A aprendizagem em cada ciclo: anos iniciais, finais e médio
O processo de aprendizagem é dividido em ciclos, cada um com suas características e objetivos específicos. A metodologia de cada período escolar deve atender ao
As 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio fazem parte de uma fase de mudança de patamar, quando jovens que já nasceram em um mundo tecnológico e globalizado, vivenciam novas experiências, transformações e descobertas, tanto na vida acadêmica, como na vida pessoal.
No Planck, esses jovens vão aprender a ter autoconhecimento e autonomia, vão aprender a trabalhar melhor com os recursos tecnológicos que estão à sua disposição, gerenciar o tempo e atuar na própria comunidade.
A Educação promovida pelo Planck busca desenvolver a equiparidade de conhecimentos para nivelar todos os estudantes, mesmo quando chegam ao Colégio com uma formação baseada em metodologias diferentes.
Assim, o Planck visa promover possibilidade de alto desempenho a todos.
No Ensino Médio, os estudantes vão recebendo conhecimentos e oportunidades de amadurecimento pessoal e acadêmico para formação de uma base que será útil para toda a vida.
A ideia é que todos os estejam prontos para o momento em que precisarem ter mais clareza sobre as escolhas do futuro.
Um dos grandes diferenciais do Planck é o estímulo das habilidades socioemocionais dos estudantes.
Para o Colégio, essas competências vão gerar um grande impacto na vida desses jovens no presente e no futuro.
Em cada atividade realizada no Planck, são trabalhadas habilidades relacionadas a amabilidade e engajamento, abertura ao novo, resiliência emocional e autogestão.
De forma individualizada, cada estudante merece total atenção, é ouvido tanto pelos professores, como a Coordenação e Orientação Pedagógicas, que vão cumprir papéis de transmitir o conhecimento, cobrar o alto desempenho, orientá-los e apoiá-los para superar dificuldades e limitações.
Assim, os estudantes aprendem que suas opiniões são importantes e poderão fazer diferença nos processos individuais e coletivos.
O objetivo é que ao final do Ensino Médio todos os estudantes já compreendam a importância de serem empáticos, éticos, responsáveis e sociáveis, além de entenderem quais são as exigências do mundo de hoje, não só para o mercado de trabalho, como para todas as suas vivências pessoais.
Além das áreas de Conhecimento curriculares, ministradas com um alto padrão de qualidade, o Planck oferece a possibilidade de que o estudante opte por 36 eletivas.
Algumas dessas disciplinas, são exclusivas para o Ensino Médio:
Quando chega a 3ª Série do Ensino Médio, o estudante vai perceber uma grande mudança nas suas rotinas de estudo. O objetivo será totalmente novo, com grande peso para o preparo para o vestibular.
É nessa hora que ele precisa tomar as primeiras decisões da vida adulta. Entre as suas escolhas, surgem questões como: qual universidade vai estudar, se vai ficar no país ou não, para qual cidade quer ir e como pretende iniciar seu processo na fase adulta.
Ainda que seja um momento totalmente novo, para que essa mudança seja leve e natural para os estudantes, a base da formação que será necessária para os processos seletivos é inserida nos conteúdos da 1ª e 2ª séries.
No entanto, a formação acadêmica de excelência do Colégio Planck permanece como um elemento diferencial dos estudantes quando saírem do Ensino Médio.
O exercício constante das habilidades socioemocionais no Ensino Médio também vai promover diferenciação na transformação desses estudantes para seus processos futuros.
Em formato revisional, o ritmo de estudo é mais intenso para preparar os estudantes para os processos seletivos das melhores universidades do país e do mundo.
Os estudantes ganham novos formatos de aula, novos materiais e novos compromissos.
Para que o preparo seja integral, são inseridos simulados em todos os sábados, que serão transformados em oportunidades de sedimentar conhecimentos e avaliar absorção das disciplinas para que os estudantes atinjam seus objetivos.
Os simulados servem também como composição das notas na 3ª série do Ensino Médio. Nesse momento, os estudantes começam a fazer provas no formato do Enem para ganharem mais preparo de conteúdo, gestão de tempo e controle emocional para o momento dos exames oficiais.
Como é filosofia do Planck, cada estudante é visto como único, com suas aptidões e dificuldades próprias e particulares.
Para prepará-los para esse momento tão importante receberão tratamento individualizado para que atinjam suas metas, sejam pessoas relevantes e de sucesso ao longo de suas vidas.
O processo de aprendizagem é dividido em ciclos, cada um com suas características e objetivos específicos. A metodologia de cada período escolar deve atender ao
Para se sair melhor nos estudos, os estudantes podem adotar uma das metodologias para estudar e melhorar a absorção das informações. Muitos estudantes enfrentam dificuldades
Ao entrar no ensino médio, os estudantes se deparam com o seguinte questionamento: “Qual área escolher entre humanas, exatas ou biológicas?” Cada uma dessas áreas
No Colégio Planck, temos orgulho de todas as conquistas de nossos estudantes. Principalmente porque temos o privilégio de participar de toda sua trajetória, desde o
O Colégio Planck esteve presente na inauguração do novo escritório de atendimento a estudantes no Brasil da Universidade de Coimbra e foi homenageado pelo desempenho
natural que os jovens comecem a formar suas próprias opiniões e queiram tomar suas próprias decisões, principalmente aquelas relacionadas ao seu futuro. Os pais, por