Embora muitas pessoas acreditem que essas competições são apenas para a área de exatas, sabia que existem Olimpíadas do Conhecimento para a área de humanas?
Essas atividades oferecem muitos benefícios para os estudantes, do aspecto cognitivo ao socioemocional.
O que são as Olimpíadas do Conhecimento?
As Olimpíadas do Conhecimento são competições que avaliam o conhecimento dos estudantes em várias áreas, como por exemplo, Ciências, Matemática, Robótica, História, Economia, Linguística, dentre outras.
Algumas são abertas para estudantes a partir do ensino fundamental, como a Olimpíada Nacional em História do Brasil, e outras só a partir do ensino médio, como a Olimpíada Internacional de Filosofia.
Essas competições têm abrangência local, regional, nacional e internacional, e funcionam como atividades extracurriculares que ajudam na ampliação do conhecimento dos estudantes, bem como no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a capacidade de solucionar problemas, tolerância à frustração, resiliência e criatividade.
Além de promover esses benefícios citados acima, também permitem que o estudante amplie sua bagagem cultural, conheça novas pessoas e desenvolva amizades, especialmente quando compõem as delegações nacionais, com membros de diversas regiões, e concorrem com estudantes estrangeiros, representantes das delegações de outros países.
Quando os estudantes participam dessas competições também refinam suas habilidades socioemocionais e se tornam mais engajados e competitivos.
Outro ponto que tem sido de fundamental importância é que essas Olimpíadas ainda estão servindo como uma forma de muitos estudantes ingressarem em universidades de ponta, como a USP, Unicamp e Unesp, desde 2018, por meio das vagas olímpicas.
Essas vagas oferecem a chance de entrar no curso sem realização do vestibular, porque os resultados das competições já credenciam o estudante medalhista.
Outra vantagem de ser um medalhista olímpico é ter suas habilidades expostas para o mercado de trabalho.
Leia mais:
Quais são as Olimpíadas do Conhecimento para área de humanas?
As Olimpíadas envolvem a solução de problemas teóricos e práticos em várias áreas de conhecimento.
No país, as competições mais tradicionais e antigas são as de Exatas, como a Olimpíada de Matemática, criada em 1979, e que foi seguida por diversas outras disciplinas, inclusive as de humanidades.
Uma olimpíada de grande sucesso criada recentemente é a Obecon (Olimpíada Brasileira de Economia), que privilegia justamente uma disciplina da área de humanas. Essa competição foi lançada em 2018.
Além dessa, outras olimpíadas do conhecimento para a áreas de humanas são a OBL (Olimpíada Brasileira de Linguística), ONHB (Olimpíada Nacional em História do Brasil), Sapientia Olimpíada do Futuro, Olimpíadas Pocket e Olimpíada Internacional de Filosofia.
Saiba um pouco mais sobre essas Olimpíadas da área de humanas:
Obecon
A Olimpíada Brasileira de Economia tem a missão de despertar o interesse pela economia, negócios e finanças e estimular a pesquisa para os estudantes do ensino médio, além de identificar talentos precoces. Essa olimpíada tem três fases.
Já em sua primeira edição, foi enviada uma delegação brasileira à Olimpíada Internacional de Economia, que trouxe a medalha de bronze. Em 2019, os brasileiros ficaram com o ouro.
Em 2020, um estudante do Colégio Planck, que foi medalhista de ouro na fase nacional, participou da delegação brasileira. Naquele ano, o desafio dos estudantes foi elaborar um business case, representando o papel de um potencial fabricante de vacinas contra a Covid-19. A equipe brasileira ficou com o ouro.
OBL
A Olimpíada Brasileira de Linguística ocorre desde 2011. Estimula os participantes a ampliar as habilidades lógico-analíticas, a intuição linguística e a visão sobre os povos do mundo por meio de uma abordagem multidisciplinar.
Os estudantes precisam solucionar problemas de linguística, desvendando línguas e códigos desconhecidos. A competição tem quatro fases.
ONHB
Criada em 2009, a Olimpíada Nacional de História do Brasil é um projeto de extensão da Unicamp, e tem o objetivo de estimular o conhecimento e o estudo da história brasileira.
Essa competição tem seis fases, que envolvem provas online, e a final é presencial.
Sapientia Olimpíada do Futuro
A Sapientia é a primeira olimpíada a fomentar a produção de projetos que impactem de forma positiva e efetiva a sociedade civil do nosso país. As ideias propostas pelos alunos são avaliadas pelo grau de inovação, impacto socioambiental e factibilidade de implantação da proposta.
A olimpíada aborda as disciplinas estudadas em sala de aula a partir de uma perspectiva conectada às questões do nosso tempo.
No ano de 2021, uma estudante do Colégio Planck fez parte da equipe que foi TOP 1 nacional da Olimpíada do Futuro após diversas fases de competição.
Olimpíadas Pocket
Olimpíadas Pocket com diversas temáticas têm surgido para incentivar o estudo de temas de áreas de humanas, tais como: Segunda Guerra Mundial, George Orwell, dentre outros.
Olimpíada Internacional de Filosofia
Lançada em 1993, essa Olimpíada privilegia o conhecimento aprofundado da filosofia e avançado de línguas como o espanhol, inglês e francês. A competição tem três fases.
Tem o objetivo de estimular uma postura ética frente aos problemas mundiais, contribuir para a formação do pensamento crítico e criativo, prover uma reflexão filosófica sobre política, ciência, vida social e arte, além de proporcionar o contato entre diferentes culturas.
Programa Planck de Preparação Olímpica
O Núcleo P3O do Colégio Planck é dedicado à preparação das Olimpíadas do Conhecimento, e promove não só o preparo, mas também estimula o amor pelo conhecimento e a autonomia intelectual dos estudantes.
Para as disciplinas de humanas, como a Filosofia, são oferecidas aulas semanais durante todo o ano. Em determinados períodos, ocorrem preparações especiais para Economia e História.
Geralmente, os temas abordados nas aulas preparatórias para as Olimpíadas vão muito além do que é abordado em sala de aula, e são ministrados por professores que são focados nos assuntos exigidos nas competições.
Além disso, a equipe do P3O também é responsável por divulgar as competições e os regulamento e por cobrar o preparo dos estudantes inscritos. Sempre é lembrado que as provas das competições podem exigir desafios simples e complexos, relacionados ao conhecimento em si ou ao raciocínio.
No Núcleo, os estudantes entendem que participar de Olimpíadas do Conhecimento é um desafio sempre estimulante que exige autocontrole, autoconhecimento e busca por superação.
Leia também: