Planck
Home School

Como nasceu o Planck Home School

Ações rápidas e coordenadas para não perder tempo

Quando a pandemia do novo coronavírus foi comunicada ao mundo, a certeza que muitos setores seriam atingidos foi chegando quase subitamente. Muitos segmentos foram tomados de surpresa e demonstraram não estar preparados. Pelos dados do Censo Escolar, 47,9 milhões de alunos das redes pública e particular conheceriam uma nova forma de estudar, enquanto os colégios precisariam desenvolver novos métodos de ensino à distância.

O Planck não perdeu tempo e tomou medidas rápidas. Já no início de março, quando a possibilidade das aulas começou a ser ventilada, o Colégio iniciou uma grande movimentação entre Direção, Coordenação e Orientação para estudar as estratégias necessárias. Os professores foram envolvidos na sequência, com a apresentação das alternativas que mantivessem o mesmo nível de ensino, alto desempenho e foco no estudante.

Assim que o Governo determinou a suspensão das aulas a partir do dia 23 de março os estudantes do Planck já tinham uma rotina totalmente programada pelo colégio. Rapidamente, foram elaborados roteiros de estudos diários na primeira fase do novo processo, com conteúdos revisionais nas duas primeiras semanas do isolamento.

Na segunda fase, entraram os conteúdos inéditos e gravados, plantões de dúvidas e informes com muitas orientações para os estudantes de como seria uma rotina home school e a realização de simulados online.

Na terceira fase, os conteúdos passaram a ser transmitidos através de aula ao vivo, em tempo real e que também dicam gravadas e podem ser acessadas para eventuais dúvidas.

Além disso, os estudantes têm um carga horário de 20 horas semanais de plantões de dúvidas de todas as matérias, que
possibilitam contato permanente com todos os professores; e a continuidade das aulas extracurriculares.

Nenhum detalhe foi negligenciado. Dia a dia, todos os diretores, coordenadores, orientadores e professores se desdobram em criatividade, atenção, desempenho e respeito máximo para proporcionar atividades de alta qualidade.

FASE I

• Duração de 2 Semanas;
• Roteiros de revisão das 8 semanas presenciais do ano no Google Drive e Google Forms;
• Orientação Educacional com contato diários com as famílias (pais e estudantes);
• Projeto Redação Semanal migra para digital;
• Realização de Simulados online SAS;
• Suporte aos Professores;
• Preparação para a Fase II; e
• Desenvolvimento de Atividades Complementares – Dicas de Final de Semana, Culturais e Físicas.

FASE 2

• Duração de 4 Semanas;
• Melhoria Contínua;
• Aulas gravadas de todas as disciplinas + Google Forms + Atividades Extras publicadas para cada turma no Google ClassRoom;
• Roteiros de Orientação de Estudos detalhados enviados pelo App Planck ao início de cada semana para cada estudante/pai/responsável;
• Plantões de Dúvidas ao vivo com os professores;
• Comunicação constante com Pais/Responsáveis e Alunos;
• Preparação para a Fase III.

FASE 3

• Duração de 4 semanas;
• Melhoria Contínua;
• Aulas online pelo Google Meeting com os professores de cada ano letivo;
• Questionários com 10 questões pelo Google Forms para cada aula online do dia;
• Avaliações periódicas online para todas as turmas;
• Plantões de Dúvidas online com os professores
plantonistas;
• Produção de Redação Semanal pelo Google ClassRoom;
• Aulas online das disciplinas extracurriculares: Internacional + P3O + PGG + NPT no período da tarde.

Atividades Extracurricular

Continuidade de aproximadamente 70% das atividades  extracurriculares, dos 5 Núcleos Planck no período da tarde, atendendo 60% do total de estudantes Planck.

Planck Global Guidance – PGG

Manutenção da rotina para os estudantes que querem realizar application, inclusive, mantendo encontros virtuais com universidades de várias regiões do Mundo semanalmente. Além disso, os alunos inscritos do PGG, continuam seus estudos para o SAT.

logo planck global guindance

Programa Planck de Preparação Olímpica – P3O

Aulas regulares semanais, roteiros especiais de estudo, boletins informativos, realização de competições online, lives e quizzes, para: formar, informar e motivar os estudantes Planck.

Quizzes Olímpicos

Usando a ferramenta dos stories do Instagram, os professores do Programa Olímpico do Planck têm elaborado quizzes, conjuntos de perguntas divertidas e motivantes sobre diversos assuntos. Devido ao seu modelo simples e prático, os quizzes têm um bom engajamento por parte dos alunos.

Placnk home school xadrez

Quiz Xadrez

Planck home school astronomia

Quiz Astronomia

Planck home school bioquímica

Quiz Bioquímica

Entrevistas com o Coordenador

O coordenador do P3O, prof. Fernando Saraiva, organizou uma série de lives no Instagram com tópicos relevantes ao universo olímpico. Os temas até o momento foram:

  • Como as olimpíadas podem mudar sua vida
  • Da Olimpíada de Informática para uma das melhores faculdades de enganharia do mundo: o MIT
  • A trajetória de Umberto Malanga
  • Ciência é coisa de menina
  • Os segredos de um estudante de alto desempenho
  • Ser ouro na IMO, um sonho possível?
  • Seis princípios fundamentais para enfrentar desafios

Entrevista Lara Franciulli 

Entrevista com Daniel Lima

Entrevista com Professor André Guadalupe

Torneio de Xadrez Online

O nosso Coordenador de Esportes, Professor Leonardo Lobo, e o Professor Eduardo, responsável pelos ensinamentos de Xadrez, organizaram dois torneios de xadrez online.

Lives para Pais e Estudantes

Live - Protagonistas: Autonomia e Autogestão dos Estudantes

Live - Crise e transformação: consciências das emoções

Carta para os pais

Pensando em proporcionar uma agradável conversa e alguns esclarecimentos, o Colégio Planck fez uma “Carta para Pais”.

A Carta teve o objetivo de funcionar como um verdadeiro Guia de Emergência Emocional para os Pais, para que todas essas fases e o processo vivenciado em cada momento seja mais suave.

Homenagem Dia das Mães

Depoimentos sobre o Planck Home School

Avenida Cassiano Ricardo, 1963 – Parque Res. Aquarius
São José dos Campos