O Ensino Fundamental Anos Finais leva o estudante a um novo patamar de conhecimento. Paralelamente, ele precisa lidar com mudanças hormonais e físicas, que também geram muitas novidades. É um momento desafiador — e ao mesmo tempo apaixonante– para os estudantes, pais e professores.
As mudanças trazidas pelo Ensino Fundamental Anos Finais
A primeira mudança que os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º anos) vão vivenciar é na forma de receber os conteúdos das áreas de conhecimentos, que serão apresentados de forma espiralada para evolução do aprendizado a cada série.
A partir de 2018, quando foi homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a estrutura curricular passou a ser organizada em 5 áreas de conhecimento:
- Linguagem (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa);
- Matemática;
- Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química);
- Ciências Humanas (Geografia e História);
- Ensino Religioso.
Nesta fase, os professores vão deixar de ser generalistas e passarão a ser especialistas em cada disciplina. Também assumem um papel de facilitadores do aprendizado, apresentando conceitos mais complexos e inspirando nos estudantes aspectos de criticidade e também de socialização.
Como essa é uma mudança brusca na estrutura curricular, de acordo com a BNCC, será necessário uma retomada e ressignificação das aprendizagens do Ensino Fundamental Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas.
Isso significa que todas as áreas de conhecimento terão espaço de forma mais ampla na vida do estudante. É nessa hora que ele poderá desenvolver suas preferências pelo aprendizado das diversas matérias, seja matemática, literatura, ciência ou história.
Do ponto de vista do aprendizado, é um momento muito importante na sedimentação de conhecimentos que vão fazer parte do dia a dia desse estudante ao longo de toda a sua vida, como a matemática básica, imprescindível para qualquer trabalho no futuro desse aluno, seja ele um lojista, gerente de banco, empresário ou um profissional autônomo.
Só para se ter ideia, 60% do conteúdo de matemática que será solicitado no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) será baseado nos conhecimentos do 7º, 8º e 9º anos, como as operações de regra de 3, proporção, equação ou fatoração.
Leia mais:
➡️- Desenvolvimento das crianças
➡️- Aprendizagem socioemocional
Mudanças físicas e hormonais levam a novos comportamentos
Como o Ensino Fundamental Anos Finais chega em uma fase na qual a maioria dos estudantes estão na faixa de 11 anos, também apresenta outras importantes mudanças do ponto de vista físico. É neste ponto que eles não gostam mais de serem chamados de crianças, mas sim de pré-adolescentes.
Essa tomada de consciência sobre o próprio amadurecimento pode inspirar alguns novos comportamentos já no começo dos Anos Finais, que levam a uma postura mais autônoma, independente e organizada.
Essas mudanças que atingem aspectos referentes às emoções dos alunos também são previstas pela BNCC como abordagens necessárias ao contexto escolar.
Nessa fase, o Planck também já começa a desenvolver as habilidades e competências socioemocionais em seus estudantes, para que eles se sintam protagonistas do seu próprio desenvolvimento.
Então, já são fomentados no estudante habilidades para manter relações sociais positivas, aprender a trabalhar em grupo, ter empatia, controle de emoções, tomada de decisões e determinação para atingir metas.
Além disso, entram em cena práticas que vão estimular criatividade, respeito e cuidado, curiosidade e motivação, responsabilidade, autoconhecimento e colaboração.
Associado aos aspectos cognitivos, para o Planck, já é muito importante estimular a resiliência no estudante nesse momento, para que ele aprenda a lidar com o estresse e a frustração, que farão parte da vida no futuro, desde o Ensino Médio, quando estará mergulhado no estudo para os vestibulares e na decisão da escolha da carreira; até a vida adulta, em seus aspectos profissionais e sociais.
Essa é a hora de ensinar que nem tudo será fácil na vida, que nem sempre uma questão será resolvida na primeira tentativa, mas será preciso persistir para ter sucesso.
Como enriquecer esse conhecimento dos Anos Finais?
Como as Diretrizes Curriculares da Educação Básica também preveem que qualquer colégio possa complementar as áreas de conhecimento no sentido de enriquecer o currículo, para assegurar a contextualização dos conhecimentos em diferentes realidades, o Planck reforça esse momento de consolidação do estudo com matérias eletivas que inspirem também o amor pelo aprendizado.
Para o Planck, é nessa fase que o alunos começam a estudar com mais frequência e aprenderem novas formas de se aprofundar, seja tomando notas durante uma palestra, aprendendo a fazer resenhas e até desenvolvendo mais intensamente o hábito da leitura.
Para aprimorar esse “aprender a aprender”, o Colégio oferece diversas oportunidades de mergulhar nas disciplinas das áreas de conhecimento. Para isso, tem eletivas de Olimpíadas para estudantes que começam a se encantar com matemática, filosofia, redação, ciências e até em política internacional, por meio do Planck ONU.
Além disso, a tecnologia apresenta uma cultura global que revela novas possibilidades de comunicação e evolução em diversos setores. Esses estudantes vão ser inseridos dentro dessa consciência digital e aprender a fazer bom uso dela.
No Planck, as disciplinas são trabalhadas de modo a terem significado para os alunos, para que entendam a importância delas e passem a sentir prazer em estudá-las.
O entendimento é que se essas disciplinas fizerem sentido, os estudantes vão começar a se encantar por elas e terão o mesmo prazer em escrever um bom texto ou resolver um problema de ciências como têm para praticar esportes, jogar videogames ou tocar um instrumento musical.
Eletivas para o Ensino Fundamental:
- Música: estimula os aspectos artísticos dos alunos;
- Academia Sherlock: estimula prática da pesquisa e investigação;
- Laboratório de Soluções: desenvolve a cultura maker no Lab Fab Designer Maker;
- Clube de Debates: estimula a oratória, que vai auxiliar nas atividades do Planck ONU;
- Habilidades Socioemocionais: fomenta importantes valores para a vida.
Conclusão
O Ensino Fundamental Anos Finais representa uma verdadeira transição de ciclo, importante para o estudante em todos os aspectos.
Para pais e Colégio, é um momento de ajudá-los a compreender os desafios que encontrarão pela frente, mas sempre mostrando que podem ter muita paixão pelo aprendizado de suas novas disciplinas e, consequentemente, por todos os processos de sua vida.
Prof. André Guadalupe
Diretor e Cofundador do Colégio Planck