Mudanças de emoções e sentimentos fazem parte da transição da pré-adolescência para a adolescência, porque estão ligadas às altas e baixas hormonais que ajudam a regular o humor, a felicidade, a tristeza ou o estresse, como o endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina.
Juntamente a isso, os estudantes deparam-se com as mudanças no corpo, que podem afetar sua autoestima, sua autoconfiança, a interação social e até mesmo de desempenho no colégio.
Nessa fase, eles também começam a sofrer uma pressão social a respeito do próprio futuro. Em muitos casos, existe também uma pressão interna, pela crença de que não serão bem-sucedidos se não fizerem tudo direito. Pensamentos sobre o que os pais, colegas e professores vão pensar é uma constante para eles.
Com isso, surgem muitas outras questões que “bagunçam” os sentimentos e as emoções. Qual curso de graduação escolher? Em qual faculdade? Quais possíveis profissões seguir? É melhor realizar um intercâmbio, e é melhor que seja no Ensino Médio, após a formatura, durante a faculdade ou depois?
Outro ponto é que, nesta fase, os estudantes começam a se questionar quem são, qual é o seu papel no mundo e como a sociedade funciona, ou seja, começam a descobrir a própria identidade.
Para que o estudante consiga sentir-se mais confiante, concentrar-se em seu futuro e passar por essa fase de forma mais tranquila, ele precisa aprender a gerenciar suas emoções, isto é, desenvolver habilidades socioemocionais que ajudem-o a se tornar um adulto funcional, equilibrado, competente e ético.
Neste texto, você vai entender melhor qual a diferença entre sentimentos e emoções, como interferem no comportamento humano e como trabalhá-las.
Boa leitura!
O que são emoções e sentimentos?
As emoções são reações ou respostas fisiológicas que nosso corpo produz em uma determinada reação. Em uma situação de grande pressão, como o dia de um vestibular, por exemplo, o organismo aumenta a produção de cortisol (estresse), como uma forma de tentar lidar com o momento.
Já os sentimentos são respostas subjetivas ou comportamentais a estas situações, ou seja, é o nome que damos para descrever a experiência, que pode ser sensação de angústia ou incapacidade.
Contudo, ela pode ser influenciada por experiências passadas ou ainda proporcionar a vivência de sentimentos mistos. Ao ser aprovado no vestibular, por exemplo, o estudante pode se sentir feliz e ansioso ao mesmo tempo.
Qual a diferença entre emoções e sentimentos?
Ambos são aspectos fundamentais da nossa experiência humana, mas existem diferenças entre sentimentos e emoções:
- Emoções são reações instantâneas e automáticas a estímulos internos ou externos. Geralmente, são breves e intensas, desencadeadas por eventos específicos.
- Os sentimentos são estados emocionais mais duradouros e complexos, que surgem a partir da interpretação das emoções. Portanto, são influenciados pelas nossas experiências passadas, cultura, crenças, entre outros.
Veja mais:
Como as emoções afetam os estudantes?
Cerca de 90% de todas nossas ações são influenciadas pelas emoções, o que engloba comportamentos, decisões e até interações sociais.
Quando estamos emocionalmente envolvidos em uma situação, nossa capacidade de tomar decisões racionais e objetivas pode ser prejudicada.
Por exemplo, a raiva pode levar uma pessoa a reagir de forma impulsiva em situações de conflito, enquanto o medo pode desencadear uma resposta de fuga ou de paralisia.
Outro ponto é que nosso cérebro, como uma forma de economizar energia, recorre com frequência às experiências passadas para saber como lidar com uma situação do presente.
Inclusive, esse mecanismo ocorre até mesmo em atividades corriqueiras. Por isso, é comum esquecer onde colocamos as chaves de casa, porque isso foi feito de forma automática.
Enfim, as emoções também podem interferir no desempenho de diversas tarefas, como estudar. O cortisol, por exemplo, é um hormônio que é liberado para a corrente sanguínea.
Contudo, quando é encontrado em grande quantidade, prejudica a absorção de nutrientes pelo organismo, que gera problemas de concentração e memória.
Como controlar emoções e sentimentos?
Para ser possível controlar as emoções, é necessário compreender como elas afetam nosso comportamento. Mas, o primeiro passo é aprender a identificá-las e nomeá-las. E isso é uma tarefa que deve ser trabalhada diariamente, até que se torne mais fácil.
O segundo passo é perguntar-se porque essas emoções aparecem e quais reações são normais diante de cada situação. Isso também deve ser avaliado sempre que uma emoção for identificada.
O terceiro passo é ensinar os pré-adolescentes e adolescentes a expressarem o que estão sentindo, por meio de desenhos sobre sentimentos e emoções, conversas com alguém com quem se sintam seguros e acolhidos, registros em diários ou blogs ou aulas de dança e música.
Leia mais:
- Qual o limite entre acolhimento emocional e responsabilização?
- Como gerenciar as emoções de crianças e adolescentes
Atividades sobre sentimentos e emoções no Ensino Fundamental
No Colégio Planck, as habilidades socioemocionais são desenvolvidas diariamente com os estudantes, seja na sala de aula, em projetos extracurriculares, em atividades culturais ou eventos especiais.
Contamos com uma equipe de educadores qualificados, que estão sempre atentos aos comportamentos dos estudantes, para ajudá-los a detectar qualquer sinal de transtorno, mudanças de humor ou emoções negativas.
Além disso, praticamos a escuta ativa, para criar conexão com eles e, assim, estimular o sentimento de pertencimento, que é muito importante durante a pré-adolescência e a adolescência.
Atividades sobre emoções e sentimentos no Ensino Médio
Para os estudantes que já ingressaram no Ensino Médio, temos as aulas de Projeto de Vida, que desenvolvem o autoconhecimento e autocontrole, ao mesmo tempo em que começam a pesquisar sobre os planos de carreira, principalmente sobre cursos de graduação e universidades brasileiras e internacionais.
Ao chegarem na 3ª série, os estudantes participam de orientações individualizadas e recebem um plano de estudos estratégico para se prepararem para o vestibular.
Agende uma visita para saber mais sobre o Colégio Planck.