Programação poderá ser tão fundamental quanto saber ler e escrever

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Com a invasão irrefreável da tecnologia na vida das pessoas, uma das tendências apontadas para o Ensino é a inclusão da programação (codificação) para crianças e jovens nos processos pedagógicos. Essa competência de saber programar tem sido vista como uma das habilidades úteis para a vida pessoal e profissional. Leia neste post uma visão sobre essas tendências da Educação de crianças e jovens. Por que é importante aprender a programar? A tecnologia já vinha invadindo gradativamente a vida das pessoas a partir dos anos 2000, porém, atingiu um ponto importante de aceleração digital em todos os setores, inclusive na Educação, com a chegada da pandemia. Se tem sido um desafio para alguns adultos, não é segredo que as gerações mais jovens têm uma facilidade inata para lidar com a tecnologia, porém, incluir a programação em suas trilhas de aprendizagem pode levá-las também a desenvolver algumas das habilidades que são essenciais para o século 21, como a capacidade de solucionar problemas e estar apto a colaborar. Alguns estudiosos apontam que a programação (codificação) está sendo cada vez mais vista como um processo de alfabetização digital, que também será tão necessária para entender o funcionamento da tecnologia. Não que rivalize com o processo de ler e escrever, mas caminha cada vez mais junto. A programação demonstra que nem o mais poderoso computador faria qualquer coisa se não fossem os códigos inseridos nele. Tem sido crescente a busca por profissionais que saibam programar no ambiente de trabalho moderno. Já em 2016, um relatório sobre o futuro do trabalho apontava que quase 40% dos empregos nos EUA já solicitavam dos candidatos o conhecimento em algum grau de codificação. Diversos países estimulam ensino da programação Em alguns países, essa já é uma realidade, por exemplo, a China, que já incluiu a programação no ensino infantil a partir dos 3 anos de idade. Porém, EUA, Finlândia, Inglaterra, Japão, Cingapura e Austrália também já incluem codificação nas grades curriculares infantis. Para motivar o interesse pelo tópico, dispõe de métodos e estratégias mais interativas e dinâmicas, que também facilitam o aprendizado. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) abriu espaço para essa possibilidade já nas competências gerais para a educação básica. O texto diz: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva” Benefícios da programação para os estudantes A programação traz diversos benefícios, como o auxílio na memorização, ter pensamento lógico e estruturado, entender o funcionamento das tecnologias e no aprendizado de línguas e da escrita. Outra habilidade pessoal adquirida vem ao encontro do aprendizado das matérias exatas, onde aprender a codificar demonstra que a matemática também pode ser divertida. Além disso, a codificação também estimula o desenvolvimento de algumas habilidades socioemocionais que têm sido consideradas as principais soft skills dos novos tempos. São elas: Capacidade de resolução de problemas A programação ensina aos estudantes que mesmo os problemas mais complexos podem ser resolvidos parte a parte por meio de uma sequência lógica. Na codificação, os estudantes têm a oportunidade de identificar um problema, quebrar um código em partes para fazer testes e consertar o que for necessário, e só então partir para o próximo problema. Pensamento crítico Ao programar, as crianças e jovens precisam aprender a lidar com as ferramentas que têm e tomar decisões estratégicas que caibam em um código. Não se trata apenas de digitar linhas. Quando aprendem as relações entre causa e efeito, os estudantes conseguem desenvolver pensamento crítico e algoritmo (repetição, sequenciamento e lógica condicional). Criatividade Quando as crianças e jovens são ensinados a programar aprendem a ter ideias novas, a enxergar novas soluções, portanto, estimula a criatividade. Os estudantes aprendem a pensar de forma organizada. Eles aprendem a transformar uma ideia vaga em algo que tenha aplicabilidade. Comunicação Estudos apontam que quando os estudantes aprendem a programar também conseguem desenvolver suas habilidades de comunicação. Quando o estudante é estimulado a pensar também vai trabalhar paralelamente a sua capacidade de comunicação interpessoal. Resiliência O processo de realizar testes constantes para chegar a um bom resultado pode ser bastante frustrante, porém, também ajuda no desenvolvimento da perseverança e da resiliência para atingir o objetivo. Eles aprendem a lidar com os erros e fazer novas tentativas para um resultado positivo. Autoconfiança Quando os estudantes aprendem a resolver problemas e entendem que existem várias ideias que podem ser utilizadas para chegar a um objetivo, passam a ser mais confiantes em suas estratégias e decisões. Eles começam a ter mais confiança em buscar novos resultados sem se dominar pela frustração. Foco & organização Ao aprender a programar, o foco e organização estão entre as chaves do sucesso. Neste processo, vem o conhecimento sobre planejamento e a manutenção da paciência para atingir a meta proposta. O Colégio Planck O Colégio Planck promove o alto desempenho, por meio de uma metodologia que valoriza o conhecimento e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Além disso, é um Colégio que tem a tecnologia impressa em seu DNA, favorecendo esse conhecimento em matérias eletivas e diversos outros processos pedagógicos. Por isso, oferece também a disciplina programação, que traz o desenvolvimento de jogos e aplicativos como uma forma prazerosa de ensinar a programar e estimular todas as habilidades socioemocionais citadas acima. Auxiliados por um conjunto de ferramentas pensadas especificamente para fixar sequências de códigos e linguagens em seu cérebro, os estudantes vão criar seus próprios games, construir fases, cenários e ainda idealizar personagens. O foco do Colégio Planck é sempre preparar os estudantes para a vida e o futuro, para um mundo que promete ser cada vez mais tecnológico.

Com a invasão irrefreável da tecnologia na vida das pessoas, uma das tendências apontadas para o Ensino é a inclusão da programação (codificação) para crianças e jovens nos processos pedagógicos. Essa competência de saber programar tem sido vista como uma das habilidades úteis para a vida pessoal e profissional.

Leia neste post uma visão sobre essas tendências da Educação de crianças e jovens.

Por que é importante aprender a programar?

A tecnologia já vinha invadindo gradativamente a vida das pessoas a partir dos anos 2000, porém, atingiu um ponto importante de aceleração digital em todos os setores, inclusive na Educação, com a chegada da pandemia.

Se tem sido um desafio para alguns adultos, não é segredo que as gerações mais jovens têm uma facilidade inata para lidar com a tecnologia, porém, incluir a programação em suas trilhas de aprendizagem pode levá-las também a desenvolver algumas das habilidades que são essenciais para o século 21, como a capacidade de solucionar problemas e estar apto a colaborar.

Alguns estudiosos apontam que a programação (codificação) está sendo cada vez mais vista como um processo de alfabetização digital, que também será tão necessária para entender o funcionamento da tecnologia. Não que rivalize com o processo de ler e escrever, mas caminha cada vez mais junto.

A programação demonstra que nem o mais poderoso computador faria qualquer coisa se não fossem os códigos inseridos nele.

Tem sido crescente a busca por profissionais que saibam programar no ambiente de trabalho moderno. Já em 2016, um relatório sobre o futuro do trabalho apontava que quase 40% dos empregos nos EUA já solicitavam dos candidatos o conhecimento em algum grau de codificação.

➡️ Bilinguismo na educação brasileira

Diversos países estimulam ensino da programação

Em alguns países, essa já é uma realidade, por exemplo, a China, que já incluiu a programação no ensino infantil a partir dos 3 anos de idade. Porém, EUA, Finlândia, Inglaterra, Japão, Cingapura e Austrália também já incluem codificação nas grades curriculares infantis.

Para motivar o interesse pelo tópico, dispõe de métodos e estratégias mais interativas e dinâmicas, que também facilitam o aprendizado.

No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) abriu espaço para essa possibilidade já nas competências gerais para a educação básica. O texto diz:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”

Benefícios da programação para os estudantes A programação traz diversos benefícios, como o auxílio na memorização, ter pensamento lógico e estruturado, entender o funcionamento das tecnologias e no aprendizado de línguas e da escrita. Outra habilidade pessoal adquirida vem ao encontro do aprendizado das matérias exatas, onde aprender a codificar demonstra que a matemática também pode ser divertida.  Além disso, a codificação também estimula o desenvolvimento de algumas habilidades socioemocionais que têm sido consideradas as principais soft skills dos novos tempos. São elas: Capacidade de resolução de problemas A programação ensina aos estudantes que mesmo os problemas mais complexos podem ser resolvidos parte a parte por meio de uma sequência lógica. Na codificação, os estudantes têm a oportunidade de identificar um problema, quebrar um código em partes para fazer testes e consertar o que for necessário, e só então partir para o próximo problema. Pensamento crítico Ao programar, as crianças e jovens precisam aprender a lidar com as ferramentas que têm e tomar decisões estratégicas que caibam em um código. Não se trata apenas de digitar linhas. Quando aprendem as relações entre causa e efeito, os estudantes conseguem desenvolver pensamento crítico e algoritmo (repetição, sequenciamento e lógica condicional).  Criatividade Quando as crianças e jovens são ensinados a programar aprendem a ter ideias novas, a enxergar novas soluções, portanto, estimula a criatividade. Os estudantes aprendem a pensar de forma organizada.  Eles aprendem a transformar uma ideia vaga em algo que tenha aplicabilidade. Comunicação  Estudos apontam que quando os estudantes aprendem a programar também conseguem desenvolver suas habilidades de comunicação. Quando o estudante é estimulado a pensar também vai trabalhar paralelamente a sua capacidade de comunicação interpessoal. Resiliência O processo de realizar testes constantes para chegar a um bom resultado pode ser bastante frustrante, porém, também ajuda no desenvolvimento da perseverança e da resiliência para atingir o objetivo.  Eles aprendem a lidar com os erros e fazer novas tentativas para um resultado positivo. Autoconfiança Quando os estudantes aprendem a resolver problemas e entendem que existem várias ideias que podem ser utilizadas para chegar a um objetivo, passam a ser mais confiantes em suas estratégias e decisões. Eles começam a ter mais confiança em buscar novos resultados sem se dominar pela frustração. Foco & organização Ao aprender a programar, o foco e organização estão entre as chaves do sucesso.  Neste processo, vem o conhecimento sobre planejamento e a manutenção da paciência para atingir a meta proposta. 

Benefícios da programação para os estudantes

A programação traz diversos benefícios, como o auxílio na memorização, ter pensamento lógico e estruturado, entender o funcionamento das tecnologias e no aprendizado de línguas e da escrita.

Outra habilidade pessoal adquirida vem ao encontro do aprendizado das matérias exatas, onde aprender a codificar demonstra que a matemática também pode ser divertida. 

Além disso, a codificação também estimula o desenvolvimento de algumas habilidades socioemocionais que têm sido consideradas as principais soft skills dos novos tempos. São elas:

Capacidade de resolução de problemas

A programação ensina aos estudantes que mesmo os problemas mais complexos podem ser resolvidos parte a parte por meio de uma sequência lógica.

Na codificação, os estudantes têm a oportunidade de identificar um problema, quebrar um código em partes para fazer testes e consertar o que for necessário, e só então partir para o próximo problema.

Pensamento crítico

Ao programar, as crianças e jovens precisam aprender a lidar com as ferramentas que têm e tomar decisões estratégicas que caibam em um código. Não se trata apenas de digitar linhas.

Quando aprendem as relações entre causa e efeito, os estudantes conseguem desenvolver pensamento crítico e algoritmo (repetição, sequenciamento e lógica condicional)

Criatividade

Quando as crianças e jovens são ensinados a programar aprendem a ter ideias novas, a enxergar novas soluções, portanto, estimula a criatividade. Os estudantes aprendem a pensar de forma organizada. 

Eles aprendem a transformar uma ideia vaga em algo que tenha aplicabilidade.

Comunicação 

Estudos apontam que quando os estudantes aprendem a programar também conseguem desenvolver suas habilidades de comunicação.

Quando o estudante é estimulado a pensar também vai trabalhar paralelamente a sua capacidade de comunicação interpessoal.

Com a invasão irrefreável da tecnologia na vida das pessoas, uma das tendências apontadas para o Ensino é a inclusão da programação (codificação) para crianças e jovens nos processos pedagógicos. Essa competência de saber programar tem sido vista como uma das habilidades úteis para a vida pessoal e profissional. Leia neste post uma visão sobre essas tendências da Educação de crianças e jovens. Por que é importante aprender a programar? A tecnologia já vinha invadindo gradativamente a vida das pessoas a partir dos anos 2000, porém, atingiu um ponto importante de aceleração digital em todos os setores, inclusive na Educação, com a chegada da pandemia. Se tem sido um desafio para alguns adultos, não é segredo que as gerações mais jovens têm uma facilidade inata para lidar com a tecnologia, porém, incluir a programação em suas trilhas de aprendizagem pode levá-las também a desenvolver algumas das habilidades que são essenciais para o século 21, como a capacidade de solucionar problemas e estar apto a colaborar. Alguns estudiosos apontam que a programação (codificação) está sendo cada vez mais vista como um processo de alfabetização digital, que também será tão necessária para entender o funcionamento da tecnologia. Não que rivalize com o processo de ler e escrever, mas caminha cada vez mais junto. A programação demonstra que nem o mais poderoso computador faria qualquer coisa se não fossem os códigos inseridos nele. Tem sido crescente a busca por profissionais que saibam programar no ambiente de trabalho moderno. Já em 2016, um relatório sobre o futuro do trabalho apontava que quase 40% dos empregos nos EUA já solicitavam dos candidatos o conhecimento em algum grau de codificação. Diversos países estimulam ensino da programação Em alguns países, essa já é uma realidade, por exemplo, a China, que já incluiu a programação no ensino infantil a partir dos 3 anos de idade. Porém, EUA, Finlândia, Inglaterra, Japão, Cingapura e Austrália também já incluem codificação nas grades curriculares infantis. Para motivar o interesse pelo tópico, dispõe de métodos e estratégias mais interativas e dinâmicas, que também facilitam o aprendizado. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) abriu espaço para essa possibilidade já nas competências gerais para a educação básica. O texto diz: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva” Benefícios da programação para os estudantes A programação traz diversos benefícios, como o auxílio na memorização, ter pensamento lógico e estruturado, entender o funcionamento das tecnologias e no aprendizado de línguas e da escrita. Outra habilidade pessoal adquirida vem ao encontro do aprendizado das matérias exatas, onde aprender a codificar demonstra que a matemática também pode ser divertida. Além disso, a codificação também estimula o desenvolvimento de algumas habilidades socioemocionais que têm sido consideradas as principais soft skills dos novos tempos. São elas: Capacidade de resolução de problemas A programação ensina aos estudantes que mesmo os problemas mais complexos podem ser resolvidos parte a parte por meio de uma sequência lógica. Na codificação, os estudantes têm a oportunidade de identificar um problema, quebrar um código em partes para fazer testes e consertar o que for necessário, e só então partir para o próximo problema. Pensamento crítico Ao programar, as crianças e jovens precisam aprender a lidar com as ferramentas que têm e tomar decisões estratégicas que caibam em um código. Não se trata apenas de digitar linhas. Quando aprendem as relações entre causa e efeito, os estudantes conseguem desenvolver pensamento crítico e algoritmo (repetição, sequenciamento e lógica condicional). Criatividade Quando as crianças e jovens são ensinados a programar aprendem a ter ideias novas, a enxergar novas soluções, portanto, estimula a criatividade. Os estudantes aprendem a pensar de forma organizada. Eles aprendem a transformar uma ideia vaga em algo que tenha aplicabilidade. Comunicação Estudos apontam que quando os estudantes aprendem a programar também conseguem desenvolver suas habilidades de comunicação. Quando o estudante é estimulado a pensar também vai trabalhar paralelamente a sua capacidade de comunicação interpessoal. Resiliência O processo de realizar testes constantes para chegar a um bom resultado pode ser bastante frustrante, porém, também ajuda no desenvolvimento da perseverança e da resiliência para atingir o objetivo. Eles aprendem a lidar com os erros e fazer novas tentativas para um resultado positivo. Autoconfiança Quando os estudantes aprendem a resolver problemas e entendem que existem várias ideias que podem ser utilizadas para chegar a um objetivo, passam a ser mais confiantes em suas estratégias e decisões. Eles começam a ter mais confiança em buscar novos resultados sem se dominar pela frustração. Foco & organização Ao aprender a programar, o foco e organização estão entre as chaves do sucesso. Neste processo, vem o conhecimento sobre planejamento e a manutenção da paciência para atingir a meta proposta. O Colégio Planck O Colégio Planck promove o alto desempenho, por meio de uma metodologia que valoriza o conhecimento e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Além disso, é um Colégio que tem a tecnologia impressa em seu DNA, favorecendo esse conhecimento em matérias eletivas e diversos outros processos pedagógicos. Por isso, oferece também a disciplina programação, que traz o desenvolvimento de jogos e aplicativos como uma forma prazerosa de ensinar a programar e estimular todas as habilidades socioemocionais citadas acima. Auxiliados por um conjunto de ferramentas pensadas especificamente para fixar sequências de códigos e linguagens em seu cérebro, os estudantes vão criar seus próprios games, construir fases, cenários e ainda idealizar personagens. O foco do Colégio Planck é sempre preparar os estudantes para a vida e o futuro, para um mundo que promete ser cada vez mais tecnológico.

Resiliência

O processo de realizar testes constantes para chegar a um bom resultado pode ser bastante frustrante, porém, também ajuda no desenvolvimento da perseverança e da resiliência para atingir o objetivo. 

Eles aprendem a lidar com os erros e fazer novas tentativas para um resultado positivo.

Autoconfiança

Quando os estudantes aprendem a resolver problemas e entendem que existem várias ideias que podem ser utilizadas para chegar a um objetivo, passam a ser mais confiantes em suas estratégias e decisões.

Eles começam a ter mais confiança em buscar novos resultados sem se dominar pela frustração.

Foco & organização

Ao aprender a programar, o foco e organização estão entre as chaves do sucesso. 

Neste processo, vem o conhecimento sobre planejamento e a manutenção da paciência para atingir a meta proposta. 

Colégio Planck - Programação poderá ser tão fundamental quanto saber ler e escrever

O Colégio Planck 

O Colégio Planck promove o alto desempenho, por meio de uma metodologia que valoriza o conhecimento e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

Além disso, é um Colégio que tem a tecnologia impressa em seu DNA, favorecendo esse conhecimento em matérias eletivas e diversos outros processos pedagógicos.

Por isso, oferece também a disciplina programação, que traz o desenvolvimento de jogos e aplicativos como uma forma prazerosa de ensinar a programar e estimular todas as habilidades socioemocionais citadas acima. 

Auxiliados por um conjunto de ferramentas pensadas especificamente para fixar sequências de códigos e linguagens em seu cérebro, os estudantes vão criar seus próprios games, construir fases, cenários e ainda idealizar personagens.

O foco do Colégio Planck é sempre preparar os estudantes para a vida e o futuro, para um mundo que promete ser cada vez mais tecnológico.

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