Protagonismo em cada faixa etária: como funciona?

O que é protagonismo? Na educação escolar, podemos perceber uma mudança nas metodologias de ensino, que passam a focar no desenvolvimento integral do estudante. Dessa forma, o aprendizado reconhece e estimula diferentes habilidades e inteligências, com a participação do próprio estudante. Assim sendo, o protagonismo se baseia no desenvolvimento de consciência sobre suas decisões, assim como sobre suas consequências.

Em outras palavras, podemos dizer que os estudantes passam a ser responsáveis pelas suas ações e são capazes de fazer escolhas para o seu futuro. Mas, claro, aquelas que estão ao seu alcance.

Isso se refere, por exemplo, à dedicação que desempenham durante os estudos, tanto em casa quanto na sala de aula.

Enfim, neste conteúdo, você vai entender melhor sobre o que é ser protagonista, como desenvolver essa capacidade e como funciona em cada faixa etária.

Boa leitura!

O que é protagonismo juvenil?

Há duas formas de entender o protagonismo:

• Seu significado pode estar  relacionado a uma figura que possui o papel principal dentro de uma história, quando ele é o elemento central e que os acontecimentos giram em torno dele;
  • Por outro lado, o termo também pode ser utilizado para descrever a atitude de uma pessoa em assumir responsabilidade e agir de forma proativa em busca de objetivos e transformações.

Dessa forma, podemos entender que o protagonismo juvenil é a capacidade de um estudante se tornar agente ativo de seu próprio desenvolvimento, tanto quando cidadão quanto de sua educação escolar. Portanto, conseguem participar das decisões que afetam sua vida.

Essa capacidade também influencia em sua participação na comunidade, já que pode influenciar as pessoas ao seu redor com com seus aprendizados. E isso se aplica a qualquer ambiente, como casa, escola, igreja, entre outros. Assim, consegue participar ativamente de qualquer contexto do seu dia a dia.

Uma visão sobre o presente e a educação do futuro Quero acessar

Enfim, podemos dizer que o estudante se torna um protagonista quando deixa de ser um espectador e recebe encorajamento para aprender diversos tipos de conhecimento. E, com isso, toma decisões, expressa suas opiniões e define quais são suas necessidades e prioridades.

Contudo, é importante entender que o protagonismo não se refere ao tratamento do estudante como adulto, já que ele não possui recursos ou conhecimento para lidar com todos os tipos de situações.

Então, o termo está mais relacionado à proatividade de um indivíduo em agir em determinadas situações, tomar decisões ou se responsabilizar por suas ações.

Como funciona o protagonismo em cada faixa etária?

O que é ser protagonista para crianças e adolescentes? Em suas perspectivas, essa capacidade está ligada ao respeito e à individualidade.

Dentro da educação tradicional, por muitas vezes, os filhos não são vistos como pessoas formadas, em sua plena capacidade. Nesses casos, são vistos como seres dependentes, que têm suas opiniões e desejos ignorados pelos pais e adultos ao seu redor.

No protagonismo, ocorre justamente o oposto. Os pais incentivam seus filhos a participarem das decisões que lhe dizem respeito. Mas, claro, é necessário que esse processo respeite as limitações de sua faixa etária.