Ir para o conteúdo
  • (12) 3341-0222
  • contato@colegioplanck.com.br
Pesquisar
e-planck
Facebook Instagram Linkedin Youtube
  • Home
  • Quem somos
    • Fundadores e Valores
    • Colégio
  • Conteúdos
    • Blog
    • Ebooks gratuitos
    • Planck Talks
    • Infográficos
  • Projetos Especiais
  • Eventos
  • Contato
  • Home
  • Quem somos
    • Fundadores e Valores
    • Colégio
  • Conteúdos
    • Blog
    • Ebooks gratuitos
    • Planck Talks
    • Infográficos
  • Projetos Especiais
  • Eventos
  • Contato
  • Planck Internacional
  • Resultados e Aprovações
  • Quero Ser Planck
  • Alumni Planck
  • Planck Internacional
  • Resultados e Aprovações
  • Quero Ser Planck
  • Alumni Planck

Saber, saber fazer e saber ser: como funciona na prática

Conteúdo

Menino estudante de camisa azul jogando xadrez em um ambiente com outros alunos jogando.

Durante sua vida acadêmica, e dependendo da proposta pedagógica da instituição de ensino, os estudantes são encorajados a desenvolver não só o conhecimento técnico, como também competências socioemocionais. 

Para que esse desenvolvimento ocorra de forma integral, a família precisa atuar em conjunto com os aprendizados do colégio. Contudo, estimulando o protagonismo juvenil, e não ditando o que os filhos devem fazer ou não.

Pelo protagonismo, o estudante pode levar os ensinamentos do colégio para dentro de casa, ou para qualquer outro ambiente, participando e comprometendo-se com o mundo ao seu redor.

Dessa forma, ele se torna um agente ativo de seu próprio desenvolvimento, sendo capaz de solucionar problemas, tomar suas próprias decisões e ponderar benefícios, riscos e consequências em cada situação. Evidentemente, que tudo ocorre dentro do contexto que sua idade permite.

Ao mesmo tempo, é necessário que os pais ou responsáveis compartilhem seu próprio conhecimento, por intermédio da educação não violenta. Ela refere-se à forma de repreender e educar os filhos de uma forma positiva, levando em consideração que têm sentimentos, medos, desejos e sua própria concepção do mundo.

Enfim, durante o aprendizado, os estudantes podem desenvolver suas habilidades em níveis e esferas diferentes, que é justamente a diferença entre saber, saber fazer e saber ser.

Por exemplo, é perfeitamente possível que um estudante aprenda e entenda o que é ser uma pessoa empática, mas tenha dificuldade em praticar essa habilidade no seu dia a dia. 

Esse exemplo pode ser aplicado em qualquer meio, escolar, familiar ou empresarial, e em qualquer tipo de habilidade, cognitiva, emocional ou física.

Por isso, neste texto, vamos abordar a definição de cada um desses termos (saber, saber fazer e saber ser) como funciona na prática e como interfere no desenvolvimento integral dos estudantes.

Boa leitura!

Saber, saber fazer e saber ser: consciência sobre competências

Mini-infográfico que ilustra os domínios dos saberes (Saber, saber fazer e saber ser).

O valor do saber

A base do desenvolvimento de todas as habilidades está no “saber”, ou seja, no conhecimento de diferentes disciplinas. Isso significa que o indivíduo consegue absorver informações e compreender diferentes campos de estudo. Aqui, também é possível correlacionar os conhecimentos, expandindo os limites do aprendizado. 

Outra questão que está associada ao saber é o desenvolvimento do pensamento crítico, que permite que os estudantes analisem de forma mais profunda e reflexiva as informações recebidas, questionando e avaliando de maneira mais ampla as diversas situações do cotidiano. 

Dessa forma, o valor do saber é fundamental não apenas para o crescimento individual, mas também para o progresso da sociedade como um todo.

Leia mais:

  • Os diferentes estilos de aprendizagem de cada criança 

A importância do saber fazer

“Saber fazer” trata-se do que é possível fazer após adquirir um conhecimento, ou seja, uma aplicação prática. Contudo, é apenas de executar tarefas, mas sim de aplicar o conhecimento teórico em situações reais, utilizando aspectos diferentes da inteligência, como a criatividade e o pensamento crítico.

Aqui, os indivíduos adquirem experiência prática, aprendendo com seus erros e acertos, no qual ambos são bem-vindos e valorizados. Por isso, auxilia em habilidades de resolução de problemas e desafios.

Este aspecto da educação prepara os indivíduos para um futuro no qual habilidades de flexibilidade e capacidade de pensar fora da caixa são reconhecidas e desejadas.

Veja também:

  • Falar em público: como formar estudantes confiantes? 

O papel do saber ser

Parte fundamental do saber ser é a capacidade de tomar decisões responsáveis e agir com autonomia. No entanto, para isso, é necessário desenvolver primeiro os outros saberes (saber e saber fazer).

Educar para a autonomia significa encorajar os estudantes a estabelecer metas pessoais, gerenciar seu tempo e recursos de forma eficiente e assumir responsabilidade por suas ações. 

Este “saber” também engloba o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, que permitem aos indivíduos gerenciar suas emoções, trabalhar eficazmente em equipe, resolver conflitos e tomar decisões conscientes. 

Este aspecto da educação é crucial para o desenvolvimento de indivíduos capazes de navegar entre as complexidades da vida adulta com confiança e competência.

Banner para blog convidando leitores a baixarem o ebook sobre o panorama da educação e seu futuro.

A competência é uma combinação de saber, saber fazer e saber ser

Tanto na vida acadêmica quanto na vida profissional, é necessário que os indivíduos desenvolvam certas competências. Afinal, precisam se destacar dos demais para obter sucesso em suas trajetórias, como pessoas de alto desempenho e relevantes em seu meio.

Contudo, quando falamos em competência, nos referimos à combinação dos saberes: saber, saber fazer e saber ser. 

Isso significa que os indivíduos não só devem ter conhecimento sobre determinado assunto, mas também consigam colocá-lo em prática e tenham atitudes e comportamentos compatíveis com seus conhecimentos ou objetivos.

Portanto, ao adquirir uma competência, o indivíduo consegue incorporá-la em seu ser, de forma que vire uma aptidão e traço de sua personalidade.

O desenvolvimento das competências é essencial para formar indivíduos que sejam não apenas competentes, como também conscientes, empáticos e flexíveis às rápidas mudanças de nosso mundo. 

Como o Colégio Planck ajuda os estudantes a desenvolverem diferentes competências?

O Colégio Planck oferece uma metodologia inovadora, com o objetivo de formar cidadãos éticos, competentes e relevantes, de forma que consigam praticar diferentes habilidades, cognitivas ou socioemocionais, em qualquer esfera.

Contamos com uma equipe de professores altamente qualificada, para estimular os estudantes a desenvolverem todo seu potencial, por meio de projetos interdisciplinares, debates em grupo, atividades práticas e aulas extracurriculares.

No dia a dia escolar, são incentivados a pensar de forma crítica e buscar soluções para os desafios que podem se deparar ao longo da vida e, assim, o protagonismo juvenil.

Nossa infraestrutura conta com salas de aula equipadas, laboratório de ciências, sala de leitura, quadra poliesportiva e espaço para atividades ao ar livre, para  desenvolvimento integral dos estudantes.

Agende uma visita e conheça o Colégio Planck.

Banner para blog convidando pais de estudantes para agendar uma visita ao Colégio Planck.

Compartilhe:

Compartilhe:

Leia também:

O lugar certo para aprender, errar, superar e conquistar.

O lugar certo para aprender, errar, superar e conquistar

O desenvolvimento dos estudantes não ocorre somente com suas conquistas acadêmicas, mas também com os desafios que enfrentaram e os aprendizados que tiveram ao longo

Estudantes do ensino fundamental imersos em projeto de robótica, que faz parte das aulas eletivas do Colégio Planck.

O que seu filho precisa ter hoje para liderar o amanhã?

Liderar exige mais do que inteligência. Envolve empatia, comunicação, autonomia e propósito. Quanto antes essas habilidades forem desenvolvidas, mais preparado seu filho estará para o

Treinamento da brigada de incêndio do Colégio Planck: compromisso com a segurança

No último sábado (24), o Colégio Planck realizou mais uma etapa essencial para a segurança da nossa comunidade escolar: o treinamento da brigada de incêndio,

Famílias de alta performance em reunião de escola dos filhos conversando com equipe pedagógica.

Famílias de alta performance: como manter o equilíbrio entre cobrança e acolhimento?

Toda família deseja apenas o melhor para seus filhos, mas é necessário manter o equilíbrio entre cobrança e acolhimento, para não gerar uma pressão excessiva

AnteriorPost AnteriorDificuldade de aprendizagem: como lidar?
Próximo PostLivros para crianças de 10 anosPróximo
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Endereço: Av. Cassiano Ricardo, 1963 – Jardim Aquarius
São José dos Campos – SP | 12240-540
Email: contato@colegioplanck.com.br
Telefone: +55 12 3341-0222

Veja como chegar

Trabalhe Conosco

logo Unesco Colégio Planck
global box

© 2025 Colégio Planck – Todos os direitos reservados
Política de privacidade 

VOCÊ PODE SER TUDO, VOCÊ TEM QUE SER ÚNICO.
DESENVOLVIDO POR GS2 Marketing
Translate »
O Colégio Planck oferece ferramentas para que cada estudante seja protagonista da sua própria história. Com uma metodologia focada em áreas de conhecimento, projetos e habilidades socioemocionais, oferecemos aos nossos estudantes um ensino que promove o alto desempenho. Nossos processos educacionais vão possibilitar que cada estudante esteja preparado para o que ele escolher para o futuro e se torne um cidadão diferenciado, ético, competente, autônomo, relevante e global.
  • Home
  • Quem somos
  • O Colégio
  • Alumni Planck
  • Blog
  • Ebooks Gratuitos
  • Planck Talks
  • Planck Internacional
  • Eventos
  • Projetos Especiais
  • Quero Ser Planck
  • Resultados e Aprovações
  • E-Planck
  • Área do Professor
  • Contato
  • Home
  • Quem somos
  • O Colégio
  • Alumni Planck
  • Blog
  • Ebooks Gratuitos
  • Planck Talks
  • Planck Internacional
  • Eventos
  • Projetos Especiais
  • Quero Ser Planck
  • Resultados e Aprovações
  • E-Planck
  • Área do Professor
  • Contato