Nas fases da pré-adolescência e adolescência, momentos marcados por intensas transformações psíquicas e corporais, os jovens vivenciam uma rica gama de sentimentos e emoções, parte inerente da própria vida.
É durante esse período que crianças e adolescentes, muitas vezes, se encontram em um turbilhão de emoções, ainda sem as ferramentas necessárias para entender e lidar com seus conflitos internos.
É fundamental, portanto, que tanto o Colégio quanto os pais estejam atentos a essa realidade. Juntos, devem oferecer apoio, orientação e, mais importante ainda, proporcionar aos jovens as ferramentas adequadas para o desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais.
O Colégio, em colaboração com os pais, desempenha um papel vital nesse processo, criando um ambiente seguro e favorável para que os estudantes aprendam a reconhecer, compreender e gerenciar suas emoções.
Para entender melhor como o Colégio Planck aborda essas questões e apoia seus alunos nesse crucial desenvolvimento emocional e social, continue lendo este post.
Qual a diferença de sentimentos e emoções?
Os sentimentos e emoções, embora estejam interligados, possuem diferenças distintas.
Emoção refere-se a reações corporais breves e passageiras desencadeadas por estímulos específicos, como ansiedade, felicidade ou tristeza, resultantes das experiências diárias.
Em contraste, o sentimento envolve um componente cognitivo mais profundo, representando a capacidade humana de formar laços emocionais como amor, empatia, carinho, amizade e admiração por outros, demandando tempo para se desenvolver.
Durante as fases de crescimento, especialmente na infância e adolescência, crianças e jovens estão imersos em um processo contínuo de aprendizagem. Durante esse período, eles estão descobrindo como sentir emoções e construir sentimentos, que podem ser influenciados por relações saudáveis ou não.
A qualidade da educação proporcionada pelos pais e pela escola desempenha um papel crucial nesse processo. É, portanto, imperativo criar ambientes e fornecer ferramentas que estimulem a formação de sentimentos e emoções saudáveis.
Além disso, é essencial equipar os estudantes com habilidades para reconhecer e lidar com uma variedade de situações emocionais. O objetivo não é evitar frustrações, mas sim promover a resiliência, permitindo que os jovens ajam de maneira consciente e construtiva.
O desenvolvimento das habilidades socioemocionais na infância não busca impedir que os estudantes experimentem emoções desafiadoras. Pelo contrário, os capacita a enfrentar tais emoções com autoconhecimento, encarando-as de maneira saudável.
Como você lida com os sentimentos e com as emoções?
Uma pesquisa recente realizada pelo Cetic.br em colaboração com a Unesco revelou que as crianças brasileiras estão acessando a internet cada vez mais cedo, o que tem impactos negativos na saúde mental durante a adolescência, contribuindo para o aumento dos transtornos de estresse e ansiedade.
Atualmente, os adolescentes estão imersos na era da hipermodernidade, na qual a cultura da perfeição e eficiência é amplificada no mundo digital. Esse cenário leva muitos jovens a buscar experiências para as quais ainda não têm maturidade emocional, influenciados pelas pressões das redes sociais. Como resultado, enfrentam dificuldades para lidar com seus sentimentos e emoções.
Esses desafios, originados pelo acesso fácil à informação, refletem-se no ambiente escolar e frequentemente afetam o desempenho acadêmico dos estudantes. Diante dessa realidade, o Colégio Planck adota abordagens específicas para desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos.
Ao longo de sua jornada escolar, são fornecidas ferramentas que promovem inteligência emocional e maturidade, capacitando-os a identificar e gerenciar seus sentimentos e emoções.
Assista ao Planck Talks sobre Habilidades Socioemocionais:
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Atividades sobre sentimentos e emoções no ensino fundamental
As habilidades socioemocionais é um dos principais pilares do Colégio Planck, que desenvolve essas capacidades nos estudantes em diversos contextos e ocasiões, incluindo disciplinas curriculares, atividades e eventos.
Na aula de Projeto de Vida, é abordado frequentemente sobre a importância do autocuidado e da necessidade de perceber quando uma situação está incomoda, incentivando o estudante a procurar ajuda e a não reprimir seus sentimentos e emoções.
Mas, como o Planck faz para desenvolver essas habilidades no dia a dia?
Olhar atencioso
A equipe pedagógica do Colégio, coordenadores, diretores, professores e orientadores, são altamente capacitados para observar e se atentar aos sentimentos e emoções de crianças e jovens, e atuar de forma mais próxima, de acordo com as necessidades de cada um.
Ouvir atentamente
Ouvir o estudante permite que ele coloque seu ponto de vista e, principalmente, que ele escute a si próprio. Isso favorece a compreensão dos sentimentos e emoções e possibilita uma troca de diálogo genuíno.
Empatia
Se colocar no lugar do estudante é uma forma de ajudá-lo a desenvolver essa capacidade tão importante para o convívio em sociedade, bem como para o sucesso em vários aspectos da vida, seja profissional ou pessoal.
As crianças aprendem com mais facilidade e desenvolvem comportamentos na prática. Deste modo, ao observar determinadas atitudes dos adultos, no caso os professores, equipe pedagógica e colegas, os estudantes também são estimulados a exercer a empatia.
Nomear os sentimentos e emoções
É na infância que as crianças começam a sentir uma série de sentimentos e emoções, entretanto, elas ainda não têm capacidade para compreender o que é, muito menos, para lidar. Por isso, reagem chorando, a famosa birra, ou até mesmo fazendo “má-criações”, como os adultos costumam dizer.
É justamente nesse momento, que os ensinamentos sobre as emoções precisam iniciar. Uma das atividades sobre sentimentos e emoções no Ensino Fundamental no Planck, é ensinar a criança a nomear o que ela está sentindo, para isso, é apresentado a elas os mais variados sentimentos que podem acometê-las.
Dialogar os aspectos que envolvem a saúde mental no colégio e em casa, incentivando as crianças a exprimir o que estão sentindo, contribui para uma vida mais saudável e feliz.
Autoconhecimento
O autoconhecimento é desenvolvido e estimulado nos processos pedagógicos do Colégio Planck.
Esse fator é fundamental para o estudante ter consciência de si, de seus sentimentos e emoções, potencialidades e fragilidades, bem como de sua própria personalidade. Isso permite que ele tome decisões conscientes, racionais e positivas.
Gerir as emoções
Durante a adolescência, o jovem tem que lidar com muitas questões relacionadas às suas mudanças, inclusive, à fase de vestibular.
O número de ansiedade e estresse entre os estudantes dessa faixa etária é grande, por isso, o processo de aprender a gerenciar as emoções é priorizado pelo Planck, desde o fundamental, para que eles cheguem nessa etapa da vida mais resilientes.
Como o Colégio Planck lida com os sentimentos e emoções dos estudantes?
A inteligência emocional e a capacidade de lidar positivamente com os sentimentos e emoções, são habilidades requisitadas em vários âmbitos da vida, inclusive, no mercado de trabalho.
Para formar pessoas de alto desempenho e preparadas para fazer a diferença no mundo, e assim, ter protagonismo e sucesso em suas escolhas, o Colégio Planck exerce um papel importante no desenvolvimento das habilidades socioemocionais, que ajudam os estudantes a lidarem com as emoções de forma inteligente.