientação Educacional é fazer com que eles se integrem, participem, desenvolvam o sentimento de pertencer ao grupo e à instituição e consigam se reconhecer na cultura do Colégio, além do apoio pedagógico e emocional para que se desenvolvam. Um outro grande objetivo da Orientação Educacional é o acompanhamento individualizado para a promoção do desenvolvimento acadêmico, humano e emocional. Segundo a orientadora dos 6º e 7º anos, Daniela Rocha: “A orientação pode ajudá-los a significar este caminho, de maneira saudável e assertiva”. O acompanhamento socioemocional parte das vivências que dependem das habilidades que os estudantes trazem do próprio ciclo de convivência. Potencializar o que ele tem de melhor e ressignificar aquelas fragilidades apresentadas é um caminho de crescimento. Desafios da Orientação Educacional Um dos grandes desafios é conhecer cada estudante em seu projeto de vida, pois eles trazem suas expectativas individuais e familiares que precisam concordar com a realidade de desenvolvimento em que estão inseridos. Ser responsável pelo acompanhamento do estudante é oportunizar instrumentos que se entrelaçam, se casam e que vão ao encontro do objetivo de se tornar uma pessoa melhor, para ele mesmo, para a família, para os seus estudos e a sociedade. O primeiro passo é estabelecer uma relação de confiança, onde esteja aberto a fazer um caminho junto, não é um caminho de cobrança, mas um caminho de acompanhamento, que o estudante confie no projeto da escola e na orientação educacional, e se disponha a dar passos. Que ele tenha paciência, clareza, vontade e faça uso dos instrumentos que são preparados para ele. Olhar individualizado para o estudante No Colégio Planck cada estudante é único e possui um acompanhamento personalizado para as várias fases de seu aprendizado. Assim, a Orientação Educacional, atuando junto com os outros papéis do colégio e a própria família do estudante, tem condições de conhecê-los de perto e respeitando a sua trajetória, possibilita caminhos que os levem a resolução de problemas, para que se mantenham firmes em seus objetivos e tenham melhor desempenho. No Planck, o orientador educacional olha aquilo que o estudante tem de melhor e tenta ajudá-lo a reconhecer essas forças, acadêmica e socioemocional: “Nós ajudamos a praticar isso na organização dos estudos, na convivência e na mediação de conflitos. O orientador também ajuda o estudante a se olhar como ser único nesse universo coletivo, dando respostas que o ajudem a crescer”, diz a orientadora Jucielli Silva. Orientação Educacional no Ensino Fundamental No Ensino Fundamental, a maneira de acompanhar o estudante acontece mediante a um diálogo ético, franco e cuidadoso. Um dos instrumentos facilitadores são as aulas de socioemocional. O olhar individualizado é potencializado com elos de confiança entre o Colégio e o estudante. Neste processo, a Orientação Educacional trilha caminhos de crescimento junto a cada um deles, para que não crie máscaras ou barreiras. É, de fato, uma parceria genuína para o crescimento. Orientação Educacional no Ensino Médio A aproximação da orientação educacional com o estudante promove esse olhar individualizado também no Ensino Médio: “O primeiro passo é estreitar essa relação, criar vínculos, conhecer um pouco mais sobre a sua realidade, as suas expectativas, as suas potencialidades para, então, ajudar na promoção do seu amadurecimento como estudante e como pessoa. É nessa fase da vida escolar que o estudante começa a aprofundar seus conhecimentos em cada uma das disciplinas, passa a dedicar mais tempo ao estudo, amplia seu repertório cultural, começa a pensar na escolha profissional. São esses três anos na vida do estudante que, se bem direcionados, podem resultar em grandes oportunidades. É neste ponto que o trabalho do orientador se destaca.”, diz a orientadora Sandra. Oferecer um espaço que dialogue com a realidade atual, que se adapte às necessidades dos estudantes e os prepare para a transição para a vida adulta, viver em sociedade e enfrentar os desafios de um mercado do trabalho e, ainda assim, ser um ambiente prazeroso de convívio e aprendizado é o nosso grande desejo enquanto Escola. Na terceira série do Ensino Médio, o foco do orientador é no sentido de desenvolver mais autonomia para os estudantes, que estão a um passo de estarem sozinhos em suas novas jornadas. “No ano seguinte muitos deles vão estar em faculdades, muitos vão estar morando em outras cidades, então precisamos que esse estudante comece a desenvolver o seu caminhar, ele precisa começar a tomar as próprias decisões, ele precisa nos procurar para resolver os seus problemas e buscar as informações”, diz a orientadora Márcia. Por meio do diálogo franco e honesto levamos também o estudante a refletir sobre sua conduta e suas escolhas, orientando a fazer a gestão consciente da consequência. Aulas de Habilidades Socioemocionais As aulas de Habilidades Socioemocionais contribuem para o acompanhamento semanal dos estudantes. No formato de ensino híbrido, os momentos de encontro com eles em aula, tanto presencial quanto remoto, é uma oportunidade de acompanhar três importantes pilares do Colégio: emoção, energia e intelecto. Esses eixos são elaborados e desenvolvidos no Projeto Planck de Mentorias. Pilar Emoção: Projeto de vida Capacidade de acessar sonhos, talentos, carreiras e assim construir perspectivas que significam as aprendizagens no espaço escolar. Pilar Energia: Protagonismo e Liderança Avaliar quais são as vontades, o entusiasmo e o protagonismo que o estudante reconhece em si. Transformando a convivência como um líder positivo, seja na escola, na família ou sociedade. Pilar Intelecto: Desenvolvimento Acadêmico Elaborar planos de estudos que facilitem uma rotina organizada e significativa, considerando a maneira de ser de cada estudante. Tornando o momento de estudo mais qualitativo e traçando metas de aprendizagens a serem alcançadas, validando características e elementos de outras áreas que podem evoluir. Nestes três pilares estão permeados as competências desenvolvidas em nossa Matriz Socioemocional que foca em autogestão, resiliência emocional, abertura ao novo e amabilidade e engajamento. As Habilidades Socioemocionais são vivenciadas no cotidiano dos projetos e aulas, trazendo para o estudante sempre a oportunidade de aprimorar seus talentos e dons e evoluir em suas fragilidades. Metas de Desempenho: plano de estudo junto com o estudante A Orientação Educacional do Colégio Planck proporciona aos estudantes de maneira coletiva e individual a elaboração de um plano de estudos que tenha foco constante em metas de desempenho, ou seja, potencialize áreas de maior engajamento e busque equilibrar com as áreas de maior dificuldade. É necessário neste processo visualizar onde está o potencial do estudante e trabalhar a partir disso. “Uma escola que avalia o estudante pelas suas fragilidades não o impulsiona para evoluir. Mas se pegar as potencialidades e tentar equilibrar com as dificuldades, o resultado é melhor”, diz Jucielli. Assim, junto ao estudante, se obtém uma rotina organizada, promovendo o entusiasmo para a execução com os instrumentos que o Colégio dispõe para ele, com acompanhamento e suporte da família, especialmente no Ensino Fundamental Anos Finais. No Ensino Médio, orientamos o estudante a montar uma rotina de estudos eficiente que promova o desenvolvimento da concentração, autonomia, autogestão, autoconfiança e significado para o seu aprendizado, buscando o equilíbrio entre o dever e o lazer, reservando um tempo específico para o envolvimento em atividades que promovam o descanso. Especialmente, na terceira série do Ensino Médio, o estudante deve conciliar o seu plano de estudos com as atividades do ano letivo com as horas de estudos para os exames vestibulares. Nosso jeito de acompanhar! A Orientação Educacional no Colégio Planck tem um jeito todo especial de acontecer. Mediante a escuta atenta, respeitosa, franca e acolhedora busca no acompanhamento diário direcionar cada estudante em direção da melhor versão de si, sempre protegendo os sonhos de cada um deles. Ajudando cada um a extrair o que melhor têm no acadêmico, social e emocional. Juntos estudantes, família e escola, vivem este percurso de crescimento tornando a jornada desafiadora, mas sobretudo, prazerosa. Onde cada conquista, cada brilho no olhar, cada evolução tem o gosto de pequenos passos que se tornam grandes transformações.

Orientação Educacional no Ensino Médio

A aproximação da orientação educacional com o estudante promove esse olhar individualizado também no Ensino Médio: “O primeiro passo  é estreitar essa relação, criar vínculos, conhecer um pouco mais sobre a sua realidade, as suas expectativas, as suas potencialidades para, então, ajudar na promoção do seu amadurecimento como estudante e como pessoa. É nessa fase da vida escolar que o estudante começa a aprofundar seus conhecimentos em cada uma das disciplinas, passa a dedicar mais tempo ao estudo, amplia seu repertório cultural, começa a pensar na escolha profissional. São esses três anos na vida do estudante que, se bem direcionados, podem resultar em grandes oportunidades.  É neste ponto que o trabalho do orientador se destaca.”, diz a orientadora Sandra. 

Oferecer um espaço que dialogue com a realidade atual, que se adapte às necessidades dos estudantes e os prepare para a transição para a vida adulta, viver em sociedade e enfrentar os desafios de um mercado do trabalho e, ainda assim, ser um ambiente prazeroso de convívio e aprendizado é o nosso grande desejo enquanto Escola.

Na terceira série do Ensino Médio, o foco do orientador é no sentido de desenvolver mais autonomia para os estudantes, que estão a um passo de estarem sozinhos em suas novas jornadas. “No ano seguinte muitos deles vão estar em faculdades, muitos vão estar morando em outras cidades, então precisamos que esse estudante comece a desenvolver o seu caminhar, ele precisa começar a tomar as próprias decisões, ele precisa nos procurar para resolver os seus problemas e buscar as informações”, diz a orientadora Márcia.

Por meio do  diálogo franco e honesto levamos também o estudante a refletir sobre sua conduta e suas escolhas, orientando a fazer a gestão consciente da consequência. 

A Orientação Educacional tem o papel fundamental de proporcionar aconselhamento e acompanhamento do desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. É um papel no qual cria-se uma relação de confiança e apoio para que os estudantes desenvolvam o seu melhor. Entenda como funciona a atuação desses profissionais no Colégio Planck. Quais são os objetivos da Orientação Educacional? Compreendemos que para acompanhar o desenvolvimento de nossos estudantes, é importante mapear e direcionar as necessidades individuais, potencialidades e fragilidades de cada um e até os fatores socioambientais estão atribuídos a esta função. No Planck, a atuação da Orientação Educacional tem como foco o acolhimento de cada estudante no ambiente escolar. Segundos as orientadoras educacionais do Ensino Médio, Sandra Rapaci e Márcia Alvarenga, o primeiro objetivo da Orientação Educacional é fazer com que eles se integrem, participem, desenvolvam o sentimento de pertencer ao grupo e à instituição e consigam se reconhecer na cultura do Colégio, além do apoio pedagógico e emocional para que se desenvolvam. Um outro grande objetivo da Orientação Educacional é o acompanhamento individualizado para a promoção do desenvolvimento acadêmico, humano e emocional. Segundo a orientadora dos 6º e 7º anos, Daniela Rocha: “A orientação pode ajudá-los a significar este caminho, de maneira saudável e assertiva”. O acompanhamento socioemocional parte das vivências que dependem das habilidades que os estudantes trazem do próprio ciclo de convivência. Potencializar o que ele tem de melhor e ressignificar aquelas fragilidades apresentadas é um caminho de crescimento. Desafios da Orientação Educacional Um dos grandes desafios é conhecer cada estudante em seu projeto de vida, pois eles trazem suas expectativas individuais e familiares que precisam concordar com a realidade de desenvolvimento em que estão inseridos. Ser responsável pelo acompanhamento do estudante é oportunizar instrumentos que se entrelaçam, se casam e que vão ao encontro do objetivo de se tornar uma pessoa melhor, para ele mesmo, para a família, para os seus estudos e a sociedade. O primeiro passo é estabelecer uma relação de confiança, onde esteja aberto a fazer um caminho junto, não é um caminho de cobrança, mas um caminho de acompanhamento, que o estudante confie no projeto da escola e na orientação educacional, e se disponha a dar passos. Que ele tenha paciência, clareza, vontade e faça uso dos instrumentos que são preparados para ele. Olhar individualizado para o estudante No Colégio Planck cada estudante é único e possui um acompanhamento personalizado para as várias fases de seu aprendizado. Assim, a Orientação Educacional, atuando junto com os outros papéis do colégio e a própria família do estudante, tem condições de conhecê-los de perto e respeitando a sua trajetória, possibilita caminhos que os levem a resolução de problemas, para que se mantenham firmes em seus objetivos e tenham melhor desempenho. No Planck, o orientador educacional olha aquilo que o estudante tem de melhor e tenta ajudá-lo a reconhecer essas forças, acadêmica e socioemocional: “Nós ajudamos a praticar isso na organização dos estudos, na convivência e na mediação de conflitos. O orientador também ajuda o estudante a se olhar como ser único nesse universo coletivo, dando respostas que o ajudem a crescer”, diz a orientadora Jucielli Silva. Orientação Educacional no Ensino Fundamental No Ensino Fundamental, a maneira de acompanhar o estudante acontece mediante a um diálogo ético, franco e cuidadoso. Um dos instrumentos facilitadores são as aulas de socioemocional. O olhar individualizado é potencializado com elos de confiança entre o Colégio e o estudante. Neste processo, a Orientação Educacional trilha caminhos de crescimento junto a cada um deles, para que não crie máscaras ou barreiras. É, de fato, uma parceria genuína para o crescimento. Orientação Educacional no Ensino Médio A aproximação da orientação educacional com o estudante promove esse olhar individualizado também no Ensino Médio: “O primeiro passo é estreitar essa relação, criar vínculos, conhecer um pouco mais sobre a sua realidade, as suas expectativas, as suas potencialidades para, então, ajudar na promoção do seu amadurecimento como estudante e como pessoa. É nessa fase da vida escolar que o estudante começa a aprofundar seus conhecimentos em cada uma das disciplinas, passa a dedicar mais tempo ao estudo, amplia seu repertório cultural, começa a pensar na escolha profissional. São esses três anos na vida do estudante que, se bem direcionados, podem resultar em grandes oportunidades. É neste ponto que o trabalho do orientador se destaca.”, diz a orientadora Sandra. Oferecer um espaço que dialogue com a realidade atual, que se adapte às necessidades dos estudantes e os prepare para a transição para a vida adulta, viver em sociedade e enfrentar os desafios de um mercado do trabalho e, ainda assim, ser um ambiente prazeroso de convívio e aprendizado é o nosso grande desejo enquanto Escola. Na terceira série do Ensino Médio, o foco do orientador é no sentido de desenvolver mais autonomia para os estudantes, que estão a um passo de estarem sozinhos em suas novas jornadas. “No ano seguinte muitos deles vão estar em faculdades, muitos vão estar morando em outras cidades, então precisamos que esse estudante comece a desenvolver o seu caminhar, ele precisa começar a tomar as próprias decisões, ele precisa nos procurar para resolver os seus problemas e buscar as informações”, diz a orientadora Márcia. Por meio do diálogo franco e honesto levamos também o estudante a refletir sobre sua conduta e suas escolhas, orientando a fazer a gestão consciente da consequência. Aulas de Habilidades Socioemocionais As aulas de Habilidades Socioemocionais contribuem para o acompanhamento semanal dos estudantes. No formato de ensino híbrido, os momentos de encontro com eles em aula, tanto presencial quanto remoto, é uma oportunidade de acompanhar três importantes pilares do Colégio: emoção, energia e intelecto. Esses eixos são elaborados e desenvolvidos no Projeto Planck de Mentorias. Pilar Emoção: Projeto de vida Capacidade de acessar sonhos, talentos, carreiras e assim construir perspectivas que significam as aprendizagens no espaço escolar. Pilar Energia: Protagonismo e Liderança Avaliar quais são as vontades, o entusiasmo e o protagonismo que o estudante reconhece em si. Transformando a convivência como um líder positivo, seja na escola, na família ou sociedade. Pilar Intelecto: Desenvolvimento Acadêmico Elaborar planos de estudos que facilitem uma rotina organizada e significativa, considerando a maneira de ser de cada estudante. Tornando o momento de estudo mais qualitativo e traçando metas de aprendizagens a serem alcançadas, validando características e elementos de outras áreas que podem evoluir. Nestes três pilares estão permeados as competências desenvolvidas em nossa Matriz Socioemocional que foca em autogestão, resiliência emocional, abertura ao novo e amabilidade e engajamento. As Habilidades Socioemocionais são vivenciadas no cotidiano dos projetos e aulas, trazendo para o estudante sempre a oportunidade de aprimorar seus talentos e dons e evoluir em suas fragilidades. Metas de Desempenho: plano de estudo junto com o estudante A Orientação Educacional do Colégio Planck proporciona aos estudantes de maneira coletiva e individual a elaboração de um plano de estudos que tenha foco constante em metas de desempenho, ou seja, potencialize áreas de maior engajamento e busque equilibrar com as áreas de maior dificuldade. É necessário neste processo visualizar onde está o potencial do estudante e trabalhar a partir disso. “Uma escola que avalia o estudante pelas suas fragilidades não o impulsiona para evoluir. Mas se pegar as potencialidades e tentar equilibrar com as dificuldades, o resultado é melhor”, diz Jucielli. Assim, junto ao estudante, se obtém uma rotina organizada, promovendo o entusiasmo para a execução com os instrumentos que o Colégio dispõe para ele, com acompanhamento e suporte da família, especialmente no Ensino Fundamental Anos Finais. No Ensino Médio, orientamos o estudante a montar uma rotina de estudos eficiente que promova o desenvolvimento da concentração, autonomia, autogestão, autoconfiança e significado para o seu aprendizado, buscando o equilíbrio entre o dever e o lazer, reservando um tempo específico para o envolvimento em atividades que promovam o descanso. Especialmente, na terceira série do Ensino Médio, o estudante deve conciliar o seu plano de estudos com as atividades do ano letivo com as horas de estudos para os exames vestibulares. Nosso jeito de acompanhar! A Orientação Educacional no Colégio Planck tem um jeito todo especial de acontecer. Mediante a escuta atenta, respeitosa, franca e acolhedora busca no acompanhamento diário direcionar cada estudante em direção da melhor versão de si, sempre protegendo os sonhos de cada um deles. Ajudando cada um a extrair o que melhor têm no acadêmico, social e emocional. Juntos estudantes, família e escola, vivem este percurso de crescimento tornando a jornada desafiadora, mas sobretudo, prazerosa. Onde cada conquista, cada brilho no olhar, cada evolução tem o gosto de pequenos passos que se tornam grandes transformações.

Aulas de Habilidades Socioemocionais 

As aulas de Habilidades Socioemocionais contribuem para o acompanhamento semanal dos estudantes. No formato de ensino híbrido, os momentos de encontro com eles em aula, tanto presencial quanto remoto, é uma oportunidade de acompanhar três importantes pilares do Colégio: emoção, energia e intelecto. Esses eixos são elaborados e desenvolvidos no Projeto Planck de Mentorias. 

A Orientação Educacional tem o papel fundamental de proporcionar aconselhamento e acompanhamento do desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. É um papel no qual cria-se uma relação de confiança e apoio para que os estudantes desenvolvam o seu melhor. Entenda como funciona a atuação desses profissionais no Colégio Planck. Quais são os objetivos da Orientação Educacional? Compreendemos que para acompanhar o desenvolvimento de nossos estudantes, é importante mapear e direcionar as necessidades individuais, potencialidades e fragilidades de cada um e até os fatores socioambientais estão atribuídos a esta função. No Planck, a atuação da Orientação Educacional tem como foco o acolhimento de cada estudante no ambiente escolar. Segundos as orientadoras educacionais do Ensino Médio, Sandra Rapaci e Márcia Alvarenga, o primeiro objetivo da Orientação Educacional é fazer com que eles se integrem, participem, desenvolvam o sentimento de pertencer ao grupo e à instituição e consigam se reconhecer na cultura do Colégio, além do apoio pedagógico e emocional para que se desenvolvam. Um outro grande objetivo da Orientação Educacional é o acompanhamento individualizado para a promoção do desenvolvimento acadêmico, humano e emocional. Segundo a orientadora dos 6º e 7º anos, Daniela Rocha: “A orientação pode ajudá-los a significar este caminho, de maneira saudável e assertiva”. O acompanhamento socioemocional parte das vivências que dependem das habilidades que os estudantes trazem do próprio ciclo de convivência. Potencializar o que ele tem de melhor e ressignificar aquelas fragilidades apresentadas é um caminho de crescimento. Desafios da Orientação Educacional Um dos grandes desafios é conhecer cada estudante em seu projeto de vida, pois eles trazem suas expectativas individuais e familiares que precisam concordar com a realidade de desenvolvimento em que estão inseridos. Ser responsável pelo acompanhamento do estudante é oportunizar instrumentos que se entrelaçam, se casam e que vão ao encontro do objetivo de se tornar uma pessoa melhor, para ele mesmo, para a família, para os seus estudos e a sociedade. O primeiro passo é estabelecer uma relação de confiança, onde esteja aberto a fazer um caminho junto, não é um caminho de cobrança, mas um caminho de acompanhamento, que o estudante confie no projeto da escola e na orientação educacional, e se disponha a dar passos. Que ele tenha paciência, clareza, vontade e faça uso dos instrumentos que são preparados para ele. Olhar individualizado para o estudante No Colégio Planck cada estudante é único e possui um acompanhamento personalizado para as várias fases de seu aprendizado. Assim, a Orientação Educacional, atuando junto com os outros papéis do colégio e a própria família do estudante, tem condições de conhecê-los de perto e respeitando a sua trajetória, possibilita caminhos que os levem a resolução de problemas, para que se mantenham firmes em seus objetivos e tenham melhor desempenho. No Planck, o orientador educacional olha aquilo que o estudante tem de melhor e tenta ajudá-lo a reconhecer essas forças, acadêmica e socioemocional: “Nós ajudamos a praticar isso na organização dos estudos, na convivência e na mediação de conflitos. O orientador também ajuda o estudante a se olhar como ser único nesse universo coletivo, dando respostas que o ajudem a crescer”, diz a orientadora Jucielli Silva. Orientação Educacional no Ensino Fundamental No Ensino Fundamental, a maneira de acompanhar o estudante acontece mediante a um diálogo ético, franco e cuidadoso. Um dos instrumentos facilitadores são as aulas de socioemocional. O olhar individualizado é potencializado com elos de confiança entre o Colégio e o estudante. Neste processo, a Orientação Educacional trilha caminhos de crescimento junto a cada um deles, para que não crie máscaras ou barreiras. É, de fato, uma parceria genuína para o crescimento. Orientação Educacional no Ensino Médio A aproximação da orientação educacional com o estudante promove esse olhar individualizado também no Ensino Médio: “O primeiro passo é estreitar essa relação, criar vínculos, conhecer um pouco mais sobre a sua realidade, as suas expectativas, as suas potencialidades para, então, ajudar na promoção do seu amadurecimento como estudante e como pessoa. É nessa fase da vida escolar que o estudante começa a aprofundar seus conhecimentos em cada uma das disciplinas, passa a dedicar mais tempo ao estudo, amplia seu repertório cultural, começa a pensar na escolha profissional. São esses três anos na vida do estudante que, se bem direcionados, podem resultar em grandes oportunidades. É neste ponto que o trabalho do orientador se destaca.”, diz a orientadora Sandra. Oferecer um espaço que dialogue com a realidade atual, que se adapte às necessidades dos estudantes e os prepare para a transição para a vida adulta, viver em sociedade e enfrentar os desafios de um mercado do trabalho e, ainda assim, ser um ambiente prazeroso de convívio e aprendizado é o nosso grande desejo enquanto Escola. Na terceira série do Ensino Médio, o foco do orientador é no sentido de desenvolver mais autonomia para os estudantes, que estão a um passo de estarem sozinhos em suas novas jornadas. “No ano seguinte muitos deles vão estar em faculdades, muitos vão estar morando em outras cidades, então precisamos que esse estudante comece a desenvolver o seu caminhar, ele precisa começar a tomar as próprias decisões, ele precisa nos procurar para resolver os seus problemas e buscar as informações”, diz a orientadora Márcia. Por meio do diálogo franco e honesto levamos também o estudante a refletir sobre sua conduta e suas escolhas, orientando a fazer a gestão consciente da consequência. Aulas de Habilidades Socioemocionais As aulas de Habilidades Socioemocionais contribuem para o acompanhamento semanal dos estudantes. No formato de ensino híbrido, os momentos de encontro com eles em aula, tanto presencial quanto remoto, é uma oportunidade de acompanhar três importantes pilares do Colégio: emoção, energia e intelecto. Esses eixos são elaborados e desenvolvidos no Projeto Planck de Mentorias. Pilar Emoção: Projeto de vida Capacidade de acessar sonhos, talentos, carreiras e assim construir perspectivas que significam as aprendizagens no espaço escolar. Pilar Energia: Protagonismo e Liderança Avaliar quais são as vontades, o entusiasmo e o protagonismo que o estudante reconhece em si. Transformando a convivência como um líder positivo, seja na escola, na família ou sociedade. Pilar Intelecto: Desenvolvimento Acadêmico Elaborar planos de estudos que facilitem uma rotina organizada e significativa, considerando a maneira de ser de cada estudante. Tornando o momento de estudo mais qualitativo e traçando metas de aprendizagens a serem alcançadas, validando características e elementos de outras áreas que podem evoluir. Nestes três pilares estão permeados as competências desenvolvidas em nossa Matriz Socioemocional que foca em autogestão, resiliência emocional, abertura ao novo e amabilidade e engajamento. As Habilidades Socioemocionais são vivenciadas no cotidiano dos projetos e aulas, trazendo para o estudante sempre a oportunidade de aprimorar seus talentos e dons e evoluir em suas fragilidades. Metas de Desempenho: plano de estudo junto com o estudante A Orientação Educacional do Colégio Planck proporciona aos estudantes de maneira coletiva e individual a elaboração de um plano de estudos que tenha foco constante em metas de desempenho, ou seja, potencialize áreas de maior engajamento e busque equilibrar com as áreas de maior dificuldade. É necessário neste processo visualizar onde está o potencial do estudante e trabalhar a partir disso. “Uma escola que avalia o estudante pelas suas fragilidades não o impulsiona para evoluir. Mas se pegar as potencialidades e tentar equilibrar com as dificuldades, o resultado é melhor”, diz Jucielli. Assim, junto ao estudante, se obtém uma rotina organizada, promovendo o entusiasmo para a execução com os instrumentos que o Colégio dispõe para ele, com acompanhamento e suporte da família, especialmente no Ensino Fundamental Anos Finais. No Ensino Médio, orientamos o estudante a montar uma rotina de estudos eficiente que promova o desenvolvimento da concentração, autonomia, autogestão, autoconfiança e significado para o seu aprendizado, buscando o equilíbrio entre o dever e o lazer, reservando um tempo específico para o envolvimento em atividades que promovam o descanso. Especialmente, na terceira série do Ensino Médio, o estudante deve conciliar o seu plano de estudos com as atividades do ano letivo com as horas de estudos para os exames vestibulares. Nosso jeito de acompanhar! A Orientação Educacional no Colégio Planck tem um jeito todo especial de acontecer. Mediante a escuta atenta, respeitosa, franca e acolhedora busca no acompanhamento diário direcionar cada estudante em direção da melhor versão de si, sempre protegendo os sonhos de cada um deles. Ajudando cada um a extrair o que melhor têm no acadêmico, social e emocional. Juntos estudantes, família e escola, vivem este percurso de crescimento tornando a jornada desafiadora, mas sobretudo, prazerosa. Onde cada conquista, cada brilho no olhar, cada evolução tem o gosto de pequenos passos que se tornam grandes transformações.

 

Pilar Emoção: Projeto de vida

Capacidade de acessar sonhos, talentos, carreiras e assim construir  perspectivas que significam as aprendizagens no espaço escolar.

Pilar Energia: Protagonismo e Liderança

Avaliar quais são as vontades, o entusiasmo e o protagonismo que o estudante reconhece em si. Transformando a convivência como um líder positivo, seja na escola, na família ou sociedade.

Pilar Intelecto: Desenvolvimento Acadêmico

Elaborar planos de estudos que facilitem uma rotina organizada e significativa, considerando a maneira de ser de cada estudante. Tornando o momento de estudo mais qualitativo e traçando metas de aprendizagens a serem alcançadas, validando características e elementos de outras áreas que podem evoluir. 

Nestes três pilares estão permeados as competências desenvolvidas em nossa Matriz Socioemocional que foca em autogestão, resiliência emocional,  abertura ao novo e amabilidade e engajamento. As Habilidades Socioemocionais são vivenciadas no cotidiano dos projetos e aulas, trazendo para o estudante sempre a oportunidade de aprimorar seus talentos e dons e evoluir em suas fragilidades. 

Metas de Desempenho: plano de estudo junto com o estudante

A Orientação Educacional tem o papel fundamental de proporcionar aconselhamento e acompanhamento do desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. É um papel no qual cria-se uma relação de confiança e apoio para que os estudantes desenvolvam o seu melhor. Entenda como funciona a atuação desses profissionais no Colégio Planck. Quais são os objetivos da Orientação Educacional? Compreendemos que para acompanhar o desenvolvimento de nossos estudantes, é importante mapear e direcionar as necessidades individuais, potencialidades e fragilidades de cada um e até os fatores socioambientais estão atribuídos a esta função. No Planck, a atuação da Orientação Educacional tem como foco o acolhimento de cada estudante no ambiente escolar. Segundos as orientadoras educacionais do Ensino Médio, Sandra Rapaci e Márcia Alvarenga, o primeiro objetivo da Orientação Educacional é fazer com que eles se integrem, participem, desenvolvam o sentimento de pertencer ao grupo e à instituição e consigam se reconhecer na cultura do Colégio, além do apoio pedagógico e emocional para que se desenvolvam. Um outro grande objetivo da Orientação Educacional é o acompanhamento individualizado para a promoção do desenvolvimento acadêmico, humano e emocional. Segundo a orientadora dos 6º e 7º anos, Daniela Rocha: “A orientação pode ajudá-los a significar este caminho, de maneira saudável e assertiva”. O acompanhamento socioemocional parte das vivências que dependem das habilidades que os estudantes trazem do próprio ciclo de convivência. Potencializar o que ele tem de melhor e ressignificar aquelas fragilidades apresentadas é um caminho de crescimento. Desafios da Orientação Educacional Um dos grandes desafios é conhecer cada estudante em seu projeto de vida, pois eles trazem suas expectativas individuais e familiares que precisam concordar com a realidade de desenvolvimento em que estão inseridos. Ser responsável pelo acompanhamento do estudante é oportunizar instrumentos que se entrelaçam, se casam e que vão ao encontro do objetivo de se tornar uma pessoa melhor, para ele mesmo, para a família, para os seus estudos e a sociedade. O primeiro passo é estabelecer uma relação de confiança, onde esteja aberto a fazer um caminho junto, não é um caminho de cobrança, mas um caminho de acompanhamento, que o estudante confie no projeto da escola e na orientação educacional, e se disponha a dar passos. Que ele tenha paciência, clareza, vontade e faça uso dos instrumentos que são preparados para ele. Olhar individualizado para o estudante No Colégio Planck cada estudante é único e possui um acompanhamento personalizado para as várias fases de seu aprendizado. Assim, a Orientação Educacional, atuando junto com os outros papéis do colégio e a própria família do estudante, tem condições de conhecê-los de perto e respeitando a sua trajetória, possibilita caminhos que os levem a resolução de problemas, para que se mantenham firmes em seus objetivos e tenham melhor desempenho. No Planck, o orientador educacional olha aquilo que o estudante tem de melhor e tenta ajudá-lo a reconhecer essas forças, acadêmica e socioemocional: “Nós ajudamos a praticar isso na organização dos estudos, na convivência e na mediação de conflitos. O orientador também ajuda o estudante a se olhar como ser único nesse universo coletivo, dando respostas que o ajudem a crescer”, diz a orientadora Jucielli Silva. Orientação Educacional no Ensino Fundamental No Ensino Fundamental, a maneira de acompanhar o estudante acontece mediante a um diálogo ético, franco e cuidadoso. Um dos instrumentos facilitadores são as aulas de socioemocional. O olhar individualizado é potencializado com elos de confiança entre o Colégio e o estudante. Neste processo, a Orientação Educacional trilha caminhos de crescimento junto a cada um deles, para que não crie máscaras ou barreiras. É, de fato, uma parceria genuína para o crescimento. Orientação Educacional no Ensino Médio A aproximação da orientação educacional com o estudante promove esse olhar individualizado também no Ensino Médio: “O primeiro passo é estreitar essa relação, criar vínculos, conhecer um pouco mais sobre a sua realidade, as suas expectativas, as suas potencialidades para, então, ajudar na promoção do seu amadurecimento como estudante e como pessoa. É nessa fase da vida escolar que o estudante começa a aprofundar seus conhecimentos em cada uma das disciplinas, passa a dedicar mais tempo ao estudo, amplia seu repertório cultural, começa a pensar na escolha profissional. São esses três anos na vida do estudante que, se bem direcionados, podem resultar em grandes oportunidades. É neste ponto que o trabalho do orientador se destaca.”, diz a orientadora Sandra. Oferecer um espaço que dialogue com a realidade atual, que se adapte às necessidades dos estudantes e os prepare para a transição para a vida adulta, viver em sociedade e enfrentar os desafios de um mercado do trabalho e, ainda assim, ser um ambiente prazeroso de convívio e aprendizado é o nosso grande desejo enquanto Escola. Na terceira série do Ensino Médio, o foco do orientador é no sentido de desenvolver mais autonomia para os estudantes, que estão a um passo de estarem sozinhos em suas novas jornadas. “No ano seguinte muitos deles vão estar em faculdades, muitos vão estar morando em outras cidades, então precisamos que esse estudante comece a desenvolver o seu caminhar, ele precisa começar a tomar as próprias decisões, ele precisa nos procurar para resolver os seus problemas e buscar as informações”, diz a orientadora Márcia. Por meio do diálogo franco e honesto levamos também o estudante a refletir sobre sua conduta e suas escolhas, orientando a fazer a gestão consciente da consequência. Aulas de Habilidades Socioemocionais As aulas de Habilidades Socioemocionais contribuem para o acompanhamento semanal dos estudantes. No formato de ensino híbrido, os momentos de encontro com eles em aula, tanto presencial quanto remoto, é uma oportunidade de acompanhar três importantes pilares do Colégio: emoção, energia e intelecto. Esses eixos são elaborados e desenvolvidos no Projeto Planck de Mentorias. Pilar Emoção: Projeto de vida Capacidade de acessar sonhos, talentos, carreiras e assim construir perspectivas que significam as aprendizagens no espaço escolar. Pilar Energia: Protagonismo e Liderança Avaliar quais são as vontades, o entusiasmo e o protagonismo que o estudante reconhece em si. Transformando a convivência como um líder positivo, seja na escola, na família ou sociedade. Pilar Intelecto: Desenvolvimento Acadêmico Elaborar planos de estudos que facilitem uma rotina organizada e significativa, considerando a maneira de ser de cada estudante. Tornando o momento de estudo mais qualitativo e traçando metas de aprendizagens a serem alcançadas, validando características e elementos de outras áreas que podem evoluir. Nestes três pilares estão permeados as competências desenvolvidas em nossa Matriz Socioemocional que foca em autogestão, resiliência emocional, abertura ao novo e amabilidade e engajamento. As Habilidades Socioemocionais são vivenciadas no cotidiano dos projetos e aulas, trazendo para o estudante sempre a oportunidade de aprimorar seus talentos e dons e evoluir em suas fragilidades. Metas de Desempenho: plano de estudo junto com o estudante A Orientação Educacional do Colégio Planck proporciona aos estudantes de maneira coletiva e individual a elaboração de um plano de estudos que tenha foco constante em metas de desempenho, ou seja, potencialize áreas de maior engajamento e busque equilibrar com as áreas de maior dificuldade. É necessário neste processo visualizar onde está o potencial do estudante e trabalhar a partir disso. “Uma escola que avalia o estudante pelas suas fragilidades não o impulsiona para evoluir. Mas se pegar as potencialidades e tentar equilibrar com as dificuldades, o resultado é melhor”, diz Jucielli. Assim, junto ao estudante, se obtém uma rotina organizada, promovendo o entusiasmo para a execução com os instrumentos que o Colégio dispõe para ele, com acompanhamento e suporte da família, especialmente no Ensino Fundamental Anos Finais. No Ensino Médio, orientamos o estudante a montar uma rotina de estudos eficiente que promova o desenvolvimento da concentração, autonomia, autogestão, autoconfiança e significado para o seu aprendizado, buscando o equilíbrio entre o dever e o lazer, reservando um tempo específico para o envolvimento em atividades que promovam o descanso. Especialmente, na terceira série do Ensino Médio, o estudante deve conciliar o seu plano de estudos com as atividades do ano letivo com as horas de estudos para os exames vestibulares. Nosso jeito de acompanhar! A Orientação Educacional no Colégio Planck tem um jeito todo especial de acontecer. Mediante a escuta atenta, respeitosa, franca e acolhedora busca no acompanhamento diário direcionar cada estudante em direção da melhor versão de si, sempre protegendo os sonhos de cada um deles. Ajudando cada um a extrair o que melhor têm no acadêmico, social e emocional. Juntos estudantes, família e escola, vivem este percurso de crescimento tornando a jornada desafiadora, mas sobretudo, prazerosa. Onde cada conquista, cada brilho no olhar, cada evolução tem o gosto de pequenos passos que se tornam grandes transformações.

A Orientação Educacional do Colégio Planck proporciona aos estudantes de maneira coletiva e individual a elaboração de um plano de estudos que tenha foco constante em metas de desempenho, ou seja, potencialize áreas de maior engajamento e busque equilibrar com as áreas de maior dificuldade. 

É necessário neste processo visualizar onde está o potencial do estudante e trabalhar a partir disso. “Uma escola que avalia o estudante pelas suas fragilidades não o impulsiona para evoluir. Mas se pegar as potencialidades e tentar equilibrar com as dificuldades, o resultado é melhor”, diz Jucielli.

Assim, junto ao estudante, se obtém uma rotina organizada, promovendo o entusiasmo para a execução com os instrumentos que o Colégio dispõe para ele, com acompanhamento e suporte da família, especialmente no Ensino Fundamental Anos Finais. 

No Ensino Médio, orientamos o estudante a montar uma rotina de estudos eficiente que promova o desenvolvimento da concentração, autonomia, autogestão, autoconfiança e significado para o seu aprendizado, buscando o equilíbrio entre o dever e o lazer, reservando um tempo específico para o envolvimento em atividades que promovam o descanso. 

Especialmente, na terceira série do Ensino Médio, o estudante deve conciliar o seu plano de estudos com as atividades do ano letivo com as horas de estudos para os exames vestibulares.

ebook a evolução dos processos avaliativos

Nosso jeito de acompanhar! 

A Orientação Educacional no Colégio Planck tem um jeito todo especial de acontecer. Mediante a escuta atenta, respeitosa, franca e acolhedora busca no acompanhamento diário direcionar cada estudante em direção da melhor versão de si, sempre protegendo os sonhos de cada um deles. Ajudando cada um a extrair o que melhor têm no acadêmico, social e emocional. 

Juntos estudantes, família e escola, vivem este percurso de crescimento tornando a jornada desafiadora, mas sobretudo, prazerosa. Onde cada conquista, cada brilho no olhar, cada evolução tem o gosto de pequenos passos que se tornam grandes transformações.

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