Ir para o conteúdo
  • (12) 3341-0222
  • contato@colegioplanck.com.br
Pesquisar
e-planck
Facebook Instagram Linkedin Youtube
  • Home
  • Quem somos
    • Fundadores e Valores
    • Colégio
  • Conteúdos
    • Blog
    • Ebooks gratuitos
    • Planck Talks
    • Infográficos
  • Projetos Especiais
  • Eventos
  • Contato
  • Home
  • Quem somos
    • Fundadores e Valores
    • Colégio
  • Conteúdos
    • Blog
    • Ebooks gratuitos
    • Planck Talks
    • Infográficos
  • Projetos Especiais
  • Eventos
  • Contato
  • Planck Internacional
  • Resultados e Aprovações
  • Quero Ser Planck
  • Alumni Planck
  • Planck Internacional
  • Resultados e Aprovações
  • Quero Ser Planck
  • Alumni Planck

Saber, saber fazer e saber ser: como funciona na prática

Conteúdo

Menino estudante de camisa azul jogando xadrez em um ambiente com outros alunos jogando.

Durante sua vida acadêmica, e dependendo da proposta pedagógica da instituição de ensino, os estudantes são encorajados a desenvolver não só o conhecimento técnico, como também competências socioemocionais. 

Para que esse desenvolvimento ocorra de forma integral, a família precisa atuar em conjunto com os aprendizados do colégio. Contudo, estimulando o protagonismo juvenil, e não ditando o que os filhos devem fazer ou não.

Pelo protagonismo, o estudante pode levar os ensinamentos do colégio para dentro de casa, ou para qualquer outro ambiente, participando e comprometendo-se com o mundo ao seu redor.

Dessa forma, ele se torna um agente ativo de seu próprio desenvolvimento, sendo capaz de solucionar problemas, tomar suas próprias decisões e ponderar benefícios, riscos e consequências em cada situação. Evidentemente, que tudo ocorre dentro do contexto que sua idade permite.

Ao mesmo tempo, é necessário que os pais ou responsáveis compartilhem seu próprio conhecimento, por intermédio da educação não violenta. Ela refere-se à forma de repreender e educar os filhos de uma forma positiva, levando em consideração que têm sentimentos, medos, desejos e sua própria concepção do mundo.

Enfim, durante o aprendizado, os estudantes podem desenvolver suas habilidades em níveis e esferas diferentes, que é justamente a diferença entre saber, saber fazer e saber ser.

Por exemplo, é perfeitamente possível que um estudante aprenda e entenda o que é ser uma pessoa empática, mas tenha dificuldade em praticar essa habilidade no seu dia a dia. 

Esse exemplo pode ser aplicado em qualquer meio, escolar, familiar ou empresarial, e em qualquer tipo de habilidade, cognitiva, emocional ou física.

Por isso, neste texto, vamos abordar a definição de cada um desses termos (saber, saber fazer e saber ser) como funciona na prática e como interfere no desenvolvimento integral dos estudantes.

Boa leitura!

Saber, saber fazer e saber ser: consciência sobre competências

Mini-infográfico que ilustra os domínios dos saberes (Saber, saber fazer e saber ser).

O valor do saber

A base do desenvolvimento de todas as habilidades está no “saber”, ou seja, no conhecimento de diferentes disciplinas. Isso significa que o indivíduo consegue absorver informações e compreender diferentes campos de estudo. Aqui, também é possível correlacionar os conhecimentos, expandindo os limites do aprendizado. 

Outra questão que está associada ao saber é o desenvolvimento do pensamento crítico, que permite que os estudantes analisem de forma mais profunda e reflexiva as informações recebidas, questionando e avaliando de maneira mais ampla as diversas situações do cotidiano. 

Dessa forma, o valor do saber é fundamental não apenas para o crescimento individual, mas também para o progresso da sociedade como um todo.

Leia mais:

  • Os diferentes estilos de aprendizagem de cada criança 

A importância do saber fazer

“Saber fazer” trata-se do que é possível fazer após adquirir um conhecimento, ou seja, uma aplicação prática. Contudo, é apenas de executar tarefas, mas sim de aplicar o conhecimento teórico em situações reais, utilizando aspectos diferentes da inteligência, como a criatividade e o pensamento crítico.

Aqui, os indivíduos adquirem experiência prática, aprendendo com seus erros e acertos, no qual ambos são bem-vindos e valorizados. Por isso, auxilia em habilidades de resolução de problemas e desafios.

Este aspecto da educação prepara os indivíduos para um futuro no qual habilidades de flexibilidade e capacidade de pensar fora da caixa são reconhecidas e desejadas.

Veja também:

  • Falar em público: como formar estudantes confiantes? 

O papel do saber ser

Parte fundamental do saber ser é a capacidade de tomar decisões responsáveis e agir com autonomia. No entanto, para isso, é necessário desenvolver primeiro os outros saberes (saber e saber fazer).

Educar para a autonomia significa encorajar os estudantes a estabelecer metas pessoais, gerenciar seu tempo e recursos de forma eficiente e assumir responsabilidade por suas ações. 

Este “saber” também engloba o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, que permitem aos indivíduos gerenciar suas emoções, trabalhar eficazmente em equipe, resolver conflitos e tomar decisões conscientes. 

Este aspecto da educação é crucial para o desenvolvimento de indivíduos capazes de navegar entre as complexidades da vida adulta com confiança e competência.

Banner para blog convidando leitores a baixarem o ebook sobre o panorama da educação e seu futuro.

A competência é uma combinação de saber, saber fazer e saber ser

Tanto na vida acadêmica quanto na vida profissional, é necessário que os indivíduos desenvolvam certas competências. Afinal, precisam se destacar dos demais para obter sucesso em suas trajetórias, como pessoas de alto desempenho e relevantes em seu meio.

Contudo, quando falamos em competência, nos referimos à combinação dos saberes: saber, saber fazer e saber ser. 

Isso significa que os indivíduos não só devem ter conhecimento sobre determinado assunto, mas também consigam colocá-lo em prática e tenham atitudes e comportamentos compatíveis com seus conhecimentos ou objetivos.

Portanto, ao adquirir uma competência, o indivíduo consegue incorporá-la em seu ser, de forma que vire uma aptidão e traço de sua personalidade.

O desenvolvimento das competências é essencial para formar indivíduos que sejam não apenas competentes, como também conscientes, empáticos e flexíveis às rápidas mudanças de nosso mundo. 

Como o Colégio Planck ajuda os estudantes a desenvolverem diferentes competências?

O Colégio Planck oferece uma metodologia inovadora, com o objetivo de formar cidadãos éticos, competentes e relevantes, de forma que consigam praticar diferentes habilidades, cognitivas ou socioemocionais, em qualquer esfera.

Contamos com uma equipe de professores altamente qualificada, para estimular os estudantes a desenvolverem todo seu potencial, por meio de projetos interdisciplinares, debates em grupo, atividades práticas e aulas extracurriculares.

No dia a dia escolar, são incentivados a pensar de forma crítica e buscar soluções para os desafios que podem se deparar ao longo da vida e, assim, o protagonismo juvenil.

Nossa infraestrutura conta com salas de aula equipadas, laboratório de ciências, sala de leitura, quadra poliesportiva e espaço para atividades ao ar livre, para  desenvolvimento integral dos estudantes.

Agende uma visita e conheça o Colégio Planck.

Banner para blog convidando pais de estudantes para agendar uma visita ao Colégio Planck.

Compartilhe:

Compartilhe:

Leia também:

Auditório com palco colorido e cenário artístico reflete como o Colégio Planck promove a criatividade como habilidade para o futuro.

A força da criatividade como habilidade para o futuro

A criatividade é uma competência essencial no século XXI, desenvolvendo pensamento crítico, inovação e habilidades socioemocionais.    A criatividade se tornou indispensável para enfrentar os

Exames de Cabridge Colégio Planck

O Colégio Planck é Centro Oficial de Aplicação dos Exames Cambridge e, este ano, amplia essa oportunidade para além dos seus próprios estudantes. Inscrições: Agora,

Estudantes com becas azuis celebram a formatura no palco do Colégio Planck, simbolizando acolhimento e conquista escolar.

Acolhimento escolar: o que torna o ambiente de aprendizagem do Planck único

No Colégio Planck, o acolhimento emocional, aliado à orientação educacional e à parceria ativa com as famílias, garante o desenvolvimento integral dos estudantes. Aqui, jovens

Estudantes do Colégio Planck comemoram aprovações em universidades lançando capelos no palco em evento oficial de formação.

Por que estudantes do Colégio Planck conquistam aprovações nas melhores universidades?

Estudantes do Planck conquistam aprovações em universidades nacionais e internacionais graças à metodologia de alto desempenho, projetos interdisciplinares e desenvolvimento socioemocional. Desde 2017, já foram

AnteriorPost AnteriorDificuldade de aprendizagem: como lidar?
Próximo PostLivros para crianças de 10 anosPróximo
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Endereço: Av. Cassiano Ricardo, 1963 – Jardim Aquarius
São José dos Campos – SP | 12240-540
Email: contato@colegioplanck.com.br
Telefone: +55 12 3341-0222

Veja como chegar

Trabalhe Conosco

logo Unesco Colégio Planck
global box

© 2025 Colégio Planck – Todos os direitos reservados
Política de privacidade 

VOCÊ PODE SER TUDO, VOCÊ TEM QUE SER ÚNICO.
DESENVOLVIDO POR GS2 Marketing
Translate »
O Colégio Planck oferece ferramentas para que cada estudante seja protagonista da sua própria história. Com uma metodologia focada em áreas de conhecimento, projetos e habilidades socioemocionais, oferecemos aos nossos estudantes um ensino que promove o alto desempenho. Nossos processos educacionais vão possibilitar que cada estudante esteja preparado para o que ele escolher para o futuro e se torne um cidadão diferenciado, ético, competente, autônomo, relevante e global.
  • Home
  • Quem somos
  • O Colégio
  • Alumni Planck
  • Blog
  • Ebooks Gratuitos
  • Planck Talks
  • Planck Internacional
  • Eventos
  • Projetos Especiais
  • Quero Ser Planck
  • Resultados e Aprovações
  • E-Planck
  • Área do Professor
  • Contato
  • Home
  • Quem somos
  • O Colégio
  • Alumni Planck
  • Blog
  • Ebooks Gratuitos
  • Planck Talks
  • Planck Internacional
  • Eventos
  • Projetos Especiais
  • Quero Ser Planck
  • Resultados e Aprovações
  • E-Planck
  • Área do Professor
  • Contato